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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alterações de linguagem nas fases iniciais da doença de Alzheimer(Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, 2005-06-01) Ortiz, Karin Zazo [UNIFESP]; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alzheimer disease (AD) is usually associated with cognitive, language and behavioral impairments, which can get more and more serious as the disease progresses. The aim of this study is to verify language disorders in the early stages of this disease. Twelve patients meeting criteria for problable AD were evaluated by the Boston test, and all of them scored more than 23 points on the Mini-Mental State Examination. Data acquired on this language evaluation were compared with the average of normal population data. All patients showed language disorders. Statistical differences were found in visual confrontating naming and auditory comphrension tasks. The patients performed well in writing and reading tasks. We believe that there might have had an interference in the patient's linguistic task performance due to their memory impairment. We could find language impairments in the early stages of AD.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da linguagem oral em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: variáveis narrativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-27) Beltrame, Jessica Monique [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy Perissinoto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Caracterizar a narrativa de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (G-TDAH) segundo tipologia e gravidade de sintomas. Métodos: (CEP/UNIFESP:01046/08) Foram avaliados: indivíduos do G-TDAH, advindos da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/HSP), e indivíduos do Grupo Controle (GC), advindos de escolas da região. Entraram para o G-TDAH indivíduos que receberam confirmação do diagnóstico de TDAH por equipe multidisciplinar. O GC foi avaliado da mesma forma do G-TDAH para exclusão do do diagnóstico patológico. Foram excluídos da pesquisa indivíduos com QI menor que 80 ou que apresentassem outras questões que comprometessem o desempenho cognitivo. Os indivíduos do G-TDAH não poderiam ter sido medicados em qualquer momento da vida. Para a inclusão foi necessária à construção da narrativa oral (N G-TDAH=64 e N GC=28). O material de pesquisa foi a sequência de figuras ?A pedra no caminho? (Furnari, 1988), sendo avaliada quanto: menção aos eventos, uso de classes morfológicas e uso de pausa. Para a caracterização do G-TDAH e para a estimativa da gravidade de sintomas foram aplicadas: K-Sads-PL (Brasil, 2003) e Snap-IV (Mattos, et al., 2006) respectivamente. Resultados: Quando comparado os resultados dos indivíduos do G-TDAH com os do GC, os grupos diferiram sutilmente com G-TDAH fazendo: menos menções aos eventos da história (evento 5), menor uso de preposição e numeral e maior uso das pausas de tamanho 1 segundo até 1,5 segundos. Da divisão do G-TDAH nos grupos clínicos, entre eles não houve diferença, porém na comparação com GC: os tipos combinado e desatento diferiram em uso de numerais (G-TDAH combinado usa menos) e tamanho médio de pausa (G-TDAH desatento precisa de maior tempo médio). A gravidade de sintomas influenciou negativamente a menção a eventos (Evento 2), negativamente uso de numerais, e positivamente uso de pausas. Discussão: A forma diferenciada de narrar pelo G-TDAH indica uma dificuldade: no estabelecimento de plano de metas, na seleção de elementos sintáticos, inclusive os de referência anafórica e de coerência, e na atividade narrativa propriamente dita, ficando claro inclusive no uso em maior quantidade de pausas menos fluentes (maiores que 500 milisegundos). As diferenças podem ser justificadas pela forma de processamento cognitivo dos indivíduos (Flory, et al., 2006; Barkley, 2008).Há dificuldades relacionadas tanto aos diagnósticos de desatenção e gravidade de sintomas desatentos, quanto relacionadas ao diagnóstico de hiperatividade/Impulsividade e mesma gravidade de sintomas que indicam diferenças entre os grupos e que podem ser de relevância para a clínica. Conclusão: Na tarefa de narração, atividade superior e complexa, indivíduos com TDAH apresentam comportamento sutilmente diferenciado, limitando a produção oral quanto aos elementos estruturais. As variações narrativas seriam influenciadas por problemas na sustentação da atenção e na presença de sintomas hiperativo/impulsivos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de alguns aspectos da aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas pré-termo(Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, 2004-09-01) Pereira, Mara Rita [UNIFESP]; Funayama, Carolina Araújo Rodrigues; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The correction of the age of pre-term infants for the motor evaluation has been the accepted practice but it has not been clear in other areas. This study compared indicators of the acquisition and development of language, considering corrected and chronological ages. Twenty healthy infants born between the 28th and 36th week of gestation (median 32 weeks), weighing 800g to 2380g (median 1590g), 9 AGA and 11 SGA, were followed up to 15 months age. As a reference for normality, evaluation of Costa et al. (1992) was used, which groups predictable behavior in 5 levels. For receptive language, considering the chronological age, normal performance occurred at all levels except for Level I (0-3 months). For expressive language, considering the chronological age, 6 (12%) of the 50 evaluations showed normal performance. With their age corrected, in 16 evaluations (40%) the infants achieved the expected level, mainly at 6 and 12 months age. On the whole, for the chronological age, there was a larger number of AGA with normal performance (p<0.05). We conclude that with the use of the Costa method, it was unnecessary to correct the age for receptive language evaluation, and that, for the expressive, the high frequency of normal results at the corrected ages for 6 and 12 months, suggests that these ages constitute periods of intensification of vigilance.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ciência decodificada: pitch científico(Paula Raile Riccardi, 2021-08-06) Silva, Sylvia Maria Affonso; Bienarth, André; Nogueira, Renata; Alves, Gabriel [UNIFESP]; Maia, Beatriz; Souza, Bruno; Nogueira, Salvador; Rydlewski, Mariana; Santos, Ketlin Aparecida da Silva; Nunes, Rafaela Lopes dos Santos; Toledo, Guilherme Augusto Crusco; http://lattes.cnpq.br/4744563923246405; http://lattes.cnpq.br/9402453421742566; http://lattes.cnpq.br/6359695050388977; http://lattes.cnpq.br/9619712171770037; http://lattes.cnpq.br/2377949392441981; http://lattes.cnpq.br/7090144429211646; http://lattes.cnpq.br/6219873037418227; http://lattes.cnpq.br/7226095233012307; http://lattes.cnpq.br/6219873037418227Esse e-book traz dicas e reflexões para se comunicar de forma direta e eficiente, e que podem ser usadas para produzir um pitch científico bem sucedido ou serem incorporadas em outras formas de comunicação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As classificações e a construção do conhecimento na enfermagem(Associação Brasileira de Enfermagem, 2002-12-01) Souza, Mariana Fernandes De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ln the course of this article, knowledge is focused on as a process, a series of continuous transformations. Evolutionary aspects of knowledge in nursing are presented. Considerations are taken into account concerning the human language and its significance as well as the conceptual development and classifications to be used in professional actions. Nursing Classification Systems are briefly described and their importance in the building of knowledge in the nursing area is emphasized.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dados normativos para o teste de fluência verbal categoria animais em nosso meio(Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, 1997-01-01) Brucki, Sonia M. Dozzi; Malheiros, Suzana Maria Fleury [UNIFESP]; Okamoto, Ivan H. [UNIFESP]; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: Evaluate the performance on verbal fluency (VF) in our population in a Brazilian sample checking the influence of age and literacy. METHODS: 336 people without neurological or psychiatric complaints evaluated through Mini-Mental State Examination and VF (animals). For comparison, and to determine cut-off points, 65 people with cognitive loss followed at our clinic were also evaluated. RESULTS: We found a mean of 13.8 animals in 1 minute, with the following distribution: illiterates, 11.9; up 4 years of education, 12.8; 4 to 7 years, 13.4; 8 years or more, 15.8 (p= 0.0001). In relation to age the means were: up to 64 years, 13.7; 65 years or more, 13.9. There was no difference between the two groups. The cut-off points were 9 for people under 8 years of education with a sensitivity of 75% for illiterates, 100% for low educational level (up 4 years),and 87% for middle level (4 to 7 years). The specificity was respectively 79%, 84%, and 88%. For the high educational level the mean was 13 with a sensitivity of 86% and specificity of 67%. CONCLUSIONS: In the VF (animals) there is a significant influence of schooling and different cut-off points should be used.
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem de adolescentes do espectro autista em contexto de estimulação circunstancial(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-25) Mazzega, Lais Carvalho [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy Perissinoto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O transtorno do espectro do autismo (TEA) é caracterizado por prejuízos persistentes na comunicação e interação social e por padrões restritos de interesses e de atividades (DSM-V, 2013). As manifestações do quadro são presentes em níveis variáveis entre indivíduos desde o início da infância e podem ser evidenciadas à medida que as demandas sociais excedem o limite de suas habilidades. A hipótese levantada é de que a exposição à estimulação circunstancial geraria impactos sociais e de linguagem mensuráveis. Objetivo: Verificar possíveis impactos da estimulação circunstancial de aspectos sociais e de linguagem em ambiente contextualizado em adolescentes com TEA. Método: A amostra foi composta por 11 indivíduos do sexo masculino e 1 do sexo feminino com diagnóstico multidisciplinar de Transtorno do Espectro do Autismo de acordo com os critérios do DSM V (APA, 2013) e CID 10 (OMS, 1998). A média de idade encontrada na amostra foi de 16:1 anos. Todos comunicavam-se predominantemente pelo código verbal, realizavam atividades pedagógicas e/ou ocupacionais rotineiramente e participaram das atividades de contexto social propostas com pelo menos, 75% de frequência. Os indivíduos foram avaliados pré e pós a exposição à atividade teatral quanto a compreensão, realização de inferência, memória e habilidades no reconto de uma história. Os dados obtidos foram relacionados às variáveis de QI e Habilidades adaptativas. Resultados: Não houve diferença mensurável em aspectos sociais e de linguagem comparar a avaliação pré e pós estimulação circunstancial em ambiente contextualizado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A língua e o outro: giros da linguagem na obra de Jean-François Lyotard(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-17) Mur, Jonas; Carrasco, Alexandre de Oliveira Torres; http://lattes.cnpq.br/9900707017877536; http://lattes.cnpq.br/2385165445956465Esta dissertação busca analisar os giros da linguagem no interior da obra de Jean-François Lyotard. Delimitamos esta pesquisa a partir da perspectiva dos estudos linguísticos, semióticos e da filosofia da linguagem, abordando, sobretudo, os escritos da década de 1970. Inicia-se com uma análise detalhada do seu doctorat d’État, o livro Discours, figure (1971), em que se toma como objeto a estética e a arte, designando o “figural” como elemento “fora da linguagem” (primeiro giro) a partir de um cruzamento da fenomenologia, estruturalismo e psicanálise. Em Dérive à partir de Marx et Freud (1973), Des dispositifs pulsionnels (1973) e Économie libidinale (1974), consolida-se uma “filosofia libidinal” em que se afirmam os “signostensores” por meio de uma metafísica pulsional engendrada pela “banda libidinal”. Seguem-se Instructions païennes (1977) e Rudiments païens (1977) afirmando as singularidades periféricas, isto é, forças antagônicas à unidade e ao centro que ele reúne sob o nome “paganismo”. No contexto de um tournant langagier, ocorre uma retração da sua “filosofia libidinal” prévia, direcionando-se a uma “linguagem sem fora” (segundo giro) que se situa no interior das análises discursivas na pragmática, dos paradoxos lógicos da sofística e dos jogos de linguagem. A heterogeneidade dos jogos de linguagem é apresentada em A condição pósmoderna (1979) e Au juste (1979); em seguida, a “linguagem sem fora” ontologizada se consolida nos “regimes de frase” e nos “gêneros de discurso” de Le différend (1983). Estimulada por uma divisão didática da obra elaborada por Alberto Gualandi (porém panorâmica na análise entre as continuidades e descontinuidades conceituais internas aos textos de Lyotard), a hipótese central que orienta esta dissertação consiste em mostrar que os deslocamentos teóricos na década de 1970, bem como as múltiplas concepções de linguagem de Lyotard movimentam-se em um “fora” e um “dentro” da linguagem, sobretudo por meio das noções de acontecimento e alteridade. Por fim, pretendemos introduzir em língua portuguesa o pensamento complexo e fecundo de Lyotard para além da sua importância nos estudos estéticos, ao destacar inovações nos estudos contemporâneos de epistemologia, linguagem, psicanálise, ética e política.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Verbal language spontaneous recovery after ischemic stroke(Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, 2009-09-01) Remesso, Gabriela Camargo [UNIFESP]; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal [UNIFESP]; Aguiar, Alexandre Santos [UNIFESP]; Fukujima, Marcia Maiumi [UNIFESP]; Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To analyze the spontaneous recovery of the verbal language on patients who have had an ischemic stroke. METHOD: Retrospective analysis of 513 medical records. We characterize referring aspects for data identification, language deficit, spontaneous recovery and speech therapy. RESULTS: The average age was 62.2 years old (SD= ±12.3), the average time of academic experience was 4.5 years (SD=±3.9), 245 (47.7%) patients presented language disturbance, 166 (54.0%) presented spontaneous recovery, from which 145 (47.2%) had expression deficit (p=0.001); 12 (3.9%) had comprehension deficit and 9 (2.9%) had both expression and comprehension deficit. Speech therapy was carried with 15 patients (4.8%) (p=0.001). CONCLUSION: The verbal language spontaneous recovery occurred in most of the patients being taken care of at the stroke out clinic, and expression disturbance was the most identified alteration. As expected, the left hemisphere was associated with the deficit and smoking and pregressive stroke were the language alteration primary associated factors.