Navegando por Palavras-chave "Youth"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adolescência e Juventude na Atenção Primária à Saúde: os significados e os sentidos atribuídos ao cuidado à adolescência e juventude por profissionais de NASF em Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-26) Anjos, André Souza dos [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; http://lattes.cnpq.br/3063624994224091; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa procurou compreender os significados e os sentidos atribuídos ao cuidado à adolescência e à juventude (A&J) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) por profissionais de saúde trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Santos-SP. Para isso, utilizou a abordagem qualitativa, método descritivo, com a seleção de sujeitos voluntários, num total de sete, com atuação profissional no NASF por no mínimo um ano. Para a coleta de dados, utilizamos o método da entrevista semiestruturada e da pesquisa documental, com o cenário da pesquisa sendo a Seção de Apoio à Saúde da Comunidade (SEATESC) vinculada ao Departamento de Atenção Primária à Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Santos. Entre os resultados obtidos, foi possível constatar os desafios do cuidado em saúde à população A&J, por meio do cuidado médico-hegemônico, a insuficiência da gestão da APS em fomentar ações e diretrizes para o cuidado a esse grupo e a sobrecarga de trabalhadores que têm dificuldades em lidar com a rotina do trabalho diário e, consequentemente, em ofertar cuidado a um público que requer maior empenho. A subjetividade dos profissionais interessados em promover ações à A&J se mostrou insuficiente do mesmo modo. Outros desafios identificados no âmbito da APS para atendimento desse público têm relação com os estigmas, o preconceito e a compreensão limitada da adolescência e da juventude por parte desses trabalhadores da saúde e a presença da desigualdade social produzida pela sociedade capitalista. No entanto, pudemos observar como ponto positivo a potência da intersetorialidade, das tecnologias-leve, do apoio matricial, do protagonismo juvenil e da compreensão não naturalizante da adolescência e da juventude.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte como resistência nas juventudes LGBTQIA+ da Unifesp campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Furlaneto, Alice Rodrigues [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359Entendendo a pluralidade das trajetórias de LGBTQIA+ e assumindo as juventudes como uma categoria que deve ser analisada na perspectiva da diversidade, esse trabalho buscou conhecer a realidade de estudantes LGBTQIA+ do campus da Universidade Federal de São Paulo da Baixada Santista a partir da arte e da representatividade de pessoas LGBTQIA+ que fazem parte da trajetória deles/as/us, como afirmação identitária e modo de resistência às opressões . A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com realização de uma roda de conversa e uma entrevista semiestruturada. Ao longo do trabalho, foi possível perceber a forma que a cisheteronormatividade se faz presente nas famílias, escolas, serviços de saúde e universidades que fizeram parte da trajetória jovens LGBTQIA+. Em contrapartida, as redes de apoio e a representatividade com a presença de pessoas LGBTQIA+ nas artes, na mídia e na política se mostraram importantes formas de resistir a essa norma e criar novas formas de ser e estar. A partir desse trabalho, espera-se contribuir e criar novas reflexões e conhecimentos sobre a realidade de jovens LGBTQIA+.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cercas a serem rompidas: as desigualdades de gênero entre juventude do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST) no Paraná.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-24) Zanatta, Luiz Fabiano [UNIFESP]; Bretas, Jose Roberto da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9720478681165248; http://lattes.cnpq.br/4149777891529649; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)It is a qualitative research that aimed to understand the social representations about the gender inequalities present in the context of daily life the Landless Rural Workers’ Movement State of Paraná. The research was based on the assumptions of the Theory of Social Representations and assumed as analytical category gender. The study was conducted through three methodological plans: the first one refers to the bibliographic review; the second the observation participants and; the third interview was conducted with 10 youths of both sexes, aged between 18 and 27, members of the Youth Collective. The field research of this study covers the period from August 2014 to January 2018. The thematic field of Social Representations, emerging from the results of this research, evidences six thematic fields that express gender inequalities: 1 Sexuality: a wound to be touched ; 2 Norms and gender stereotypes: the basis of the naturalization of inequalities; 3 Labor and Income: inequalities that intend the exit of youth from the countryside; 4 Power of decision: expressions of inequalities; 5 The cry of the oppressed: symbolic manifestations against oppression. It was found that the gender inequality among MST youth in the State of Paraná was based on the terrain of masculinities. Their mouros find strength to remain fixed and "inert" in patriarchal conceptions, and distinct gender regimes intend to maintain inequalities.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A configuração do hip hop na condição juvenil dos jovens moradores de Diadema/SP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-14) Kakazu, Paula Harumi [UNIFESP]; Barbosa, Andrea Claudia Miguel Marques [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research aims to understand how the young residents of the city of Diadema, São Paulo, identify themselves nowadays with the Hip Hop movement. In the 1990s hip hop had strong repercussions among the youth people of this city, especially with the rise of the House of hip hop of Diadema, in 1999. More than fifteen years later and after many changes and difficulties, the movement is still part of the life of some young residents of Diadema. In this sense, it is intended to be analyzed, from the perspective of these young people, as the hip hop movement fits into the life context and it is shared by them. The research will focus on the House of Hip Hop of Diadema and in the weekly event called Battle Center, both located in the city of Diadema, state of São Paulo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção e desenvolvimento de um grupo de jovens e adolescentes na atenção básica em saúde: uma experiência de estágio supervisionado em um cenário de mudanças no NASF-AB(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Nascimento, Caio Rodrigues do [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; https://lattes.cnpq.br/4260442373722529; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Relata-se neste trabalho a experiência derivada do estágio supervisionado em Psicologia, da UNIFESP, realizado em uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Santos, em meio ao contexto de desestruturação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Descreve-se no estudo a formação e condução de um grupo de jovens e adolescentes na Atenção Básica (AB), e destacam-se as dificuldades e conquistas surgidas ao longo do processo. Durante os encontros, os participantes puderam trabalhar e explorar questões como lazer e ocupação do espaço público, escola e habilidades sociais. Ademais, no relato ressalta-se a potencialidade e a importância do trabalho com essa população na AB, ao mesmo tempo em que se evidencia os desafios trazidos pela precarização do NASF-AB e a falta de recursos. As considerações finais enfatizam a necessidade de fortalecimento de ações que assegurem a qualidade e a continuidade do trabalho com jovens e adolescentes na AB, a despeito dos obstáculos encontrados
- ItemSomente MetadadadosConstrução e fortalecimento de redes de sociabilidade comunitária entre jovens moradores da periferia cubatense(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-06-26) Anhas, Danilo de Miranda [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This thesis aims to investigate and understand the construction and strengthening of networks of community sociability among young people from the periphery of Cubatão, as well as strategies to strengthen community bonds created by these individuals. It will be defended the thesis that spaces such as the Service of Coexistence and Strengthening of Links (represented by the Salvation Army), the hip-hop movement and virtual social networks are able to strengthen community bonds, with affectivity as an important marker. The theoretical-methodological contributions of Participant Research and Depth Hermeneutics guided the fieldwork and analysis of the results. Socio-Historical Psychology guided the discussion of results, especially from the categories of subjectivity and affectivity. The work gives a historical description based on reports of residents, journalism and academic work on Cubatão and the community addressed in this work: Vila dos Pescadores. In addition, the life trajectories of the study interlocutors are described, as well as the creation of networks between these individuals, in the community and in the Cubatão city. Thus, it was evident how young people circulate in the community, in the city and weave their networks that favor and facilitate the construction of community bonds and friendship. Also described are the forms and meanings of the use of virtual social networks among the youth of the community and how they provide recognition, learning and affective relationships, corroborating for maintenance and the creation of community bonds and friendship. It concludes with the discussion about the power of action and of suffering, discussing, based on some spinozan contributions and the category of affectivity, affections that permeate the bonds of young people in the neighborhood, presenting potentialities and challenges for the construction of social participation and the feeling of community.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O DIREITO DE SER: memórias (trans)gressoras de violências e violações(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Silva, Rivih Oliveira da [UNIFESP]; Guanais, Juliana Biondi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3375921270633687; http://lattes.cnpq.br/8598876400200427; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A cisnormatividade pode ser conceituada como normas de sexo-gênero tidas como naturais que padronizam as subjetividades de gênero. Esse processo de normatização age principalmente nas infâncias, impondo violentamente a lógica cisnormativa e reprimindo as possibilidades de diversidade de gênero. Partindo do pressuposto de que toda pessoa trans foi uma criança e adolescente trans, este projeto de pesquisa possui como objetivo principal identificar os impactos da repressão da transgeneridade infanto juvenil nas juventudes trans da Baixada Santista (SP), problematizando, ainda, a efetivação dos direitos à infância e à adolescência. Para consecução de tal propósito foram utilizadas a pesquisa bibliográfica em conjunto com a coleta de narrativas de histórias de vida de três jovens transgêneros de diversas identidades de gênero da Baixada santista participantes dos coletivos Brenda Lee e Juventude Trans 013. A partir da metodologia executada, pôde-se evidenciar o controle e policiamento sobre as infâncias, em especial sob a diversidade de gênero, gerando experiências de melancolia, relações conflituosas na família e escola e extrema patologização de suas identidades para os jovens trans.
- ItemSomente MetadadadosThe emerging adolescent World of Warcraft video gamer: A five factor exploratory profile model(Elsevier Sci Ltd, 2016) Bean, Anthony M.; Ferro, Lauren S.; Vissoci, Joao Ricardo Nickenig; Rivero, Thiago [UNIFESP]; Groth-Marnat, GaryThis exploratory study discovered personality patterns among emerging adults (EA
- ItemAcesso aberto (Open Access)ENTRE "CRUSHES", "FICADAS" E "CONTATINHOS": gênero e orientação sexual nas experiências de paquera de jovens estudantes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Oliveira, João Vitor Saldanha de [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; Leite, Vanessa Jorge [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6203928836150812; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359; http://lattes.cnpq.br/7910277112195154; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esse artigo é fruto de pesquisa desenvolvida em uma escola pública de ensino médio e discute como os marcadores de gênero e orientação sexual atravessam as experiências de paquera nessa instituição. Foram analisados materiais produzidos a partir de entrevistas, rodas de conversa e observações de inspiração etnográfica. A temática surge a partir do trabalho de campo quando os/as jovens apontam as relações de paquera como prática e assunto recorrente entre os/as estudantes. Sendo a escola um importante espaço de socialização juvenil, identificamos que para relações de paquera heterossexuais parece haver um roteiro que reitera as expectativas e normas de gênero. Já entre pessoas do mesmo gênero, a paquera é marcada por distintos agenciamentos para que possam vivenciar suas relações afetivo-sexuais, além de terem que lidar com experiências de discriminação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre Sociais, Roles E Bailes: Uma Etnografia Dos Entretenimentos Juvenis No Capão Redondo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-31) Pinto, Felipe De Souza [UNIFESP]; Silva, Jose Carlos Gomes Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This is a survey about the youth entertainment at Capão Redondo, a suburb district in the south São Paulo, state capital. My starting point was my experience as sociology teacher for High School, I was looking for different types of leisure, the social, rolê, party and the baile. Through the knowledge and the way, they act, their economy administration, history, environment, imagination schemes of fun and their network of relationship, I move an interpretation considering the number of people linked, the degree of their relations, the place which they are carried out, the time of organization of the same, its structures and, finally, what they are ordinary or extraordinary.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Expectativas de masculinidades e feminilidades em memes: escola, juventudes e zoeira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-22) Sá, Priscilla Karaver Gonçalves de [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359; http://lattes.cnpq.br/3530916468015111; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O artigo discute algumas expectativas sociais relacionadas à masculinidade e feminilidade presentes nas relações entre estudantes do ensino médio de uma escola pública do Guarujá/SP, assim como o agenciamento produzido por eles/as. A reflexão emerge da aproximação etnográfica e da realização de Oficinas constitutivas da metodologia de pesquisa qualitativa realizada na escola, orientadas pela perspectiva do/a jovem sujeito e que investem no diálogo a partir das diferenças e da desnaturalização de normatividades. Com o material de campo foi feita análise de conteúdo a partir de categorias organizadas em eixos. A escola, espaço importante de socialização de jovens, norteia a forma de se viver a feminilidade, a masculinidade e a sexualidade, geralmente apresentando apenas um caminho e deslegitimando corpos e atitudes que desviam dele. As redes sociais e os memes são aspectos centrais e organizadores das juventudes contemporâneas e, portanto, mais um espaço de socialização e construção de identidades culturais, que foram adotadas como disparadoras dos debates das Oficinas. Como resultado, identificou-se que a sexualidade é dimensão propensa a gerar conflitos na vivência dos/as participantes, em particular, colocando as meninas sob rígida vigilância, enquanto é estimulada para os meninos. A zoeira se mostrou ferramenta de agenciamento de forma distinta para rapazes e moças diante dos discursos de normatização, mas também serviu para reforçar ideias hegemônicas, quando as jovens evitam comportamentos que as coloquem na categoria "vadia" e os meninos na "viado". Em muitas situações, identificou-se que as expectativas de gênero podem ser violentas, na medida que limitam a experimentação sexual para as meninas e impedem a vivência da afetividade para os meninos. Entretanto, os/as jovens não se encerram em discursos e práticas normativas e podem ampliar seus repertórios quando se apresentam em diálogo, indicando a desestabilização de naturalizações em torno de masculinidades e feminilidades como possibilidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência da gravidez na juventude: Um caso da Areia Branca, região noroeste da cidade de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-25) Vieira Neto, Flavio Batista [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; Ayoade, Oluwayemisi Oladipo; http://lattes.cnpq.br/3746693286898810; http://lattes.cnpq.br/5355212638625704; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A gravidez na juventude pode ser considerada uma importante questão social e de saúde pública. Os altos índices de gravidez em jovens na cidade de Santos e também no Brasil surgiram como questão motivadora para este estudo. A gravidez pode trazer sérias consequências ao bebê e aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, além de produzir impactos sociais importantes, como taxas mais altas de desemprego e de pobreza. Além disso, destaca-se o abandono escolar como séria consequência devido a dificuldade desses jovens conciliarem os estudos, trabalho e responsabilidades maternas. Esta pesquisa teve como objetivos compreender como a juventude vive a experiência da gravidez, identificar as expectativas e motivações dos jovens em relação à gravidez, acompanhar a visão do sujeito do início ao final da gestação e identificar a perspectiva dos jovens quanto ao apoio da família e de instituições de saúde, e os impactos desses apoios. A fim de superar o senso comum, que resume a gravidez à despreparo e algo indesejado, considera-se que essa é uma questão complexa. Entende-se que todos os indivíduos, inclusive os jovens, têm o direito ao bem-estar e ao pleno desenvolvimento de suas capacidades, e que é necessário estabelecer condições de vida adequadas para todos. O cenário de investigação foi o bairro da Areia Branca da zona noroeste de Santos, região de vulnerabilidade social. A metodologia do estudo é qualitativa e os dados foram produzidos por meio de narrativas de um jovem casal, através de Diários de Pesquisa e por fim, por meio de uma pesquisa bibliográfica - Revisão Integrativa. Os resultados demonstram que a gravidez na juventude tende a ser melhor equacionada, se tiver o acompanhamento da Atenção Básica de Saúde e o apoio de uma rede familiar. As consequências negativas associadas à gravidez nessa etapa da vida são muito mais relacionadas à vulnerabilidade social do que pelo fato da própria experiência da gestação na juventude. Cabe destacar a importância do papel do Estado no suporte e assistência necessária para que todos sujeitos tenham alcance a essas condições mínimas de saúde e qualidade de vida. É imprescindível o desenvolvimento de novas estratégias para a efetivação do direito à livre escolha, bem como políticas públicas e programas eficazes para a promoção da equidade de gênero e de saúde sexual e reprodutiva que atendam às necessidades dos jovens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2013-09-01) Lopes, Roseli Esquerdo; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; Monzeli, Gustavo Artur; Universidade Federal de São Carlos Departamento de Terapia Ocupacional; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal do Espírito SantoMETUIA's centre at UFSCar (Federal University of São Carlos) has developed, for more than ten years, social interventions in the youth universe based in Social Occupational Therapy regarding education and citizenship defense. This study made use of Activities Workshops with youngsters that attend to a Public School and/or a Youth Center located in the suburb. The objective was to elaborate, produce and distribute fanzines, in order to enhance alternative ways of communication, free expression and creative process, as well as to analyze the production of fanzines as a resource of social-occupational therapy, in practices that articulate both formal and non-formal spaces of education. The discussion of the intervening process, both in terms of education and of therapeutic occupational actions, has been done based in Paulo Freire and other similar authors in the field of Social Occupational Therapy. Among the results, it was found that the processes around the fanzine became a resource for promoting insights related to youngsters' experiences, a widening of repertory and individual and collective projects, allowing (and encouraging) opinions that question institutions like family, school, police, the drug traffic. The possibilities of circulating fanzines and its content weigh up this resource, that becomes, from de point of view of their producers, interesting and dangerous simultaneously, because of the exposure it determines; this results in a need for dialogue and articulation among the youngsters, community and social equipment, promoting and encouraging social technologies.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação De Jovens Para O Mundo Do Trabalho: Um Estudo Sobre O Programa Preparação Para O Trabalho(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-29) Furtado, Larissa Pereira Sanches [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this research is to analyze how the methodology of the Work Preparation Program helps young people to make safer choices related to education and the world of work. For that, we will analyze the varied meanings of historically constructed youth and how it will support the elaboration of public policies in this field especially between the years 2003 and 2013, between the Lula and Dilma governments. In this sense, it is necessary to recover the way in which education and youth work policies address the problems of the world of work and how they are aligned with the demands of youths as priorities. We will rescue the historical background of Ongs and in what contexts it emerges in Brazil, becoming confused with the notion about the Third Sector that was widely diffused in the early 1990s. Subsequently, we will make the presentation on the Work Preparation Program highlighting the methodological path that guides its guidelines, entitled Project of Life, addressing how it contributes so that the young people can make safer choices during the training process. The analysis will depend on the problematization of the world of work and the sense in developing skills and competences and how this intention corresponds to an increasing demand of the society of the work through a model of capitalist production and of flexible accumulation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fragmentos de Escrevivência nas Poesias de Jovens Secundaristas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Gomes, Fernanda Cristina [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Lisboa, Maria; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/3135218611729890; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As experiências das juventudes de territórios atravessados pela desigualdade social convocam a poesia como artefato para imaginar outros modos possíveis de existência no mundo. O objetivo do artigo é investigar a manifestação cultural das juventudes a partir de articulações entre a noção de Escrevivência, de Conceição Evaristo, e trechos das poesias produzidas por secundaristas de uma escola pública em São Vicente/SP, publicadas no livro “Poesias Diversas - 2019”. Trata-se de contemplar a ideia de arte ampliada como ponto de ancoragem e a possibilidade de ficcionalizar de modo crítico lugares reservados às mulheres e aos jovens na estrutura social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Iniciação à pesquisa de jovens secundaristas: luz sobre as trajetórias de vida, escolares e planos de futuro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Souza, Esther Beneveni de [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; https://lattes.cnpq.br/5947234873773502; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesquisa teve como foco investigar os impactos da aproximação com a pesquisa científica na trajetória escolar, projetos de vida e planos de futuro de jovens pesquisadores ainda no Ensino Médio por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq). A partir da análise das publicações mais recentes sobre o PIBIC-EM e o saber empírico empregado na convivência e na troca com os estudantes secundaristas, viabilizado pela inserção da pesquisadora e da orientadora no projeto de extensão “Juventudes & Funk na Baixada Santista: território, redes, saúde e educação”, foi possível conhecer a fundo os caminhos trilhados pelos jovens até o momento e quais são os sonhos e desejos que permeiam seus planos para os próximos anos. A pesquisa aconteceu em duas escolas de Santos –SP que o projeto de extensão tem parceria. A partir da participação conjunta nas ações de extensão, a inserção no cotidiano das escolas e nas realidades dos territórios, foram sendo trazidos questionamentos e reflexões para a construção da presente pesquisa, utilizou-se como recurso a aplicação de um questionário semi-estruturado juntos aos jovens, que foi respondido de forma voluntária e sigilosa, com questões relativas às suas experiências e compreensões acerca da sua inserção no cotidiano científico e os impactos gerados nas variadas esferas da vida. Além disso, foram realizadas duas conversas coletivas com os estudantes pesquisadores, uma em cada escola de Santos, e duas entrevistas em profundidade com jovens que participaram do programa, mas já finalizaram o Ensino Médio e estão em um outro momento da vida. A análise desses dados baseou-se na sistematização das experiências desses jovens de forma que suas trajetórias individuais e coletivas sejam compreendidas, de tal maneira que possibilite e fomente novas construções e formas de ser e estar na relação entre escola e universidade. Espera-se trazer com essa pesquisa diferentes narrativas de vida através da perspectiva de jovens que vivem realidades distintas, mas que têm as ferramentas da formação sócio-política e da educação como agentes transformadores de suas possibilidades de futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens em situação de vulnerabilidade social e produção de subjetividade no aprendizado musical inventivo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-06) Heintz, Marcos [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; http://lattes.cnpq.br/4761095481317343; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nossa sociedade, pelo modo como se organiza, concentra riquezas e cria um número cada vez maior de pessoas que se encontram em uma posição de desvantagem no acesso às condições de cidadania. Muitos jovens nesta situação encontram, na arte, uma possibilidade de experimentação estética criativa. A arte se interpõe nos papéis estabelecidos, estabelecendo relações entre linguagens, habilidades e diferentes processos de criação. A arte não é a grande redentora e sozinha não transforma a sociedade, mas permite experiências de subjetivação que podem ser significativas e contribuir com processos inventivos singulares e coletivos. Tais processos podem levar os sujeitos a viver uma relação com o mundo na qual as posições não estão somente pré-estabelecidas, mas também são constituídas enquanto se vive, assim como os modos de lidar com aquilo que os atinge e afeta. Isso corresponderia à invenção de si, à produção de um mundo e de novas formas de conhecer, viver e de se relacionar com o outro. Estas ideias fazem referência às contribuições de Virgínia Kastrup, cuja teoria subsidia este trabalho, destacando-se os conceitos de produção de subjetividade e de aprendizagem inventiva. Esta dissertação aborda o tema da aprendizagem musical inventiva e sua relação com os processos de subjetivação de jovens atendidos em um equipamento da Assistência Social vinculado à Prefeitura de Santos-SP. O processo envolveu o acompanhamento de jovens em vulnerabilidade social em seus movimentos nas oficinas musicais que procuraram oportunizar a inventividade por meio do contato com a arte. O texto discorre sobre o fato de que o aprendizado musical é um processo de produção de subjetividade que potencialmente promove a transformação de sujeitos. Teve como metodologia uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, em uma perspectiva cartográfica. Foram acompanhados 15 jovens (com idades variando de 15 a 19 anos) por um período de três meses em oficinas semanais de musicalidade. Durante este período, os processos foram registrados em diários de campo, nos quais marcaram-se cenas e falas que explicitam as relações entre os participantes o pesquisador e o aprendizado musical, na direção da produção de subjetividade e, consequentemente, da transformação dos sujeitos e de seus lugares no mundo. A experiência deste acompanhamento indicou que o aprendizado musical pode colaborar, de modo significativo, com o avanço dos jovens participantes para uma posição inventiva no mundo e na vida. Os processos desenvolvidos e acompanhados também possibilitaram colaborar com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no sentido de discutir o impacto de suas ações na vida dos jovens acompanhados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens na pastoral da juventude do Brasil: entre a autonomia e a tradição(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-14) Maia, Cesar Portantiolo [UNIFESP]; Sales, Lilian Maria Pinto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Catholic Youth Ministry of Brazil was stablished as a laic movement acting upon youth issues. This dissertation analyses the youth model proposed by the Ministry, through the observation of contents, ideologies and methods applied to this formation. This model is labelled ?progressive? by members of the pastoral and corresponds to a young person which held characteristics of an individual in a modern conception, but whose characteristics are formed inside the movement, collectively, through the institutional commandments prescribed by Catholic hierarchy. We highlight the main characteristics aimed for this youth model: autonomy, criticism, social engagement and commitment with the collective.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Juventude e literatura : um estudo sobre práticas literárias, ações e representações sociais juvenis na periferia da zona leste(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-02-24) Rodrigues, Jessica Ferreira [UNIFESP]; Silva, Jose Carlos Gomes da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present research aimed to present the results of the investigations about the literary practice of youths on the East zone of São Paulo. From the years 2000, the various peripheries of the city emerge a strong youth movement around the production of literature. The main features of these texts and of these events is to identify these literary groups have with the urban context in which you insert the peripheral regions. To get the job done with a deepening necessary made a cutout for the authors of the East zone of the city. The choice of this location was motivate by the absence of studies that address on cultural production is increasingly present in the region. As methodological choose authors and cultural movements in the region as Claudia Canto and Marginaliaria collective, but we focus the analysis on the works of Rodrigo Ciríaco and the Sarau Mesquiteiros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Juventude imigrante: estigma, conflito e circuito de lazer na cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-09-24) Pires, Bruno Rafael De Matos [UNIFESP]; Albuquerque, Jose Lindomar Coelho [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research addresses the integration of young immigrants and children of Bolivian, Peruvian, and Paraguayan immigrants in the leisure spaces of the city of São Paulo. As discussed throughout the analysis, immigrants of these nationalities live daily with the stigmas created by the local society. These stigmas are passed on from parents to children and have been influencing how they build their identity, occupy city spaces for leisure activities, relate to Brazilians and other immigrants, and also how they react to that negative characterization produced by the receiving society. The research avoids the tendency to view immigrants simply as a workforce (Sayad, 1998). The methodologies adopted were field observation in places frequented by young Bolivian, Peruvian, Paraguayan, and other South American immigrants, such as Coimbra street and Kantuta square, conducting semistructured interviews with young immigrants and their families as well as informal conversations, held at different moments with Brazilian and immigrant interlocutors. As a result, it was figured out that Coimbra street is not the only place frequented by immigrant youth, while other spaces are increasing in the metropolitan region of São Paulo. Among them, the night parties located in Vila Maria, Pari, and Centro are standing out, as well as an MC battle which, is known by its organizers as Batalla Callejera.