Navegando por Palavras-chave "Tecnologias digitais"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Digital technologies in Environmental Impact Assessment: a systematic review of their potentials(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Nobre, Fernanda Garcia [UNIFESP]; Duarte, Carla Grigoletto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016205399128245; http://lattes.cnpq.br/9524043117576868A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é o processo de identificação das consequências futuras de uma ação presente ou proposta, para apoiar a tomada de decisões. Novas ferramentas e tecnologias digitais, como Big Data, Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquinas (AM), Data Visualization, Blockchain e Contratos Inteligentes, representam potencialmente oportunidades para lidar com dificuldades e desafios da AIA à medida que podem auxiliar na coleta, tratamento e análises de dados. Assim, motivadas pelo cenário descrito, o objetivo desta pesquisa foi mapear as potenciais contribuições de tecnologias digitais selecionadas para o processo de AIA. Além de uma caracterização dessas tecnologias digitais selecionadas, este estudo traz também uma revisão sistemática de artigos científicos que relacionam essas tecnologias a AIA, utilizando o SCOPUS, buscando as seguintes palavras-chave: Big Data, Artificial Intelligence, Machine Learning, Data Visualization, Blockchain, Smart Contract; simultaneamente aos termos: Impact Assessment or Environmental Impact Report or Environmental Impact Statement or EIA. Dentro do escopo, foram encontrados 16 artigos. Entre eles, foram encontradas mais menções relacionadas ao uso de Aprendizado de máquinas (11), Inteligência Artificial (7), Big Data (3) e Data Visualization (1), respectivamente. Blockchain e Contratos Inteligentes não fizeram parte de nenhum artigo encontrado. Uma lista de benefícios e barreiras relacionadas ao uso das tecnologias em AIAs também foi elaborada. Entre os benefícios, associados à IA e AM, destaca-se como essas tecnologias podem potencialmente ser usados como ferramentas complementares e de apoio para prever impactos ambientais e monitorá-los. E entre as dificuldades, destacou-se como os sistemas de IA e AM precisam de conjuntos de dados grandes o suficiente para produzir resultados confiáveis. Assim como dificuldades de adicionar informações específicas a esses sistemas relacionadas a aspectos econômicos, sociais e regulatórios que não podem ficar de fora das análises. Mesmo havendo limitações associadas às poucas palavras-chave utilizadas nesta pesquisa, com esta revisão sistemática, esperamos que nossa pesquisa possa contribuir para o avanço de possíveis inovações na AIA relacionadas à adoção dessas tecnologias, destacando artigos que já exploraram potenciais usos das tecnologias selecionadas na AIA e também indicando alguns caminhos para pesquisas futuras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entendendo a relação entre operações sustentáveis e a tecnologia – uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-13) Fabri, Rafael Pierangelo [UNIFESP]; Kissimoto, Kumiko Oshio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3600804142320263; http://lattes.cnpq.br/1796422227284938As operações sustentáveis são as práticas empresariais que buscam equilibrar o crescimento econômico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Essas práticas estão em constante modificação devido à evolução da indústria 4.0, um conjunto de inovações nos meios de produção e desenvolvimento de materiais com o uso de diferentes tecnologias digitais. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, utilizando a combinação de palavras “Operations” ou “Operations management” e “Sustainability” ou “Sustainable Operations”, com o objetivo de identificar qual a relação existente entre operações das empresas e sustentabilidade e, através dessa relação, entender como as tecnologias digitais estão presentes nessa relação. Os resultados demonstrar que o uso de tecnologias digitais confere uma série de benefícios como a melhora na eficiência operacional; o aumento no monitoramento, rastreamento e análise de dados; a inovação de produtos e serviços; a redução de emissores; a preocupação com a economia circular e o aumento da reciclagem e, por último, a utilização de recursos naturais de maneira correta. Foi possível identificar quais as tecnologias digitais mais evidentes, o Big Data e Analyts, a Internet of things (IoT) e a Impressora 3D.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo de ensino aprendizagem durante o período de pandemia: uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-25) Barbosa, Diego Vinicius Cassiano; De Micheli, Denise; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://lattes.cnpq.br/5202483213224639O ano de 2020 trouxe consigo novos reflexos sociais ao Brasil, a partir do primeiro caso da nova corona vírus (Sars-COVID-19) no país, e seus respectivos impactos à nação. Sem precedentes históricos, a sociedade precisou rapidamente se adaptar à nova realidade global, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou uma série de medidas restritivas de isolamento impossibilitando que aulas presenciais continuassem vigentes em território nacional, culminando em uma reorganização no processo educacional, trazendo novas tendências e metodologias de ensino, visando a continuidade do processo pedagógico de ensino e aprendizagem que passou a ser ofertado de forma remota. Educadores, alunos, e seus responsáveis, precisaram se adaptar rapidamente à nova tendência, encontrando nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) os aparatos necessários à continuidade do ano letivo. Este estudo buscou compreender os possíveis desafios encontrados no processo de adaptação repentino, avaliando o impacto positivo e/ou negativo da utilização de tecnologias remotas no processo cotidiano de ensino-aprendizagem. Para tanto, esta investigação se deu a partir de uma revisão de escopo da literatura, buscando a partir das produções cientificas localizadas, responder à questão central da pesquisa. identificaram-se 16.029 artigos, desses, 10 foram selecionados, discutidos, e utilizados para a construção de categorias de análise. mesmo cientes de que todo tipo de aprendizagem é válido e considerável, a literatura nos remete a uma defasagem no processo educacional, gerando uma queda no nível de aprendizagem dos estudantes como consequência dos dois anos de ensino remoto em função da pandemia, com ênfase nos educandos em maior vulnerabilidade social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Revista Pimentalab - Edição Tecnoceno n.3(Henrique Parra, 2024-11-01) Parra, Henrique Zoqui Martins; Pereira, Bru; Leodoro, Silvana; http://lattes.cnpq.br/8314245614310718Revista Pimentalab - é uma produção editorial do Pimentalab - Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento da Unifesp. Essa terceira edição foi elaborada pelos pesquisadores e pós-graduandos que participaram da disciplina Tecnoceno, Virada Cibernética e Lutas Cosmotécnicas, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp em 2023.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tecnologias digitais no ensino de química: potencialidades e dificuldades em contexto pandêmico (Covid-19)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-29) Silva, Érica Regina [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; https://lattes.cnpq.br/0159851176823277Em 2020, as aulas presenciais foram suspensas e os professores e as instituições escolares tiveram que se adaptar às aulas remotas emergenciais devido a pandemia de SARS-CoV2 (COVID-19), por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Esta pesquisa se propôs a analisar e compreender como foi a apropriação de TICs, principalmente em relação às tecnologias digitais, por professores de química do Ensino Médio, como ferramenta pedagógica a partir de uma abordagem comparativa do ensino antes da pandemia, durante o ensino remoto emergencial e após o retorno das aulas presenciais no processo educativo. Esse método comparativo também nos ajudou a compreender de forma mais aprofundada os problemas enfrentados pelos docentes, em escolas públicas e particulares, nos âmbitos sociais, estruturais e até emocionais e quais foram as estratégias adotadas pelos professores para minimizar os impactos na educação. Para isso, este estudo contou com duas etapas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário por meio do Google Forms para 47 professores de química do ensino médio de vários estados brasileiros, sendo que 3 professores aceitaram participar da segunda etapa da pesquisa. A segunda etapa, por sua vez, consistiu na realização de uma entrevista semi-estruturada para coleta de depoimentos conforme os objetivos da pesquisa. A partir dessas etapas, temos que: em geral, os docentes já haviam utilizado as TICs no processo educativo antes da pandemia, porém, devido à falta de estrutura em algumas escolas ou pela dificuldade que o docente enfrentava em utilizar algum tipo de TIC, o uso de tecnologias ocorria com menos frequência do que o desejado. No entanto, os resultados nos mostram que mesmo já tendo determinada experiência com uso de TICs, ter que se adaptar ao universo de aulas remotas emergenciais foi um desafio para esses professores. Mesmo assim, os docentes se mostraram empenhados em buscar por novas TICs desenvolvidas para o ensino de química e de ciências, além disso, fizeram novas descobertas que mudaram sua prática pós pandemia levando-os a aumentar a frequência de uso das TICs em sala de aula, bem como a variedade de ferramentas. O uso de TICs, no ensino de química, foi usado pelos professores, principalmente, para ajudar no entendimento de conceitos abstratos ou na demonstração de experimentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho remoto com crianças na Educação Infantil: desafios e possibilidades em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-30) Teixeira, Bianca Rafaela Mattos [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; http://lattes.cnpq.br/2650214938175638Este estudo situa-se no campo das investigações sobre o trabalho com crianças de 5-6 anos na educação infantil, abordando o impacto da crise sanitária relacionada à pandemia por Covid-19 sobre os contextos educacionais. Pesquisa desafios e possibilidades de desenvolvimento de trabalho remoto com crianças no enfrentamento do isolamento durante o período de confinamento social. Registra e discute condições e modos de organização de trabalho desenvolvido remotamente, em ambiência virtual, no segundo semestre de 2020 com um grupo constituído por professora (que é também a pesquisadora) e 23 crianças com idades de 5-6 anos, incluindo uma criança com Síndrome de Down, em escola de educação infantil da rede pública do município de São Caetano do Sul (SP). O trabalho, uma pesquisa em abordagem qualitativa, foi desenvolvido por meio da observação participante dos encontros do grupo (professora, crianças e familiares) e da realização de questionário e entrevistas com familiares das crianças. Os dados reúnem um conjunto de registros fotográficos e em áudio e vídeo e o material produzido em questionários e entrevistas. A pesquisa tem como aporte teórico a Psicologia histórico-cultural e centra-se nas contribuições de Lev Vigotski, em especial em suas reflexões sobre situação social de desenvolvimento, o desenvolvimento da criança pequena e o papel mediador do outro e da linguagem - instrumentos e signos nas relações de ensino. Esta abordagem orienta a investigação por meio do registro e análise dos processos relacionais implicados no desenvolvimento de propostas e estratégias que objetivam a manutenção de vínculos e a participação das crianças, seu acolhimento e inclusão, em contexto não presencial, no uso de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). As análises ressaltam o papel mediador das famílias e o acesso às TDIC como condições constitutivas de realização do trabalho remoto com as crianças, de manutenção dos vínculos com a escola e de construção de possibilidades e limites de sua participação. Evidenciam limites, desafios e contradições implicados no trabalho pedagógico tanto quanto seu caráter potencializador de interações, brincadeiras, imaginação e aprendizados nas relações virtuais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho remoto com e para as crianças na educação infantil: Desafios, limites e possibilidades em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Azevedo, Bianca Rafaela Mattos Teixeira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2650214938175638Ao (re)afirmar a importância da educação e, mais que isso, da escola para todas as crianças, esta obra nos desafia a refletir sobre as condições de possibilidade de ampliação da participação das crianças e famílias, condições que antecedem e ultrapassam a pandemia, o uso de TDIC e modos de trabalho remoto. Boa leitura!
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de tecnologias digitais em escolas estaduais paulistas pós pandemia: uma análise documental.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Andrade, Daiane Morais [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Silva Junior, Arnaldo; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415Por muitos anos, existiu uma política de incentivo ao uso das tecnologias digitais como ferramentas de participação interativa, construção coletiva de projetos integradores e aplicação de novas formas de linguagem, e muitos autores também defendiam essa concepção, mas as escolas não detinham equipamentos disponíveis, nem pessoas qualificadas para apoiar e estimular os estudantes, por isso, de forma geral, a escola era considerada obsoleta, por não acompanhar os avanços tecnológicos. Durante a pandemia, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), se viu diante de uma situação, na qual, foram direcionados a investirem na rede educacional do estado com equipamentos modernos, programas, formações de profissionais e estruturas físicas. Neste contexto, criou-se o Programa Educação Conectada com orientações e instruções de como cada escola iria gastar sua verba de maneira que todas elas se apropriassem de equipamentos tecnológicos para o retorno presencial e, assim, os professores poderiam aprimorar suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atrativas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo trazer reflexões a respeito da trajetória, provimento e implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aos ambientes escolares da rede pública estadual de São Paulo, bem como analisar como esses recursos vêm sendo adquiridos, mantidos e utilizados em sala de aula, contribuindo para preparar os estudantes para viver e conviver em um mundo no qual a tecnologia está cada vez mais presente, favorecendo maior autonomia na construção de seu aprendizado. O desenvolvimento do trabalho ocorreu por meio de análise de documentos que aportam à inserção progressiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas escolas. Os estudos e análises realizados no presente trabalho constataram que houve avanços na educação no âmbito tecnológico. Todos os projetos e programas expostos nessa pesquisa possuem contribuições para o desenvolvimento das tecnologias digitais nas escolas públicas, como: fornecimento de novos equipamentos, criação de software, construção de Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) para suporte necessário às escolas e formação de professores.