Navegando por Palavras-chave "Volatilidade"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de risco e retorno de fundos multimercados no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16) Silva, Ruann Barbosa Venancio da [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolivar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112O Brasil contempla atualmente um cenário de retomada de crescimento e desafios a serem vencidos e, com isso, torna-se cada vez mais uma vitrine de oportunidades de negócios devido a melhoras econômicas, políticas e institucionais, apresentando um sistema financeiro com maior solidez quando comparado com outras economias emergentes. Uma tendência atual de diversas economias do mundo, inclusive a do Brasil, é de adotar políticas econômicas com baixa taxa de juros. Este fato impacta diversos setores da economia, em especial, o mercado financeiro que não mais dispõe de ativos de baixo risco com alta rentabilidade. Um movimento natural dos gestores de fundos para continuar oferecendo retorno atrativo aos investidores é alocar em ativos de maior risco. O presente trabalho visa identificar se embora, a volatilidade se representa como um fator de risco, a mesma pode impactar positivamente na gestão de fundos de investimentos multimercados macro no Brasil, dividindo-os em fundos de baixo, médio e alto risco, por meio da análise da volatilidade incorrida no período de 1 ano. Para isso, esta pesquisa analisa por meio de teste de média do retorno e do índice de Sharpe de mais 500 fundos ativos no Brasil. Como resultado para averiguar se a volatilidade pode contribuir como fator positivo para retorno e performance de fundos de investimentos foi possível constatar uma tendência de que gestões de fundos de maior risco obtiveram maior retorno e maior desempenhos do que fundos de baixo risco.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do desempenho dos fundos de investimento imobiliários no Brasil com foco na volatilidade(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Borges, Lucas de Oliveira [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolívar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112; http://lattes.cnpq.br/8396891424894777Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são uma modalidade de investimento que vem ganhando cada vez mais popularidade, além de quantidade de investidores e volume negociado, assumindo valores recordes nos últimos anos, e com todo o crescimento também é possível verificar um aumento do risco/volatilidade desse mercado. O presente trabalho visa avaliar o desempenho dos fundos imobiliários brasileiros entre 2016 e 2020, examinando seu efeito de diversificação frente ao mercado de ações em dados contextos econômicos, e análise do risco-retorno dos segmentos desse mercado pelo Índice de Sharpe, indicando aqueles que se destacaram nos últimos anos. Dentre os destaques, a melhor performance é atribuída ao segmento de Logística, e a pior ao de Lajes Corporativas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contratos futuros: um estudo sobre fatores de influência na demanda por derivativos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-22) Sena, Juliane da Silva [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O Mercado Financeiro como um todo, e mais especificamente o Mercado Cambial, são organismos dinâmicos e altamente sensíveis às notícias, indicadores, dados e afins. Estes fatores propiciam variações nos níveis de seus respectivos mercados, ou seja, a volatilidade está diretamente ligada às constantes mudanças nos preços. A fim de entender o fenômeno da atratividade dos contratos derivativos, o presente trabalho visa analisar, através do modelo de Vetores Auto Regressivos, fatores potencialmente relacionados à demanda por contratos de Opções e Dólar Futuro, num comparativo com variáveis de indicadores mensalmente disponibilizados, numa série histórica de Outubro de 2001 a Julho de 2022.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Governança corporativa e volatilidade: uma análise para os três níveis do mercado diferenciado da b3 utilizando modelos garch, tgarch e egarch(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Santos, Matheus Neres dos [UNIFESP]; Mendonça, Diogo de Prince [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3160691112817642; http://lattes.cnpq.br/1118248090925024A adoção de práticas de governança corporativa pelas empresas objetiva proporcionar uma maior transparência na divulgação dos resultados econômicos e financeiros para seus acionistas, assim como na redução dos conflitos de agência, o que implica em uma melhor gestão empresarial. Este projeto de pesquisa objetiva avaliar se a implementação de práticas de governança corporativa altera o padrão de volatilidade (ou risco) dos retornos das ações das empresas brasileiras de capital aberto que possuem seus papéis negociados nos níveis diferenciados de governança corporativa da B3. Serão considerados modelos de variância condicional da família GARCH para estimar a variância condicional com base em dados que compreendem o período anterior e posterior a listagem dessas empresas nos mercados diferenciados, de forma a se verificar se há uma alteração no padrão de volatilidade das ações. Além disso, essa análise compreenderá as empresas com ações negociadas nos três níveis de governança da B3, Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado, para mensurar se há distinção dos efeitos das práticas de governança sobre a volatilidade de acordo com o aumento das exigências do segmento diferenciado de listagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto de grandes acontecimentos no mercado financeiro.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-22) Hengles, Carlos Eduardo dos Santos [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O mercado financeiro, em todo seu histórico, sempre foi marcado por diversos fatores que afetaram diretamente seu comportamento. A maior parte destes fatores, estão ligados ao mercado e à economia e podem ser previstos e estimados com maior facilidade. Apesar disso, há também fatores imprevisíveis, que são capazes de causar colapsos no mercado financeiro. Nestes casos, as medidas tomadas acabam tendo a necessidade de seguir um caminho diferente na manipulação dos riscos envolvidos para a estimação dos impactos causados e do tempo necessário para voltar à normalidade. Dito isso, o objetivo deste trabalho é avaliar alguns acontecimentos passados que tiveram impactos relevantes no mercado, visando trazer resultados referentes ao dano causado e ao tempo necessário para atingir novamente um cenário de normalidade. Dessa forma, espera-se obter resultados que expliquem se os efeitos desses eventos são relevantes no longo prazo, ou não.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mercado financeiro: introdução aos investimentos e o estudo das opções(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-22) Souza, Gabriel Bernardinelli de [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870; http://lattes.cnpq.br/6136265128577674O dinheiro move o mundo, portanto, se faz necessária a busca de informações para o encontro de novos métodos para adquiri-lo e as melhores formas para multiplica-lo, como por exemplo: as aplicações e investimentos. O mercado financeiro de investimentos nos disponibiliza diversas informações referentes às aplicações que estão disponíveis para investir, apresentando cada tipo de aplicação, conforme suas características, seus possíveis rendimentos de acordo com o prazo em que se aplica. Tornando necessário que o investidor busque todas as informações relevantes para a aplicação, pois podem existir riscos, diante dos riscos podem haver perdas, e é evidente que o mesmo não possua intenção de perda, mas sim de aumentar o seu patrimônio. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo reunir essas informações, como forma de instrução para quem deseja investir no mercado de opções. Este trabalho apresentará as diversas estratégias de investimentos com opções financeiras, associando-as aos seus riscos e retornos. As opções são um tipo de derivativo, um derivativo como o próprio nome já diz, é um ativo que deriva de outro ativo chamado ativo objeto. Derivativos são instrumentos financeiros sem valor próprio. Eles têm esse nome por derivarem seu valor de algum outro ativo, e exatamente por isso servem para limitar o risco de flutuações do mercado. O termo derivativo surgiu inicialmente para proteção contra o risco de oscilação de moedas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Modelos de volatilidade condicional GARCH e EWMA: um estudo comparativo(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-27) Miranda, Kananda Dayele Fortes [UNIFESP]; Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9134156549907160Este trabalho tem como objetivo a comparação entre os modelos de volatilidade condicional (EWMA e GARCH), utilizando dados de mercado como as ações da empresa Petrobrás. O trabalho analisou a importância do gerenciamento de riscos para o mercado financeiro de ações e baseou-se na análise estatística realizada para as ações da empresa Petrobrás. O período analisado consiste entre 02/01/2014 até 28/12/2018, abarcando o período de crise política brasileira que teve seu auge no período do segundo semestre de 2015 e o período de pré-eleições presidenciais no segundo semestre de 2018. O intuito do presente estudo consistiu na comparabilidade entre a utilização dos modelos de volatilidade condicional EWMA (Exponencially Weighted Moving Average) e modelos GARCH (General Autoregressive Conditional Heteroscedasticity) no que tange à previsibilidade da volatilidade dos preços das ações da empresa Petrobrás. Adicionado a isso, foi utilizada a metodologia valor em risco paramétrico com o intuito de demonstrar a eficiência empírica dos modelos a partir da quantidade de violações que obtiveram. A conclusão obtida nesta análise é que ambos os modelos possuem capacidade preditiva sob a ótica valor em risco, visto que retornaram valores de violações inferiores ao limite proposto de 5% das observações consideradas para o cálculo do VaR.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Transbordamento de volatilidade: uma análise do ‘spillover effect’ nos retornos do mercado de criptoativos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16) Llorente, Lucas Leite [UNIFESP]; Ikeda, Ricardo Hirata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8947172754130123; http://lattes.cnpq.br/2183461722116282O presente trabalho tem como objetivo apresentar como a dinâmica de conectividade entre o bitcoin e os demais criptoativos afetou seus respectivos retornos entre 2018 e 2022, seja, dessa forma mostrar como o efeito de spillover se dá por meio dos retornos diários, os quais são afetados por transmissões de volatilidade e influenciados por fatores exógenos e endógenos ao mercado em estudo, como a dominância de mercado e a recente pandemia provocada pelo COVID-19. Como fonte primária de pesquisa, foram coletados dados de retornos diário do banco de dados do website investing.com. Inicia-se com o levantamento do referencial teórico, que serviu como base da pesquisa científica sobre o efeito de transbordamento de volatilidade e o mercado de criptoativos. Logo, a fim de estimar e interpretar os transbordamentos foram utilizadas abordagens de decomposição da variância do erro de previsão por modelo generalizado GFEVD via VAR; da correlação de Pearson; da causalidade de Granger de primeira ordem e de quebras estruturais nos resíduos de previsão por modelo de função de resposta ao impulso IRF via OLS-CUSUM. Posteriormente foram confeccionados e analisados os resultados com base nas técnicas de pesquisa apresentadas. A partir dos resultados obtidos, foi possível notar a magnitude e decomposição do transbordamento por criptoativo, os quais corroboraram à criação de um regime de interação de spillovers acima dos cinquenta por cento no período de análise, dividido em janelas de retornos. Verificando que a dinâmica de conectividade se manteve muito forte tanto no curtíssimo prazo quanto no período total, ao passo da diminuição da dominância de influência por transbordamento do Bitcoin.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Value at risk: aplicabilidade sobre derivativos de energia elétrica no mercado brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Gonçalves, Gabriel Souza [UNIFESP]; Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9134156549907160O texto aborda a evolução do setor elétrico brasileiro desde a defasagem regulatória nos anos 90 em comparação com seus pares internacionais. A necessidade de maior abertura para atrair investimentos resultou na implementação de marcos regulatórios, permitindo que consumidores com carga acima de 10.000 kWh contratem energia diretamente aos fornecedores. A criação da ANEEL em 1996 visou garantir o pleno funcionamento do setor. No Mercado Livre de Energia, os contratos são negociados sem padronização contratual, com riscos de crédito e contratual a cargo dos participantes. A precificação da energia, determinada pela CCEE, é baseada em modelos computacionais de oferta, demanda e custos de geração, sendo influenciada pela volatilidade decorrente da predominância de fontes hidráulicas na matriz elétrica brasileira. Diante da imprevisibilidade, consumidores buscam proteção comprando antecipadamente, enquanto comercializadores e geradores utilizam métodos do mercado financeiro, como o Value at Risk (VaR), para mitigar riscos financeiros em seus portfólios de contratos de energia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Volatilidade de ações em fusões e aquisições de empresas(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-06) Cruz, Julia Monique da Costa [UNIFESP]; Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9134156549907160Esta monografia tem por objetivo analisar se o anúncio das operações de fusões e aquisições causa efeito estatisticamente significativo na volatilidade dos retornos das ações de empresas estrangeiras que compram empresas brasileiras. Foram escolhidas 30 corporações que possuem sede em país estrangeiro, e que possuem capital aberto, que adquiriram companhias brasileiras entre os anos de 2004 a 2019. Foram coletados os dados dos valores diários de fechamento das ações das empresas escolhidas no período de 60 dias antes dos anúncios das operações de F&A a 60 dias após. A metodologia utilizada para a estimação da volatilidade compreendeu o uso dos modelos ARCH (Autoregressive Conditional Heterocedasticity) e GARCH (generalized ARCH) de acordo com suas especificidades, e o problema do trabalho foi respondido utilizando o teste de Wilcoxon. Como resultado, observou-se que o anúncio das operações de fusões e aquisições causa efeito estatisticamente significativo na volatilidade dos retornos de empresas estrangeiras que compram empresas brasileiras.