Navegando por Palavras-chave "Universities"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da educação ambiental em cursos de Licenciatura em Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13) Passos, Roberto da Silva [UNIFESP]; Bonini, Hélio Elael [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; http://lattes.cnpq.br/5964626375228319Este trabalho de conclusão de curso visou analisar a Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Ciências que são cursos com diferentes habilitações realizados em universidades públicas de nível federal no Brasil. O objetivo foi comparar os 10 projetos pedagógicos de cursos de Ciências das universidades federais com as legislações ambientais vigentes e normativas da formação de professores. A avaliação dos projetos pedagógicos foi realizada com base na legislação federal de educação ambiental e nas diretrizes e bases para a formação de professores. Os dados obtidos foram separados em tabelas com as unidades curriculares que trabalham a educação ambiental, carga horária, obrigatoriedade, e presença na ementa, nos objetivos e em outras áreas do projeto pedagógico. Por fim, verificou-se, basicamente, que os projetos pedagógicos tendem a tratar a educação ambiental apenas como um tópico dentro dos cursos, não objetivando desenvolver o tema como determinado, principalmente, pela legislação federal. Para a melhoria desta condição, seria necessário repensar os projetos pedagógicos que formam os professores de ciências incluindo a educação ambiental como tema intrínseco a todos os conteúdos desenvolvidos no período da graduação. Desta forma o futuro professor sairia capacitado a desenvolver a temática, conforme determinado pela legislação, com seus futuros alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Binge drinking: a pattern associated with a risk of problems of alcohol use among university students(Univ Sao Paulo, Escola De Enfermagem De Ribeirao Preto, 2017) Bedendo, Andre [UNIFESP]; Monezi Andrade, Andre Luiz; Opaleye, Emerita Satiro{UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]Objective: to evaluate problems associated with alcohol use among university students who reported binge drinking in comparison to students who consumed alcohol without binging. Method: a cross-sectional study among university students (N=2,408) who accessed the website about alcohol use. Logistic and linear regression models were included in the statistical analyzes. Results: alcohol use in the last three months was reported by 89.2% of university students
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos do uso de álcool e tabaco nos estados de humor de estudantes universitários(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-10) Abreu, Cristian Lucian de [UNIFESP]; Ferreira, Sionaldo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7730654028676766; http://lattes.cnpq.br/1820350192942910; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A manutenção e uso do álcool e tabaco, assim como o envolvimento social que traz o uso dessas substâncias psicoativas por universitários podem trazer diversas complicações, desde físicas a emocionais, podendo gerar alterações nos estados de humor e possíveis níveis reduzidos de atividade física para essa população. Método: O estudo foi de caráter quantitativo, exploratório e comparativo entre os grupos, sendo o grupo controle (CON), compondo uma amostra de 19 participantes que não fizeram uso do álcool e tabaco nos últimos três meses e o grupo concomitante (CONC), compondo uma amostra de 19 participantes que fazem uso do álcool e tabaco. A pesquisa contou com 38 participantes (n = 38). Como fatores de inclusão para o grupo CON foi de participantes que não fizeram o uso do álcool e tabaco nos últimos três meses. Como inclusão do grupo CONC os participantes voluntários teriam que fazer uso do álcool e tabaco. O critério de exclusão se deu no não atendimento em relação as características que compõe os grupos, além da obrigatoriedade de terem mais que 18 anos. Para a avaliação dos estados de humor foi usado a Escala de Humor de Brunel (BRUNEL) que verificou fatores como tensão, depressão, vigor, raiva, fadiga, confusão e distúrbio do humor. Para a avaliação da ansiedade foi usado o Inventário de ansiedade de Beck (BAI). Para a avaliação dos níveis de atividade física foi usado o Questionário Internacional de Atividade Física versão curta (IPAQ-curto). Resultados: Foi encontrado através do BRUNEL que fator como raiva houve diferenla significativa entre os grupos (p < 0,05) e o fator confusão apresentou leve tendência entre os grupos (p < 0,10). O BAI não apresentou diferença significativa entre os grupos (p = 0,65). O IPAQ-curto apontou níveis de atividade física entre grupos semelhantes. O teste de triagem do álcool e tabaco foi feito pelo Alcohol Smoking and Substance Screening Test (ASSIST) e apontou diferença significativa do uso abusivo do álcool e uso dependente/ abusivo do tabaco entre os grupos (p = 0,00001), sendo um critério para a inclusão da pesquisa. Outro fator apontado pelo ASSIST foi que o uso de maconha como droga ilícita teve forte prevalência no grupo CONC (p = 0,00001), assim como características de uso abusivo da maconha por essa população. Conclusão: O estudo corrobora com a hipótese de que o uso abusivo de álcool e tabaco podem trazer alterações nos estados humor. O estudo levanta como hipótese o efeito benéfico da atividade física para a população usuária de álcool e tabaco, pois muitas variáveis avaliadas não demonstraram significância entre os grupos, sendo que os níveis de atividade física entre os grupos foram semelhantes. Considera-se também como fator limitante o tamanho da amostra (n = 38), fazendo assim que muitas das variáveis não apresentassem significância esperada quando comparados os grupos estatisticamente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efetividade de uma intervenção via internet para redução do consumo de álcool e problemas associados entre estudantes universitários brasileiros(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-26) Souza, Andre Bedendo de [UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Ferri, Cleusa Pinheiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2524029270331859; http://lattes.cnpq.br/1146514655934224; http://lattes.cnpq.br/3903686208576562; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos: Avaliar a efetividade de uma intervenção por FNP via internet após 1, 3 e 6 meses na redução do consumo de álcool e problemas associados entre estudantes universitários brasileiros, bem como a efetividade isolada de dois de seus componentes (Feedback Normativo e Feedback Consequências). Métodos: Ensaio pragmático randomizado e controlado com follow-ups após 1, 3 e 6 meses. Os critérios de inclusão foram: estudante universitário, idade entre 18 e 30 anos e relato de uso de álcool nos últimos três meses. Foi utilizado um desenho de desmantelamento (dismantling design), sendo os participantes randomizados (n=46142) a um de quatro grupos: 1) Controle – avaliação somente (GC), 2) FNP completo, 3) Feedback Normativo (FN), e 4) Feedback Consequências (FC). A versão completa da intervenção apresentou dados sobre 1) perfil de consumo de álcool; 2) comparações normativas; 3) consequências do uso de álcool; 4) custos práticos do uso de álcool (gasto financeiro e consumo calórico); 5) estratégias de redução de riscos. Os desfechos avaliados foram a pontuação no AUDIT, o número de problemas, o número máximo de doses consumidas, a frequência de uso e o número de doses típicas. A motivação para receber a intervenção foi avaliada com uma escala analógica visual (intervalo de 0-10) e os universitários foram classificados como pouco motivados (pontuação < 3) ou motivados (pontuação ≥ 3). As análises estatísticas consideraram Modelos Lineares Generalizados Mistos e avaliaram os efeitos de intervenção e de seus componentes por meio de dois paradigmas: casos observados e modelos considerando taxas de adesão (Imputação Múltipla e Modelos de Padrões Mistos). Resultados: Um total de 8.211 participantes retornaram ao site em alguma das medidas de follow-up. Comparado ao GC, o FNP reduziu o número de doses típicas após um e três meses e de doses máximas após um mês (casos observados e de taxa de adesão). Estudantes motivados que receberam FNP reduziram as doses típicas após um (b = -0.51 IC95%: -0.76; -0.27, p<0.001), três (b = -0.60 IC95%: -0.91; -0,29, p<0,001) e seis meses (b = -0,58 IC95%: -0,93; -0,23, p=0,001). Os modelos considerando as taxas de adesão mostraram que os efeitos foram mais robustos após um e três meses. Por sua vez, estudantes pouco motivados no grupo FNP aumentaram a pontuação no AUDIT após 6 meses (b=1,49 IC95%: 0,74; 2,24, p<0,001). Em relação à efetividade dos componentes, comparado ao FNP, o FN reduziu a pontuação no AUDIT (b= -0,23 IC95%: -0,46; -0,002, p=0,048) e o número xviii de problemas (b= -0,16 IC95%: -0,25; -0,06, p=0,001) após um mês. Por sua vez, o FC reduziu a pontuação no AUDIT (b= -0,33 IC95%: -0,62; -0,03, p=0,029) e a frequência do uso (b= -0,37 IC95%: -0,73; -0,004, p=0,045) após 3 meses. Análises de subgrupo indicaram que entre estudantes motivados, o FN reduziu o número de problemas em T1 e aumentou número de doses típicas em T3. Já entre universitários pouco motivados, o FN reduziu o número de problemas em T1, enquanto o FC reduziu a pontuação do AUDIT em T2. Análises complementares indicaram que, comparado ao GC, o FN apresentou efeito negativo entre universitários pouco motivados e que o FC promoveu efeitos positivos em ambos os subgrupos segundo a motivação. Conclusão: O FNP via internet e seus componentes foram efetivos na redução do consumo de álcool, e somente o FN reduziu o número de problemas do uso. Os efeitos de todas as intervenções variaram segundo a motivação do participante, a qual deve ser avaliada antes da escolha do tipo de feedback disponibilizado. O FNP e FN são indicados somente a universitários motivados, enquanto o FC foi efetivo independentemente da motivação. O FNP ou seus componentes via internet constituem uma das opções dentre várias estratégias de prevenção e tratamento, sendo que sua utilização deve ser integrada às mesmas para o manejo adequado do consumo e problemas do uso de álcool entre estudantes universitários. Registro Clinical Trials: NCT02058355
- ItemSomente MetadadadosElaboração de manual sobre registro de patentes e autoria do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-09-21) Barbosa, Luiz Evangelista [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogerio Dos [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloObjective: To develop a guide about patent registration and authorship of the Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Methods: It was developed at the Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP-EPM from 03/01/2018 to 12/31/2019 and it was approved by the Comitê de Ética em Pesquisa (CEP nº 5180061117). A previous search was carried out on Google®, Google Acadêmico®, INPI and brazillian federal universities using the following terms: “manual de registro de patentes” and “Universidades Federais”. The guides and booklets available on the INPI website were used as an example guide in the development of the guide for registering patents and authorship. The brazillian federal universities were checked and if they had their own guide or booklet too. Results: Based on the research carried out, the existing legislation and the guides and booklets found in these universities were used to compose the patent registration and authorship guide, in addition, it was observed that of the 69 brazillian federal universities found only 11 (16 %) had their own guide or booklet which when distributed in the southeast, northeast, south, midwest, and north regions they represented 6%, 6%, 3%, 1% and 0%, respectively. Conclusion: A guide about the registration of patents and authorship of the of the Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP-EPM was developed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A expansão da graduação na Universidade Federal de São Paulo no período de 2003 a 2012(Universidade Federal de São Paulo, 2017) Rossetto, Maria Bernadete de Noronha Dantas [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/5553191169100990; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The expansion of the Federal Institutions of Higher Education (Instituições Federais de Ensino Superior – IFES) in Brazil was an important process for higher education in the country, especially in the last two decades, and counted on the Program for the Expansion of Brazilian Universities (Programa de Expansão das Universidades Brasileiras) and the Program for Support to Restructuring Plans and Expansion of Federal Universities (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI). The Federal University of São Paulo (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP) has followed this national process, with specificities and great transformation. This research aimed to analyze the process of graduation expansion in the institution, between 2003 and 2012. Its description was made from its adhesion to the national process until the end of the REUNI program, as well as its analysis in relation to the national expansion of the IFES in the period. It was decided to carry out a case study, with a descriptive-analytical methodology and documentary analysis. The collected data were analyzed through the technique of content analysis and thematic modality. The analysis, properly speaking, came about through in-depth reading of the documents and identification of 132 Contextual Units (UC). 341 Registration Units (UR) were identified of the UC, from which emerged categories and subcategories. The documents included in this research were official publications (12 documents), legislations (4), institution’s management publications and Meeting Minutes of the University Council of UNIFESP, between 2003 and 2012 (141). The documents showed that the general panorama of higher education, in the first phase of the expansion (2003 to 2007) was a crisis in Brazil's higher education and pointed to the recognition of the strategic role of public higher education and the need for a reform of higher education. In the period between 2008 and 2012, the documents reinforced the panorama already outlined, the need to articulate the axes of expansion and the more precise definition of goals. There was an overall growth of IFES in the expansion process as a whole (first phase and REUNI program) of 106% in the number of campuses (from 148 to 305) and 125% in the number of courses (from 2078 to 4,672). The process of graduation expansion at UNIFESP started, effectively, in 2004. From the quantitative data of the analyzed documents, it was observed that the percentage increase of 500% in the number of campuses, 834% in the number of places for admission and 980% in the number of courses. In addition to this quantitative increase, UNIFESP also diversified its area of activity with the inclusion of human, social, applied and exact science courses. The expansion process at the Federal University of São Paulo, between 2003 and 2012, can be considered as unique among the IFES in Brazil, in relation to what happened in the federal public higher education in the country. Its uniqueness is due both to the transformative potential of this expansion and to the growth in the number of campuses, undergraduate courses and enrollments, in relation to national parameters. We observed the transformative character that the expansion brought to UNIFESP, which, from a university in the area of health, became a full university.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão de propriedade intelectual: patentes e softwares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Keder, Michel Delgado [UNIFESP]; Graziosi, Maria Elisabete Salvador [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: the adoption of administrative procedures by the Center for Technological Innovation at the Federal University of São Paulo, necessary for the effective management of intellectual property, such as patents and software, is essential in order to meet the technical and scientific requirements required for this academic activity of institution. Such procedures must be fundamentally quick, strategic and legally safe for the institution and researchers, observing the principles of legality, transparency and efficiency. Objectives: to legally base the existing flows in the Technological Innovation Center, as well as describe and propose new flows and changes to internal procedures. Method: this is a descriptive, documentary, exploratory study with a qualitative approach. This study was developed at the Technological Innovation Center of the aforementioned institution and has the following methodological steps: compilation of legislation on protection and management of intellectual property, federal laws and institution internal rules; research of books and other publications containing interpretations about the rules of protection and management of intellectual property; research on courses on protection and management of intellectual property; participation in advanced courses of the World Intellectual Property Organization on protection and management of intellectual property; identification and study of the competencies of the Technological Innovation Center according to federal legislation and internal rules of the institution; detailed study about the internal regulations of the Technological Innovation Center of the institution; analysis of the factual reality of the Center for Technological Innovation at the institution; research and analysis of the internal rules of other public universities recognized for excellence in the management of their intellectual property. Results: We describe all the administrative procedures (flows) currently existing at Center, from the receipt of the invention notice form to the grant of the patent or free assignment of rights to the inventor himself. We have compiled the essential rules for the protection and management of intellectual property. We legally justify the main procedures carried out by Center. We suggest changes to flows that seem to be in disagreement with the law or for which we have found no legal basis. And we prepared a manual describing and explaining the intellectualproperty management procedures carried out by Center and mentioning the laws on which they are based. Conclusion: the management of intellectual property must be efficient for the development of the country, minimizing violation of principles of Public Administration in order to promote scientific activities of researchers and interests of the owner of intellectual property, preserving intellectual efforts and invested financial resources.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investigação da saúde mental e da qualidade de vida de estudantes universitários de uma Universidade Pública federal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-11) Toledo, Tullio Pieroni [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The entry and permanence at the university represent a significant transition in life. The establishment of new affective bonds, hours of study, autonomy and expectations about career are examples of changes. The main goal of this study was to evaluate the quality of life and mental health of college students. The specific objectives were to raise the socioeconomic and cultural profile of college students; compare the dimensions of quality of life between course and gender; compare levels of depression, anxiety and stress among course and gender; identify data on physical activity and sports; contribute for formulation of future guidelines for quality of life and mental health programs. It is a cross-sectional study, quantitative, intentional sampling. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of São Paulo (691,414). The sample consisted of 484 students of Psychology, Nutrition, Physical Therapy, Occupational Therapy, Physical Education, Bict-Sea and Medicine of a federal public university. Instruments: Socioeconomic and Cultural Questionnaire of students (Fonaprace); Economic Classification; Quality of Life (WHOQOL - BREF); Depression Anxiety Stress Scale - 21 (DASS- 21); International Physical Activity Questionnaire - IPAQ. Results: The sample consisted mostly of female students, single and not working. Male individuals obtained the higher mean values for quality of life, as well as were more active. The students had a higher incidence of anxiety, stress and depression. 31.8% of the sample showed clinically relevant levels for anxiety, stress and 39.0% to 29.5% for depression. The nutrition and medicine courses revealed the highest average for quality of life, while the lowest rates were observed in psychology courses and occupational therapy. 52% of students attributed the low academic performance to emotional issues. The anxiety was mentioned by 82.2% as the main variable that interfered in academic performance. The contingencies of university has significant impact on quality of life and mental health and that public policies of access and permanence in higher education should consider such issues in the development of their actions
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Minha filha não vai ser um obstáculo”: Narrativas de mães universitárias(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Oliveira, Ana Flávia Silvério de [UNIFESP]; Cockell, Fernanda Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9338283259338237; http://lattes.cnpq.br/5846944568008124; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A gravidez como condição biológica exclusiva da mulher também é uma condição social. Embora a gestação, o parto e a amamentação sejam possibilidades restritas ao corpo biológico feminino, é no âmbito da cultura e de uma dada configuração histórica que a mulher vai lidar com cada uma dessas fases. As experiências de engravidar, dar à luz, amamentar e maternar estão alinhadas com as relações sociais estabelecidas e vigentes. Objetivo: Compreender os fatores contextuais que influenciam a funcionalidade de mães universitárias. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, baseado no método de análise narrativa. O estudo incluiu mulheres universitárias que se tornaram mães durante a graduação. As narrativas foram analisadas individualmente e discutidas em suas semelhanças e singularidades. Resultados: Foram apresentadas as narrativas de cinco mulheres, mães universitárias, com idades entre 22 e 38 anos, com filhos entre 1 e 9 anos e diferentes estados civis. Todas vivenciaram barreiras e facilitadores, tanto no ambiente físico, social ou atitudinal em seus percursos acadêmicos. Discussão: Foram observados alguns facilitadores como redes de apoio, auxílios estudantis, leis e inúmeras barreiras como falta de políticas públicas, falta de rede de apoio, de informação, que essas mães universitárias encontraram durante o percurso acadêmico. Observamos uma diversidade de fatores pessoais e como as intersecções de raça e classe social potencializam as barreiras ambientais que precisam ser minimizadas ou eliminadas com políticas públicas capazes de garantir a equidade e reparação histórica das desigualdades de gênero, raça e classe social. Conclusão: É preciso investir em ações afirmativas que promovam o aumento da funcionalidade de mães universitárias, garantindo equidade na formação e permanência de todas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil socioeconômico-cultural de uma universidade aberta à terceira idade: reflexo da realidade brasileira?(Universidade do Estado do Rio Janeiro, 2011-03-01) Roque, Francelise Pivetta; Vinhas, Briza Rocha; Rebêlo, Felipe Lima; Guimarães, Helen Arruda; Araújo, Laís Záu Serpa de; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Faculdade de Fonoaudiologia Programa de Extensão Interdisciplinar Pró-Idoso; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Departamento de Patologia - Bioética; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AIM: to compare socio-economic and cultural data from participants of a University Open to Seniors of a university in the State of Alagoas to equivalent data from the Brazilian and Alagoas' state population of the same age group. METHOD: A comparative cross-sectional study conducted with 460 participants from the three first classes of the University for the Third Age (UATI) of a public University in Alagoas. The participants were compared to the population of Alagoas state and Brazil by: sex, age, education, household composition, income and occupation, describing also the marital status, participation in community activities, expectations regarding UATI and the way the student had learned of the UATI program. RESULTS: The students of this UATI show statistically significant difference as compared to the population of Alagoas and Brazil regarding the distribution of sex, age, type of residence, education and occupation (p≤ 0.05). Most are married, active in the religious community, seeking personal growth, and leisure and distraction in UATI and heard of UATI through television and friends. CONCLUSIONS: the profile found does not reflect the Brazilian reality, stressing the need for UATIs, such as programs to promote health, including the elderly of socio-economic and cultural disadvantaged classes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A produção científica dos egressos de um Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-23) Silva, Dayane da [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/0326784391954207; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Brasil, cerca de 95% da produção científica tem origem em universidades públicas, pois estas prezam o “tripé” ensino, pesquisa e extensão. E apesar dos cortes orçamentários ocorridos nos últimos anos, têm conseguido manter regularidade em pesquisa e desenvolvimento, com aumento da produção científica. A produção científica, principalmente, sob a forma de artigos científicos, é de extrema importância para divulgação de novos estudos e pesquisas, disseminar o conhecimento científico, para integração de cientistas de diversas áreas, bem como sua avaliação é usada para monitorar a qualidade de instituições de ensino e programas de pós-graduação pela CAPES. Dentre os indicadores utilizados, a Cientometria, representada por alguns indicadores, dentre eles, os de produção, utilizados para analisar publicações e citações. O presente trabalho se deu por meio da análise da produção de artigos científicos dos egressos de mestrado do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde oferecido pela UNIFESP, do ano de sua titulação até 3 anos após, com intuito de identificar o perfil de publicação destes, onde foi realizada pesquisa exploratória, com coleta por meio de pesquisa documental e abordagem qualitativa. Sendo escolhido o referido programa por ser o mais antigo no campus, pioneiro e com perfil interdisciplinar. Observou-se que, apesar de uma parte destes egressos haver preferido outros tipos de produção científica, como publicação de livros e apresentação em congressos, ainda há uma preferência pela publicação de artigos, sendo que a produção destes egressos apresenta características de interdisciplinaridade, em coautoria intra e interinstitucional, em sua maioria são publicações em língua estrangeira, além da preferência por periódicos indexados em bases de dados internacionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida no trabalho e saúde ocular ocupacional dos servidores técnicos administrativos das Universidades Federais do Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-01-31) Araujo, Sandra Aparecida de [UNIFESP]; Carvalho, Fabio Ramos de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1910912718767159; http://lattes.cnpq.br/9718514465481373; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: The aims of the present study were the investigation, reflection and discussion of the quality of life and ocular occupational health on the job of employees at Federal Universities in Brazil. Method: Questionnaire containing 70 (seventy) objective questions covering diverse aspects related directly and indirectly to the humanistic aspect of administrative professional relationships was sent by mail to the Department of Personnel Management of 59 (fifty nine) Federal Universities in Brazil. The questionnaire also allowed participants to add complementary information, such as suggestions, criticisms and / or comments. The deadline established to finalize the receipt of questionnaires and initiate the interpretation of results corresponded to 60 (sixty) days from the date of shipment (06/02/2015). Results: A total of 26 (twenty-six) completed and signed questionnaires returned from all regions of Brazil, with reviews, suggestions and comments. The results suggest the need to discuss, evaluate and implement quality of life programs at work (QWT), taking into account the need to promote more humane environments. Conclusions: The data are an important instrument of reflection about the importance of information, prevention and the promotion health of and welfare of employees. In addition, the data indicate the relevance to implement actions and programs to promote the quality of working life and occupational eye health.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Rádio UNIFESP Web: construção e avaliação de um modelo para a disseminação do conhecimento em saúde baseado em rádio na internet(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-05-27) Silva, Rilvanda Pereira da [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION. Radio is an effective medium for health knowledge dissemina-tion. Internet radio is an alternative that can help expanding this dissemination. The gray literature describes experiences in health communication using internet radio that can be a prime body of knowledge for model construction. These expe-riences are particularly valuable as a point of reference for expanding the Federal University of São Paulo (UNIFESP) communication activities of disseminating health knowledge to the Brazilian community. OBJECTIVES. To construct and evaluate an internet-based radio model for health knowledge dissemination. ME-THODS. The study was carried out in six steps: 1) literature review of studies on radio as an educational medium in Brazil; 2) search of reports of previous projects developed on radio and education and radio and health; 3) systematic review on radio and health promotion; 4) trial with students of the Open Universi-ty of the Third Age (UATI) at UNIFESP; 5) construction of an internet-based radio model, and 6) evaluation of the model constructed. RESULTS. The literature re-view and reports of previous projects served as a base for the construction of the proposed model. The trial with UATI students provided data for the production of contents focusing on the third age. The systematic review confirmed the hypo-thesis that radio is an effective vehicle for health knowledge dissemination. The web portal was made available to the audience (http://www.radiosaude.unifesp.br) with 30 audio products and the average ap-proval rates were as follows: credibility and comprehensibility, 100.0%; useful-ness, 96.8%; immediate approval, 87.0%; and SUS usability, 86.5%. CONCLU-SIONS. An internet-based radio model for health knowledge dissemination, known as Radio UNIFESP Web, was proposed and approved by expert and lay audiences. This project allows to expanding UNIFESP’s social function as health knowledge disseminator.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Risk factors for overweight and obesity in adolescents of a Brazilian university: a case-control study(Aula Medica Ediciones, 2009-01-01) Menezes, Ida Helena Carvalho Francescantonio; Neutzling, Marilda Borges; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Univ Fed Pelotas; Universidade Federal de Goiás (UFG)Objective: To analyze the risk factors associated to overweight and obesity in freshmen of a public university in the Center-West region of Brazil.Methods: A case-control study comprising 1,465 adolescents, identifying 106 cases (Body Mass Index (BMI) > = 85(th) percentile of National Center for Health Statistics -NCHS) and 233 controls (BMI > 5(th) and < 85(th) percentile of NCHS). Interviews were made to collect information on socioeconomic data, eating habits, physical activity and health habits. Information on parents' height and weight were obtained over the telephone.Results: Non-conditional multivariate and hierarchical logistic regression showed that overweight and obesity were positively associated to males (odds ratio (OR) 2.25, 95% confidence interval (CI) 1.37-3.69), mother's BMI (OR 3.45,95% CI 2.16-5.8), overweight in childhood (OR 2.81, 95% CI 1.62-4.85), consumption of fruits less than once a day (OR 1.84, 95% CI 1.05-3.21) and the habit of weight-loss dieting (OR 6.33,95% CI 2.68-14.94).Conclusion: Results emphasize the need for educational interventions at early ages involving the whole family to control the excess of weight.