Navegando por Palavras-chave "Stigma"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise qualitativa e quantitativa das narrativas de pessoas com Epilepsia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-20) Contier, Ana Teresa Ribeiro [UNIFESP]; Cavalheiro, Esper Abrao [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9867636928092492; http://lattes.cnpq.br/6417065027928537; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose: The purpose of this study was to analyze how people with two well-defined epilepsies, mesial temporal lobe epilepsy related to hippocampal sclerosis (MTLE/HS) and juvenile myoclonic epilepsy (JME), give meaning to the experience of stigma and the complications of seizures. Methods: Thirty-three participants (n=19, MTLE/HS) were investigated, through their clinical and psychosocial parameters, emotional ratings related to narratives arising from two questionnaires: a first-person perspective questionnaire centered on the experiences felt directly by the participants and a third-person perspective questionnaire focused on the participant's perception of the experiences of other people with epilepsy (PWE). Thematic analysis was applied to the narratives and the nonparametric Mann-Whitney U test was used for clinical data and emotional ratings related to the narratives. Results: 201 narratives were collected. Twelve typologies were identified. Only JME group participants produced “Epilepsy as part of life” narratives. Statistically significant differences in the emotional ratings between stigma and seizure complications narratives were found for the JME group (U = 675, p-value = 0.040). In the third-party experience questionnaire among the MTLE group, the ratings of their own emotions had a significantly lower median compared to JME (U = 2570; p-Value = 0.001). Conclusion: The identification of narrative typologies could have clinical value as it could lead to a better understanding of recurrent difficulties faced by patients. Even though the experiences reported by the participants had inherent subjectivity, statistically significant patterns in the emotional ratings still emerged.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação do programa Amigos da Demência para a comunidade da Universidade Federal de São Paulo: estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Cezarino, Gabriela Pereira [UNIFESP]; Mattos, Emanuela Bezerra Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746624378040152; http://lattes.cnpq.br/8829876694389690; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução. O envelhecimento populacional tem levado a um aumento significativo na incidência da demência, afetando a vida dos indivíduos acometidos e também de seus familiares e cuidadores, trazendo desafios consideráveis como os estigmas e o isolamento. Inspirado no modelo inglês Dementia Friendly Community, o Programa “Amigos da Demência” visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência por meio da criação de um ambiente mais acolhedor e inclusivo. Objetivo. Avaliar a aplicação da sessão piloto do programa Comunidade Amiga da Demência, realizada na comunidade da Universidade Federal de São Paulo. Metodologia. A Sessão Amigos da Demência na UNIFESP/Campus Baixada Santista, realizada em novembro de 2023, atraiu participantes via grupos de WhatsApp. As inscrições online com consentimento informado precederam a sessão, que foi avaliada por questionários pré e pós-sessão. Todos os dados foram tabulados em planilha Excel. Resultados e Discussão. As participantes foram mapeadas quanto à proximidade com a demência e avaliadas quanto ao seu conhecimento sobre, revelando equívocos, como a crença de que toda demência é do tipo Alzheimer e está associada ao envelhecimento saudável. Os resultados da aplicação do piloto foram positivos, destacando o impacto e a importância de programas como o Amigos da Demência para diminuir barreiras e criar uma comunidade compassiva. Conclusão. É notório o quanto o estigma público associado à demência está relacionado a desinformação e a importância de programas sociais direcionados a demência para a criação de uma comunidade mais acolhedora e empática. Apesar de suas limitações, o piloto apresentou impactos positivos em seus participantes e sua expansão é necessária para avaliar e aprimorar seus efeitos, podendo gerar contribuições favoráveis à comunidade.
- ItemEmbargoAvaliação da implementação da Comunidade Amiga da Demência em Santos: um estudo piloto(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-06) Meneghetti, Giulia [UNIFESP]; Rebello, Giulia Meneghetti [UNIFESP]; Mattos, Emanuela Bezerra Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746624378040152; http://lattes.cnpq.br/3624684414271482; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da demência. Esta condição afeta as funções cognitivas, pode acarretar alterações de comportamentais e gerar dependência gradual na medida em que evolui. A cidade de Santos tem o percentual de 21,21% de pessoas idosas entre os habitantes, sendo de grande importância projetos que agreguem conhecimento e redução ao estigma associado a doença. Objetivo: Implementar o projeto piloto “Comunidade Amiga da Demência” na Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista. Método: O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Em seguida, foi divulgado junto à comunidade acadêmica para que os interessados se inscrevessem via link de formulário. O estudo aconteceu no período de março a outubro de 2024. Os critérios de inclusão foram: ter idade igual ou superior a 18 anos, trabalhar e/ou estudar na UNIFESP/Baixada Santista e não ter tido disciplinas relacionadas à demência, mas através do acesso contínuo do conteúdo. A sessão informativa teve duração de 1 hora. Todos os participantes receberam um link pré e pós sessão para colher informações sociodemográficas e de conhecimento sobre a demência. Todos os resultados foram tabulados em planilha Excel e analisados estatisticamente. Resultados: Participaram 12 pessoas. Após a sessão informativa, pode-se interpretar uma mudança positiva na percepção das participantes sobre a demência. A análise quantitativa trouxe que, após a sessão, a maioria dos participantes reconheceu a capacidade das pessoas com demência de realizar atividades diárias e a importância da inclusão das pessoas com demência e cuidadores no meio social. Conclusão: O programa Amigos da Demência é uma importante tecnologia social para a promoção de conscientização e inclusão de pessoas com demência, evidenciando a necessidade de políticas públicas e ações comunitárias para o melhor bem-estar desse grupo na sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Caracterização das mulheres usuárias de crack no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Lázaro, Alana Mahara da Silva [UNIFESP]; Nappo, Solange Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4675292090990088; http://lattes.cnpq.br/9077524518008310Pessoas que usam crack são um grupo específico entre as modalidades de uso de cocaína, de forma que a literatura considera danos ampliados e maior condição de marginalização para esse grupo. As mulheres usuárias apresentam comportamentos de risco, como a troca de sexo por droga, que as colocam em situação de extrema vulnerabilidade, sofrendo marginalização entre os próprios usuários. Sendo o olhar sobre as especificidades de gêneros necessário para um melhor aporte quanto a saúde dessas usuárias, o presente trabalho foi elaborado com o objetivo de realizar uma revisão da literatura entre os anos de 2010 à 2020 gerando uma abordagem acurada para esse grupo. Foram explorados temas como: tratamento, assistência e prevenção de riscos, baseando-se em objetivos específicos quanto à epidemiologia, o início do uso, meios de obtenção da droga, consequências para a saúde da usuária, efeitos sociais, gravidez, maternidade e visão da sociedade. Evidenciou-se que a abordagem com a visão de gênero e uma busca pela origem dos padrões vivenciados por essas mulheres não são comuns. Foi percebida uma necessidade de atenção à saúde mental, contracepção e educação sexual. As mulheres usuárias de crack vivem em um contexto de vulnerabilidade e submissão antes, durante e após a dependência química. Essa pesquisa pode contribuir com uma visão abrangente da vivência das mulheres usuárias de crack no Brasil para a sociedade e servir de base para o desenvolvimento de novas pesquisas, como nas lacunas que encontramos em relação as consequências sociais enfrentadas por esse grupo, contracepção, vivência das usuárias que doam seus filhos e trabalho contra a visão estigmatizada entre profissionais da saúde que lidam com essas mulheres.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpo, sexualidade, estigma entre profissionais do sexo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018) Adonis, Vanessa Priscilla Almeida [UNIFESP]; Silva, Cristiane Gonçalves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0245338799993359; ; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão de curso resulta de uma pesquisa realizada junto a três mulheres cisgêneras profissionais do sexo inseridas no mercado, há, pelo menos, 2 anos. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa, realizando entrevistas semiestruturadas com profissionais do sexo que trabalham em circuitos da cidade de São Paulo. A justificativa do estudo pautou-se em desenvolver uma reflexão que buscou perceber como essa mulher se enxerga nas dimensões trazidas da condição de profissional do sexo. Assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender como as profissionais do sexo entendem e enxergam seu próprio corpo, não apenas em sua constituição anatômica, mas buscando entender os significados e representações subjetivas, construídas socialmente. A pesquisa buscou também compreender como vivem e entendem sua sexualidade e como significam sua existência e compreendem o estigma relacionado à profissão. Com base nas entrevistas e reflexões, um dos objetivos foi elaborar uma proposta de oficina educativa com mulheres profissionais do sexo, buscando problematizar temas de gênero, sexualidade e corpo que possa compor a prática profissional da fisioterapia, agregando dimensões culturais e sociais para discutir a genitália feminina a partir das experiências das próprias mulheres, para que possam conhecer melhor o próprio corpo, inclusive anatomicamente. Os resultados do estudo revelaram que as participantes não tinham afinidade com os termos sexualidade e genitália. Todas valorizam e investem no corpo a partir do modelo padrão vigente e o entendem como central para a profissão. O estigma revelou-se no fato de duas delas esconderem a profissão das pessoas de seu convívio como uma forma de se proteger. O trabalho também possibilitou elaborar uma proposta educativa para a prática profissional e alguns elementos da vida das mulheres profissionais do sexo
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre A Individualização Da Criança E O Ensino Simultâneo: Representações De Educadores Do Ensino Público E Privado Paulista Sobre Dificuldades Escolares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-27) Alvim, Vanessa Ferreira [UNIFESP]; Gualtieri, Regina Candida Ellero [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Work Has Analyzed The Social Representations Of Teachers And School Management Professionals, Who Focus On The School Difficulties Perceived In Their Students. The Use Of The Expression "School Difficulties" Can Be Understood In This Work As Difficulties Which Are Related To The Students At And By School, Which Embrace The Learning Difficulties, The Behavior, And Others. According To Bibliographical Research Related To The Subject Beforehand Mentioned, It Was Detected The Persistence Of The School Difficulties And The Seek For A Solution, Many Times, By The School, The Families And By Professionals From Other Areas. The Purpose Of The Research Was Then To Verify The Circulation Of Social Representations Between The Management Team And The Teachers About The School Difficulties. I Was Mainly Interested In How Managers And Teachers Justify And Characterize The Students' School Difficulties, To Whom Or To What They Attribute Their Causes And How They Establish Diagnoses, Interventions And Prognoses For Stud
- ItemSomente MetadadadosEpilepsy and stigma: An approach to understanding through the life and works of the Brazilian writer Machado de Assis (1839-1908)(Elsevier B.V., 2011-03-01) Targas Yacubian, Elza Marcia [UNIFESP]; Sales Ferreira Caboclo, Luis Otavio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Machado de Assis (1839-1908)-novelist, short story writer, essayist, and poet-is a fascinating personality. Had he written in French, English, German, or Italian, he would have achieved universal fame and would be in the same company as Balzac, Tolstoy, Dickens, and Dostoevsky. This article discusses stigma in epilepsy through Machado de Assis' life, literary work, and letters to other Brazilian writers. Founder of the Brazilian Academy of Letters, Machado offers an insoluble enigma to psychologists and essayists. Born in stark poverty, feeble, and ugly, he had to fight the taint of epilepsy. the documentation of epilepsy in Machado de Assis' texts and letters and the testimony of his contemporaries is unique, allowing the comprehension of scientific concepts and stigma related to epilepsy in the 19th century, when the positivist ideas of the Italian neuropsychiatrist Cesare Lombroso (1835-1909) permeated nascent Brazilian neuropsychiatry. Much of the stigma associated with epilepsy we witness today emerged from these concepts. Even today in Brazil, when barbaric crimes are committed, headlines in newspapers produced by forensic psychiatrists often attribute the conduct of the criminal to epileptic behavior. (C) 2011 Elsevier Inc. All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo transversal de dois anos das informações sobre esquizofrenia divulgadas no maior jornal diário brasileiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-11-24) Dubugras, Maria Thereza Bonilha [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Aim: To describe and analyze information on schizophrenia present in articles about health and non-health related issues, published between 1/1/2007 e 12/31/2008, by the largest Brazilian national newspaper, Folha de S.Paulo (FSP). Method: An electronic search of the FSP database was conducted using the terms: schizophrenia, schizophrenic(s), psychotic episode, psychosis and psychotic(s). A content analysis was performed. Descriptive information on the disease was extracted from health articles, synthesized and compared with the disorder description among the current scientific literature. Popular and metaphoric uses of the terms were analyzed. Articles were rated against health communication attributes; and against inappropriate coverage indicators. The presences of the common myths about mental disorders were examined. Results: The electronic search identified a total of 687 articles, 219 of them fulfilled the inclusion/exclusion criterious (75 texts on health and 144 about non-health related issues). The thematic categories with the highest number of health articles were: mental disorders and violence, treatment. Articles about treatment emphasized the benefits of antipsychotics, discussed health services, and described a new intervention. Schizophrenia terms were identified in texts about non-health related issues on fictional reviews, disorder description (including non pathological features described as schizophrenia), pejorative labels, and humoristic expressions. The metaphoric meanings identified included: contradiction, splitting/ multiplicity, lack of meaning and conflict, 80% of the metaphors presented a negative connotation. Conclusions: FSP divulgated information about the genetic factors, the risk of drug-induced psychosis and the benefits of antipsychotics, which may contribute to stigma-reducing toward pharmacological treatment. Additionally, the newspaper described stories of individuals with schizophrenia integrated into society; however, news about crimes allegedly committed by affected individuals surpassed positive stories both in number and emphasis. Articles presented inappropriate language and stigmatizing messages. Results suggest that the complexity of the disorder, its multifaceted etiology, individual differences and therapeutic alternatives were not widely discussed. Articles about non health related issues associated schizophrenia and violence or creativity, divulgated myths and stigmatized images. Dialogue among media and health professionals, affected individuals and their families may improve media coverage about schizophrenia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto do estigma no manejo clinico dos transtornos mentais na atenção primária(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-08) Rojas Vistorte, Angel Olider [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5783141369706484; http://lattes.cnpq.br/0507476619809231; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O tratamento de transtornos mentais comuns em unidades da atenção primária tem sido sugerido como estratégia prioritária para garantir que todos os portadores de transtornos mentais tenham acesso à abordagem terapêutica que necessitam. Porém, médicos da atenção primária enfrentam importantes obstáculos para o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, por não estarem capacitados para fazê-lo, ou por apresentarem atitudes estigmatizantes em relação a eles. Objetivo: Avaliar como o estigma relacionado aos transtornos mentais pode afetar os cuidados oferecidos aos pacientes com transtornos mentais comuns na atenção primária. Método: No primeiro artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura das atitudes estigmatizantes que apresentam os médicos da atenção primária com respeito às pessoas com transtornos mentais. No segundo artigo foi realizado o processo de tradução, adaptação e validação de um instrumento que avalia os níveis do estigma nos médicos da atenção primária. E no terceiro artigo foi realizado análises da associação entre as condutas clínicas e os níveis de estigma, assim como a identificação de potenciais fatores associados às atitudes estigmatizantes. Os artigos 2 e 3 foram baseados em uma amostra de médicos que trabalham em unidades de atenção primária no Brasil, Bolívia, Chile. Participaram 550 profissionais dos quatro países. As condutas clínicas dos médicos em relação aos transtornos mentais comuns foram investigadas por meio de vinhetas clínicas. As atitudes estigmatizantes foram avaliadas por meio do questionário Mental Illenss: Clinicians’ Attitudes Scale (MICA v4). Resultados: Após aplicar critérios de elegibilidade, onze artigos foram incluídos na revisão. Os médicos de atenção primária apresentaram atitudes estigmatizantes com respeito às pessoas com transtornos mentais, e mostraram atitudes mais negativas em relação aos pacientes com esquizofrenia do que com pessoas com depressão. Os dois modelos na validação do MICA v4 demonstraram uma boa confiabilidade e ajuste para as amostras em Espanhol e Português (Português: CFI=0.927; TLI=0.913; RMSEA= 0.066; Spanish: CFI=0.945; TLI=0.935; RMSEA= 0.068). 70% dos médicos que atuam na atenção primária reconhecem a presença de um transtorno mental nas vinhetas apresentadas, e 80.9% se sentem capacitados para diagnosticar e tratar pessoas com transtornos mentais comuns. Mais de 90% dos médicos da Bolívia, Cuba e Chile concordaram em tratar os pacientes apresentados nas três vinhetas. Não encontramos diferenças significativas entre os quatro países nas pontuações dos níveis de estigma no MICA v4 (M=36.1, SD=8.3). O gênero (p = .672), a idade (p = .171), os anos de experiência (p = 0,28) e treinamento (p = .673) não estão relacionados ao estigma. Aqueles médicos que não se sentem preparados para o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais apresentam maiores níveis do estigma (t(385)=2.5, p<0.01). Médicos com níveis mais baixos de estigma apresentaram maior probabilidade de não encaminhar para um psiquiatra os pacientes com sintomas de depressão e somatoformes. Conclusões: As versões do MICA v4 em espanhol e português possuem boas propriedades psicométricas, boa consistência interna e são aplicáveis e aceitáveis para o contexto latino-americano. Há uma correlação entre níveis de estigma e habilidade do médico para cuidar adequadamente dos transtornos mentais na atenção primária. Atitudes estigmatizantes podem atuar como uma barreira importante para que os pacientes recebam o tratamento que eles precisam.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jovens universitários nipo-brasileiros: a construção de identidades entre Japão e Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-27) Fukuda, Aline Beatriz Antunes [UNIFESP]; Carneiro, Alan Silvio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/5225826480901413; https://lattes.cnpq.br/2013509202018045A imigração japonesa para o Brasil, a imigração brasileira para o Japão e o retorno dos nipo-brasileiros para o país de origem são fenômenos conhecidos e bastante estudados no campo da sociologia e da antropologia e, inclusive, da psicologia social, no entanto, as dimensões de reconstrução das identidades dos jovens nipo-brasileiros no Japão a partir da língua portuguesa ainda são um fenômeno a ser mais estudado. Especialmente quando temos a oficialização, através da Declaração de Yokohama, pela comunidade de imigrantes, do fim simbólico da chamada Era Dekassegui e o início da Era dos Brasileiros Residentes no Japão, considerando que atualmente mais de 60% dos brasileiros que vivem no Japão têm visto de permanência. O foco desta pesquisa são os jovens nipo-brasileiros que ingressam em universidades no Japão para estudar português. A presente pesquisa parte de minha experiência como professora de português nesses cursos, ao longo de dez anos, na Universidade de Kanda (Kanda University of International Studies, KUIS) e na Universidade Sofia (Sophia University), a partir da qual pude identificar alguns padrões de comportamento entre esses estudantes no que se refere à formação identitária, como por exemplo, a escolha por manter sua nacionalidade brasileira no anonimato. Devido ao fenótipo e pela proficiência do idioma japonês, pois a maioria desses jovens estudou em escolas japonesas, esses estudantes facilmente são vistos como japoneses natos. No entanto, é visível a busca pela construção de uma identidade brasileira ao longo dos quatro anos de formação universitária. Por essa razão, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar se o estudo do português influência na formação identitária de jovens nipo-brasileiros universitários. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre migrações brasileiras para o Japão, sobre o significado de ser nikkei no Japão e sobre o ensino de português nesse contexto. Como metodologia de geração de dados foram aplicados formulários e entrevistas semiestruturadas, realizadas à distância, por meio digital, com alunos, ex-alunos, professores brasileiros e professores japoneses, sendo um deles, o coordenador do curso de Língua Portuguesa da Universidade de Kanda. A análise dos dados desta pesquisa levou a uma compreensão dos principais fatores que são relevantes nos processos de construção identitária de jovens e adultos nipo-brasileiros no Japão e a importância da formação universitária em língua portuguesa na desconstrução de estereótipos negativos em relação a essas identidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Juventude imigrante: estigma, conflito e circuito de lazer na cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-09-24) Pires, Bruno Rafael De Matos [UNIFESP]; Albuquerque, Jose Lindomar Coelho [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research addresses the integration of young immigrants and children of Bolivian, Peruvian, and Paraguayan immigrants in the leisure spaces of the city of São Paulo. As discussed throughout the analysis, immigrants of these nationalities live daily with the stigmas created by the local society. These stigmas are passed on from parents to children and have been influencing how they build their identity, occupy city spaces for leisure activities, relate to Brazilians and other immigrants, and also how they react to that negative characterization produced by the receiving society. The research avoids the tendency to view immigrants simply as a workforce (Sayad, 1998). The methodologies adopted were field observation in places frequented by young Bolivian, Peruvian, Paraguayan, and other South American immigrants, such as Coimbra street and Kantuta square, conducting semistructured interviews with young immigrants and their families as well as informal conversations, held at different moments with Brazilian and immigrant interlocutors. As a result, it was figured out that Coimbra street is not the only place frequented by immigrant youth, while other spaces are increasing in the metropolitan region of São Paulo. Among them, the night parties located in Vila Maria, Pari, and Centro are standing out, as well as an MC battle which, is known by its organizers as Batalla Callejera.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A mensuração do estigma internalizado: revisão sistemática da literatura(Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá, 2011-12-01) Soares, Rhaisa Gontijo; Nery, Fabricia Creton; Silveira, Pollyanna Santos [UNIFESP]; Noto, Ana Regina [UNIFESP]; Ronzani, Telmo Mota; Universidade Federal de Juiz de Fora; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Internalized stigma is a processual phenomenon established as the individual becomes aware of his stigmatized condition, and agrees to apply its own negative stereotypes about their disorder. Aiming to cognize the measurement instruments of internalized stigma, a systematic review of literature was undertaken in January 2011 on Web of Science, PubMed, PsycINFO, Lilacs and Scielo databases, using the terms internalized stigma and self-stigma. Eleven scales were analyzed, 6 of them measured internalized stigma toward mental disorders. The analysis reveals conceptual and methodological problems of the studies, pointing out intrinsical difficulties to investigate the phenomenon and offering subsidies to forthcoming researches. In spite of the limitations, the growing number of scales demonstrates the relevance of the topic in Mental Health's area and provides an advance in knowledge about the factors related to the stigmatization process.
- ItemSomente MetadadadosA noção de indivíduo nos filmes Batman (1989) e Batman, O Retorno (1992) no universo fantástico de Tim Burton(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Nakashima, Tatiana Silva [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0720071392894568; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this study is search the individual notion what is build up in the movies Batman (1989) and Batman, The Return (1992) of the American director Tim Burton. The thought is to reflect and analyze some themes in these works, like: the identity search and stigma, the detour behavior models and the female figure. Generally, are aboard characters what were introduced in a world that we can call outsiders and they want integrate and adjust on the society. These themes are present in both movies and we will analyze the static aspects of the called fantastic burtonic universe.
- ItemSomente MetadadadosPublic stigma in relation to individuals with depression(Elsevier B.V., 2009-05-01) Piza Peluso, Erica de Toledo [UNIFESP]; Blay, Sergio Luis [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To assess public stigma in relation to individuals with depression and possible factors associated with this phenomenon.Methods: A cross-sectional Study was conducted with a probabilistic sample of 500 individuals who live in the city of São Paulo, Brazil, and are aged between 18 and 65 years. A structured questionnaire was used, and it was applied in person. Questionnaire began with the presentation of a vignette describing an individual with depression (according to DSM-IV and ICD-10). This was followed by a structured questionnaire that assessed perceived negative reactions and discrimination, perceived dangerousness and emotional reactions in relation to the case presented in the vignette.Results: individuals with depression were perceived as potentially dangerous by 56% of interviewees. in addition, 49% of the sample perceived them as capable of arousing negative reactions, and 41%, as capable of arousing discrimination in society. However, emotional reactions reported by the interviewees themselves were mainly positive in nature. Those who identified the vignette as a mental illness were the ones who more often perceived dangerousness, stigma and discrimination.Conclusion: This study indicated that individuals with depression face a substantial amount of stigma, pointing to the need to gain in-depth knowledge about its impact oil the experiences of these individuals, as well as to implement anti-stigma programs that focus on this disorder in the Brazilian context. (C) 2008 Elsevier B.V All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Síndrome das pernas inquietas em pacientes brasileiros: uma análise qualitativa sobre o sofrimento psicossocial e a atenção interdisciplinar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-29) Varela, Maria Jose Vilela de [UNIFESP]; Carvalho, Luciane Bizari Coin de [UNIFESP]; Carvalho, João Eduardo Coin de [UNIFESP]; Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0873354243134229; http://lattes.cnpq.br/2617510083171521; http://lattes.cnpq.br/4508875707983155; http://lattes.cnpq.br/6751318718805176; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Resumo do Artigo 1 Objetivos: O objetivo deste estudo é investigar os fatores psicossociais relacionados ao diagnóstico e tratamento de pacientes com a síndrome das pernas inquietas. Métodos Quinze pacientes com diagnóstico de SPI foram entrevistados no Ambulatório Neuro-Sono da disciplina de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Resultados Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo qualitativo. Identificamos quatro categorias relevantes: Descrição da doença, História da doença, Experiência da doença e Relação com os outros. O descontrole sobre o corpo, aliado ao seu não reconhecimento pelo profissional, produz um estigma sobre os indivíduos e leva ao sofrimento dos pacientes. Conclusão A pesquisa ressalta a importância de fatores psicossociais para o diagnóstico e tratamento de pacientes com síndrome das pernas inquietas e a importância de ter equipes interdisciplinares para o atendimento de pacientes com síndrome das pernas inquietas. Resumo do Artigo 2 Introdução: A síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um distúrbio neurológico que afeta o sono e a qualidade de vida de seus portadores, sendo caracterizado por uma necessidade irresistível em mover as pernas, pelas sensações desagradáveis. Objetivos O objetivo deste estudo é investigar como o entendimento e os manejos desta enfermidade, tendo em vista suas dimensões socioculturais, especialmente as de gênero/sexualidade, são constituídos a partir do tratamento e cuidados de um grupo de pacientes em São Paulo, Brasil. Métodos Quinze pacientes foram entrevistados no Ambulatório de Neuro-Sono, da Universidade Federal de São Paulo. Resultados Os resultados encontrados foram submetidos à análise qualitativa e o estudo identificou na condução da temática da sexualidade destes pacientes duas categorias importantes: Corpo-Movimento e O olhar dos outros. Os participantes referem que a dimensão sexual surge como um organizador do olhar do outro sobre a doença: no caso da mulher, quando a doença aponta para a sexualidade há um desvio para o descuido e, portanto, sofrimento. Conclusão Concluímos que esta condição no tratamento e no cuidado exige, assim, uma retificação do olhar do profissional de saúde para atender integralmente às demandas trazidas pelos sujeitos, especialmente as mulheres, considerando os limites e as possibilidades de sua inserção cultural e social, com importantes consequências para a atenção e o tratamento.
- ItemSomente MetadadadosStigmatization of psychiatrists and general practitioners: results of an international survey(Springer, 2015-04-01) Gaebel, Wolfgang; Zaske, Harald; Zielasek, Jurgen; Cleveland, Helen-Rose; Samjeske, Kathrin; Stuart, Heather; Arboleda-Florez, Julio; Akiyama, Tsuyoshi; Baumann, Anja E.; Gureje, Oye; Jorge, Miguel R. [UNIFESP]; Kastrup, Marianne; Suzuki, Yuriko; Tasman, Allan; Fidalgo, Thiago M. [UNIFESP]; Jarema, Marek; Johnson, Sarah B.; Kola, Lola; Krupchanka, Dzmytry; Larach, Veronica; Matthews, Lyndy; Mellsop, Graham; Ndetei, David M.; Okasha, Tarek A.; Padalko, Ekaterina; Spurgeoun, Joyce A.; Tyszkowska, Magdalena; Sartorius, Norman; Univ Dusseldorf; GESIS Leibniz Inst Social Sci; Queens Univ; NTT Med Ctr; Univ Ibadan; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Competence Ctr Transcultural Psychiat; Natl Inst Mental Hlth; Univ Louisville; Inst Psychiat & Neurol; World Hlth Org UN Country Off; Belarusian Med Acad Postgrad Educ; Univ Andres Bello; Royal Australian & New Zealand Coll Psychiatrists; Univ Auckland; Univ Nairobi; Ain Shams Univ; Assoc Improvement Mental Hlth ProgrammesThe stigma of mental illness affects psychiatry as a medical profession and psychiatrists. the present study aimed to compare the extent and correlation patterns of perceived stigma in psychiatrists and general practitioners. An international multicenter survey was conducted in psychiatrists and general practitioners from twelve countries. Responses were received from N = 1,893 psychiatrists and N = 1,238 general practitioners. Aspects of stigma assessed in the questionnaire included perceived stigma, self-stigma (stereotype agreement), attitudes toward the other profession, and experiences of discrimination. Psychiatrists reported significantly higher perceived stigma and discrimination experiences than general practitioners. Separate multiple regression analyses showed different predictor patterns of perceived stigma in the two groups. Hence, in the psychiatrists group, perceived stigma correlated best with discrimination experiences and self-stigma, while in the general practitioners group it correlated best with self-stigma. About 17 % of the psychiatrists perceive stigma as a serious problem, with a higher rate in younger respondents. Against this background, psychiatry as a medical profession should set a high priority on improving the training of young graduates. Despite the number of existing antistigma interventions targeting mental health professionals and medical students, further measures to improve the image of psychiatry and psychiatrists are warranted, in particular improving the training of young graduates with respect to raising awareness of own stigmatizing attitudes and to develop a better profession-related self-assertiveness.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Transtorno do espectro autista e a medicalização da educação: o que dizem as professoras(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-15) Monteiro, Milena Correa Galvão de Castro Renno; Dias, Marian Ávila de Lima; http://lattes.cnpq.br/9676199805492735; http://lattes.cnpq.br/0063487905205379Resumo Este trabalho busca compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no campo da educação escolar. Parte de uma contextualização histórica de sua etiologia, das principais mudanças em seus modos de reconhecimento e diagnóstico, trazendo as contribuições da psicanálise para uma compreensão do papel da educação diante da formação deste indivíduo bom como as contribuições de Foucault para pensar sobre a disciplinarização dos corpos na escola fazendo uma reflexão sobre o modelo escolar que ainda hoje impera sobre a educação brasileira, abordando os estigmas e preconceitos que permeiam a vida escolar e cidadã de uma pessoa com deficiência. Também foi aplicado um questionário a 38 professoras da educação básica visando compreender como é a relação das professoras com o aluno com TEA, como compreendem a sua presença e participação em sala de aula. As respostas evidenciam uma contradição no discurso destas profissionais que, ao mesmo tempo em que referem-se ao saber médico como fundamental para guiar sua conduta perante esse aluno, diante de um laudo médico afirmam não ter condições de trabalhar adequadamente com ele por não terem “formação”. De outra parte, as professoras percebem aspectos positivos na inclusão desses alunos na sala de aula, mencionando principalmente aspectos ligados à socialização entre alunos que passam a demonstrar mais respeito às diferenças. No que se refere a está relação entre professores e a inclusão de alunos com TEA é possível observar uma visão positiva, mas desafios ao efetivá-la, caminhando para uma patologização do ensino na qual o laudo tem um papel muito importante e ao mesmo tempo limitador dentro da sala de aula. Palavras chave: Autismo, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Básica, Estigma e Preconceito.