Navegando por Palavras-chave "Testes de Linguagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da linguagem oral e escrita em sujeitos com Síndrome de Asperger(CEFAC Saúde e Educação, 2009-01-01) Dias, Karin Ziliotto [UNIFESP]; Silva, Renata Cristina Dias Da [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Bergamini, Carla De Queiroz; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Núcleo de Estudos FonoaudiológicosPURPOSE: to evaluate and characterize the oral and written language of subjects with Asperger Syndrome and compare them with a group of subjects with typical development. METHODS: a total of 44 subjects were assessed and divided in two groups. The Asperger group was composed by 22 subjects diagnosed with Asperger Syndrome by an expert clinical team following the DSM-IV criteria. The comparison group, referred to as low risk for developmental disorders was also composed by 22 subjects matched with the subjects in Asperger group by chronological age. All the assessed subjects were right-handed males, with chronological ages between 10 and 30 years and intelligence quotients above 68 according to Wechsler Scale. They completed the following assessment tools: phonological conscience proof, image Peabody vocabulary test, words and pseudo words reading proof, reading comprehension proof, writing proof of dictated words and pseudo words, and the semi-directed text writing proof. RESULTS: the statistical analysis revealed significant statistical differences between the medians obtained for the phonological conscience proof and the means of the image Peabody vocabulary test and the reading comprehension proof in both studied groups (p<0.05). CONCLUSION: for the oral and written language assessments the Asperger Syndrome group was characterized by a worse performance then the one displayed by the group of subjects with a typical development in the phonological conscience proof, Peabody vocabulary test and the reading comprehension proof, indicating handicaps in the phonological, semantic and pragmatic language levels.
- ItemSomente MetadadadosBateria Montreal-Toulouse de Avaliacao da linguagem MTL-Brasil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Soares-Ishigaki, Ellen Cristina Siqueira [UNIFESP]Introdução: Existe uma grande demanda clinico-cientifica de instrumentos de avaliacao de linguagem adequados a realidade socio-culturallinguistica brasileira, sobretudo para a avaliacao de individuos com acometimento neurologico. A avaliacao de linguagem e um dos objetivos da avaliacao fonoaudiologica. A Bateria MTL-Brasil e um novo instrumento de avaliacao de linguagem, que foi revisado e adaptado do antigo Protocolo Montreal Toulouse de Exame das Afasia u MT Beta u 86 modificado para as situacoes cotidianas brasileiras, e portanto, faz-se necessario o estabelecimento de normas para sua utilizacao clinica. Objetivos: Averiguar se ha diferencas entre as faixas de idade e niveis de escolaridade em adultos com idade intermediaria quanto ao desempenho linguistico examinado pela Bateria MTL-Brasil, assim como analisar se ha interacao entre os efeitos principais destas variaveis sociodemograficas; comparar o desempenho de individuos afasicos com individuos saudaveis na Bateria MTL-Brasil e verificar os pontos de corte, a sensibilidade e a especificidade dos subtestes da Bateria MTLBrasil. Metodos: Foram selecionados 120 individuos adultos saudaveis sem queixas linguisticas (31 do sexo masculino e 89 do sexo feminino). A escolaridade variou em quatro faixas: A (1-4 anos), B (5-8 anos); C (9-11anos) e D (acima de 12 anos) e houve 3 faixas 1 (30-39 anos), 2 (40-49 anos) e 3 (50 a 59 anos) etarias. Foram selecionados 30 sujeitos afasicos (18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino). A escolaridade dos individuos afasicos variou entre 2 a 25 anos de estudo (media: 10,83 e DP: 5,81) e a idade variou entre 28 a 69 anos (media: 48,83 e DP: 9,23). Para comparacao entre individuos controles e afasicos foram pareados individuos saudaveis de mesma idade e escolaridade na proporcao 2:1. Todos os individuos foram submetidos a Bateria MTL-Brasil e os resultados foram submetidos a testes estatisticos pertinentes. Resultados: Verificamos diferencas estatisticamente significantes segundo a escolaridade, no grupo de individuos adultos saudaveis com idade intermediaria, nas tarefas : entrevista dirigida, linguagem automatica (conteudo), compreensao oral, compreensao escrita, escrita sob ditado, leitura, fluencia verbal semantica, nomeacao, manipulacao de objetos, fluencia verbal fonologica, compreensao das partes do corpo e nocao direita esquerda, nomeacao escrita, compreensao escrita de texto, ditado de numeros, leitura de numeros, compreensao escrita de texto e calculo numerico. Comparando-se os individuos afasicos com o grupo controle foi possivel verificar que houve diferencas estatisticamente significantes em todos os subtestes da Bateria MTL-Brasil. Conclusoes: A escolaridade influenciou o desempenho dos adultos saudaveis na maior parte das tarefas da Bateria MTL-Brasil. A Bateria MTL-Brasil foi eficaz para distinguir individuos saudaveis de individuos afasicos, e que pode ser util na avaliacao clinica das afasias, podendo auxiliar os profissionais da Saúde envolvidos na avaliacao e reabilitacao desta populacao
- ItemSomente MetadadadosCaracterização do desempenho de um grupo de crianças deficientes auditivas oralizadas em um teste de vocabulário expressivo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Costa, Marianni Christina Moreira [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosCompetencias linguisticas e metalinguisticas: um estudo em criancas com defiCiência auditiva usuarias e nao usuarias de protese auditiva(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Ribeiro, Paula de Jesus [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosDesempenho de crianças de trinta a sessenta e cinco meses que freqüentam creches e pré-escolas do município de Embu, no Teste de Vocabulário por Imagem Peabody(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Basilio, Carmen Silvia [UNIFESP]; Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]Objetivo: Avaliar o desempenho de criancas de trinta a sessenta e cinco meses que frequentam Creches e Pre-Escolas do municipio de Embu, no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody e os fatores associados a esse desempenho. Metodos: Delineamento do estudo - transversal analitico. Populacao: criancas de ambos os sexos de trinta a sessenta e cinco meses de idade de creches e pre-escolas do municipio de Embu, no ano de 2000; amostra probabilistica constituida por 250 criancas. Procedimentos do estudo: triagem auditiva, aplicacao do Teste de Vocabulario por Imagem Peabody e coleta de dados sociodemograficos. Variaveis do estudo: dependente: desempenho no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody; independentes: idade, tempo de escolaridade e serie da crianca e caracteristicas sociodemograficas de suas familias. Apos a exclusao de criancas que falharam na triagem auditiva, a amostra final foi constituida por 201 criancas. Analise estatistica: foi utilizado o modelo de regressao logistica. Resultados: 44,3 por cento das criancas apresentaram resultados inferiores ao esperado para a idade no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody. Os fatores associados ao melhor desempenho no teste foram a idade da crianca e a escolaridade materna. Conclusoes: A compreensao e uma area do desenvolvimento da linguagem e os testes de vocabulario podem ser utilizados para a sua avaliacao, sendo considerados como um importante indicador desse desenvolvimento. O Teste de Vocabulario por Imagem Peabody demonstrou ser util para a avaliacao do vocabulario receptivo em grandes populacoes, mas a adaptacao brasileira, por ser recente, requer pesquisas adicionais para que os dados possam ser comparados, auxiliando a ordenacao das palavras do teste. Estes resultados poderao subsidiar acoes no sentido de uma atuacao em creches e pre-escolas integrada aos servicos de Saúde
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento de listas de sentenças em português(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1997) Costa, Maristela Julio [UNIFESP]; Mangabeira-Albernaz, Pedro Luiz [UNIFESP]O presente estudo objetivou desenvolver um material de teste constituido de listas de sentencas na lingua Portuguesa falada no Brasil, que permitisse avaliar em ambiente clinico a habilidade de reconhecimento de fala do individuo e estabelecer as relacoes S/R onde os limiares de reconhecimento de sentencas na presenca de um ruido competitivo seriam obtidos em individuos normais. Foram elaboradas sete listas de dez sentencas foneticamente balanceadas, formadas de periodos simples, com conteudo apropriado para adultos. Estas listas foram gravadas por um locutor do sexo masculino em fita digital, para a seguir serem reproduzidas em fita cassete juntamente com um ruido com espectro de fala. As listas de sentencas, juntamente com o ruido competitivo, foram apresentadas, em campo livre a 30 individuos com audicao normal, cujas idades variaram de 18 a 35 anos, investigando assim a relacao S/R na qual os individuos foram capazes de reconhecer corretamente 50 % das sentencas das listas, obtendo-se entao os LRSR. Para a obtencao das medidas foi utilizada a estrategia ascendente-descendente, tendo sido fixado o nivel do ruido em 65 dB A, variando o nivel de apresentacao da fala em intervalos de 2 dB. As medidas obtidas mostraram que os individuos foram capazes de reconhecer corretamente 50 % das sentencas apresentadas de cada lista em relacoes S/R medias em torno de -11 dB, e que houve alto indice de similaridade em cinco das sete listas elaboradas, tendo havido diferenca estatisticamente significante em apenas 2 listas com relacao as demais. A partir dos dados levantados, pudemos concluir que este material mostrou-se adequado aos objetivos propostos, constituindo assim um instrumento de teste pratico, util e confiavel para avaliar a habilidade de reconhecimento de fala do individuo em situacao clinica
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linguagem expressiva de crianças nascidas pré-termo e termo aos dois anos de idade(Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., 2009-06-01) Isotani, Selma Mie; Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)BACKGROUND: expressive language of pre-term children. AIM: to compare the expressive vocabulary of two year-old children born prematurely, to that of those born at term. METHODS: the study sample was composed by 118 speech-language assessment protocols, divided in two groups: the pre-term group (PTG) composed by 58 underweight premature children followed by a multi-professional team at the Casa do Prematuro (House of Premature Children) at UNIFESP, and the full-term group (FTG) composed by 60 full-term born children. In order to evaluate the expressive language of these children, the Lave - Lista de Avaliação do Vocabulário Expressivo (Assessment List of the Expressive Vocabulary) was used. The Lave is an adaptation of the LDS - Language Development Survey - for the Brazilian Portuguese Language. The Lave investigates the expressive language and detects delays in oral language. RESULTS: children born underweight and prematurely present a greater occurrence of expressive language delay, 27.6%. These pre-term children present significantly lower expressive vocabulary and phrasal extension than children of the same age born at full-term in all semantic categories. Family income proved to be positively associated to phrasal extension, as well as to gestational age and weight at birth; thus indicating the effect of these adverse conditions still during the third year of age. The audiological status was associated to word utterances in the PTG. CONCLUSION: children born prematurely and underweight are at risk in terms of vocabulary development; this determines the need for speech-therapy intervention programs.
- ItemSomente MetadadadosProcessamento auditivo em indivíduos com Síndrome de Asperger(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) Dias, Karin Ziliotto [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]