Navegando por Palavras-chave "Tecnologia Assistiva"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Descrição de acidentes com usuários de cadeira de rodas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Silveira, Milena Garcia [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/4596400643399385; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: No último censo do IBGE em 2010, o número de pessoas que declarou ter algum tipo de deficiência aumentou no Brasil, são cerca de 45,6 milhões de pessoas (IBGE, 2010). A deficiência motora é a segunda mais aparente, e atinge aproximadamente 13 milhões de pessoas o que corresponde a 7% dessa população (IBGE, 2010). A deficiência motora pode ser relacionada com diversas causas, problemas genéticos, doenças degenerativas ou infecciosas, traumas e condições adquiridas (CASTRO et al, 2008). Para oferecer uma vida com mais qualidade para as pessoas com deficiência motora existem as Tecnologias Assistivas (TA), uma delas é a Cadeira de Rodas (CR). Com o reconhecimento e a regulamentação do SUS, o terapeuta ocupacional está apto a prescrever a CR e outros equipamentos de TA, pois o terapeuta ocupacional está ligado ao processo de reabilitação e nas adaptações da execução das atividades de vida diária, assim tem habilidades para descrever e especificar os equipamentos, compreendendo as necessidades dos usuários, e as possibilidades de escolha do produto (GALVÃO et al, 2013). Objetivo: Com isso nesse estudo foi analisado a satisfação de usuários de CR com os equipamentos que estão em uso e com os serviços prestados em relação a CR. Também foi pesquisado através de entrevista a frequência de acidentes e quedas dos usuários de CR e as principais causas desses acidentes. Resultados: Foi constatado o baixo nível de satisfação dos usuários de CR e um número considerável de acidentes ocorridos em relação a CR. Conclusão: Espera-se que este trabalho, possa contribuir para o fomento de novas pesquisas nessa área.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento do protótipo do website TeiA (Tecendo Redes, Edificando Sonhos, Inclusão e Acessibilidade)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-20) Silva, Lucas Fernando [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; Curi, Haidar Tafner; http://lattes.cnpq.br/7869059238387906; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/2952959756649439; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O uso de recursos eHealth tem aprimorado o fluxo de informações e o acesso a produtos de tecnologia assistiva (TA). A partir dessa perspectiva, foi desenvolvido o website TeiA (Tecendo redes, edificando sonhos, inclusão e Acessibilidade) com o propósito de promover o acesso a TA, por meio de doações de produtos e fomento de informações sobre TA entre usuários, membros da comunidade e serviços de saúde. Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento do protótipo do website TeiA. Método: Estudo de desenvolvimento de protótipo de website, baseado nos princípios do Desenho Universal e acessibilidade eHealth. Resultados: Foram criadas oito páginas de acesso aos usuários (doadores e donatários) para doação de produtos assistivos e informações sobre produtos assistivos, estudos, cursos e congressos na área da TA. As páginas de acesso possuem fundo em alto contraste para facilitar a visualização e vídeos produzidos em LIBRAS com tradução dos conteúdos do website. Conclusão: O website TeiA poderá contribuir com a promoção de equidade de oportunidades às pessoas com deficiências por meio de informações e acesso a produtos de TA. Para estudos futuros serão realizados os testes de validação com profissionais especializados em tecnologia da informação e usuários do website.
- ItemAcesso aberto (Open Access)E-BOOK: Manual Manufatura aditiva em palmilhas para prevenção e tratamento da úlcera do pé diabético(Ana Amancio Santos da Silva, 2023-03-16) Silva, Ana Amancio Santos da; http://lattes.cnpq.br/7703150494541462O manual é uma trilha que pode ser seguida para prototipagem de palmilhas em 3D. A manufatura aditiva em palmilhas para prevenção e tratamento da úlcera do pé diabético, deve ser considerada como uma alternativa aos tratamentos existentes, podendo atual de modo complementar, afim de ofertar um bom prognóstico.
- ItemRestritoEye Tracker e uso na Saúde(Rayssa Béder César Paiva, 2023-06-14) Paiva, Rayssa Béder César; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0206154932257826; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273Cartilha informativa sobre tecnologia "Eye Tracker" e como pode ser utilizada em pesquisa e atendimento no setor da saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual de orientações para a implementação de serviço de estimulação visual precoce(Mestrado Profissional, 2021) Pinheiro, Ilana de Freitas [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0962771240402886Introdução: Estimulação visual precoce é uma intervenção para crianças com baixa visão, sendo considerada uma ação efetiva para propiciar resultados visuais mais consistentes no tratamento de doenças oculares. Objetivo: Elaborar uma proposta de planejamento de um serviço de Estimulação visual precoce na cidade de Anápolis, Goiás. Métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da estimulação visual precoce e suas aplicações práticas. Realizou-se um levantamento por conveniência dos principais serviços brasileiros que oferecem a estimulação visual precoce para a população. Foram selecionados, além do Departamento de Reabilitação Visual e Visão Subnormal da UNIFESP, outros 5 (cinco) serviços de referência nacional. Logo após a seleção, foram solicitadas via e-mail e telefone, visitas técnicas presenciais aos serviços supracitados para observação e análise dos mesmos. Baseado na bibliografia consultada e nas visitas técnicas, foi elaborada uma proposta de estruturação e planejamento físico-financeiro de um serviço de estimulação visual precoce na cidade de Anápolis. Resultados: O planejamento físico foi elaborado contendo os seguintes itens: estrutura física e ambulatorial, com sugestão de ambiente, incluindo materiais utilizados, técnicas utilizadas e uma planta baixa de uma sala ideal; recursos humanos e acesso da população. Para o planejamento financeiro foram elaborados os seguintes itens: orçamento, investimento, fontes de remuneração, divulgação e capacitação dos profissionais. Por fim, elaborou-se um manual com orientações básicas para que qualquer profissional devidamente habilitado possa implementar e organizar um serviço de estimulação visual precoce em qualquer lugar do Brasil. O serviço será estruturado na rede pública e particular. Conclusões: O planejamento físico-financeiro na cidade de Anápolis apresentou resultados satisfatórios, sendo viável financeiramente, visto que a sala de EVP no serviço privado foi implementada, prestando assistência à população de Anápolis e cidades circunvizinhas, contribuindo assim com a qualidade de vida e funcionalidade das crianças atendidas e suas famílias. E o manual de orientações para implementação de serviço de EVP, fruto deste mestrado, será de grande valia para orientar outros gestores de saúde a estruturar novos serviços pelo país
- ItemRestritoManual direcional à entidades sem fins lucrativos para captação de verbas públicas municipais para o financiamento de projetos de pesquisa para Tecnologia Assistiva(Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular, 2022-07-15) Mathias Jr, Alexandre Ferreira [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; CV: http://lattes.cnpq.br/5846531645051298; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273Manual de orientação para captação de verbas parlamentares municipais para apoiar desenvolvimentos e pesquisas em Tecnologia Assistiva.
- ItemEmbargoPerfil da produção científica de terapeutas ocupacionais sobre o uso de Tecnologia Assistiva no Brasil de 2013 a 2023: revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Ferreira, Marcelle Setsuko [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/6883276932754954; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Compete ao terapeuta ocupacional o uso da Tecnologia Assistiva (TA) no seu cotidiano profissional para maximizar a autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida das pessoas com deficiência, desde as tarefas básicas de autocuidado até o desempenho de atividades profissionais. Objetivo: Identificar as produções de terapeutas ocupacionais sobre o uso de TA no Brasil no período de 2013 a 2023. Método: Trata-se de uma revisão de literatura acompanhada de análise descritiva com busca dos estudos nas fontes de indexação PubBMed, Embase, Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILASC) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO) utilizando os descritores e termos alternativos de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde: Tecnologia assistiva AND Terapia ocupacional AND Brasil. Resultados: Foram selecionados 14 artigos seguindo os critérios estabelecidos, sendo a maioria da Região Centro-Oeste (n=6), com pessoas com Paralisia Cerebral (n=3) e Lesão Medular (n=3), sobre recursos de TA da categoria Auxílios para a Vida Diária e Vida Prática (n=6) e Esporte e Lazer (n=6), utilizando a Avaliação de Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec (QUEST) (n=7). Discussão: Nota-se uma mudança no perfil dos estudos em relação a região dos estudos, da categoria e dos instrumentos de avaliação utilizados. Conclusão: Apesar da falta de acesso, demora na entrega, ausência de treinamento, manutenção e acompanhamento em relação ao serviço de TA, há melhora na satisfação em relação a TA e no desempenho ocupacional após intervenção do terapeuta ocupacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Plano de negócios para novo modelo de colar cervical na utilização de Eye Tracker - empresa Cuidadoso®(Universidade Federal de São Paulo, 2022-03-06) Silva, Viviane da [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273; http://lattes.cnpq.br/5905770218334952Introdução: A manutenção da postura sentada em indivíduos que apresentam uma condição de saúde que não permite que o tônus muscular possa atuar corretamente compromete sua manutenção, como no caso de indivíduos com Síndrome da Cabeça Caída (SCC). Estes indivíduos podem necessitar de Tecnologia Assistiva de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) em conjunto com Eye Tracker, que podem ter o uso comprometido, em função da utilização de suportes de cabeça (colares). Estes suportes de cabeça, embora muito importantes, podem prejudicar o campo de visão do indivíduo, comprometendo o uso da CSA. Objetivo: Elaborar um plano de negócio de um novo conceito de Colar Cervical. Metodologia: Com o intuito de identificar que tipos de estudos estão sendo feitos e que produtos existem atualmente no mercado, foi realizado um levantamento nas bases Bireme - Lilacs, Cochrane, SciELO e PubMed e nos portais de busca e venda Google® e Amazon®. O plano de negócio foi elaborado para verificar a viabilidade do conceito proposto. Resultados: O Modelo de negócio CANVAS e análise de SWOT demonstraram as oportunidades e os pontos de atenção para o desenvolvimento do novo conceito de Colar Cervical, e o plano de negócio demonstrou viabilidade econômica do mesmo. Conclusão: Foi elaborado um Plano de Negócios para avaliação mercadológica do conceito de um Novo Modelo de Colar Cervical na Utilização de Eye Tracker - Empresa Cuidadoso®.
- ItemEmbargoTecnologia Assistiva para Idosos em Cuidados Paliativos: atuação da Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-22) Martire, Beatriz Beserra [UNIFESP]; Mattos, Emanuela Bezerra Torres [UNIFESP]; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6560097254021874; http://lattes.cnpq.br/3746624378040152; http://lattes.cnpq.br/7993261189458116; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e o principal fator de risco para doenças crônicas sem possibilidade de cura. Neste caso, é primordial o acesso a abordagem de cuidados paliativos (CP) a pessoa acometida e sua família desde o diagnóstico e ao longo do adoecimento por uma equipe multiprofissional, na qual o terapeuta ocupacional é o principal responsável pela prescrição de tecnologias assistivas (TA). Objetivo Identificar e caracterizar as TA utilizadas por terapeutas ocupacionais (TO) no atendimento a idosos em CP. Metodologia Estudo quantitativo com abordagem transversal com terapeutas ocupacionais, os participantes tiveram acesso a um formulário online disponibilizado através da ferramenta Google Forms contendo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e um questionário semiestruturado com 46 itens que contemplavam questões de múltipla escolha e abertas. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados em planilhas Microsoft Excel 2016. Resultados Participaram do estudo 30 TO majoritariamente mulheres (90%), com predominância de atuação na região sudeste (43,3%). Metade dos participantes teve o tema CP na graduação e 73,3% participaram de eventos na área. A maioria atendia pessoas idosas com doenças oncológicas (90%) e prescrevia TA. A categoria de TA mais prescrita para essa população foi auxílios para vida diária e prática (n=30). Tecnologias de baixo custo foram confeccionadas por 96% TO, enquanto 63,3% prescreveram TA de alto custo, adquiridas principalmente pelo SUS (80%). O treinamento da TA prescrita foi realizado por 28 TO, 83% realizaram acompanhamento contínuo e 73% fizeram manutenção e reparos. Discussão O fato de ter a maior oferta de cursos de terapia ocupacional e de cuidados paliativos na região Sudeste vinculados às instituições públicas trouxe esta representação em nossos achados. Apesar da abordagem de CP ser recomendada a pessoas com qualquer doença sem possibilidade de cura, ainda predomina a oferta junto a pessoas idosas com doenças oncológicas diante da sólida Política Nacional para o Controle do Câncer. Mesmo sendo os recursos de baixo custo amplamente prescritos e confeccionados, a dispensação de TA de alto custo é fornecida majoritariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O suporte contínuo dos TO foi essencial para a garantia da correta utilização e manutenção desses dispositivos para evitar o abandono. Considerações Finais É evidente a relevância do trabalho da TO em CP de maneira desigual em relação aos aspectos geográficos do país. A forte associação de CP em pessoas idosas com doenças oncológicas está fortemente articulada com a política pública e a dispensação de TA majoritariamente feita pelo Sistema Único de Saúde.