Reitoria
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Reitoria por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 502
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)50 anos da Paulistinha (1971-2021): conquistas, memórias e desafios(Pedro & João Editores, 2022-11-11) Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; Silva, Nádia Massagardi Caetano da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9961242002156872As comemorações dos 50 anos do Núcleo de Educação infantil – Escola Paulistinha de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), representam um importante momento de fortalecimento e publicização das atividades de ensino, pesquisa e extensão desta unidade educacional, bem como representam a possibilidade de resgatar memórias, reescrever sua história e projetar o futuro, enquanto, no presente, se batalha pela realização de uma educação pública de qualidade. Parafraseando Itani (2003), celebrar esse momento, apesar das incertezas, das dificuldades e dos grandes e inúmeros desafios, significa constituir espaços para a produção de discursos, sentidos e significados sobre a educação e cuidado de bebês e crianças, e para a partilha de experiências coletivas significativas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Cultura na universidade pública(Coordenadoria de Cultura da Proec, 2020-10-20) Coordenadoria de Cultura da Proec [UNIFESP]A Cultura na Universidade Pública por Prof. Dr. Robson Almeida (Pró-reitor de Cultura-UFCA) e Prof. Dr. Alexandre Molina (Diretor de Cultura-UFU). Evento promovido em 20 de outubro de 2020, como parte integrante do evento Plano de Cultura: reflexões e rumos.
- ItemSomente MetadadadosA Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUSFigueiredo, Elisabeth Niglio de
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária(Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência., 2023-09-01) Minhoto , Maria Angélica Pedra; Dias, André Luiz Vieira; Bielchowsky , Carlos Eduardo; Santos, Danilo Braun; Souza , Ellen de Lima; Costa, Joaze Bernardino; Silva, Maria Nilza da; Martins, Thaís Cavalcante; Silva, Claudia Guedes Araújo; Santos, Gabriel Gustavo dos; Carvalho , Alexsandro Cardoso; Migliori, Ecila Alves De Oliveira; Kayanoki , Fabiana Yumi Sato; Nascimento , Meyrele Torres; França, Roberta Kelly Amorim de; Ribeiro, Ananery Lopes; Oliveira , Carlos Eduardo Teles de; Lacerda , Juliana Duarte; Pires , Monizy Borges; Andrade, Rafael do Nascimento de; Silva, Victoria Lopes da; Benedito, Vitória Beatriz RochaO presente relatório técnico apresenta os resultados obtidos pelo grupo de pesquisadoras/es vinculadas/os ao Tema 1 do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - o SoU_Ciência, na Linha de Pesquisa 2: Perfil e Trajetória Estudantil na Educação Superior e apresentados no evento virtual realizado no dia 2 de dezembro de 2021 “A importância das cotas raciais e sociais no Brasil: uma reparação histórica necessária”. O debate foi transmitido pelo canal do YouTube do Centro e continua disponível para as pessoas interessadas (https://www.youtube.com/SOUCIENCIA). Foram apresentados dados preliminares inéditos, produzidos pelo grupo sobre a mudança de perfil de estudantes do ensino superior da área da saúde, que participaram das provas do Enade em 2013, 2016 e em 2019. Para este trabalho foram utilizados os microdados do Enade dos anos selecionados referentes aos ciclos de avaliação da área da Saúde. O objetivo foi comparar a evolução do perfil dos estudantes e o desempenho das instituições e cursos de educação superior brasileiras, públicas federais e privadas selecionadas. Dentre as instituições públicas federais, selecionamos 15 no total, sendo 12 pelo critério de maior número de matrículas no ano de 2019, segundo os dados do Censo da Educação Superior. Adotamos o mesmo critério para a seleção das universidades privadas: maior número de matrículas, em 2019, por região do país. As análises demonstraram que ocorreu uma importante alteração no perfil de estudantes que acessam o ensino superior, alteração que vem ganhando corpo e teve um fortalecimento a partir da Lei de Cotas. O aumento do número de estudantes provenientes da escola pública não alterou o desempenho das universidades, ao contrário, a maior parte delas teve um ganho na nota média da prova de conhecimentos específicos se comparadas as provas de 2013 e de 2019 do Enade. Nas instituições privadas a nota média na prova de conhecimentos específicos encontra-se sempre em patamar inferior ao das instituições públicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A mudança do perfil estudantil nas Instituições Federais de Educação Superior: uma análise a partir da Lei: 12.711/2012(SoU_Ciência, 2024-04) Silva, Cláudia Guedes Araújo; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6196410373737546; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702Apresentaremos neste trabalho notas introdutórias sobre reserva de vagas na rede federal de educação superior, com ênfase na observação dos caminhos político-sociais que levaram à aprovação da Lei 12.711/2012, conhecida popularmente como lei de cotas. As seções temáticas apresentadas neste relatório são resultado do trabalho de pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados da produção acadêmica brasileira, a saber, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de periódicos CAPES. Foi eleito o período compreendido entre os anos 2000 e 2023, a leitura dos trabalhos objetivou a construção de um conjunto de informações introdutórias, sem intenção de apresentar uma sistematização do estado da arte em cada tema. Esse trabalho organizou os dados do Inep fazendo um primeiro recorte a partir das possibilidades de cruzamentos disponíveis no Dicionário de Dados do CES. Para que pudéssemos nos aproximar com maior precisão dos efeitos da Lei 12.711/2012 selecionamos como cotistas aqueles que atendem o critério geral de estudantes que ingressaram via reserva de vagas para escola pública. Dentro deste grande grupo, localizamos os ingressantes em vagas reservadas por cor/raça para população negra e indígena e os ingressantes por renda. Em todos esses grupos elaboramos a distribuição por cor/raça para que um quadro geral da ocupação das vagas fosse feito. As conclusões principais indicam que: as cotas incluíram estudantes negros, indígenas e pobres na educação superior em uma proporção inédita, no entanto, ainda há vagas reservadas ainda não ocupadas para que esse contingente atinja os 50% de vagas reservadas pela Lei 12.711/2012; a lei de cotas provocou uma profunda alteração no perfil do estudante que ingressa nas IFES, desde 2013 esse estudante vem majoritariamente da educação básica pública; o que garantiu o ingresso da população negra nas Ifes foi a reserva racial para essa população e não somente as reservas para escola pública ou baixa renda; na ausência de reserva PPI mesmo as vagas para escola pública são ocupadas em maior número por estudantes brancos.
- ItemSomente MetadadadosAAPAH(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Regina, Pamela; Simplício, Nelson; Leão, Alexandre; Lopes, Bárbara Bretas; Matias, Thiago Tozawa; Gomes, Camila Sthefanie de Matos; Murata, Ederson Tetsuo; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040Filme completo disponível no link: https://youtu.be/YiIk9OEQpiY?si=VwcYKQIPAnMl6oNv “Residência Resistência” foi um projeto resultante da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo e o Serviço Social do Comércio – Sesc, dentro do qual quatro coletivos de Guarulhos realizaram residências-laboratórios. Durante o mês de junho de 2023, foi o Coletivo 308 de artes visuais; em julho, o coletivo de audiovisual Kinoférico; agosto foi a vez da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH); e setembro, do grupo de teatro Cia. PimentArdida. As experiências, que mobilizaram não apenas artistas, mas também moradores, ativistas e estudantes podem ser conhecidas por meio de um ebook e quatro documentários, um dedicado a cada coletivo. O presente vídeo integra essa série de registros, contribuindo para a visibilização da vibrante vida sociocultural da região e também para que a metodologia do projeto possa ser replicada ou aprimorada no futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade digital: guia prático aplicado a projetos de Design Educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Soares, Ana Christinna Almeida Barbosa [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9594089174735076; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/1299952748091903Este trabalho apresenta conceitos práticos de acessibilidade digital, de maneira simples e efetiva, para aplicação em projetos de Design Educacional/Instrucional sem que isso prejudique a diagramação estética e/ou comercial do material que será desenvolvido. O produto final é um guia em formato de livro digital (e-book) em acesso aberto, que usa como base as Diretrizes para Acessibilidade do Conteúdo da Web (WCAG - Web Content Accessibility Guidelines), Design Universal de Aprendizagem e os Setes Princípios do Desenho Universal. O Designer Educacional tem a missão de eliminar as barreiras do EaD, elucidar a importância de respeitar e afirmar a acessibilidade e encorajar outros educadores a utilizarem as práticas tecnológicas que incluem e aproximam o usuário de alcançar seu objetivo. Ao longo deste estudo, foram exploradas diversas áreas do design, visitando conceitos fundamentais para entendimento inicial, teórico e técnico, com foco na educação à distância, mas que podem (e devem) ser utilizados no nosso dia a dia em outras áreas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-19) Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina• Módulo 4: A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE -- Este módulo oferece uma discussão conceitual e prática a respeito da acessibilidade e o atendimento educacional especializado, a conceituação de atendimento educacional especializado - relação entre educação especial como modalidade educacional e escola regular. Traz uma reflexão sobre acessibilidade e recursos tecnológicos disponíveis para a inclusão escolar do aluno com deficiência e uma avaliação de necessidades e/ou habilidades educacionais específicas dos alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade para os estudantes com discalculia do desenvolvimento: orientações para o ensino superior e pós-graduação(ProPGPq - Unifesp, 2024-11-14) Merino, Sibele Medeiros; Sacaloski, Marisa; Santos, Flavia Heloísa dos; http://lattes.cnpq.br/9477397514354196Trata-se de um ebook que aborda o que é a discalculia, avaliação, diagnóstico, legislação de suporte à educação inclusiva e orientações práticas para docentes e discentes sobre os ajustes necessários para estudantes do Ensino Superior e pós-graduação quanto aos aspectos didático pedagógicos.
- ItemRestritoAcessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-30) Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]; Malheiro, Cícera Aparecida Lima [UNIFESP]; Carolei, Paula [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0778199387503922; http://lattes.cnpq.br/9594089174735076; http://lattes.cnpq.br/7218295050310933O presente estudo teve por objetivo desenvolver um framework embasado na perspectiva sociointeracionista e nos aspectos da interação humano-computador em relação a acessibilidade web e fazer a validação de uma disciplina do Curso TEDE. Para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método da Design Science Research (DSR) entendido como a ciência que procura consolidar conceitos sobre o projeto e desenvolvimento de soluções para sistemas para melhorar ambientes educacionais existentes e resolver problemas e criar novos artefatos. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em três partes. Realizamos uma análise e descrição da disciplina Design Educacional em Contextos Não Formais, Culturais e Inclusivos que foi escolhida para a aplicação e validação do Framework. Esse recurso se mostrou muito importante também para enfatizar e explicitar as camadas, como nesse caso, as seções do framework de acessibilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações de Extensão(Coopmed, 2007) Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações pedagógicas e relatos de experiências(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Sampaio, Renato TocantinsMódulo 5: Ações pedagógicas e relatos de experiências -- Este módulo faz conhecer a interdisciplinaridade nas artes. O desenvolvimento de postura investigativa e criativa. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações pedagógicas. - Aula 1: Orientação para a ação pedagógica -- Esta aula tem por objetivo orientar na realização do planejamento de ações pedagógicas em artes com crianças da Educação Infantil. - Aula 2: Integrando artes e linguagens: A didática da arte -- Autor: Renato Tocantins Sampaio -- Esta aula propõe um estudo sobre a integração das artes e busca aprofundar o planejamento de ações pedagógicas em artes com crianças da educação infantil. - Aula 3: Orientações para a comunicação oral e resumo -- Esta aula tem por objetivo desenvolver as ações pedagógicas em artes com crianças da educação infantil, avaliá-las e socializá-las.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Áfricas e suas diásporas(UAB Unifesp publicações, 2023-02-08) Schleumer, Fabiana [UNIFESP]; Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4278276689410882Este livro é o produto de esforços coletivos ligado ao curso de pós-graduação lato sensu “As Áfricas e suas diásporas”, desenvolvido entre 2020 e 2022 no âmbito da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp). O objetivo do curso era apresentar aos cursistas uma gama variada de reflexões sobre o continente africano e também sobre a diáspora africana, incluindo debates sobre História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea que trataram, criticamente, a experiência de populações africanas e de pessoas africanas na diáspora. Tal temática foi abordada a partir de contribuições variadas (História, Arqueologia, Antropologia e Literatura). Dessa forma, este livro é o resultado da reunião de contribuições variadas de professores e cursistas, que produziram textos discutindo problemas relacionados a questões enquadradas na ampla periodização acima indicada, mobilizando debates sobre História da África, ensino, inclusão digital, práticas e manifestações culturais, religiosidade e questões étnico-raciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Agits Canvas Ciência(Agits, 2022-06-24) Silva, Sylvia Maria Affonso [UNIFESP]; Schor, Paulo [UNIFESP]; Bizeto, Marcos Augusto [UNIFESP]; Duarte, Carla Grigoletto [UNIFESP]; Toledo, Guilherme Augusto Crusco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4744563923246405; http://lattes.cnpq.br/3542867700396961; http://lattes.cnpq.br/8149318154113564; http://lattes.cnpq.br/1016205399128245; http://lattes.cnpq.br/9402453421742566Canvas adaptado pela Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo para elaboração de plano de negócios com base tecnológica e científica para facilitar a para pesquisadores e pesquisadoras da universidade
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais das sessões temáticas(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Conferência Internacional sobre Bibliotecas e Repositórios Digitais da América Latina BIREDIAL-ISTEC 2019Reunião dos artigos aprovados para apresentação oral na Conferência Internacional BIREDIAL-ISTEC 2019.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do 4o Mês do Meio Ambiente na Unifesp: inovação como ferramenta de transformação social e proteção dos ecossistemas(Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da Unifesp, 2022-09-12) Departamento de Gestão e Segurança Ambiental [UNIFESP]; https://www.unifesp.br/reitoria/dga/A Universidade Federal de São Paulo, por meio do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) e das Divisões de Gestão Ambiental dos campi, promove em junho o Mês do Meio Ambiente em todos os campi da universidade e Reitoria. O evento é planejado com o objetivo de promover sistematicamente o debate amplo e democrático de questões ambientais. O 4º Mês do Meio Ambiente na Unifesp, ocorrido em 2022, teve como tema principal: Inovação como ferramenta de transformação social e proteção dos ecossistemas. O título, o conteúdo e a programação desta ação foram formulados para, dentre outros objetivos, incentivar a discussão dos entrelaçamentos entre ciência, tecnologia e inovação com elementos e perspectivas ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais, tendo em vista os preceitos da sustentabilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do 5º Mês do Meio Ambiente na Unifesp - 10 anos de Gestão Ambiental na Unifesp: avanços e parcerias(Departamento de Gestão e Segurança Ambiental, 2023) Departamento de Gestão e Segurança Ambiental [UNIFESP]; https://www.unifesp.br/reitoria/dgaA Universidade Federal de São Paulo, por meio do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) e das Divisões de Gestão Ambiental dos campi, promove em junho o Mês do Meio Ambiente em todos os campi da universidade e Reitoria. O evento é planejado com o objetivo de promover sistematicamente o debate amplo e democrático de questões ambientais. O 5º Mês do Meio Ambiente na Unifesp, ocorrido em 2023, teve como tema principal: 10 anos de Gestão Ambiental na Unifesp: avanços e parcerias. Esta iniciativa propiciou e impulsionou a discussão sobre histórico, interdisciplinaridade de atuação, conquistas, desafios e perspectivas da área gestão ambiental na Unifesp, de maneira a ratificar e fortalecer o compromisso da Universidade com os preceitos da sustentabilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do II Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: a educação como (re) existência(2022) Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; Silva, Dilma Antunes [UNIFESP]; Silva, Nádia Massagardi Caetano da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7554373389118020O “II Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: a educação como (re)existência" será realizado totalmente online, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Emerge do “I Encontro de Práticas, Pesquisas e Formação de profissionais da Educação Infantil: infâncias e democracias”, realizado em 2017 e, idealizado em formato de Congresso na edição seguinte, em 2019, com o tema “Professora sim, tia não!”. No momento em que o II Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância é organizado vivemos um contexto atípico, que justifica seu formato virtual, e afeta de forma contundente a escola e a educação das crianças como um todo. Com escolas fechadas há mais de um ano para a contenção da crise sanitária, a educação tornou-se foco de muitas discussões, seja em função dos direitos das crianças de acesso à educação, seja pelas necessidades das famílias de compartilharem o cuidado de seus filhos. Entre a essencialidade da vida e a essencialidade da educação, o que podemos vislumbrar para a área quando findar a crise sanitária? Nesse sentido, trazemos a perspectiva da educação como (re)existência, com o intuito de possibilitar momentos de diálogo e reflexão sobre práticas pedagógicas e pesquisas, com enfoque na problematização da docência, na precarização e profissionalização do trabalho com a infância na escola, bem como problematizar o lugar da escola e da educação nesse contexto de crise sanitária. Buscaremos contribuir com a formação docente, qualificando a prática em diálogo com os estudos da área e marcando o lugar imprescindível de professoras e professores no desenvolvimento e aprendizagens das crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do III Congresso de Práticas e Pesquisas na Escola da Infância(UNIFESP, 2024-05-22) Ruiz, Gabriel Valim Alcoba [UNIFESP]; Nascimento, Ana Paula Santiago do [UNIFESP]; Breda, Bruna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1796745085454542O "III Congresso de Práticas e Pesquisas na Educação da Infância: Desigualdade e Diferença" será realizado presencialmente nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Para o III Congresso de Práticas e Pesquisas em Educação da Infância, trazemos a perspectiva da educação como o espaço da diferença no qual é possível refletir, discutir, vivenciar jeitos de ser e estar neste mundo e, dentro desta perspectiva de respeitar, se relacionar e aprender com o outro que é único e desta forma diferente, garantidos os direitos de aprender, de existir, de (con)viver.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anais do III Mês do Meio Ambiente na Unifesp: trilhando o caminho da sustentabilidade(Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da Unifesp, 2021-07) Departamento de Gestão e Segurança Ambiental [UNIFESP]; http://scholar.google.com.br/citations?view_op=search_authors&hl=pt-BR&oi=ao&mauthors=Universidade%20Federal%20de%20S%C3%A3o%20PauloAnais do III Mês do Meio Ambiente na Unifesp realizado em junho de 2021 no formato online.