Navegando por Palavras-chave "Theodor W. Adorno"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama(Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 2014-12-01) Gatti, Luciano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article aims to situate the interpretation proposed by Theodor W. Adorno for Samuel Beckett’s play Endgame in the context of his conception of the autonomy of art. According to the hypothesis of this essay, the concept of autonomy underlies Adorno’s historic diagnostic about the dramatic genre, which justifies his analysis of the play as a parody of drama. The article seeks to demonstrate the successes of this reading in face of the play’s early reception, as well as its limitations, since it results in an approach to the theatrical experience primarily focused on regarding the theatrical text, at the expense of the staging.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Theodor W. Adorno vs Karen Horney: Uma análise sobre o emprego de Freud na Teoria Crítica e na Psicanálise Revisada(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-12) Moreira, Giulia Casarano [UNIFESP]; Cyfer, Ingrid [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7880008426446782; http://lattes.cnpq.br/4171006670876629O presente artigo busca entender a crítica de Theodor W. Adorno ao revisionismo neofreudiano e a uma de suas principais precursoras: Karen Horney. Antes de entrarmos na crítica propriamente feita, faremos uma análise crítica e expositiva do método de Adorno: uma psicologia social analiticamente orientada. Para desenvolver o método, Adorno buscou empregar alguns conceitos de Freud, dentre eles: a teoria das pulsões, seu conceito de unheimliche, seu estudo sobre a psicologia das massas, etc. Feita essa exposição, iremos analisar a obra Novos Rumos na Psicanálise de Karen Horney, com o intuito não só recuperar a crítica de Adorno, mas também apresentar o potencial crítico da autora e algumas de suas contribuições que acabaram sendo ignoradas dado ao fato de recusar por completo o elemento pulsional na psicanálise.