Navegando por Palavras-chave "Teaching chemical bonds with a historical contributor"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise sobre a história das ligações químicas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Celestino, Luanna Madalena Lima [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598A presente monografia corresponde a uma pesquisa qualitativa, do tipo documental sobre a história das ligações químicas. A partir de uma revisão em revistas e congressos da área de ensino de Química foi realizada uma análise sobre como a história das ligações químicas está sendo abordada na atualidade em um recorte de tempo de 2016 a 2020. Esta análise tem como principal objetivo observar a presença de equívocos na abordagem da história das ciências. Segundo Martins (2006), os três principais equívocos que um texto pode trazer sobre a história são: redução da história da ciência a nomes, datas e anedotas, concepções errôneas sobre o método científico (“historiografia Whig”) e o uso de argumentos de autoridade. Portanto, nesta monografia foram analisados seis artigos onde se procurou identificar a presença ou ausência desses três principais equívocos na abordagem da história das ciências. Notou-se que as aparições desses equívocos ocorrem em três artigos de maneira sutil, e que os demais apresentam uma abordagem da história das ciências adequada. Contudo, percebeu-se que estamos caminhando cada vez mais para um mundo onde os equívocos sobre a história da ciência, nos trabalhos científicos, pouco aparecem, visto que, existe um grande esforço da sociedade acadêmica em desmistificar a produção da ciência isolada, fora de um contexto sócio-histórico e que não sofre influência da sociedade (SANTOS, 2011).