Navegando por Palavras-chave "Surdo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Artes Visuais e Arte Contemporânea: um diálogo com a educação de surdos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-16) Patricio, Monica Garcia; Garrutti-Lourenço, Érica Aparecida; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; http://lattes.cnpq.br/9908811786343542Esta pesquisa evidencia as contribuições das artes visuais e da arte contemporânea no processo de conhecimento do aluno surdo sobre si e como sujeito de experiência visual, baseados nos princípios da teoria histórico-cultural. Objetivou-se, primeiramente, mapear as produções científicas sobre o tema e o ensino de artes visuais para surdos junto aos bancos de pesquisas online Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Na sequência, priorizou-se conhecer a visão dos professores sobre a participação de crianças surdas e o que dizem sobre si, em propostas de artes visuais no cotidiano de sala bilíngue. Como forma de coleta de dados, além do mapeamento, que indicou cinco trabalhos acadêmicos sobre artes visuais e aluno surdo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dois professores, sendo, uma delas, a professora bilíngue de uma turma formada por 11 crianças surdas e, o outro, o professor especialista em arte da escola. Os resultados da entrevista revelaram que, dos 11 alunos surdos, 10 deles chegaram à escola de Ensino Fundamental I sem conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nas entrevistas, é evidenciado o uso de imagens nos planos de aulas, obras de arte e recursos tecnológicos como apoio para o ensino-aprendizagem das crianças surdas, além das saídas pedagógicas, tendo como objetivo a ampliação do repertório dos alunos. Nos processos artísticos com as crianças, o professor de arte revela fundamentos da arte contemporânea, proporcionando uma abertura maior na construção de experiências estéticas, significativas e de maneira autoral. O trabalho coletivo é outro aspecto destacado na atuação do professor de arte e da professora bilíngue. Em geral, a pesquisa reflete sobre as diversas possibilidades no diálogo entre as artes visuais e a arte contemporânea como ferramenta de expressão e compreensão do mundo pelas crianças surdas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Discursos sobre a surdez do sujeito patológico ao sujeito de cultura: um paradoxo da inclusão?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-04) Silveira, Tatiane De Lima [UNIFESP]; Revah, Daniel [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis thesis aims to reflect about the following question: what is the subject-position of the deaf child in the speech of teachers of Bilingual Education Schools for the Deaf Children and Regular Schools? To answer this question, a semi-structured interview was conducted with focus on spontaneously spoken words that, according to teachers, are directly related to the word deafness. The vernaculars were tabulated, and the interview recorded and transcribed. Discourse analysis was performed using an interpretation method of configuration signifiers and discursive chains related to deafness, based on their socio-historical context. The research was carried out with 10 teachers from a Municipal School of Bilingual Education (EMEBS) and another 10 teachers from 3 Municipal Schools (in a Center for Early Childhood Education, a Municipal School of Early Childhood Education and a Municipal Elementary School), all from Sao Paulo City. Thus, this study contributes to understand how deaf people are seen and how they are included at school environment. There were speeches with multifaceted views about deaf people. Such representations pass through the following deaf subject-position: pathological, bilingual and cultural; showing that these discourses are linked to historical conceptions about what would be the best methodology to educate the deaf: oralism, bilingualism and what will be called “culturalism” here. Throughout the analysis, it was possible to notice that while deaf people are included, they are excluded and when they are excluded, they can see themselves included. That is the inclusion paradox.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Importância da escrita de sinais acoplado ao Ensino de Libras na ótica dos professores de uma escola bilingue para surdos na Cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2016) Almeida, Maria Lucia Garcia de; Araújo, Pola Maria de; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/2974525500021107; http://lattes.cnpq.br/0301842010739909Recognized as a language, the Brazilian Sign Language (LIBRAS) has its writing characterization and therefore must be considered in deaf education so that they can acquire their first language in written form and this could enable the empowerment that allows communication among their peers and the listener community skilled in LIBRAS. The purpose of this study includes: to analyze the conceptions about sign writing in the process of LIBRAS teaching together with sign writing; to characterize the participants of the research, to analyze conceptions of the education professionals that work with deaf students, to focus on the relevance of sign writing for deaf bilingualism and to develop a proposal for the Libras teaching and learning process. The methodology involved teachers and was developed in three periods: a semi-structured questionnaire application (with the purpose to know the participants and investigate the knowledge they have in LIBRAS), to develop a LIBRAS teaching program; the application of a semi-structured questionnaire (to register the opinion of participants about sign writing focused during the classes).The process of data analyses was quantitative ( (evaluation of research contents that were given to professionals that work with deaf student and that communicate using LIBRAS) and qualitative (skimming of data from questionnaires that allowed synthesis of teachers answers). The analysis showed that bilingualism is important at schools. Furthermore, it pointed out a clear necessity to identity the deaf community and its right to a learning process qualitatively adequate to its potentialities. With the purpose of providing a tool, from the results of this research, we could develop the final product, that is a bilingual manual portuguese - LIBRAS that could be used as a mini-dictionary. Thus, the present study aims not only to tangent the subject matter, but to bring it to the academic discussion to strengthen the already studied topic about the importance of using Sign Writing as a first language acquisition method for the deaf student in bilingual education.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linguagem, interação e cultura : um olhar com foco na educação infantil bilíngue para surdos(2018-06-28) Moreira, Tarsila Nunes de Andrade [UNIFESP]; Lourenço, Érica Aparecida Garrutti de [UNIFESP]"Este estudo tem por objetivo compreender o processo de aquisição de linguagem por crianças surdas. Contando com uma fundamentação teórica sobre aquisição de linguagem e particularidades da educação de surdos, consiste numa pesquisa de campo, em que foi observada, à partir de um roteiro e por sete meses, em períodos específicos durante dois anos, a rotina de uma turma de Educação Infantil bilíngue -Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa - com crianças surdas, buscando indícios reais do que foi pesquisado na teoria. Os dados coletados foram registrados em um diário de campo e integraram o corpo da pesquisa, bem como entrevistas, focando em questões pedagógicas e formação de professores, com os respectivos professores da turma, coordenadora e diretora da instituição. Como resultado, temos um entendimento mais aprofundado do desenvolvimento da linguagem e cognição em crianças surdas que tenham contato com a língua de sinais já nos primeiros anos de vida, buscando melhorias para propiciar um crescimento saudável, em termos de cognição, comunicação e identidade. Foi observado, e pesquisado em teoria, a importância de um ambiente bilíngue e culturalmente preparado, para desenvolvimento identitário, linguístico e cerebral. No caso dos surdos, a instituição escolar, como mostra a presente pesquisa, é o meio que proporcionará as vivências fundamentais para a construção identitária e cognitiva da criança."