Navegando por Palavras-chave "Teoria crítica"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)As expectativas de estudantes do ensino médio integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia sobre a própria formação: o que revelam as teses e dissertações (2008-2022)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Costa, Ana Márcia Lima; Minhoto, Maria Angélica Pedra; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; https://lattes.cnpq.br/0786084512835032O presente estudo se concentra na análise do campo da educação profissional técnica integrada ao ensino médio, a partir do mapeamento de produções acadêmicas (teses e dissertações) que exploram em seus resultados os interesses, percepções e expectativas sobre o futuro profissional manifestados por estudantes matriculados nos cursos oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). O objetivo é conhecer as tendências presentes no material analisado sobre os interesses, percepções e expectativas de futuro profissional de estudantes do Ensino Médio Integrado dos IF, elaborando um estudo teórico sobre a visão que possuem da formação recebida. A Lei n.º 11.892/2008 criou os IF, determinando a prioridade de oferta à educação profissional técnica integrada ao ensino médio, baseando-se em princípios de formação humana integral: científica, tecnológica, omnilateral e politécnica. A tese aqui defendida é de que, para além das contradições e mesmo de fragilidades na concretização pelos IF dos fundamentos teórico-epistemológicos constantes da Lei n.º 11.892/2008, há uma racionalidade subjacente à integração dos indivíduos ao modo de vida e à cultura do estágio atual do capitalismo - o neoliberalismo -, que medeia tanto as relações no ambiente produtivo, quanto os espaços e tempos da formação, da cultura e das relações familiares. É uma racionalidade que converte as relações de mercado em modo estrito de socialização, estabelece o comportamento econômico dos sujeitos em todas as esferas da vida social e individual em comportamento racional e o empreendedorismo em conduta modelar. Com isso, os/as jovens mantêm uma relação utilitarista e pragmática com a própria formação. Como procedimento de método, esta tese lança mão do estado da arte, de natureza qualitativa e descritiva, com uma revisão sistemática de teses e dissertações, mapeando, identificando e analisando seus resultados à luz dos objetivos estabelecidos para a pesquisa. O tratamento dos dados foi submetido ao processamento no software IRAMUTEQ, gerando árvores de similitudes e nuvens de palavras. As análises e interpretações foram realizadas com base em Bardin (Análise de Conteúdo) e a fundamentação teórica em Adorno, Horkheimer e Marcuse, em especial nos conceitos de emancipação, racionalidade tecnológica e sociedade industrial. Os resultados mostram uma invariabilidade nas interpretações e conclusões obtidas e descritas nas produções acadêmicas, em que os estudantes tendem a adotar uma perspectiva utilitarista e pragmática em relação à formação; a se concentrar em objetivos imediatos e socialmente impostos, como acesso ao mercado de trabalho, ingresso no ensino superior e busca por melhoria e ascensão de vida, o que evidencia possíveis contradições entre a educação emancipatória pretendida e a vinculação a um estado de conformação e adaptação às normas e estruturas impostas a um jovem na sociedade atual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Do desespero ao sacrifício: uma compreensão do suicídio a partir de Theodor Adorno e Max Horkheimer(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-12) Araújo, Thiago Bloss de; Crochik, Jose Leon; http://lattes.cnpq.br/5516424346600815; https://lattes.cnpq.br/3439221857575643O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, cujo número ultrapassa a soma de vítimas em decorrência de guerras e homicídios. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, quase 80% de todos os suicídios do mundo se concentram em países do chamado Sul global, indicando uma forte determinação do fenômeno com a violência estrutural. Enquanto nos últimos anos o suicídio apresentou uma queda no mundo, em alguns países da América Latina houve um aumento, sobretudo no Brasil, o que revela uma importante questão social. Apesar dessas questões, a maior parte dos estudos da Suicidologia tendem a reduzir o suicídio a questões individuais e psicopatológicas, segundo uma perspectiva fortemente medicalizada e ideológica, o que indica a necessidade de uma perspectiva crítica deste campo de estudos. Estudos historiográficos sobre a morte de si revelam como os afetos do medo e do desespero estão historicamente vinculados ao suicídio em distintos períodos e modos de produção. Com efeito, os autores da teoria crítica da sociedade, sobretudo da primeira geração, apresentam importantes produções sobre a questão do medo, do desespero e do sacrifício no interior do processo civilizatório, o que ofereceria elementos para uma compreensão crítica da morte de si. Desta maneira, o objetivo desta tese é compreender a noção de suicídio a partir do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para tanto, será realizada uma análise das categorias medo, desespero e sacrifício na obra Dialética do Esclarecimento (1947). Posteriormente, em diálogo com outras obras dos autores, refletir-se-á sobre o conceito de suicídio, assim como de uma Suicidologia crítica. Os resultados revelam que o suicídio é determinado pelo medo e desespero objetivos resultantes do mal-estar na cultura, o qual impõe o sacrifício como condição de formação do indivíduo no processo civilizatório. A partir do conceito de mimese, o suicídio seria entendido como a forma subjetiva de resolução de conflitos sociais a partir do autossacrifício. O suicídio se revela, pois, como um ato contraditório, tal como a sociedade no qual é produzido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio em uma escola pública de São Paulo: do discurso oficial às práticas curriculares(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-26) Piva, Alcione; Crochick, José Leon; http://lattes.cnpq.br/5516424346600815; http://lattes.cnpq.br/6693445142494205O Ensino Médio brasileiro é uma etapa da escolarização marcada por problemas de identidade e finalidade. Historicamente essa etapa de ensino têm se caracterizado pela dualidade marcada ora pela concepção de ensino propedêutico com vistas à continuidade no ensino superior e outra pela terminalidade com profissionalização precoce, além de ainda estar em processo de universalização. Também são característicos dessa etapa os maiores índices de evasão e abandono na educação básica. Sob o discurso de modernização, o governo federal edita a Medida Provisória 746 em outubro de 2016 que no ano seguinte seria convertida na Lei 13.415, conhecida como Reforma do Ensino Médio e promulga a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a proclamada intenção de diminuir a fragmentação disciplinar, aumentar a carga horária, promover a educação integral e flexibilizar o percurso formativo, além de garantir aprendizagens essenciais para todos os estudantes. Considerando isso, o objetivo da presente tese foi investigar como foram implementadas as alterações curriculares da Lei 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular em uma escola pública estadual da cidade de São Paulo, com intenção de investigar quais sentidos e significados estão sendo construídos nas unidades escolares e verificar aproximações e distanciamentos do discurso reformador. Para tanto, a investigação contou com três fontes: entrevistas semiestruturadas com gestores escolares, professores e alunos das séries nas quais a nova proposta está sendo interpretada; análise das matrizes curriculares proposta na escola e análise da Lei 13.415/2017, da BNCC e do Currículo Paulista tendo como referência a Teoria Crítica da Sociedade, principalmente conceitos desenvolvidos por Adorno, Horkheimer e Marcuse. Os resultados da pesquisa mostraram que os problemas que a reforma pretendia resolver estão sendo intensificados, principalmente no que se refere ao esvaziamento conceitual e consequente desenvolvimento de pseudoformação materializada por meio do primado da pedagogia das competências. Essa circunscreve a formação à sua dimensão instrumental. Além disso, foi constatada evidente pulverização disciplinar expressa no aumento exponencial de componentes curriculares nas matrizes estaduais. Também se observou a administração estrita dos processos escolares e de seu tempo, no sentido de controle dos sujeitos e de sua atividade com vistas à produção de resultados mensuráveis acerca do desempenho escolar. Ademais, a análise revelou que o aumento na prescrição das orientações curriculares acaba por liquidar o sujeito e reduzir a capacidade do currículo de produzir formação cultural com vistas ao desenvolvimento de pessoas críticas. A influência do setor produtivo por meio de suas fundações foi evidenciada e reflete o papel da ideologia neoliberal nas políticas públicas da educação, atuando para manutenção de sua hegemonia na totalidade. Também foi verificado que o discurso em favor do protagonismo discente e da flexibilização curricular se distancia da realidade, uma vez que a forma como os itinerários formativos foram oferecidos não possibilitou que as opções dos estudantes fossem verdadeiramente contempladas. Os elementos listados expõem o projeto de sociedade almejado pelas políticas públicas estudadas e refletem as contradições do Esclarecimento na medida em que simultaneamente realizam progresso técnico e aprimoramento de processos educacionais e dificultam qualquer possibilidade de formação humana esclarecida, crítica e emancipada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Políticas públicas e formação de professores: o neoliberalismo em cena(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09) Ferreira, Rafaela Dias Teixeira; Dias, Marian Ávila de Lima e; http://lattes.cnpq.br/9676199805492735; http://lattes.cnpq.br/1679702005441543A escola é uma das instituições que permite a perpetuação do ideal civilizatório da sociedade complexa em que vivemos. Mais do que um espaço de repetição de valores para a posterioridade, na dinâmica escolar o conhecimento é transmitido, ao mesmo tempo em que é absorvido pelos alunos, modificado e ressignificado em suas individualidades, em um processo orgânico de continuação e diferenciação. Sob o neoliberalismo uma certa forma de racionalidade instrumentalizada e superficial passa a predominar o que leva a indagações sobre como tal racionalidade se apresenta no campo da educação. Essa pesquisa consistiu em investigar como as práticas neoliberais afetam a formação de professores tendo como método a análise documental. Para isso, foi feita uma análise de como o neoliberalismo afeta os objetivos e práticas da educação, sobretudo no que diz respeito à formação de professores. Utilizando como referencial a Teoria Crítica, sobretudo os escritos de Adorno sobre educação e o conceito de Bildung, que nos ajudou a pensar sobre a ideia de indivíduo e a impossibilidade de sua formação no capitalismo tardio, a análise indica que as noções de técnica e de prática tomam centralidade nos documentos, apontando para um modelo de professor pragmático, mero cumpridor de tarefas. O estudo conclui que os documentos que balizam a formação de professores no Brasil buscam cumprir a promessa neoliberal, o que corrobora para que o professor não se reconheça como parte de uma sociedade nem tampouco como pertencente a uma classe de trabalhadores. A ênfase na formação de sua identidade passa a ser a de funcionário de uma empresa, cuja função perante seus alunos é a de formador de capital humano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Violência contra professores: uma análise a partir de dados produzidos pelo sistema de avaliação da educação básica (SAEB 2019)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Silva, Daniel Vieira da; Minhoto, Maria Angélica Pedra; Dias, André Luiz Vieira; http://lattes.cnpq.br/0089874187263445; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; https://lattes.cnpq.br/0331120748424108A violência praticada por estudantes contra professores é uma ação, cuja tentativa de compreensão, pode ser definida a partir da investigação de variáveis contextuais que influenciam a exposição à violência no ambiente escolar. Um recorte da violência definido por meio da agressão física e psicológica direcionada ao corpo docente, tratada nesta pesquisa como uma expressão da violência social. E mesmo com suas especificidades, a escola é uma instituição que faz parte de uma estrutura social, histórica e constituída sob condições objetivas e materiais, sustentadas e relacionadas com a subjetividade de indivíduos. O objetivo principal dessa pesquisa está concentrado na análise de dados, fornecidos por professores do Ensino Médio da Rede Estadual, preenchidos no questionário aplicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2019, sobre violência. O referencial teórico utilizado na observação e discussão dos resultados está baseado principalmente em T. W. Adorno, uma contribuição para o tema, principalmente na relação entre educação e violência. Sendo as principais obras utilizadas: Educação e Emancipação e Dialética do Esclarecimento; a primeira de Adorno e a segunda, do mesmo autor, elaborada em coautoria com Max Horkheimer. Por fim, a importância de se pesquisar a violência nas escolas brasileiras, justifica-se por ser um problema confirmado pelo SAEB 2019 e já apontada em anos anteriores. É fundamental entender as variáveis que contribuem essa prática, a fim, de se evitar que essa violência aconteça.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Walter Benjamin, o cinema de vanguarda soviético e a teoria crítica do cinema: reflexões para uma estética materialista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-23) DIAS, DIOGO OLIVEIRA [UNIFESP]; Machado, Francisco de Ambrosis Pinheiro [UNIFESP]; AB'SABER, TALES; http://lattes.cnpq.br/0068191762253620; http://lattes.cnpq.br/2503845986593339; https://lattes.cnpq.br/5255099789054079Este trabalho investiga o papel do cinema na filosofia de Walter Benjamin e a sua relação com as propostas estéticas e políticas dos cineastas de vanguarda soviéticos, em especial Sergei Eisenstein e Dziga Viértov, contemporâneos aos seus escritos das décadas de 1920 e 1930. Nossa proposta é cotejar a teoria crítica benjaminiana, que identificou no cinema um ponto de inflexão histórico potencialmente revolucionário da relação entre humanidade, técnica e natureza, com as teses revolucionárias presentes na teoria e prática do cinema na União Soviética. Com isso, pretendemos aprofundar o entendimento das teses de Walter Benjamin quanto a uma expansão da práxis do materialismo histórico para uma dimensão antropológica, incluindo os corpos individuais e coletivos e suas relações estéticas e políticas, inconscientes e conscientes, psicológicas e sociais como elementos cruciais para uma superação de uma má recepção da técnica e o estabelecimento de uma outra relação com a natureza. Por fim, atualizamos as questões colocadas por Benjamin e o cinema do século XX no hemisfério norte sobre as mudanças históricas da percepção, recepção e sociedade para o contexto do Brasil com um exercício crítico a partir do filme Cinema, Aspirinas e Urubus.