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- ItemAcesso aberto (Open Access)Arrastões sensíveis e políticos entre territórios e artes(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Carillo, Thalita Prado Barbosa [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este escrito é uma exploração, um enredado de vidas, operando com o método cartográfico, e propõe a noção de arrastões sensíveis para tratar de problemáticas presentes no âmbito da vulnerabilidade e potência de viventes que são colocados à margem das cidades, da educação, das artes e ao mesmo tempo são atravessados por experimentações ético-estéticas. Através de narrativas foram expressos episódios em roda de música, encontros com marcas e memórias, fragmentos de filmes, documentários, músicas, escuta ativa de sonhos e diálogos, entre outros. Fragmentos narrativos que expressam pretextos para encontros, experiências de imunidades, alegrias, dores, humilhação, novos territórios e questionamentos com certas artes. Situações em que a cultura é a regra, arte é exceção. Um dos efeitos deste percurso foi acompanhar falas e experiências que se conectam historicamente, no sentido de perpetuar automatismos, o que é imposto, a cultura, entre viventes de diferentes gêneros, classes sociais e idades. E ao mesmo tempo a exceção, encontros de criação, memória, opacidade, resistência com as artes em instalações episódicas do comum na periferia.
- ItemEmbargoArte, território e direitos humanos: ressonâncias da dança no cotidiano das adolescentes na Região Noroeste de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-20) Freitas, Luiza Pires [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/3220275913088589; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Entendendo ser dever do Estado garantir o direito à cultura - respeitando as múltiplas formas de se fazer arte - este estudo propõe articular arte, direitos humanos e Terapia Ocupacional. Busca investigar como as experiências em dança popular, a partir das oficinas do Instituto Arte no Dique, promovem experiências potentes e a democratização do acesso a espaços de arte e cultura em regiões vulneráveis, defendendo a deselitização de espaços culturais e modos de produção artística. Objetivo: Analisar alguns impactos das aulas de dança no cotidiano das adolescentes que frequentam o Instituto Arte no Dique sob uma perspectiva de direitos sociais. Método: Pesquisa qualitativa com observações de campo e entrevistas semiestruturadas com 3 alunas de 11 a 14 anos. Resultados e Discussão: A pesquisa destaca a importância das aulas de dança no fortalecimento de vínculos e na maior participação em atividades sociais locais, como as 'Batalhas de Tik Tok'. Destaca a importância da ocupação de espaços públicos para socialização e aponta possíveis ações da Terapia Ocupacional neste contexto. Ressalta como os papéis familiares e o cotidiano influenciam a participação nas aulas e na experiência da dança. Destaca também a importância da ocupação de espaços de arte na Baixada Santista, proporcionando experiências que promovem mudanças no cotidiano das alunas, aproximando-as de uma dimensão cultural enriquecedora que produz reflexão, expressividade e possibilita “um lugar” potente e criativo no mundo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Casa Que Hoje Sou: Um Estudo Sobre Os Elementos Visuais E Simbólicos Presentes Nas Moradias Das Mulheres Da Ocupação Armênia.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-09) Silva, Lais Jacqueline [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Function Of A House Inside Of A Dwelling Occupation Is Not Only Housing A Body, But Desires, Dreams, Experiences And Especially Symbolic And Material Techniques Of Resistance As Well. In This House, There Is A Pulse Of Life, An Artistic Pulse And The Wish Of Building An Environment Composed By Elements Reminding A Subjective Experience Of "Living", Even When Faced With A Situation Of Suffering And Frustration. Relating To This, I Introduce The Manifestations And The Direct Action Practices Used To Claim The Rights Of Living Decently, Of Experiencing The City As It Is, Of Life. Lots Of Insurgent Bodies Get Out Of Their "Cocoons" In Search Of The Same: A Space For Everyone While Also Transforming Their Individual Spaces At The Same Time. The Reader Is Also Invited To Walk Through The Memories And The Houses Of Four Women In Armenia"S Squatt Getting To Know Their Creativity Potential, Their Knowledge And Experiences In Organizing, Producing And The Meanings Assigned To Their Objects " Art Practices Of A Resi
- ItemAcesso aberto (Open Access)Classe Hospitalar: Do Território Ao Lugar Em Tempos E Espaços Educacionais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-31) Lima, Angelica Macedo Lozano [UNIFESP]; Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Research Relates To The Place That Embraces The Relations Between The Subjects In The Hospital Classroom. To Understand It, We Worked With The Class Starting From The Teacher's And Student's Movement From Their School Of Origin To Relate With Each Other In This Other Place, A Process Which We Call Deterritorialization. From This Concept, Adopted By The Geography Of Gilles Deleuze And Felix Guattari, We Approach The Other Concepts Related To Research And Subjects Of Action: Territory And Place. In This Way, We Thought The Deployment Of The Investigation Should Be To Understand How The Teachers Related To Each Other And How They Modified Their Practices According To This Spatial And Relational Displacement. Our Purpose Was To Find Out If, Because Of The Deterritorialization Of These Subjects, A Place Was Created - Which Is The Hospital Classroom -, And, If This Fact Is Concrete, To Understand How The Practices Of The Teachers Were Modified In This Environment. The Methodology Was Assisted By Interviews And
- ItemSomente MetadadadosClínica e vida - cartografias dos encontros em terapia ocupacional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-15) Fidalgo, Thaís Marques [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/7462151332057202; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Creating and living are fundamental themes on the Winnicottian theory, in which creativity is closely related to the feeling of being alive and to the perception of the existence. The same happens with the perception that it is through creativity that we can get in touch with our true identity. This research explores the relationship between art, life and health, as possibilities of one reinventing him or herself, creating new realities through the meeting with other subjects, creating new possibilities of life. On this process, new possibilities of life created are opposed to preconceptions and pond categorizations. We assume here that promoting health involves looking to the singularity of the subject, his or her social context and cultural background. It also requires that the health professional works in a dialectal way, in a dialogue between his own experiences, beliefs and desires and the subject’s ones. On this process, the professional must recognize the other as an active constructor of his or her own health. This dissertation uses the cartographic method to report the story of a subject followed up for five years at the Universidade Federal de São Paulo. It aims to wide the view of paths and procedures; to investigate the “experience itself” as a mechanism to an assertive clinical management, rigorous but not rigid, capable of dialoguing with different theories, on the borders of observation and intervention, sensitivity and techniques. It also aims to bring light to and to widen the comprehension of studies that articulate the themes related to therapeutics processes, creative matrix and subjectivity production.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A cultura periférica como resistência frente ao estado penal-racial: do batuque á batida a crônica da vida do samba ao funk(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-16) Dias Filho, Odair [UNIFESP]; Souza, Edvânia Ângela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7361975407662731; http://lattes.cnpq.br/6791560897832834; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A atual forma do Estado penal-racial implementa territórios carcerários, por meio de uma política de repressão e de exclusão da população negra e pobre dos processos de trabalho e da sociedade em geral. Se apresenta nesses espaços através do processo de necropolítica e militarização das periferias. O conceito de necropolítica, a partir de Mbembe (2018), se relaciona ao poder de decisão sobre quem vive e quem morre, com destaque para a destruição de grupos populacionais considerados descartáveis. O direito de matar é acompanhado de justificativas de extermínio, ou o estado de exceção como dito por Agambem (2004) quando a morte contra outrem, já não é assassinato ou homicídio e ocorre impunimente, em geral, sob o pretenso discurso de “segurança”. Todavia, nesses territórios sitiados se consolida também expressões culturais de resistência protagonizadas especialmente pelos jovens, seja na sua forma de vestir, andar, se divertir - neste caso, com destaque para o funk “proibidão” e os “pistões”, mas também na forma como denunciam a violência de Estado, a desigualdade social e temas cotidianos expressados por meio das letras de músicas de funk. Frente ao cenário atual de aprofundamento do Estado neoliberal que destitui direitos mas garante a repressão contra a população periférica, cabe a problematização: o Funk pode ser visto como uma crônica das desigualdades oriundas das relações sociais constituídas no capitalismo? Esse estudo objetivou analisar as formas de resistência das classes subalternizadas a partir de suas expressões artísticas musicais, com foco no funk, especificamente, as letras de músicas críticas ao Estado Penal. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica e a seleção e análise de músicas de uma dupla de MC 's moradora de uma comunidade da Baixada Santista. Esperamos com este estudo contribuir para identificar elementos que se particularizam nas letras de funk, mas que são mediações necessárias para o entendimento do Estado penal-racial, numa perspectiva de totalidade e a partir de autores da periferia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território(Editora Univ Federal Parana, Centro Politecnico, 2017) Ribeiro, Vanda Mendes; Vovio, Claudia Lemos [UNIFESP]The aim of the following study is to discuss the results of studies about the influence of social vulnerability on school inequality in big cities, carried out in two Brazilian metropolises. Those studies have resorted to ECLAC literature, as well as French and American Sociology of Education literature, in order to find references to approach a phenomenon that has recently become a research problem. According to the herein investigated studies, the territory's social vulnerability affects educational opportunities. They have found mechanisms able to produce links between the territory's social vulnerability and school inequality, such as relations of competitive interdependence between schools, the lack of state investment in early childhood education, social representations unfavorable to people living in these areas, and the lack of public facilities in vulnerable territories. The studies have shown that educational policy contours may foster school inequality in vulnerable territories. More experienced and better trained teachers migrate to schools located in less vulnerable territories due to the transference program legislation. Students with less socio-cultural capital, whose parents are less aware of the type of social capital valued by the school, who are unaware of their rights, and live in the most stigmatized territories such as slums, may be passed over at school enrollment times, which may hinder their access to education. In the case of students expelled from schools, this stigma may contribute to the decision-making process, since schools seem to prefer students who are better adapted to less-troubled school environments.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O direito à cidade e as lutas territoriais: histórias e memórias da ocupação esperança em Osasco/São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2020-02-28) Gonçalves, Nayara Albino [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746693286898810; http://lattes.cnpq.br/6152152699066578; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação partiu das inquietações da pesquisadora atuante de um movimento social de luta territorial na cidade. Desta forma, essa pesquisa analisou o direito à cidade à luz da experiência da Ocupação Esperança no Município de Osasco-SP, assim como o processo de construção e organização do Movimento Luta Popular no Estado de São Paulo e no Brasil e sua atuação na Ocupação Esperança. Possui abordagem qualitativa e a produção dos dados foi realizada a partir: 1) da construção de narrativas com três moradores da Ocupação Esperança e militantes do Movimento Luta Popular, 2) de entrevista semi-estruturada com uma dirigente do Movimento Luta Popular, 3) da análise documental e 4) da observação participante e o diário de campo. Os dados da pesquisa foram organizados por meio da triangulação, o que permitiu um arranjo e a intersecção dos dados extraídos dos diferentes métodos utilizados. A partir do referencial do materialismo histórico dialético, a reflexão partiu de um estudo acerca das origens das cidades, as análises das diversas formas de desigualdade expressas na vida da classe trabalhadora urbana, assim como, as respostas e estratégias de luta e organização que se busca para acessar uma vida melhor, por meio dos movimentos sociais, e neste caso, uma sistematização acerca do Movimento Luta Popular. Ademais, procuramos realizar um diagnóstico sobre que território é esse que a Ocupação Esperança surgiu, buscando-se compreender o mesmo inserido em uma determinada sociedade, os impactos do global sobre o local e as particularidades da cidade de Osasco, considerando sua inserção na Região Metropolitana de São Paulo. As histórias e memórias desta Ocupação, proporcionou conhecer e sistematizar dados, assim como uma reflexão de duas categorias: 1- A Resistência, que pode ser vista dialogando com a condição de classe trabalhadora, a potência de lutas territoriais que disputam a terra urbana a partir do questionamento do uso da mesma de maneira privada e a potência que experiências de auto organização e transgressão proporcionam para o acesso de direitos e aprendizados, bem como o fortalecimento da cultura e identidade do povo nordestino; e 2- As mulheres, a centralidade e importância do recorte de gênero e raça, a radicalidade dessas mulheres e possibilidades de suas formas de luta e resistência. Nas considerações finais a reflexão sobre a práxis e o compromisso deste trabalho com os sujeitos envolvidos e sua história.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre fluxos, pessoas e territórios: delineando a inserção do terapeuta ocupacional no Sistema Único de Assistência Social(Cuba Editora, 2017) de Oliveira Borba, Patricia Leme [UNIFESP]; da Costa, Samira Lima; Costa Savani, Ana Carolina; Anastacio, Camila Cardoso; Ota, Natacha HarumiThis essay presents the purpose which took place from 2011 through 2014, by the Professional Trainning of Social Occupational Therapy of the Occupational Therapy Course at Federal University of Sao Paulo in the city of Santos, SP. Aligned to the National Politics of Social Assistance as well as Social Occupational Therapy practical/theoretical assumptions, was designed territorial actions - individual and collective - to strengthen, to create and to form family and people relational networks, and people from Santos served by a social protection network - basic and/or special of medium and high complexity -, based on the demand presented through a process of creating bonds of trust between occupational therapist and subject/group. In this sense, it is described and reflected on five experiences: the support to the Regional Meetings from a Social Assistance Reference Center (CRAS), the work composition of a CRAS with a Social Service for young people and three individual and territorial support. This experience reveals the challenge of educating the student based on the other one need, as well as based on its territory and intersectoriality as a practice with efficiency.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fotografia do território como forma de narrativa e fortalecimento do pertencimento e subjetividade dos sujeitos: um relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-18) Alda, Jady Vilanova [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/6521869418084190; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pressupondo-se o enlace da psicologia e da fotografia como uma experiência subjetiva que tem potencial para reafirmar a posição dos sujeitos perante o mundo ao seu redor, temos um relato de experiência a partir de uma pesquisa - intervenção cartográfica, realizada com um usuário do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) sobre seu território. Pelo o olhar do protagonista percorremos o território vivido pelo sujeito, narrando em fotografias e videografias aspectos significativos que recontam sua história. Buscou-se estabelecer relações entre o uso da fotografia do território como mecanismo de resgate de memórias, fortalecimento do pertencimento do sujeito em território invisibilizado e como desfecho, a construção de vídeo-narrativa da própria trajetória. A análise se deu a partir do conceito de território existencial. Percebeu-se na utilização da vídeo-narrativa um caminho promissor nas estratégias de cuidado em saúde mental que busquem a arte e a produção subjetiva dos sujeitos. A potência deste trabalho foi agregar conhecimento científico para uma temática que segue em expansão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os Guardiões da Floresta: A ecologia política Awá-Guajá e Guajajara na proteção de terras indígenas no Maranhão(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-25) Ventura, Nicolle Freitas [UNIFESP]; Garcia, Uirá Felippe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9007367852204014; http://lattes.cnpq.br/6611302084980820No Leste Amazônico, uma das regiões mais marcadas pelo desmatamento e violência contra povos indígenas, vivem os povos Awá-Guajá e Guajajara - falantes de variantes do Tupi-Guarani que ocupam a porção amazônica do Maranhão (MA). Essas comunidades enfrentaram décadas de exploração ilegal e invasão territorial paralelas à ausência do Estado e, diante disso, um grupo heterogêneo, composto por jovens e adultos desses dois povos, vem se organizando em coletivos, que se denominam os Guardiões da Floresta. Os Guardiões atuam na proteção e cuidados com os territórios e, dentre suas ações, realizam operações de vigília na mata, visando a proteção do território. É sobre esse contexto que essa pesquisa se debruça: as formas de ação dos Guardiões e a dinâmica territorial Awá e Guajajara, descritas através das concepções desses coletivos indígenas sobre o ambiente. O objetivo é refletir sobre os modos que os indígenas concebem a conservação e preservação do ambiente a partir de suas próprias concepções de "bem viver" e proteção atrelados às vidas humanas, não-humanas, e mais-que-humanas que integram o solo amazônico do Brasil - e operam de forma autônoma à conservação da Floresta. Uma das hipóteses dessa pesquisa é que a defesa do território tal como esses coletivos expressa um projeto cosmopolítico que, ao invés estar baseado em uma ideia de natureza que a separa da cultura e das práticas sociais, está ancorada em ontologias que tensionam tal separação radical (entre natureza e cultura, por exemplo) e propõem pensar o meio ambiente como resultado desses entrelaçamentos entre plantas, animais, sujeitos humanos e não-humanos. Essa pesquisa se insere em um projeto mais amplo de investigação antropológica (Garcia 2018a, 2018b) que vem discutindo as práticas de conhecimento relativas aos animais e a floresta em sociedades amazônicas, tendo como foco diferentes formas de “caça”, “criação” e “manejo”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intersetorialidade e o território: as potências e limites do trabalho entre assistência social e saúde em um Morro de Santos (SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-01) Costa, Bruna Roberta Nascimento [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; http://lattes.cnpq.br/4313233333782483A intersetorialidade é um importante dispositivo de intervenção das políticas públicas. Esta pesquisa está centrada na intersetorialidade, materializada pelas estratégias de atuação dos profissionais das políticas de saúde e assistência social em um território de acesso difícil e restrito, no centro geográfico da cidade de Santos (SP), o Morro Santa Maria. O território foi escolhido por conta dos seus altos índices de vulnerabilidade, por suas características de inacessibilidade (o acesso é majoritariamente feito por escadas ou subidas íngremes), áreas de preservação ambiental ocupadas por barracos insalubres, e também por conta do número pequeno de serviços públicos disponíveis no território. No Morro Santa Maria existem apenas um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e uma Unidade Saúde da Família (USF). O objetivo almejado foi ampliar o debate sobre a intersetorialidade, considerando, prioritariamente, o território e sua importância, analisando os limites e possibilidades do trabalho desenvolvido entre os trabalhadores de tais políticas nesse local. Também mapear as ações intersetoriais que já ocorrem entre os serviços e entender o impacto que este território provoca nos trabalhadores que ali atuam. Para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa. Como instrumentos, foram utilizados um questionário com perguntas abertas e fechadas e a construção de um mapa afetivo, concretizado a partir de desenhos realizados pelos próprios sujeitos. Ao todo, trinta profissionais responderam à pesquisa (15 de cada política). Como foram utilizados multimétodos, as análises dos dados também foram diversas. Realizamos uma análise quantitativa, com auxílio de um estatístico. Os dados correspondentes às variáveis numéricas foram expressos em termos de média, desvio-padrão, mediana e intervalo interquartil na análise inferencial; o teste exato de Fisher foi usado para verificar associação entre a variável “intersetorialidade no Morro Santa Maria” e as outras variáveis em estudo. Para as perguntas abertas, a fim de criar categorias, desenvolveu-se para cada sujeito uma ficha de análise, na qual se transcreveram os dados qualitativos, a partir da leitura de todas as respostas e da constatação de pontos comuns e diferenciais entre elas, além da identificação de temas pertinentes em relação ao objeto de estudo; assim foi possível organizar sistematicamente esses temas em categorias. Na análise dos desenhos, inicialmente olhamos individualmente para cada um e para o todo. Percebemos que estes podiam ser classificados no que chamamos de realistas e metafóricos. Para analisar as palavras associadas ao desenho, utilizamos o recurso das nuvens de palavras. Esse conjunto de análises possibilitou entender a visão dos profissionais sobre a possibilidade e as limitações da utilização da intersetorialidade como caminho para atendimento, as demandas comuns que podem ser trabalhadas intersetorialmente e assim atender de maneira mais completa as famílias do Morro Santa Maria. Considerando o referencial teórico, foi possível identificar que mesmo sem espaços de estudo ou capacitações específicos os profissionais entendem o que seria a intersetorialidade e apontam demandas que poderiam ser trabalhadas em conjunto (como violência doméstica e questões de saúde mental) e a falta de recursos para o trabalho. Ao analisar os desenhos foi comum identificarmos árvores, lixos, armas e crianças empinando pipa, além do isolamento desse território. A falta de comunicação foi identificada como um dos pontos principais para a dificuldade de atuação intersetorial entre as políticas de saúde e assistencial social. Como produto fA intersetorialidade é um importante dispositivo de intervenção das políticas públicas. Esta pesquisa está centrada na intersetorialidade, materializada pelas estratégias de atuação dos profissionais das políticas de saúde e assistência social em um território de acesso difícil e restrito, no centro geográfico da cidade de Santos (SP), o Morro Santa Maria. O território foi escolhido por conta dos seus altos índices de vulnerabilidade, por suas características de inacessibilidade (o acesso é majoritariamente feito por escadas ou subidas íngremes), áreas de preservação ambiental ocupadas por barracos insalubres, e também por conta do número pequeno de serviços públicos disponíveis no território. No Morro Santa Maria existem apenas um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e uma Unidade Saúde da Família (USF). O objetivo almejado foi ampliar o debate sobre a intersetorialidade, considerando, prioritariamente, o território e sua importância, analisando os limites e possibilidades do trabalho desenvolvido entre os trabalhadores de tais políticas nesse local. Também mapear as ações intersetoriais que já ocorrem entre os serviços e entender o impacto que este território provoca nos trabalhadores que ali atuam. Para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa. Como instrumentos, foram utilizados um questionário com perguntas abertas e fechadas e a construção de um mapa afetivo, concretizado a partir de desenhos realizados pelos próprios sujeitos. Ao todo, trinta profissionais responderam à pesquisa (15 de cada política). Como foram utilizados multimétodos, as análises dos dados também foram diversas. Realizamos uma análise quantitativa, com auxílio de um estatístico. Os dados correspondentes às variáveis numéricas foram expressos em termos de média, desvio-padrão, mediana e intervalo interquartil na análise inferencial; o teste exato de Fisher foi usado para verificar associação entre a variável “intersetorialidade no Morro Santa Maria” e as outras variáveis em estudo. Para as perguntas abertas, a fim de criar categorias, desenvolveu-se para cada sujeito uma ficha de análise, na qual se transcreveram os dados qualitativos, a partir da leitura de todas as respostas e da constatação de pontos comuns e diferenciais entre elas, além da identificação de temas pertinentes em relação ao objeto de estudo; assim foi possível organizar sistematicamente esses temas em categorias. Na análise dos desenhos, inicialmente olhamos individualmente para cada um e para o todo. Percebemos que estes podiam ser classificados no que chamamos de realistas e metafóricos. Para analisar as palavras associadas ao desenho, utilizamos o recurso das nuvens de palavras. Esse conjunto de análises possibilitou entender a visão dos profissionais sobre a possibilidade e as limitações da utilização da intersetorialidade como caminho para atendimento, as demandas comuns que podem ser trabalhadas intersetorialmente e assim atender de maneira mais completa as famílias do Morro Santa Maria. Considerando o referencial teórico, foi possível identificar que mesmo sem espaços de estudo ou capacitações específicos os profissionais entendem o que seria a intersetorialidade e apontam demandas que poderiam ser trabalhadas em conjunto (como violência doméstica e questões de saúde mental) e a falta de recursos para o trabalho. Ao analisar os desenhos foi comum identificarmos árvores, lixos, armas e crianças empinando pipa, além do isolamento desse território. A falta de comunicação foi identificada como um dos pontos principais para a dificuldade de atuação intersetorial entre as políticas de saúde e assistencial social. Como produto final propôs criação de um espaço para um encontro com os profissionais para que os temas levantados por eles possam ser debatidos e o trabalho intersetorial seja fortalecido e se estabeleça de fato como uma estratégia de atuação, considerando as especificidades do Morro Santa Maria.inal propôs criação de um espaço para um encontro com os profissionais para que os temas levantados por eles possam ser debatidos e o trabalho intersetorial seja fortalecido e se estabeleça de fato como uma estratégia de atuação, considerando as especificidades do Morro Santa Maria.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Itinerários-pesquisador em uma investigação em saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-14) Andrade, Vinícius Gomes de [UNIFESP]; Garcia, Maurício Lourenção [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746693286898810; http://lattes.cnpq.br/3255142080965943; http://lattes.cnpq.br/6310405054408233; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nesse artigo será relatada a experiência de uma pesquisa, realizada na Zona Noroeste da cidade de Santos. Inserida no campo da saúde coletiva, seus conceitos referenciais são o de território, redes sociais e produção de saúde. A pesquisa teve como foco a investigação de estratégias de produção de saúde através da identificação e mapeamento de redes sociais, mobilizadas por equipamentos e manifestações de cultura. A partir do método cartográfico, produziu-se uma experiência que dialoga com o seu próprio modo de pesquisar, construindo-o através da implicação que o pesquisador estabelece com a realidade na qual se encontra. Correlacionada a sua maneira de pesquisar, destaca-se a produção de subjetividade em sua experiência, que corresponde aos movimentos de saúde captados, pelo pesquisador, ao estar envolvido pela dinâmica do território. Dessa forma, o pesquisador realiza suas incursões no campo e traceja os caminhos de sua pesquisa através de um mapa que ele próprio deve construir, chamado, nessa pesquisa, de itinerários-pesquisador. Através de suas as rotas, o pesquisador depara-se com a produção do comum, percebido como diversidade e partilha de realidades de vida. Para isso, aponta-se como uma das possibilidades de aproximação entre o campo do estudo em saúde com o campo singular da vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mulheres e Paisagens: coreografias socioambientais em territórios periféricos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-04) Alves, Kidauane Regina [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; https://lattes.cnpq.br/8705689261375962; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As mulheres e os territórios periféricos produzem as paisagens da vida urbanizada de São Vicente/SP. As geografias periféricas de uma cidade litorânea carregam especificidades socioambientais. A vulnerabilidade socioambiental é um desafio enfrentado cotidianamente por mulheres que sustentam suas comunidades e demonstra como a crise climática afeta as periferias do sistema capitalista. Diante desta conjuntura de degradação econômica, social e ambiental, a presente dissertação tem como objetivo produzir aproximações através de propostas corporais das experiências e paisagens de vida de mulheres atravessadas pela vulnerabilização socioambiental. A abordagem da pesquisa caminhará por três processos: a descrição do território a partir do levantamento bibliográfico e narrativo de mulheres sobre os locais onde vivem; o conceito de vulnerabilidade socioambiental e pertencimento, para compreender como ocorrem os processos de vulnerabilização socioambiental com as mulheres e os territórios periféricos; investigações através do trabalho corporal, coreográfico e narrativo que darão sustentação ao encontro com as mulheres, construindo um espaço para conversar e corporificar a pesquisa sobre as formas de vida e vulnerabilização socioambiental das mulheres, das comunidades e os atores heterogêneos que compõem as redes destes territórios. A fundamentação teórica se dá a partir da interdisciplinaridade entre o campo das ciências humanas e sociais, sociais aplicadas, saúde e artes do corpo. A pesquisa foi realizada a partir das histórias de mulheres sobre os corpos, vidas e territórios, fortalecendo as estratégias de resistência das mulheres, das plantas, mangues e marés que compõem as comunidades humanas através de alianças históricas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O patrimônio cultural das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: impactos da metodologia de referenciamento de bens culturais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-05-26) Mathias, Daniel Santos [UNIFESP]; Plens, Claudia Regina [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research seeks to deepen reflections about the Cultural Heritage by reviewing the networks around inventory of cultural goods of Quilombola Commnunities in Vale do Ribeira, São Paulo, relating historical and anthropological studies on land and social conflicts. Aiming to create collaborative knowledge with local groups and the third sector in the region, this project investigates the importance of cultural meanings for the policy of preserving their heritage. It also addresses the issue about the relationship with the quilombola territorial naming and identifies and potential challenges to the applicability of the referencing methodology.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prática Argumentativa No Ensino De Geografia: Um Estudo A Partir Do Conceito De Território(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-07-06) Carli, Eden Correia [UNIFESP]; Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation aims to investigate “which are” and “how are” developed the scientific arguments constructed by the students of the final years of elementary school (9th grade) of three public schools in the city of São Paulo. With a view to formation of citizens scientically literate, we propose in this dissertation the indentification of the scientific arguments developed by the students, in the context of learning about the concept of territory, analyzing them in the light of geographic science and thus relating the arguments to the role that the Geography can have in the construction of a citizen practice on the part of the students. A test kind of knowledge questionnaire was used as a data collection research tool. The discussions that involve this investigation, analyze the quality of the students' argument in the contact with the scientific theory presented (according as Lima, 2008; Duschl, 2007) and the quality assessment of the arguments developed by students when qualified following a standart of: data usage (D); Warranty (W) for definition conclusion (C) and the ability to rebuttal (R), through the refinement of the categories of Toulmin's argument pattern (2001), according to Sasseron (2008) Erduran & Jiménez-Alexandre (2007). They are also concerns to this research contextualize the analysis of the role of morality and ethics in the decision making contained in the arguments collected, according to Zeidler & Sadler (2007) and Kolstø & Ratcliffe (2007). The variety of analyzes proposed demonstrates a range of obstacles to the students' learning in contact with the scientific discourse offered by the activity, among them we highlight the difficulties of working with scientific evidence. The study of the statement used by the students in defending their justifications revealed the importance of classroom research and practices in socio-scientific technical discussions as a means of engaging the student and promoting a critical reflection related to the construction of contents, evidence, implications and consequences of scientific knowledge. The results demonstrate the potential of the field of scientific argumentation in providing new steps for research and classroom practice in the discipline of Geography.
- ItemEmbargoO Programa “Alegra Centro” e seus impactos no cotidiano de residentes do bairro Vila Nova, através da perspectiva do Direito à Cidade(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Freitas, Bárbara Beatriz Diniz Gomes de [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/0518155649222369; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com a urbanização, as cidades tornaram-se palcos para a disputa de poder, então, enquanto elas possibilitam que a classe média alta e alta exerçam a cidadania e o bem-estar, a classe média baixa e a baixa se encontram em uma posição de violência ao serem impossibilitadas de usufruir da função social de melhoria de qualidade de vida e de acesso a bens, serviços, direitos e possibilidades de vivência que as cidades deveriam proporcionar. Atualmente, os bairros centrais de Santos têm passado por obras - financiadas pelo poder público e privado - com o intuito de revitalizar a cidade. A revitalização tem ocorrido em detrimento da vontade do governo de valorizar a cidade a ponto de transformá-la em cidade global, porém, ao atender os interesses dos atores privados, os objetivos sociais coletivos e equitativos ficam em segundo plano, como o desenvolvimento de atitudes e metodologias democráticas, incluindo discussões públicas, participação e envolvimento social e a transparência, ou seja, o direito à cidade é negado. Assim, a presente pesquisa buscou compreender como o processo de revitalização de Santos tem impactado o cotidiano dos residentes do bairro Vila Nova. Com isso, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, cuja produção de dados foi dividida em duas fases: 1) Observação do Território, que constou com a aproximação e análise do território de maneira propositiva e crítica; 2) Entrevistas semi-estruturadas, aprofundando o entendimento da relação do participante com as obras da revitalização. A partir da análise dos dados produzidos, os resultados foram divididos em três categorias: Caracterização do território e políticas públicas, onde foi-se abordado a territorialidade do bairro e a desassistência do poder público; Diálogo entre prefeitura e população, sobre o aspecto da troca de informações, porém, com falta da participação ativa no desenvolvimento do projeto e da obra em si; e Impactos cotidianos, retratado através do acúmulo de pó e lama nas casas, lojas e calçadas, dificuldade de exercer a vida cotidiana nos espaços públicos e perda de renda, por conta do fechamento da lojas, devido o bloqueio das ruas. Assim, compreende-se que grandes obras públicas, sem a participação social, afetam a territorialidade e impactam negativamente as pessoas que habitam o território, o que poderia ser evitado a partir das tecnologias sociais que a Terapia Ocupacional Social tem disponível.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações Entre Família E Escola A Partir De Uma Perspectiva Territorial Nos Municípios De Guarulhos E São Paulo Estudo De Caso Comparativo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-07) Adao, Adalberto Dire [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to identify and discuss across the some relations between Family and School, targeting the teaching and learning processes like convergence of this relations that mark the early years of elementary school, trying to understand yours manifestations across the territorial dimension of the your settings. The chosen path was a comparative case study between two schools from different municipal school systems, considering two movements. The first movement identifies and considers how families think the dwelling place, as well as weave expectations about the training offered by these institutions and the latter recognizes and raises questions about how teachers portray the place of professional practice and incorporate this reading their teaching practices. To this end we conducted interviews with teachers and students from families in the municipal two neighboring municipalities, in which through a semi-structured interview try to give voice to the research subjects, analyzing the data collected in order to establish a comparison between the realities presented, taking based on the arguments of the respondents. Families, schools, teachers and the place constituted object set of this investigation, since the processes of teaching and learning go beyond the school environment. With this study, we analyze a spectrum face constituting the processes of teaching and learning across the variables that permeate the school environment and the place of individuals in building their territoriality.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o impacto no projeto de vida de adolescentes no Morro da Kibon, no Município de Santo André-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-02) Reis, Thaynara Leandro dos [UNIFESP]; Melo, Luciana Maria Cavalcante [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1238685693766051; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social tem o objetivo de analisar o impacto e contribuição de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, situado no Morro da Kibon em Santo André-SP, na construção dos projetos de vida dos/as adolescentes usuários do Serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a análise de entrevistas com adolescentes inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como, abordagem com a equipe profissional. A análise de dados foi baseada a partir das categorias encontradas na investigação, a partir da ênfase nos estudos sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Projeto de vida, juventude, território, relação raça/etnia e classe. O problema central da pesquisa refere-se a compreender o impacto e a contribuição do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos projetos de vida dos jovens usuários do Serviço.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Território Do Brasil E Os Brasileiros Dos Livros Didáticos De Geografia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-22) Gabrelon, Anderson [UNIFESP]; Silva, Jorge Luiz Barcellos Da [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Some teaching procedures and situations that derive from the relationships lived in the school, contribute to the students to conceive Geography as a meaningless knowledge for their lives. The realization of this research was triggered by the uneasiness in understanding the meaning of teaching Geography. Based on this doubt the general purpose of the work was to analyze the identity of the territory of Brazil and the Brazilians of the textbooks of Geography, of the National Program of Textbook (PNLD), which are directed to the seventh year of elementary school. Our research object is the textbooks of Geography, highlighting two PNLD 2014 books, the Araribá Project and Geographic Expeditions, whose collections had the largest number of copies purchased by the State. In pursuit of the announced goal, we initially carried out a survey of the theses and dissertations that were concerned with the discourses of the Geography textbooks. We continue the research looking for didactic books that historically became reference to the teaching of the Brazilian Geography and these showed us a set of ideas, that we suspect are reproducing in the textbooks that are distributed in the schools through PNLD. Then we chose the primary sources of our analysis, we collected the data and simultaneously to the treatment of those, we were retrieving the theoretical references that supported the documentary analysis and the elaboration of the dissertation. The final analysis that was carried out for the closing of this work was based on the theories that based the data treatment, and it was compared the PNLD textbook samples and other textbooks of the Geography teaching trajectory. Among the theoretical foundations that served as input for our analysis, we have the works of researchers of Geography as Santos (2005), Silva (2006), Katuta (2007), Tonini (2013), Moreira (2014); Researchers in the history of the book, school subjects and curriculum among which Chervel (1990), Bittencourt (1993), Apple (1994), Chartier (1996), Munakata (1997), Choppin (2009), and other researchers such as Harley (1991) that works with the history of cartography; Lefebvre (1983) of the history of philosophy; Anderson (2008) of the History. Among the results of this dissertation we can verify the tradition that historically presents in Geography textbooks that record a fragmented reading of Brazil and do not signal the perspective of relating the parts (Nature-Man-Economy), an approach where the Brazilian is conceived separate from Nature and society. We understand that this way of looking at the territory and the nation disfavored the opening of a dialogue about the daily events of the students and that to understand the meaning of teaching Geography in the school will require an analysis of the meaning of this institution, like the other disciplines that constitute a curricular matrix, Geography is an area of knowledge that develops in relation to the internal reality of the school, building an autonomy that does not respond to what is done in the university.