Navegando por Palavras-chave "Vantagem competitiva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diversidade nas organizações: um estudo da empresa Hidrovias do Brasil S.A.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Santos, Maria Olívia Cavalcanti Alves dos [UNIFESP]; Brelàz, Gabriela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212; http://lattes.cnpq.br/1358406356066843Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir a necessidade de estudos sobre diversidade nas organizações e traz a empresa de soluções integradas em infraestrutura e transporte hidroviário Hidrovias do Brasil S.A. como objeto de análise. A problemática central foi: de que modo a diversidade nas organizações podem trazer benefício para seu desenvolvimento? A revisão bibliográfica em caráter exploratório está baseada em cultura e clima organizacionais, gestão da diversidade, diversidades nas organizações, vantagem competitiva e discriminação. A metodologia foi pesquisa de abordagem qualitativa de análise de dados do ambiente organizacional e iniciativas em prol da diversidade na empresa. A revisão teórica evidenciou que a diversidade deve ser enxergada como um atributo de valor à vantagem competitiva e, portanto, deve ser desenvolvida e compor o plano estratégico de crescimento das empresas. Ainda, a partir da análise de dados internos, concluiu-se que empresa estudada é muito incipiente com relação à gestão da diversidade, embora tenha, de fato, dado os primeiros passos. Desta forma, uma série de melhorias e próximos passos foram propostos na estimativa de sucesso na empreitada da companhia caso sejam aplicados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sustentabilidade organizacional: estudo de caso no setor de cosméticos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Silva, Dalila Gonçalves da [UNIFESP]; Kniess, Claudia Terezinha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8233265633962510As práticas sustentáveis podem contribuir para a geração de vantagens competitiva nas organizações. Empresas do setor de cosméticos estão crescendo e se tornando responsáveis por uma significativa parte do impacto ao meio ambiente, e nesse sentido se faz necessário que elas repensem suas práticas e comecem implementar ações sustentáveis. No entanto, existem grandes problemas com o uso inconsciente dos recursos naturais provindos da fauna e flora, aumento de resíduos sólidos e impactos causados ao meio ambiente dentro e fora do setor de cosméticos. Este trabalho tem como objetivo caracterizar as ações de sustentabilidade de uma empresa do setor de produtos cosméticos e analisar a relação com a vantagem competitiva. Para isto foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa estudo de caso, os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os funcionários da empresa em estudo e os dados secundários foram obtidos por meio da análise documental de documentos da empresa. Com a pesquisa percebeu-se que a sustentabilidade pode ser considerada como uma vantagem competitiva para empresas que executam as ações, além de contribuir para o avanço das ODS e o conhecimento dos consumidores. Todavia, algumas empresas do ramo de cosméticos já possuem esse olhar, e implementam ações sustentáveis. Dedicar esforço na melhoria contínua é de suma importância para que essas práticas hoje consideradas como uma vantagem continue sendo a longo prazo.