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- ItemAcesso aberto (Open Access)O apoio pedagógico em serviços de apoio aos estudantes: experiências em Pró-Reitorias de Graduação e Pró-Reitorias de Assistência Estudantil(Atena Editora, 2022-05) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212A ideia deste texto é mostrar alguns diálogos possíveis entre duas áreas tão importantes para as instituições de ensino superior, a graduação e a assistência estudantil. Para isso, tomo como base os relatos de experiência sobre serviços e ações de apoio pedagógico publicados recentemente. A partir de trechos do livro, proponho um roteiro de conversa para pensarmos sobre o apoio pedagógico, vou usar a segunda parte do livro com os relatos de experiências. A ideia é irmos fazendo um debate, tentando ver o que é possível de aproximarmos entre graduação e assistência estudantil, pensando na aprendizagem dos estudantes. De maneira geral, quando pensamos em apoio pedagógico, mesmo que não tenhamos uma definição exata do que é sempre nos referimos ao processo de aprendizagem dos estudantes. A partir dos relatos de experiência, vamos debater como isso tem se dado em algumas instituições de ensino superior. Faremos a discussão dessas experiências a partir de trechos do livro organizados em sete tópicos: 1) Objetivos do Apoio Pedagógico; 2) Público das ações de Apoio Pedagógico; 3) Temas recorrentes das ações de Apoio Pedagógico; 4) Tipos de Ações do Apoio Pedagógico; 5) Preparação das ações ou como é feito; 6) Formação dos profissionais e; 7) Sistema de gerenciamento de informações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Apoio pedagógico: definições e desafios(Atena Editora, 2022-05) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Neste capítulo, a partir da minha experiência como pedagogo, que inclui também minhas atividades de pesquisa e extensão, busco fazer uma síntese do apoio pedagógico propondo algumas definições. A ideia aqui não é reduzir o apoio pedagógico a um único entendimento, ou como aponta Toti et al. (2018) eleger um modelo mais adequado de apoio pedagógico que se encaixe em todos os contextos e situações, e sim, a partir de como as universidades federais vêm desenvolvendo o apoio pedagógico, pensar possibilidades de apoio pedagógico como um meio de apoiar a permanência dos estudantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprendendo a aprender no ensino superior: curso intensivo de férias sobre planejamento de estudos e projeto de vida(Clabes, 2022-11) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; Matta, Alessandra Ramada [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Este trabalho discute a experiência com um curso de férias oferecido prioritariamente para estudantes ingressantes. A literatura sobre evasão e permanência estudantil (Tinto, 1997; Pascarella & Terenzini, 2005) identifica o primeiro ano como o de maior risco de evasão, dada as dificuldades no processo de transição da educação básica para a superior (Nico, 2000; Guerreiro-Casanova & Polydoro, 2010; Coulon, 2008). Ações de apoio pedagógico têm emergido nos últimos anos no cenário brasileiro como forma de apoio à permanência estudantil (Dias, 2021; Toti, 2022) e cursos para ingressantes têm sido experimentados com sucesso em outros países (Ruiz et al, 2020). O curso “Aprendendo a aprender no ensino superior: planejamento de estudos e projeto de vida” foi oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de forma gratuita e online na modalidade de extensão. O objetivo do curso foi apoiar o estudante em seu processo de transição da educação básica para a educação superior, aprimorando seus hábitos de estudos, desenvolvendo sua autonomia de modo a se inserir no ambiente universitário criando laços de pertencimento com a instituição. Das 80 vagas oferecidas e preenchidas, 42 pessoas concluíram o curso, sendo 33 estudantes da Unifesp. Na avaliação de satisfação, quase 90% avaliou o curso como ótimo e o recomendam a colegas. Os resultados nos permitem considerar que oferecer cursos de apoio à aprendizagem para ingressantes pode ser uma estratégia institucional de apoio à permanência. Embora os dados sejam limitados e não nos permitam generalizações, nos permitem avançar em propostas de intervenção pedagógica de justaposição curricular (Rosário & Polydoro, 2015) que visem a promoção da aprendizagem, se antecipando a problemas de forma preventiva (Dias, 2022).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Assistência e permanência estudantil: reflexões para se pensar o apoio pedagógico(Atena Editora, 2022-05) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212O intuito do texto é discutir a origem do apoio pedagógico na assistência estudantil. Para isso, faço duas questões iniciais: 1. Como o apoio pedagógico foi incluído entre os eixos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)? 2. Quando os formuladores do Pnaes pensaram o programa, o que eles imaginavam para o apoio pedagógico? O texto está organizado em quatro partes: 1) A institucionalização da assistência estudantil; 2) Os estudos internacionais sobre assuntos estudantis; 3) Hipóteses para pensar o apoio pedagógico e; 4) Os pontos em comum, as bases e os desafios no apoio pedagógico. Nas considerações finais proponho um conjunto com quatro ideias e/ou conceitos para pensarmos o apoio pedagógico: a) Assistência estudantil; b) Processo de transição; c) Autorregulação da aprendizagem e; d) Afiliação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento docente e a formação de médicos(Associação Brasileira de Educação Médica, 2009-01-01) Perim, Gianna Lepre; Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]; Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique; Lampert, Jadete Barbosa; Stella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP]; Costa, Nilce Maria da Silva Campos; Universidade Estadual de Londrina; Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte Educacional; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Faculdade de Medicina de Marília; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Federal de GoiásBased on the results obtained in the self-assessment performed by 28 medical schools (MS) making part of the Project Evaluation of Change Trends (Caem/Abem), this paper examines the behavior of medical schools according to the predominant alternatives (traditional, innovative, progressive) with regard to the four vectors comprising the axis Teaching Development: Pedagogical Training; Technical-Scientific Up-Dating; Participation in Assistance Services and Management. Although half of these MS consider themselves traditional, the group recognizes the importance and influence of this axis in the medical education process, considering it essential for supporting the implemented changes and ensuring interaction between University, Health Services and Community from the perspective of integrality. For this group of 28 medical schools, the axis Teaching Development is very far from the recommendations of the National Curriculum Guidelines.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de saúde mental nos cursos de graduação em enfermagem no estado do Acre(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-08-01) Costa, Alexsandra Pinheiro Cavalcante [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Current situation of Mental Health education in undergraduate courses, in the state of Acre. A document analysis of the studied Political Pedagogical Project (PPP) course’s and the teaching plans of disciplines related to mental health were performed to gather information, as well as semi-structured interviews with teachers responsible for teaching process of this content. This study was approved by the Ethics Committee of the Universidade Federal de São Paulo, under the Opinion. º 8312. Analysis of thematic content was used for data analysis. Data were analyzed according to four categories: i) the relationship between objectives, cited contents, documents and legislation, ii) teachers´ profile and conceptions about Mental Health iii) characterization of the Mental Health teaching; iv) teaching-learning process. We interviewed five teachers, one of whom with Ph.D. title, two with master's degree, one specialist and one graduated. One of them had more than 30 years of service, and the one with a shorter career has a year and a half of activity in teaching. The teacher’s conception on Mental Health showed that they understand it within the current transformation process in which the Psychiatric Reform precepts prevail for community assistance aiming at psychosocial rehabilitation. Regarding the characterization of the three analyzed courses, we found that they bring in their PPP proposals the objective of learning to learn from the perspective of the National Curriculum Guidelines (DCN), but we observed a linear and fragmented curriculum structure that contributed to the continuity of a conservative education. The mental health area is restricted to the mentioned disciplines and it does not permeates the whole curriculum, so students only have contact with the topics during the disciplines , that is, in two semesters for two courses and in one semester for the other course. As for the workload, the proposed disciplines include theoretical classes and practice, ranging from 120 to 150 hours, corresponding to approximately 3.16% of the total workload of the courses. The courses do not have interdisciplinary activities and among the educational practices, we identified the use of a traditional pedagogical approach with expositive classes in most of the teaching-learning process. As practice settings, besides the Hospital for Mental Health setting, the Centers for Psychosocial Care (CAPS), Therapeutic Communities, Family Health Centers and others were used in which case studies were performed as well as procedures aiming the user´s care, visits for the community for active search for possible cases of mental health disorders and discussions with service professionals. In assessing the learning process, the use of summative assessment was observed, in which the student must accumulate grades for his approval in written tests. Based on the results, it was noted that the teaching of Mental Health in undergraduate nursing courses in Acre state tries to fit the current model of mental health care recommended by the guidelines of the Psychiatric Reform, but is still ruled by a traditional view of learning.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social(UNICAMP - Faculdade de Educação, 2011-12-01) Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the 'Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health' discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers' education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fundamentos para a atuação em assuntos estudantis: uma experiência autoformativa de profissionais de serviços de apoio aos estudantes para promover a permanência(Clabes, 2022-11) Toti, Michelle Cristine da Silva; Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Este trabalho objetiva analisar a formação de profissionais que atuam nos assuntos estudantis por meio de um curso voltado para a formação continuada desses profissionais. A literatura sobre assistência estudantil indica que para garantir a permanência do estudante, o acesso e o apoio financeiro não são suficientes (KOWALSKI, 2012; DUTRA e SANTOS, 2017; CROSARA et al, 2020). Entre as dificuldades que o estudante enfrenta ao ingressar no ensino superior, podem estar: dificuldades de estudo, de atenção, de concentração, ansiedade e relacionadas ao ensino e aprendizagem e/ou dificuldades pedagógicas (PASCARELLA e TERENZINI, 2005; TINTO, 1997; GUERREIRO-CASANOVA e POLYDORO, 2010; ANDRADE e TEIXEIRA, 2017). Essas dificuldades são frequentemente abordadas na atuação direta dos profissionais ao atenderem estudantes do ensino superior no mundo todo (FRIED e LEWIS, 2009 e BARDAGI e HUTZ, 2005). Dias (2021) e Toti (2022) mostraram em suas pesquisas que os profissionais das universidades federais brasileiras que atuam em serviços de assuntos estudantis relatam que desconheciam a área de atuação quando iniciaram no cargo e ressaltaram a necessidade de formação continuada. Como resposta a essa demanda, Toti e Dias, com o apoio de profissionais de diferentes IES brasileiras, criaram, em 2020, uma rede de autoformação que foi institucionalizada em 2021 com um projeto de extensão universitária. Esta rede intitulada Laboratório de Pesquisas Sobre Serviços de Apoio aos Estudantes do Ensino Superior (LAPES), sediado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ofereceu o curso “Fundamentos para a atuação em assuntos estudantis”, com carga horária de 60 horas divididas em 15 semanas, ao longo de 4 meses, e com 150 vagas, que foram preenchidas em menos de 2 dias por profissionais de todas as regiões brasileiras. A taxa de concluintes foi de quase 80%. O perfil do público participante reforçou o que as pesquisas sobre o apoio ao estudante brasileiro vêm mostrando, sobre a necessidade de profissionalização dos profissionais e legitimação dos serviços. Dado o aumento no número de profissionais atuando nos assuntos estudantis e na assistência estudantil na última década (TOTI, 2022 e DIAS, 2021), assim como avaliação positiva do curso, a sugestão de novos temas para outras atividades formativas e o pioneirismo desse curso e o seu alcance nacional, podemos concluir que outras ações do tipo se fazem necessárias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)IES privadas x IES públicas: uma análise comparativa de sua expansão e seus efeitos em termos de distribuição das vagas entre 1994 e 2019(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Silva, Roseane Santos da [UNIFESP]; Souza, Luciana Rosa de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9904166775169257; http://lattes.cnpq.br/6377007360600537Esse trabalho demonstra o perfil da expansão do acesso ao Ensino Superior no Brasil entre 1994 e 2019, de forma a descrever a distribuição das vagas e a capacidade das novas medidas em alterar a distribuição de vagas no ensino superior olhando para a distribuição de vagas em Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas no Brasil, e utilizando dois diferentes estados como proxy. Para isso, foram utilizadas as bases de dados oferecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Verificou-se expansão no número de vagas durante esses 25 anos, entretanto, tal expansão não se refletiu em oportunidades aos excluídos historicamente pelo sistema educacional. Percebe-se que as políticas de expansão de vagas no ensino superior não foram suficientes para possibilizar um acesso equitativo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lugar do professor no Ensino Superior Privado na contemporaneidade a partir da ótica da Psicanálise(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-13) Santos, Denise Clésia [UNIFESP]; Revah, Daniel; http://lattes.cnpq.br/7146201520291194; http://lattes.cnpq.br/4966775091968762Entre a Proclamação da República e a década de 1960 observa-se o início da participação e expansão do setor privado no ensino superior brasileiro como forma de ampliar a oferta de acesso à educação terciária. O aumento do número de vagas ofertadas trouxe ganhos expressivos no que tange à diversidade dos espaços acadêmicos, como o aumento do número de mulheres, de estudantes já inseridos no mercado de trabalho e jovens de camadas populares da sociedade. Outro marco histórico nesse processo de expansão e crescimento deu-se na década de 90, quando por meio de políticas neoliberais, houve o aumento do credenciamento de instituições de ensino superior privadas junto às políticas de financiamento e de concessão de bolsas que oportunizaram mais acesso ao ensino superior no país. Contudo, esse processo veio acompanhado do fornecimento de subsídios públicos a algumas empresas do campo da educação superior, que além do aumento do lucro passaram a ofertar publicamente suas ações na Bolsa de Valores, trazendo aspectos mercantis e neoliberais à educação. O neoliberalismo surge como uma racionalidade que toca não mais apenas os meios de produção, mas a subjetividade do indivíduo como forma-empresa. Numa via de discutir esse conceito não só no campo da racionalidade, mas a partir do laço social, a Teoria dos Discursos em Lacan foi adotada como uma forma de compreender os efeitos do novo capitalismo na educação superior, e especificamente sobre o lugar do docente em meio ao atravessamento de instituições regidas por essa lógica de mercado. O presente trabalho tem como objetivo compreender o lugar do professor no ensino superior privado quando atravessado pelo discurso do capitalista e os efeitos deste em seu lugar discursivo. Foram entrevistados professores do ensino superior privado da região central e metropolitana de São Paulo que trabalham em instituições privadas de ensino superior e em conglomerados educacionais que atualmente regem esse mercado. A análise das entrevistas foi conduzida com foco nas regularidades discursivas apresentadas pelos docentes. A leitura dos enunciados foi orientada pela Teoria dos Discursos de Lacan, além dos preceitos freudianos relacionados à docência, como os conceitos de transferência e ideal de eu. Palavras-chave: ensino superior; professor; discurso; neoliberalismo; psicanálise.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Permanência estudantil e aprendizagem baseada em projetos: multiplicando recursos do PNAES(V&V Editora, 2022-12) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212O objetivo deste texto é relatar e avaliar a experiência de dois projetos de apoio à permanência estudantil e como, o trabalho por meio de projetos favorece a aprendizagem dos estudantes. Os dados relatados compreendem o período de 2016 a 2018 e os projetos fazem parte do Programa Bolsa de Iniciação à Gestão (BIG) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tendo sido desenvolvidos sob a coordenação dos profissionais do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) do campus Osasco.
- ItemRestritoReflections on the insertion of the nutrition discipline in nursing education(Univ Sao Paolo, 2007-11-01) Feresin, Catia; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aimed to characterize the Nutrition discipline in six undergraduate courses in nursing regarding to the professor background, workload, content, strategies of education and evaluation from the perspective of the professor who teaches it. This is a descriptive research, carried out through semi-structured interviews, analyzed through the Thematic Analysis. It was verified that the discipline content approaches Nutrition in the vital cycle in the prevention of illnesses, as well as, in the healing aspect. the importance of the professor to be attentive to the content complexity necessary to the Nursing Education is highlighted. Nutrition knowledge favors the performance of the Nurse in a multifunctional health team. the formation of study groups with professors from Nutrition disciplines in the health area of undergraduate programs is suggested.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Serviços de assuntos estudantis, formação continuada e avaliação: do acesso à permanência estudantil(Anpocs, 2022-10) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; Toti, Michelle Cristine da Silva; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212O objetivo deste trabalho é debater os desafios do Apoio Pedagógico (AP), área que emerge nos estudos sobre assuntos estudantis e assistência estudantil, no bojo da expansão do ensino superior (Dias, 2021) e como parte dos sistemas de ensino Altbach e Haddad (2009). O trabalho faz uma atualização bibliográfica dos trabalhos de Dias (2021) e Toti (2022) e traz a reflexão sobre duas pautas identificadas em pesquisas recentes sobre serviços de assuntos estudantis: a importância da profissionalização dos serviços, com formação continuada dos profissionais, assim como a necessidade de avaliação das ações (DIAS, 2021; TOTI, 2022). Nesses trabalhos, o AP, como área que se consolidou dentro do campo da assistência estudantil no Brasil, teve sua importância para a permanência estudantil reafirmada, especialmente no atendimento dos perfis não-tradicionais nas universidades brasileiras. Os recentes trabalhos de Dias (2021) e Toti (2022) demonstraram a necessidade de profissionalização dos serviços de assuntos estudantis, seja na qualificação de seus profissionais seja na adoção de métodos de avaliação da qualidade e impacto das diversas ações, programas e políticas de apoio aos estudantes, como forma de melhorar os serviços e prestar contas à sociedade. Muitos dos serviços analisados por Dias (2021) e Toti (2022) constituem-se como parte das ações de assistência estudantil, a qual defendemos como política pública necessária para garantir o direito constitucional à educação e que entendemos como essencial para favorecer a permanência estudantil no Ensino Superior, frente às suas características.
- ItemSomente MetadadadosSucesso e evasão em cursos de especialização a distância na área da saúde da UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-06-30) Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; Sigulem, Daniel Sigulem [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Investigate factors associated with adoption (success) of students in the specialization courses in Nursing Management, Prenatal Care, Health and Indigenous and in Health Management, offered in distance education mode from the Federal University of São Paulo at Open University System of Brazil. Methods: After the closure of the four courses of specialization defined for the study, we applied an instrument specially developed for this study, to investigate the following members to the success of students in courses factors: experience, interest, relevance to professional activity, organization, satisfaction and adequacy. We also investigated the participation factor in travel, measured by collecting information on the course management environments. The information of the 439 students who answered the survey were subjected to statistical analysis for the association of factors to the success of students in the courses could be evaluated. Analyses were performed separately for each course and also for all four strokes. Results: The organization factor was a predictor of success in both the analysis of the four courses together as each course separately. In the analysis of the set of four courses the factors experience and the course offered in distance mode category were also predictors of success, reducing and increasing the chance of approval respectively. In the course Management in Nursing, beyond the organization, the experience proved predictive factor increasing the chance of success and the relevance factor was a predictor reducing the chance of this outcome. In the course of Indigenous Health, besides organizing the adequacy factor was a predictor of success. In analyzes seeking association between factors and success was not considered the participation factor in the course because it showed divergent parameters. Conclusions: A statistical model for the prediction of success was developed and among the covariates studied predictors of student success have been identified in the set of four courses and each separately.
- ItemSomente MetadadadosTransformações no ensino da liderança em enfermagem segundo docentes de escolas paulistas - 1972 a 1994(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Neves, Vanessa Ribeiro [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina Sanna [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Historic study with the purpose of describing and analyzing the transformations that occurred in the teaching of leadership in Nursing in undergraduate studies under the point of view of the teaching nurses who carried out researches about this theme and taught this subject in the period between 1972 and 1994, at schools of the State of São Paulo. In order to do that, the Thematic Oral History method was utilized. The population was composed of four nurses who worked as professors of the subject Administration Applied to Nursing at four different schools and published studies on leadership in Nursing. In compliance with the ethical procedures, the data gathering was done by means of semi-structured interviews, with the guiding question being “How did [name of the interviewee] teach leadership to undergraduate students of Nursing from 1972 to 1994?" The testimonials were recorded, transcribed, transcreated and submitted to content analysis, according to the model proposed by Minayo. Concepts developed by Pierre Bourdieu were utilized to subsidize the reflection and analysis of the findings. Four thematic categories were built.: “The leadership”, which presented the versions and interpretations of the interviewees about the context in which the students developed that competence, the influence of previous experiences in the education of the leader and the attributes which characterize such leader; “The lading nurse”, which approached the importance of leadership for the nurse, the perception of the students who completed the undergraduate course of Nursing regarding the value of the teaching of leadership, the possibilities of emancipation derived from the work of the leading nurse, the effects of the teaching of leadership in the professional life of the graduates and the relationships established between the education of the student and the labor market.; “The actors of the teaching-learning process”, which discussed the aspects of the education and teaching update and the characteristics of the students; and “The teaching of leadership”, which described how the subject of Administration Applied to Nursing was included in the course syllabus, the main references utilized for the teaching of leadership, the content taught on this theme, the changes, facts and events that influenced the teaching of leadership, the theoretical and practical teaching of this content and the articulation between both of them, the strategies utilized for the theoretical and practical teaching of leadership and the evaluation methods utilized. It was concluded that the teaching of leadership occurred during the practice of students, by modelling of behavior facilitated by the professor and derived from the work of the nurse, seen as role model. The students then reproduced that model in order to acquire the habitus of the nurse and progress in a symbolic manner, which depended on the learning and exercise of leadership; however, the professor did not teach the students about how they would become leaders, they just offered clues so that they could find that pathway.