Navegando por Palavras-chave "Universidades"
Agora exibindo 1 - 20 de 23
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da educação ambiental em cursos de Licenciatura em Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13) Passos, Roberto da Silva [UNIFESP]; Bonini, Hélio Elael [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499; http://lattes.cnpq.br/0454985988605652; http://lattes.cnpq.br/5964626375228319Este trabalho de conclusão de curso visou analisar a Educação Ambiental nos cursos de Licenciatura em Ciências que são cursos com diferentes habilitações realizados em universidades públicas de nível federal no Brasil. O objetivo foi comparar os 10 projetos pedagógicos de cursos de Ciências das universidades federais com as legislações ambientais vigentes e normativas da formação de professores. A avaliação dos projetos pedagógicos foi realizada com base na legislação federal de educação ambiental e nas diretrizes e bases para a formação de professores. Os dados obtidos foram separados em tabelas com as unidades curriculares que trabalham a educação ambiental, carga horária, obrigatoriedade, e presença na ementa, nos objetivos e em outras áreas do projeto pedagógico. Por fim, verificou-se, basicamente, que os projetos pedagógicos tendem a tratar a educação ambiental apenas como um tópico dentro dos cursos, não objetivando desenvolver o tema como determinado, principalmente, pela legislação federal. Para a melhoria desta condição, seria necessário repensar os projetos pedagógicos que formam os professores de ciências incluindo a educação ambiental como tema intrínseco a todos os conteúdos desenvolvidos no período da graduação. Desta forma o futuro professor sairia capacitado a desenvolver a temática, conforme determinado pela legislação, com seus futuros alunos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Binge drinking: a pattern associated with a risk of problems of alcohol use among university students(Univ Sao Paulo, Escola De Enfermagem De Ribeirao Preto, 2017) Bedendo, Andre [UNIFESP]; Monezi Andrade, Andre Luiz; Opaleye, Emerita Satiro{UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]Objective: to evaluate problems associated with alcohol use among university students who reported binge drinking in comparison to students who consumed alcohol without binging. Method: a cross-sectional study among university students (N=2,408) who accessed the website about alcohol use. Logistic and linear regression models were included in the statistical analyzes. Results: alcohol use in the last three months was reported by 89.2% of university students
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação à Distância ameaça qualidade de cursos privados(SoU_Ciência, 2022-06-17) Smaili, Soraya Soubhi [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Bielschowsky, Carlos Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6368730022418127; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040Os autores discorrem como o crescimento de cursos mal avaliados põe em risco a formação dos estudantes em instituições de ensino superior.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efetividade de uma intervenção via internet para redução do consumo de álcool e problemas associados entre estudantes universitários brasileiros(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-26) Souza, Andre Bedendo de [UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Ferri, Cleusa Pinheiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2524029270331859; http://lattes.cnpq.br/1146514655934224; http://lattes.cnpq.br/3903686208576562; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos: Avaliar a efetividade de uma intervenção por FNP via internet após 1, 3 e 6 meses na redução do consumo de álcool e problemas associados entre estudantes universitários brasileiros, bem como a efetividade isolada de dois de seus componentes (Feedback Normativo e Feedback Consequências). Métodos: Ensaio pragmático randomizado e controlado com follow-ups após 1, 3 e 6 meses. Os critérios de inclusão foram: estudante universitário, idade entre 18 e 30 anos e relato de uso de álcool nos últimos três meses. Foi utilizado um desenho de desmantelamento (dismantling design), sendo os participantes randomizados (n=46142) a um de quatro grupos: 1) Controle – avaliação somente (GC), 2) FNP completo, 3) Feedback Normativo (FN), e 4) Feedback Consequências (FC). A versão completa da intervenção apresentou dados sobre 1) perfil de consumo de álcool; 2) comparações normativas; 3) consequências do uso de álcool; 4) custos práticos do uso de álcool (gasto financeiro e consumo calórico); 5) estratégias de redução de riscos. Os desfechos avaliados foram a pontuação no AUDIT, o número de problemas, o número máximo de doses consumidas, a frequência de uso e o número de doses típicas. A motivação para receber a intervenção foi avaliada com uma escala analógica visual (intervalo de 0-10) e os universitários foram classificados como pouco motivados (pontuação < 3) ou motivados (pontuação ≥ 3). As análises estatísticas consideraram Modelos Lineares Generalizados Mistos e avaliaram os efeitos de intervenção e de seus componentes por meio de dois paradigmas: casos observados e modelos considerando taxas de adesão (Imputação Múltipla e Modelos de Padrões Mistos). Resultados: Um total de 8.211 participantes retornaram ao site em alguma das medidas de follow-up. Comparado ao GC, o FNP reduziu o número de doses típicas após um e três meses e de doses máximas após um mês (casos observados e de taxa de adesão). Estudantes motivados que receberam FNP reduziram as doses típicas após um (b = -0.51 IC95%: -0.76; -0.27, p<0.001), três (b = -0.60 IC95%: -0.91; -0,29, p<0,001) e seis meses (b = -0,58 IC95%: -0,93; -0,23, p=0,001). Os modelos considerando as taxas de adesão mostraram que os efeitos foram mais robustos após um e três meses. Por sua vez, estudantes pouco motivados no grupo FNP aumentaram a pontuação no AUDIT após 6 meses (b=1,49 IC95%: 0,74; 2,24, p<0,001). Em relação à efetividade dos componentes, comparado ao FNP, o FN reduziu a pontuação no AUDIT (b= -0,23 IC95%: -0,46; -0,002, p=0,048) e o número xviii de problemas (b= -0,16 IC95%: -0,25; -0,06, p=0,001) após um mês. Por sua vez, o FC reduziu a pontuação no AUDIT (b= -0,33 IC95%: -0,62; -0,03, p=0,029) e a frequência do uso (b= -0,37 IC95%: -0,73; -0,004, p=0,045) após 3 meses. Análises de subgrupo indicaram que entre estudantes motivados, o FN reduziu o número de problemas em T1 e aumentou número de doses típicas em T3. Já entre universitários pouco motivados, o FN reduziu o número de problemas em T1, enquanto o FC reduziu a pontuação do AUDIT em T2. Análises complementares indicaram que, comparado ao GC, o FN apresentou efeito negativo entre universitários pouco motivados e que o FC promoveu efeitos positivos em ambos os subgrupos segundo a motivação. Conclusão: O FNP via internet e seus componentes foram efetivos na redução do consumo de álcool, e somente o FN reduziu o número de problemas do uso. Os efeitos de todas as intervenções variaram segundo a motivação do participante, a qual deve ser avaliada antes da escolha do tipo de feedback disponibilizado. O FNP e FN são indicados somente a universitários motivados, enquanto o FC foi efetivo independentemente da motivação. O FNP ou seus componentes via internet constituem uma das opções dentre várias estratégias de prevenção e tratamento, sendo que sua utilização deve ser integrada às mesmas para o manejo adequado do consumo e problemas do uso de álcool entre estudantes universitários. Registro Clinical Trials: NCT02058355
- ItemSomente MetadadadosElaboração de manual sobre registro de patentes e autoria do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-09-21) Barbosa, Luiz Evangelista [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogerio Dos [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloObjective: To develop a guide about patent registration and authorship of the Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Methods: It was developed at the Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP-EPM from 03/01/2018 to 12/31/2019 and it was approved by the Comitê de Ética em Pesquisa (CEP nº 5180061117). A previous search was carried out on Google®, Google Acadêmico®, INPI and brazillian federal universities using the following terms: “manual de registro de patentes” and “Universidades Federais”. The guides and booklets available on the INPI website were used as an example guide in the development of the guide for registering patents and authorship. The brazillian federal universities were checked and if they had their own guide or booklet too. Results: Based on the research carried out, the existing legislation and the guides and booklets found in these universities were used to compose the patent registration and authorship guide, in addition, it was observed that of the 69 brazillian federal universities found only 11 (16 %) had their own guide or booklet which when distributed in the southeast, northeast, south, midwest, and north regions they represented 6%, 6%, 3%, 1% and 0%, respectively. Conclusion: A guide about the registration of patents and authorship of the of the Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP-EPM was developed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A expansão da graduação na Universidade Federal de São Paulo no período de 2003 a 2012(Universidade Federal de São Paulo, 2017) Rossetto, Maria Bernadete de Noronha Dantas [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/5553191169100990; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The expansion of the Federal Institutions of Higher Education (Instituições Federais de Ensino Superior – IFES) in Brazil was an important process for higher education in the country, especially in the last two decades, and counted on the Program for the Expansion of Brazilian Universities (Programa de Expansão das Universidades Brasileiras) and the Program for Support to Restructuring Plans and Expansion of Federal Universities (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI). The Federal University of São Paulo (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP) has followed this national process, with specificities and great transformation. This research aimed to analyze the process of graduation expansion in the institution, between 2003 and 2012. Its description was made from its adhesion to the national process until the end of the REUNI program, as well as its analysis in relation to the national expansion of the IFES in the period. It was decided to carry out a case study, with a descriptive-analytical methodology and documentary analysis. The collected data were analyzed through the technique of content analysis and thematic modality. The analysis, properly speaking, came about through in-depth reading of the documents and identification of 132 Contextual Units (UC). 341 Registration Units (UR) were identified of the UC, from which emerged categories and subcategories. The documents included in this research were official publications (12 documents), legislations (4), institution’s management publications and Meeting Minutes of the University Council of UNIFESP, between 2003 and 2012 (141). The documents showed that the general panorama of higher education, in the first phase of the expansion (2003 to 2007) was a crisis in Brazil's higher education and pointed to the recognition of the strategic role of public higher education and the need for a reform of higher education. In the period between 2008 and 2012, the documents reinforced the panorama already outlined, the need to articulate the axes of expansion and the more precise definition of goals. There was an overall growth of IFES in the expansion process as a whole (first phase and REUNI program) of 106% in the number of campuses (from 148 to 305) and 125% in the number of courses (from 2078 to 4,672). The process of graduation expansion at UNIFESP started, effectively, in 2004. From the quantitative data of the analyzed documents, it was observed that the percentage increase of 500% in the number of campuses, 834% in the number of places for admission and 980% in the number of courses. In addition to this quantitative increase, UNIFESP also diversified its area of activity with the inclusion of human, social, applied and exact science courses. The expansion process at the Federal University of São Paulo, between 2003 and 2012, can be considered as unique among the IFES in Brazil, in relation to what happened in the federal public higher education in the country. Its uniqueness is due both to the transformative potential of this expansion and to the growth in the number of campuses, undergraduate courses and enrollments, in relation to national parameters. We observed the transformative character that the expansion brought to UNIFESP, which, from a university in the area of health, became a full university.
- ItemSomente MetadadadosFormação Docente E Tecnologias Digitais: Estudo De Caso Da Pedagogia Da Unifesp Sob Enfoque Dialógico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-01-30) Vieira, Paulo Luiz [UNIFESP]; Oliveira, Lucila Maria Pesce De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present research aims to understand the ways in which the legal recommendations regarding to integration of digital information and communication technologies (DTIC) in courses carried out by the professors of the Pedagogy course in Unifesp, by thematizing them in their disciplines. This work is integrates the research, entitled "Initial teacher training in the first years of elementary school to integrate digital information and communication technologies into teaching and learning processes: an instrumental case study in Pedagogy courses at three federal public universities", coordinated by Prof. Lucila Pesce and developed with the support of CNPq. This research has as corpus the undergraduate course in Pedagogy of Unifesp and it is based on the premises of qualitative research, characterized as an educational case study. The theoretical framework of this study is based on the sociohistorical approach, with the premises of Dialogia (BAKHTIN, 1987) and mediation (VYGOSTSKY, 1984). It also includes the studies related to the TDIC in the field of education with concepts as instructionalism and constructivism (VALENTE, 2002), digital pedagogical interaction (SILVA, 2002), culturalism (BONILLA, 2010), digital dialogue (PESCE, 2007, 2010, 2013), shared mediation (BRUNO, 2012) and the social use of the DTIC (PRETTO, 2015). In the field of language this research counts on the studies on literacy (SOARES, 2002) and multiliteracies (ROJO, 2014). Dealing with the hypothesis that the pedagogic course of Unifesp contemplates partially the pedagogical use of the DTIC in its formative structure, we selected 7 (seven) disciplines that thematizes the DTIC in its curricular structure and 8 (eight) teachers responsible for such disciplines. In the development of the research, we developed the documentary analysis of the Pedagogy course (pedagogical project and the disciplines’ programs) and the thematic analysis of content, with the statements of the selected teachers (semistructured interview). In the data analysis we used three initial categories extracted from the UNESCO TSC-ICT document (2008): a) Literacy in technology; B) Deepening of knowledge, c) Creation of knowledge. We also obtained a fourth emergent category of teachers' statements: d) Challenges in the use of DTIC. The discussion of the results suggests that the re-signification carried out by the teachers we interviewed in the course of Unifesp Pedagogy is closer to the category of analysis “Knowledge deepening”, with the reflexive use of the DTIC in pedagogical practices and that there is a preliminary development of the culturalist use of DTIC in the pedagogical practices analyzed. The research suggests that the educational praxis in relation to the pedagogical use of the DTIC is not restricted to the teaching didactic technical competences, but it larges into the field of the educational political role.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão de propriedade intelectual: patentes e softwares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Keder, Michel Delgado [UNIFESP]; Graziosi, Maria Elisabete Salvador [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: the adoption of administrative procedures by the Center for Technological Innovation at the Federal University of São Paulo, necessary for the effective management of intellectual property, such as patents and software, is essential in order to meet the technical and scientific requirements required for this academic activity of institution. Such procedures must be fundamentally quick, strategic and legally safe for the institution and researchers, observing the principles of legality, transparency and efficiency. Objectives: to legally base the existing flows in the Technological Innovation Center, as well as describe and propose new flows and changes to internal procedures. Method: this is a descriptive, documentary, exploratory study with a qualitative approach. This study was developed at the Technological Innovation Center of the aforementioned institution and has the following methodological steps: compilation of legislation on protection and management of intellectual property, federal laws and institution internal rules; research of books and other publications containing interpretations about the rules of protection and management of intellectual property; research on courses on protection and management of intellectual property; participation in advanced courses of the World Intellectual Property Organization on protection and management of intellectual property; identification and study of the competencies of the Technological Innovation Center according to federal legislation and internal rules of the institution; detailed study about the internal regulations of the Technological Innovation Center of the institution; analysis of the factual reality of the Center for Technological Innovation at the institution; research and analysis of the internal rules of other public universities recognized for excellence in the management of their intellectual property. Results: We describe all the administrative procedures (flows) currently existing at Center, from the receipt of the invention notice form to the grant of the patent or free assignment of rights to the inventor himself. We have compiled the essential rules for the protection and management of intellectual property. We legally justify the main procedures carried out by Center. We suggest changes to flows that seem to be in disagreement with the law or for which we have found no legal basis. And we prepared a manual describing and explaining the intellectualproperty management procedures carried out by Center and mentioning the laws on which they are based. Conclusion: the management of intellectual property must be efficient for the development of the country, minimizing violation of principles of Public Administration in order to promote scientific activities of researchers and interests of the owner of intellectual property, preserving intellectual efforts and invested financial resources.
- ItemSomente MetadadadosHeuristicas para avaliacao de portais universitarios(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Pelogi, Andrea Pereira Simoes [UNIFESP]Os Portais Universitarios funcionam como centros de informacao e distribuicao de conteudo das instituicoes de ensino para os alunos, docentes, funcionarios e demais interessados. Por isso, eles devem fornecer uma interface de uso facil, com sequencias simples e consistentes, e, alem disso, mostrar claramente as alternativas existentes no processo da interacao. Este trabalho visou averiguar as heuristicas propostas pelo Instituto Faber-Ludens para avaliar a usabilidade dos Portais Universitarios. No experimento, avaliou-se a pagina inicial do Portal da Universidade Federal de São Paulo. Foram selecionados seis avaliadores, que passaram pelas fases de pre-avaliacao, avaliacao individual e, por fim, uma discussao em conjunto. A pesquisa concluiu que a avaliacao heuristica se mostrou eficiente no diagnostico de problemas de usabilidade, identificando cem problemas no Portal da UNIFESP, sendo 7% deles considerados com grau de severidade catastrofica, 31% grave, 45% simples, 14% cosmetico e 3% sem importancia. Alguns problemas identificados eram de facil solucao, nao demandando modificacoes estruturais. Ao mesmo tempo, outros problemas diagnosticados envolviam modificacoes mais profundas, sendo inclusive necessario desenvolver uma nova interface e revisar alguns conceitos aplicados, como a apresentacao do conteudo de forma mais diversificada. Para futuras avaliacoes desse tipo de portal, foi proposta a adaptacao das heuristicas de Faber-Ludens, e foram criadas questoes elucidativas para facilitar a interpretacao das heuristicas, alem de novas heuristicas. O trajeto realizado por este trabalho e as conclusoes dele decorrentes recomendam a utilizacao do metodo de avaliacao heuristica como instrumento de inspecao de usabilidade em interfaces de Portais Universitarios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência da vacinação para Covid-19 em uma universidade pública brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Laks, Michel [UNIFESP]; Medeiros, Eduardo Alexandrino Servolo de [UNIFESP]; Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0916786723350340; http://lattes.cnpq.br/9548262587954222; http://lattes.cnpq.br/0633987404067780Introdução: Com a identificação do primeiro caso de covid-19 em 2020, as escolas médicas adaptaram-se rapidamente, reorganizando o calendário escolar, instituindo ensino a distância quando possível e individualizando as propostas pedagógicas. Com a evolução da pandemia, a doença apresentou um padrão de ondas epidêmicas. Após a disponibilização de vacinas para covid-19, estudos identificaram queda significativa de desfechos clínicos desfavoráveis. A efetividade da vacinação para evolução de doença grave em indivíduos com vacinação completa variou entre 60,0 e 95,3%. Objetivos: avaliar a taxa de infecção pelo SARS-CoV-2 entre indivíduos de uma universidade pública brasileira; analisar a frequência de condições pós-covid-19; verificar a distribuição das fontes presumidas de infecção e sua relação com a categoria profissional; e avaliar o efeito da vacinação e a presença de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização (ESAVI). Métodos: Foi realizado um estudo observacional, transversal, para avaliar o impacto da covid-19 e da vacinação contra o SARS-CoV-2 em colaboradores dos sete campi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que preencheram instrumento eletrônico de 13 de julho a 08 de agosto de 2022 sobre características demográficas e da evolução pregressa e atual da covid-19, e sobre imunizantes recebidos, ESAVI e necessidades de atendimento médico e afastamento. Após a coleta de dados, foi realizada análise estatística, sendo utilizados os testes de Tukey e do qui-quadrado de Pearson, e o modelo de regressão de Poisson. Valores de p < 0,05 foram estatisticamente significativos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp/HSP e pela CONEP. Resultados: Participaram da pesquisa 5.177 indivíduos; 3.489 (67,39%) eram mulheres, 3.618 (69,89%) brancos e 2.616 (50,53%) discentes de graduação. A taxa global de infecção pelo SARS-CoV-2 foi de 32,07%, sendo mais elevada entre médicos residentes (50,48%) versus discentes de graduação (26,88%; p < 0,001). Médicos residentes apresentaram um risco aumentado de covid-19, de 23,72% a 58,41% versus outros profissionais. A forma presumida de contágio mais relatada envolveu o núcleo familiar/domiciliar (818; 49,94% dos indivíduos que identificaram fonte). Um grupo relacionado à assistência à saúde apresentou maior relação com a transmissão no ambiente hospitalar/ambulatorial (p < 0,001 e = 0,042 em primeiro e segundo episódios de covid-19). Ao todo, 73,85% dos participantes descreveram a ocorrência de ao menos uma condição pós-covid, destacando-se o cansaço extremo e os problemas de memória e concentração como as mais frequentes. A amostra recebeu 17.083 doses de imunizantes; a CoronaVac apresentou a menor incidência de ESAVI (19,53-21,50%), ocorridos sobretudo em até 48 horas após a vacinação (11,21-64,62%). Dor no local da aplicação foi bastante relatada (28,65-54,01%), com médias de intensidades de 5,73-6,05 (desvios padrão=2,26-2,39); a demanda por consulta médica devido a qualquer ESAVI foi de 2,81% (199 de 7.086 imunizações; variação de 1,11% para a BNT162b2 a 6,67% para a CoronaVac), e o afastamento foi de 7,89% (560 de 7.098 imunizações; variação de 4,12% para a CoronaVac a 13,76% para a Ad26.COV2.S), sendo apenas 37 (0,52%) por período ≥ oito dias. Em três das quatro doses, a BNT162b2 apresentou a menor necessidade de antitérmicos (16,1%-25,06%; p < 0,001). Indivíduos relacionados à assistência à saúde apresentaram menor taxa de afastamento devido a ESAVI na primeira dose (4,11 versus 8,66% nos demais participantes; p = 0,020). Conclusões: A covid-19 influenciou a dinâmica universitária, levando a modificações sobretudo para profissionais da saúde. A taxa de infecção pelo SARS-CoV-2 foi maior entre médicos residentes, que relataram maior transmissão no ambiente hospitalar/ambulatorial, e cerca de 75% dos participantes descreveu ao menos uma possível condição pós-covid. A vacinação conferiu proteção satisfatória à comunidade universitária, sem demandar afastamentos ou atendimentos médicos em grande quantidade. ESAVI locais como dor no local da aplicação foram comuns, porém não ocorreu caso de reação aguda grave.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investigação da saúde mental e da qualidade de vida de estudantes universitários de uma Universidade Pública federal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-11) Toledo, Tullio Pieroni [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The entry and permanence at the university represent a significant transition in life. The establishment of new affective bonds, hours of study, autonomy and expectations about career are examples of changes. The main goal of this study was to evaluate the quality of life and mental health of college students. The specific objectives were to raise the socioeconomic and cultural profile of college students; compare the dimensions of quality of life between course and gender; compare levels of depression, anxiety and stress among course and gender; identify data on physical activity and sports; contribute for formulation of future guidelines for quality of life and mental health programs. It is a cross-sectional study, quantitative, intentional sampling. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of São Paulo (691,414). The sample consisted of 484 students of Psychology, Nutrition, Physical Therapy, Occupational Therapy, Physical Education, Bict-Sea and Medicine of a federal public university. Instruments: Socioeconomic and Cultural Questionnaire of students (Fonaprace); Economic Classification; Quality of Life (WHOQOL - BREF); Depression Anxiety Stress Scale - 21 (DASS- 21); International Physical Activity Questionnaire - IPAQ. Results: The sample consisted mostly of female students, single and not working. Male individuals obtained the higher mean values for quality of life, as well as were more active. The students had a higher incidence of anxiety, stress and depression. 31.8% of the sample showed clinically relevant levels for anxiety, stress and 39.0% to 29.5% for depression. The nutrition and medicine courses revealed the highest average for quality of life, while the lowest rates were observed in psychology courses and occupational therapy. 52% of students attributed the low academic performance to emotional issues. The anxiety was mentioned by 82.2% as the main variable that interfered in academic performance. The contingencies of university has significant impact on quality of life and mental health and that public policies of access and permanence in higher education should consider such issues in the development of their actions
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual de boas práticas clinicas e manuseio para equipamentos para mensuração da osmolaridade do filme lacrimal por métodos de condutividade e impedância elétrica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-13) Griz, Camila Palmeira [UNIFESP]; Hazarbassanov, Rossen Mihaylov [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8094321275686016; http://lattes.cnpq.br/2844498934310300Objetivo: O propósito deste projeto é desenvolver um manual detalhado de boas práticas para a utilização de equipamentos de medição da osmolaridade do filme lacrimal, como o TearLab™, I-PEN®, e Condutivímetro. Este manual tem como objetivo melhorar o diagnóstico e o tratamento da doença do olho seco (DOS) em indivíduos afetados e não afetados, garantindo a precisão dos resultados e a segurança dos usuários. Métodos: Este manual foi desenvolvido pelo Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP-EPM no período de 01/10/22 a 31/06/2023 e recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP 1053/2020). Foram analisadas regulamentações relevantes, incluindo as normativas da ANVISA (RDC 509/2021 e RDC 63/2011). Realizou-se a seleção, análise e síntese de informações para a elaboração de guias práticos para o manuseio adequado dos equipamentos de medição da osmolaridade do filme lacrimal, com foco específico na precisão diagnóstica e na promoção da segurança do usuário. Manuais, guias e cartilhas disponíveis, bem como os manuais originais dos aparelhos descritos, foram utilizados como referência no desenvolvimento deste manual. Resultados: O manual resultante fornece orientações detalhadas para o uso correto dos equipamentos mencionados, abrangendo procedimentos de calibração, operação, manutenção e interpretação dos resultados. Foram destacadas as práticas recomendadas para a manutenção da precisão dos dispositivos e para a conformidade com as regulamentações locais de segurança do paciente. O processo de desenvolvimento do manual ressaltou a importância de uma abordagem padronizada na medição da osmolaridade do filme lacrimal. Conclusão: A elaboração dos manuais para o manuseio correto dos equipamentos de medição da osmolaridade do filme lacrimal reforça a necessidade de seguir rigorosamente as práticas recomendadas e as regulamentações estabelecidas pela ANVISA. Este esforço atende não apenas aos objetivos específicos de sistematização das normas regulatórias e elaboração de manuais detalhados para o uso adequado dos equipamentos, mas também garante a precisão diagnóstica e a segurança dos usuários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Minha filha não vai ser um obstáculo”: Narrativas de mães universitárias(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Oliveira, Ana Flávia Silvério de [UNIFESP]; Cockell, Fernanda Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9338283259338237; http://lattes.cnpq.br/5846944568008124; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A gravidez como condição biológica exclusiva da mulher também é uma condição social. Embora a gestação, o parto e a amamentação sejam possibilidades restritas ao corpo biológico feminino, é no âmbito da cultura e de uma dada configuração histórica que a mulher vai lidar com cada uma dessas fases. As experiências de engravidar, dar à luz, amamentar e maternar estão alinhadas com as relações sociais estabelecidas e vigentes. Objetivo: Compreender os fatores contextuais que influenciam a funcionalidade de mães universitárias. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, baseado no método de análise narrativa. O estudo incluiu mulheres universitárias que se tornaram mães durante a graduação. As narrativas foram analisadas individualmente e discutidas em suas semelhanças e singularidades. Resultados: Foram apresentadas as narrativas de cinco mulheres, mães universitárias, com idades entre 22 e 38 anos, com filhos entre 1 e 9 anos e diferentes estados civis. Todas vivenciaram barreiras e facilitadores, tanto no ambiente físico, social ou atitudinal em seus percursos acadêmicos. Discussão: Foram observados alguns facilitadores como redes de apoio, auxílios estudantis, leis e inúmeras barreiras como falta de políticas públicas, falta de rede de apoio, de informação, que essas mães universitárias encontraram durante o percurso acadêmico. Observamos uma diversidade de fatores pessoais e como as intersecções de raça e classe social potencializam as barreiras ambientais que precisam ser minimizadas ou eliminadas com políticas públicas capazes de garantir a equidade e reparação histórica das desigualdades de gênero, raça e classe social. Conclusão: É preciso investir em ações afirmativas que promovam o aumento da funcionalidade de mães universitárias, garantindo equidade na formação e permanência de todas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel das Ligas Acadêmicas na formação de recursos humanos para o empreendedorismo e para inovação em saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Gonçalves, Fernanda Cristina [UNIFESP]; Paiva, Paulo Bandiera [UNIFESP]; Alvarenga, Linda Omar Bernardes de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1478270382527134; http://lattes.cnpq.br/0947654602498462; http://lattes.cnpq.br/9451979604018687Este estudo aborda as ligas acadêmicas de empreendedorismo e inovação em saúde nas universidades brasileiras, focando a formação e desenvolvimento de habilidades empreendedoras em estudantes universitários. A pesquisa utilizou um método exploratório descritivo, coletando dados através de redes sociais, sites de buscas, análise documental e uma abordagem integrada de análise, combinando análise quantitativa e qualitativa. O levantamento identificou 46 ligas acadêmicas, distribuídas tanto em universidades públicas quanto privadas, com uma concentração maior na região Sudeste do Brasil. A análise mostrou um aumento notável na criação de ligas durante a pandemia de COVID-19, refletindo a resposta da academia aos desafios globais e enfatizando a importância da inovação em saúde como campo fértil para o empreendedorismo. As ligas acadêmicas, mais do que grupos extracurriculares, atuam como incubadoras de inovação e empreendedorismo, desempenhando um papel vital na formação de futuros profissionais qualificados e adaptáveis. Elas envolvem os estudantes em uma combinação de educação teórica e prática, incluindo palestras, workshops, pesquisas e projetos práticos, além de promoverem habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança. O estudo conclui que as ligas são essenciais no ecossistema educacional, contribuindo para a formação de profissionais inovadores e adaptáveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção de estudantes sobre normas de gênero no Ensino da Graduação de Enfermagem(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Andrade, Laura Rizardi dos Santos [UNIFESP]; Sala, Daniela Cristina Paquier [UNIFESP]; Vieira, Thais Fernanda; http://lattes.cnpq.br/6367508233142381; http://lattes.cnpq.br/2320884103571361Os últimos 40 anos de luta do movimento LGBTQIA+ no Brasil proporcionou o surgimento de políticas voltadas às necessidades de saúde e direitos humanos dessa população. Contudo, a garantia de políticas não é suficiente para garantir o direito à saúde. A população LGBTQIA+ enfrenta várias barreiras de acesso à saúde em muitos países e contextos. É importante que os profissionais de enfermagem recebam treinamento e estejam conscientes e sensíveis às questões LGBTQIA+, para criar um ambiente de saúde inclusivo, onde pessoas se sintam respeitadas, compreendidas e atendidas em suas necessidades de saúde. Este estudo buscou compreender como estudantes universitários experienciam a sua formação em enfermagem relativa à atenção em saúde para a população LGBTQIA+. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, realizado com 10 estudantes de enfermagem de uma instituição pública de ensino superior na região sudeste do Brasil. Por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo temática emergiram categorias que revelam dificuldade de estudantes em compreender conceitos e terminologias e em promover cuidado integral da população LGBTQIA+. Verificou-se que o ensino oferece poucos espaços e diálogos não cisheteronormativos. Levando em consideração as dificuldades que a população LGBTQIA+ enfrenta no acesso à saúde, este estudo demostra uma lacuna no papel que uma instituição de ensino superior de enfermagem desempenha nesse contexto.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil socioeconômico-cultural de uma universidade aberta à terceira idade: reflexo da realidade brasileira?(Universidade do Estado do Rio Janeiro, 2011-03-01) Roque, Francelise Pivetta; Vinhas, Briza Rocha; Rebêlo, Felipe Lima; Guimarães, Helen Arruda; Araújo, Laís Záu Serpa de; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Faculdade de Fonoaudiologia Programa de Extensão Interdisciplinar Pró-Idoso; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia; Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Departamento de Patologia - Bioética; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AIM: to compare socio-economic and cultural data from participants of a University Open to Seniors of a university in the State of Alagoas to equivalent data from the Brazilian and Alagoas' state population of the same age group. METHOD: A comparative cross-sectional study conducted with 460 participants from the three first classes of the University for the Third Age (UATI) of a public University in Alagoas. The participants were compared to the population of Alagoas state and Brazil by: sex, age, education, household composition, income and occupation, describing also the marital status, participation in community activities, expectations regarding UATI and the way the student had learned of the UATI program. RESULTS: The students of this UATI show statistically significant difference as compared to the population of Alagoas and Brazil regarding the distribution of sex, age, type of residence, education and occupation (p≤ 0.05). Most are married, active in the religious community, seeking personal growth, and leisure and distraction in UATI and heard of UATI through television and friends. CONCLUSIONS: the profile found does not reflect the Brazilian reality, stressing the need for UATIs, such as programs to promote health, including the elderly of socio-economic and cultural disadvantaged classes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A produção científica dos egressos de um Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-23) Silva, Dayane da [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/0326784391954207; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Brasil, cerca de 95% da produção científica tem origem em universidades públicas, pois estas prezam o “tripé” ensino, pesquisa e extensão. E apesar dos cortes orçamentários ocorridos nos últimos anos, têm conseguido manter regularidade em pesquisa e desenvolvimento, com aumento da produção científica. A produção científica, principalmente, sob a forma de artigos científicos, é de extrema importância para divulgação de novos estudos e pesquisas, disseminar o conhecimento científico, para integração de cientistas de diversas áreas, bem como sua avaliação é usada para monitorar a qualidade de instituições de ensino e programas de pós-graduação pela CAPES. Dentre os indicadores utilizados, a Cientometria, representada por alguns indicadores, dentre eles, os de produção, utilizados para analisar publicações e citações. O presente trabalho se deu por meio da análise da produção de artigos científicos dos egressos de mestrado do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde oferecido pela UNIFESP, do ano de sua titulação até 3 anos após, com intuito de identificar o perfil de publicação destes, onde foi realizada pesquisa exploratória, com coleta por meio de pesquisa documental e abordagem qualitativa. Sendo escolhido o referido programa por ser o mais antigo no campus, pioneiro e com perfil interdisciplinar. Observou-se que, apesar de uma parte destes egressos haver preferido outros tipos de produção científica, como publicação de livros e apresentação em congressos, ainda há uma preferência pela publicação de artigos, sendo que a produção destes egressos apresenta características de interdisciplinaridade, em coautoria intra e interinstitucional, em sua maioria são publicações em língua estrangeira, além da preferência por periódicos indexados em bases de dados internacionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008) Mello, Andréia Nóbrega de [UNIFESP]; Araujo, Pola Maria Poli de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo investiga a percepção do egresso sobre a influência da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) vinculada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na sua qualidade de vida. Em sua primeira parte, apresenta reflexões sobre o envelhecimento populacional, os direitos do idoso, a Universidade Aberta à Terceira Idade e a qualidade de vida. Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de núcleos direcionadores, com 14 egressos da UATI/UNIFESP. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de análise. Os resultados apontam a importância dos domínios: psicológico e relações sociais, da qualidade de vida, para o egresso da UATI/UNIFESP e sua melhora após a vivência no curso dessa universidade. Os relatos encontrados citam a importância do curso da UATI/UNIFESP para a sua ampliação de mundo e sua forma distinta de se relacionar com a vida. A ressignificação da vida após a participação no curso da UATI/UNIFESP também foi encontrada, assim como: o aumento da autoestima, a melhora no estado depressivo e a mudança de comportamento, com o idoso experimentando uma maior motivação no seu dia-a-dia. Os resultados confirmam a importância das relações sociais para a qualidade de vida do idoso. A pesquisa demonstrou que a Universidade da Terceira Idade tem alcançado seus objetivos de melhora na qualidade de vida, integração social, desenvolvimento pessoal e coletivo, reconstrução de novos planos de vida e transformação pessoal. É nesse contexto que ela aparece como um local propício para o desenvolvimento do potencial do idoso, seu reconhecimento como indivíduo inerente à sociedade, com suas experiências e particularidades. Esses achados são indicativos de que é possível envelhecer bem e de que a educação, oferecida por programas para a terceira idade, é um poderoso preditor de um envelhecimento feliz e com qualidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida no trabalho e saúde ocular ocupacional dos servidores técnicos administrativos das Universidades Federais do Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-01-31) Araujo, Sandra Aparecida de [UNIFESP]; Carvalho, Fabio Ramos de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1910912718767159; http://lattes.cnpq.br/9718514465481373; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: The aims of the present study were the investigation, reflection and discussion of the quality of life and ocular occupational health on the job of employees at Federal Universities in Brazil. Method: Questionnaire containing 70 (seventy) objective questions covering diverse aspects related directly and indirectly to the humanistic aspect of administrative professional relationships was sent by mail to the Department of Personnel Management of 59 (fifty nine) Federal Universities in Brazil. The questionnaire also allowed participants to add complementary information, such as suggestions, criticisms and / or comments. The deadline established to finalize the receipt of questionnaires and initiate the interpretation of results corresponded to 60 (sixty) days from the date of shipment (06/02/2015). Results: A total of 26 (twenty-six) completed and signed questionnaires returned from all regions of Brazil, with reviews, suggestions and comments. The results suggest the need to discuss, evaluate and implement quality of life programs at work (QWT), taking into account the need to promote more humane environments. Conclusions: The data are an important instrument of reflection about the importance of information, prevention and the promotion health of and welfare of employees. In addition, the data indicate the relevance to implement actions and programs to promote the quality of working life and occupational eye health.
- ItemSomente MetadadadosQualidade de vida, condicao de Saúde e motivacao dos idosos usuarios de duas universidade abertas a terceira idade no municipio de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Merlin, Marina Stahl [UNIFESP]Objetivo: verificar a qualidade de vida e as condicoes de Saúde dos idosos que frequentam as Universidades Aberta a Terceira Idade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Pontificia Universidade Catolica (PUC) no municipio de São Paulo, e identificar os aspectos que os motivam a procurar esse tipo de servico. Metodo: foram entrevistados 90 idosos frequentadores das duas Universidades Aberta a Terceira Idade, num estudo em corte transversal. Os idosos responderam a sete questionarios referentes aos dados de identificacao, de qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life - WHOQOL-bref), rastreamento de Saúde mental (Self Report Ouestionnaire-SRQ-20 e Beck Depression Inventory-BDI), Saúde cognitiva (Mental Status Ouestionnaire-MSQ-1 O), Saúde fisica e motivacao. A analise estatistica foi utilizada para verificar a associacao entre as variaveis Saúde mental, Saúde cognitiva, Saúde fisica, qualidade de vida, motivacao e as variaveis socio-demograficas dos idosos. Foi realizada a analise de regressao linear multipla para a verificacao da influencia das variaveis Saúde mental e Saúde fisica na qualidade de vida. Resultados: 58,9 por cento dos idosos avaliam sua qualidade de vida como sendo boa e 25,6 por cento a avaliam como sendo muito boa; 83,3 por cento da amostra foram identificados como nao caso pelo SRQ, 90 por cento pelo BOI e 84,3 por cento pelo MSQ; 87,7 por cento dos idosos consideram sua Saúde fisica como sendo boa ou regular, apesar de 71,2 por cento apresentarem entre 3 a 7 quadros clinicos simultaneos. A Saúde mental, indicada pelo SRQ, mostrou-se significativamente influente nos quatro dominios de qualidade de vida (dominios fisico, p=0,001; psicologico, p=0,001; social, p=0,002 e ambiental, p=0,003). A Saúde fisica mostrou-se associada ao dominio psicologico de qualidade de vida (p=0,021). Conclusao: as condicoes de Saúde fisicas repercutem na qualidade de vida psicologica, enquanto que a Saúde mental apresentou repercussoes nos dominios fisicos, psicologico, social e ambiental da qualidade de vida dos idosos. A Saúde mental dos idosos e um aspecto importante na compreensao de Saúde atual. Sugere-se investimentos e novas pesquisas sobre o tema, visando a otimizacao das politicas sociais e de Saúde destinadas aos idosos brasileiros