Navegando por Palavras-chave "Speech sound disorders"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Transtorno dos sons da fala na idade escolar e o aprendizado da leitura: revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Yamasaki, Sarah Aimi [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]; Osborn, Ellen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4984267346604717; http://lattes.cnpq.br/4265004102490366; http://lattes.cnpq.br/5281577230183899Introdução: crianças com Transtornos dos Sons da Fala representam uma vasta porcentagem de pacientes quanto ao número de casos atendidos por fonoaudiólogos especializados em fala e linguagem. Expressiva porcentagem deles ainda apresentam alterações dos sons da fala que podem interferir na definição das representações fonológicas e, em consequência, na consciência fonológica e no aprendizado da leitura. No âmbito acadêmico, pesquisadores investigam o papel da oralidade no aprendizado da leitura, bem como os impactos dos Transtornos dos Sons da Fala sobre a alfabetização. Há evidências de que estes podem prejudicar a aprendizagem escolar. Objetivo: identificar, analisar e sintetizar evidências científicas publicadas na literatura da última década, sobre o impacto do Transtorno dos Sons da Fala Persistente no aprendizado da leitura. Método: Esta é uma revisão integrativa que visa a responder se Transtornos dos sons da fala presentes na idade escolar podem influenciar o aprendizado da leitura?. Os artigos publicados nas bases de dados PubMed e LILACS, na última década, foram sintetizados e analisados de acordo com as características: autor(es), ano de publicação, local de realização da pesquisa, título, população amostral, tipo de estudo, objetivo, métodos utilizados, principais resultados e conclusão. Cinquenta e cinco textos foram identificados, dos quais 07 se mostraram adequados ao objetivo do estudo. Resultados: a análise dos artigos selecionados mostrou: 42,85% dos estudos concluíram que o TSFP influencia negativamente as habilidades de leitura em todo seu aprendizado; 28,57% dos artigos apontaram que o TSFP produz impacto somente nas primeiras etapas do aprendizado da leitura; e 28,57% dos artigos concluiu que o TSFP não produz impacto nas habilidades de leitura. Conclusão: A maior parte dos artigos evidenciaram o impacto do TSFP sobre o aprendizado e desenvolvimento das habilidades de leitura, confirmando a hipótese inicial levantada no presente trabalho.