Navegando por Palavras-chave "Vulnerabilidade social"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alimentação e gênero: práticas alimentares de mulheres em idade reprodutiva em contexto de vulnerabilidade social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Pájaro, Cecília Maria Silva [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; http://lattes.cnpq.br/3370093623735944; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As práticas alimentares concernem a todos os processos, desde a seleção até o consumo dos alimentos, incluindo o preparo da refeição, o ambiente alimentar e os significados atribuídos aos alimentos. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar as práticas alimentares de mulheres em idade reprodutiva em contexto de vulnerabilidade social. Foi realizada a pesquisa com metodologia qualitativa onde a coleta de dados foi a partir de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado com mulheres em idade reprodutiva, usuárias da Unidade Saúde da Família Piratininga do município de Santos, localizada na Zona Noroeste da cidade. Foram feitas 7 entrevistas com mulheres de 20 a 47 anos, sendo todas responsáveis pelo cuidado de ao menos uma criança. Observou-se que as mulheres negras são a maioria neste estudo, confirmando pesquisas atuais nacionais. Com exceção de duas entrevistadas, todas são exclusivamente responsáveis por toda a alimentação, desde a aquisição ao preparo, sendo ocupadas em trabalho externo ou não. Quando essas mulheres dividiam as tarefas relacionadas à alimentação, faziam em redes solidárias com outras mulheres que tinham relação afetiva como mãe, irmã e filha. Foram acentuadas questões importantes relacionadas às condições precarizadas das empregadas domésticas e à renda, ambas explicitando o impacto da desigualdade de classe na insegurança alimentar. A prioridade na aquisição dos alimentos é daqueles minimamente processados e in natura, porém estabelecimentos locais de venda destes alimentos são escassos no território e renda aparece como empecilho para aquisição em quantidade e frequência adequada. A substituição de refeição principal por lanche foi verificada. O arroz e o feijão apareceram como a base da alimentação e principal garantia de sustento em situação de insegurança alimentar. As práticas alimentares relatadas ressaltaram o hábito alimentar e preferência por alimentos considerando a dimensão sociocultural como o consumo de determinadas carnes, preparações culinárias fritas, alimentos ultraprocessados, como opção de doce e também em contexto de comensalidade, mais o arroz, feijão e café. Dos significados atribuídos à alimentação, os principais mencionados foram o controle e prevenção de doenças e a manutenção estética do peso e pele. As principais mudanças nas práticas alimentares foram relatadas em função de mudanças de trabalho e da maternidade, incluindo gestação e amamentação. As redes sociais e a orientação profissional constituem as principais fontes citadas para obtenção de conhecimento acerca de nutrição.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização socioeconômica, alimentar e nutricional de crianças assistidas pelo Programa Bolsa Família no estado de Alagoas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-09) Normande, Marília Moura e Mendes [UNIFESP]; Florêncio, Telma Maria de Menezes Toledo [UNIFESP}; Clemente, Ana Paula Grotti; http://lattes.cnpq.br/5415221153107290; http://lattes.cnpq.br/5881780841910240; http://lattes.cnpq.br/0060523682758295Objetivo: Esta tese teve como objetivo caracterizar as condições socioeconômicas e nutricionais que influenciam o padrão alimentar (PA), o estado nutricional e a prática do aleitamento materno continuado em crianças de 6 a 24 meses assistidas pelo Programa Bolsa Família (PBF), em municípios do estado de Alagoas, Brasil. Métodos: Trata-se de estudo transversal com crianças de 6 a 24 meses, assistidas pelo PBF e residentes em 6 municípios do estado de Alagoas. Os dados socioeconômicos foram obtidos através de formulário padronizado, enquanto a avaliação da insegurança alimentar utilizou a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. A avaliação antropométrica incluiu a medida de comprimento. O consumo alimentar foi analisado com um questionário baseado nos indicadores das práticas alimentares para crianças menores de dois anos, com foco nas 24 horas anteriores à entrevista. Para avaliar os PA, foi realizada análise de componentes principais, seguida de regressão linear multinível para verificar associação entre as características socioeconômicas e os PA encontrados. As associações das características das crianças com a prática do aleitamento materno continuado foram realizadas através de regressão de Poisson com estimativa robusta da variância. Além disso, foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais para explorar os efeitos da escolaridade dos pais e das características da criança no índice comprimento-para-idade. Resultados: Os resultados estão apresentados na forma de três artigos originais. O primeiro artigo avaliou 1604 crianças assistidas pelo PBF e encontrou 4 PA. PA1 composto por alimentos tradicionais da dieta brasileira, PA2 formado majoritariamente por alimentos ultraprocessados, PA3 por leite com açúcar de adição e PA4 por alimentos in natura e minimamente processados. A maior idade e escolaridade dos responsáveis foram negativamente associadas com o PA2 (β= −0,008; (IC95% −0,017; −0,000); β= −0,037; (IC95% −0,056; −0,018), respectivamente). A insegurança alimentar foi negativamente associada ao PA4 (β= −0,204; (IC95% −0,331; −0,078)), enquanto a maior idade e escolaridade dos responsáveis apresentaram associação positiva (β= 0·011; IC95% (0,003; 0,019); β= 0,043; (IC95% 0,025; 0,061), respectivamente). O segundo artigo também avaliou 1604 crianças assistidas pelo PBF e encontrou que a maior prevalência do aleitamento materno continuado estava associada a menor renda per capita (RP: 0,92; IC95%: 0,90–0,99) e idade do responsável (<19 anos: RP: 0,96, IC95%: 0,94–0,98; 19–35 anos: RP: 0,97, IC95%: 0,90–0,98), a não escolaridade do responsável (RP: 0,91; IC95%: 0,90–0,98), insegurança alimentar grave (RP: 0,98; IC95%: 0,94– 0,99), e ao consumo de alimentos processados (RP: 0,92; IC95%: 0,91–0,98) e ultraprocessados (RP: 0,95; IC95%: 0,92–0,98). O terceiro artigo avaliou 1448 crianças assistidas pelo PBF e observou efeito direto negativo da menor idade da criança (-0.06; p=0,017), uso de mamadeira (-0,11; p<0,001) e não ter uma dieta minimamente aceitável (-0.09; p<0.001) no índice de comprimento-para-idade. Ser menina (0,08; p=0,001), o maior peso ao nascer (0,33; p<0,001), ter sido amamentada (0,07; p=0,004) e o maior nível de escolaridade dos pais (0,09; p<0,001) apresentaram efeito direto positivo no índice de comprimento-para-idade. Também foi encontrado efeito indireto negativo do consumo de bebidas açucaradas (-0,08; p=0,003) e indireto positivo de ter sido amamentada (0,06; p=0,017) no índice de comprimento-para-idade mediados pelo nível de escolaridade dos pais. Conclusões: Esses achados sugerem a associação adversa das baixas condições socioeconômicas na prática do aleitamento materno continuado e na formação dos PA no início da vida. Além disso, enfatizam a importância das práticas alimentares adequadas, assim como um maior nível de escolaridade dos responsáveis, para o correto crescimento linear. Isso demonstra que o PBF, isoladamente, não é capaz de assegurar adequado crescimento e desenvolvimento das crianças assistidas, sendo essencial fortalecer políticas públicas para controlar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e dos substitutos do leite materno, como também a promoção de ambientes alimentares mais saudáveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O cuidado em saúde de adolescentes e jovens em região de vulnerabilidade social do município de Santos no contexto da pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-04) Leitao, Natalya Santos [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; http://lattes.cnpq.br/5708925455205582; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A juventude e adolescência são uma construção sócio-histórica cujas manifestações são permeadas pelos fatores socioeconômicos, políticos e culturais do ambiente em que se vive. Leis e programas garantem a este grupo o cuidado em saúde. Nesse sentido considera-se importante estudar o acesso desse grupo aos serviços, visando compreender se há articulação entre o setor da educação e da saúde, a frequência aos serviços, quais suas demandas e principalmente como o cuidado está sendo ofertado, especialmente no contexto da crise sanitária e social da pandemia de COVID-19 Objetivos: Caracterizar o cuidado em saúde de adolescentes e jovens na Zona Noroeste do município de Santos no contexto da pandemia. Métodos: Desenvolveu-se estudo qualitativo com orientação etnográfica, por meio de visitas, observação e contato com informantes-chave na escola, serviços de saúde, adolescentes e jovens. O estudo foi desenvolvido ao longo dos anos 2021, 2022 e primeiro semestre de 2023, junto a um projeto mais amplo Temático com apoio da FAPESP “Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos” em articulação com os Projetos de Extensão “Juventudes e Funk na Baixada Santista: territórios, redes, saúde e educação” e “Tecendo a rede de cuidado à saúde da mulher e da criança na Zona noroeste de Santos”, ambos do Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista. Houve submissão e aprovação do projeto junto à Secretaria Municipal de Saúde de Santos e ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp. Entre os meses de setembro e outubro de 2021 houve participação ativa no curso virtual para implementação da Linha de Cuidado do Adolescente e do Jovem, proposto para o Sistema Único de Saúde no estado de São Paulo, atuando como facilitadora na turma da Baixada Santista. A interpretação dos dados a partir dos registros do trabalho de campo foi baseada em categorias da integralidade do cuidado e diretrizes da linha de cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo. Resultados: Por meio desses projetos houve contatos com jovens e coordenação pedagógica da escola estadual da região, onde foram relatadas questões sobre evasão escolar, gravidez na adolescência e saúde mental. A observação e contato com profissionais de saúde, tanto por meio do curso como nos encontros nos serviços de saúde, especificamente com enfermeiras, equipe NASF e Agentes Comunitários de Saúde da atenção básica em saúde e com assistente social de serviço de atenção especializada, revelaram a dificuldade de criação de vínculo com o grupo de A&J, comprometendo a continuidade e retorno ao serviço, dúvidas sobre sexualidade e gênero, desafios do território incluindo situações de violências e falta de integração saúde-escola.
- ItemEmbargoCuidado materno infantil em região de vulnerabilidade de Santos/SP no contexto da pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11) Leão, Barbara dos Santos [UNIFESP]; Theodoro, Laura Ferreira [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; http://lattes.cnpq.br/3167960241409404; http://lattes.cnpq.br/0177139291588995; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O cuidado materno infantil requer atenção especial uma vez que o grupo tem maior suscetibilidade aos riscos biológicos e sociais. O presente trabalho tem como objetivo analisar o cuidado às mulheres e crianças em unidades de atenção básica em saúde em regiões de elevada vulnerabilidade na cidade de Santos, no contexto da pandemia de Covid-19. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa que analisou 16 casos de mulheres no período do puerpério, que apresentaram alguma situação de risco gestacional e/ou vulnerabilidade social, e seus filhos durante o primeiro ano de vida, classificados como recém-nascidos de risco (RNR), atendidos pelas unidades de saúde da família do Piratininga e Areia Branca, ambas pertencentes à Zona Noroeste de Santos. Foi possível compreender que áreas de vulnerabilidades por si só centralizam, propiciam e agravam de maneira independente iniquidades em saúde, com diversas condições desfavoráveis para o período perinatal como questões de saúde mental, sobrepeso/obesidade, sífilis, diabetes mellitus gestacional, anemia, prematuridade, baixo peso ao nascer, entre outros, e, consequentemente, maiores problemas de saúde e riscos de morbidade e mortalidade para a mulher e bebê. Questões como acessibilidade, território, contexto familiar e rede de apoio são problemáticas que dificultam a produção de cuidado para esse grupo. Além disso, o que mais marcou quanto ao contexto da pandemia foi a não percepção de suas consequências para a vida do grupo em questão e suas famílias, parecendo haver uma naturalização da vulnerabilidade social que transcende gerações, e por consequência, suprime o senso crítico quanto às questões sociais em que se encontram e o agravamento constante das iniquidades causadas por elas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento infantil e as oportunidades recebidas no ambiente domiciliar de lactentes expostos e não expostos ao HIV inseridos em situação de vulnerabilidade social(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-14) Pádua, Raissa Felipe [UNIFESP]; Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9259523998158401; https://lattes.cnpq.br/3325422610781167; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A exposição a um fator de risco (biológico, estabelecido ou ambiental) ou a associação entre risco biológico e/ou ambiental, pode resultar em um impacto cumulativo, aumentando a probabilidade de atraso para o desenvolvimento infantil. Neste sentido, são apresentados três estudos em formato de artigos para compreender o desenvolvimento de lactentes com risco biológico para exposição ao HIV e as oportunidades domiciliares. Objetivo: avaliar e comparar o desempenho motor, cognitivo e de linguagem, e as oportunidades no ambiente domiciliar de lactentes expostos e não expostos ao HIV em situação de vulnerabilidade social em duas regiões distintas do Brasil. Os objetivos específicos por artigo foram: (I) verificar o desempenho motor, cognitivo e de linguagem e as oportunidades no ambiente domiciliar de lactentes expostos e não expostos ao HIV durante os primeiros 18 meses de vida na cidade de Santos/SP; (II) comparar o desempenho motor, cognitivo e de linguagem e verificar as oportunidades domiciliares na cidade de Belém e Benevides/PA em lactentes expostos e não expostos ao HIV; e (III) identificar o contexto familiar, social e as oportunidades presentes no ambiente domiciliar de lactentes expostos e não expostos ao HIV em duas diferentes regiões do Brasil. Método: o estudo I foi observacional e longitudinal, e os estudos II e III foram observacionais e transversais. Participantes por artigo foram: (I) 17 lactentes da cidade de Santos/SP, ambos os sexos, idades de 4, 8, 12 e 18 meses, sendo 10 lactentes do grupo exposto ao HIV; (II) 80 lactentes (43 com risco biológico para o HIV) de 4 a 18 meses de idade, das cidades de Belém e Benevides/PA; e (III) 104 lactentes da Região Sudeste (Santos/SP) e 80 da Região Norte (Belém e Benevides/PA). Instrumentos utilizados nos três estudos foram a Escala Bayley III, a versão brasileira do questionário Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor – Escala Bebê, e o Critério de Classificação Econômica Brasil. Dados foram analisados estatisticamente utilizando-se dos seguintes testes, por artigo: (I) ANOVA com medidas repetidas e post hoc de Bonferroni; (II) teste t-Student para amostras independentes; (III) ANOVA e teste Exato de Fisher. Resultados: Estudo (I), não houve diferenças entre ser ou não exposto ao HIV em relação às características familiares, desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem, tampouco nos resultados do questionário AHEMD-IS. Contudo, houve diferença em relação ao momento da avaliação no domínio cognitivo e linguagem e nos resultados do AHEMD-IS. Estudo (II), os resultados indicaram que não houve diferença entre os lactentes expostos e não expostos ao HIV no desempenho motor, cognitivo e de linguagem, e nas oportunidades do ambiente domiciliar. Estudo (III), os resultados indicaram haver diferença entre as regiões Norte e Sudeste no desenvolvimento cognitivo e oportunidades domiciliares; associações significativas foram encontradas entre desenvolvimento da linguagem e idade, oportunidade do ambiente para a dimensão da motricidade fina e o tipo de domicílio e classificação do ambiente. Não houve diferença entre os grupos com risco biológico para o HIV e o sem risco. Conclusão: (I) lactentes expostos ao HIV e à terapia antirretroviral não apresentaram atraso no desenvolvimento em relação aos lactentes não expostos ao HIV nos primeiros 18 meses de vida; (II) quando comparados com seus pares não expostos e até os 18 meses de idade, lactentes não apresentam diferenças no desempenho motor, cognitivo e de linguagem, e nem em relação às oportunidades do ambiente domiciliar; e (III) existe diferença regional no desenvolvimento cognitivo e para as oportunidade domiciliares - confirmando a vulnerabilidade social entre a Região Norte e Sudeste do Brasil. Os fatores biológicos para exposição ao HIV e os fatores ambientais podem impactar os componentes da funcionalidade, sendo necessário um reforço do acompanhamento e da vigilância de lactentes com risco, especialmente avaliações que contemplem o modelo biopsicossocial. Neste sentido, a tese traz contribuições cientificas, clínicas e sociais sobre a identificação precoce dos fatores de risco biológico e ambiental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Determinantes sociobiológicos da insegurança alimentar em residências com crianças menores de cinco anos: pesquisa nacional de demografia e saúde da criança e da mulher (PNDS - 2006/07)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-05-20) Fonseca, Ana Paula Poblacion da [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7949679002889518; http://lattes.cnpq.br/8130618778307335; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Food Security is the right to regular and permanent access to nutritionally adequate food in sufficient quantity, without compromising access to other essential needs, based on food practices that promote health. The Brazilian Food Insecurity Scale (EBIA) is a psychometric scale that directly measures food insecurity at the household level, classifying it as mild, moderate or severe. The National Survey on Demography and Health of Women and Children (PNDS-2006/07) was a national household survey, which together with indicators and measurement instruments in various areas, described Food Security prevalence. PNDS-2006/07 secondary data was used to analyze the association between food insecurity and sociodemographic and biological variables among Brazilian households with children under five years of age.The food security variable was dichotomized as food security or mild food insecurity (SA/IAL) versus moderate or severe food insecurity (IAM/G), and the first paper results showed high prevalence of SA/IAL concentrated in the North (N) or Northeast (NE) (30.7%), in economic classes D or E (34%), and beneficiaries of Cash Transfer Programs (PTR) (36.5%). The multivariate analysis model found that social risks (beneficiary PTR), regional risks (N/NE) and economic risks (classes D or E) were 1.8, 2.0 and 2.4, respectively. By aggregating the three risks we found 48% of households in SA/IAL, meaning that adult and children experienced hunger during the three months period preceding the survey. Second paper describes high prevalence of IAM/G (Food Insecurity) in households where mothers had fewer than 8 years of education (25.7%), lived without a partner (25.9%), or had three or more children living under the same roof (29.3%). In addition, it showed high prevalence of Food Insecurity in households with children under five, who have had at least one episode of diarrhea or pneumonia during the three months prior to interview (25.9%), had weight-for-age <-2.0Z (32.1%), or had not eaten meat (20.5%) or fruits and vegetables every day in the past seven days before interview (19.3%). Independently of geographic location (macro-region and urban-rural classification) and household variables (economic status, cash transfer program, living conditions, maternal education, marital status and number of children), the multivariate analysis model showed association between health of children living in food-insecure households and having had at least one hospitalization for diarrhea or pneumonia within the twelve months before the interview (aPR 1.3; 95%CI 1.1; 1.6), underweight shown by weight-for-age WAZ<-2.0Z (aPR 1.4, 95%CI 1.1; 1.7), and having not eaten meat (aPR 1.2, 95%CI 1.1; 1.4) or fruits & vegetables every day in the past seven days prior to interview (aPR 1.7, 95%CI 1.3; 2.3). There is a relationship between living in moderate or severe food insecurity and objective adverse child health outcomes. These relationships are shaped by the environment where the child is inserted, and may represent an important factor in the transmission of socioeconomic inequality across generations, impacting negatively on the prosperity of future Brazilian citizens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Alimentar e Nutricional no contexto de vulnerabilidade social: Um estudo de caso(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-03) Nogueira, Deborah Batista [UNIFESP]; Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6869345414404363; http://lattes.cnpq.br/6984403793122884; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sabe-se que hábitos alimentares são influenciados e determinados por vários fatores, que incluem questões socioeconômicas, culturais, ecológicas, crenças e valores. Com o desafio de adequar uma estratégia de educação nutricional ao contexto de vulnerabilidade social, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um grupo em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família no Morro da Penha, localizado no município de Santos, SP, procurando estimular à autonomia dos participantes em suas escolhas alimentares. Entendendo que essa autonomia demanda constante processo educativo, a Educação Alimentar e Nutricional foi utilizada como ferramenta a fim de minimizar os impactos das desigualdades sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação nas grandes metrópoles: ensino de língua portuguesa em São Miguel Paulista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09-21) Marcucci, Fernanda [UNIFESP]; Vovio, Claudia Lemos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabajo hace parte de una investigación en progreso Relaciones de interdependencia entre escuelas y calidad de las oportunidades educativas, coordinado por la Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio, de la Universidad Federal de São Paulo (UNIFESP), en asociación con el Centro de Estudios e Investigaciones en Educación, Cultura y Acción Comunitaria (CENPEC). Tiene como objeto verificar de que forma son ofrecidas las oportunidades educacionales en lengua portuguesa, al final del ciclo de alfabetización (tercer año de Enseñanza Fundamental), de este modo analizar la calidad de las oportunidades educacionales de los alumnos en escuelas de entornos vulnerables. Siendo el objeto de estudio la comprensión de lo que se enseña en portugués (BATISTA, 1997), al final del ciclo de alfabetización en una escuela situada en territorio vulnerable. A partir de una metodología cualitativa, apropiando un estudio de caso, realizado en una unidad escolar pública, ubicada en la localidad de São Miguel Paulista, por ser un lugar de alto índice de vulnerabilidad social Paulista (IPVS), utilizando para ello instrumentos de recolección de información como entrevistas, observación directa con registro de notas de campo, recolección de cuadernos escolares y registros de aula de profesores, de las clases de tercer año de Enseñanza Fundamental; entendiendo las dos últimas fuentes como de carácter documental, considerado como artefactos culturales (equipos, soportes y materiales escritos), involucrados en las interacciones y ciertos usos de la escritura en las aulas de clase. Los resultados encontrados en esta investigación se refieren a los tres componentes tomados como base para verificar la calidad de las oportunidades educacionales (tiempo, estructura organizacional y lo que se enseña en lengua portuguesa). En relación a los tiempos se verificó que los alumnos de esta escuela poseen menos tiempo de dedicación al aprendizaje, en días lectivos y tiempo efectivo en el aula, lo que pueden desfavorecer a los niños que ya viven en condiciones socioeconómicas precarias. En cuanto a la estructura organizacional del aula de lengua portuguesa, se observó que el tiempo dedicado para el desarrollo es mayor, en detrimento de las dos otras etapas (apertura y cierre). En relación a lo que se enseña en Lengua Portuguesa, se verificó cuatro cuadernos en los que la enseñanza está centrada en el uso de los géneros de discurso cuando el dispositivo didáctico es la lectura oral, habia enseñanza de la gramática, objeto de enseñanza no previsto para esta etapa de escolarización. Cuando el dispositivo didáctico movilizado es la producción textual el objeto de enseñanza se restringe a textos escolares y frases.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O enfrentamento da violência doméstica na saúde em território vulnerável: uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Souza, Josilene Brandão de [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; http://lattes.cnpq.br/1115638491600164; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A violência doméstica é uma problemática de saúde pública que ooorre desde os primórdios da humanidade e tem suas raízes firmadas nas desigualdades de gênero e na concentração de poder. Assim, com o objetivo de compreender como os serviços de saúde atendem mulheres vítimas de violencia doméstica em situação de vulnerabilidade social, foi realizada essa revião de escopo de fevereiro a junho de 2023, proposta de Joanna Briggs Institute, nas bases BVS, PubMed, Embase, Scielo, PsycInfo, Scopus e Web of Science, dentro do recorte de 2020 e 2021. Foram analisados 6 artigos subdivididos em dois eixos: Com base nos resultados obtidos, pautou-se a discussão em dois principais eixos: a violência contra mulher como um fenomeno sócio-histórico-cultural e a busca pelos serviços de saúde por vítimas de violência doméstica. Os resultados apontam que os serviços de saúde ainda se mostram pouco preparados para o atendimento de taos vítimas, principalmente quando a violencia não se apresenta de forma física. Apesar de todas as limitações e sucateamento que encontram, os serviços de saúde são primórdiais para o reconhecimento e atendimento de casos de violencia doméstica. Para que eles atuem de forma plena e integral é preciso que haja um maior investimento do Estado, tanto na estrutura dos serviços quanto na capacitação dos profissionais, além disso, é preciso que a violencia seja reconhecida com sua devida importância, tratada sem estigmas e banalização.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensaio clínico de medicamento para controle da fissura em usuários de crack sob cuidados na RAPS: um estudo de caso(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019) Jezierski, Marta Ana [UNIFESP]; Rios, Ademar Arthur Chioro dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9454572596499303; http://lattes.cnpq.br/4844930507147288; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: According to data from the Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) on crack use in Brazil, only 0.5% of the Brazilian population use crack cocaine regularly. The motivation to start using reported by 29.2% of the interviewees was related to family problems, important affective losses and social pressure. As scientific studies on the subject can be carried out through different types of research, in 2016, a randomized clinical trial (RCT) was proposed among crack users under Mental Health Services (MHS) care to investigate the efficacy of a drug designed to relieve fissure (abstinence crisis) by crack. However, in the course of its development, the study encountered barriers and faced so many biases that it became completely unfeasible. Objectives: The objective of this doctoral was to carry out a case report on the RCT from the identification and discussion of the critical nodes of the originally research design, the challenges related to care with crack users, as well as the problems and challenges related to MHS as a space to produce scientific research. Methods: The Consolidated Standards of Reporting Trials (Consort, 2010) was used for the critical analysis of the RCT. A Bibliographic Review was performed for the analysis on the subjects to whom the potential benefits of the drug’s use were destined and the MHS structure for the care of these subjects. Results: The critical analysis carried out with Consort, showed that the proposed RCT failed to fulfill 17 of the 25 evidence-based requirements set out in the guideline. The RCT sample should have 150 patients allocated in 2 groups (control and experimental), but only 5 participants concluded the protocol, and it is not possible to validate the RCT. The methodological biases were basically derived from the choice and vulnerability of the study population. Conclusion: This critical analysis invites a reflection on the difficulties and limits involved in conducting an RCT in the MHS with population samples under high vulnerability. The development and analysis of research should consider mapping the imperceptible networks developed by drug users and other street individuals beyond the formal points of the MHS and taking as a starting point the user in their life context, relationships and treatment, having as guiding the Individual Therapeutic Project.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de efetividade de um programa de atendimento psicossocial para adolescentes em vulnerabilidade social(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-01-19) Paula, Tassiane Cristine Santos de [UNIFESP]; Andreoli, Sergio Baxter [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3330444987520974; http://lattes.cnpq.br/1137427787279151; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Study the adherence to psychosocial care program and evaluate the effectiveness of this program with adolescents in social vulnerability for keep or return in school . Method: Naturalistic retrospective follow-up of 282 adolescents attended 2007 to 2012, in multidisciplinary intervention program with assumptions oh Harm Reduction approach. The condition of being studying after six months was evaluated among the individuals who adhered and those leaving the program. The intervention effect was evaluated by logistic regression models. Results: 55% boys; 60% urban area and 40% rural; 24% family income below of the poverty line; 23% school dropouts; 59% gap with school-age series; and 50% problem at school. The association between adherence to the intervention and be studying after 6 months was significant Odds = 6,86 (IC 95% - 2,70 ? 17,38), after controlling of the effect of others variables associated with outcome. Conclusion: The study showed that psychosocial care program, multidisciplinary preventive character and health promoter is effective in rehabilitation and school continuity adolescents in social vulnerability.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eventos climáticos extremos e seus reflexos na vulnerabilidade social e ambiental em Santos/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-04) Kiguti, Lívia Sayumi Honda [UNIFESP]; Avancini, Gabriella Forato [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; Franco, Pacita Lopez; http://lattes.cnpq.br/3240440463632016; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/6999260536507436; http://lattes.cnpq.br/4558633486414889; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Segundo relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), Santos aparece na lista de cidades brasileiras litorâneas com grau de vulnerabilidade elevado aos impactos das mudanças do clima, junto com Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. A vulnerabilidade social e ambiental ocasionada por eventos climáticos extremos pode ser notada mais frequentemente em regiões costeiras, isso se deve à predominância de chuva intensas, tempestades, inundações e erosão costeira, que provocam enchentes, deslizamentos e inundações, além de afetarem a infraestrutura dessas regiões. Dessa forma, é proposto realizar uma investigação sobre vulnerabilidade social e ambiental com relação às alterações climáticas na cidade de Santos, município litorâneo do estado de São Paulo, visto que grande parte da cidade está em áreas altamente vulneráveis à eventos extremos de chuva, visando assim, verificar os eventos climáticos históricos da cidade e seus impactos socioambientais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a frequência de eventos extremos na região de Santos-SP associando-os ao histórico de chuvas e às mudanças climáticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores preditivos de reinserção social através do acolhimento em comunidades terapêuticas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-30) Barreto, Kátia Isicawa de Sousa [UNIFESP]; Laranjeira, Ronaldo Ramos [UNIFESP]; Madruga, Clarice Sandi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0659290459957967; http://lattes.cnpq.br/4152477223577402; http://lattes.cnpq.br/7855376983653153Objetivo: A Comunidade Terapêutica (CT) é um serviço para tratamento e recuperação de Transtorno por Uso de Substância (TUS) que faz parte da rede de atenção psicossocial desde 2011, e recebe recursos públicos crescentes, sendo crucial a avaliação e o monitoramento das intervenções utilizadas para o tratamento e a recuperação de indivíduos com TUS. Método: estudo de análise documental que compôs a primeira fase da implementação do sistema de monitoramento na rede de CTs financiadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Foram analisados os dados sobre o perfil sociodemográfico, indicadores sobre saúde e vulnerabilidade social dos acolhidos nessas instituições bem como dados sobre a permanência no tratamento, a oferta de atividades desenvolvidas durante o período de acolhimento e indicadores de reinserção social no momento do seu desligamento. Além das análises descritivas de todos os indicadores investigados, foram realizados testes de regressão multivariada e mediação para determinar os fatores associados aos desfechos de reinserção social ao desligamento. Resultados: Os resultados descrevem um perfil em extrema vulnerabilidade social, com quase sua totalidade em situação rua. O tempo de permanência médio nas instituições foi de pouco menos de três meses e menos da metade dos indivíduos foram expostos a pelo menos uma atividade de cada um dos quatro domínios propostos pela regulamentação nacional (atividades recreativas, educativas ou de formação profissional, de espiritualidade e de autocuidado e sociabilidade). e no momento do desligamento conseguiram se reinserir socialmente. Mais da metade dos indivíduos retornaram ao convívio familiar, mais de um quarto deles tinham autossustento e apenas um quinto desses indivíduos apresentaram ambos os indicadores de reinserção social no momento do desligamento. O tempo em acolhimento nas CTs foi o maior preditor de reinserção social, com as chances de reinserção aumentando em quase nove vezes na permanência de pelo menos 90 dias. A exposição de uma maior diversidade de atividades terapêuticas durante o acolhimento aumentou em quase oito vezes essas chances. Ambas as associações permanecem significativas ainda quando ajustadas mutuamente. Foi confirmada a hipótese de que a associação entre permanência e reinserção social é mediada pela exposição às intervenções terapêuticas medida através da diversidade de atividades ofertadas. Conclusões: O resultado obtido demonstra o potencial dessa modalidade de tratamento mediante o cumprimento das suas normativas bem como perante a participação em um sistema de monitoramento que envolve também a capacitação profissional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Insegurança alimentar e insegurança hídrica domiciliar em populações ribeirinhas da bacia hidrográfica do Amazonas, Brasil, no contexto da pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-27) Mata, Mayline Menezes da [UNIFESP]; Medeiros, Maria Angélica Tavares de [UNIFESP]; Sañudo, Adriana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1676711953464613; http://lattes.cnpq.br/4891875284385301; http://lattes.cnpq.br/4365986069389039Objetivo: Identificar, estimar e analisar a prevalência de (in)segurança alimentar e de (in)segurança hídrica domiciliar em um município do médio Amazonas, Brasil, e os fatores associados, no contexto da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal incluindo dados primários e secundários. Realizou-se um inquérito populacional no município de Itapiranga, Amazonas, para analisar o acesso à alimentação e à água, com uma amostra probabilística de 983 domicílios da área urbana, e um estudo censitário de 160 da área rural, totalizando 1.143 domicílios. No estudo com dados secundários, utilizaram-se 185.528 amostras de água, para analisar a qualidade e a disponibilidade da água para consumo humano no estado do Amazonas, no período de agosto a dezembro de 2021. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo, sob o CAAE nº 55669522.5.0000.5505. Utilizaram-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), para medir os níveis de Segurança e Insegurança Alimentar (IA), e a Household Water Insecurity Experiences (HWISE) Scale, validada internacionalmente, além de indicadores de vigilância da água, como parâmetros físico-químico e microbiológico. Resultados: Verificaram-se altas taxas de IA em Itapiranga, sobretudo na forma grave, independentemente associada à situação de vulnerabilidade socioeconômica, à falta de serviços públicos e à insegurança hídrica (IH) domiciliar. Similarmente, a prevalência de IH foi alta, principalmente nos domicílios urbanos. Interligadas, a insegurança hídrica parece exercer forte influência sobre ocorrência de insegurança alimentar, particularmente na forma grave. Ademais, demonstrou-se que a água distribuída no Estado do Amazonas é inadequada para o consumo humano e desigualmente distribuída. Conclusões: A fome e a falta de acesso à água figuram como graves questões de saúde pública no interior do Estado do Amazonas, problemática ocultada pela vastidão das águas e pela biodiversidade desse território. A isso se somam as vulnerabilidades históricas, intensificadas pela pandemia da Covid-19. Finalmente, evidencia-se o papel estratégico de estudos dessa natureza, valendo-se de indicadores capazes de medir a experiência em relação à insegurança alimentar e à insegurança hídrica nos domicílios e seus condicionantes, balizadores para a ação política organizada e para a gestão pública, em territórios com características semelhantes.
- ItemEmbargoMeio ambiente em retratos: denúncias e novos debates a Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-21) Horniche, Larissa Helena [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/6844179774343991; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Parte-se do entendimento de meio ambiente como “morada”, isto é, um ecossistema que abriga diversos seres vivos. Na atualidade, vivencia-se uma crise ambiental que se estabelece em virtude da aposta no crescimento econômico e exploração de recursos naturais como fator primordial do desenvolvimento humano. Em consequência, visualiza-se manifestações desta mesma crise nos modos de vida e na relação estabelecida entre sujeitos e meio ambiente dentro de seus territórios. Na terapia ocupacional, sabe-se que é escassa a produção de estudos acerca da temática; entretanto, como campo que intervém nos territórios e atua com as atividades humanas, é emergente a admissão da dimensão socioambiental em suas práticas. A presente pesquisa objetivou compreender como o meio ambiente é percebido pelo sujeito dentro do seu território e como a questão ambiental atravessa as atividades que realiza em seu cotidiano. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória e qualitativa, inspirada no método photovoice, em três fases: 1) Aproximação, contato com a equipe do projeto de extensão parceiro do estudo, para indicação de colaboradores; 2) Contato com o meio ambiente, convite aos colaboradores e primeiro encontro para apresentação da pesquisa; 3) Voz pelas fotografias, segundo encontro no qual, a partir da apresentação das fotografias, foi proporcionado um espaço de reflexão sobre a temática meio ambiente. Os resultados demonstraram que a percepção dos participantes a respeito de meio ambiente está diretamente relacionada às problemáticas ambientais do território, como descarte irregular de lixos e poluição; e aos conceitos de injustiça e racismo ambiental, principalmente no que concerne à relação entre meio ambiente e população em situação de rua, deflagrados em vários retratos e análises, e à desassistência do poder público em territórios de grande vulnerabilidade social. Por fim, aponta-se que a terapia ocupacional social, a partir de suas práticas e arcabouço teórico, tem a possibilidade de atuar dentro da micro e macroestrutura para caminhar em uma direção contrária aos exemplos de injustiça ambiental, visando o acesso aos direitos que possibilita a justiça ambiental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres e a diabetes gestacional: experiências vivenciadas enquanto usuárias de unidades de saúde na Zona Noroeste de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Brito, Giovana Lima [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; http://lattes.cnpq.br/5077717112940168; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A diabetes gestacional é uma condição que gera o aumento do nível de glicose no sangue durante a gestação e isso pode causar complicações para mãe e bebê a curto e longo prazo. As intervenções diante a doença perpassam por questões que excedem apenas a alimentação e este projeto explora a relação entre o controle da doença e o processo de cuidado em contexto de vulnerabilidade social. O objetivo do trabalho foi compreender a experiência da mulher com diagnóstico de diabetes mellitus gestacional, em um contexto de vulnerabilidade social, em relação ao processo de adoecimento e cuidado, incluindo a alimentação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em conjunto com o Projeto de Extensão “Tecendo a Rede de cuidado à saúde da mulher e da criança na Zona Noroeste de Santos” cadastrado no SIEX/PROEC Unifesp e aprovado no CEP Unifesp. O estudo foi conduzido no território do bairro Jardim Piratininga em Santos e na Unidade de Saúde da Família (USF) localizada no mesmo, onde foram feitas conversas, registradas em diário de campo, com trabalhadores da atenção básica como enfermeiras e agentes comunitários de saúde que possibilitaram a aproximação com usuárias do serviço diagnosticadas com diabetes gestacional e a pesquisa no sistema de prontuários online. Foram identificadas 9 mulheres com diagnóstico confirmado de diabetes gestacional nos anos de 2020 a 2023, que ainda moravam no território e estavam no período pós parto. Após tentativas de contato, foram realizadas entrevistas com 6 (seis) destas mulheres, para tratar sobre sua realidade e histórico de saúde, até chegar ao momento da gestação e no diagnóstico da diabetes e como isso impactou sua vida, as dificuldades encontradas ao longo deste processo, o que ela mudou em sua alimentação e quais orientações ela recebeu e seguiu durante o pré-natal e após o nascimento. Os resultados da pesquisa mostram que as orientações recebidas pelas usuárias tem como foco a diminuição do açúcar adicionado, pão e farinhas e que essa mudança de hábitos mostrou-se desafiadora, ainda assim, a motivação para seguir as recomendações se baseou na preocupação com a saúde do bebê. Também foi pontuada a importância do acompanhamento e o apoio dado pela USF e a satisfação com o atendimento tanto na USF quanto no serviço especializado. Sabe-se que a diabetes é uma patologia complexa que envolve o acesso a direitos básicos e condições de vida da população, por isso, é importante que os profissionais estejam atentos para essas questões durante o atendimento e tratamento desta condição, promovendo um cuidado integral às mulheres.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O cuidado na saúde mental praticado por mulheres no âmbito doméstico em um território em vulnerabilidade social no Brejo Santo-CE(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Cabral, Michelle Nunes Ferreira [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; http://lattes.cnpq.br/7681524028670925; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação tem como objetivo compreender os sentidos e significados do cuidado praticado por mulheres prestado a pessoas em sofrimento mental em atendimento especializado no território em vulnerabilidade social em Brejo Santo-CE. A compreensão social, familiar e intersubjetiva das pessoas e do seu processo de sofrimento mental viabiliza a humanização do cuidado e a diminuição das ocorrências na saúde. Com essa discussão, partimos do referencial teórico da Psicologia Sóciohistórica para a complexidade da condição humana e da saúde, que abrange aspectos psicossociais, históricos e culturais. Com essa discussão, partimos do referencial teórico da Psicologia sócio-histórica, que compreende a condição humana. Trata-se de uma pesquisa de campo, na qual foram coletadas informações de caráter sociodemográficos e narrativas de sete mulheres adultas em situação de vulnerabilidade social que residem no município de Brejo Santo, localizado no interior cearense. Elas são responsáveis pelo cuidado doméstico disponibilizado às pessoas em sofrimento mental, assistidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do referido município. O caminho metodológico teve como norte o aporte teórico e metodológico da pesquisa qualitativa e a análise dos dados foi fundamentada na Hermenêutica de Profundidade, segundo Thompson (1995). O estudo apresenta uma descrição social e histórica fundamentada em dados nas literaturas acadêmicas, jornais, órgãos oficiais do governo e relatos das colaboradoras da pesquisa. Diante do contexto do território estudado e com a aproximação dos sujeitos, iniciou-se o processo de categorização (Rey, 2011), pela própria pesquisadora. A primeira zona de sentido descreve a substituição dos serviços hospitalocêntricos de saúde pelos serviços de reinserção do sujeito em sofrimento mental que foi ao CAPS e pelas percepções das mulheres em vulnerabilidade social diante das determinações das relações sociais presentes no processo do adoecimento e cuidado. Este é um momento pautado principalmente nos referenciais teóricos de Passos (2018). A segunda categoria aprofunda sobre o uso da ética do cuidado, pautada em Maria de Lourdes Pintasilgo (2011), que é intrínseca às ações dos sujeitos no processo do adoecimento/cuidado. Finalizamos esta análise promovendo uma síntese de todas as etapas, ficando evidente que as vulnerabilidades condicionam maior desigualdade social entre homens e mulheres, principalmente no que tange ao cuidado doméstico. As narrativas registradas na pesquisa expuseram os desafios pela busca do cuidado e também as potencialidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento das pessoas em sofrimento mental, especificamente nos serviços do CAPS. Assim foi possível evidenciar como a desumanidade em saúde pode se revelar para as classes mais vulneráveis da sociedade. Além disso, elas evidenciaram também as possibilidades do cuidado para a transformação e valorização da vida humana.
- ItemEmbargoO Planejamento Reprodutivo a partir da perspectiva de direito: estudo com mulheres em um serviço de Atenção Básica em saúde da Zona Noroeste de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-28) Santos, Suellen Cristina Silva dos [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; http://lattes.cnpq.br/0612435973339809; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa qualitativa vinculada ao projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp) intitulado “Tecendo a Rede de Cuidado à Saúde da Mulher na Zona Noroeste de Santos”. Se desenvolveu a partir de casos acompanhados e discutidos com a equipe da unidade de saúde, os quais optaram pela utilização de métodos contraceptivos e relataram sua experiência enquanto sujeitos usuárias no serviço da Atenção Básica (USF Piratininga) localizado na Zona Noroeste do município de Santos.Teve portanto, como finalidade apreender as condições que perpassam o direito das mulheres sobre seus corpos enquanto uma das prioridades na agenda de saúde pública, em meio a tensões sociais em uma sociedade machista e patriarcal que tende a impor formas de controle sexual e reprodutivo como forma de manutenção dessa ordem social. A vulnerabilidade social, intercorrências no território,tais como a violência, a questão étnico racial prevalente e outros elementos foram norteadores para a análise do material coletado e que enfatizam a relevância desta pesquisa e seu papel político para sensibilizar o olhar para um território que é, por vezes, desconsiderado enquanto parte integrante do município de Santos em decorrência a um processo de segregação social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa de intervenção em Fonoaudiologia Educacional para crianças em situação de vulnerabilidade social: orientação aos monitores(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-10) Malafaia, Raquel Galego [UNIFESP]; Sacaloski, Marisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/4868755344404277Vulnerabilidade é um termo multidimensional que abrange as dimensões individuais, programáticas e sociais do indivíduo. A vulnerabilidade social pode comprometer o ciclo de vida, mobilidade social e identidade social, assim como as características do espaço social, as normas sociais vigentes, as normas institucionais, as relações de gênero, entre outros aspectos (BERTOLOZZI et al., 2009). Ademais, este termo abrange, sobretudo, a condição de indivíduos ou grupos em situação de fragilidade e/ou degradação, que os tornam expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social (XIMENES, 2010). Tendo isto em vista, pode-se dizer que a vulnerabilidade social pode acarretar consequências que impedem o desenvolvimento pleno de inúmeras comunidades e regiões. Sendo a condição socioeconômica um dos fatores mais frequentemente associados aos elevados números de analfabetismo (IBGE, 2022) de crianças entre 6 a 7 anos, é importante dispor de estratégias para que o direito à educação, prescrito pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, seja respeitado. A Fonoaudiologia Educacional pode exercer importante papel na identificação precoce de possíveis atrasos das crianças em situação de vulnerabilidade, bem como a realização de uma intervenção mais específica para a aquisição da leitura e da escrita. OBJETIVO: Elaborar um programa de remediação com foco nas habilidades subjacentes à leitura e à escrita. MÉTODOS: levantamento da literatura pertinente à temática para o desenvolvimento do material informativo e do programa de remediação foi realizado nas bases de dados Medline, BVS (via PubMed) e Portal de Periódicos da Capes (LILACS, SciELO, Codas) em um intervalo de tempo de 15 anos (de 2008 até 2023) em portugues e em inglês utilizando os unitermos Leitura e Escrita, Modelo RTI, Consciência Fonológica, Consciência Fonológica e Intervenção e seus correspondentes em inglês: Reading and Writing, Phonological Awareness, Phonological Awareness and Intervention. Baseando-se nos achados, foi elaborado um programa de remediação para a estimulação das habilidades preditoras da leitura e escrita, tendo sido dividido em 8 sessões, composto por 5 atividades cada, englobando habilidades de Discriminação auditiva, acesso ao léxico, Consciência Fonológica (associação grafema-fonêma, síntese, exclusão, adição e transposição fonêmica), nomeação rápida finalizando com a leitura propriamente dita graduada em nível de complexidade, assim como as atividades anteriores, inicialmente com parlendas, seguidas de textos curtos, médios e longos. Para a realização das atividades foram desenvolvidos: o caderno de instruções, o caderno de respostas das crianças e as imagens dos estímulos utilizados. Além disso, para verificar a eficácia do programa, foram elaborados dois questionários eletrônicos Google Forms, para a aplicação no início e no final da implementação do programa. RESULTADOS: Por meio do levantamento da literatura, foi possível encontrar 30 artigos a despeito do tema em questão para a elaboração do programa de estimulação baseado nas habilidades preditoras da aquisição da leitura e da escrita mais relevantes. A literatura apontou que Discriminação auditiva, acesso ao léxico, Consciência Fonológica (associação grafema-fonêma, síntese, exclusão, adição e transposição fonêmica), nomeação rápida e leitura propriamente dita graduada em nível de complexidade são estratégias cruciais para a construção da capacidade de ler e escrever. CONCLUSÃO: O programa de remediação é um instrumento importante para desenvolver as habilidades preditoras da leitura e da escrita.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Programa Renda Cidadã no CRAS Vila Margarida: contextualização e aproximações avaliativas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-16) Moraes, Sarah Barbosa Ferreira de [UNIFESP]; Acosta, Ana Rojas [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0214861191886771; http://lattes.cnpq.br/4761034356311819; http://lattes.cnpq.br/2491508979944841; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho buscou analisar a operacionalização do programa estadual de transferência de renda denominado Renda Cidadã no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Margarida, território localizado no município paulista de São Vicente, através de fundamentação teórica e pesquisa quali-quantitativa, visando estabelecer aproximações avaliativas. Neste trabalho verificamos por meio de estudos sobre a temática e entrevistas semiestruturadas com um grupo de beneficiárias, as hipóteses de que a liberdade dada no emprego do valor do benefício proporciona autonomia, que a educação socioprofissional gera o empoderamento destas mulheres e que a não efetivação do incremento da renda familiar deve-se a fatores ligados à vulnerabilidade social. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com as profissionais envolvidas na operacionalização do programa Renda Cidadã, objetivando identificar o entendimento que possuem acerca do Programa e apontar as dificuldades apresentadas nas diferentes ações de operacionalização.