Navegando por Palavras-chave "Startups"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da inovação em modelos de negócio derivada do open banking no aumento da concorrência entre instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-16) Marcantuono, Lucas [UNIFESP]; Santos Júnior, Durval Lucas dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276; http://lattes.cnpq.br/5965775988926064O Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem sido continuamente impactado por avanços tecnológicos, como o surgimento e a expansão de fintechs, tanto no Brasil quanto no exterior. Diante desse cenário, este trabalho busca compreender e analisar de que forma a inovação em modelos de negócios, decorrente da implementação do Open Banking no Brasil em 2021, tem potencial para aumentar a concorrência no SFN. A pesquisa foca em avaliar o ambiente competitivo do sistema financeiro nacional e como novos modelos de negócios podem estimular e intensificar essa concorrência, promovendo maior dinamismo e eficiência no setor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)De concorrentes para parceiros: como bancos estão se transformando ao investirem em fintechs(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-06) Brito, Rafael Cordeiro [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolívar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112Nos últimos anos foi possível identificar o surgimento e o grande crescimento das fintechs, startups que utilizam de recursos tecnológicos para entregar serviços financeiros diferenciados e digitais para os usuários. As fintechs naturalmente tem impactado o mercado financeiro e mudado a dinâmica deste mercado, se tornando, a princípio, uma forte alternativa aos tradicionais bancos múltiplos. A partir disto, surgiu ideia principal desta pesquisa de identificar se, e como, esse crescimento das fintechs tem impactado os bancos múltiplos, e como os bancos estão fazendo para se adequar a este novo cenário e também a uma nova possível concorrência. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória apoiada em um extenso levantamento bibliográfico do tema, além de notícias e artigos para identificar o posicionamento e movimentação dos bancos múltiplos brasileiros frente a chegada das fintechs no mercado. A partir da pesquisa bibliográfica, identificou-se que as tradicionais instituições financeiras, dentre elas os bancos múltiplos, optaram por investir cada vez mais em tecnologia, visando se adequar às mudanças do mercado e as exigências dos clientes, e não se colocando contra as fintechs. Com isso, os bancos conseguiram associar a credibilidade e confiança que inspiram para seus clientes, por serem instituições centenárias, ao mesmo tempo que se tornaram, nos últimos anos, um dos líderes na criação e incentivo dos programas de aceleração de startups de fintechs. O resultado deste investimento está na mudança para um novo modelo de plataforma, extremamente apoiado em novas tecnologias e em serviços digitais, que busca conectar o conhecimento técnico de cada negócio com uma política voltada a atender as necessidades do cliente, entregando todos os serviços e produtos em um único lugar, seja ele interno ou de um terceiro, de forma cem por cento digital, se tornando os chamados bancos inteligentes. Com isso, foi possível derrubar a expectativa inicial que se tinha de que as fintechs pudessem um dia substituir as grandes instituições financeiras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo exploratório: as principais dificuldades de startups na utilização da metodologia Design Thinking(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Faria, Ana Carolina Cabral [UNIFESP]; Nemoto, Miriam Christi Midori Oishi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3696299629938135; http://lattes.cnpq.br/9439479765874903A inovação sempre desempenhou um papel fundamental na história humana, buscando constantemente simplificar e melhorar a existência. No contexto do capitalismo, as startups surgiram como instituições dedicadas à criação de novos produtos e serviços em condições de incerteza. Essas empresas, focadas em atender às necessidades dos clientes, frequentemente lançam produtos ou serviços antes de sua finalização para obter feedback e ajustar suas ofertas. Esse ambiente competitivo e a pressão por inovações rápidas e bem-sucedidas têm levado as startups a buscar ferramentas e metodologias eficazes para impulsionar a geração e o desenvolvimento de novas ideias. Uma dessas ferramentas é o design thinking, uma metodologia de inovação desenvolvida pela D. School da Universidade de Stanford. Essa abordagem, que valoriza a empatia, a colaboração e a experimentação, tem sido amplamente aplicada em diversos setores para melhorar processos, resolver problemas e desenvolver novas soluções. No entanto, a aplicação do design thinking também apresenta desafios, como a adequação do projeto ao tempo e ao escopo, e a preparação das pessoas para utilizar a metodologia de forma eficaz. O problema central desta pesquisa é entender as principais dificuldades que as startups enfrentam ao adotar o design thinking em seus processos de desenvolvimento. O estudo busca identificar como esses desafios impactam a tomada de decisões e o sucesso dos lançamentos de novos produtos e serviços pelas startups. O objetivo geral da pesquisa é, portanto, identificar e analisar essas dificuldades para fornecer insights sobre como superar os obstáculos e otimizar a aplicação do design thinking no ambiente dinâmico das startups.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Implementação da área de inteligência comercial em Startups early-stage que visam prospecção com estratégia Outbound: um estudo na empresa Alinea Saúde com a criação de um framework(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-09) Souza, Aline Ribeiro [UNIFESP]; Moraes, Matheus Cardoso [UNIFESP]; Castro, Gabriel D'Amato Baeta Neves; http://lattes.cnpq.br/1854451408004051O mercado de startups tem crescido consideravelmente nos últimos anos, impulsionado pela área de tecnologia e pela capacidade de inovação e estratégias diferenciadas dessas empresas. Entre as estratégias utilizadas, destaca-se o Outbound Marketing, que consiste em uma abordagem proativa para a prospecção de clientes. A implementação dessa estratégia pode ser desafiadora, especialmente quando se trata de prospectar empresas de médio e grande porte, que possuem estruturas mais complexas. Nesse contexto, a Inteligência Comercial (IC) se apresenta como uma importante aliada, coletando, analisando e interpretando informações de mercado, concorrência e clientes para auxiliar na tomada de decisão e no desenvolvimento de estratégias comerciais. Para que a área de IC seja eficaz, é necessário que esteja devidamente estruturada e com processos bem definidos, utilizando ferramentas tecnológicas adequadas e profissionais capacitados. O presente artigo, desenvolvido de maneira empírica, representa a entrega técnica de um projeto de framework que engloba um conjunto de ações consolidadas em um Playbook, e o quadro no Trello destaca a natureza técnica desse projeto. Este trabalho demonstra a interseção entre a engenharia biomédica e a estratégia de negócios. Essa abordagem abrangente está alinhada com a natureza multidisciplinar da engenharia e ressalta a importância de aproveitar a expertise técnica em áreas emergentes de negócios e tecnologia. O propósito principal deste artigo é orientar startups early-stage e profissionais que desejam implementar uma área de IC em seus setores comerciais. Para validar a eficácia do material apresentado, realizou-se um estudo de caso na empresa Alinea Saúde. Este estudo de caso serve como um teste prático, evidenciando a aplicabilidade e relevância das estratégias propostas no contexto real de uma empresa específica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Internacionalização de startups: dimensões relevantes para o Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Ribeiro, Deborah Katheriny Almeida [UNIFESP]; Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6587229762373764; http://lattes.cnpq.br/6587229762373764Um dos pilares essenciais para o desenvolvimento econômico de um país é o estímulo à inovação e ao desenvolvimento de novos processos e produtos. Todavia, o grau de inovação em um país está relacionado ao ecossistema de inovação, ou seja, à forma como os atores se interrelacionam para a geração de conhecimento. Em paralelo, observa-se que com a globalização e a interdependência cada vez maior entre os países, aumentou-se o fluxo de comunicação e informação e de inovações tecnológicas. Estas inovações são potencializadas no cenário econômico por meio das startups, empresas em estágios iniciais de operação que utilizam alto grau de tecnologia em seus processos. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi identificar e sistematizar as dimensões da internacionalização de startups brasileiras. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa e foco exploratório e utilizou as bases de dados Spell, Scielo e Google Acadêmico para a busca de artigos, escritos nos idiomas português e inglês. A busca inicial nestas bases de dados retornou 6.490 artigos e, após a aplicação de critérios de inclusão automáticos, resultaram 69 artigos. Os títulos e resumos destes artigos resultantes foram lidos e analisados, resultando em 11 artigos selecionados para compor o presente estudo. Os resultados principais apontam para a existência das dimensões: inovação e P&D, marketing e vendas, ambiente industrial, ambiente econômico, rede de contatos, competências de produção, competências organizacionais, capital humano e distância cognitiva, sendo as de maior relevância as Competências Organizacionais, o Capital Humano e o Ambiente de Inovação. No Brasil, há iniciativas para o desenvolvimento e internacionalização de startups, geridas pelo Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups, criado em 2019, entretanto, o número de iniciativas e resultados ainda são baixos em comparação a outros países.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil regional das startups brasileiras de 2010 a 2020(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-05) Santos, Leonardo de Bona [UNIFESP]; Araújo, Veneziano de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2491702233543713; http://lattes.cnpq.br/5326163957356245A presente pesquisa visou mapear as diferenças regionais setoriais de empresas brasileiras caracterizadas como startups no período de 2010 a 2020. Através da base de dados da empresa Distrito foi realizada uma análise que apresenta informações relevantes sobre a proporção de concentração por setor dessas empresas nas regiões correlacionando-as aos fatores regionais que favorecem determinado setor a se desenvolver. Ademais, secundariamente, este estudo traz fatores os quais influenciam favoravelmente a existência de startups. Encontram-se evidências de motivos para o Estado de São Paulo, mas principalmente a capital concentrar grande parte das fundações de startups no país. Os principais resultados apontam que anualmente cresce o número de startups fundadas no Brasil com o Estado de São Paulo concentrando quase metade da fundação de todas as startups fundadas no país dentro desse período, isso se explica em partes por ser um Estado com uma enorme concentração de renda (PIB), população e alunos universitários. Além disso, apesar da diversificação setorial alguns setores predominam em número de empresas como Fintech, Retailtech, Martech e Healthtech.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O valor das narrativas e do simbólico para as Startups(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Fernandes, Gabriel Vieira [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225Este trabalho de conclusão de curso examina o papel das narrativas e do simbolismo no cenário das startups, onde o potencial de crescimento é frequentemente valorizado acima de métricas financeiras estabelecidas. Utilizando uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa destaca a discrepância entre avaliações tradicionais e as dinâmicas voláteis das startups, propondo um olhar mais atento à influência de elementos intangíveis na percepção e avaliação de mercado dessas empresas emergentes. No atual mercado de capitais, saturado com novas empresas tecnológicas, compreender esses aspectos é vital para investidores, empreendedores e stakeholders. O estudo explora a capacidade das narrativas de atrair investimentos e de construir a imagem pública das startups, enquanto também investiga o risco de tais narrativas criarem valorações inflacionadas e práticas empresariais questionáveis. Através da análise de casos práticos, incluindo a ascensão e queda da Theranos, evidenciam-se as potencialidades e perigos das narrativas corporativas. As narrativas, entrelaçadas com o simbolismo, são reconhecidas não como meros adornos, mas como fundamentos essenciais que tanto propulsam quanto, por vezes, comprometem o desenvolvimento e o financiamento das startups. Este estudo, ao mergulhar nas histórias que definem e impulsionam o empreendedorismo moderno, busca não só destacar a importância do storytelling no capitalismo contemporâneo mas também apontar para as fissuras que essas histórias podem causar no tecido do financiamento de risco e no mais amplo sistema capitalista.