Navegando por Palavras-chave "Transtornos de aprendizagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Ambulatório de dificuldades escolares e o papel na formação do residente de 1o ano em Pediatria - Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-09-29) Lahterman, Betina [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]; Ventura, Renato Nabas [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5727130288077458; http://lattes.cnpq.br/1088228713801713; http://lattes.cnpq.br/0479463136228094; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: a dificuldade escolar é determinada por um conjunto de causas e fatores bastante complexos. O ambulatório de dificuldades escolares da Unifesp tem como finalidade atender a essa demanda crescente e proporcionar ao residente de 1o ano de pediatria a experiência de atendimento, em equipe multiprofissional, às crianças com essa queixa, na atenção básica em saúde. Objetivos: avaliar o papel que o ambulatório tem desempenhado na formação do residente de 1 o ano em pediatria em relação à assistência a essas crianças e à concepção dos mesmos a respeito do papel do pediatra na equipe multiprofissional. Métodos: estudo transversal descritivo, realizado no período de fevereiro de 2008 a janeiro de 2010 no ambulatório de dificuldades escolares situado em Embu – SP. População: universo de 40 residentes do 1º ano de Pediatria (2008 e 2009) da Unifesp. A coleta de dados quantitativos e qualitativos utilizou: 1) questões estruturadas e perguntas abertas para identificação das expectativas em relação ao estágio; 2) testes para avaliação do conhecimento dos residentes sobre temas relacionados às dificuldades escolares, antes e após o estágio; 3) entrevista gravada para obtenção de dados referentes à concepção do residente sobre o papel do pediatra na atenção às crianças com dificuldades escolares. Dos 40 residentes participantes do estudo, 18 residentes (2008) participaram de todas as etapas e 22 (2009) somente da avaliação de conhecimento. Para análise das respostas às questões abertas e entrevistas gravadas utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Resultados e discussão: Os discursos dos residentes, no início do estágio, revelaram reconhecimento da importância dessa demanda para o pediatra, preocupação no entendimento da gênese das dificuldades escolares e no seu manejo e expectativa de que o estágio oferecesse condições de aprimoramento para o atendimento; manifestaram, também, compreensão em relação à necessidade da equipe multiprofissional na abordagem das dificuldades escolares. A maioria dos residentes (77,8%) avaliou o estágio como ótimo e bom e reforçou a importância do mesmo para a formação do pediatra. Os discursos obtidos por meio das entrevistas gravadas revelaram reconhecimento de que o pediatra deve compor a equipe multiprofissional, permanecendo, porém, em parte desses discursos, concepção de que seu papel é de triador para outras especialidades e de responsável pela doença orgânica. Em relação às avaliações de conhecimento, não houve melhora do desempenho em relação ao início do estágio. Questões conceituais sobre temas relacionados a afecções que cursam ao lado de dificuldades escolares, porém menos freqüentes na prática do atendimento, e aquelas que tratam da utilização de instrumentos mais empregados por outros profissionais apresentaram porcentagens de erros superiores a 30%. Conclusões: os resultados indicam que o Ambulatório de Dificuldades Escolares atua positivamente na formação do residente no que se refere ao reconhecimento da importância dessa demanda para o pediatra e da necessidade de uma atuação multiprofissional, porém há deficiências na aquisição de conhecimento sobre o tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desempenho em tarefas matemáticas e de processamento fonológico estão relacionados nos transtornos de aprendizagem?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26) Fu, Julia Helena [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794570T4; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)Introdução: A matemática exerce papel decisivo no desenvolvimento cognitivo e interfere na construção de conhecimentos de outras áreas. O Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo da matemática (DSM 5) pode coocorrer com outros transtornos específicos do neurodesenvolvimento como o da linguagem oral, da leitura e da escrita, ou até mesmo da coordenação motora; ele afeta especificamente a aquisição de habilidades aritméticas em crianças com inteligência normal e boa escolarização; déficits na recuperação de fatos aritméticos da memória semântica, prejuízos de habilidades de procedimento e de representação viso-espacial também são encontrados. Há evidências de que habilidades cognitivas do processamento fonológico estejam associadas no desenvolvimento de todos esses tipos de aprendizagem (Silva et al. 2015). Objetivo: Investigar correlações entre o desempenho em tarefas que avaliam habilidades do processamento fonológico e do senso numérico e cálculo matemático em crianças escolares com queixa de aprendizagem de leitura, escrita e matemática. Método: Estudo retrospectivo, de relato de casos e análise quantitativa. Em estudo anterior foram avaliados 07 escolares (03 meninas) com diagnóstico fonoaudiológico de Transtorno específico do desenvolvimento da leitura, quanto às suas habilidades matemáticas de representação da magnitude numérica e da evocação do fato numérico (12 tarefas) e quanto ao processamento fonológico: memória fonológica operacional, consciência fonológica e acesso fonológico ao léxico mental. A análise estatística caracterizou a amostra e a seguir buscou correlações entre as variáveis de estudo, a partir do cálculo do coeficiente de Spearman (nível de significância adotado < 0,05). Resultados: As médias de idade e de anos de escolaridade da amostra foram, respectivamente: M=8,71; DP=0,76 e M=3,43; DP=0,98. O cálculo do coeficiente de Spearman mostrou correlações positivas de moderadas a fortes entre diferentes tarefas de cálculo numérico e memória fonológica de curto prazo e operacional (p. ex.: r=0,899; p valor <0,006), e negativa entre a velocidade de acesso ao léxico mental e as tarefas 3 e 8 do cálculo numérico, mostrando que quanto mais lenta a velocidade de acesso ao léxico, maior o número de acertos em cálculo. Conclusão: Foi possível encontrar correlações positivas, de moderadas a fortes, entre os desempenhos em tarefas de cálculo numérico e de memória fonológica e negativas entre cálculo numérico e o tempo de acesso fonológico ao léxico mental, confirmando a hipótese de que há associações entre processamento fonológico e habilidades matemáticas em crianças escolares com transtorno de leitura e escrita.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estimulação de leitura combinada com ETCC para a escrita ortográfica na dislexia: estudo de caso(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Aeschlimann, Sabina Maria [UNIFESP]; Avila, Clara Brandão de [UNIFESP]; Ciola, Isabela de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1296511951755380; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/7164078284479450INTRODUÇÃO: Apesar da literatura indicar que a coocorrência da disortografia nos quadros de Dislexia do Desenvolvimento (DD) é relativamente comum, há pouca evidência sobre a eficácia das intervenções para a melhora da ortografia e da fluência na escrita nesses casos. Mais recentemente, a literatura vem associando o tratamento terapêutico para DD à Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC). Ela facilita a evolução do quadro e a aderência ao tratamento. OBJETIVO verificar se a intervenção cognitivo-linguística multinível voltada para as habilidades de leitura, associada à ETCC, leva a melhoras na ortografia de um escolar com diagnóstico multidisciplinar de DD. MÉTODO: Relato de caso de um menino de 08 anos de idade matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental (TCLE assinado – CEP/UNIFESP: 0998/2021), sem terapia fonoaudiológica prévia à estimulação. Na avaliação anterior à aplicação do protocolo apresentava leitura de palavras isoladas e de texto dois desvios padrões abaixo da média e predominância de erros de omissão de letras e sílabas, erros de correspondência fonema-grafema regulares e predominância da hipótese de escrita silábica. Foi aplicado um protocolo de 10 sessões (intervalo de 2 dias) de estimulação das habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura de palavras de escrita regular e de baixa, média e alta frequência, combinada com a ETCC. RESULTADOS: A estimulação cognitivo-linguística voltada para a leitura associada à ETCC levou à redução de erros de escrita de natureza fonológica. A hipótese de escrita predominante passou de silábica para silábica-alfabética. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ETCC combinada à estimulação de habilidades de leitura levou a mudança no padrão de erros naturais, com evolução da hipótese de escrita, maior precisão da correspondência fonema-grafema e desenvolvimento da rota fonológica. A frequência de erros do tipo T2 (omissão ou adição de segmentos) foi reduzida significativamente um mês após a intervenção na escrita de palavras regularas, dependentes de regras, irregulares e pseudopalavras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hiperléxicos com transtorno de Asperger : caracterização da leitura e escrita de textos e palavras(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Silva, Renata Cristina Dias da [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Chiari, Brasília Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3118172851522969 ; http://lattes.cnpq.br/6591561982003926 ; http://lattes.cnpq.br/6769000901573601Objetivo: Verificar as habilidades de leitura, escrita e consciência fonológica de sujeitos com diagnóstico de Transtorno de Asperger que tenham apresentado histórico de Hiperlexia e investigar possíveis correlações com a idade, nível de inteligência e tempo de escolaridade. Métodos: A amostra foi composta por 16 sujeitos, do sexo masculino com linguagem verbal e idade média de 15.4, cujos pais autorizaram a participação no estudo e relataram que os mesmos haviam começado a ler precocemente sem ensino formal prévio e com pouca compreensão. Todos os sujeitos eram escolarizados, não apresentavam limitações sensoriais e foram encaminhados com diagnóstico de Transtorno de Asperger para as Disciplinas de Distúrbios da Comunicação Humana e de Distúrbios da Audição da UNIFESP-EPM, já tendo sido avaliados o nível intelectual. A testagem foi composta por uma Prova de Leitura em Voz Alta, Avaliação da Velocidade de Leitura, Recontagem de Texto, Prova de Consciência Fonológica, Ditado e Escrita Semi-Dirigida de Textos.Todos os procedimentos foram filmados e gravados, sendo aplicados em duas sessões individuais. Na leitura, foram examinadas as habilidades de exatidão, velocidade e compreensão; na consciência fonológica averiguaram-se habilidades de síntese silábica e fonêmica, rima, aliteração, análise silábica e fonêmica, manipulação silábica e fonêmica, transposição silábica e fonêmica e na escrita avaliou-se a exatidão e a construção semidirigida de textos com base em seqüências de figuras. Resultados: Os sujeitos tiveram alto índice de acertos na exatidão de leitura e escrita, apresentaram grande variação quanto à velocidade e compreensão de leitura, estando deficitárias na maioria dos casos. Na consciência fonológica, de modo geral, tiveram desempenhos abaixo do esperado para a idade, com mais dificuldades nas tarefas fonêmicas. Na escrita de textos houve variações de 5 à 25 nodos. Houve correlação entre o nível intelectual e todas habilidades de leitura, entre a exatidão de leitura e a exatidão de escrita, entre a velocidade de leitura e a compreensão dos textos, entre a consciência fonológica e a construção dos textos, e desta última com a ordenação das figuras. Conclusões: Nestes indivíduos não foi observado um padrão uniforme de habilidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência do transtorno fonológico sobre os transtornos de leitura e da escrita(Academia Brasileira de Audiologia, 2013-01-01) Silva, Monique Cantelli Da [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To investigate the influence of phonological disorder, present at school age on performance on tasks of reading, writing, phonological and auditory processing and the relationships between these variables. METHODS: A total of 28 children regularly enrolled in 4th and 5th grade of elementary schools were divided: Experimental Group 1, Experimental Group 2, and Control Group. The following skills were assessed: reading, writing, phonological and auditory processing. The data were statistically analyzed. RESULTS: Control Group showed better results in reading, writing and processings. Experimental Groups were similar in terms of phonological awareness and phonological short-term memory. Experimental Group 1 showed lower values of performances compared to Experimental 2, with or without statistical significance. Auditory processing was similar among three groups, with the exception of Sequential Verbal Memory task. The three groups showed different patterns of correlations between variables. CONCLUSION: The phonological disorder was associated with worse performance on reading, spelling and phonological processing. The different groups showed different patterns of correlations between reading, writing, listening and phonological processing, which corroborated the results of the comparisons.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Parâmetros de fluência e tipos de erros na leitura de escolares com indicação de dificuldades para ler e escrever(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-03-01) Kawano, Cinthya Eiko [UNIFESP]; Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]; Carvalho, Carolina Alves Ferreira de [UNIFESP]; Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To characterize the performance of students with signs of reading and writing difficulties, according to the school grade, error categories, reading fluency parameters, and the correlation between these variables. METHODS: Sixty children (48% girls), 3rd to the 5th grade students of public elementary schools, were evaluated. Thirty (ten from each grade) who presented signs of reading and writing difficulties composed the Research Group. Thirty children, paired by age and school grade, classified by their teachers as good readers, composed the Control Group. All subjects read aloud two lists of isolated items (38 words and 29 pseudowords) and a text. The reading sessions were recorded and transcribed, and parameters and errors were analyzed. RESULTS: Differences were found between the groups, and the Research Group had worse performances in all the studied variables. The following types of reading errors were more frequent in this group: non-compliance with the context-independent matching rule, omissions and additions, non-compliance with stress, complex errors, and refusals. Fluency rates and values were lower in the students with reading complaints, when compared to the good readers. Negative correlations were identified between reading fluency variables and the different types of errors, with different correlation values for each group, and showed that, in the present sample, the total number of errors decreased with school progression. CONCLUSION: The students with signs of reading and writing difficulties had worse reading fluency performance, and higher number of errors in all the grades studied. The correlations found evidenced the influence of the type of error on reading fluency, according to different patterns for each group.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil diferencial de linguagem oral, escrita e memória de crianças disléxicas e com dificuldade de aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Barbosa, Thaís [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Most children learn how to read and write with no problems, however, some face difficulties when acquiring and developing such skills. In the Brazilian population, instruments that assess academic competence indicate that many children do not achieve expected levels of reading and writing. However, this may occur due to several factors, such as biological, cognitive, emotional, familiar, socioeconomic and educational. Therefore, the aim of this study was to analyze and verify the profile of oral language, writing and memory of dyslexic children and differences in relation to children with learning difficulties. For such, two different studies have been conducted: In Study I, 47 children with dyslexia (DG), 41 age controls (AC) and 31 reading controls (RC) were assessed with a battery for evaluation of oral language, reading, writing, working memory and declarative memory. In this study, predominant changes were observed in the processing of phonological skills (phonological awareness, phonological working memory and rapid naming tasks) of the DG. Those changes were not associated to a delay, but to an atypical development of such skills, since children with dyslexia performed worse than RC. Another interesting finding was that vocabulary and low order phonological tasks (phoneme discrimination), demonstrated to be less relevant in the assessment of dyslexia. In reading and writing tests, the DG obtained lower scores from the simplest to the more complex tasks (letters, words, pseudowords and texts). This was also observed in other language tests (syntactic and oral sentence comprehension), which seem to be a result of changes in basic linguistic skills that interfere in cognitive skills of greater complexity. In Study II, 20 children with dyslexia (DG), 20 children with learning difficulties (LDG), 20 age controls (AC) and 20 reading controls were compared, using the same Study I battery. Results indicated that children with dyslexia obtained different profiles in oral language, reading, writing and memory, when compared to children with learning difficulties, even though both groups shared the same reading level. Main differences were observed in higher demand phonological skills, having the DG achieved lower scores. Therefore, children with dyslexia seem to present a different profile than those observed in children with learning difficulties. Furthermore, the present study indicates that the IQ/Achievement criterion was inefficient to identify children with dyslexia and consequently discriminate them from the learning difficulty group. This study also suggests that reading skills are distributed along a continuum, and dyslexia is located at the lower end of the curve.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa de orientação fonoaudiológica a professores do ensino fundamental sobre transtornos de aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Onuki, Fernanda Caori [UNIFESP]; Sacaloski, Marisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426; http://lattes.cnpq.br/8876524271129877O fonoaudiólogo que atua dentro da fonoaudiologia educacional é capaz de proporcionar, tanto ao aluno quanto ao professor, um maior desenvolvimento por meio de sua intervenção. Uma dessas formas é por meio de um programa de orientação. O professor é o profissional mais próximo aos alunos e é comum se depararem com casos de dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Partindo desses pressupostos, o fonoaudiólogo, como um dos profissionais que intervém nesses casos, pode auxiliar o educador com orientações sobre as formas de identificar sinais e até mesmo sobre como auxiliar esses alunos no cotidiano da sala de aula. Objetivo: Caracterizar o conhecimento dos professores sobre transtornos de aprendizagem e elaborar um programa de treinamento a professores do ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem e seu manejo na sala de aula. Método: O programa foi desenvolvido com a participação de 14 professores do Ensino Fundamental da Grande São Paulo. Inicialmente, os próprios participantes definiram, por meio de um questionário, o formato mais adequado para participarem do programa. Um outro questionário foi aplicado para caracterizar o conhecimento inicial que os professores tinham acerca dos transtornos de aprendizagem e seu manejo em sala de aula. A partir disso foi elaborado um programa de intervenção, composto por três materiais audiovisuais, para abordar os temas: processo de aquisição da leitura e escrita; transtornos de aprendizagem; e como ajudar o aluno com transtornos de aprendizagem na sala de aula. Resultados: Os participantes indicaram conhecimento sobre a aquisição da leitura e escrita, com heterogeneidade de conhecimentos sobre causas para os distúrbios de aprendizagem e o que poderiam fazer para lidar com os alunos com distúrbios de aprendizagem. Apresentaram maior interesse em conhecer metodologias e adequações curriculares, como identificar e auxiliar em casos de alterações de leitura e escrita, atividades práticas para a sala de aula, recursos para atender necessidade do aluno e estratégias de ensino. A maioria dos participantes optou pelo formato do programa assíncrono. Conclusão: os professores entrevistados apresentavam domínio sobre o conhecimento relativo à aquisição da leitura e escrita e expressaram interesse em obter conhecimentos sobre o manejo do aluno com dificuldades escolares por meio da apresentação de novas metodologias, atividades práticas, adaptações curriculares, formas de identificar e como acolher o aluno com essas dificuldades. O material elaborado seguiu a literatura para informar os participantes a respeito das temáticas propostas, porém não abrangendo todas as questões levantadas por eles.