Navegando por Palavras-chave "Testes de sensibilidade microbiana"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alterações da microbiota conjuntival e palpebral após uso tópico de lomefloxacina e tobramicina na cirurgia de catarata e cirurgia refrativa(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2002-01-01) Hofling-Lima, Ana Luisa [UNIFESP]; Farah, Michel Eid [UNIFESP]; Montenegro, Luciano [UNIFESP]; Alvarenga, Lênio Souza; Chalita, Maria Regina Catai; You, Maria Cecília Zorat [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To determine the changes in the conjunctival and palpebral flora after topical use of 0.3% lomefloxacin and 0.3% tobramycin eye drops in the preoperative management of patients submitted to cataract and refractive surgery and to assess the chemosensitivity of bacterial isolates from the conjunctiva and eyelid to these antibiotics. Methods: A prospective study of the conjunctival and palpebral flora of patients submitted to cataract or to refractive (PRK or LASIK) surgery was performed. An analysis of the conjunctival and palpebral flora was carried out in patients before surgery without prophylaxis, after surgery during the use of prophylaxis (0.3% lomefloxacin or 0.3% tobramycin qid) and after discontinuation of the antibiotic. Results: Tobramycin and lomefloxacin reduced the number of positive cultures in specimens from the conjunctiva and eyelid of individuals submitted to cataract and refractive surgery. In both groups, isolated microorganisms displayed a greater resistance to tobramycin. In the group submitted to cataract surgery, patients treated with prophylactic tobramycin showed a slower recovery of the flora after discontinuation of the antibiotic than those treated with lomefloxacin, with the opposite occurring in the group submitted to refractive surgery. Conclusion: Both lomefloxacin and tobramycin were effective in reducing conjunctival and palpebral flora during drug administration. This reduction was more marked in the conjunctiva. Among the various bacterial isolates, there was a greater resistance to tobramycin than to lomefloxacin. The use of antibiotics reduced the incidence of positive cultures more for the conjunctiva than the eyelids.
- ItemSomente MetadadadosAnálise do comportamento de variantes fenotípicas de cepas de Mycobacterium avium em animais e macrófagos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Oliveira, Rosangela Siqueira de [UNIFESP]; Leão, Sylvia Cardoso [UNIFESP]Mycobacterium avium é uma bactéria ambiental e na classificação de patogenicidade está incluída entre as micobactérias potencialmente patogênicas, pois se trata de um patógeno oportunista em animais e humanos. O interesse em estudar fatores de virulência e patogenicidade destas bactérias aumentou após o isolamento de M. avium em amostras de pacientes portadores do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O objetivo deste estudo foi isolar variantes de colônias de sete cepas de M. avium isoladas de fontes humanas e animais, caracterizadas molecularmente em nosso laboratório e avaliar o comportamento e a capacidade de multiplicação das variantes fenotípicas em experimentos com animais (hamster) e cultura de células (macrófagos). Nos cultivos iniciais, cinco das sete cepas (71,4 por cento) apresentaram variantes de colônias OP e TL e duas cepas (28,6 por cento) não apresentaram variações no fenótipo das colônias. As colônias OP recuperadas dos baços dos animais inoculados mantiveram a mesma morfologia, branca opaca e lisa, enquanto que houve alteração na mortologia nas variantes TL, de lisa transparente para rugosa transparente (TL-Rg). As variantes mantiveram a mesma identificação original por PRA-hsp65 e a mesma tipificação por RFLP-IS1245 após a passagem por animais. Com todas as cepas houve maior recuperação de UFC por grama de baço e maior índice de multiplicação intracelular com a variante TL quando comparada à variante OP. Foi avaliado o percentual de células infectadas nos dias O e 7. Houve aumento no percentual de macrófagos infectados no dia 7 com todas as cepas, com diferença estatisticamente significante em 5 das 12 variantes das cepas estudadas. Quanto ao número de bacilos por macrófago infectado, foi observado que no dia O a maioria dos macrófagos infectados com as variantes OP e TL albergaram de 1 a 15 bacilos enquanto que no dia 7 a quantidade de bacilos que os macrófagos albergaram foi distribuída em freqüências de 1 a mais que 50. Com todas as cepas, a variante TL apresentou uma tendência de distribuição nas freqüências mais elevadas quando comparada à distribuição da variante OP no dia 7. A variante TL das cepas do estudo apresentou maior capacidade de sobrevivência e multiplicação em experimentos "in vivo" e "in vitro".
- ItemSomente MetadadadosAvaliação dos testes laboratoriais para detecção de amostras de Klebsiella pneumoniae produtoras de beta-lactamases de espectro ampliado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Reis, Adriana Oliver [UNIFESP]; Sader, Helio Silva [UNIFESP]AS b-lactamases de espectro ampliado (extended-spectrum b-lactamases - ESB tem sido detectadas com frequencia crescente em enterobacterias, particularmente em Klebsiella pneumoniae. Essas enzimas sao capazes de hidrolisar cefalosporinas de amplo espectro e monobactamicos, e sao inibidas pelos inibidores de b-lactamases, tais como clavulanato, sulbactam e tazobactam A grande variacao tanto no espectro dessas b-lactamases quanto na velocidade com que degradam os diferentes b-lactamicos faz com que a padronizacao de u teste de sensibilidade para deteccao de cepas Produtoras de ESBL seja muito dificil. O objetivo deste teste foi avaliar a acuracia de varios testes laboratoriais para deteccao de ESBL. Foram avaliados 119 isolados clinicos de Klebsiella pneumoniae, pelos de dupla difusao em disco, adicao de acido clavulanico a discos de antimicrobianos, Etest ESBL Screenr e pelos metodos de disco difusao e Etestr utilizando os breakpoints indicativos da producao de ESBL estabelecidos pelo NCCLS. Os antimicrobianos utilizados como substratos para os testes foram aztreonam, ceftazidima, cefotaxima, ceftriaxona e cefpodoxima, e o inibidor de lactamases escolhido foi acido clavulanico. Sessenta e seis amostras (55,5 por cento ) foram consideradas produtoras de ESBL pelo metodo escolhido como padrao ouro. O teste de dupla difusao em disco, mostrou especificidade de l OO por cento e baixa sensibilidade (29-38 por cento ). Pelo metodo de adicao de acido clavulanico, a melhor sensibilidade foi alcancada com cefotaxima (96,9 por cento ) e a melhor especificidade com cefuroxima (84,9 por cento ). O Etest ESBL Screenr mostrou uma sensibilidade de 89,4 por cento e especificidade de 98,1 por cento . O teste de disco difusao utilizando os breakpoints indicativos da producao de ESBL estabelecidos pelo NCCLS mostrou ons resultados sendo que a melhor sensibilidade foi atingida com a utilizacao de efotaxima (87,8 por cento ) e a melhor especificidade com aztrennam (90,5 por cento ). A determinacao da MJC Pelo metodo do Etestr utilizando os breakpoints indicativos a producao de ESBL estabelecidos pelo NCCLS, mostrou os melhores resultados, com sensibilidade variando de 83,3 por cento (cefotaxima) a 98,5 por cento (cefpodoxima) e especificidade (l OO por cento ) para todos os substratos utilizados. A combinacao de cefpodoxima com qualquer um dos substratos utilizados neste teste mostrou sensibilidade e especificidade de 1OO por cento , mostrando ser uma...(au)
- ItemSomente MetadadadosCaracterização microbiológica de Staphylococcus coagulase negativa isolados em infecções oculares em São Paulo, no período de 2000 a 2006(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007) Oliveira, Adalia Dias Dourado [UNIFESP]; Hofling-Lima, Ana Luisa [UNIFESP]Objetivo: Esta tese teve como objetivo fazer uma caracterização microbiológica de Staphylococcus coagulase negativa, isolado de infecções oculares de uma mesma comunidade. Metodologia: Foram realizados quatro estudos com amostras de Staphylococcus coagulase negativa oculares: avaliou-se 0 padrão de suscetibilidade, in vitro, segundo 0 sítio da infecção (conjuntiva e córnea), em um período de quatro anos, em relação à meticilina, as fluorquinolonas (oftoxacina e ciprofloxacina) e aos aminoglicosídeos (tobramicina e gentamicina); avaliaram-se os diferentes métodos de detecção da suscetibilidade à oxacilina, comparando-se os Staphylococcus do grupo epidermidis com os do grupo não-epidermidis; estudou-se 0 perfil de suscetibilidade in vitro dessas amostras para outros antimicrobianos; comparou-se as suscetibilidades in vitro de cepas meticilina suscetíveis e resistentes, em relação a segunda e a quarta gerações das fluoroquinolonas e comparou-se as suscetibilidades in vitro, avaliando-se a concentração inibitória mínima (MICs) das fluoroquinolonas. Resultados e conclusões: Staphylococcus coagulase negativa foi responsável por vários casos de conjuntivites e ceratites nos pacientes que procuraram 0 serviço de Oftalmologia da UNIFESP-EPM durante 0 período de quatro anos. Documentou-se a existência e 0 aumento de cepas meticilina resistentes nesta comunidade estudada. Todos os testes de resistência à oxacilina avaliados foram estatisticamente concordantes com os resultados do PCR. 0 teste de triagem em ágar (OSAS), nas concentrações de 0,75 e 1 ,00μg oxacilina/ml, apresentou os melhores resultados nas provas de validação (sensibilidade de 100% e 98% e especificidade de 95% e 100%, respectivamente). 0 E-teste (oxacilina), 0 teste de disco difusão com a cefoxitina e 0 teste automatizado (Vitek) demonstraram sensibilidades acima dos 89%. Foram demonstrados, melhores resultados de validação dos testes de resistência à oxacilina, estudados para os Staphylococcus do grupo epidermidis, do que para os não-epidermidis, evidenciando a importância da adequada identificação das espécies dos Staphylococcus coagulase negativa, para sua melhor classificação e determinação do potencial patogênico. Houve uma maior proporção significativa de resistência para as amostras mecA-positivas para penicilina G, amoxicilina-ampicilina, cefazolina, ampicilina-sulbactam, eritromicina, clindamicina, gentamicina e tetraciclina (p≤0.05). Observou-se total suscetibilidade das amostras estudadas a vancomicina. Os padrões de suscetibilidade in vitro demonstraram que as fluoroquinolonas de quarta geração oferecem vantagens sobre as outras fluoroquinolonas de segunda geração, não só para os Staphylococcus coagulase negativa, como para todos os gram-positivos estudados. A ofloxacina apresentou os maiores valores de MIC, quando se compararam as quatro fluoroquinolonas estudadas. Comparando-se as fluoroquinolonas de quarta geração, a gatifloxacina demonstou ter uma potência in vitro semelhante a da moxifloxacina para os gram-positivos, e maior para os gram-negativos..
- ItemAcesso aberto (Open Access)Complexo burkholderia cepacia: identificação, caracterização do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos e avaliação dos mecanismos de resistência a trimetoprim/sulfametoxazol(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-07-31) Fehlberg, Lorena Cristina Corrêa [UNIFESP]; Gales, Ana Cristina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo foi caracterizar a identificação, o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos, a similaridade genética e os mecanismos de resistência à trimetoprim/sulfametoxazol (SXT) entre os isolados clínicos do complexo Burkholderia cepacia (CBc). Metodologia: Foram avaliados 82 isolados clínicos do CBc recuperados de pacientes atendidos em dois hospitais universitários localizados na região sudeste do Brasil. A identificação bacteriana foi realizada pelo sequenciamento do gene recA e pela espectrometria de massas MALDI-TOF MS. O perfil de sensibilidade aos antimicrobianos foi determinado para ceftazidima, cloranfenicol, levofloxacina, meropenem, minociclina, ticarcilina/ácido clavulânico e SXT. Os resultados do perfil de sensibilidade também foram comparados entre quatro técnicas distintas, microdiluição em caldo, diluição em ágar, Etest e disco difusão, sendo a microdiluição em caldo considerada a técnica referência. A concordância geral e por categoria de sensibilidade, assim como as taxas de erros, foram calculadas de acordo com as recomendações do CLSI M23-A3. Os genes que conferem resistência aos betalactâmicos e ao SXT foram pesquisados por meio das técnicas de PCR e sequenciamento dos respectivos amplicons. A similaridade genética entre os isolados que carreavam genes de resistência foi determinada por PFGE. O DNA plasmidial e cromossomal dos isolados foram extraídos utilizando as técnicas de Kieser e kits comerciais, respectivamente. A localização dos genes de resistência foi determinada por Southern blot e hibridização utilizando sondas específicas. O contexto genético dos genes de resistência encontrados entre os isolados do CBc foi determinado por PCR e sequenciamento das regiões conservadas 3’CS e 5’CS do integron de classe 1. A técnica de conjugação foi realizada utilizando como amostra receptora E.coli J53. Resultados: Foram identificadas, pelo sequenciamento do gene recA, B. cenocepacia (n=44), B. multivorans (n=12), B. vietnamiensis (n=10), B. contaminans (n=9) e B. cepacia (n=7). Comparando os resultados obtidos pelo recA com aqueles do MALDI-TOF MS, 100% e 75,6% dos isolados foram concordantes na identificação ao nível de gênero e espécie, respectivamente. Boas taxas de sensibilidade foram encontradas para ceftazidima (86,6%), meropenem (87,8%), minociclina (87,8%) e SXT (97,6%). A concordância geral entre as técnicas avaliadas foi maior que 93% entre microdiluição em caldo e diluição em ágar, exceto para cloranfenicol (89%). Entre a técnica referência e os resultados obtidos pelo Etest, a concordância geral foi maior que 92%, exceto para ceftazidima (78%), SXT (80,4%) e cloranfenicol (85,3%). A concordância por categoria entre microdiluição em caldo e disco difusão foi maior que 90% para a maioria dos antimicrobianos testados, exceto para cloranfenicol (52,4%), SXT (74,4%) e levofloxacina (83,3%). Dois isolados (B. cenocepacia e B. cepacia) apresentaram resistência ao SXT e carreavam o gene dhfr22 inserido em um integron que classe 1. Entre os isolados resistentes à ceftazidima (7,3%), em apenas um (B. cenocepacia) foi detectado o gene blaOXA-10-like, também inserido em um integron de classe 1 o qual continha um gene cassete que confere resistência aos aminoglicosídeos, aadA1. De acordo com os resultados da hibridização, blaOXA-10-like estava inserido em um plasmídeo de ~70 Kb. Entretanto, não conseguimos realizar a transferência deste plasmídeo pela técnica de conjugação. Os dois isolados de B. cenocepacia que carreavam genes de resistência apresentaram perfil clonal semelhante pelo PFGE. Conclusões: O MALDI-TOF MS demonstrou ser uma excelente técnica alternativa para a identificação dos isolados do CBc. Boas taxas de sensibilidade foram observadas para os antimicrobianos usualmente empregados no tratamento das infecções causadas por estes micro-organismos. Em geral, foi observada boa concordância entre as técnicas de sensibilidade avaliadas neste estudo, exceto para as metodologias Etest e disco difusão na predição da sensibilidade ao SXT. O gene dhfr22 demonstrou ser o principal mecanismo entre os isolados resistentes ao SXT. De acordo com os nossos conhecimentos, descrevemos, pela primeira vez, a presença do gene blaOXA-10-like em um isolado clínico do CBc.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Endoftalmite bacteriana: aspectos epidemiológicos e diagnósticos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-02-22) Melo, Gustavo Barreto de [UNIFESP]; Farah, Ana Luisa Hofling de lima [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To report on the incidence, diagnostic technique, microbiological features of endophthalmitis at a university-setting in Brazil. Methods: All cases of presumed postoperative endophthalmitis from 2002 to 2008 at a teaching-hospital were included. Main data assessed were: number of cataract surgeries performed, incidence of endophthalmitis, microbiological outcome (aqueous and/or vitreous culture and Gram staining), and antimicrobial susceptibility testing of the positive cases. Results: Seventy-three eyes of 73 patients (43 females and 30 males) developed endophthalmitis after 24,590 cataract surgeries. The incidence decreased from 0.49% in 2003 to 0.17% in 2006 and stabilized afterwards. Coagulase negative Staphylococci (CoNS) and Streptococcus viridans (56.5% and 15%, respectively) were the most common bacterial isolates. Culture and Gram stain were negative in 36.9%. CoNS presented susceptibility rates of 80%-sensitivity to oxacillin, 90% to fourth-generation quinolones and 100% to vancomycin. Conclusions: The rate of endophthalmitis, diagnostic ability of conventional laboratory investigation, microbial isolates and antibiotic susceptibility are in accordance with other findings of the literature. Despite using prophylactic antibiotic drops, it was possible to identify organisms from infected cases that were susceptible to the antibiotics topically applied.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Endoftalmites bacterianas com culturas positivas: uma revisão de 6 anos(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2008-10-01) Bispo, Paulo José Martins [UNIFESP]; Melo, Gustavo Barreto de [UNIFESP]; D'azevedo, Pedro Alves; Hofling-Lima, Ana Luisa [UNIFESP]; Yu, Maria Cecília Zorat [UNIFESP]; Pignatari, Antonio Carlos Campos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - FFFCMPA Departamento de Microbiologia e ParasitologiaPURPOSE: To assess the distribution of microorganisms isolated from patients with bacterial endophthalmitis and their antimicrobial susceptibility. METHODS: Retrospective analysis of medical and microbiological records of patients with suspected diagnosis of endophthalmitis and bacterial culture-proven at the Department of Ophthalmology, UNIFESP, between January 1 2000 and December 31 2005. RESULTS: 153 (33.9%) of 451 patients showed positive bacterial culture. A total of 155 microorganisms were isolated, 79.35% were gram-positive and 20.65% gram-negative. Staphylococcus (CoNS) (41.94%) were the most frequently isolated. The antimicrobial susceptibility for gram-negative microorganisms was as follows: amikacin 87.10%, tobramycin 80.65%, ciprofloxacin 96.67%, levofloxacin, gatifloxacin and moxifloxacin 100%, ceftazidime 85.0%, and gentamicin 80.65%. Vancomycin sensitivity among gram-positive microorganisms was 100%. S. aureus and CoNS showed 83.33% of susceptibility to oxacillin, 89.61% to ciprofloxacin and 100% to gatifloxacin and moxifloxacin. The main acquisition mechanism was postoperative (60.65%). CONCLUSION: We detected a low sensitivity of vitreous/aqueous culture for the etiologic diagnosis of endophthalmitis. The empiric antimicrobial therapy or prophylaxis should be active against gram-positive bacteria, particularly staphylococci. Surveillance studies of bacterial resistance are important for a better utilization of antimicrobials in this clinical setting.
- ItemAcesso aberto (Open Access)In vitro antibiotic susceptibilities of ocular bacteria isolates from the cornea and conjunctiva to moxifloxacin, gatifloxacin and other fluoroquinolones(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2004-12-01) Hofling-Lima, Ana Luisa [UNIFESP]; Belfort, Rubens Junior [UNIFESP]; Moeller, Cecilia Tobias de Aguiar [UNIFESP]; Branco, Bruno Castelo [UNIFESP]; Sousa, Luciene Barbosa de [UNIFESP]; Freitas, Denise de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To assess and compare the in vitro susceptibility of ocular bacterial isolates to fluoroquinolones, including moxifloxacin and gatifloxacin. METHODS: A total of 154 bacterial ocular isolates from keratitis and conjunctivitis were tested for sensitivity to the studied antibiotics, using the disk diffusion method. RESULTS: Of the 51 corneal isolates, 46 (90.2%) were sensitive to ciprofloxacin, 45 (88.2%) to ofloxacin and 41 (80.4%) to lomefloxacin. All corneal isolates were sensitive to moxifloxacin and gatifloxacin. Of the 103 bacterial conjunctival isolates, 101 (98.1%) and 103 (100%) were sensitive to gatifloxacin and moxifloxacin, respectively. Two strains of Streptococcus sp viridans group were resistant to gatifloxacin. A total of 82 (79.6%) specimens were sensitive to lomefloxacin, 89 (86.4%) and 96 (93.2%) to ciprofloxacin and ofloxacin, respectively. CONCLUSION: Fourth generation fluoroquinolones, herein exemplified by moxifloxacin and gatifloxacin, seem to be more effective than previous generation fluoroquinolones against frequently encountered organisms isolated from patients with bacterial keratitis and conjunctivitis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Laboratory detection methods for methicillin resistance in coagulase negative Staphylococcus isolated from ophthalmic infections(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2007-08-01) Oliveira, Adália Dias Dourado [UNIFESP]; d'Azevedo, Pedro Alves [UNIFESP]; Sousa, Luciene Barbosa de [UNIFESP]; Viana-Niero, Cristina [UNIFESP]; Francisco, Waldemar; Lottenberg, Cláudio; Martino, Marines Dalla Valle; Hofling-Lima, Ana Luisa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre Departamento de Microbiologia e Parasitologia; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Patologia; Hospital Israelita Albert EinsteinPURPOSE: To evaluate different methods of oxacillin susceptibility testing of ocular isolates, considering polymerase chain reaction (PCR) as the 'gold standard', and to compare the in vitro susceptibility to oxacillin with that of other antimicrobials used in ophthalmologic practice. METHODS: The Vitek gram-positive identification card was used to identify ocular coagulase negative Staphylococcus species. The presence of the mecA gene was determined by the polymerase chain reaction assay with a combination of two primer sets (mecA and 16S rRNA) in a single region. Results were analyzed and compared with other oxacillin susceptibility methods: PBP2a detection by rapid slide latex agglutination test (SLA); oxacillin E-test; the Vitek automated gram-positive susceptibility card (GPS-105); the oxacillin salt agar screening test (OSAS) at a concentration of 6.0, 1.0 and 0.75 µg oxacillin per ml and the cefoxitin disk diffusion test (CDD). Automated susceptibility was also determined to other antimicrobial agents (fluoroquinolones, penicillin G, amoxicillin-ampicillin, cefazolin, ampicillin-sulbactam, erythromycin, clindamycin, gentamicin, tetracycline, trimethoprim-sulfamethoxazole, vancomycin and rifampin. RESULTS: Of the 69 CoNS isolates tested, 71% were mecA-positive and 29% mecA-negative. All methods tested had a statistically significant agreement with polymerase chain reaction. There was a tendency of positive polymerase chain reaction predomination among the S. epidermidis isolates in comparison to non-epidermidis isolates, although this was not statistically significant (78.3% vs. 56.5%; chi2= 2.54; P= 0.11). The oxacillin salt agar screening test (0.75 µg oxacillin/ml) showed the best performance, with 100% sensitivity and negative predictive value; 95% specificity and 98% positive predictive value. Using the E-test, the mecA-positive isolates were statistically significantly more resistant to ciprofloxacin, ofloxacin, gatifloxacin and moxifloxacin (P= 0.002; P= 0.008; P= 0.002 and P= 0.003, respectively). There was a statistically significant higher proportion of resistance of the coagulase negative Staphylococcus mecA-positives for: penicillin G, amoxicillin-ampicillin, cefazolin, ampicillin-sulbactam, erythromycin, clindamycin, gentamicin and tetracycline (P<0.05). All coagulase negative Staphylococcus species were susceptible to vancomycin and there was no statistically significant correlation between the mecA-positive isolates and resistance to trimethoprim-sulfamethoxazole or to rifampin. CONCLUSIONS: In the present study, we found that the E-test and the oxacillin salt agar screening test S (0.75 µg oxacillin per ml), when compared with polymerase chain reaction, were the most accurate currently available methods to phenotypically detect oxacillin resistance of coagulase negative Staphylococcus species. This study demonstrated that a good option for screening of ocular isolates for oxacillin resistance in the microbiology laboratory is the cefoxitin disk diffusion test and the automated Vitek system. We believe it is important to have available methods that accurately detect methicillin resistance of the less commonly encountered species, chiefly because of their increasing importance as opportunistic pathogens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil de sensibilidade a antimicrobianos de bactérias isoladas do trato respiratório baixo de pacientes com pneumonia internados em hospitais brasileiros: resultados do Programa SENTRY, 1997 e 1998(Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 2001-03-01) Sader, Helio Silva [UNIFESP]; Mendes, Rodrigo Elisandro [UNIFESP]; Gales, Ana Cristina [UNIFESP]; Jones, Ronald N.; Pfaller, Michael A.; Zoccoli, Cassia; Sampaio, Jorge; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de Iowa Faculdade de Medicina Departmento de Patologia; Laboratório Santa Luzia; Laboratório LâminaBackground: Nosocomial pneumonia is the most common fatal nosocomial infection with attributable mortality rates ranging from 30 to 60% and a rapid initiation of optimal antimicrobial therapy is important to obtain treatment success. SENTRY is a comprehensive antimicrobial surveillance study involving a great number of medical centers distributed worldwide. Objective: To evaluate the antimicrobial susceptibility of bacterial isolates collected from the lower respiratory tract of inpatients with pneumonia. Material & methods: The authors report the antimicrobial susceptibility of 525 isolates collected in 11 Brazilian hospitals, as part of the SENTRY program. The isolates were tested for susceptibility by broth micro-dilution against a large number of drugs. Results: The five most frequently isolated species were (n/%): Pseudomonas aeruginosa (158/30.1%), Staphylococcus aureus (103/19.6%), Acinetobacter spp. (68/13.0%), Klebsiella spp. (50/9.5%), and Enterobacter spp. (44/8.4%). These five species represented more than 80% of all isolates. P. aeruginosa demonstrated high rates of resistance to most antimicrobial agents tested. The highest susceptibility rates were shown by piperacillin/tazobactam (71.5%) and meropenem (69.0%). Acinetobacter spp. also showed very high rates of resistance. The most active compounds against this species were imipenem and meropenem (80.9% susceptibility) followed by tetracycline (63.2% susceptibility). Cephalosporin susceptibilities among Klebsiella spp were very low and 36.0% of isolates were considered ESBL producers based on increased MICs, > 2 mug/mL) to ceftriaxone or ceftazidime or aztreonam. Ceftriaxone was active against only 56.8% of Enterobacter spp. isolates (MIC50 1 mug/mL), while cefepime was active against 88.6% of these isolates (MIC, < 0.12 mg/mL). Oxacillin-resistance was detected in 43.7% of S. aureus isolates. The most active drugs against this species were vancomycin, teicoplanin, quinupristin/dalfopristin, and linezolid. Conclusion: The results of this study demonstrated a higher prevalence of Acinetobacter spp. and higher resistance rates among Gram-negative rods when compared with results from North American and European studies.
- ItemSomente MetadadadosResistência de amostras de Helicobacter pylori isoladas de crianças e adolescentes à claritromicina, amoxicilina, furazolidona, tetraciclina e metronidazol(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Ogata, Silvio Kazuo [UNIFESP]; Kawakami, Elisabete [UNIFESP]Objetivo geral: Avaliar a susceptibilidade a claritromicina, amoxicilina, furazolidona, tetraciclina e metronidazol de amostras de Helicobacter pylori isoladas de mucosa gastrica de criancas e adolescentes. Objetivos especificos: 1. Dois testes de difusao para avaliar a susceptibilidade a antimicrobianos foram comparados ao teste de diluicao em agar. 2. Avaliar a taxa de erradicacao do H. pylori com esquema triplice baseado na susceptibilidade antimicrobiana em 18 pacientes. Metodologia: Estudo transversal prospectivo e consecutivo. Metodos: 77 amostras de Helicobacter pylori foram isoladas em placas contendo agar BHI complementado com sangue de carneiro desfibrinado 10% e suplemento de antibioticos (5 mg/L), incubadas a 37ºC em microaerofilia (5% O2, 10% CO2 e 85% N2) com 95% de umidade relativa por 7-10 dias.Testes de susceptibilidade in vitro aos antimicrobianos - Diluicao em agar (padrao-ouro): determinou-se a CIM (0,015 a 64μg/mL) para a claritromicina, tetraciclina, furazolidona, amoxicilina e metronidazol (0,015 a 256μg/mL), em diluicoes duplicadas seriadas. Difusao em disco: Halo de inibicao para: claritromicina < 21mm, furazolidona < 13mm, amoxicilina < 25mm foram considerados resistentes e para o metronidazol: resistente < 16mm, sensivel > 21mm e intermediario 16 - 21mm. E-teste: determinou-se a CIM comparando a regiao de inibicao de crescimento com a escala impressa na fita para a claritromicina, tetraciclina, metronidazol e amoxicilina. Cepas padrao. Helicobacter pylori INCQS 00380 (origem ATCC 43504). Analise estatistica: A analise dos testes baseou-se na CIM pela tecnica de diluicao em agar. A CIM 50 e CIM 90 foram determinadas pela menor concentracao de antimicrobiano capaz de inibir 50% e 90% dos isolados testados, respectivamente. A comparacao entre os testes foi feita pela correlacao de Spearman para os valores da CIM. As discordancias entre os testes foram analisadas pelo teste de McNemar. A taxa de erradicacao do Helicobacter pylori foi apresentada em porcentagem de erradicacao pela analise de intencao de tratamento. Resultados: As taxas decrescentes de resistencia aos antimicrobianos com base no teste de diluicao em agar foram de 40,2% (31/77) para o metronidazol, 19,5% (15/77) para a claritromicina e 10,4% (8/77) para a amoxicilina. Nao houve amostras resistentes a furazolidona e a tetraciclina. O E-teste apresentou boa concordancia para a diluicao em agar: tetraciclina (100%), amoxicilina (98,7%), claritromicina (98,7%) e metronidazol (93,5%). A difusao em disco apresentou boa concordancia apenas para a furazolidona (100%); tendo sido mais baixa para o metronidazol (83,1%), claritromicina (83,1%) e amoxicilina (41,6%). A correlacao dos valores da CIM com os do E-teste foi boa para o metronidazol (r=0,7992, p < 0,0001) e a claritromicina (r =0.6369, p < 0,0001), mas inferiores para a amoxicilina (r = 0,3565, p = 0,0015) e tetraciclina (r = 0,2346, p = 0,04). A melhor correlacao observada com o metodo da difusao em disco foi para o metronidazol (r = - 0,6962, p < 0,0001), seguida da claritromicina (r = - 0,5656, p < 0,0001), amoxicilina (r = - 0,3695, p= 0,0009) e furazolidona (r = - 0,288, p = 0,8038). Dezoito pacientes foram tratados com base nos resultados de susceptibilidade, com taxa de erradicacao de 88,9% (IC95%: 81,4-96,5%). Conclusoes: 1. Nao foram observadas amostras resistentes a furazolidona e a tetraciclina, enquanto que a taxa mais elevada de resistencia foi para o metronidazol, seguida pela claritromicina (19,5%),o que poderia inviabilizar seu uso em futuros esquemas de erradicacao. Foram observados valores intermediarios de resistencia a amoxicilina, apesar do uso difundido na pratica pediatrica. 2. O E-teste pode ser usado para a avaliacao da susceptibilidade aos antimicrobianos avaliados, ao contrario do metodo de difusao em disco.3.A erradicacao do Helicobacter pylori com o esquema antimicrobiano baseado no teste de susceptibilidade foi eficaz (88,9%), porem estudos posteriores com amostragem mais ampla sao necessarios
- ItemSomente MetadadadosSimilaridade genética de amostras de Staphiloccocus aureus resistentes a oxacilina isolada na cidade de São Paulo: caracterização de uma cepa epidêmica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1993) Sader, Helio Silva [UNIFESP]; Pignatari, Antonio Carlos Campos [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosStaphylococcus aureus resistente à oxacilina: aspectos microbiológicos e epidemiológicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1995) Pignatari, Antonio Carlos Campos [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Superficial corneal foreign body: laboratory and epidemiologic aspects(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2005-12-01) Macedo Filho, Ednajar Tavares [UNIFESP]; Lago, Aline [UNIFESP]; Duarte, Karine [UNIFESP]; Liang, Shih Jung [UNIFESP]; Hofling-Lima, Ana Luisa [UNIFESP]; Freitas, Denise de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To determine by bacterioscopy and culture the microorganisms carried by corneal foreign body and their sensitivity to antibiotics by antibiotic sensitivity test. METHODS: A prospective study was carried out and information was collected on 101 patients who presented with corneal foreign body at the São Paulo Hospital Eye Emergency Service. Prior to any treatment, a sample of the ipsilateral inferior conjunctival fornix and the foreign body were collected and immersed in thioglycolate broth. Samples were sown on solid culture media including blood, chocolate and Sabouraud agar. Bacterioscopic examination using Gram and Giemsa staining and sensitivity test were performed. Positive foreign body culture results were compared to ipsilateral conjunctival fornix culture to exclude possible normal flora growth. RESULTS: Approximately 92% of patients were males with a mean age of 35 years and in 62.4% (95% confidence interval: 52.2 - 71.8%) had the right eye was affected. Foreign body positive cultures were achieved in 32.7% (95% confidence interval: 23.7 - 42.7%) of the cases. The microorganisms isolated from the foreign body culture were identified as: Streptococcus, alpha-hemolytic (n=4), Staphylococcus aureus (n=4), Staphylococcus, coagulase-negative (n=4), Corynebacterium xerosis (n=3), unidentified Gram-positive bacillus (n=2), Moraxella sp (n=1), Serratia sp (n=1), Acynetobacter sp (n=1). The microbial sensitivity test showed that 95% of the cases were sensitive to chloramphenicol and 90% were sensitive to ciprofloxacin, these being antibiotics used in our routine service. CONCLUSION: Superficial corneal foreign body acts as important contaminant vector and the great majority of isolated bacteria were sensitive to the antibiotic prophylaxis used in the treatment.