Navegando por Palavras-chave "Trabalho em equipe"
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- ItemRestritoO agir dos profissionais de saúde em um hospital urgência emergência (hue): multiplos arranjos multiprofissionais de cuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-28) Cruz, Nelma Lourenço de Matos [UNIFESP]; Andreazza, Rosemarie [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1447772258702244; http://lattes.cnpq.br/845905126359616Objetivos: Analisar a atuação dos profissionais em seu trabalho em equipes multiprofissionais para a produção do cuidado num hospital de urgência emergência – seus desenhos e suas dinâmicas de trabalho, suas relações e seus entornos. Método: Pesquisa de caráter qualitativo, tipo estudo de caso. Usou a cartografia a partir da observação participante de um arranjo de gestão do cuidado – o Kanban – com produção de diários de campo por meio dos quais foram descritos os fenômenos, processos, ambientes físicos e sociais dos cotidianos das equipes do Hospital de Urgência e Emergência (HUE). Estes são os acontecimentos que guiaram os movimentos em campo sem perder o foco da pesquisa. Resultados: No HUE, existiam diferentes desenhos e dinâmicas de equipes multiprofissionais, com distintos agires no cuidado à saúde: não só a multiprofissionalidade e a interprofissionalidade estavam presentes, mas também a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade. Os membros de uma equipe mostraram que influenciam os desenhos, as dinâmicas e as ações das equipes; a relação de poder analisada a partir da composição de campo de forças era plástica e movente entres seus membros a depender do local onde aconteciam; a gestão se mostrou presença marcante nas equipes, pareceu ter um olhar “panóptico”; os membros das equipes se protegiam e protegiam a equipe; os conflitos entre os membros das equipes se fizeram presentes; o trabalho do entorno se mostrou importante na configuração do HUE e nos agires das equipes; os funcionários demonstraram satisfação e um grande sentimento de pertencimento. Convivem no hospital estudado forças instituídas – como a divisão técnica e social do trabalho em saúde e a instituição médica – que parecem manter uma organização bastante tradicional, pois há relações de autoridade e de controle estabelecidas – o que sabidamente pode dificultar a produção de um plano comum de ação, necessário para produção de um processos interprofissionais e interdisciplinares e a produção de um cuidado mais integral e equânime. Também há forças instituintes que agem. A própria manutenção dos arranjos de gestão do cuidado, pela forte adesão dos trabalhadores a elas; os instrumentos de avaliação e de monitoramento profissionais individuais compartilhados com todos via Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP); a ação profissional independentemente da demanda médica; as dinâmicas distintas das reuniões são exemplos dessas forças. Conclusão: O trabalho em equipe multiprofissional, na complexidade inerente à produção de um plano comum de cuidado, a partir de um processo de interprofissionalidade, com maior ou menor grau de interdisciplinaridade, que acontece de formas distintas e não lineares, aumentando ou diminuindo sua potência. O campo das relações interage com o projeto institucional. Há uma composição a ser permanentemente analisada para sair do plano do conteúdo – da necessidade do trabalho em equipe – e dar visibilidade à expressão desse trabalho em suas múltiplas possibilidades. Os profissionais da saúde agem não apenas operando seus núcleos profissionais, mas, sobretudo, na produção de relações de afeto e de poder. Nem sempre submissos, nem sempre protagonistas, cumprem papéis diferentes nas relações, se calam, se expressam, afetam e são afetados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Como compor as bases para a construção de uma equipe, à luz do filme ‘A grande escolha’(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13) Costa, Vinicius José Magalhães [UNIFESP]; Leite, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625Este trabalho teve como principal objetivo investigar os fatores responsáveis pelas bases que constroem uma equipe, à luz do filme „A Grande Escolha‟, e analisar a aplicação desses fatores na construção de uma equipe eficaz. Por meio do estudo observacional com base nessa obra cinematográfica e na literatura existente acerca do tema, o foco desta pesquisa recaiu sobre a análise da representação das bases inseridas na equipe central do filme e, como essas bases favoreceram a assertividade nas tomadas de decisões e a efetividade na escolha dos jogadores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de interdisciplinaridade de profissionais de saúde de um serviço de reabilitação e fisioterapia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-25) Garcia, Christianne Fernandes [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/1471676415441953; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study investigates the interdisciplinary concepts of health professionals working at the Shore/Intermediate Zone Recovery and Physical Therapy Section in Santos (Serfis-Zoi), also, relational aspects and team subjectivity development. One of the main drivers is the path followed by these professionals, their stories and perspectives with the intention to make possible an understanding of what reality is presented today at that Section, and identify how these professionals work or recognize the importance of an interdisciplinary study. Data collection was carried out for the research through focus groups considering the qualitative methodology, based on a socio-historical perspective as this is relevant to the field of subjectivity and symbolism. The participant group was professionals from Serfis, per four meetings held from the months of August and September of 2015 and, from the analysis of data, thematic areas were identified, which allowed to put together the dialogues into three categories: Building subjectivity, work processes and interdisciplinarity, which developed in ten subcategories. The results showed that the team identifies the importance of interdisciplinary work, but it does not depend only on the individual training or own career path. Also demonstrates that interdisciplinary teamwork presents difficulties and it?s still a challenge because results showed that other factors such as infrastructure, the service organization and even relational issues are part of it and make it difficult for the interdisciplinarity effectively happen. One of the main aspects relates to the very understanding of what would be an interdisciplinary work, which eventually merges with the multidisciplinary and also group communication and between staff and the different managements. The issues that emerged from the research indicate the need for changes in the organization and work system at Serfis, the implementation of strategies that contribute to better coordination between the different professionals that work there, among them, the implementation of dialogue and continuing education, built collectively, with the participation of the staff and management are the ones that stands out in the process of transformation. This study was intended to contribute effectively to the creation of interactions and dialogue in the unit in order to share own stories and exercise listening within the team, this service can establish strategies for interdisciplinary to work effectively.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cuidando do cuidador: um espaço potencializador de educação permanente com equipes de estratégia de saúde da família(Universidade Federal de São Paulo, 2015-10-30) Alcântara, Débora Barbosa e [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/8401729911075273; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)With the elaboration of SUS, afther the Health Reform, new paradigms have become a part of the routine of health professionals in Brazil. the medical logic focused and the hospital-centric system, lose space out to the longitudinal follow-up, prevention and health promotion to people, regarding the health concept. The new reality makes the profile of the new working professionals adapt to new paradigms that are devoted to life production. Spaces, named by the Ministry of Health, such as Permanent Education ("Educação Permanente"), were created to facilitate this passage. The current study decided to discuss how this tool has been used, to propose a mechanism that in fact enhances the spaces of the Continuing Education in Primary Health Care ("Educação Permanente na Atenção Básica em Saúde"). It has been presented the possibility of eight meetings in the workshop format, intended to improve and facilitate the group processo of two teams of Family Health Strategy, so that they meet their potentials and difficulties regarding the learning needs, uniquely presented, and thus enabling their qualifications to act in this "new" SUS. The chosen method to experiencie this collective process and research was the mapping within the research-intervention, allowing that I could move between the intervention and the observation by lurking around. The meetings have provided delicate changes on the health work of these teams and the perceptions that these have on theis collective. To set these meetings through narratives, photograph and video records, brought an aesthetic perspective to the events, unraveling in the processes, the relevance of the reserach as being a space that has created a power to listen, recognize and investigate situations brought by workers and as an opportunity to "caring for the carers", in the daily work.
- ItemSomente MetadadadosFormação e atuação interprofissional no Centro Pró-Sorriso da Universidade de Alfenas - Unifenas: Trabalho em equipe e educação interprofissional na atenção às deformidades craniofaciais: uma análise(Universidade Federal de São Paulo, 2017) Ferreira, Gustavo [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Craniofacial deformities present a complex situation with psychological, physiological and social consequences that require the intervention of a team with a variety of professionals, such as physicians, dental surgeons, nutritionists, psychologists, social workers, from the perspective of a team of one Collaborative Practice. In this context, it is impossible not to mention the Interprofessional Training for this practice. This modality of Innovative Curriculum, whether in undergraduate, postgraduate, continuing education or in permanent formation has been a challenge today. According to WHO, inter-professional education occurs when students from two or more professions learn about each other, with each other and with each other to enable effective collaboration and improve health outcomes. General objective: To investigate the process of formation and permanent education for the teamwork of teachers and students who work in the care of patients with craniofacial deformities with a view to collaborative practice and integral care. Specific objectives: To understand the conceptions of team work and collaborative practice of professionals who work on craniofacial deformities, to raise the difficulties experienced by professionals in their process of permanent education as a health team, and value the incorporation of Interprofessional Education (EIP) to the permanent education of the teams. Method: The study was qualitative and quantitative, of descriptive and exploratory nature, observing the ethical precepts. The research was carried out in two stages: first was the application of the Likert type Attitudinal Instrument where 36 professionals answered, being this one constructed with 3 dimensions based on the objectives of the study. The second step was semi-structured interviews with 15 professionals (a number that occurred due to saturation of information). Likert data were analyzed statistically and content of the interviews by content analysis, thematic modality and the later triangulated data. Results: Respondents, for the most part, agree with the effectiveness of Collaborative Teamwork and understand that this practice should be improved, with the need to intersect areas of professional activity in the daily life of its activities and with the importance of joint planning of actions, understanding that this point should be intensified. Faced with the difficulties experienced in the Permanent Education of the Team, a predominance of the multiprofessional approach of action is observed, the predominance of a multiprofessional permanent education model; The need for practices with protected schedules, training and interprofessional work and with innovative methodologies, existence of variables such as lack of time, few resources, individualism, lack of personal motivation that disrupt the EP of the team. In relation to Interprofessional Education, professionals confuse IPE with fragmented multiprofessional training, recognize the IPE as a training strategy that allows them to acquire a holistic profile of performance and leave more prepared to act in teams with a collaborative profile, perceive that IPE improves professional relationships, increases resolution, decreases costs, reduces stress, humanizes the professional / patient relationship. Conclusions: We hope that this study will subsidize intervention proposals, in a dialogical way, that allow the constant evolution of care for patients with craniofacial deformities, relationship with the community and similar institutions.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação interprofissional em saúde e processo de produção de narrativas: construindo caminhos de aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-06-11) Oliveira, Claudia Maria de [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/6642124563233926; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The main research objective is describe and analyze the path taken by the students of Federal University of São Paulo - Campus Baixada Santista to produce narratives of life history in Health graduation courses. As specific goals are: identify studied population; investigate complicating and facilitator aspects found by students to produce their narratives; analyze students narrative production effects. This study was developed according to a quantitative-qualitative approach, by an application of a multiple choice questionnaire and semi-structured interviews. 146 students from the Health Work Thematic Area, on the Second Year Graduation Courses in Physical Education, Social Work, Physiotherapy, Occupational Therapy and Nutrition, in 2013 were invited to fill out a questionnaire, in order to characterize them as readers and writers. From these students, a sample of 18 was selected for monitoring their narrative process production during six months, by semi-structured interviews applications. These interviews were carried out in 3 phases, recorded in accordance with interviewees consent, and then transcribed. The categorization and analysis of data process was based on content analysis techniques. The results pointed that the main difficulties encountered in students narrative production process are in maintain narrated facts fidelity; pieces of information chronological organization; pieces of information choice to write in pairs using this textual genre. Pair narratives writing was also nominated as facilitator aspect. In addition, lack of writing rules and teacher supervision in classroom are considered facilitator aspects as well. Other results indicated that narratives production in pairs process by students from different Graduation Courses facilitates listening, raises awareness of teamwork, promotes agreements and professional and personal respect. It was observed that as impacts caused by textual genre production experience, on students life-styles, this activity contributed to improve students sensitive listening; College students recognize the importance of patient's life context as a complementary element to disease diagnosis; the conscience to offer more humanized service and a therapeutic relationship was aroused. Furthermore, the activity enabled breaking paradigms and prejudices; overcoming differences between pairs Areas and helped students to understand themselves better from history of others.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação profissional em saúde na perspectiva do trabalho em equipe e da integralidade no cuidado: percepção de estudantes.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-30) Souza, Alexandra de [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As políticas indutoras de Educação e Saúde têm impulsionado as universidades brasileiras a refletir e agir, no sentido de liderar a proposição, implementação e avaliação de ações educacionais e pedagógicas inovadoras, desafiadoras em prol de uma formação de profissionais da saúde aptos para atender as demandas e as necessidades da população com habilidades e competências que priorizem o trabalho em equipe, a humanização dos serviços de saúde, a interdisciplinaridade, a integralidade no cuidado e a melhoria da qualidade dos serviços ofertados à comunidade. Entende-se por competência, o resultado de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que conferem ao profissional de saúde condições para desenvolver seu trabalho na perspectiva do trabalho em equipe para conferir maior resolutividade nos serviços de saúde. Nesta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar a formação de profissionais da saúde na perspectiva da integralidade no cuidado e construir uma matriz que subsidie o planejamento e avaliação de competências. Primeiramente, foi realizada a análise documental dos projetos pedagógicos dos 11 cursos de formação em saúde da UNIFESP, dos princípios do Sistema Único de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da saúde. Em seguida, o questionário de Medida da Disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional (PEDUZZI e NORMAN, 2012), em escala Likert, foi aplicado com a ampliação de outros dois fatores. A aplicação foi realizada de modo presencial em cada curso de graduação em saúde da UNIFESP: educação física, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, biomedicina, farmácia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Dentre 218 estudantes convidados a responder o questionário, 187 estudantes concluintes dos referidos cursos completaram o instrumento, que teve como ênfase avaliar o preparo para o trabalho em equipe e a integralidade no cuidado na percepção dos estudantes. Os dados receberam tratamento estatístico: análise exploratória dos dados com média, mediana, desvio padrão, frequência absoluta e relativa, Análise Fatorial, Alpha de Cronbach e o Teste do Sinal. Os resultados indicam que os currículos atendem aos princípios estabelecidos pelas DCNs e na percepção dos estudantes concluintes, o desenvolvimento de inúmeras competências foram facilidades durante o processo de formação. Analisando cada fator separadamente por curso, observou-se comportamentos muito similares entre os mesmos. Das 36 assertivas, a maioria encontra-se em zona de conforto, oito assertivas mostram-se em zona de alerta. Os cursos de farmácia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional sinalizam zona de perigo apenas para a assertiva A20 que se refere à função do profissional par a atenção centrada no paciente. O produto resultante deste estudo foi a construção de uma matriz que tem por finalidade auxiliar no planejamento e avaliação de competências para a formação profissional nos cursos da área da saúde. Esse produto será socializado com os coordenadores dos cursos da UNIFESP no sentido de subsidiar o aprimoramento da formação em saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Graduação em saúde e a formação para o trabalho em equipe(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-17) Sousa, Suane Ribeiro de [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/4319060502992220; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: estudiosos da reforma sanitária brasileira apontam limites na organização da formação dos profissionais de saúde como um dos maiores desafios do SUS. Observa-se disparidade entre as demandas de atenção em saúde e a formação dos futuros profissionais, os quais vivenciam um percurso educacional fragmentado e insuficiente para a atuação. Uma das estratégias utilizadas para concretizar mudanças neste cenário é a organização da formação na perspectiva interprofissional objetivando viabilizar e fortalecer o trabalho em equipe. O espaço de formação, neste caso, extrapola o aprendizado de técnicas, possibilitando uma postura de abertura para diferentes olhares, saberes e para o desenvolvimento de habilidades que viabilizem o trabalho conjunto. Objetivos: analisar as concepções de estudantes e professores da área da saúde dos cursos do Campus Baixada Santista/UNIFESP e inseridos em estágios curriculares interprofissionais, sobre a formação para o trabalho em equipe; caracterizar as formas de organização dos estágios curriculares interprofissionais que abrangem estudantes de dois ou mais cursos; dimensionar as potencialidades e limites da formação para o trabalho em equipe no âmbito de um currículo interprofissional; discutir suas contribuições para a prática de trabalho em equipe na saúde. MÉTODO: pesquisa de abordagem qualitativa. A produção de dados foi feita a partir de grupos de discussão com 18 estagiários e entrevista semiestruturada com 9 docentes. Os grupos e entrevistas foram gravados em áudio e transcritos na íntegra e a análise partiu da técnica de análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados E DISCUSSÃO: o percurso de formação passa por um processo de desconstrução e reconstrução de saberes que se constitui no contato com a prática. O trabalho interprofissional é uma temática recorrente na formação acadêmica e auxilia no desenvolvimento de habilidades atitudinais, respeito com as demais áreas, atuação baseada na integralidade e motiva os estudantes a buscarem este modelo de atuação. Os participantes destacam como limites: as diferenças entre o percurso de formação nos anos iniciais dos cursos e a atuação no momento do estágio curricular; a dinâmica dos Eixos e Módulos, bem como as resistências de alguns docentes ao trabalho em equipe interprofissional e interdisciplinar. A formação de profissionais aptos para o trabalho em equipe mostra-se como um desafio para os docentes, que também destacam dificuldades operacionais em construir uma proposta integrada no âmbito dos estágios. Observou-se que a atuação em equipes é organizada de forma diferente em cada um dos estágios participantes, construções estas que consideram o cenário, os participantes, suas demandas e a viabilidade das ações. Os grupos participantes da pesquisa estão inseridos em serviços de Saúde Mental ou de Atenção Primária, e o trabalho interprofissional é compreendido pelos estagiários inseridos na atenção primária como atuação generalizada no atendimento em saúde. A atuação nos estágios é potente e pode possibilitar a aprendizagem para o trabalho em equipe e o diálogo de saberes que se complementam. Os limites relacionados à aprendizagem para o trabalho em equipe no âmbito dos estágios são limites institucionais (desenho dos estágios, limitações relacionadas à condição de estagiário, falta de tempo) e limites da prática (dificuldades nas definições das fronteiras profissionais, preconceito com as demais áreas do saber, limitações de gestão e organização da assistência em saúde, articulação com a rede de atendimento; dificuldades em criar estratégias de atuação conjuntas). Além disso, os participantes elencaram sugestões para a melhor adequação das práticas ao Projeto Político Pedagógico e trazem questionamentos sobre futuro, perspectivas de inserção no mercado de trabalho e possibilidades de atuação.
- ItemEmbargoO trabalho das agentes comunitárias de saúde pelo olhar de profissionais e gestores da atenção primária à saúde do município de Santos – SP(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-22) Mello, Natalia Cristina Brito [UNIFESP]; Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3496625318980062; http://lattes.cnpq.br/8388289538315560; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto do movimento da Reforma Sanitária brasileira que propôs um modelo de atenção à saúde universal e integral e que busca responder às necessidades de saúde da população inserida em seus diversos contextos e territórios. Nesse modelo destaca-se a incorporação das agentes comunitárias de saúde (ACS) às equipes de atenção primária. Moradoras da comunidade, desempenham um papel híbrido ao transitar entre o território e o equipamento de saúde, com função de cadastrar, acompanhar as famílias e identificar situações de saúde da população atendida. O processo de trabalho das ACS passou por intensas transformações desde os anos iniciais do SUS, sendo que o perfil dessa profissional que se apresenta hoje é fruto das relações que construíram, das experiências no dia a dia no trabalho, e das expectativas, incidências e ingerências nos processos de trabalho das ACS pela gestão local e central na atuação dessas trabalhadoras, em sua grande maioria mulheres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise temática de conteúdo dos dados produzidos. Foram entrevistados 13 profissionais de UBS tradicional e ESF que atuam junto às ACS no cotidiano de trabalho. Emergiram três temas, a saber: o valor do trabalho e dos saberes das ACS, o modelo de trabalho das ACS: entre o biomédico-prescritivo e o modelo relacional-territorial, e, a ambiguidade na relação das ACS com as equipes e o território: entre o protagonismo e a subserviência. A discussão aponta para uma transformação nos processos de trabalho das ACS que embora apareçam nos discursos como essenciais para pensar o território e contribuir com as equipes na elaboração dos projetos de cuidado tanto individuais como coletivos, aparecem também como trabalhadoras subservientes às equipes e que cada vez mais são absorvidas pelas demandas de trabalho administrativo dentro das unidades de saúde.
- ItemSomente MetadadadosPercepção de fisioterapeutas sobre a formação profissional para o trabalho em equipe e a prática colaborativa(Universidade Federal de São Paulo, 2016) Alves, Dulcimar Batista; Rossit, Rosana Aparecida Salvador; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/3967882054018234The “Diretrizes Curriculares Nacionais” for Physical Therapy Graduation Course is a curriculum guideline that lists general and specific skills and abilities to be developed by students during graduation. The document is substantiated on the perspective of social and healthcare needs, comprised by the Brazilian Public Health System “Sistema Único de Saúde” (SUS) and aims to encourage critical thinking and productive reasoning based on the main public health issues, valuing practical knowledge regularly produced in health facilities that ought to be linked with the information produced at the University. In 2010 the World Health Organization recognizes that teamwork and collaborative practice can encourage better resolution, improve quality and strengthen health services. The present study aimed to identify physical therapists’ perception about their training for teamwork and collaborative practice through an exploratory research with qualitative and quantitative approaches. An assessment questionnaire, hosted on GoogleForms, was answered by 67 physical therapists’ active in public and private health care services and includes identification data, information on vocational training, 27 assertions in Likert type scale, open-ended questions regarding professional practice skills for teamwork and suggestions to implement and enhance teamwork in the clinical environment. All participants of this study have more than one year of professional practice and signed the consent form. Using the collected data, an exploratory statistical analysis was carried out searching for indicators to demonstrate the physical therapists’ perception concerning the skills developed during their training regarding teamwork and collaborative practice. The outcomes of the research indicated that there are still some difficulties perceived in clinical scenarios regarding teamwork and collaborative practice, especially underlining the patient as the main focus of attention, instead of the still prevailing biomedical model focused on the disease and the doctor. Regarding the development of skills and abilities for teamwork, it seems that even being present during training, this does not guarantee the effectiveness collaborative work practices in clinical scenarios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processo educacional interprofissional participativo de prevenção de broncoaspiração: perspectiva da andragogia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-30) Motoyama, Caio Sussumu de Macedo [UNIFESP]; Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]; Santana, Carmen Lúcia Albuquerque de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6606709740942303; http://lattes.cnpq.br/9047748805998095; http://lattes.cnpq.br/8114846502789870; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Interprofessionality presents itself as a condition of integrality in health care, as a result of the effort and confluence of various knowledge of the concrete and singular space of the health service, with work organized in a cooperative way, contemplating activities and routines that reflect learning with and on the different members of the health team. Knowing possibilities of constructive and dialogued interaction implies knowing the totality of the work process. Objective: To understand and analyze the educational process in a participatory interprofessional format, in an andragogical perspective, through the implementation of an educational action to prevent bronchoaspiration in an intensive care unit of a university hospital in São Paulo. Method: Research of qualitative approach in which the methodological strategy of action research was used. An educational action was implemented through interprofessional focus groups, composed of nurses, physiotherapists, speech therapists, physicians, nutritionists and nursing technicians, for the collective construction of a protocol for the prevention of bronchoaspiration, based on the theory of andragogy. Subsequently, an interprofessional training was carried out on the protocol with the collaborators of the ICU multiprofessional team. At the evaluation stage, a comparative study was carried out between the pre- and post-educational activities in which the data collection of the care involving the prevention of bronchoaspiration was carried out by means of a questionnaire, systematic observation of the bedside and analysis of medical records. And the techniques of individual interviews and focus group with the multiprofessional team and with the collaborators who participated in the training. Results: The meetings through focus groups and interviews showed that the interaction provided by the educational action brought greater understanding of the interprofessional educational process and strengthened the awareness of the importance of establishing learning relationships in the work team, motivating the team in the search for strategies to intensify this educational interprofessional exchange, through the proposal of organization deliberated by the group to carry out periodic multiprofessional visits. The objective data after the educational action showed significant statistical differences, such as the increase in the performance of nurses and nursing technicians in the questionnaires, as well as a significant evolution in the performance of bronchoaspiration prevention actions in the systematic observation in the field, such as standardization of the fate given to the residual gastric volume, and in the medical record, on the measurement of cuff pressure and oral hygiene. The good performance of these nursing professionals can be attributed to the fact that the training was carried out from the andragogical perspective and from the interprofessional perspective. Final considerations: Adult learning has a greater potential for success, from the organization of actions using formats that favor dialogue, through teaching-learning techniques that observe andragógical principles. The construction of educational actions in the interprofessional format may be an even more promising path when these andragogical concepts are observed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho interdisciplinar e equipe multiprofissional em um serviço de apoio aos estudantes do ensino superior(Rev. Cienc. Educ., 2020-12-20) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Este trabalho é um relato de experiência, que busca descrever e problematizar, à luz do conceito da interdisciplinaridade, a rotina de trabalho de uma equipe multiprofissional em um serviço de apoio aos estudantes na assistência estudantil da Universidade Federal de São Paulo. A descrição dessa rotina é discutida no campo de estudos sobre ensino superior, buscando situá-la dentro das recentes políticas públicas de expansão do ensino superior brasileiro. O relato aponta para as possibilidades e limites de se trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar. Ele não busca definir ou estabelecer padrões de como as equipes multiprofissionais devem atuar, mas sim contribuir com as reflexões sobre os serviços de apoio aos estudantes e a necessidade de formação dos profissionais, sugerindo o trabalho interdisciplinar como possibilidade, a partir da discussão de casos provenientes desses serviços.