Navegando por Palavras-chave "Surdez"
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- ItemSomente MetadadadosAnálise da estruturação de frases em deficientes auditivos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1994) De Angelis, Marisa Braz [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo para auxiliar ingressantes surdos e ouvintes do ICT-UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Bueno, Victor Antonio [UNIFESP]; Cappabianco, Fábio Augusto Menocci [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7438076121387151A entrada no universo acadêmico é um desafio para ingressantes de diversas universidades e para ser enfrentado uma solução é o uso da comunicação para obter informações. Se para um estudante sem deficiências isto não é tarefa fácil, imagine para um discente surdo que acaba de entrar em um novo mundo onde a maioria das pessoas não falam sua língua. A fim de auxiliar tanto os ingressantes surdos como os ouvintes do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, um aplicativo móvel foi desenvolvido para que a disseminação de informação dentro da universidade seja expandida, permitindo que discentes, docentes e servidores contribuam com o projeto publicando informações através de um site que alimenta o banco de dados consumido pelo aplicativo móvel. A implementação do sistema se deu após uma pesquisa realizada com diversos membros da Universidade Federal de São Paulo, feita para entender quais eram as necessidades e dificuldades dos ingressantes.
- ItemSomente MetadadadosAspectos comunicativos, motores e cognitivos do desenvolvimento de crianças deficientes auditivas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Amemiya, Erica Endo [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]Objetivos: Investigar o desempenho de um grupo de criancas com deficit de audicao nos diferentes dominios: Comunicacao-Emissao, Comunicacao-Recepcao, Aspectos Motores e Aspectos Cognitivos da Linguagem. Metodos: A oProposta de sistematizacao de dados da avaliacao fonoaudiologica atraves da observacao de comportamentos de criancas de 0 a 6 anoso foi aplicada em 109 criancas, 60 criancas ouvintes com desenvolvimento tipico e 49 criancas com perda auditiva neurossensorial de grau severo a profundo bilateral, para verificacao dos desempenhos nos dominios Comunicacao u Emissao e Recepcao, Aspectos motores e Aspectos Cognitivos da Linguagem com previsao de respostas de presenca. O Teste Exato de Fisher foi aplicado para obter o p de cada dominio, para a analise de p das respostas dos dominios foi realizado o Teste Mann-Whitney. Para as respostas dos comportamentos das criancas deficientes auditivas e ouvintes considerou-se a distribuicao de mediana. Para cada crianca foi calculado o indice de desempenho na Comunicacao u Emissao e Recepcao, Aspectos Motores e Aspectos Cognitivos da Linguagem. Os indices foram analisados da seguinte forma: (numero respostas presentes em cada dominio/numero de comportamentos avaliados)x100. O nivel de significancia adotado foi de 5%. Resultados: Em todas as faixas etarias, encontramos desempenho inferior de criancas deficientes auditivas quando comparadas as criancas ouvintes no dominio Comunicacao-Emissao. O dominio Comunicacao-Recepcao apresentou diferencas significantes (p<0,05) a partir da faixa etaria de 12 a 23 meses ate a faixa de 60 a 71 meses. O dominio Aspectos Cognitivos da Linguagem apresentou diferenca significante (p<0,01) entre criancas deficientes auditivas e ouvintes da faixa etaria de 24 a 35 meses em diante. No dominio Aspectos Motores foi observada diferenca significante (p<0,01) apenas nas duas ultimas faixas etarias de 48 a 59 meses e 60 a 71 meses. Conclusoes: Este estudo permitiu a caracterizacao das criancas deficientes auditivas em seu processo de aquisicao/desenvolvimento da linguagem expressiva, emissiva, aspectos cognitivos da linguagem e aspectos motores. Assim, pretendemos favorecer a avaliacao diagnostica bem como a avaliacao interventiva que propiciara decisoes de conduta na equipe multidisciplinar e acompanhamento do desenvolvimento destas criancas
- ItemSomente MetadadadosAvaliação da discriminação vocal em uma população de crianças com deficiência auditiva(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1988) Borges, Alda Christina Lopes de Carvalho [UNIFESP]; Mangabeira-Albernaz, Pedro Luiz [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação dinâmica e interdisciplinar na deficiência auditiva em ambulatório público: relato de caso(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009-01-01) Gomes-Machado, Maria Luiza [UNIFESP]; Soares, Alexandra Dezani [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio FaciaisThe aim of this study was to describe the effects of the interdisciplinar dynamic clinical assessment in a case attended at the Research Ambulatory of Language in Hearing Disorders of the São Paulo Hospital - Federal University of São Paulo. It is describe the case of a 26-year-old woman who presented sudden bilateral deafness, as a result of Cogan's syndrome - which also affects the vision. When the intervention process began, the patient had restricted orofacial reading, difficulty to communicate with her family, social isolation and depressive symptoms. The dynamic assessment based on interactivity and humanistic listening provided conditions for the patient to improve her communication, self-concept and social interaction. From this perspective, it was noticed that, with only ten sessions of intervention, therapeutic effects were operated, therefore breaking the classic assessment/intervention dichotomy at different moments.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do resultado de implante coclear em perdas auditivas pós-meningite(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-03-29) Britto, Fernanda Carneiro Corujeira de [UNIFESP]; Cruz, Oswaldo Laercio Mendonça [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3152241414526004; http://lattes.cnpq.br/5549090058807804; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Analisar os resultados audiológicos do implante coclear em pacientes com perda auditiva pós-lingual secundária a meningite bacteriana, bem como compará-los com os resultados nas perdas auditivas por outras etiologias. Métodos: Trata-se de uma estudo retrospectivo, do tipo caso-controle, no qual foram avaliados 22 pacientes com surdez pós-lingual, submetidos à cirurgia de implante coclear, sendo 11 com suspeita diagnóstica de meningite bacteriana (casos) e 11 com outro tipo de etiologia (controles). Os pacientes foram avaliados quanto aos limiares auditivos, com a média tri-tonal, índice de reconhecimento de palavras e de sentenças em conjunto fechado e aberto, no período pré-implante coclear e após a ativação do mesmo (6, 12 e 24 meses). Resultados: Não foi observada diferença com significância estatística nos resultados audiológicos e no s testes de desempenho de fala entre os grupos, após a cirurgia do implante coclear. Conclusão: A surdez pós-meningite, por si só, não parece estar relacionado um pior desempenho com implante coclear.
- ItemSomente MetadadadosAvaliação fonoaudiológica: uma proposta para a seleção de pacientes candidatos ao programa de implantes coclear(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1989) Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Mangabeira-Albernaz, Pedro Luiz [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosAvaliacão objetiva e subjetiva do benefício das próteses auditivas em adultos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Almeida, Katia de [UNIFESP]; Mangabeira-Albernaz, Pedro Luiz [UNIFESP]O presente trabalho teve como objetivos avaliar, por meio de procedimentos objetivos e subjetivos, o beneficio derivado do uso de proteses auditivas, analisando comparativamente os resultados e estudar as relacoes existentes entre as medidas subjetivas e objetivas de beneficio. Com esta finalidade, 34 individuos adultos usuarios de proteses auditivas, dos sexos feminino e masculino, na faixa etaria de 19 a 83 anos, foram reunidos em dois grupos, de acordo com a experiencia previa com o uso da amplificacao, tendo sido submetidos antes e apos a adaptacao da protese auditiva, a procedimentos objetivos como ganho funcional, indice percentual de reconhecimento de fala, limiar de reconhecimento de sentencas no silencio e no ruido, e subjetivos, como a aplicacao de dois questionarios de auto-avaliacao: o APHAB e o HHIE/A. Os resultados revelaram que houve diferencas estatisticamente significantes entre as condicoes sem e com protese auditiva, indicando melhor desempenho em todos os procedimentos com o uso da amplificacao. Nao ocorreram diferencas estatisticamente significantes nos valores de beneficio objetivo e subjetivo obtidos para usuarios experientes e inexperientes, indicando que a experiencia previa nao e fonte de variabilidade. Contudo, constatamos a ocorrencia de algumas correlacoes fracas, porem estatisticamente significantes, entre algumas medidas objetivas e subjetivas. Recomendamos, desse modo, a utilizacao destes procedimentos para a avaliacao de beneficio, no processo de selecao e adaptacao de proteses auditivas em individuos adultos
- ItemSomente MetadadadosAvaliação pedagógica de crianças deficientes auditivas em programas de audiologia educacional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1995) Rizkallah, Zakie Yazigi [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosAvaliação psicológica dos aspectos afetivo-emocionais e intelectuais em uma população de crianças com surdez neuro-sensorial profunda(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1990) Kuhn, Ana Maria Baccari [UNIFESP]; Mangabeira-Albernaz, Pedro Luiz [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Barreiras e facilitadores para a assistência a mulheres surdas na gestação, parto e puerpério: uma revisão narrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Hanai, Carolline de Souza [UNIFESP]; Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3496625318980062; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho traz uma discussão sobre as mulheres surdas e como se dá o atendimento e acolhimento delas nas assistências de saúde no processo de gestação, parto e puerpério. Promovendo uma reflexão sobre serviços de saúde mais acessíveis e inclusivos e discutindo barreiras e facilitadores encontrados no acolhimento das mulheres através de uma pesquisa narrativa descritiva-analítica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar na relação entre mães ouvintes e filhos surdos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Goldfeld, Marcia [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]O objetivo do presente estudo foi verificar como ocorre a organizacao da brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos e as mudancas ocorridas no decorrer de um ano. Como objetivos especificos o estudo procurou pesquisar como a brincadeira entre maes ouvintes e filhos surdos pode ser avaliada, se a avaliacao da brincadeira pode ser um bom parametro para analisar o desenvolvimento global da crianca e, por ultimo, como a equipe que atende a crianca surda pode agir em relacao ao brincar e a orientacao aos pais. A amostra foi construida por seis criancas com perda auditiva neurossensorial de moderada a profunda, de I ano e 6 meses a 4 anos e 5 meses e suas maes ouvintes, todos de classe cultural e socio-economica baixa. As duplas foram gravadas em videocassete em tres momentos, com intervalo de seis meses entre cada gravacao. Apos a coleta e observacao dos dados foi elaborada a avaliacao especifica, e como resultado foram determinados os seguintes criterios de analises: - tipo de atividade relacionada ao grau de dificuldade; - atencao e interesse da crianca e os recursos utilizados pelas maes para promover estes itens; - negociacao da orientacao da brincadeira entre mae e filho; - coordenacao do olhar da crianca entre a mae e o brinquedo; - os codigos utilizados pela dupla; - possibilidade de utilizar a linguagem para criar situacoes imaginarias. A analise dos protocolos permitiu concluir que: - as criancas observadas sofrem atraso de linguagem; - as maes ouvintes apresentaram dificuldade para brincar e se comunicar com seus filhos surdos; - algumas criancas surdas nao tiveram iniciativa, ou tiveram pouca, para se comunicar com suas maes ouvintes; - a utilizacao da LEBRAS facilitou a brincadeira e a comunicacao entre maes ouvintes e filhos surdos, a coordenacao do olhar da crianca surda entre o interlocutor e os brinquedos foi essencial para o sucesso da brincadeira e nao foi determinada apenas pelo grau da perda auditiva, mas, principalmente, pela qualidade da interacao; - a principio as maes ouvintes orientaram a brincadeira e, com o desenvolvimento, algumas crianca tambem puderam desempenhar este papel; - a orientacao aos pais permitiu que cinco das seis duplas modificassem sua forma de brincar
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competência de leitura em alunos surdos inclusos na rede regular de ensino(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-01-26) Luccas, Marcia Regina Zemella [UNIFESP]; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To evaluate the efficacy of reading in hearing impaired or deaf students included in schools of the local regular education network. Methods: analytical observational study conducted with 35 students with sensorineural hearing loss of varying degree, with and without teaching aids, and 71 age- and series-matched listeners. All subjects underwent the Competence Test of Words Reading-TCLP 1.2, Picture Naming Test by Choice of Words-TFN 1.1 and Competence Test of Sentence Reading-SRT 1.2. Results: The deaf or hearing impaired students included in regular education network obtained different results listener students. In the test of Competence Test of Words Reading-TCLP, listeners obtained an average hit rate of 84.5%, while the deaf students obtained 68.8% of accuracy (p=<0,001). Regarding to the Picture Naming Test by Choice of Words-TFN, following average accuracy was observed: 91.6% for listeners, hearing impaired or deaf, 73%(p=<0,001). As for the Competence Test of Sentence Reading-TCLS, listeners achieved an average of 75.7% and the hearing impaired or deaf, 42.9% (p=<0,001). There was no statistically significant difference between deaf and hearing impaired students who attend the support and follow-up class at inclusion and the hearing impaired or deaf students in regular classes only (p=<0,001). Conclusions: The hearing students showed significant difference in reading competence in the three tests presented compared with deaf or hearing impaired ones. We can assert that the hearing students have a good rating on levels of correlation, while the deaf show regular classification. This result points to a failure in the education of the latter in the regular education network.
- ItemSomente MetadadadosDa avaliação da função vestibular em pacientes com perda induzida pelo ruído: pesquisa à vectoeletronistagmografia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Castro, Jair de Carvalho e [UNIFESP]; Ganança, Maurício Malavasi [UNIFESP]Diversas consequencias de exposicao cronica a ruidos sobre o organismo humano sao conhecidas, entretanto, as alteracoes vestibulares decorrentes dessa exposicao foram tema de poucos estudos. O objetivo da presente pesquisa e verificar se os pacientes com perda auditiva induzida pelo ruido (PAIR) tem alteracoes de funcao vestibular quando analisados por meio de vectoeletronistagmografia. Este estudo analisou um grupo de 45 pacientes com perda auditiva induzida pelo ruido na faixa etaria de 24 a 60 anos por meio de anamnese, exame otorrinonaringologico, audiometria tonal e vocal, pesquisa do equilibrio estatico e dinamico, pesquisa de nistagmo e vertigem de posicao e vectoeletronistagmografia (VENG). A idade media do grupo estudado foi de 34,5 anos 7,5) e o tempo medio de exposicao ocupacional a ruidos foi de 9,9 anos 4,9). Apresentavam queixa de tonturas 55,6 por cento dos pacientes (25 casos) e 66,7 por cento de zumbidos (30 casos). Esses sintomas estiveram associados em 42,2 por cento dos pacientes (l9 casos). O exame VENG evidenciou que 31,1, por cento (l4 pacientes) apresentavam sindrome vestibular periferica irritativa e 13,3 por cento (6 pacientes) sindrome vestibular periferica deficitaria, representando uma prevalencia total de 44,4 por cento de disturbios vestibulares. Apresentaram uma maior prevalencia de disturbios vestibulares os pacientes com queixas de tontura (60 por cento) e zumbidos (56,7 por cento), em relacao aos que nao apresentavam essas queixas. Uma prevalencia elevada (73,9 por cento) de disturbios vestibulares foi observada nos pacientes com associacao das queixas de tontura e zumbidos. Observou-se uma tendencia de correlacao entre o grau de perda auditiva e a prevalencia de disturbios vestibulares, visto que 35,3 por cento (6 casos) dos pacientes com perda Grau I e 50 por cento (11 casos) dos pacientes com perda Grau II apresentavam disturbios vestibulares, Nao foi observada uma tendencia de correlacao entre a prevalencia de disturbios vestibulares e o tempo de exposicao a ruidos. Diante do observado concluimos que parcela relevante dos pacientes com PAIR apresentam alteracoes de funcao vestibular
- ItemSomente MetadadadosDefiCiência auditiva progressiva em criancas e jovens: prevalencia das hipoteses etiologicas e caracteristicas audiologicas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Pupo, Altair Cadrobbi [UNIFESP]Este estudo teve como objetivo verificar a prevalencia das hipoteses etiologicas e dos achados audiologicos em um grupo de criancas e jovens Deficientes auditivos, que tiveram, ao longo de suas vidas, perdas auditivas neurossensoriais progressivas. Foram selecionadas 30 criancas e jovens com perda auditiva neurossensorial, congenita ou adquirida, com quaisquer configuracao e grau de perda auditiva, que apresentaram piora no limiar auditivo de pelo menos 15 dB em duas ou mais frequencias, em pelo menos uma orelha. Foram excluidos todos os casos que apresentavam alteracoes no ouvido medio que justificassem a progressao ou flutuacao da perda. As perdas auditivas progressivas foram caracterizadas segundo a ecologia, a configuracao audiometrica da progressao, o grau da perda auditiva antes e depois da progressao, a uni ou bilateralidade da progressao, a simetria ou assimetria da progressao, o padrao de variacao do limiar (progressiva, flutuante, flutuante/progressiva ou estavel) e a piora no reconhecimento dos sons da faia decorrente da progressao. Os resultados mostraram que a causa presumida genetica de disacusia neurossensorial progressiva foi predominante, seguida pelas causas presumida indeterminada, multifatorial, rubeola, meningite e metabolica, em ordem decrescente de predominancia. Houve diferencas significantes entre os limiare tonais da primeira e da ultima audiometria nas frequencias estudadas, com propensao maior nas frequencias 1, 2, 3 e 4 kHz. Houve predominancia da progressao da perda auditiva em pacientes com perda moderadamente severa e severa. Constatou-se tendencia da progressao ocorrer bilateralmente. Quando ocorreu unilateralmente, a tendencia foi a progressao na orelha com melhore limiares tonais. A progressao ocorreu de forma simetrica ou assimetrica. No entanto, quando ocorreu de forma assimetrica, a tendencia foi progressao maio nas frequencias com limiares tonais melhores. Houve predominancia de casos com padrao de variacao da perda auditiva, progressiva e flutuante/ progressiva, constatou-se tendencia de ocorrer o mesmo padrao de variacao em ambas as orelhas
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diabetes mellitus associado à mutação mitocondrial A3243G: freqüência e caracterização clínica(Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 2007-06-01) Salles, João Eduardo Nunes [UNIFESP]; Kalinin, Larissa Bresgunov [UNIFESP]; Ferreira, Sandra Roberta Gouvea [UNIFESP]; Kasamatsu, Teresa [UNIFESP]; Moises, Regina Celia Mello Santiago [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Maternal inherited diabetes and deafness (MIDD) has been related to an A to G transition in the mitochondrial RNA Leu (UUR) at base pair 3243. The prevalence of MIDD in the diabetes population ranges between 0.5-3.0% depending on the ethnic background. AIM: To examine the frequency and clinical features of diabetes associated with this mutation in Brazilian patients with glucose intolerance. METHODS: The study population comprised: 78 type 1 diabetic subjects (group I), 148 patients with type 2 diabetes (group II), 15 patients with either type 1 or type 2 diabetes and hearing loss (group III) and 492 Japanese Brazilians with varying degrees of glucose intolerance. DNA was extracted from peripheral blood leucocytes and the A3243G mutation was determined by PCR amplification and Apa 1 digestion. In some individuals DNA was also extracted from buccal mucosa and hair follicles. The 3243 bp mutation was found in three individuals, all from group III, resulting in a prevalence of 0.4%. These subjects had an early age of diagnosis of diabetes, low or normal body mass index and requirement of insulin therapy. In conclusion MIDD is rare in our population and should be investigate in patients with diabetes and deafness.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação de surdos na rede municipal de São Paulo – Uma análise da proposta bilíngue após a criação das EMEBS(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-28) Almeida, Aldeis Paula de [UNIFESP]; Vieira, Claudia Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0791754239372678; https://lattes.cnpq.br/4664276685034733Criadas no ano de 2011, as EMEBS são frutos da luta da comunidade surda pelo reconhecimento de seus direitos linguísticos. Esta pesquisa revisitou as bases teóricas que estruturaram a proposta de educação bilíngue para surdos da Rede Municipal de Ensino da capital de São Paulo, bem como os aspectos legais que nortearam a sua implementação. Propôs verificar os impactos da criação das EMEBS sobre o atendimento educacional oferecido aos surdos e as relações entre os documentos oficiais e a prática bilíngue dentro das escolas. Para tanto, houve a escuta dos atores envolvidos na proposta. A partir dos dados obtidos foram determinadas três categorias de análise para esta dissertação: a formação dos docentes, o lugar que a Libras ocupa na escolarização dos surdos e a relação dos educadores com os materiais produzidos para orientação e apoio da prática em sala de aula. Os dados revelaram a dificuldade de estabelecimento de uma identidade verdadeiramente bilíngue e o diálogo enfraquecido entre os documentos orientadores e as práticas. As formações oferecidas por SME pouco reverberam nas escolhas metodológicas dos professores e não se conectam com as reais necessidades das escolas. As práticas bilíngues se resumem a experiências isoladas, pois a maioria dos professores resiste em desenvolver a proficiência em Libras e insiste em repetir concepções oralistas que reduzem a Libras a um instrumento para o ensino do português. As escolas ainda estão em busca da constituição da identidade bilíngue paulistana diante da nova configuração do público atendido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito de fármacos ototóxicos na audição de recém-nascidos de alto risco(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010-01-01) Camara, Marília Fontenele e Silva; Azevedo, Marisa Frasson de [UNIFESP]; Lima, José Wellington de Oliveira; Sartorato, Edi Lúcia; Universidade de Fortaleza; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)PURPOSE: To calculate the incidence of sensorineural hearing loss (SNHL), to verify if there is a causal association between the use of ototoxic drugs and SNHL, and to establish the frequency of genetic mutations related to SNHL in high risk newborns. METHODS: The study was a retrospective and prospective cohort research with 250 children. Data was gathered from subjects' charts and with their caregivers. Moreover, subjects were submitted to auditory evaluation with distortion product otoacoustic emissions, timpanometry, visual reinforcement audiometry, auditory brainstem response and transient otoacoustic emissions. The study of the genetic mutation 35delG, and the mitochondrial mutations A1555G and A7445G was essential to evaluate the possibility that SNHL had a non-syndromic genetic origin. The association between the medicine use and the occurrence of hearing loss had been analyzed. RESULTS: The incidence of SNHL in high risk newborns was 11.6%, and causal associations between SNHL and the drugs administered were: amikacin and cefotaxime (OR=5.35), cefotaxime and furosemide (OR=7.02), ceftazidime and vancomycin (OR=9.12). The frequencies of the mutation 35deIG and mitochondrial mutations A1555G and A7445G were, respectively, 0.8% and 0%. CONCLUSION: The incidence of SNHL in high risk newborns was high, showing an important causal relation with the use of ototoxic drugs and a small relation with genetic mutations.
- ItemSomente MetadadadosO efeito de um método de terapia de voz na qualidade vocal e na inteligibilidade da fala de indivíduos surdos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Bommarito, Silvana [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosEmissoes otoacusticas no diagnostico precoce de defiCiência auditiva em recem-nascidos de alto risco(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Tiradentes, Juliana Bicalho [UNIFESP]Introdução: A defiCiência auditiva acomete cerca de 15 por cento de todos os deficientes no Brasil - mais de 1 milhao de pessoas - e 17,6 por cento dos bebes portadores de fatores de risco. A prevalencia entre todos os bebes e de 20 a 30 por 1000, detectados em torno dos 4 anos de idade no Brasil e aos 3 anos nos paises desenvolvidos. Sua deteccao precoce permite iniciar o trabalho terapeutico em tempo habil para facilitar um melhor desenvolvimento social, psiquico e educacional da crianca. OBJETIVO: Testar a acuracia do teste de Emissoes Otoacusticas no diagnostico precoce de defiCiência auditiva em recem - nascidos de alto risco. Paralelamente, comparar o desempenho da Emissao Otoacustica com a Audiometria de Tronco Cerebral (ABR) para a deteccao de defiCiência auditiva. METODO: O modelo de estudo escolhido foi o Teste de Acuracia. O estudo sera desenvolvido em bercarios e os criterios de inclusao para a entrada dos recem nascidos serao os fatores de risco para defiCiência auditiva segundo o Comite Americano sobre Perdas Auditivas (Joint Commitee on Infant Hearing, 1994). Os procedimentos realizados serao: Screening EOA-T (Emissoes Otoacusticas Transitorias) e Screening ABR ( Audiometria de Tronco Cerebral). O ABR sera considerado, para este estudo, o metodo padrao ouro. RESULTADOS ESPERADOS: CONCLUSAO:
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