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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Ecossistema Empreendedor Universitário da Universidade Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21) SANTOS, Gabriel Carvalho dos [UNIFESP]; AZEVEDO, Marcia Carvalho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7735307216322291; http://lattes.cnpq.br/7881840625595859Atualmente é uma realidade para jovens estudantes universitários a necessidade de buscar alternativas de inserção no mercado que vão além dos trabalhos tradicionais, sendo o empreendedorismo uma opção cada vez mais relevante. Havendo a demanda de um Ecossistema Empreendedor (EE) Universitário de qualidade para apoiar os jovens empreendedores. Este estudo identifica as instituições do EE da Unifesp, fazendo uma análise sistêmica de suas inter-relações. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 16 participantes de 14 instituições inseridas no EE da Unifesp, as entrevistas foram gravadas e transcritas. As transcrições serviram como base para a análise usando a metodologia Dynamics Systems, metodologia criada no MIT, que busca temas-chave e suas relações sistêmicas. Foram encontrados sete ciclos relacionadas às instituições analisadas: (1) ciclo de vendas; (2) ciclo de reconhecimento do cliente; (3) ciclo de atração de talentos; (4) ciclo de apoio institucional; (5) ciclo de desenvolvimento profissional; (6) ciclo de cultivo da cultura empreendedora e de inovação; (7) ciclo de apoio do corpo docente. É um possível interesse da Unifesp gerar ciclos virtuosos em seu EE ajudando o desenvolvimento econômico e social. Ao compreender os problemas do empreendedorismo (falácias, mitos e paradoxo) chegamos na necessidade de políticas estruturantes do EE universitário, apoiando empreendedores movidos a uma visão de futuro para aproveitar oportunidades de impacto. Sendo que precisamos de um EE de qualidade e estruturado na Unifesp, este estudo mapeou metas políticas baseadas nas ideias de Mason & Brown (2014) e Guerrazi (2018): (1) conectores empreendedores; (2) fontes de recursos empreendedores; (3) atores empreendedores); (4) orientação empreendedora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Analise do perfil de estudantes ingressantes da Uiversidade Federal de São Paulo - 2015(UNIFESP, 2016) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savalli [UNIFESP]; Machado Júnior, Joel [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Schlegel, Rogerio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudo do Perfil do estudante de Graduação da Unifesp) vem a público apresentar o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2015 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos de 2012, 2013 e 2014.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2016(UNIFESP, 2017) Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savalli [UNIFESP]; Machado Júnior, Joel [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Schlegel, Rogério [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do/a Estudantes de Graduação) apresenta o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2016 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2017(UNIFESP, 2017) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]; Mihara, Antonio [UNIFESP]; Martins, Camila Bertini [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savali [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Mariano, Flávia Cristina Martins Queiroz [UNIFESP]; Quadros, Isabel Marian Hartmann de [UNIFESP]; Cespedes, Juliana Garcia [UNIFESP]; Azzalis, Lígia Ajaime [UNIFESP]; Oliveira, Luzia Pedroso de [UNIFESP]; Borçato, Marcelo Curci [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597Este relatório representa o trabalho da Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do Estudante de Graduação da Unifesp) referente aos dados institucionais coletados no ano de 2017 dos(as) estudantes ingressantes na graduação. A aplicação do questionário, a tabulação, a confecção de tabelas e gráficos, as análises e estudos têm demandado um vigoroso cronograma de encontros e reflexões na missão de conhecer melhor esses(as) estudantes que têm acessado a Universidade Federal de São Paulo. Este relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2018 e 2019(UNIFESP, 2020) Leonardi, Fabricio Gobetti [UNIFESP]; Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]; Martins, Camila Bertini [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savali [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Mariano, Flávia Cristina Martins Queiroz [UNIFESP]; Quadros, Isabel Marian Hartmann de [UNIFESP]; Cespedes, Juliana Garcia [UNIFESP]; Azzalis, Lígia Ajaime [UNIFESP]; Borçato, Marcelo Curci [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudos do/as Perfil do/a Estudantes de Graduação) da Unifesp apresenta o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2018 e 2019 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dados do Perfil de Estudantes Ingressantes da Universidade Federal de São Paulo - 2021 e 2022(UNIFESP, 2022) Leonardi [UNIFESP], Fabrício Gobetti; Rosa [UNIFESP], Anderson da Silva; Azzalis [UNIFESP], Lígia Ajaime; Cespedes [UNIFESP], Juliana Garcia; Borçato [UNIFESP], Marcelo Curci; http://lattes.cnpq.br/3004028271204597A Cepeg (Comissão de Estudos do Perfil do/a Estudantes de Graduação) apresenta o relatório com o perfil socioeconômico, cultural e acadêmico dos ingressantes do ano de 2020 nos cursos de graduação da Unifesp. O relatório também inclui, quando possível, comparações com o perfil dos ingressantes dos anos anteriores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da avaliação de desempenho no estágio probatório dos servidores Técnico Administrativos em Educação da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-29) Oliveira, Lilian Bispo De [UNIFESP]; Brelaz, Gabriela De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Organizations that have undergone major changes in recent decades associated with technological advances have been using performance indicators to improve productivity and work quality with a focus on results and customer satisfaction. In the public sphere, from the 1980s onwards with the emergence of managerial public administration, the principle of efficiency was added by Constitutional Amendment 19 of 1998 to measure the work of public servants by introducing the performance condition as one of the criteria for dismissal through a procedure periodic performance appraisal, which in practice has not been applied. Thus, this paper aims to analyze the performance evaluation process of UNIFESP administrative staff in education during the probationary period of thirty-six months, identifying facilitating and difficult points in the applicability of this tool. To achieve this objective, an analysis of the institutional documents made available by the Dean of Management with People - ProPessoas, legislation and articles on the subject was performed, as well as a statistical analysis based on data from 488 employees evaluated from 2016 to the present. The relevance of this study is justified, because the performance evaluation must meet current legislation and the current government's political interest in introducing in the short term an administrative reform defining new criteria for probationary stage and dismissal of employees, conditioned to the performance evaluation of systematic way. The proposed data analysis was performed using the IBM-SPSS statistical software. The results show that in the three evaluation periods of the probationary stage the punctuated averages were high, between very satisfactory and fully satisfactory, observing flaws in the performance evaluation process, as a newcomer in the career does not have full mastery of the activities performed, therefore cannot be evaluated with excellence. It is concluded, therefore, that the tool has been used to fulfill a bureaucratic stage of the probationary stage and needs to be improved so that its application can be done continuously and systematically using the multi-source or 360º evaluation method, as indicated by the Ministry of Planning, Budget and Management - MPOG and Secretariat of Public Management - SEGEP, for being less partial and involving several actors in the process, providing career development in a fair and appropriate manner.
- ItemAcesso aberto (Open Access)I Congresso Acadêmico Unifesp(Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, 2015) Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP}Anais do I Congresso Acadêmico Unifesp realizado de 8 a 11 de junho de 2015, em São Paulo, SP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)II Congresso Acadêmico Unifesp: A universidade do século XXI(Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, 2016) Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP}Anais do II Congresso Acadêmico Unifesp realizado de 6 a 9 de junho de 2016, em São Paulo, SP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)III Congresso Acadêmico Unifesp: Unifesp em ação: pela educação superior pública de qualidade(Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, 2017) Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP}Anais do III Congresso Acadêmico Unifesp realizado de 30 de maio a 2 de junho de 2017, em São Paulo, SP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)IV Congresso Acadêmico Unifesp: Universidade e sociedade: saberes em diálogo(Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, 2018) Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP}Anais do IV Congresso Acadêmico Unifesp realizado em 11 e 12 de junho de 2018, em São Paulo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Livro de resumos do VIII Simpósio de Química da Unifesp(Guilherme F. L. Pereira, 2021-11) Rodrigues, Alessandro [UNIFESP]; Menandro, Alessandra Stacchini [UNIFESP]; Gonçalves, Giulia Elisa Guimarães [UNIFESP]; Pereira, Guilherme Ferreira Lemos [UNIFESP]; Silva, Janail Rodrigues da [UNIFESP]; Philadelphi, Laura Oliveira Peres [UNIFESP]; Silva, Leandro Santos da [UNIFESP]; Caseli, Luciano [UNIFESP]; Bizeto, Marcos Augusto [UNIFESP]; La Scalea, Mauro Aquiles [UNIFESP]; Fernandes, Nathália Maria Moraes [UNIFESP]; Rodrigues, Rebeca da Rocha [UNIFESP]; Possidonio, Shirley [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7511492642565571A oitava edição do Simpósio de Química da Unifesp ocorreu nos dias 10 e 11 de Novembro de 2021, pela primeira vez em formato totalmente digital. O evento recebeu 295 inscrições de participantes, sendo 91 (31%) de pessoas externas à Unifesp. Durante o evento, o canal do Simpósio de Química no YouTube, chegou a quase 300 visualizações simultâneas. O evento recebeu 41 resumos de trabalhos, 25 para apresentações de vídeo-pôster, com três apresentadores de instituições externas, e 14 apresentações orais. A organização contou com seis docentes e sete discentes de pós-graduação, seis destes dedicados exclusivamente ao gerenciamento dos meios digitais. O evento teve o prazer de receber seis palestrantes, três deles docentes do Departamento de Química (DQ): a Profa. Dra. Érica Souza-Silva, com a palestra: “Microextração em fase sólida: estado-da-arte e aplicações”, a Profa. Dra. Patricia Sartorelli, com a palestra “Estudo de plantas e fungos - uma abordagem metabolômica e biológica”, e o Prof. Dr. Ricardo A. Galdino com a palestra “A química que dá liga”, ótimos exemplos da diversidade de linhas de pesquisa desenvolvidas no DQ da Unifesp, Campus Diadema. A abertura do evento contou com a ilustre presença do Prof. Dr. Luiz Carlos Dias da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com a palestra “Vacinas para COVID-19 e combate às fake news na pandemia”, disseminando informações de qualidade e ferramentas para o combate às notícias falsas. Ainda no primeiro dia, contamos também com a ilustre presença do Jornalista André Biernath da BBC News e do Prof. Dr. Ronaldo Christofoletti da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, durante a mesa redonda “A importância da divulgação científica e a atividade acadêmica”, destacando importantes e necessárias mudanças sobre às quais a comunidade acadêmica deve refletir nos próximos anos. Ao todo, foram 15 sessões ao vivo (lives) no YouTube, com seis sessões de discussão de trabalhos no formato vídeo-pôster e quatro sessões de apresentações orais. Todas as lives e apresentações de vídeo-pôster podem ser acessadas ao clicar nos títulos da programação do livro de resumos. Em sua primeira versão totalmente online, o SQU promoveu com sucesso um espaço de discussão e aprendizado científico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)No meio do caminho tinha uma pandemia: as implicações na permanência estudantil e estratégias adotadas pela Unifesp(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Wagner, Franciele de Andrade [UNIFESP]; Nozabielli, Sônia Regina [UNIFESP]; Guerra, Maria Natália Ornelas Pontes Bueno [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5364731277298059; http://lattes.cnpq.br/3180236128206925; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tendo em vista que a pandemia de Covid-19 impactou a vida das pessoas em diversas dimensões: trabalho, estudo, renda, convívio social, mobilidade, moradia, alimentação, saúde etc., Foi um fator desencadeante de muitas mudanças e desafios, evidenciando a desigualdade estrutural em nossa sociedade. É nesse contexto que esta pesquisa se insere com a seguinte problemática: como a Pandemia de Covid-19 impactou a permanência dos/as estudantes da Unifesp e quais as medidas adotadas para reduzir os impactos? A justificativa revela-se pela fundamental importância para ampliar o debate a respeito da permanência estudantil em uma conjuntura específica, caracterizada por cortes e contingenciamentos de recursos para as políticas educacionais, ataques conservadores ao espaço universitário, privatização do ensino, precarização das relações de trabalho, terceirização, crescimento do ensino a distância no setor educacional privado, agravada pela pandemia que impôs, de modo emergencial, mudanças na forma de ensino e nas relações sociais. Este TCC busca compreender de que forma o contexto da pandemia afetou a permanência estudantil e, em decorrência, as medidas adotadas pela Unifesp, no período de 2020 a 2022. Para tanto, é necessário analisar a política de permanência estudantil no Brasil, seus desafios e limites, agravados pela pandemia; Identificar quais demandas de permanência estudantil emergiram no contexto de pandemia e, por fim, mapear as medidas adotadas pela UNIFESP, durante a pandemia, para tornar possível a permanência dos/as estudantes. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, documental em fontes secundárias com abordagem qualitativa. Se estrutura em duas seções: na primeira uma breve contextualização do ensino superior no Brasil com o intuito de sinalizar aspectos contraditórios da formação sócio-histórica, na segunda buscou-se apresentar os desafios e limites, agravados pela pandemia, bem como, identificar quais demandas de permanência estudantil emergiram e apresentar quais estratégias de enfrentamento foram adotadas pela UNIFESP, para tornar possível a permanência dos/as estudantes. Este trabalho permitiu compreender que a pandemia evidenciou e agravou o já precário sistema educacional, que diante da convergência de crises sanitária, econômica e política se confrontou com a fragilidade orçamentária, especialmente no que tange à permanência de estudantes no ensino superior. De fato, tinha e tem uma pedra no meio do caminho e a certa altura, a pandemia atravessou esse caminho. Todas as questões vivenciadas nesse período reforçam a necessidade de políticas públicas que assegurem tanto o acesso quanto a permanência de estudantes, garantindo um suporte contínuo e, de modo mais robusto, em momentos de adversidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ObservaIMar, o Observatório Institucional do Instituto do Mar(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Queiroz, Arthur Capelazo Lopes [UNIFESP]; Medeiros, Igor Dias [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1550217569719206; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Observatório Institucional do Instituto do Mar foi criado com o intuito de observar as relações de integração entre universidade e sociedade, identificando os atores sociais que interagem com a Unidade Universitária e a natureza dessas relações, analisando as repercussões socioespaciais da sua implantação e consolidação no território. Ao desenvolver produtos que envolvem a memória do Instituto e criar uma linha do tempo e um mapa, o Observatório pretende permitir que a sociedade visualize como o Instituto do Mar (IMar) atua da região, bem como mostra ao Instituto eventuais lacunas, locais onde o IMar ainda precisa e pode estar presente. O presente trabalho resgata os resultados da primeira etapa de operação do ObservaIMar, destacando as principais ações de ensino, pesquisa, extensão e também dos estágios realizados pelos alunos do Instituto do Mar. Ao final são analisadas com maior profundidade as ações de extensão, visto que a Extensão Universitária é a esfera acadêmica de maior similaridade com o Observatório, as interações universidade-sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pimentas nos olhos dos outros: o processo de implementação e consolidação do campus da UNIFESP na cidade de Guarulhos(Mauricio Massao Oura, 2023-07-21) Oura, Mauricio Massao [UNIFESP]; Bazanelli, Leonardo Monteiro [UNIFESP]; Melo, Nathan dos Reis Penteado da Cunha [UNIFESP]; Andrade, Rafael do Nascimento de [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/8200289301250947Esta obra busca registrar um pouco da história e das memórias sobre o processo de implementação e consolidação do campus da UNIFESP na cidade de Guarulhos até o ano de 2022. Nela, o leitor encontrará registros documentais e relatos de dezenas de pessoas que participaram ativamente desse processo: uma jornada repleta de obstáculos, conflitos, incertezas e alegrias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)V Congresso Acadêmico Unifesp: Unifesp 25 anos: universidade pública, conhecimento público(Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, 2019) Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]Anais do V Congresso Acadêmico Unifesp realizado em junho de 2019, em São Paulo.