Navegando por Palavras-chave "Teoria Gerativa"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições da Ciência da Aprendizagem e Abordagem CLIL para Aquisição de Inglês-L2 na Escola Pública(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-31) Bastos, Vivian Aparecida Barbalho [UNIFESP]; Marcelino, Marcello; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237; http://lattes.cnpq.br/6236666868587944Este trabalho tem como proposta avaliar como uma teoria de aquisição de linguagem pode oferecer um diferencial significativo de aprendizagem nas aulas de língua inglesa, bem como apresentar uma reflexão sobre esse processo no contexto de alunos dos anos finais do ensino público estadual do município de Diadema – SP. O estudo busca compreender e fazer propostas sobre o ensino de uma segunda língua nesse ciclo escolar a fim de oferecer possibilidades de melhoria pedagógica em parceria com uma teoria de aquisição de linguagem e a abordagem educacional CLIL (Content and Language Integrated Learning) que já é parte integrante da proposta curricular paulista. Este trabalho se apoia na perspectiva gerativista, pois parte do pressuposto que a segunda língua (L2) é passível de se desenvolver a partir das habilidades naturais relacionadas à linguagem, inerente a todo ser humano. Assim, pretende-se apontar caminhos alternativos que possam contribuir para o sucesso da aquisição de língua inglesa, enriquecendo o contexto de sala de aula e oferecendo um ensino de maior qualidade, apesar das limitações encontradas no contexto da educação básica pública, como salas lotadas e tempo reduzido dedicado à L2. Ao estudar-se como se realiza o processo de aquisição da língua, em especial o da língua inglesa, pode-se organizar um planejamento linguístico específico para o contexto em questão. Acoplado ao contexto e ao processo de aquisição, faz-se necessário compreender o caminho da aprendizagem, do ponto de vista do cérebro, ou seja, da ciência da aprendizagem, a fim de se maximizar o escasso tempo dedicado à língua inglesa, da forma mais eficiente e útil para o aprendiz. A junção do planejamento, contexto, aquisição, contribuições da neurociência e abordagem CLIL podem contribuir mais eficientemente com o processo de desenvolvimento do inglês no âmbito da escola regular. Esse trabalho será uma pesquisa de revisão bibliográfica pois, de acordo com Paiva (2019) visa contextualizar e mostrar o que já existe sobre o objeto investigado na medida em que se refere a pressupostos teóricos que impactam a abordagem pedagógica de forma indiscutível. O cruzamento entre teoria e a possibilidade desta prática será analisada à luz das dificuldades encontradas no dia a dia de uma escola regular nos anos finais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reavaliando premissas teóricas no contexto de aquisição instrucional de L2(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-29) Biasini, Viviane [UNIFESP]; Marcelino, Marcello; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237; https://lattes.cnpq.br/2982243620371764Esta dissertação tem como objetivo principal reavaliar as premissas teóricas, ligadas à abordagem comunicativa, presentes no contexto de aquisição instrucional de inglês como segunda língua, a partir da investigação de como os preceitos teóricos da abordagem comunicativa se coadunam com os da Ciência da Aprendizagem e da Teoria Gerativa e tendo em vista os seguintes questionamentos: (i) Quais preceitos da abordagem comunicativa precisam de revisão a fim de torná-la mais condizente com o processo de aquisição de L2 em uma perspectiva cognitiva?; (ii) Como a Ciência da Aprendizagem pode auxiliar na implementação de práticas alinhadas com o processo de aquisição de L2 e no entendimento de como, de fato, o cérebro aprende? Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica com o aporte da Teoria Gerativa (Chomsky, 1965 e seguintes) e da Neurociência (Dehaene, 2020), que nos orientam sobre a aprendizagem na perspectiva cognitiva, com base em três eixos: (i) abordagem comunicativa e alguns de seus sucessores; (ii) Teoria Gerativa e o que ela informa sobre a aquisição de L2; e (iii) Ciência da Aprendizagem e os caminhos que aponta para a aprendizagem considerando o cérebro. Dentre as conclusões, a pesquisa sugere que a Ciência da Aprendizagem e a Teoria Gerativa dão suporte para as práticas de sala de aula e auxiliam na mudança do foco de como se ensina para como se aprende, tendo em vista uma perspectiva cognitiva e os fatores que podem potencializar este fenômeno.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tempos compostos do modo subjuntivo na aquisição de Espanhol como segunda língua por aprendizes brasileiros sob a perspectiva gerativa(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-25) Santos, Lisandra Lopes Silva Dos [UNIFESP]; Rosa, Marcello Marcelino [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta tesis de maestría tiene como objetivo investigar las dificultades en la adquisición del español (E) por aprendices brasileños en relación al uso de los tiempos compuestos del modo subjuntivo (MS) en las oraciones subordinadas sustantivas. Durante el referido proceso, los aprendices brasileños construyen sentencias agramaticales utilizando el modo indicativo (MI) y tiempos simples del MS para expresar significados que se dan solamente por medio de los tiempos compuestos del MS en E. Esas dificultades, así como las sentencias agramaticales producidas debido a ellas, pueden indicar la relación entre el input al cual el aprendiz está expuesto y el desarrollo de la segunda lengua (L2). Los objetos de investigación de este trabajo son el pretérito perfecto de subjuntivo y el pretérito pluscuamperfecto de subjuntivo en las oraciones subordinadas sustantivas. Teniendo ciencia de que las representaciones sintácticas, semánticas y morfológicas se pueden dar de distintas formas en la L1 y la L2, se levantan las siguientes preguntas: A. ¿Las incompatibilidades entre el portugués brasileño (PB) y el E se encuentran en los rasgos morfosintácticos y semánticos de tiempo, aspecto y modo de las oraciones subordinadas sustantivas que se manifiestan distintamente en las dos lenguas? B. ¿Las sentencias agramaticales producidas se deben a la reordenación de los rasgos en el proceso de adquisición de segunda lengua? De esa manera, parto de la hipótesis generativa de que nacimos dotados de la facultad del lenguaje, vinculada al concepto de Gramática Universal (GU) (CHOMSKY, 1981; 1986). A ese concepto, relaciono los estudios sobre AL2 (WHITE, 1989; 2003a; 2003b), sobre el MS (PALMER, 2001) y cómo se adquiere el modo en la adquisición del E como L2 (GUDMESTAD, 2006, MONTRUL, 2004). Todavía, establezco la relación entre el proceso de AL2 y la hipótesis de la reordenación de los rasgos (LARDIERE, 2008; 2009; 2012, STRINGER, 2012) y describo los rasgos morfosintácticos involucrados en la selección del MS en PB y en E. Como metodología, se aplicaron testes de producción provocada con ejercicios que requieran, no explícitamente, el uso de los tiempos compuestos, retirados de libros de español lengua extranjera (ELE), respondidos por estudiantes universitarios de Letras/Español, profesores de ELE y un grupo control formado por nativos de diferentes nacionalidades, así como la observación del Corpus de Aprendizes (CoMAprend), ambos analizados cualitativamente. Durante el análisis y discusión de resultados, se observó que, pese a que el PB y el E tengan en su cuadro verbal los dos tiempos compuestos del MS referidos, las lenguas no coinciden en todos los usos de los tiempos. Del mismo modo, fue posible percibir que en el proceso de AL2 los aprendices no trasportan todas las estructuras de la L1a la lengua meta, sino que pasan por el proceso de reordenación de los rasgos. En ese sentido, esta tesis corrobora los estudios de AL2 al concluir que las sentencias subordinadas sustantivas agramaticales producidas por los aprendices de E como L2 se deben a la reordenación de los rasgos morfosintácticos y semánticos que envuelven la selección de los tiempos compuestos del MS.