PPG - Filosofia
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A estrutura submersa: a ontologia realista de P. F. Strawson(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Leones, André Luiz Ponce [UNIFESP]; Smith, Plínio Junqueira; http://lattes.cnpq.br/7631072455158066; http://lattes.cnpq.br/8995456978196460Esta dissertação tem por objetivo qualificar a ontologia realista de Peter Frederick Strawson. Para tanto, partimos do projeto de metafísica descritiva proposto na obra "Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva". No primeiro capítulo, a partir de uma abordagem panorâmica da primeira parte dessa obra, fixamo-nos no papel desempenhado pelos particulares básicos — corpos materiais e pessoas — na estrutura do esquema conceitual. Em seguida, analisamos a utilização por Strawson de argumentos transcendentais para fundamentar a proeminência dos particulares básicos nesse esquema. No terceiro capítulo, debruçamo-nos sobre as críticas feitas por Barry Stroud ao uso dos argumentos transcendentais em "Indivíduos". Para ele, esses argumentos seriam uma malfadada estratégia anticética que redundaria em uma espécie de verificacionismo. Para fazer frente à leitura de Stroud, recorremos às réplicas de P. M. S. Hacker e Roberto Horácio de Sá Pereira. Cada qual a seu modo, Hacker e Pereira reiteram que o objetivo principal de Strawson em Indivíduos não era refutar quaisquer ceticismos, mas, sim, elucidar as interconexões que constituem o nosso esquema conceitual, ou seja, delinear uma ontologia realista em consonância com seu projeto de metafísica descritiva. No entanto, anos depois, Strawson concordou com algumas das críticas feitas por Stroud. No quarto e último capítulo, examinamos o teor dessa anuência parcial bem como do “naturalismo social” proposto por Strawson na fase final de sua trajetória filosófica. Procuramos mostrar que, não obstante eventuais problemas e limitações, tanto os argumentos transcendentais quanto o “naturalismo social” servem ao projeto de uma metafisica descritiva, visando elucidar o esquema conceitual e trazer à tona a estrutura submersa que caracterizaria a nossa ontologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)À imagem e semelhança: Deus e a validade do direito voluntário humano em Hugo Grotius(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-01) Fernandes, André; Andrade, Fernando; http://lattes.cnpq.br/3185213643144135; http://lattes.cnpq.br/9628345647488051Hugo Grotius é comumente considerado o pai e laicizador do direito natural moderno e racional. Sua obra, entretanto, se encontra em uma encruzilhada de mundos, em que convivem tradições escolásticas, humanistas e outras que viriam a ser consideradas modernas, tendo escrito sobre direito, política, história, teologia e filologia. Se lida e separada em campos distintos, as conexões internas e as continuidades de pensamento são perdidas, como se os textos pertencessem a diversos autores. Por meio da pesquisa e da análise bibliográfica, com o objetivo de integrar a obra de Grotius e avaliar a importância dos conceitos teológicos para a teoria jurídica, concluiu-se que a validade do direito voluntário humano só existe porque o homem fora criado à imagem e semelhança de Deus, com quem compartilha as características da razão, da livre escolha e da vontade criadora. Para se chegar a essa conclusão, foi preciso investigar: 1) o lugar do humano na Criação e o conceito de natureza humana, composta não apenas do duplo aspecto do instinto de autopreservação e do apetite por sociedade, mas também dotada das características da razão, que inclui a linguagem, e da livre escolha, motivo pelo qual a finalidade humana não está apenas na vida social, mas na bem-aventurança; 2) a distribuição desigual dos recursos naturais pelo planeta torna o comércio indispensável para a vida e sugere a importância da cooperação e do reconhecimento do vínculo humano. A partir da reconstituição da captura da nau portuguesa Santa Catarina e da controvérsia sobre a nomenclatura do De iure praedae, foi possível verificar a ligação de Grotius com a VOC, com a política e a hegemonia neerlandesas e a justificação do domínio colonial europeu, pois, da defesa da liberdade dos mares, passou a defender o cumprimento dos contratos e, mesmo que não tenha sido seu arquiteto, ajudou a lançar suas bases; 3) a atuação de Grotius em casos pontuais, como as Conferências Coloniais com a Inglaterra, a defesa dos interesses neerlandeses na captura de uma embarcação nas Índias Ocidentais, a disputa baleeira em Spitsbergen e os relatórios elaborados a pedido da VOC durante as negociações de paz com a Espanha, em que foi prevista a paz na Europa e a continuação da guerra nas Índias Orientais; 4) reconhecendo que a destinação do ser humano não é a vida social, mas a bem-aventurança, a atenção foi voltada para o campo religioso, especialmente as disputas teológicas e políticas surgidas durante o processo de confessionalização, que resultaram na ruína de Grotius. Sua atuação para pacificar as controvérsias partia de um entendimento peculiar e irênico do cristianismo, buscando a sua unidade; 5) por último, a exploração da correspondência entre religião natural e direito natural, e religião revelada e direito voluntário divino.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aan de natuur van de mensch: a questão da natureza humana em Espinosa, Breve tratado, II, Prefácio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-05-04) Moura, Leandro Ribeiro De [UNIFESP]; Andrade, Fernando Dias [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloCette recherche a pour but de proposer une étude sur la nature humaine dans le Court Traité de Spinoza. Bien que lu presque souvent de façon comparative par les éditeurs et les commentateurs et traité comme une esquisse inachevée de l’Éthique, notre effort sera plutôt de lui rendre son autonomie afin que nous puissions démontrer sa complétude par le thème de la nature humaine. Sans la comparaison et l'élucidation d’autres oeuvres du philosophe, cet écrit sera lu par la procédure dite structurelle, à savoir, par une lecture interne à l’ouvrage. Par conséquent, nous essaierons d’indiquer comment le thème de la nature humaine est mis en discussion tout au long du manuscrit, c’est-à-dire : dans la forme dont Spinoza mène sa philosophie vers le champ de l’humain. Après avoir signalé d'importantes oeuvres de la philosophie juïve et de la philosophie cartésienne, qui résonnent chez Spinoza à l’égard de sa propre notion de nature humaine présentée au Court Traité, nous nous concentrerons sur comment un tel thème apparaît, quoiqu'en tant que question initiale, à l'intérieur du préface à la seconde partie. Ce thème dépend de tout ce dont il traite dans la première partie, mais au fur et à mesure, le progrès de la discussion sur le thème aura une importance fondamentale pour ce qui sera développé dans la seconde partie.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Aceitação do Enunciado Básico: Uma Análise da Ideia de Progresso(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-16) Machado da Silva, Luiz Ben Hassanal; Tossato, Claudemir Roque; http://lattes.cnpq.br/8975233146980191; http://lattes.cnpq.br/8256039078838614Nossa investigação tem como objeto o problema da base empírica tal como proposto por Popper no capítulo 5 da obra The Logic of Scientific Discovery. Buscamos esclarecer, em especial, os desdobramentos de sua solução convencionalista. Pensamos que o convencionalismo como fundamento do enunciado básico é rico em interessantes consequências para uma concepção de ciência que resiste aos limites formalistas da epistemologia popperiana. Essa investigação nos traz os elementos práticos da pesquisa científica ao centro do debate epistemológico. A prática científica surge como fundamento da aceitação do enunciado básico, de tal maneira que essa aceitação é pensada como um processo concreto que envolve decisões, temporalidade e noções que dizem respeito à organização social da comunidade científica. A dimensão social da atividade científica conduz a limitação do formalismo falseacionista e aponta para elementos políticos, sociais e mesmo ontológicos da atividade científica. Novamente a leitura de Popper se faz relevante. A mobilização de conceitos que apontam para a organização científica, em torno de elementos tais como progresso como crescimento do conhecimento e aproximação da verdade, revela-se de particular interesse para nosso problema. O processo de aceitação do enunciado básico se apresenta como condicionado pela organização social da comunidade científica e assim ele se torna importante para lançar alguma luz nas fronteiras epistemológicas da pesquisa científica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acumulação e subjetivações sob o neoliberalismo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Ordonhes, Paula de Toledo [UNIFESP]; Teles, Edson Luís de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5980075193497120; http://lattes.cnpq.br/2416736440918254Este trabalho procura investigar os processos de subjetivação dos maiores acumuladores financeiros de nosso tempo, os bilionários, buscando compreender o que os motivaria a acumular em tal escala. Para isso nos valeremos da noção de erotismo de Georges Bataille, que traz a desmedida e o excesso como elementos fundamentais da experiência erótica. Interrogaremo-nos se a desmedida acumulação financeira poderia ser expressão de um Eros ruinoso, aparentado ao dos personagens do Marquês de Sade, que conduzem tais predicados ao paroxismo. Num segundo momento, investigaremos os elementos constitutivos dos processos de subjetivação neoliberais, intuindo que as subjetividades de bilionários e não-bilionários talvez guardem mais semelhanças do que diferenças. Após uma contextualização histórica acerca da gênese do neoliberalismo, refletiremos com Pierre Dardot e Christian Laval sobre a busca incessante por desempenho e gozo que normaliza a transformação das relações em transações, instituindo a competição e a rivalidade em moto-contínuo como uma forma de conduta moral. Na terceira parte do trabalho, pretendemos investigar aquilo que Bataille chamou de dispêndio improdutivo, a dilapidação desmedida e sem cálculo, aparentada à instituição da dádiva estudada por Marcel Mauss. Cotejaremos dispêndio e dádiva à filantropia contemporânea, procurando expor suas diferenças e possíveis semelhanças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A alma e o cosmos: o “todo em tudo” (ὅλος πανταχοῦ) na cosmologia plotiniana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-07-30) Gomes, Rafael Vieira [UNIFESP]; Tranjan, Tiago [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Plotinian Cosmology encloses two fundamental theses we aim to comprehend and present, namely: 1) the cosmos is an alive and wise oneness, the stoic and platonic inspirated ―total animal‖ (πάντα δὲ ζῴου) in which every ―being‖ is integrated and in sympathy with the wholeness; and 2) that wholeness is entirely and absolutely present in every single particle of the sensible universe, without any fragmentation or separeteness. This second thesis more properly Plotinian which we call ―all in all‖ (ὅλος πανταχοῦ) embraces the main focal point of our research, even though the last encompasses and is directly associated with the first. But in spite of that as we‘ll see the subject of omnipresence of the totality into the sensible depends on the burgeoning of its psychology and his theory of the ―Cosmos Soul‖ as well as the relation the Soul stabilishes with matter in its conformity to the sensible. In view of the platonism aporia especially from Aristotle‘s critics on elucidating the means of the union between the Soul and the matter, Plotinus elaborates a potent review of the ―participation doctrine‖ as a possible reply to the Aristotelian critics on the Platonic ―dualism‖. In Plotinus, the duality (form and matter; sensible and intellegible; soul and body) integrates itself into an undivisive and omnipresent unity without whatsoever missing the presentation of distinct ―levels‖ with specific characteristics and properties. Our purpose is finding and leading the argumentative ―path‖ in the Enneads, in which Plotinus tries to demonstrate and expose these theses from their foundation. Starting from the critics to the materialism and the assembly of his concept of Soul on his debates with the main traditional Greek schools; through the relationship between the Soul and matter and thus the sensible connection with all reality hypostatic ―levels‖; up to the consequences for the cosmos and individual souls (human beings) of unity and omnipresence of the totality into the sensible.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"O Amor Nos Tempos Do Cólera": Subjetividade E Sofrimento Psíquico Um Ensaio Sobre Psicanálise E Literatura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-04) Kobori, Eduardo Toshio [UNIFESP]; Paiva, Rita De Cassia Souza [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present dissertation analyzed the trajectory of the protagonist of the novel Love in the time of the cholera, by Gabriel García Márquez. We sought, through the psychoanalytical instruments, to examine the subjective movements of Florentino Ariza, focusing on producing meaning and understanding of the narrative. Our research is based on the elucidation of two issues and their consequences: the "don juanesco" behavior and the waiting of more than fifty years for Fermina Daza. From the reading of the novel, other questions are raised, thus providing us with subsidies to build up a panorama of Florentino's subjective functioning. Besides, we emphasize as possibilities of dialogue between psychoanalysis and literature, as in the theoretical scope as in the methodological one.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Anatomia e pintura no Libro di pittvra de Leonardo da Vinci(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-10-29) Rodrigues, Roberto da Silva [UNIFESP]; Kickhofel, Eduardo Henrique Peiruque [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Antropodiceia Rousseauniana: teologia, política e laicidade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-12) Santos, Jarbas Luiz Dos [UNIFESP]; Freitas, Jacira De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloAu parcours de l'histoire de la philosophie, la partie politique de la pensée de Rousseau a occupé une place de prépondérance, presque exclusive. Des divergences herméneutiques abyssales caractérisent la manière dont elle est perçue, soit comme héraut de la démocratie et de la souveraineté populaire, soit comme fondement des tyrannies qui éliminent toute perspective d'individualité en attribuant des pleins pouvoirs à l'État. Cette problématique singulière de l'herméneutique de la pensée de Rousseau provient principalement de l’utilisation de certains de ses propos de manière isolée qui s'intègrent facilement dans l'histoire de la philosophie à travers des extraits arbitraires de ses textes, sans se soucier de l'intégralité et de la vivacité de son travail, ainsi que sans tenir dûment compte de la diversité des styles dans lesquels les différents textes ont été écrits. Le but de ce travail est d'analyser la pensée du philosophe genevois Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) en démontrant que (I) sa théorie politique est une réponse au problème philosophique classique de la théodicée - réponse originale puisqu'elle implique l'impossibilité de la théodicée comprise au sens traditionnel - qui relève du domaine politique. Il s’agit ensuite de montrer (II) comment le concept d’ANTHROPODICÉE - "la justice des hommes" - synthétise cette pensée et implique la connaissance de son parcours, culminant dans les postulats de la laïcité. Par conséquent, à partir de cette réflexion articulée autour de trois axes (théologie - politique - anthropodicée), la question de la diversité des styles devient essentielle pour comprendre l'œuvre de Rousseau, ainsi que son insertion dans le flux continu de l'Histoire de la Philosophie.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A antropologia filosófica no pensamento de Adam Smith(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-05) Aguiar, Alexandra Paulino de [UNIFESP]; Nascimento, Rodnei [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho tem como proposta explicitar a concepção da natureza humana no pensamento de Adam Smith, isto é, buscar um entendimento da antropologia filosófica no pensamento do filósofo e economista moderno. Desse modo, será incorporado à discussão as principais obras do autor: The Theory of Moral Sentiments, Essays on Philosophical Subjects, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations, Lectures on Jurisprudence e Lectures on Rethoric and Belles Lettres, para aprofundar a tentativa de resposta do sistema moral de Smith. Entretanto, destacamos a primeira obra, The Theory of Moral Sentiments, por entendermos que esta obra estabelece os principais pressupostos da Filosofia Moderna que se aproximam do entendimento da antropologia filosófica, e também, por situar a discussão no cenário da "crise moral" dos séculos XVI e XVII. Outra ressalva a fazer sobre a discussão compreende a leitura que entendemos do método adotado por Smith, que se vale pela visão de sistema filosófico do homem e sociedade de mercado. Por isso, momentaneamente será abordado o tema com elementos que dialogam com outras obras do pensador. Em outras palavras, entendemos que as relações que imantam a escola filosófica escocesa do "senso moral", isto é, as condições que são sinalizadas para a natureza humana sobre os sentimentos morais, são proposições de um sistema filosófico moderno que se apresentam, mais adiante, como ciência social e econômica. Para tanto, o alcance que se busca neste trabalho compreende responder a seguinte questão: qual é o lugar no pensamento de Smith para a Antropologia Filosófica? Neste sentido, o método a ser adotado no estudo compreende analisar os pressupostos do sistema moral do pensador, à luz do tempo lógico e temporal do que pode-se nomear de "crise moderna moral". O estudo ainda sinaliza que a relação de intersubjetividade existente na ordem social e econômica estão expressos pelos sentimentos simpáticos - sentir com - que são sugeridos como resposta pelo autor para a nova ordem social e econômica moderna, e, ao meu entender, está situada no solo das regras gerais da moral. Diante deste contexto, nos faz considerar que a simpatia é explicitada como causa (conveniência social e econômica) e como efeito (aprovação e desaprovação moral).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Após Auschwitz: metafísica na obra tardia de Theodor W. Adorno(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-24) Sgai, Giovanni Corradi; Gatti, Lucianno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0532140383104989; http://lattes.cnpq.br/2660714899613097O presente trabalho tem como objetivo explorar a reflexão tardia de Theodor W. Adorno sobre o conceito de metafísica. Partindo das “Meditações sobre a metafísica”, o último capítulo da Dialética negativa, e dos cursos Metaphysik: Begriff und Probleme, Kants “Kritik der reinen Vernunft” e Ontologie und Dialektik, analisamos o diagnóstico adorniano, sintetizado na expressão de que o pensamento dialético negativo é solidário com a metafísica no instante de sua queda, identificando tanto os elementos que atestam a caducidade da metafísica, quanto os outros que conservam seu teor de verdade e participam da reflexão histórica-materialista. Nesse contexto, abordamos a problemática em três etapas: primeiro, como Adorno lê e compreende o conceito de metafísica, algo que nos leva a remontar sua leitura da tradição que abrange de Aristóteles a Heidegger; segundo, exploramos o diagnóstico de época do filósofo, precisamente, a destruição sintetizada em Auschwitz que, por um lado, evidencia a ideologia das tentativas que tentam posicionar positivamente a metafísica e que, por outro lado, impõem a necessidade da filosofia crítica repensar a relação entre particular e universal; terceiro, reconstruímos a ideia de crítica imanente em Adorno a partir do embate entre Kant e Hegel; o objetivo então é apresentar como a não-identidade é compreendida no interior da conceituação e não dela apartada, o que nos leva a ideia de experiência metafísica materialisticamente alterada. O objetivo do conjunto da dissertação é evidenciar como é indispensável para uma dialética negativa analisar e alterar materialisticamente o âmago do pensamento metafísico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os Argumentos Da Existência De Deus À Luz Da Filosofia De Paul Tillich(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-03) Emilio, Guilherme Estevam [UNIFESP]; Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Thesis Examines Paul Tillich"S Writings About The Arguments For The Existence Of God. In The Set Of The Systematic Theology They Are Inserted At The Final Of The Analysis Of The Finitude Of The Being, That Is, In The Part Which Deals With The Question For The Meaning Of Being. The Systematic Theology Is Draw From The Author"S Correlation Method, Which Con-Sists Of The Elaboration Of Existential Philosophical Questions And Symbolic Theological An-Swers. One Of The Objectives Of This Method Is To Dialectically Overcome The Natural Theology And The Supranatural One, Aiming At A New Theological Approach. Thus, Once The Author Situ-Ates The Arguments In The Question Context, It Is Already Taken For Granted In The Structure Of The Text That Their Function Is To Establish The Question For The Meaning Of Being, That Is, To Describe The Structure Of Being And Demonstrate Its Finitude From The Analysis Of Its Concepts. This Way, It Is From This Structure - The Constitution Of The Finite Being - That The Arguments
- ItemAcesso aberto (Open Access)As colorações da alma na análise da pessoa humana segundo Edith Stein(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-17) Parise, Maria Cecilia Isatto [UNIFESP]; Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho, investigamos o conceito de alma e sua importância para a compreensão da pessoa humana segundo Edith Stein. Mostraremos, a partir de O problema da empatia (1916), A estrutura da pessoa humana (1932) e Ciência da cruz (1942), três obras de momentos distintos da vida da autora, um paralelo entre o modo como ela aprofunda a análise fenomenológica da alma, mantendo-se sempre vinculada ao método aprendido de Edmund Husserl, e sua vivência existencial de relação pessoal com Deus. Constatamos que em sua tese de 1916, O problema da empatia, Edith Stein já havia elaborado uma concepção estrutural da alma que passa a ser ampliada e aprofundada nas demais obras, sem sofrer grandes alterações. Desse modo, a análise fenomenológica do conceito de alma empreendida por Edith Stein nessas obras nos permite apontar para uma notável coerência e continuidade de seu pensamento nos diferentes períodos de sua vida, assim como sua estreita vinculação ao método fenomenológico de Edmund Husserl.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aurora : uma obra de transição na filosofia de Nietzsche?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-03) Dias, Geraldo Pereira [UNIFESP]; Silva Junior, Ivo da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No presente trabalho, temos por objetivo analisar a hipótese de que o livro Aurora, no conjunto dos escritos de Friedrich Nietzsche, mostra-se como uma obra de transição. Nesse livro, mostraremos que Nietzsche começa a criar um quadro teórico que lhe possibilitará desenvolver temas centrais de sua filosofia. Com essa interpretação, faremos ver que, justamente por causa desse caráter transitório, essa obra tem sido tão subestimada. Atualmente Aurora suscita um interesse renovado na pesquisa internacional sobre Nietzsche; ainda sim, muitas vezes nos depararmos com leituras que tendem a desconsiderar seu caráter transitório, e, por isso mesmo, acabam por obscurecê-la. Isso tem ocorrido sempre que os comentadores interpretam Aurora à luz de conceitos, projetos e doutrinas filosóficas posteriores ao livro. Para nos contrapor a essa literatura que tende a submeter Aurora à filosofia tardia de Nietzsche, pretendemos analisá-la em seu tempo próprio, única maneira de verificar em que sentido as ideias presentes no livro contribuíram para viabilizar a construção de conceitos tais como genealogia, vontade de potência e transvaloração dos valores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aurora: uma obra de transição na filosofia de Nietzsche?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12) Dias, Geraldo Pereira [UNIFESP]; Silva Junior, Ivo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No presente trabalho, temos por objetivo analisar a hipótese de que o livro Aurora, no conjunto dos escritos de Friedrich Nietzsche, mostra-se como uma obra de transição. Nesse livro, mostraremos que Nietzsche começa a criar um quadro teórico que lhe possibilitará desenvolver temas centrais de sua filosofia. Com essa interpretação, faremos ver que, justamente por causa desse caráter transitório, essa obra tem sido tão subestimada. Atualmente Aurora suscita um interesse renovado na pesquisa internacional sobre Nietzsche; ainda sim, muitas vezes nos depararmos com leituras que tendem a desconsiderar seu caráter transitório, e, por isso mesmo, acabam por obscurecê-la. Isso tem ocorrido sempre que os comentadores interpretam Aurora à luz de conceitos, projetos e doutrinas filosóficas posteriores ao livro. Para nos contrapor a essa literatura que tende a submeter Aurora à filosofia tardia de Nietzsche, pretendemos analisá-la em seu tempo próprio, única maneira de verificar em que sentido as ideias presentes no livro contribuíram para viabilizar a construção de conceitos tais como genealogia, vontade de potência e transvaloração dos valores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O autômato, o gesto e a alegoria : expressionismo e cinema na cultura de Weimar : leituras a partir de Benjamin e Kracacuer(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-10-11) Vale, Luciano Nunes do [UNIFESP]; Matos, Olgaria Chain Feres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)Averróis e a República de Platão: Uma análise dos livros II e III do Comentário Sobre a República(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-06) Barretto, Rafael Marques Couto; Iskandar, Jamil Ibrahim; http://lattes.cnpq.br/8606353309226591; http://lattes.cnpq.br/1515350741320450A presente dissertação tem por meta uma análise dos Livros II e III do Comentário Sobre a “República” do filósofo muçulmano Averróis. Esses livros têm como objetivo explicar o debate proposto por Platão sobre os tipos de governantes e, consequentemente, os tipos de governo que se originam destes, ao rei almôada Abū Yūsuf Yaʿqūb al-Mu‘min. Todavia, Averróis não fará apenas uma adaptação do texto platônico, ele imprimirá também a marca de uma filosofia autoral – fazer a distinção entre o que originalmente é uma proposta platônica de uma leitura averroísta é a tarefa que se propõe essa pesquisa. Contudo, sabemos de antemão que Averróis, que recebeu a alcunha de o “comentador” devido aos seus comentários à obra de outro filósofo, Aristóteles, tinha por objetivo um resgate da filosofia original deste. Por esse motivo, no comentário que faz à República, utiliza elementos do filósofo estagirita para construção de seu próprio texto. Apontar esses elementos aristotélicos presentes no Comentário, portanto, se mostra uma tarefa necessária para a compreensão geral do texto, sendo este o fio condutor de nossa análise.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Avesso do Avesso, sua mais completa tradução. A Vida apátrida em Vilém Flusser(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-19) Silva, Vanice; Carvalho, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/8896651184442343; http://lattes.cnpq.br/1502700051655579O engajamento de Flusser à língua portuguesa que se apresenta em Língua e Realidade pressupõe uma crença no projeto de uma pátria brasileira, cujo resultado frustrante é o desengajamento tanto da sociedade brasileira quanto do valor de pátria, de um modo geral. Em consequência disso, Flusser escolhe a condição apátrida e revê o modo de engajamento que muda de foco: do engajamento à língua pátria passa a engajar-se com as línguas de seus companheiros de jornada. Será ressaltado como a tradução é o procedimento ontologicamente necessário para o engajamento em ambos os casos, sendo o meio pelo qual podemos ligar língua e condição apátrida. Com isso, é possível reconhecer que apatridade no sentido flusseriano remete à língua. Como essa transição se passa no contexto brasileiro tomaremos como referência o relato de Bodenlos, sua autobiografia filosófica, onde Flusser descreve seu processo de engajamento e desengajamento da sociedade brasileira. Há uma espécie de turning point nesse processo que liga sua filosofia primeira à filosofia dos media, posterior e mais famosa.
- ItemSomente MetadadadosBaudelaire, Crítico De Arte: Considerações Sobre O Salão De 1859(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-03) Franco, Juliana Siqueira [UNIFESP]; Rosa Filho, Silvio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cette étude est consacrée a un texte de critique d'art de Charles Baudelaire, intitulé Salon de 59. Grâce à cela, une compréhension de ce qui est la critique baudelairienne était possible, notamment pour l'idée génératrice d'imagination pour la création et pour le jugement d'oeuvres d'art. On a utilisé les études de Otília Arantes pour l'interprétation, ceux qui ont permis d‘identifier les tensions entre subjectivité et objectivité chez Baudelaire. On a trouvé qu‘il y avait une construction paradoxale de leurs conceptions et des images esthétiques, qui sont préparés à partir du changement de la relation artiste-public dans le monde moderne, de mise en distance par rapport à la nature, de recherche d'une science concernant les arts, aboutissant à la beauté surnaturelle dans l'espace architectural et à la moralité comme recherche propice à l‘esthétisation de l'artiste. Enfin, pour l'évaluation de ces différents aspects qui apparaissent dans le Salon, on peut dire que cette critique a rejoint le romantisme et, en même temps, le conteste; on a obtenu un aperçu de l'autonomie de l'oeuvre d'art et les tendances de l'art moderne, même si leurs contradictions soient elles-mêmes réservees au champ du silence.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Beethoven de Wagner em O Nascimento da Tragédia de Nietzsche(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-03-25) Oliveira, Sidnei de [UNIFESP]; Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta Dissertação tem como objetivo mostrar a recepção do Beethoven de Wagner na obra de Nietzsche, mais precisamente em seu livro O Nascimento da Tragédia. Wagner tenta explicar aos alemães as razões de Beethoven figurar no mesmo patamar de Goethe e Schiller, Wagner utiliza-se de uma exposição do homem e do gênio Beethoven para chegar a esta conclusão. A partir de uma breve análise da Nona Sinfonia podemos perceber porque esta obra foi tão importante para Wagner dar sequência em seu drama musical, e justamente nesta junção que houve da palavra com a música na composição de Beethoven é que Nietzsche vê a importância destes dois compositores alemães, utilizando-os para sua primeira obra. Em resumo, mostraremos a apropriação que Nietzsche realiza não apenas do texto Beethoven, mas de Wagner e de Schopenhauer para explicar a questão musical no Nascimento da Tragédia.