Navegando por Palavras-chave "Teatro na escola"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Compreendendo as práticas de letramento no teatro escolar numa escola pública: significados e efeitos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-04) Sousa, Sulamita Oliveira de [UNIFESP]; Vóvio, Cláudia Lemos; http://lattes.cnpq.br/6082754427382954; http://lattes.cnpq.br/4400849704438900No contexto escolar, o teatro permite a potencialização de códigos sociais e oportuniza práticas de letramento e atuação no universo textual, para além do texto. Partindo dessa premissa, alguns estudos têm se dedicado a tratar dessas questões em conjunto, mostrando que o teatro escolar, relacionado ao letramento, adquire diferentes significados e efeitos, sendo ora utilizado como estratégia didática para o ensino de conteúdos escolares, ora como arte pela arte, ou seja, privilegiando a autonomia da arte, desligando-a de razões instrumentais, pedagógico-didáticas ou morais, focalizando a experiência estética. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), advém de uma Iniciação Científica apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Processo no.: 2022/04849-0), prevê a identificação de práticas de letramento realizadas em vivências de teatro para crianças matriculadas no ciclo de alfabetização, no Ensino Fundamental. Busca-se especificamente compreender como se configuram essas práticas, se há consequências, e quais seriam, para a trajetória escolar das crianças, além dos sentidos atribuídos a essas práticas pelos participantes. Para tanto, mobilizou-se um quadro teórico advindo dos Novos Estudos do Letramento, de vertente sociocultural e histórica (STREET, 1995; KLEIMAN, 1995; SOUZA, 2009; MARCUCCI, 2019; RIZZATTI, 2012; MACEDO, 2020; HAMILTON, 2000; BARTON, 2000; TERRA, 2013; SOUZA E VÓVIO, 2005), e as contribuições advindas da história do teatro e de sua inserção na escolarização (BRECHT, 1978; BERTHOLD, 2001; GOMES E AQUINO, 2019; SOUZA, 2008; BARROSO; 2017; DESGRANGES, 2006; SANTOS, 2002). Adotou-se uma abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, com vistas à observação participante de vivências de teatro, apoiada em registro adensado em notas de campo, fotografias e aplicação de entrevistas em atores que tomam parte dessas vivências. O campo da pesquisa deu-se num Projeto teatral de uma Associação Cultural pública, em parceria com uma escola pública municipal, em São Paulo, durante os meses de Agosto de 2022 à Janeiro de 2023, totalizando 24 horas de imersão. Os resultados elucidam as descrições e caracterizações dos eventos de letramento encontrados e a configuração e análise das práticas de letramento na Associação pesquisada: 1) Roda de conversa da vivência teatral; 2) Produção de esquetes teatrais; 3) Produção de uma peça teatral; 4) Assistir espetáculos com debates entre atores e espectadores. Foi possível constatar, ainda, que o trabalho realizado não possui um viés pedagogizante do teatro. Além disso, também explicitou-se a existência de multiletramentos na Associação, o que proporciona às crianças uma ampliação de letramentos. Espera-se que os resultados possam colaborar para reflexões sobre os letramentos em outros âmbitos, para além da escola, considerando os diferentes sentidos atribuídos pelos participantes a essas práticas e seus possíveis efeitos sobre suas trajetórias. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo apoio por meio de concessão de bolsa de pesquisa e asseveramos que as opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.