Navegando por Palavras-chave "Tecnologia assistiva"
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- ItemEmbargoA tecnologia assistiva no cotidiano de pessoas com hipofosfatemia ligada ao x (xlh)(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-09) Szram, Maryana Helen [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Vasques, Vanessa Giovana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3095525553182069; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; https://lattes.cnpq.br/8677035129318646; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A hipofosfatemia ligada ao X (XLH) é uma condição genética rara que afeta a saúde física e social de indivíduos. Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento dos produtos assistivos utilizados no cotidiano de adultos com XLH e conhecer a percepção deles acerca desses recursos. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, contou com a participação de sete brasileiros entre 18 e 43 anos, e utilizou entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Os dados obtidos evidenciaram os produtos de Tecnologia Assistiva (TA) mais utilizados e a opinião dos participantes acerca da melhora da dor, desempenho ocupacional, facilidade da realização das atividades e promoção de independência graças à TA. Já a análise de conteúdo temática trouxe 3 núcleos temáticos, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: (1) Desvios de Funções Fisiológicas e Estruturas; (2) Atividades e Participação; (3) Fatores Ambientais. Embora a expressão do XLH seja semelhante entre os indivíduos, a pesquisa destacou a importância de um cuidado personalizado e integral, para melhor compreender as necessidades desse cotidiano e qual produto assistivo poderia auxiliar na funcionalidade, promovendo melhora no desempenho, autonomia, independência e participação social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da satisfação da cadeira de rodas e serviços relacionados de pessoas com deficiência no município de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Souza, Rafael Alves Carvalho de [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/7415295397121026; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação de usuários de cadeira de rodas, assim como a satisfação com os serviços relacionados no processo de dispensação. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. Participaram 14 usuários de cadeira de rodas. Foi realizado um levantamento através de formulário criado pelos autores, com a finalidade de mensurar, dentre pacientes ambulatoriais que receberam prescrição de Cadeira de Rodas, se conseguiram o equipamento, em quanto tempo, com quais recursos e se o mesmo corresponde à prescrição feita pelo profissional capacitado. Em seguida foi realizado o preenchimento do questionário de Avaliação da Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec (B-Quest). Resultados: 14 participantes finalizaram o estudo. Sete homens e sete mulheres com idade entre 18 e 70 anos, média 35,71 anos (+ 15.96). O score de satisfação com a cadeira de rodas foi igual a 3,45 (+1,23), ou seja, os participantes estão “mais ou menos satisfeitos” com suas cadeiras de rodas. O score de satisfação com o serviço foi igual a 2,4 (+1,07), ou seja, os participantes mostraram-se “pouco satisfeitos” em relação aos serviços que utilizaram para adquirir a cadeira de rodas, como relação com profissionais, treinamento e serviço de manutenção do equipamento. O score total do B-Quest foi de 3, participantes encontram-se “mais ou menos satisfeitos”. Conclusão: Os 14 participantes se encontram de uma maneira geral “mais ou menos satisfeitos” tanto com a cadeira de rodas que utilizam diariamente quanto com os serviços relacionados. Mediante o panorama conceitual que envolve a temática da dispensação de cadeira de rodas, um esforço deve ser feito para melhorar a capacitação dos profissionais da área, com o objetivo final de aumentar a satisfação do usuário com a tecnologia e consequente ampliação a sua participação e qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da satisfação do usuário em relação a cadeira de rodas e serviços relacionados da região Metropolitana da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-10) Curi, Haidar Tafner [UNIFESP]; Silva, Maria Stella Peccin da [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/0428199048138850; http://lattes.cnpq.br/7869059238387906; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de pessoas com deficiência sobre a cadeira de rodas e serviços relacionados. Trata-se de um estudo transversal, comparativo e de abordagem quantitativa. Quarenta e três usuários de CR da Região Metropolitana da Baixada Santista responderam a um questionário sociodemográfico e a Avaliação de Satisfação com Tecnologia Assistiva do Usuário de Quebec (B-Quest). Os usuários (n=43) apresentaram estar “mais ou menos satisfeitos’’ com os aspectos da CR (3,41) e ‘’pouco satisfeitos’’ com os serviços (2,80). Foi observado maior satisfação em relação às CR monobloco (3,69, p=0,015) e motorizada (3,93, p= 0,008) em comparação a CR acima de 90Kg (2,66). Os usuários de CR apresentaram maior satisfação em relação ao serviço privado (3,14, p = 0,012) em comparação ao serviço público (2,28). Os três aspectos mais importantes declarados pelos usuários foram ''segurança '' (n= 25, 59,5%), ''conforto'' (n= 23, 54,8%) e ''durabilidade'' (n= 23, 54,8%). Um dos maiores desafios da região é aumentar a conscientização de todas as partes envolvidas sobre as 8 etapas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde na prestação de CR. Palavras chaves: cadeira de rodas; serviços de saúde; saúde pública; tecnologia assistiva
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do processo de dispensação de recursos de tecnologia assistiva pelo SUS segundo a abordagem centrada na família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-12) Pereira, Ana Paula [UNIFESP]; Santos, Maria da Conceição dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8050554599941981; http://lattes.cnpq.br/6516873770714556; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tecnologia assistiva (TA) é um recurso fundamental capaz de promover a funcionalidade, a independência e autonomia das pessoas com deficiência. No Sistema Único de Saúde brasileiro, os princípios do acesso universal e da integralidade do cuidado preveem a dispensação da TA como direito assegurado a essa população com vistas a atender suas necessidades específicas de saúde e de participação social. E a abordagem centrada na família tem como pressuposto colocar os familiares de crianças com deficiências numa posição de tomada de decisão durante as intervenções realizadas com a criança, desse modo ao garantir o maior envolvimento dos familiares aumenta as chances de resultados positivos para aqueles que vivenciamsituações de limitação na realização de atividades cotidianas. O objetivo desse estudo foi identificar, sob a ótica dos familiares de criança com deficiência, elementos da abordagem centrada na família presentes nos encontros terapêuticos durante o processo de dispensação de recursos de TA no SUS. Para tanto, utilizou-se da metodologia da pesquisa qualitativa, entrevistando-se cinco mães de crianças com deficiência, analisadas na vertente temática. Associou-se à produção dos dados, uma coleta de dados econômicos e sociodemográficos das mães e crianças participantes do estudo. As cinco participantes do estudo foram mães de crianças com deficiência – três munícipes de São Vicente e duas de Praia Grande. A idade das mães variou entre 25 e 42 anos; apenas uma delas tinha emprego formal. Com relação às crianças, todas meninas, a idade variou entre um e nove anos. As cinco crianças tinham quadro de deficiência motora, e duas delas com deficiência intelectual associada. As órteses de posicionamento e a cadeira de rodas foram os tipos de recurso de TA utilizados pelas crianças. A análise temática das entrevistas com as mães apontou que apresença de elementos da abordagem centrada na família nos encontros terapêuticos é frágil. A maior parte dos encontros terapêuticos entre os profissionais da assistência reabilitacional e estas mães foi marcado pela abordagem reabilitacional orientada pelo modelo biomédico, com relações interpessoais verticalizadas e baixa valorização das queixas e demandas das mães. Tais encontros geraram sentimentos de insatisfação e preocupação por parte das mães acerca da resolutividade, uso e meios de manutenção e conservação dos recursos de tecnologia assistiva adquiridos, induzindo à busca solitária de soluções ao longo do tempo. Encontros terapêuticos dessa natureza são paradoxalmente contrários aos princípios finalísticos do SUS e finalidades da dispensação de recursos de tecnologias assistivas. Por outro lado, quando a escuta, acolhimento e horizontalidade das relações interpessoais estiveram presentes foi possível identificar uma prática assistencial alinhada com elementos da abordagem centrada na família – com relatos de satisfação com o recurso de TA e com a assistência. Conclui-seque há caminhos a serem percorridos para que, desde a graduação e posterior formação continuada de profissionais de saúde e reabilitação, a abordagem centrada na família oriente as práticas de assistência reabilitacional de crianças com deficiência. Práticas assistenciais pautadas pela abordagem centrada na família abremportas aos diálogos e assim, promoverão parcerias entre profissionais e famílias, fazendo com que o reucurso de TA, dispensado pelo SUS, atenda bem e adequadamente as necessidades e demandas singulares de crianças com deficiência e seus familiares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Compreensão das dificuldades nas atividades cotidianas de indivíduos com esclerose múltipla: um estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-12) Franco, Renata Conter [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; Andrade, Luana Foroni; http://lattes.cnpq.br/3038056348918921; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/3631055192678419; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A esclerose múltipla (EM) é caracterizada pela degeneração de estruturas do sistema nervoso. Essa condição de saúde pode causar dificuldades na realização das atividades de vida diária e impactar a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: Compreender as dificuldades na realização das atividades cotidianas de pessoas com EM e os fatores de contexto (facilitadores e barreiras) que atuam na participação. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório de abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizou-se o formulário WHODAS 2.0 de 36 itens e entrevista semiestruturada, a fim de compreender as dificuldades ocupacionais e os principais facilitadores e barreiras no cotidiano das pessoas com EM. Resultados: Os participantes apresentaram maiores dificuldades em relação a mobilidade, atividades domésticas e participação social. Os dispositivos e recursos de tecnologia assistiva mais utilizados foram: cadeira de rodas, bengala e andador. A falta de acessibilidade urbana foi identificada como um fator limitante à participação social, enquanto as relações pessoais com familiares e amigos foram relatadas como facilitadores. Conclusão: Os achados desta pesquisa contribuíram para identificar e aumentar a compreensão sobre os principais facilitadores e barreiras encontradas no cotidiano das pessoas com EM, proporcionando entendimento acerca das questões envolvidas nas restrições de participação e incapacidades funcionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de bengala eletrônica nacional com possibilidade de comunicação com tecnologias existentes em Smart Cities para pessoas com baixa visão e cegueira(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-03) Texeira, Caio Henrique Marques [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; Lima, Eliana Cunha; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273; http://lattes.cnpq.br/9542329413055488; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protótipo de bengala eletrônica nacional para pessoas com baixa visão e cegueira. Métodos: 1- Foi especificado o hardware e elaborado o software a serem utilizados no protótipo. 2- Estes hardware e software foram validados em bancada. 3- Foram modeladas e produzidas por manufatura aditiva as partes mecânicas do protótipo. 4- Foram integrados os elementos do protótipo. 5- Foi estabelecido conexão entre o protótipo e tecnologias utilizadas em Smart Cities. 6- O protótipo foi validado preliminarmente em ambientes interno e externo. Resultados: A integração dos elementos do protótipo foi realizada da seguinte maneira: inicialmente, o hardware e software foram integrados para garantir a funcionalidade do protótipo, esse sistema (hardware e software) foi embarcado na bengala longa e, em seguida, foi feito o acoplamento das partes mecânicas do protótipo. Com isso, validou-se o protótipo em bancada. Após isso, foi estabelecida a conexão com tecnologias utilizadas em Smart Cities por meio de uma plataforma de IoT, que, em conjunto com um dispositivo de telefonia móvel, permite a geolocalização do protótipo. Conclusão: Foi possível desenvolver um protótipo de bengala eletrônica nacional para pessoas com baixa visão e cegueira. Estudos futuros pretendem aprimorar o protótipo de forma a se tornar um produto a ser comercializado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um periférico para substituir o mouse e teclado convencional para pessoa com deficiência de membro superior(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-04) Fazan, Leonardo Henrique [UNIFESP]; Kunkel, Maria Elizete [UNIFESP]; Stringhini, Denise [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8685746591566082; http://lattes.cnpq.br/8083413188703004; http://lattes.cnpq.br/0419148704650900O uso de dispositivos de tecnologia da informação pode ser desafiador para as pessoas que possuem limitações motoras. Periféricos de navegação em computadores desktop, como mouse e teclado, são essenciais para o exercício de atividades relacionadas com trabalho, educação e entretenimento. A dificuldade motora da maioria das pessoas com deficiência de membro superior torna o uso de periféricos de informática algo árduo ou impossível. No mercado existem produtos desenvolvidos com o intuito de ajudar nessa adaptação, porém por muitas vezes eles não são acessíveis, seja pelo alto preço ou impossibilidade de personalização para pessoas com um determinado nível de deficiência. O objetivo desta pesquisa foi projetar e construir um dispositivo que atue como mouse e teclado para computadores, visando a utilização por pessoas com deficiência em membros superiores. A metodologia Human Centered Design foi utilizada desde a definição do problema com base em experimentação e revisão bibliográfica, no desenvolvimento e prototipação. A maioria das partes do protótipo foram construídas por manufatura aditiva. O hardware utilizado é formado por um microcontrolador digital e dois módulos de joystick, que por meio de combinações de posições, enviam um sinal correspondente ao comando desejado para o computador. Os ciclos de prototipagem foram realizados aspirando a atender um público com limitação em membros superiores, com foco em grandes grupos musculares na sua utilização, e possibilidade de adaptação mecânica e em software. O protótipo passou por testes de bancada, após os quais adaptou-se o protótipo para uma melhor experiência de utilização, por mudanças no design e no software. Constatou-se a funcionalidade básica do protótipo, possibilitando navegação, porém entende-se que há necessidade de maior desenvolvimento a fim de uma utilização plena para o público alvo. Esperase que o dispositivo possibilite e otimize o uso de computadores desktop para pessoas com limitações em membros superiores tendo ainda o potencial para uso em atividades de reabilitação de membros superiores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração de um manual direcionado para captação de verbas públicas para o financiamento de projetos de pesquisa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-09) Mathias Junior, Alexandre Ferreira [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273; http://lattes.cnpq.br/5846531645051298Introdução: A questão da mobilidade nos grandes centros urbanos é um assunto que inquieta especialistas há bastante tempo no Brasil. Fatores como a falta de planejamento estratégico no processo de desenvolvimento das grandes cidades; a vultosa expansão do transporte rodoviário e a falta de equilíbrio entre o uso do transporte público e o individual são alguns dos muitos problemas que transcorrem deste tópico, e que atingem toda a população, o que inclui a parcela de pessoas com necessidades especiais, como é o caso do público portador de deficiência visual. A má conservação das vias públicas, a precariedade da sinalização e, ainda, o crescimento desenfreado das cidades, tornam ainda maior esse desafio para essas pessoas que, diariamente, estão expostas aos riscos decorrentes desses problemas. Objetivo: O objetivo deste estudo é a criação de um manual que contenha o fluxo para a aquisição de verba pública, voltado para projetos de pesquisa que visem a implantação da mobilidade urbana para pessoas com deficiência visual ou com alguma outra condição de saúde que resulte em mobilidade reduzida, no âmbito das cidades inteligentes. Método: Foram realizados estudos apresentados ao Comitê de Ética e Disciplina da Universidade, onde foram apontadas dificuldades na execução de projetos científicos, por conta da falta de finanças e orçamento. No prosseguimento dos estudos, os métodos se deram por meio de visitas em Secretarias e análise da legislação aplicada ao caso. Resultados: Elaboração e confecção de um manual de orientação para captação de recursos públicos para pesquisa e desenvolvimento. Conclusão: O manual para captação de verba pública municipal para projetos de Tecnologia Assistiva e Inclusão em Cidades Inteligentes, auxiliará os pesquisadores na elaboração e solicitação de verbas para seus respectivos projetos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Elaboração do plano de negócio de um serviço de crédito acessível em fintech, voltado ao financiamento de inovações em tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Rodrigues, Amanda Amorim [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; Moraes, Antonio Carlos de; http://lattes.cnpq.br/1397802458642937; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273; http://lattes.cnpq.br/6257245385146365Objetivo: O objetivo deste estudo é elaborar o plano de negócio de um produto para fintech, voltado ao financiamento de inovações em tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual. Métodos: Foi realizado um levantamento, no “Livro Branco da Tecnologia Assistiva no Brasil”, sobre os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência visual, em relação ao acesso e ao mercado de TA. Adicionalmente, foi feita uma pesquisa sobre o potencial de mercado de tecnologia assistiva. Para isso, foram recolhidos dados em sites internacionais de pesquisas de mercado; foi realizada uma tabela da Lista de Produtos Prioritários, incluindo apenas as tecnologias assistivas para uso de pessoas com deficiência visual; e pesquisadas as formas de financiamento em TA disponíveis no Brasil, através da linha “BB Crédito Acessibilidade”. Para conhecimento da regulamentação vigente sobre as fintechs, assim como da dinâmica de funcionamento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no livro “O fenômeno FinTech: tudo sobre o movimento que está transformando o mercado financeiro no Brasil e no mundo”, além de uma consulta no site do Banco Central do Brasil. Por último, foi elaborado o plano de negócio para o serviço proposto nesse estudo, com base em bibliografia específica sobre plano de negócios. Resultados: Os resultados apontaram que existem poucas opções de TAs nacionais, e a maior parte delas tem o preço elevado e baixa qualidade; as TAs importadas têm um custo elevado de importação e são restritas a uma pequena parcela dessa população, que detém maior poder aquisitivo; há falta de financiamento a um custo razoável para aquisição dessas TAs. As pesquisas internacionais de mercado sinalizaram crescimento no mercado de TA, em geral, incluindo o mercado de TA para pessoas com deficiência visual, que, segundo projeções, deve atingir o valor global de $1,364,570 bilhão de dólares, a uma taxa de rendimento anual composta de 6,92%, considerando o período de 2021 a 2028. A maior parte dos produtos assistivos prioritários são voltados para pessoas com deficiência visual, e todos eles constam na lista de itens financiáveis da linha “BB Crédito Acessibilidade”. Desde o ano de 2018, as fintechs de crédito estão regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. O plano de negócios indicou que, mediante a regulamentação das fintechs de crédito, é possível captar recursos para empréstimo a um custo razoável e oferecê-lo com orientação a empreendedores em condições acessíveis. Conclusões: A escassez no mercado e x no acesso à tecnologia assistiva no Brasil formam um cenário crítico para essa população, que depende desses recursos e, mais do que isso, tem a garantia legal do acesso a eles. O plano de negócios elaborado nesse estudo demonstrou que a regulamentação das fintechs permite que sejam realizados empréstimos a um custo acessível, uma vez que esse recurso pode ser captado no mercado a um valor razoável. Segue modelo de crédito com orientação para desenvolvimento de TA voltada a pessoas com deficiência visual, baseado nos modelos praticados pelo Grameen Bank e pelo Banco Pérola®, instituições de grande referência neste segmento. Estudos futuros devem indicar se é possível que esse modelo seja sustentável e passível de ser escalado, de modo que possa penetrar em todas as regiões do nosso país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia de seleção de tamanhos de caracteres tipográficos para impressão de material didático para pessoas com baixa visão(Autores, 2022-01-20) Garcia, Juliane [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875677490262114Este Guia tem o objetivo de propor uma ferramenta de auxílio e/ou material de apoio para profissionais de editoração, design gráficos, redatores, editoras, etc., na orientação da seleção de caracteres tipográficos (fontes) utilizados na impressão de material didático inclusivo. Este guia foi elaborado tendo como distância de leitura de 40 cm.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual operacional de admissão e apoio a pessoa com deficiência nos processos administrativos de uma instituição federal de ensino: E-book(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-19) Fortunatti, Marli Kiyomi Tetuya [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/3115447548503150O presente trabalho tem por objetivo a confecção de um manual prático e descritivo para a inclusão e acompanhamento do trabalho de um deficiente visual, admitido por concurso público, para atuar na área administrativa de uma instituição federal de ensino. Para atingir o objetivo foi necessário realizar uma introdução em diversos assuntos, tais como: o conceito da pessoa com deficiência, os níveis de deficiência visual, a metodologia utilizada como Emprego Apoiado, o conceito e uso da tecnologia assistiva, as legislações que contemplam o acesso a pessoa com deficiência visual aos concursos públicos e o dinamismo e funcionamento de setores administrativos dentro de instituições federais de ensino. São diversos conceitos para que possamos atingir o objetivo desse trabalho que é a confecção de um manual prático e descritivo para a inclusão e acompanhamento do trabalho de um deficiente visual na atuação em área administrativa de uma instituição federal de ensino. Este trabalho constitui uma parte da investigação desenvolvida pelo grupo de pesquisa em “Emprego Apoiado à pessoa com deficiência visual em Instituições Públicas de Ensino Superior”, que colaborou com informações relevantes para a confecção deste Manual: ● Levantamento de perfil, cargos, funções, permanência e necessidades da pessoa com deficiência visual nos processos administrativos em instituições públicas de ensino superior no Estado de São Paulo, na visão dos seus gestores – autoria de Elaine Cristina Oliveira; ● Análise de custos para inclusão da pessoa com deficiência visual no trabalho com processos administrativos em instituições públicas de ensino superior no Estado de São Paulo, utilizando a metodologia de Emprego Apoiado – autoria de Débora Cristina Gavira Marques.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A pessoa com deficiência física adquirida: participação social intermediada pela tecnologia assistiva(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-18) Neves, Bruna Machado [UNIFESP]; Santos, Maria da Conceição dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8050554599941981; http://lattes.cnpq.br/3477536082520345; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tecnologia assistiva é comumente citada na literatura especializada como equipamentos, dispositivos e ou recursos, fundamentais para a promoção da funcionalidade humana, da participação social e da qualidade de vida de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Participação é um construto relativamente recente e muito valorado na atualidade, desde que a Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde mudou o conceito de desvantagem para o de participação social mediado pelos facilitadores e ou barreiras presentes nos fatores ambientais. Dessa perspectiva, participação trata-se do envolvimento em situações da vida privada e ou em comunidade, de maneira satisfatória e significativa considerando-se a subjetividade e o contexto sociocultural do sujeito, e em respeito aos direitos humanos. Para a Terapia Ocupacional, os recursos de tecnologia assistiva, as ocupações e a participação social são temas centrais e conceitos teóricos e filosóficos que merecem a devida atenção dos profissionais, sob a ótica das boas práticas em defesa dos direitos dessa população. Isto posto, o presente estudo objetivou compreender, a partir da ótica de pessoas adultas com deficiência física adquirida, acerca de suas experiências de participação social intermediadas pelo uso de recursos de tecnologia assistiva de locomoção. Optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa, compondo-se uma amostra de conveniência, totalizando cinco participantes - pessoas adultas com deficiência física adquirida, de ambos os sexos. Para o trabalho de campo empregou-se a aplicação de entrevistas abertas, guiadas por roteiro, gravadas e transcritas verbatim, que foram analisadas a partir de categorias adotadas a priori: cotidiano, ocupações e participação social. O resultado da análise temática das entrevistas revelou que a presença do recurso de TA per si não favorecia, plenamente, a qualidade da participação social dos participantes. As ocupações cotidianas relatadas foram variadas, complexas e contexto dependente – trabalhar, passear, ir ao médico, cuidar de si mesmo dentro de casa. Com base nos resultados, ficou demonstrado que um mesmo recurso de tecnologia ora atuou como um facilitador pleno para a qualidade da participação e ora parcial, quando o fator ambiental (físico e ou atitudinal) fragilizava a finalidade e ou utilidade dele, que no caso da maioria dos participantes – a locomoção. Conclui-se que, para a promoção da participação social qualitativamente intermediada por recurso de tecnologia assistiva, é necessário que o terapeuta ocupacional analise criticamente a potência e os limites de um dado recurso no contexto de vida da pessoa. É imprescindível compreender a complexidade da interação dinâmica entre uma pessoa com deficiência e a variabilidade de contextos onde se desenrolam suas diversas ocupações, na vida privada e na vida comunitária, e que a qualidade da participação social será sempre mediada pelos fatores ambientais (físicos e atitudinais). Portanto para planejar uma solução assistiva e prescrever recursos de tecnologia assistiva deve-se tomar o contexto micro, meso e macrossocial, bem como as singularidades de biografias do sujeito alvo da Terapia Ocupacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Promoção da acessibilidade e a gestão inclusiva de profissionais com deficiência visual na empresa : uma proposta de e-book para gestores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-30) Andrade, Renata Patricia Brandão de [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/1129361697389351; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Production of accessible content about Assistive Technology in hiring and inclusion of people with visually impaired professionals so that the business managers may break paradigms and enable blind professionals or with low vision the same opportunities of productivity and develop this individuals. Methods: The research had exploratory character, being the descriptive and qualitative kind. For this purpose it was structured from multiple sources of information’s, using primary and secondary data. Results: Proposal for a content for e-book with important guides for the practice of managers about the subject of hiring and including people with disabilities, in special regarding to Assistive Technology resources. Conclusions: The research has identified two important aspects regarding the promotion of inclusion with visually impaired people in companies. The first refers to the management of issues related to disability, which the academic world is far from the context of the corporative universe, both in languages and in goals. The second is the scarce and low quality of information about the subject has made it difficult for the country to improve regarding functional diversity and individual with disabilities inclusion, in particular blindness and low vision. This reality requires researches under new eyes, that embrace inclusive paradigms and creativity on its way of sharing discoveries.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quebra-cabeça tridimensional com texto em braille e QR Code com áudio-descrição para pessoas com deficiente visual direcionado à habilidade EF05CI07 da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-05) Carvalho, Cynthia [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273Objetivo: Desenvolvimento de material didático com a utilização da tecnologia de impressão 3D para o ensino de anatomia para alunos com deficiência visual que estudam em colégio regular, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determina as aprendizagens essenciais para a formação do aluno por meio de competências e habilidades. Métodos: Para atender a BNCC foi definida a anatomia do Coração para elaboração do modelo de representação da estrutura anatômica e do fluxo sanguíneo do coração. Para a descrição do modelo, foi elaborado um texto descritivo da estrutura e do fluxo sanguíneo que, por sua vez, foi convertido no software Braille Creator para impressão do material em Braile. Os arquivos de texto também foram convertidos em áudio, utilizando o software Balabolka, e os QR Codes respectivos aos textos foram produzidos no QR Code Generator para que os alunos pudessem ouvir a narração do texto em áudio. As peças plásticas que compõem a estrutura anatômica e os identificadores em Braille foram modelados no software FreeCAD versão 0.20 e impressos nas impressoras Creality Ender 3 e 3D Micromake L2. Resultados: Foi desenvolvido um kit de educação, composto por um quebracabeças de cor branca que, após montado, representa a estrutura do coração humano, legendas escritas em braile, Arial 24 e QR Code com as explicações das partes do coração. Para a orientação do uso do kit foi elaborado um manual em fonte ampliada com um QR code em cada página do manual. Letras em braile foram impressas em 3D e coladas nas peças do quebracabeça para orientar os alunos durante as atividades didáticas, assim como foram produzidas setas para identificar o fluxo sanguíneo. Conclusões: Foi possível, por meio do uso da tecnologia de impressão 3D, produzir um kit de ensino que atendeu as diretivas da BNCC EF05CI07. Foi disponibilizado para o Colégio Padre Chico um material acessível e que pode ser inclusive comercializado para outras escolas. O método de elaboração do kit é adequado para a produção de outros materiais pedagógicos nos campos de experiência propostos pela BNCC e pode potencialmente revolucionar a educação em diferentes áreas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sistema de Informação e Assistência (SIA) às pessoas com deficiência visual, em modelo plataforma multilateral online | SAI Visual(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-15) Dias, Gustavo Roux [UNIFESP]; Tavares, Ivan Maynart [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9220084935194992; http://lattes.cnpq.br/3818968564265186O estudo estruturou diretrizes para criação de alternativa de ação prática planejada para atender, minimamente, às disposições estabelecidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência, partindo do pressuposto “é possível construir uma ferramenta digital com custo exequível à sociedade, prazo de implementação tolerável, ampliação escalável e beneficiária de tecnologias contemporâneas”. Iniciativa indutora de liberdade e autonomia para parcela significativa da população, baseada em tecnologia assistiva; Sistema de Posicionamento Global (GPS na sigla em inglês); e moderado engajamento social; integrados sob modelo plataforma multilateral online; idealizada para estimular mobilidade, acessibilidade e inclusão social para Pessoas com Deficiência, em que o público prioritário são as pessoas cegas e com baixa visão. Para verificar outras hipóteses que parametrizaram o projeto, concebido como diretriz para app digital a ser estruturado; o estudo concentrou esforço em avaliar oportunidades presentes na Web 3.0 e caminhos para usufruir de tecnologias que compartilhem dados georreferenciados e informações via redes de comunicação, a partir de plataformas digitais de oferta e demanda, aprimoradas para oferecer o auxílio assistivo idealizado. E estabeleceu como indispensável, mensurar o potencial de engajamento na sociedade, como fornecedora dos agentes para a reunião e/ou validação de dados indispensáveis ao atendimento pretendido. Identificado como “Sistema de Informação e Assistência (SIA) às Pessoas com Deficiência Visual, em Modelo Plataforma Multilateral Online”, o projeto idealizado pelo estudo alcançou as cinco metas propostas como objetivos fundamentais: (1) Desenvolver o modelo específico de mapa descritivo da “região teste”, segundo conceitos presentes na Lei n.º 13.146/15 e informações auferidas junto aos especialistas e potenciais usuários; (2) Desenvolver o modelo de vocabulário para comunicação em tempo real, a ser estabelecida pelo app; (3) Analisar a viabilidade técnica para a inclusão dos dados necessários à contemplação das metas anteriores, em um sistema que integre geolocalização e suporte individualizado; (4) Indicar as características funcionais do sistema a ser desenvolvido; e (5) Estabelecer formas para inclusão de dados e validação, por colaboradores conectados ao app. A metodologia para reunião das informações pertinentes à verificação de hipóteses e análise dos cenários com os quais o app irá interagir, baseou-se em consultas bibliográficas e de dados secundários observados em estudos acadêmicos e de instituições especializadas; em coleta de informações junto a Entidades Assistenciais, Órgãos Governamentais e Empresas com expertise em Tecnologia da Informação (TI) e Sistema de Informação Geográfica (SIG). E também promoveu busca por dados primários, colhidos através de pesquisas aplicadas pelo pesquisador, individualmente e em pequenos grupos; em 151 voluntários pertencentes aos diferentes perfis estabelecidos como detentores de conhecimento técnico e/ou experiências e vivências pessoais relevantes para o estudo. Como resultados, houve comprovação da viabilidade para desenvolvimento de app que atenda à expectativa inicial (alternativa prática alinhada ao Estatuto e que assista ao público) e satisfaça às necessidades identificadas, baseado em sistemas e redes digitais, GPS e compartilhamento de dados. E com os aprimoramentos conceituais efetuados a partir dos resultados apurados, foram alcançados os objetivos do estudo, e foi promissora a análise sobre metas complementares, admitidas como relevantes em âmbito extra projeto. Perspectiva que incentiva a implementação do “SIA Visual”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-31) Garcia, Gínez [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/3608880141633414; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to understand the use of Assistive technology in pedagogical practices of teachers in the elementary school which works with students with visual impairment and low vision in the municipality of Itapevi, São Paulo. The research is characterized as qualitative, transversal and exploratory approach. Teachers were asked to answer a self-administered questionnaire with questions regarding the use of assistive technology for the activities developed in their settings. The results indicated that the assistive technology equipments, provided by the government, most used for students with visual and low vision disabilities were the screen reader computer programs (DOSVOX and NVDA) and among those made by hand by teachers was the Braille alphabet. The selection criteria used by teachers to choose the assistive technology are based on the students' needs to promote functionality, autonomy and facilitate the learning process. The practicality of use and the degree of visual acuity were also determining factors in the selection of each technology. Teachers reported difficulty as the lack of sophisticated features and training for appropriate use of equipment.