Navegando por Palavras-chave "Zone of proximal development (PDZ)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividade lúdicas em ensino de física: construção de um briquedo de baixo custo para a aprendizagem de mecânica(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Yoshimura, Márcio Tomotoshi Sayama [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/6666766278867531Este trabalho de dissertação tem como objetivo investigar vestígios de aprendizagem de ciências, em especial, a mecânica no 5o ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica esta baseada no estudos de Vygotsky e em suas colaborações para a interpretação do desenvolvimento humano, a partir das relações estabelecidas com o meio, pelo processo histórico-cultural. Deste desenvolvimento, enfatizamos a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e em especial a interação entre pares, quando os alunos foram colocados diante de uma situação problema. Eles responderam a um préquestionário para aferir o nível de conhecimento de mecânica daquele momento. Nem todas as perguntas foram bem esclarecidas e, para nos auxiliar, os alunos propuseram que fizéssemos algum experimento. Desta ideia, confeccionamos um brinquedo. Eles participaram de todas as fases da montagem e, depois, puderam manusear o brinquedo livremente e por fim, de modo mais orientado. Desta experiência, foi possível notar a interação entre eles e o brinquedo e também entre os próprios estudantes. Ao término da experiência, os alunos conversaram com o pesquisador sobre suas impressões e responderam a um novo questionário. Um ano depois, retornamos o contato com estes alunos para verificar elementos de retenção da aprendizagem de mecânica, a partir da experiência da construção e manuseio do brinquedo.