Navegando por Palavras-chave "Teaching-Learning Process"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Coutinho, Raquel Machado Cavalca [UNIFESP]; Friedlander, Maria Romana [UNIFESP]RESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizado
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento de um laboratório remoto de FPGA integrado a um ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-27) Beraldo, Ana Lucia Da Silva [UNIFESP]; Oliveira, Tiago De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloTeaching Digital Systems is essential in several curricula of undergraduate and technical courses related to the Computing, Electronics, Ellectrics, Electrotechnics, Robotics, Telecommunications, Automation and Control areas. This research project implemented a remote FPGA laboratory for teaching and learning Digital Systems. The laboratory has different characteristics and enables extra-class activities. It was structured with a view to better coupling the teaching-learning process by observing the students’ reality and, for example, allowing the student to choose to view the images of the system faster, saving internet bandwidth. We carried out the implementation of the laboratory at UNIFESP, which has a laboratory for the disciplines of Digital Systems, which currently offers twenty-five computers with 25 FPGA Altera Kits for use with the Quartus Prime Software. The demand for students to use this equipment is higher than the proposed, and not all students can use it during the period of classes. As a final artifact, the remote lab was included in the Moodle virtual learning environment through a plugin. We carried a survey with the students in which them had to indicate their degree of agreement or disagreement on a 5-point Likert scale with questions related to their experience with the use of the remote laboratory. The results were quite positive; the majority of the students answered that the use of the remote laboratory strengthened their practical skills and that they were motivated to carry out the activities by the remote laboratory.