Navegando por Palavras-chave "fonoaudiologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise comparativa entre avaliação fonoaudiológica perceptivo-auditiva, análise acústica e laringoscopias indiretas para avaliação vocal em população com queixa vocal(ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, 2005-02-01) Nemr, Kátia; Amar, Ali [UNIFESP]; Abrahão, Márcio [UNIFESP]; Leite, Grazielle Capatto De Almeida; Köhle, Juliana; Santos, Alexandra de O.; Correa, Luiz Artur Costa; Hospital Heliópolis Serviço de Fonoaudiologia; Hospital Heliópolis; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); PUC/SP; CEFACAs a result of technology evolution and development, methods of voice evaluation have changed both in medical and speech and language pathology practice. AIM: To relate the results of perceptual evaluation, acoustic analysis and medical evaluation in the diagnosis of vocal and/or laryngeal affections of the population with vocal complaint. STUDY DESIGN: Clinical prospective. MATERIAL AND METHOD: 29 people that attended vocal health protection campaign were evaluated. They were submitted to perceptual evaluation (AFPA), acoustic analysis (AA), indirect laryngoscopy (LI) and telelaryngoscopy (TL). RESULTS: Correlations between medical and speech language pathology evaluation methods were established, verifying possible statistical signification with the application of Fischer Exact Test. There were statistically significant results in the correlation between AFPA and LI, AFPA and TL, LI and TL. CONCLUSION: This research study conducted in a vocal health protection campaign presented correlations between speech language pathology evaluation and perceptual evaluation and clinical evaluation, as well as between vocal affection and/or laryngeal medical exams.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo(UNICAMP - Faculdade de Educação, 2010-12-01) Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]; Moraes, Ana Alcídia de Araújo; Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Universidade Federal do Amazonas; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The National Curriculum Guidelines (NCG) for the courses on health recommend the teaching of health promotion in order to adapt curricula to the National Health System (NHS). The aim of this study was to characterize the teaching of health promotion in courses on speech-language therapy in the city of São Paulo, identifying its curricular insertion, educational strategies and changes offered by the NCG. Data collection consisted of documental review of teaching plans and interviews with coordinators of speech-language therapy courses. Data obtained from the teaching plans were systematized considering the name, curricular integration, teaching time, goals, content and teaching strategies. The nuclei that guided the thematic analysis of the interviews were conceptions and curriculum changes. Health promotion is taught in subjects with traditional practices and during internship, in different performance settings. In the coordinators' point of view, health promotion teaching is relevant for the insertion of a speech therapist in the NHS, although it is necessary to increase the number of experienced teachers in the public health area.
- ItemSomente MetadadadosFigura-fundo em tarefa dicótica e sua relação com habilidades não treinadas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-26) Cibian, Aline Priscila [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo Pereira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução. Desafios de reconhecimento de fala via orelha pior em tarefas dicóticas podem ser utilizadas como treino auditivo feito com atividades de separação e integração binaural, conforme proposto por Musiek, denominado abreviadamente DIID, sigla em inglês para Dichotic Interaural Intensity Difference. Objetivo. Verificar a eficácia do treinamento auditivo em tarefa dicótica e comparar as respostas na tarefa de figura-fundo com as repostas para tarefas de fechamento, ordenação e resolução temporal, que não foram treinadas, após quatro e oito semanas considerando a variável uma ou duas sessões semanais. Métodos. Participaram19 indivíduos, voluntários de ambos os sexos, e na faixa etária de 12 a 15 anos. Estes indivíduos foram submetidos individualmente a um Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado baseado no DIID e organizado em oito sessões, com duração de 50 minutos por sessão, e distribuídas, aleatoriamente, segundo a frequência da regularidade semanal de uma ou duas sessões, por voluntario. Realizaram também a avaliação do processamento auditivo da rotina clinica em três momentos: pré-intervenção (momento T0), e pós-intervenção na metade do treinamento (momento T1) e no final do treinamento (T2). Os dados desta avaliação foram analisados por grupo de distúrbio de acordo com as alterações nos processos auditivos avaliados: atenção seletiva e processamento temporal. Em cada um deles, denominado Grupo atenção seletiva (GAS) e GPT (Grupo processamento temporal), e em ambos os processos: Grupo atenção seletiva e processamento temporal (GASPT). Resultados. Os grupos foram considerados homogêneos em relação à faixa etária: GASPT (13,00 anos), GAS (13,83) e GPT (13,57). O treinamento melhorou a habilidade treinada em todos os indivíduos e melhorou habilidades não treinadas de fechamento, tendo normalizado em todos os grupos. As habilidades não treinadas de resolução e ordenação temporal não atingiram a normalidade no GASPT e GPT. As habilidades avaliadas não parecem modificar segundo a frequência da regularidade das sessões. Conclusões. Os indivíduos alcançaram a normalidade para a habilidade treinada de figura-fundo e para a não treinada de fechamento. Já as habilidades não treinadas de resolução e ordenação temporal melhoraram em alguns indivíduos, porém não atingiram a normalidade. A regularidade semanal das sessões não pareceu interferir no aprimoramento da habilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-11-25) Souza, Thaís Nobre Uchôa [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: caracterizar um grupo de pré-escolares com Transtorno Fonológico segundo a gravidade do transtorno, o nível de consciência fonológica e o desempenho em provas de praxia articulatória, e investigar a existência de correlações entre essas variáveis. Método: Participaram 56 pré-escolares (meninos e meninas) na faixa etária entre 04 anos a 06 anos e 11 meses, com e sem queixa relacionada à fala. Foram separados em Grupo Pesquisa – GP (28 pré-escolares) e Grupo de Comparação – GC (28 pré-escolares pareados aos do GP) segundo a presença ou ausência de alterações de fala, respectivamente. Foram avaliados quanto à fala por meio do Teste de Linguagem Infantil - ABFW - Parte A: Fonologia, proposta por Wertzner (2004), que possibilitou a análise dos processos fonológicos e a posterior identificação da gravidade do transtorno fonológico por meio do cálculo da Porcentagem de Consoantes Corretas - PCC (Shriberg, Kwiatkowski,1982). As habilidades de Consciência Fonológica foram estudadas a partir do teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Seqüencial (CONFIAS), elaborado por Moojen et al. (2003). Avaliaram-se as praxias articulatórias por meio do Protocolo de Avaliação das Praxias Articulatórias e Buco-faciais (Campos, Hage, 2001). Os dados foram tabulados e analisados por meio do aplicativo Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 16.0. Aplicou-se o teste não-paramétrico de Mann-Withney U e o teste Wilcoxon para comparar variáveis intragrupo e intergrupo e o teste de correlação bivariada, por meio do coeficiente de Spearman, para correlacionar as variáveis. Foi adotado o intervalo de confiança de 95%. Resultados: Os pré-escolares com Transtorno Fonológico apresentaram desempenho inferior aos seus pares sem alterações de fala em tarefas de consciência fonológica e praxia articulatória. A gravidade do Transtorno Fonológico mostrou correlação estatística de fraca a moderada, com consciência fonológica e praxia articulatória. A praxia articulatória mostrou correlação estatística fraca com consciência fonológica em nível de fonema nos pré-escolares com Transtorno Fonológico. Em ambos os grupos foi constatada a existência de correlação positiva moderada entre consciência fonológica total, consciência fonológica nível de sílaba e consciência fonológica nível de fonema. Conclusão: O grupo de pré-escolares com Transtorno Fonológico caracterizou-se pela maior quantidade de meninos, da faixa etária de 5 anos e do grau de gravidade levemente-moderado. A gravidade do Transtorno Fonológico apresentou correlação com a consciência fonológica e com a praxia articulatória. A praxia articulatória apresentou correlação com a consciência fonológica em nível de fonema nos pré-escolares com Transtorno Fonológico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Repercussões da respiração oral no estado nutricional: por que acontece?(Fundação Otorrinolaringologia, 2011-06-01) Cunha, Daniele Andrade da; Silva, Giselia Alves Pontes da [UNIFESP]; Silva, Hilton Justino da; Faculdade Integrada do Recife; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de Pernambuco Departamento de FonoaudiologiaINTRODUCTION: Some children who breathe through the mouth and present nocturnal obstructive apnea can present retardation of the structural pondero growing. OBJECTIVE: The objective of this article is to analyse the orofacial miofuctional alterations presentin the oral breathing individual and the effects over the nutritional state. Focus the importance of the interdisciplinary team following the global alterations present in the oral breathing. METHOD: The used method was a literature's revision, from published articles in indexed scientific magazines, books and works from pos-graduation. The major of the articles was identified from the bases of LILACS, MEDLINE, and SCIELO informations. RESULTS: Can be noticed the relationship of the oral breathing with a change in the general process of alimentation linked to the taste, oral miofunction and smell difficulties, reflecting in this way in the nutritional state. Final Commentaries: The cause diversities envolved in oral breathing require a trained interdisciplinary team to identify these alterations, making possible the preventive measure implementation which can avoid alterations in general health, in the face normal development and the nutritional state in important stage of theseindividuals growing.
- ItemSomente MetadadadosSequência de möbius: estudo do esfíncter velofaríngico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-03-27) Silva, Renata Ramalho da [UNIFESP]; Guedes, Zelita Caldeira Ferreira Guedes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o fechamento do esfíncter velofaríngico, observando sua mobilidade, e implicações na fala quanto à articulação e ressonância em pacientes nascidos com a Sequência de Möbius (SM). MÉTODO: Foram avaliadas 9 crianças, sendo 1 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idades entre 11 meses e 13 anos, todas nascidos com SM. As avaliações nasofibrolaringoscópicas foram realizadas no Hospital São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ? Escola Paulista de Medicina (EPM) durante o ano de 2012, por otorrinolaringologista e a avaliação fonoaudióloga através da análise perceptiva auditiva da voz que deverão complementar as informações resultantes da nasonasofibrolaringoscopia. Resultado: No exame nasofibrolaringoscopia realizado em 8 pacientes com Sequência de Möbius pudemos observar que 86% apresentou tipo de fechamento incompleto e 14% tipo de fechamento completo. Observamos também o padrão de fechamento nos pacientes avaliados com Sequência de Möbius e os mesmos apresentaram 72% padrão de fechamento coronal, 14% padrão de fechamento circular e 14% padrão de fechamento coronal com presença de Prega de Passavant. Conclusão: O paciente com paralisia facial unilateral completa apresentou movimentação de paredes laterais com fechamento coronal; o paciente com paralisia facial inferior no terço médio apresentou fechamento circular e o paciente com paralisia facial bilateral completa não apresentou movimentação de paredes laterais e fechamento coronal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Transient otoacustic emissions with tone pip in individuals with sensorineural hearing loss(Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial, 2011-10-01) Takeda, Thays Bueno; Gil, Daniela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Otoacoustic Emissions are generated by the cochlea in response to sound stimuli. They can be generated by clicks or specific frequency stimuli, such as tone pips. This is a quick and objective test with several applications. OBJECTIVE: To investigate the influence of the type of stimulus achieving otoacoustic emissions in individuals with mild and moderate sensorineural hearing loss of sloping configuration. MATERIAL AND METHOD: Thirty-two male and female patients aged from 17 to 63 years, with symmetric sensorineural hearing loss with a sloping configuration were evaluated. All subjects underwent transient otoacoustic emissions testing elicited by clicks and 2.000Hz and 4.000Hz tone pips. RESULTS: The degree of hearing loss and gender influenced otoacoustic emissions; it was significant for click stimulus and tone pips at 2.000Hz. Emissions were absent more often in females with both procedures. CONCLUSIONS: Otoacoustic emissions evoked with clicks coincided with the emissions of tone pips at 2.000Hz. Tone pips at 4.000Hz were more sensitive than clicks for detecting impairment in individuals with high frequencies hearing loss. Gender and the degree of hearing loss ere factors that affected OAE registration.