Navegando por Palavras-chave "Testes auditivos"
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Audição na fala, na comunicação, na aprendizagem autopercebida em jovens adultos(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-13) Santos, Amanda de Souza Gonçalves [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0546134611213515; http://lattes.cnpq.br/7431896009501120; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Verificar a autopercepção de jovens adultos do comportamento auditivo do dia a dia em relação à comunicação e aprendizagem e correlacionar com a autopercepção da audição para a fala, audição espacial e qualidade da audição. Métodos: Todos os cuidados éticos foram tomados e o estudo teve a aprovação do CEP UNIFESP (número 3.374.582). Foram selecionados 30 jovens que concordaram com a participação voluntária nesta pesquisa firmada através do termo de consentimento livre e esclarecida. Participaram 30 adultos de 19 a 31 anos de idade (média 21 anos), de ambos os sexos (29 mulheres ou 96,7%), com ensino superior incompleto. A busca dos participantes foi feita via contacto pessoal e internet. Foram excluídos dois indivíduos: um porque tomava remédio para depressão e outro por apresentar perda auditiva. Todos foram submetidos a dois questionários: um denominado Escala de Funcionamento Auditivo – Scale of Auditory Behaviors com 12 questões (escores total variando entre 12 a 60 pontos), cujas questões 6,9, 12 focaram a aprendizagem; e outras questões 8,10,11 a atenção, as questões 3 e 7 focalizaram compreensão, e as restantes questões 1,2,4,5, a audição. E outro questionário denominado Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale,versão abreviada SSQ12, cujos escores total poderiam variar entre zero e 120. Algumas questões do SSQ analisaram a audição para fala (questão 1 a 5), outros a audição espacial (questão 6 a 8), e as demais outras qualidades auditivas (questão 9 a 12).Foi realizada a análise estatística caracterizando o desempenho da amostra e verificando a presença de correlação entre as pontuações dos questionários SSQ e SAB.O valor de significância estatística adotado foi igual a 5% (p ≤ 0,05). Resultados: A pontuação total do SSQ12 variou de 59 a 103 pontos, com valor médio de 88,27 (+-11,18). A pontuação total do SAB variou entre 26 a 54, com valor médio de 42,17(+-7,96). Ambos os questionários se correlacionaram entre si, com significância estatística, quanto ao total de pontos e os domínios SAB - compreensão, SAB - aprendizagem; SAB - atenção; SAB - audição e os domínios SSQ - audição para a fala e SSW audição espacial. Conclusão: Este estudo possibilitou conhecer que a autopercepção do comportamento auditivo do dia a dia para comunicação e aprendizagem se correlacionou com os comportamentos de audição para a fala, e audição espacial. Assim ambos os questionários podem auxiliar a traçar um perfil de habilidades auditivas. No entanto a autopercepção da qualidade da audição não está contida nos dois questionários.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Audiometria de reforço visual com diferentes estímulos sonoros em crianças ouvintes e deficientes auditivas: estudo comparativo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-12-31) Vieira, Eliara Pinto [UNIFESP]; Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Verificar os Níveis Mínimos de Respostas (NMR) através de Audiometria de Reforço Visual (ARV) em campo livre, em 50 crianças ouvintes e 25 deficientes auditivos, considerando as variáveis: lado de apresentação sonora, sexo, idade e tipo de estímulo. Método: Realizou-se ARV com tons puros modulados e com Sistema Sonar. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante entre MNR em relação ao lado de apresentação. Os NMR em 500 e 2000Hz do Sistema Sonar, foram menores no sexo masculino nos ouvintes. Neste grupo houve diminuição dos NMR com aumento da idade, para ambos estímulos. Ao comparar NMR com os dois estímulos houve diferença estatisticamente significante a favor do Sistema Sonar apenas para ouvintes com menos de dois anos. Conclusão: Em ouvintes os NMR reduzem com avanço da idade independente do estímulo, porém estes são inferiores com o Sistema Sonar. Nos deficientes auditivos não houve diferença significativa em relação a nenhuma variável estudada.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação audiológica em crianças nascidas de mães soropositivas para o vírus da imunodeficiência humana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Matas, Carla Gentile [UNIFESP]; Iorio, Maria Cecilia Martinelli [UNIFESP]u presente trabalho teve como objetivo avaliar audiologicamente criancas nascidas de maes soropositivas para o HIV, verificando a ocorrencia de alteracoes auditivas e a evolucao das respostas auditivas comportamentais de localizacao sonora. A populacao estudada constou de 143 criancas, 82 do sexo masculino e 61 do sexo feminino, na faixa etaria entre um mes a dois anos e seis meses de idade. As criancas foram divididas em tres grupos de acordo com o Sistema de Classificacao Revisado (CDC, 1994) para a infeccao pelo HIV em criancas menores de 13 anos de idade, sendo estes denominados: infectado (I), sororrevertido (SR) e exposto (E). Os procedimentos empregados na avaliacao audiologica foram a audiometria de observacao comportamental, audiometria com reforco visual e medidas de
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação audiológica em indivíduos com fissuras labiopalatinas(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Araujo, Mariana Curia de [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; Ferlin, Flávia [UNIFES`]; http://lattes.cnpq.br/9580080241599017; http://lattes.cnpq.br/6363626867862971; http://lattes.cnpq.br/0399885651217356Introdução: As fissuras labiopalatinas são malformações orofaciais, podendo causar alterações em lábios, palato primário e/ou palato secundário. A deficiência auditiva em indivíduos com fissura labiopalatina ocorre principalmente por disfunção da tuba auditiva e do esfíncter velofaríngeo, gerando casos crônicos e recorrentes de otite média. Objetivo: Analisar os resultados da avaliação audiológica básica e da função da tuba auditiva em indivíduos diagnosticados com fissuras labiopalatinas com ou sem intervenção cirúrgica em acompanhamento em um hospital universitário. Metodologia: Os critérios de inclusão foram: indivíduos entre 5 e 59 anos, de ambos os sexos, que apresentassem fissuras de palato associadas ou não à fissuras labiais e que estivessem em acompanhamento no Ambulatório de Anomalias Craniofaciais da UNIFESP/EPM. Foi realizada anamnese audiológica complementada com dados sobre a fissura labiopalatina, meatoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria (limiar de recepção de fala e índice percentual de reconhecimento de fala), medidas de imitância acústica (timpanometria e limiar do reflexo acústico) e pesquisa da função tubária. Resultados: Foram selecionados e convocados 27 indivíduos a partir do estudo demográfico dos pacientes do ambulatório de Anomalias Craniofaciais da UNIFESP/EPM. Quatro não compareceram e sete não mostraram interesse em participar. Foram avaliados 16 pacientes no total, sendo 12 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, com faixa etária entre 6 e 58 anos. Do total de pacientes avaliados, 37,5% apresentou fissura transforame unilateral, 25% fissura pós-forame completa, 18,75% fissura transforame bilateral, 12,5% fissura pós-forame incompleta e 6,25% fissura submucosa. Quanto ao resultado da audiometria tonal, 50% dos pacientes apresentaram perda auditiva. Na imitanciometria, foram observadas curvas timpanométricas dos tipos A (60,72%), B (14,28%), Ad (10,72%), C (7,14%) e Ar (7,14%). Na prova de função tubária, 66,6% das orelhas avaliadas (n=24) apresentaram resultados alterados. Conclusão: Indivíduos com fissura palatina corrigida ou não, apresentam alterações nos procedimentos da avaliação audiológica básica, especialmente no teste da função da tuba auditiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação audiológica na doença falciforme(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-06) Lima, Vitor Romario de Oliveira [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6363626867862971; http://lattes.cnpq.br/1761669675157931Introdução: A doença falciforme é uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. A deficiência auditiva nesses indivíduos pode se dar devido à sensibilidade da cóclea à vaso-oclusão que pode gerar isquemia e anoxia coclear. Objetivo: Analisar os resultados da avaliação audiológica básica (audiometria tonal, audiometria vocal e medidas de imitância acústica), emissões otoacústicas por estímulo transiente e do efeito inibidor da via eferente em indivíduos com doença falciforme. Metodologia: Os critérios de inclusão foram: indivíduos acima de 6 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de doença falciforme. Foi realizada anamnese audiológica complementada com dados sobre a doença falciforme, meatoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria (limiar de recepção de fala e índice percentual de reconhecimento de fala), medidas de imitância acústica (timpanometria e limiar do reflexo acústico), emissões otoacústicas transientes e pesquisa efeito inibidor da via eferente. Resultados: Foram selecionados 31 indivíduos, dos quais, um foi excluído por apresentar perda auditiva condutiva e sete por apresentarem ausência das emissões otoacústicas transientes bilateralmente. Foram avaliados 23 pacientes (46 orelhas), sendo 16 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, entre 11 e 18 anos. Quanto ao resultado da audiometria tonal liminar convencional, 100% dos pacientes apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade. Na imitanciometria, foram observadas curvas timpanométricas dos tipos A (86,96%), Ar (8,69%) e C (4,35%). Nas emissões otoacústicas, 37 orelhas apresentaram emissões presentes em todas as frequências, 5 ausência em uma frequência, 2 em duas frequências e 2 em três frequências. Na avaliação do efeito inibidor da via eferente, na orelha direita, foram avaliadas apenas 20 orelhas, sendo que 9 apresentaram supressão presente e 11 ausentes, enquanto na orelha esquerda, foram avaliadas 17 orelhas e 9 apresentaram supressão ausente e 8 presente. Conclusão: indivíduos com doença falciforme apresentam avaliação audiológica básica dentro dos padrões de normalidade, no entanto na pesquisa das emissões otoacústicas por estímulo transiente e do efeito inibidor da via eferente apresentam alterações, sugestivos de alterações cocleares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação comportamental do processamento auditivo central em mulheres no climatério(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Tiezzi, Giovanna Agamalian da Silva [Unifesp]; Gil, Daniela [Unifesp]; Silva, Ivaldo [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/9948402316193744; http://lattes.cnpq.br/6363626867862971; http://lattes.cnpq.br/2401480776833993Introdução: O climatério é o período de vida da mulher compreendido entre o final da fase reprodutiva até a senilidade. As alterações no quadro hormonal podem estar relacionadas a déficits de memória, atenção e velocidade de processamento de informações, funções importantes para o processamento auditivo central, que diz respeito à série de processos envolvidos na detecção e análise e interpretação dos sons. Objetivo: Caracterizar as habilidades auditivas centrais em mulheres no climatério, pré e pós terapia de reposição hormonal. Método: Estudo transversal, realizado com mulheres no climatério pré e pós reposição hormonal. Foram realizados os testes de Localização Sonora em cinco direções; Teste De Memória Sequencial Verbal; Teste de Memória Sequencial para Sons Não Verbais; Teste De Padrão De Duração; Random Gap Detection Test ); Masking Level Difference; Teste Dicótico De Dígitos; Teste De Fala Com Ruído Branco e aplicado o questionário "Avaliação Informal de Fadiga". Resultados: As diferenças apontadas revelaram diferença tendenciosa de melhor desempenho médio no grupo Com terapia hormonal em comparação ao grupo Sem terapia para o teste de Memória para Sons Não Verbais em Sequência Nos testes de Localização Sonora,memória para sons verbais em sequência, RGDT e MLD, o grupo Com terapia hormonoal apresentou resultados quantitativamente melhores, apesar de não serem estatisticamente significantes. Já no teste de fala com ruído branco na orelha direita foi demonstrada diferença estatisticamente significante, com maior média de acertos no grupo Sem terapia hormonal em comparação ao grupo Com terapia hormonal. O grupo Com terapia hormonal demonstrou maior porcentagem de mulheres com alto nível de fadiga, de acordo com a análise qualitativa do questionário aplicado. Conclusão: A partir da análise dos resultados da avaliação comportamental do PAC em mulheres no climatério com e sem terapia hormonal pode-se concluir: Mulheres no climatério, com e sem terapia hormonal, apresentam transtorno de processamento auditivo central envolvendo as habilidades auditivas de localização sonora, ordenação temporal simples e complexa, figura fundo, resolução temporal e interação binaural.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação comportamental e eletroacústica do processamento auditivo e da qualidade de vida em militares expostos a ruído de impacto(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Farias, Victor Hygor Veríssimo de [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6363626867862971; http://lattes.cnpq.br/1039156530481648Introdução: A exposição à ruído de impacto pode repercutir de forma negativa no sistema nervoso auditivo central. Enquanto os danos dessa exposição às estruturas periféricas do sistema auditivo estão bem estabelecidos, seu efeito na porção central desse sistema precisa ser melhor esclarecido. Objetivo: Caracterizar as habilidades auditivas centrais, o funcionamento da via eferente e a qualidade de vida de militares expostos a ruído de impacto, comparando-as a militares sem esta exposição. Métodos: 110 militares divididos em 58 expostos (Grupo Estudo) e 52 não expostos (Grupo Comparação) à ruído de impacto (tiro e/ou explosão) foram avaliados através de testes comportamentais do processamento auditivo central (Teste de Localização Sonora, Teste de Memória para Sons Verbais em Sequência, Teste de Memória para Sons Não Verbais em Sequência, Staggered Spondaic Words, Teste de Fala com Ruído, Teste de Identificação de Sentenças Sintéticas com Mensagem Competitiva Ipsilateral, Teste Dicótico Consoante Vogal, Teste de Padrão de Duração, Gaps in Noise e Teste do Limiar Diferencial de Mascaramento), supressão das Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes e questionários (Medical Outcomes Short-Form Health Survey e Escala de Funcionamento Auditivo). Para a análise dos resultados, foram utilizadas medidas descritivas e análise inferencial (t-Student, Mann-Whitney, Qui-Quadrado) com nível de significância de 0,05 e cálculo do tamanho do efeito. Resultados: Foram encontrados valores significativamente maiores no GIN e na quantidade de testes comportamentais do PAC alterados e valores significativamente menores no SF-36 nos domínios dos Aspectos Físicos, Aspectos Sociais, Aspectos Emocionais e Saúde Mental e no SAB para o grupo de militares expostos. A supressão das EOAT apresentou-se clinica mas não estatisticamente significante, com maior ocorrência de ausência na orelha direita no grupo exposto. Conclusão: Militares expostos a ruído de impacto apresentam transtorno do processamento auditivo central com impacto na qualidade de vida.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação do processamento auditivo central em crianças com disfonia orgânico-funcional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Cavadas, Marcia [UNIFESP]; Behlau, Mara [UNIFESP]Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho em testes comportamentais utilizados para avaliar o processamento auditivo central, entre um grupo de criancas com disfonia organico-funcional, todas apresentando nodulo vocal e um grupo de criancas sem alteracao vocal, e sem queixas de disturbios de comunicacao e dificuldades escolares. Foram avaliadas 51 criancas, na faixa etaria de 7 a l l anos de idade dos sexos feminino e masculino, reunidas em dois grupos. O grupo I constou de 23 criancas com diagnostico de disfonia organico-funcional por nodulo vocal. O grupo li foi constituido por 28 criancas sem alteracao vocal e sem evidencias de disturbios de comunicacao e dificuldades escolares identificadas por meio de anamnese. Anteriormente a aplicacao do conjunto de testes para avaliar as criancas selecionadas foi realizada uma anamnese com os pais ou responsaveis dessas criancas, com questoes relativas ao desenvolvimento de fala, audicao e linguagem, desempenho escolar e caracteristicas comportamentais das mesmas. Foram realizados os seguintes testes comportamentais: avaliacao audiologica basica convencional; teste de localizacao sonora; teste de memoria para sons verbais e nao verbais em sequencia; teste de faia com ruido branco; teste dicotico nao verbal e teste dicotico de digitos. Com o objetivo de verificar possiveis diferencas no numero de acertos por cada teste estudado entre os grupos I e li foi realizada uma comparacao entre os dois grupos. O desempenho individual das criancas do grupo I foi analisado, tomando-se o grupo 11 como referencia. O presente estudo permitiu concluir que o grupo de criancas disfonicas avaliado apresentou tendencia a alteracao de processamento auditivo central com relacao as habilidades auditivas de memoria para sons verbais em sequencia e atencao seletiva e figura-fundo para sons verbais familiares em tarefa dicotica, quando comparados com o grupo de criancas sem alteracoes vocais
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do processamento auditivo em crianças nascidas pré-termo(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011-01-01) Gallo, Julia [UNIFESP]; Dias, Karin Ziliotto [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]; Sousa, Elaine Colombo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To verify the performance of children born preterm on auditory processing evaluation, and to correlate the data with behavioral hearing assessment carried out at 12 months of age, comparing the results to those of auditory processing evaluation of children born full-term. METHODS: Participants were 30 children with ages between 4 and 7 years, who were divided into two groups: Group 1 (children born preterm), and Group 2 (children born full-term). The auditory processing results of Group 1 were correlated to data obtained from the behavioral auditory evaluation carried out at 12 months of age. The results were compared between groups. RESULTS: Subjects in Group 1 presented at least one risk indicator for hearing loss at birth. In the behavioral auditory assessment carried out at 12 months of age, 38% of the children in Group 1 were at risk for central auditory processing deficits, and 93.75% presented auditory processing deficits on the evaluation. Significant differences were found between the groups for the temporal order test, the PSI test with ipsilateral competitive message, and the speech-in-noise test. The delay in sound localization ability was associated to temporal processing deficits. CONCLUSION: Children born preterm have worse performance in auditory processing evaluation than children born full-term. Delay in sound localization at 12 months is associated to deficits on the physiological mechanism of temporal processing in the auditory processing evaluation carried out between 4 and 7 years.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do processamento auditivo em indíviduos com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Andrade, Adriana Neves de [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos: Caracterizar e comparar o desempenho de sujeitos com perda auditiva neurossensorial (PANS) de grau leve a moderado nos testes auditivos comportamentais para avaliar o processamento auditivo e nos questionarios genericos de qualidade de vida e especificos para a audicao. Metodos: Participaram do estudo 19 individuos com PANS de grau leve a moderado bilateral simetrica, na faixa etaria entre 16 e 59 anos de idade, preferencia manual direita, de ambos os generos. Os sujeitos foram submetidos as seguintes avaliacoes: dominancia lateral, avaliacao audiologica (audiometria tonal, logoaudiometria, imitanciometria, potencial evocado auditivo de tronco encefalico), testes auditivos comportamentais para avaliar o processamento auditivo (localizacao sonora, memoria verbal e nao verbal em sequencia, reconhecimento de fala, fala com ruido branco, dicotico de digitos, padrao de frequencia e duracao, identificacao de sentencas sinteticas e dicoticas e identificacao de intervalos aleatorios) bateria breve de rastreio cognitivo, alem dos questionarios de autoavaliacao SF-36, APHAB e HHIA. Para a analise dos resultados foram utilizadas medidas descritivas e analise inferencial (t-Student, teste Wilcoxon, t-pareado, entre outros) com nivel de significancia de 0,05. Resultados: Os individuos com PANS apresentaram reduzido desempenho nos testes auditivos comportamentais para avaliar o processamento auditivo quando comparados aos criterios de referencia estabelecidos para normouvintes. Os melhores resultados foram observados no teste memoria para sons nao verbais e no teste de identificacao de sentencas dicoticas, no qual 70% ou mais de individuos apresentaram resultados compativeis com a normalidade. A analise dos questionarios revelou prejuizo no dominio de vitalidade e escala de ruido ambiental, para os questionarios SF36 e APHAB, respectivamente, com severa percepcao de restricao de participacao em atividades de vida diaria, analisada pelo HHIA. Conclusoes: Individuos com PANS apresentam reduzido desempenho na maioria dos testes auditivos comportamentais para avaliar o processamento auditivo disponiveis para a aplicacao nessa populacao, sendo que a orelha direita apresentou melhor desempenho do que a esquerda para o teste DSI. Os individuos com PANS de grau leve a moderado apresentaram autopercepcao de reducao de vitalidade, dificuldades com ruido ambiental e severa percepcao de restricao de participacao em atividades de vida diaria.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação dos comportamentos auditivos de figura-fundo e de resolução temporal e da percepção de limitações de atividades comunicativas em crianças e adolescentes portadores de deficiência auditiva unilateral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-01-27) Vieira, Márcia Ribeiro [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To test the hearing behavior of figure-to-ground and temporal resolution and the self-perception of limitations on activities of children and adolescents with unilateral hearing loss. Methods: Participated 38 individuals, between the age of 8 and 19 (average 12.32), divided into: experimental group (with unilateral hearing loss) and control group (normal-hearing individuals), each one formed of 19 individuals, matched according to their gender, age and educational level. They have all been submitted to anamneses, to a complete audiology test and to the procedures of study: a self-report questionnaire of limitations on communicative activities with questions about noisy and silent situations, and sound localization. The participants have been submitted to the Gap-In-Noise and the Pediatric Speech Intelligibility tests at 0, -10 and -15 reference. The statistical analysis has been done through non-parametric tests at the significance level of 0.05. Results: In the experimental group the unilateral hearing loss has been classified as profound in most participants, having started at the pre-schooling stage, with unknown or undefined etiologies (e.g. meningitis, traumas, mumps and measles). Most individuals have presented complaints of learning difficulties, and have shown limitations on communicative activities, of moderate degree predominantly, and especially in noisy situations. The degree and the ear with unilateral hearing loss have not interfered in the severity of the limitation. The worst results, both at the thresholds of gap detection and the Pediatric Speech Intelligibility test on the good ear, have been found in the experimental group. There was no correlation between the thresholds of gap detection on the good ear and the side of the bad one. Conclusions: Individuals with unilateral hearing loss present limitations on communicative activities, especially in noisy environments which are related to worse hearing abilities of temporal resolution and figure-to-ground.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação eletrofisiológica e comportamental da audição em pacientes disfônicos pré e pós terapia fonoaudiológica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-05-22) Luiz, Cyntia Barbosa Laureano [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6363626867862971; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Caracterizar a avaliação comportamental do processamento auditivo e os potenciais evocados auditivos com estímulos tonais e complexos em adultos com disfonia comportamental com e sem lesão e comparálos pré e pósterapia fonoaudiológica convencional. Método: Foram avaliados 12 indivíduos de ambos os sexos com idades entre 19 e 57 anos distribuídos nos seguintes grupos: Grupo Experimental composto por cinco indivíduos com diagnóstico de disfonia comportamental com e em lesão que foram submetidos a terapia fonoaudiológica e o Grupo Controle composto por sete indivíduos com diagnóstico de disfonia comportamental com e sem lesão que não foram submetidos a terapia fonoaudiológica. Os indivíduos foram submetidos a: audiometria tonal liminar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica (timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos), a avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo (P300 e FFR) e à aplicação do questionário de auto avaliação do processamento auditivo central. todos os indivíduos foram submetidos a reavaliação comportamental e eletrofisiológica da audição após três meses de terapia vocal. Resultados: Na caracterização da amostra total foi observado maior número de alteração nos testes comportamentais envolvendo o processamento temporal. Na avaliação eletrofisiológica foi observado 16,66% de alteração no P300 com estímulo tonal decorrente da ausência do componente e 24,99% com estímulo complexo pelo atraso de latência. No FFR, alteração mais relevante foi no componente O decorrente do atraso de latência e/ou ausência. Na comparação da avaliação e reavaliação foi observada mudança no teste de padrão de duração na reavaliação e no teste dicótico de dissílabos alternados com diferença estatisticamente significantes para os dois grupos. Na habilidade de resolução temporal, a maior alteração foi no grupo controle e na avaliação, com diferenças estatisticamente significantes. No P300 com estímulo tonal observouse aumento da latência na reavaliação para os dois grupos e aumento da amplitude para o grupo controle. No P300 com estímulo complexo observouse aumento da latência e da amplitude na reavaliação para ambos os grupos. No FFR foi observada diferença estatisticamente significante para os grupos para as latências das ondas V, D, O. No questionário de auto avaliação foram observados valores médios de pontuação maiores no grupo estudo. Conclusão: Indivíduos disfônicos apresentam alterações do processamento auditivo envolvendo processamento temporal, figura fundo e fechamento auditivo, as quais mantiveramse estáveis na avaliação e reavaliação. Na avaliação e reavaliação eletrofisiológica de processamento auditivo, há maior comprometimento do potencial FFR, sobretudo na porção final do estímulo, a qual relacionase com resolução temporal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização das habilidades auditivas e análise de esforço auditivo em dubladores(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Gomes, Marília Alves [UNIFESP]; Gil, Daniela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6363626867862971; http://lattes.cnpq.br/0307643879104549Introdução: O processo de dublagem acontece dentro de um estúdio em que o dublador substitui, por meio do sincronismo labial, a fala original pela fala no idioma alvo. Os dubladores fazem esse processo enquanto escutam o som original e o retorno da própria voz, usando habilidades do processamento auditivo central como a atenção seletiva, além de ficarem expostos a grandes períodos de tempo dublando e escutando o áudio do produto audiovisual. Desse modo, justifica-se a avaliação do processamento auditivo central e do esforço auditivo nos profissionais da dublagem. Objetivo: Caracterizar as habilidades do processamento auditivo central e analisar o esforço auditivo em dubladores. Método: Participaram da pesquisa indivíduos de 22 a 59 anos, tanto do sexo masculino e feminino, destros, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e curvas timpanométricas tipo A, com no mínimo cinco anos de experiência como dubladores comparados a um grupo de indivíduos adultos de 18 a 27 anos de ambos os sexos masculino e feminino, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e curvas timpanométricas tipo A, sem queixas em relação à audição e à linguagem. Os dubladores foram submetidos a dois questionários: Escala de Funcionamento Auditivo e Escala de Esforço Auditivo e a avaliação comportamental do processamento auditivo central por meio dos testes: Limiar Diferencial de Mascaramento, Teste de Dissílabos Alternados, Teste Dicótico Consoante Vogal em Etapa de Atenção Livre, Teste de Padrão de Duração. Resultados: A análise descritiva dos resultados revelou que os indivíduos do grupo de dubladores obtiveram os seguintes escores médios em cada teste: Escala de Esforço Auditivo: 84,89; Escala de Funcionamento Auditivo: 42,89 pontos; Limiar Diferencial de Mascaramento: 9,33 dB; Teste de Dissílabos Alternados: OD: 96,39%, OE: 95,56% acertos; Teste de Padrão de Duração: 95,54% acertos; Teste Dicótico Consoante Vogal em Etapa de Atenção Livre: OD: 41,66 acertos, OE: 28,23% acertos e 28,70% erros. Enquanto que no grupo controle foram encontrados: Escala de Funcionamento Auditivo: 50,86 pontos; Limiar Diferencial de Mascaramento: 7,33 dB; Teste de Dissílabos Alternados: OD: 94,83%, OE: 87,33% acertos; Teste de Padrão de Duração: 93,4% acertos e Teste Dicótico Consoante Vogal em Etapa de Atenção Livre: OD: 46,64%, OE: 29,70% acertos, 23,59% erros. O grupo de dubladores apresentou resultados superiores no Limiar Diferencial de Mascaramento e Teste de Padrão de Duração, além de resultados iguais no Teste Dicótico Consoante Vogal em Etapa de Atenção Livre. Conclusão: Os dubladores apresentaram transtorno do processamento auditivo central envolvendo as habilidades auditivas de figura fundo e interação binaural mas não apresentam alterações quanto à ordenação temporal complexa. O grupo estudado de dubladores não manifestaram esforço auditivo e apresentaram um pior desempenho no questionário de auto-avaliação sobre comportamento auditivo.
- ItemSomente MetadadadosComportamento auditivo em escolares do município de Marília(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Cardoso, Ana Claudia Vieira [UNIFESP]; Borges, Alda Christina Lopes de Carvalho [UNIFESP]Objetivo: Caracterizar a habilidade de fechamento, localizacao e memoria para sons verbais e nao-verbais em sequencia por meio de testes auditivos comportamentais em escolares de 8 a 10 anos do municipio de Marilia. Ainda, comparar o desempenho escolar considerando sexo, idade, tipo de escola(particular ou publica) e orelha que iniciou o Teste de Fala Filtrada. Metodos: Foi aplicado o Teste de Fala Filtrada utilizando palavras dissilabicas com filtro digital passa-baixo, com frequencia de corte de 1.000 Hz, em 87 escolares, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 10 anos, subdivididos em 2 grupos: Grupo I: escolares que frequentavam escola particular e Grupo li: escolares que frequentavam escola publica. As palavras foram apresentadas monoauralmente, iniciando de forma aleatoria na orelha direita ou esquerda, a 40 dBNS, considerando o limiar de audibilidade medio das frequencias sonoras de 500, 1.000 e 2.000 Hz. Resultados: Os resultados mostraram que 22 (25 por cento) escolares apresentaram alteracao na habilidade de Memoria Sequencial para sons nao-verbais. Houve diferenca estatisticamente significante entre o numero medio de acertos, substituicoes e omissoes e a ordem da orelha que iniciou o teste. Detectou-se diferenca estatisticamente significante entre o numero medio de omissoes, substituicoes e a variavel tipo de escola (particular ou publica). As palavras que apresentaram o menor numero de acertos foram Eter e Seres e, o maior numero de acertos, Alma, Nunca e Amor. Para as palavras Alma, Logrou, Eter, Nunca e Amor houve concordancia entre a ocorrencia de acertos observada na 1 a e 2a orelhas testadas, o mesmo nao acontecendo nos demais estimulos verbais . Conclusoes: O Teste de Fala Filtrada, com filtro digital passa-baixo, com frequencia de corte de 1.000 Hz, tornou dificil o reconhecimento de fala, uma vez que os indices de acertos obtidos variaram entre 30 e 60 por cento. Sugere-se a utilizacao deste teste como procedimento de referencia para a aplicacao de testes dicoticos que visem avaliar a fusao binaural
- ItemEmbargoComportamento auditivo: estudo em um grupo de idosos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006-01-01) Almeida, Laís Castro de [UNIFESP]; Borges, Alda Christina Lopes de Carvalho [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: To characterize aged people’s hearing behavior in different age groups. Methods: 200 people from 60 to 100 year old participated in this study. All individuals have been submitted to audiological evaluation comprising anamnesis, liminal tonal audiometry (ATL), logoaudimetry and high frequency audiometry (AAF) and imitanciomatry. Results: Hearing loss complaint by a significant majority of the sample (44%). We noted a decrease in audibility threshold as the age increases, both in ATL and AAF. As to sex, in ATL men presented an enhanced hearing loss in high frequencies regarding women. We did not observe any statistically significant difference among sexes for tonal thresholds in bass frequencies, although thresholds in female sex have been slightly better than those of male sex. In AAF, we noted a statistically significant difference among sexes only in 8 kHz frequency, in which women presented thresholds significantly better than men. We did not observe any statistic difference among thresholds of individuals exposed and non-exposed to high level of noises. Individuals with complaints presented worse audibility thresholds both in ATL and AAF, and worse in IPRF performance than individuals with no complaint. Conclusions: The most referred complaint among aged people is the hearing loss, followed by difficulty of communication in a noisy environment. There is an enhanced hearing loss in conventional ATL high frequencies for male sex regarding female sex, which occurs only in 8 kHz frequency in AAF. IPRF Performance for the population studied is similar to both sexes. Individuals with and without exposition to high levels of noise do not show a different performance in the tests applied. Individuals with hearing complaint show a worse performance than those without complaint, which occurs in all tests.
- ItemSomente MetadadadosCorrelações entre gagueira e audição: pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Arcuri, Claudia Fassin [UNIFESP]; Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]Introdução: A gagueira e um disturbio bastante complexo, marcante pelas rupturas, que a tornam facilmente reconhecida como uma dificuldade de cunho motor. Entretanto, esta entremeada por questoes auditivas, perceptuais e linguisticas, que nao podem ser desconsideradas. As pesquisas tem investigado as queixas auditivas, a acao de musculos da orelha media e ate o funcionamento do sistema auditivo central, buscando a melhor compreensao das habilidades auditivas dos gagos, apesar de nao haver pesquisas que investiguem o funcionamento do sistema olivococlear eferente. Objetivo: Analisar os aspectos auditivos dos individuos gagos, por meio da pesquisa do processamento auditivo e do efeito de supressao das emissoes otoacusticas Metodo: Foram selecionados 15 adultos com queixa de gagueira, de 18 a 40 anos, com grau de severidade variando de leve a severo, que foram pareados por sexo, faixa etaria e nivel de escolaridade com individuos sem nenhuma queixa ou alteracao de fala e linguagem. Todos os sujeitos passaram por avaliacao fonoaudiologica convencional, avaliacao especifica da gagueira, avaliacao audiologica basica (audiometria, imitanciomentria e pesquisa dos reflexos acusticos) e avaliacao audiologica especifica (avaliacao do processamento auditivo e pesquisa do efeito de supressao das emissoes otoacusticas). Os dados foram tabulados e submetidos a analise estatistica pertinente, com aplicacao do Teste Exato de Fisher e do Teste de Mann-Whitney. Resultados: Quanto ao processamento auditivo observou-se maior ocorrencia de alteracoes no grupo de gagos, com diferenca estatisticamente significante entre os grupos. Os testes do processamento auditivo que foram estatisticamente significantes para diferenciar os grupos de gagos e nao-gagos foram o Teste Dicotico nao-Verbal e o Teste Padrao de Frequencia. Quanto ao efeito de supressao das emissoes otoacusticas foi observada diferenca estatisticamente significante entre os grupos estudados, sendo que os gagos apresentaram maior ausencia deste efeito, indicando anormalidade no funcionamento do sistema olivococlear medial na amostra estudada. Conclusoes: Neste estudo, os mecanismos funcionais auditivos dos gagos mostraram-se diferentes dos nao-gagos, com funcionamento deficitario do sistema olivococlear medial, um dos responsaveis pela realizacao de figura-fundo auditiva, compreensao no ruido, protecao e atencao seletiva. Tambem se observou que os gagos apresentaram maior ocorrencia de alteracoes do processamento auditivo, com deficits nos testes com estimulos nao-verbais, que se relacionam diretamente aos aspectos prosodicos e suprassegmentares da fala, o que pode refletir diretamente na producao anomala da fala dos individuos gagos
- ItemEmbargoCrianças com Fenilcetonúria Tratadas Precocemente: Avaliação Audiológica Básica e Eletrofisiológica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-09-29) Mancini, Patrícia Cotta [UNIFESP]; Iorio, Maria Cecilia Martinelli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: Determine the integrity of the peripheral and central auditory pathway in early treated Phenylketonuria children that follow adequate and inadequate diet, through the basic and electrophysiologic audiologic evaluation, and to compare with the results found in audiologic evaluation of children without Phenylketonuria of same age. Methods: Thirty-five children aged 5-16 years old participated in the control group and 25 children in the experimental group with classical Phenylketonuria, all with early diagnosis and treatment. Children of the experimental group were distributed into two subgroups depending on the control of the diet. The group AD was composed of eight children with adequate diet, ranging in age from 6-13 years old, and the group IN consisted of 17 children with inadequate diet, ranging in age from 6-15 years old. All participants were subject to hearing evaluations composed of inspections of the external acoustic meatus, immitance tests (tympanometric curve and acoustic reflexes), audiometry, speech audiometry, and also the short and medium-latency auditory evoked potentials. All groups were characterized in terms of demographic variables and the results obtained in each audiologic test. The averages were compared among the three groups by means of ANOVA with repeated measures, considering a significance level of 5% in all analyses. Results: Audiometry revealed normal results for the three groups, except one child in the group with inadequate diet, which showed bilateral mild conductive hearing loss. In speech audiometry, children in the group IN had lower averages in speech recognition, and immitance tests revealed larger thresholds of acoustic reflexes in 4000 Hz for the same group. The results of Brainstem auditory evoked responses showed greater averages on the latencies of waves III and V, and on the interaural difference of the wave V for the group IN. The experimental group (AD and IN) showed a greater average for the interpeak interval I-V when compared to the control group. Middle Latency auditory evoked responses alterations were not seen in the latency of the waves Na, Pa or in the Na-Pa amplitude for the experimental group. The ear and electrode effects were present on the right or left in 87.5% of the participants of the group AD and in 58.8% of the group IN.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crianças prematuras: estudo da supressão das emissões otoacústicas e da resolução temporal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-01-26) Sousa, Elaine Colombo [UNIFESP]; Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Determine the occurrence of the suppression of otoacoustic emissions, the temporal resolution hearing skill and the association between the results of these assessments and premature birth as well as the presence of signs suggestive of an alteration in auditory processing during development, in premature, below 2000g at birth. Methods: Forty low-income children (20 having been born at full term and twenty born prematurely) between five and eight years of age were evaluated. All participants underwent patient history, audiometry, speech audiometry, measures of acoustic immittance, the study of acoustic reflexes and an assessment of the auditory processing (Simplified Auditory Processing Assessment, Speech-in-Noise Test and Random Gap Detection Test) as well as the recording of otoacoustic emissions evoked by transient stimuli and the assessment of the medial olivocochlear efferent system. Results: Suppression of otoacoustic emissions in the right ear was detected in 53% of the individuals of the control group and 56% of the experimental group and in the left ear in 85% of the control group and 79% of the experimental group. On the Random Gap Detection Test, the mean temporal acuity threshold was 21.25 ms in the control group and 44.12 ms in the experimental group. This test was altered in 35% of the control group and 85% of the experimental group. Sixty percent of the children with suppression absent in the right ear tended to exhibit central signs during development and 20% of those with suppression absent in the left ear had an altered Simplified Auditory Processing Assessment. Conclusion: Children having been born prematurely, below 2000g at birth, presented symmetry of responses of the efferent system in peripheral hearing and deficits in the temporal resolution hearing skill, which was not associated to the absence of suppression of otoacoustic emissions. The children with absent suppression achieved poorer results on the Auditory Processing Assessment.
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento auditivo de crianças normais e de alto risco: estudo comparativo das respostas comportamentais à estímulos sonoros(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1993) Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]; Vieira, Raymundo Manno [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosDiscriminação do traço de sonoridade: teste de contrastes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Garcia, Vera Lucia [UNIFESP]; Fukuda, Yotaka [UNIFESP]