Navegando por Palavras-chave "TDAH"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alterações em vias de reparo causadas pelo Cloridrato de Metilfenidato em células germinativas e tecido testicular: um estudo preliminar(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Pagliari, Laura Eduarda Scarpa Cabral [UNIFESP]; Vilela, Vanessa Vendramini [UNIFESP]; Gomes, Ana Clara da Costa Nunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3419372674559999; http://lattes.cnpq.br/7430244790148504; http://lattes.cnpq.br/9660631876530675O cloridrato de metilfenidato (MFD) é um dos medicamentos mais amplamente utilizados no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Essa droga age por meio do bloqueio da recaptação pré-sináptica de dopamina e noradrenalina, gerando um efeito estimulante. Nos últimos anos houve um aumento significativo tanto no diagnóstico de casos de TDAH, quanto no consumo desta classe de medicamentos, inclusive para fins off-label, sendo um deles como intensificador cognitivo. Uma recente descoberta mostrou que o MFD apresenta efeitos genotóxicos duradouros em células germinativas masculinas, porém sem indícios de serem causados por estresse oxidativo. Neste trabalho, foi investigada a possibilidade de tais danos serem causados por alterações nas vias de reparo do DNA. Para investigar possíveis interferências, foram utilizadas células germinativas e tecido testicular de ratos Wistar em dois experimentos: ratos tratados com uma dose única e alta do medicamento (tratamento agudo - 20 mg/kg) e ratos tratados com uma dose compatível com a dose terapêutica indicada para humanos, por 30 dias (tratamento subcrônico - 5 mg/kg). Alvos relacionados à sinalização de reparo do DNA foram investigados (γH2AX, PARP1 e S6K2), bem como proteínas relacionadas à função mitocondrial (TOM20 e COX4). As técnicas de imunocitoquímica e citometria de fluxo foram utilizadas para identificar e quantificar a presença de γH2AX e western blot para a γH2AX e demais proteínas estudadas. Os resultados sugerem que o MFD reduziu a histona γH2AX no tecido testicular logo após o tratamento subcrônico. Em contrapartida, foi observado aumento da S6K2 neste mesmo tecido, após o tratamento subcrônico. Houve aumento duradouro da PARP-1 nas células germinativas após o tratamento agudo. A quantificação da COX4 se mostrou aumentada, ao passo que não foi observada alteração significativa de TOM20. Conclui-se que o MFD interfere em mecanismos de reconhecimento de dano genômico, possivelmente comprometendo a eficiência da sinalização de reparo de quebras no DNA e a estabilidade genômica; por outro lado, a função mitocondrial aparenta estar normal, o que reforça a ideia de que os danos genômicos não devem ser causados por estresse oxidativo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação do Protocolo de Triagem Interdisciplinar do Neurodesenvolvimento (TRIN) em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-02) Nunes, Camila Teles de Souza; Rizzutti, Sueli; http://lattes.cnpq.br/1441896240736591; http://lattes.cnpq.br/3898616808171576Esse estudo verificou os aspectos psicométricos iniciais do Protocolo de Triagem Interdisciplinar do Neurodesenvolvimento (TRIN), que está sendo desenvolvido pela equipe interdisciplinar do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN), considerando sua aplicabilidade para crianças com diagnóstico de TDAH, distribuídas em três grupos conforme a faixa etária, de 6 a 8 anos (n=19); 9 e 10 anos (n=19); e 11 e 12 anos (n=19). O TRIN é constituído por dezesseis subtestes que avaliam: orientação espacial e temporal, memória imediata e evocação, repetição de palavras e dígitos, compreensão, praxia construtiva e habilidades visuo-espaciais, memória operacional, consciência fonológica, habilidade de cálculo, leitura e escrita. Todas as crianças foram submetidas a aplicação do TRIN e avaliação neuropsicológica. Para realizar a análise dos dados foi utilizado o software R (versão 4.0.2). Para a análise das médias dos escores do TRIN foi utilizado o Teste T e Anova. Para verificar quais as variáveis do TRIN estão associadas ao diagnóstico foi utilizado o modelo de regressão logística. A medida de consistência interna do instrumento foi verificada utilizando o Alpha de Cronbach. Foram estimadas as medidas de sensibilidade e especificidade para encontrar o ponto de corte do TRIN sugestivo para a amostra da pesquisa. A análise de correlação entre os testes da avaliação neuropsicológica com os domínios do TRIN foi feita através do Coeficiente de Correlação de Pearson. Foram encontradas diferenças significativas de desempenho nas médias do TRIN entre os sexos apenas nas crianças do grupo 1, com desempenho melhor das meninas. Não foram encontradas diferenças estatísticas de desempenho dos participantes entre os tipos de TDAH. A análise dos diversos domínios do TRIN evidenciou diferenças significativas nos índices de memória operacional e manipulação de sílabas. Com base nos escores do TRIN, foram estimadas as medidas de especificidade e sensibilidade sugerindo ponto de corte 22 para essa amostra. A correlação entre os testes de atenção, praxia visuoconstrutiva e memória operacional da avaliação neuropsicológica com os respectivos índices do TRIN gerou correlação fraca em memória operacional no grupo 3 e praxia visuoconstrutiva nos grupos 2 e 3. Observou- se correlação moderada em memória operacional nos grupos 1 e 2, em atenção auditiva nos grupos 1, 2 e 3. A análise dos resultados totais do TRIN, assim como o ponto de corte, indicaram que como procedimentos diagnósticos não foi possível discriminar efetivamente crianças com TDAH de crianças com outras dificuldades, uma vez que o TDAH é um transtorno bastante complexo e heterogêneo em termos de fatores de risco etiológicos multifatoriais, com diversos problemas comórbidos e prejuízos neuro cognitivos. Sendo assim, sugere-se a análise individual dos subtestes no rastreio de crianças com TDAH. Os resultados desta pesquisa mostraram que o TRIN pode ser um instrumento de rastreio útil para crianças com sintomas compatíveis aos transtornos do neurodesenvolvimento, podendo ser utilizado por profissionais da área da saúde e educação, favorecendo assim, quando necessário, o encaminhamento para avaliação neuropsicológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Co-ocorrência entre transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e uso de substâncias psicoativas(Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007-01-01) Szobot, Claudia M.; Romano, Marcos [UNIFESP]; Universidade Luterana do Brasil; UFRGS Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) is highly associated with substance use disorders (SUDs), both in clinical and community studies. Approximately 30% of subjects with SUDs present with comorbid ADHD, a prevalence rate significantly higher than that seen in the general population. The effect of ADHD on the development of SUDs have been subject to extensive studies. This article reviews the existing literature regarding: a) the nature of the association between ADHD and SUDs; b) the impact of ADHD on SUDs; c) the treatment of ADHD which co-occurs with SUDs. Finally an overview, from a predominantly clinical perspective, an integration of those data is proposed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desajustados ou revoltados? A patologização da indisciplina escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-20) Severo, Júlia Teixeira [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015; https://lattes.cnpq.br/1582541068667232Alguns dizem que vivemos uma epidemia de transtornos mentais. No caso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, segundo Frances (2015, apud AMARAL, 2020), vivemos, na verdade, uma epidemia de diagnósticos falso-positivos. Isso decorre da classificação indiscriminada por parte da classe médica psiquiátrica e da fragilidade de seus discursos, que facilmente se disseminaram produzindo o que hoje vemos, com cada vez mais indivíduos se autodiagnosticando ou recebendo esse diagnóstico erroneamente. A problematização acerca destes discursos e da produção de diagnósticos é feita neste trabalho. No entanto, temos em vista como a patologização, este fenômeno de se diagnosticar desenfreadamente, atua no contexto escolar. Por que a escola se tornou um local passível de classificação de transtornos mentais? Quais são os mecanismos escolares que induzem à desconfiança nos alunos, e os entende como desajustados (e revoltados)? Quais são as condições de opressão que os estudantes enfrentam na dinâmica escolar e ao receberem o diagnóstico de TDAH? Tais são as questões que abordaremos no presente trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito do metilfenidato no processamento auditivo em crianças e adolescentes com transtorno do deficit de atenção/hiperatividade(Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, 2007-03-01) Cavadas, Marcia [UNIFESP]; Pereira, Liliane Desgualdo [UNIFESP]; Mattos, Paulo; UFRJ Faculdade de Medicina; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To compare the performance of a group of children and adolescents diagnosed with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) pre and post-methylphenidate use in a behavioral auditory processing test battery (AP). METHOD: Twenty-nine subjects, male and female, ranging from 7 to 15 years old have undergone different behavioral auditory processing tests. A control group composed of 29 subjects with and without learning disabilities was also evaluated. RESULTS: The group with ADHD had a performance similar to the control group without learning disabilities which improved after medication. The group with learning disabilities and without ADHD had the worst performance in tests while the group without learning disabilities and without ADHD exhibited the best ones. CONCLUSION: The AP battery was unable to distinguish ADHD patients from paired controls; the use of methylphenidate improved the performance on AP tests of ADHD group in the post-medication evaluation.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito do treinamento físico e da administração de óleo de peixe sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-04-30) Marques, Viviane Grassmann [UNIFESP]; Galduroz, Jose Carlos Fernandes [UNIFESP]; Galduróz, Ruth Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9429988404934715; http://lattes.cnpq.br/8366139801463833; http://lattes.cnpq.br/7635847686900380; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais prevalentes entre crianças/adolescentes. Estas crianças/adolescentes apresentam alterações para manter a atenção, funções executivas e comportamento que comprometem a sua vida diária. Apesar de o tratamento medicamentoso ser bastante utilizado, alguns pais ainda buscam alternativas não medicamentosas para seu tratamento. Neste sentido, a literatura tem demonstrado que o tipo de ambiente e o estilo de vida têm forte influência sobre a saúde (física e mental). Dentre estes hábitos estão a alimentação e a prática de exercícios físicos. A sociedade moderna tem diminuído tanto o consumo de ômega-3 quanto tem cada vez mais diminuído as atividades físicas, o que parece ser extremamente prejudicial para a população. Estes hábitos parecem ser fundamentais desde a infância, uma vez que esta é a fase em que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso central. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito do treinamento físico e da administração de óleo de peixe sobre o comportamento, funções cognitivas e os níveis sérios de IGF-1, BDNF, TNF-? IL-6 e IL-10 em crianças com perfil comportamental de TDAH. Foram selecionadas 47 crianças com TDAH, do sexo masculino, com idade entre sete e 14 anos. Os voluntários foram distribuídos, aleatoriamente, em quatro grupos: Grupo Controle (GC), Grupo Treinamento (GT), Grupo Ômega (GO), e Grupo Treinamento + Ômega (GTO). O tratamento teve a duração de três meses. Os grupos GO e GTO receberam 1,1 g de óleo de peixe, duas vezes ao dia e os grupos GC e GT cápsulas idênticas, porém contendo óleo mineral. O estudo foi duplo-cego em relação à ingesta das cápsulas. Já os grupos GT e GTO realizaram o treinamento físico com múltiplos componentes, três vezes por semana, uma hora por dia em uma intensidade moderada. No início e ao final do protocolo foram realizadas avaliações comportamentais, sanguíneas e das funções cognitivas. O Grupo Ômega apresentou uma menor gravidade de TDAH; diminuiu o número de erros, aumentou o tempo até cometer um erro e o percentil na avaliação da atenção seletiva; diminuiu o tempo para realização da prancha 3 e o tempo até cometer um erro na prancha 2 no teste Stroop; e aumentou o número de acertos no subteste Procurar Símbolos após o tratamento. O Grupo Treino apresentou um valor maior nível de atividades e total de competências ao final do tratamento. O Grupo TO apresentou uma diminuição nos valores referentes à escala de deficiência de ácidos graxos essenciais, dos sintomas de desatenção, a gravidade do total de sintomas de TDAH, dos sintomas de lentidão cognitiva e de problemas de estresse pós-traumático e um aumento no desempenho escolar ao final do tratamento. Com relação às analises sanguíneas os grupos Ômega e TO demonstraram um aumento significativo nos níveis sérico de DHA e EPA, e uma diminuição das razões AA/DHA e AA/EPA ao final do tratamento. Tanto o Grupo Controle quanto o Grupo Treino aumentaram os níveis de IGF-1 se comparado ao valor inicial. Não houve diferenças significativas para as variáveis IL-10, IL-6, BDNF e TNF alfa. Desta forma podemos concluir que o tratamento com óleo de peixe melhorou os sintomas do TDAH, o controle inibitório, atenção seletiva, e as atividades diárias (pragmatismo útil), enquanto aumentou os níveis séricos de DHA e EPA e diminuiu as razões AA/DHA e AA/EPA. O treinamento físico melhorou os sintomas de TDAH, as atividades diárias (pragmatismo útil) e aumentou os níveis séricos de IGF-1. Já a combinação dos dois tratamentos melhorou (segundo os responsáveis) a atenção os sintomas do TDAH, o desempenho escolar, a lentidão cognitiva, os sintomas de estresse pós-traumático e os sintomas relacionados à deficiência de AGE, além de aumentar os níveis séricos de DHA e EPA e diminuir as razões AA/DHA e AA/EPA. Entretanto estas melhoras não parecem ser mediadas por alterações das citocinas pró ou anti-inflamatórias, xv IGF-1 ou BDNF. Já a melhora no controle inibitório no grupo que recebeu óleo de peixe parece estar relacionada ao aumento do DHA sérico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo sobre impactos da (des)patologização do comportamento de uma criança : uma menção ao TDAH em escola de educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-12) Teixeira, Bianca Rafaela Mattos [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537
- ItemAcesso aberto (Open Access)Leituras Docentes sobre a Desatenção: Uma abordagem Histórico-Cultural sobre o TDAH(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-27) Avelino, Márcia da Conceição [UNIFESP]; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/0693595076847191Essa dissertação teve como objetivo compreender quais os sentidos atribuídos pelas/os docentes aos comportamentos apontados como indicativos do TDAH em estudantes. Para tanto, buscou identificar os parâmetros de normalidade que sustentam o levantamento dessa hipótese por parte das/os educadoras/es, bem como identificar o significado do diagnóstico na atividade educacional da comunidade escolar pesquisada. Sustentada na Teoria Histórico-Cultural, a pesquisa assumiu o movimento dialético nela abrigado como abordagem metodológica ao investigar os sentidos que as/os docentes atribuem ao diagnóstico/apontamento do TDAH. Notadamente a pesquisa assume a perspectiva crítica ao modelo de investigação em ciências humanas assentada nas percepções antropológicas idealizadas e resultantes das descrições causais-lineares, reducionistas e deterministas, adotadas nas investigações sobre o psiquismo humano ao desprezarem sua constituição social. Como decorrência, observa-se o estabelecimento de modelos e o apontamento déficits, em contraste à diversidade, dando margem à medicalização como instrumento de ajuste. Resgatando a identificação dos modos de naturalização da constituição humana e sua resolução físico-químicas como continuação do que Vygotsky apontou como crise da psicologia, esta pesquisa retoma a investigação sobre o processo de constituição do psiquismo humano pelo estabelecimento das funções psicológicas superiores, proposta por esse autor, tendo em vista o entendimento da atenção voluntária. Também são apresentados os conceitos de sentido e significado, segundo seu pensamento, aqui utilizados no reconhecimento de seu objeto. Além disso, o texto é dedicado à apresentação dos processos históricos de constituição do TDAH como um transtorno, buscando demonstrar a presença dos elementos biológico-reducionistas em sua construção, também politicamente engajada. A pesquisa de campo aconteceu junto a seis docentes da rede estadual de educação paulistana, por meio de entrevista, e, por meio da técnica de construção de Núcleos de Significação como meio de captação dos sentidos. Foi possível identificar que, naquela comunidade, a desatenção e a hiperatividade, caracterizadores ganham sentidos diferentes quando atrelados ao TDAH e que estes não é destacados como justificativa aos comportamentos dificultadores da aprendizagem. Entretanto, isto se dá pela culpabilização de outros fatores/elementos, tais como a família. Nesse raciocínio é possivel notar a operação determinista do modelo psicológico criticado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Medicalização de Crianças e Adolescentes: diagnóstico de TDAH e a perspectiva dos trabalhadores da saúde da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Sousa, Jéssica Portela [UNIFESP]; Kalmus, Jaqueline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0502853525156607; http://lattes.cnpq.br/2132943327843115A pesquisa parte da constatação, demonstrada por estudos recentes, do acirramento do processo de medicalização de crianças e adolescentes nas últimas décadas. Uma das facetas mais visíveis desse fenômeno é o crescimento dos diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) de crianças e adolescentes com problemas de escolarização, e o consequente aumento exponencial da prescrição de fármacos para os diagnosticados. Como resultado, medidas foram tomadas para a controle da dispensação do medicamento referência para o tratamento do TDAH, o cloridrato de metilfenidato. Estudos realizados recentemente apontam para o impacto da adição do metilfenidato a listagem (A3) do controle especial de substâncias, principalmente durante a prescrição do medicamento para o tratamento do TDAH. Ademais, um estudo aponta para o início da substituição do metilfenidato por risperidona na cidade de Santos. Considerando que a biologização de questões sociais, tais como falhas na promoção de condições para a aprendizagem escolar e nas políticas pedagógicas, podem deslocar a discussão política para soluções médicas e medicamentosas, a fim de sanar problemas presentes na sociedade desigual que vivemos, a presente pesquisa tem por objetivo entender como os trabalhadores da rede de saúde de Santos percebem o fenômeno da medicalização de crianças e adolescentes, em especial com relação ao diagnóstico de TDAH. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, baseada em quatro entrevistas semi-estruturadas com trabalhadores da rede pública de saúde da Baixada Santista, litoral do estado de São Paulo. A análise das entrevistas apontou para a equipe multidisciplinar como uma potente fonte de reflexão e compartilhamento de saberes e fazeres entre os trabalhadores, inclusive no tocante a uma visão crítica sobre a produção do fenômeno da medicalização da educação. Ainda assim, há a necessidade da construção de outras estratégias que ampliem as possibilidades de compartilhar e pensar sobre as práticas para além do atendimento aos usuários, mas que incluam a reflexão acerca da própria equipe. Além disso, aparece a necessidade de maior aproximação entre os serviços de saúde e as escolas, além do fortalecimento da rede intersetorial. Cabe ressaltar que, mesmo diante do sucateamento e precarização das condições de trabalho que vêm atingindo os serviços públicos, é visível o compromisso dos trabalhadores entrevistados com seus fazeres, com a população e com a luta contra o desmonte da saúde pública. Também, foi apontada a existência de um fluxo paralelo de encaminhamentos para médicos especialistas dentro da rede pública da região e o aumento de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista como resultado desses encaminhamentos, demonstrando a urgência e relevância da ampliação das discussões acerca da medicalização de crianças e adolescentes. Por fim, foi percebido ambiguidades no discurso dos trabalhadores que se posicionam de forma crítica e ao mesmo tempo, reproduzem discursos medicalizantes em passagens das entrevistas; isso não significa ausência de entendimento ou ignorância acerca do tema, mas aponta para a criação, nem sempre totalmente consciente, de saber feito a partir das ambiguidades que atravessam a própria realidade social que os entrevistados vivem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Música e processamento temporal em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-17) Carrer, Luiz Rogerio Jorgensen [UNIFESP]; Muszkat, Mauro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ADHD is one of the most all-embracing neurodevelopmental disorders involving cognitive and behavioral aspects with repercussion in many environments of life of children and their families like social interaction and academic performance, and also with frequent association with psychiatric comorbidities. In this sense, we think that music, with its playful and spontaneous, affective, motivational, temporal and rhythmic dimension can be of great help to study many aspects of temporal processing related to ADHD. In this work we study time processing with sounds and music in children with ADHD, evaluating how time perception and expression in music is related to the modulation of executive and inhibitory control of impulsive behaviors related to ADHD with the hypothesis that children with ADHD have differentiated performance when compared with children with typical development in tasks of time estimation, production, reproduction of time durations and temporal synchronization with music. Objectives: Develop a battery of sound and musical tasks to evaluate and correlate performance of children with ADHD, with and without use of stimulant medication, compared to a control group of children with typical development. Method: 36 participants aged 6 to 14 years where recruted at NANI-Unifesp, sub-divided into three groups with 12 children: without medication, with medication, and control group. Evaluation sheets and data collected with the computer recorded the participant's performance in the tasks. Place: Serene’s Music Cognition Laboratory. Instrument: The tasks of BAMT were divided into the following sections: spontaneous time; time synchronization; time estimation with simple sounds; time estimation with music, and time reproduction. Results: 1 - The performance of group ADHD/SM in the task of temporal synchronization with music was statistically lower than the control group and ADHD/CM only when task reaches 60 seconds of accomplishment. 2 - Performance of ADHD/SM in temporal estimation of simple sounds in short time intervals (30 ms) was statistically lower than the control and ADHD/CM groups. 3 - Performance of ADHD/CM was higher than the ADHD/SM group and control group in time estimated with music. 4 – In the task of comparison between musical excerpts of the same duration, ADHD group (with and without medication) considered as longest the track that contained largest number of notes with longer durations (track 7). While in the control group, duration was related to the density of sound stimuli (musical notes). BAMT may be a proposal integrating areas such as music therapy, neuroscience and cognition within musical approach in order to minimize the impact and repercussions of pedagogical and educational disorders through positive mediation of art.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil neuropsicológico de crianças com déficit atenção/ hiperatividade (tdah) com a bateria nepsy-ii(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-09-25) Dias, Maria de Fatima Ferreira [UNIFESP]; Rizzutti, Sueli [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento mais comum na infância e é associado a variáveis alterações perceptivas, cognitivos e comportamentais, constituindo assim um importante problema de saúde cujas implicações podem resultar em comprometimento na vida social, emocional, escolar e familiar. Em função da heterogeneidade das expressões clinicas deste transtorno, o diagnóstico de TDAH em crianças no meio clínico não é fácil. Nesse sentido, novos procedimentos de avaliação neuropsicológica no TDAH podem favorecer a precisão diagnóstica, especialmente em abordagem multidisciplinar. O objetivo deste estudo é avaliar o perfil neuropsicológico de crianças com TDAH em fase escolar por meio da Bateria de Avaliação Neuropsicológica NEPSY-II, além de avaliar quais subtestes desta bateria são mais sensíveis para detectar características típicas de crianças e adolescentes com esse transtorno. A amostra clínica foi composta por 30 crianças entre 6 a 14 anos (23 meninos e 7 meninas) com o diagnóstico primário de TDAH, pareada a uma amostra controle em relação à idade, gênero, tipo de escola e condição socioeconômica. O instrumento utilizado, composto de 32 subtestes avalia seis domínios: Atenção/Funções Executivas, Linguagem, Memória e Aprendizagem, Sensório-Motor, Percepção Social e Processamento Visoespacial. Os grupos foram comparados por meio dos escores brutos de todos os subtestes dos seis domínios. As crianças com TDAH apresentaram prejuízos significativos em relação às crianças do grupo controle nos seguintes domínios e subtestes associados: 1) Atenção/Função Executiva nos subtestes de Atenção Auditiva, Conjunto de Respostas, Classificando Animais, Fluência em Desenhos e Inibindo Respostas; 2) Linguagem nos subtestes Compreendendo Instruções, Produzindo Pseudopalavras e Produzindo Palavras; 3) Processamento Viso espacial no subteste Quebra Cabeça Imagens, Flechas e Copiando Desenhos; 4) Memória e Aprendizagem nos subtestes Lista de Palavras, Memória Narrativa, Memória para Faces e Memória para Lista de Palavras; 5) Sensório Motor no subteste Imitando Posição da mão, Precisão Viso-Motora e Tocando Ponta Dedos; 6) Percepção Social no subteste Reconhecendo Emoções. A curva Receiver Operating Characteristic (ROC) determinou o ponto de corte das variáveis estudas e evidenciou diferenças quanto ao grau de importância de cada subteste, incluindo os valores de sensibilidade e especificidade de cada um, analisado em relação à presença ou não diagnóstico do TDAH. Em suma, os resultados com a análise da curva ROC indicaram que os subtestes da bateria NEPSY-II com maior sensibilidade para discriminar sujeitos com TDAH e indivíduos com desenvolvimento típico foram nos domínios: Atenção Auditiva – omissão, Conjunto de Respostas- ação, omissão e inibição, Inibindo Respostas – Nomeação Erro Total, Fluência de Desenhos– estruturada, aleatória e escore total (domínio Atenção/Função Executiva); Compreendendo Instruções - escore total (domínio Linguagem); Lista de palavras - interferência recordação e repetição, Memória para faces (domínio Memória e Aprendizagem).
- ItemAcesso aberto (Open Access)A prática da atenção plena (mindfulness) como possibilidade de tratamento integrativo e complementar para adultos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão sistemática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Médici, Jackeline [UNIFESP]; Ribeiro, Alessandra Mussi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7373640456805525; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno psiquiátrico do neurodesenvolvimento muito comum na infância e que frequentemente persiste na idade adulta. A característica essencial do TDAH é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que afeta o funcionamento cognitivo, comportamental, emocional e social do indivíduo. Este transtorno possui uma prevalência de 4% a 7% entre as crianças e de 2,5% entre os adultos. Atualmente, as intervenções mais recomendadas envolvem a associação do tratamento psicológico combinado ao farmacológico. Os fármacos mais utilizados para o tratamento do TDAH são os psicoestimulantes, os quais podem levar a dependência, tolerância e promover efeitos adversos severos. Assim, novos tratamentos têm sido desenvolvidos para melhorar a eficácia da terapêutica para o TDAH, e neste caso as terapias alternativas e complementares (PICs) têm ganhado destaque. Deste modo, o presente estudo objetivou investigar os benefícios da prática da Atenção Plena (Mindfulness) como tratamento alternativo ou adjuvante para adultos com TDAH. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo e Medline. A partir da busca foram encontrados 16 artigos elegíveis. Todos os estudos mostraram, que independente dos protocolos de Mindfulness, a prática levou a uma melhora dos principais sintomas do TDAH, isto é, com as práticas de Atenção Plena houve diminuição da hiperatividade, divagação e desatenção. Além disso, todos os artigos que mediram clinicamente também sintomas de Depressão e de Ansiedade reportaram melhora nos sintomas após a MM.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Qualidade de vida de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e seus principais cuidadores(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-29) Andrade, Elisa Meireles [UNIFESP]; Rosário, Maria Conceição Do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7047019188515732; http://lattes.cnpq.br/9342708710818224; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ADHD is one of the most common psychiatric disorders in childhood and adolescence and if untreated can last into adulthood. Studies have shown that the presence of ADHD causes great academic, social, professional and quality of life commitment in the patients. Although some studies have shown that the quality of life of the ADHD patients primary caregiver also is committed, although no study has investigated the associations between quality of life scores of patients and their primary caregivers, taking into consideration their clinical and sociodemographic characteristics. Objectives: To address these gaps this study was developed with the objective to investigate the association between quality of life and severity of symptoms in ADHD patients and their primary caregivers, and to investigate the impact of pharmacological treatment after six months in ADHD children?s quality of life and their primary caregivers. Methods: 101 ADHD children and/or adolescents were interviewed in Psychiatry Unit for Children and Adolescents (UPIA) of the Federal University of São Paulo (UNIFESP) and their primary caregivers. There were also interviewed 26 children and / or adolescents without ADHD and their primary caregivers. All answered standardized research questionnaires on symptoms of ADHD; on family environment; psychiatric diagnoses and quality of life at UNIFESP São Paulo. Results: The results showed that ADHD caregivers had worse scores in all four domains of WHOQOL, compared with caregivers of controls and the self domain and school domain of quality of life were statistically worse in patients with ADHD, comparing with controls. There was association between social relations domain of caregivers? QoL and self domain of ADHD children. No significant differences were found after the pharmacological treatment in ADHD caregivers but the friends domain of ADHD children?s QoL showed significant improvement. Conclusion: It was found that caregivers of children with ADHD showed damage in all areas of their QoL compared to caregivers of healthy controls. Younger children with lower IQ, with less severe symptoms of ADHD and fewer comorbidities had better scores on QoL. The main caregivers of children and adolescents with ADHD with higher education, higher socioeconomic level and without any psychiatric disorder had higher QOL scores. After six months of drug treatment, only the friends domain of children?s QoL had significant changes, which reinforces the need for investment in psychoeducation, behavioral and psychosocial interventions for the whole family.
- ItemAcesso aberto (Open Access)TDAH, leitura e escrita: modelos neuropsicológicos e de invariâncias(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-20) Lúcio, Patrícia Silva [UNIFESP]; Moreira, Hugo Cogo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3049836001727444; http://lattes.cnpq.br/1034049862664412; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)An important research question focuses on the study of comorbidity among mental disorders. Different models have been developed to clarify this interrelation. Furthermore, the findings of studies that determine the prevalence of disorders in different populations generally use direct comparisons between the individuals that compose these populations. This study uses a neuropsychological model to demonstrate a predictive relationship between ADHD symptoms and difficulties of learning to read. In addition, it attests to the validity of the comparisons between subjects with and without ADHD through measurement invariance analysis. Thus, this dissertation is composed of two separate studies, both performed from a community sample of children and adolescents with normal estimated IQ (?70) belonging to 66 public schools of São Paulo and Porto Alegre. Participants (n = 1857; 6-15 years; 47% female) were evaluated in reading, spelling, working memory (visuospatial and verbal), and a forced choice task BIP (2C-RT). ADHD symptoms were evaluated by the DAWBA. Study 1 aimed to investigate the mediation effect of a measure of stimulus discriminability (mean drift) in the relationship between the symptoms of ADHD and reading skills. Sex, socioeconomic status, and memory (verbal and visuospatial) were covariates, and age was the moderator. In a moderated-mediation model, the stimulus discriminability mediated the effect of ADHD symptoms on reading and this indirect effect was moderated by age (the effect was greater among younger children). The findings support the hypothesis that ADHD and reading skills are linked, in young children, for a neuropsychological deficit related to stimulus discrimination capacity. Study 2 aimed to evaluate the invariance of reading and spelling measures between subpopulations of ADHD and typically developing children. The study included 1,935 children with and without ADHD diagnosis (47% girls; 11% ADHD). The invariance of the measurement was investigated by factor analysis for multiple groups (MGCFA) and differential item functioning (DIF) via MIMIC models. Through both methods, the invariance of the reading and spelling measures was certified, demonstrating the comparability of groups of children with and without ADHD in these tasks. The impact of this study for future research on the relationship between reading and spelling skills and the symptoms of ADHD is discussed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A terapia walloniana integrativa na intervenção do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-04-29) Oncalla, Simone Alarcon [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; http://lattes.cnpq.br/5560742300583327; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo desta pesquisa teve como objetivo avaliar o resultado de uma nova prática clínica, apoiada no referencial teórico de Henri Wallon, associada ao tratamento medicamentoso com metilfenidato em crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foi realizado um estudo cego, de caráter metodológico casuístico, em que foram comparados os resultados da pré e pós-avaliação neuropsicológica por meio dos testes CPT, AWMA, BRIEF e CBCL. Estes testes, que medem os indicadores de desatenção, impulsividade, tempo de reação, memória operacional, planejamento, monitoramento, índices de metacognição e autorregulação, foram aplicados a dois grupos: grupo 1 (20 crianças de 7 a 11 anos), que receberam medicação associada à intervenção terapêutica (20 sessões), e grupo 2 (13 crianças de 7 a 11 anos) somente medicadas. Após 5 meses de tratamento, os resultados estatísticos comparativos entre os dois grupos mostraram diferenças estatísticas quantitativas dos índices de melhora dos aspectos comportamentais e cognitivos das crianças do grupo 1 sobre o grupo 2, somente medicadas. Uma ficha de registro de observação de atividade lúdica (FROAL), preenchida pela terapeuta e questionários de comportamentos preenchidos por pais e professores, desenvolvidos para avaliar e acompanhar o processo terapêutico, também revelaram alterações qualitativas no desempenho do grupo 1. A técnica terapêutica revelou-se promissora, junto à terapia farmacológica, em vários aspectos neuropsicológicos avaliados objetivamente, que revelaram alterações significativas nos vários domínios funcionais do grupo 1.
- ItemSomente MetadadadosTranstorno do Défict de Atenção/Hiperatividade e a dinâmica familiar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Colonelli, Vera Lucia Lima Ladeira [UNIFESP]; Rizzutti, Sueli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1441896240736591; http://lattes.cnpq.br/8798481585920893; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder characterized by deficits of neurological basis that causes the absence of inhibition and self-control. The diagnosis is often clinic and based on three categories of symptoms: lack of attention, impulsivity and hyperactivity based on the Diagnosis and Statistic Manual of Mental Disorders (DSM-IV). The role of genetics and environmental factors in the etiology of ADHD has already been discussed in the literature. Objective: The objective is to understand and describe the presence of psychosocial risks in the family dynamic that can contribute to the development and maintenance of ADHD. Method: method qualitative through semi-directed interviews with the parents based on the model of family therapy created by Salvador Minuchin. The sample was composed of 15 families of children between 6 and 12 years old, who had gone through a multidisciplinary diagnostic evaluation in the Ambulatory of the Children Neuropsychological Center (NANI). They presented positive results for ADHD: inattentive type, hyperactive/impulsive and the combined type, without the presence of comorbidities. Results: The results of the interviews have permitted the understanding and the description of risk factors present in the family dynamics to the development of ADHD. These factors are: deficient family structure with the indefinition of parental roles, bonding fragility, lack of clear limits, family rows caused by the child’s behavior, painful family histories of the parents origin that can interfere in the formation of a positive bonding in the family. Final Considerations: In the families with a functional dynamic, which is with the presence of parental care, clear and flexible definition of parental roles, expression of feelings, affection security, parents as authority figures are not enough to inhibit ADHD but they function as protection factors to the development of the disorder. The evaluation of these factors is important because they can contribute to the family treatment.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso do cloridrato de metilfenidato em unidade infantil da rede pública de santos: remediando a desmedida(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-26) Silva, Maria Jose da [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8635317893278680; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In recent years, an expansion of the use of methylphenidate hydrochloride has been occurred, the active ingredient in Ritalin, known as the "drug of obedience." It is a central nervous system stimulant that increases alertness and reduces impulsiveness and hyperactivity in patients with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). According to Ortega et al. (2010) worldwide, methylphenidate is a stimulant that has larger consumer demand compared to the sum of all other stimulants. Its connection to ADHD has been a determinant justification for such growth. The medicalization of childhood and the medicalization in life, according to the literature, are inserted in the contemporary context of the bio-identities constitution and the physicalist view of mental distress. The present study aimed to analyze the demand of the drug methylphenidate in children from 6 to 10 years old within 2008 and 2012, in child health unit of the public health network in Santos, to clarify how this medication was used and its relation with the ADHD treatment. It was a case study of a quantitative-qualitative approach, conducting semi-structured interviews with professionals in Centro de Valorização da Criança da Região Central Histórica (psychologist, speech therapist, therapeutic companion, social worker and psychiatrist) consulting medical records of this unit. The interviews were analyzed using content analysis, that is, the thematic technique. According to this method, parts of the interviews were selected as stated in the categories derived from the interview script. It was allowed through these parts to identify core meaning which consequently enabled the elaboration of general themes, being launched on a systematic framework. The quantitative data obtained from the medical records were organized into a table and subjected to statistical analysis. The results showed critical professionals about the diagnosis of ADHD and its pharmacological treatment with reduction in the use of Ritalin, however with a tendency to substitute it for another drug, Risperidone. It was hypothetically suggested that we live in a hubris time in which adjustment efforts occur.