Navegando por Palavras-chave "Solid waste"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da aplicação de biodigestores para o tratamento de residuos solidos em comunidades isoladas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Martins, Talita Oliveira Moia [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; http://lattes.cnpq.br/9859124139331222; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No decorrer dos anos foi observado um crescimento avançado da população em grandes centros urbanos, fazendo com que famílias de baixa renda tendem a migrar para comunidades periféricas ou isoladas devido a condições financeiras. Junto a isso existe o aumento na geração de resíduos sólidos e uma maior exposição a riscos da falta de saneamento e vulnerabilidade social, sendo necessário soluções para minimizar tais impactos. Em áreas remotas, onde a infraestrutura de saneamento é limitada, os biodigestores oferecem uma alternativa eficaz e de baixo custo para o tratamento de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e dejetos animais. O biogás produzido pode ser utilizado como fonte de energia para cocção e iluminação, substituindo combustíveis fósseis e reduzindo a dependência externa. No presente estudo, foi avaliada a viabilidade do uso desse equipamento no tratamento dos resíduos sólidos gerados por comunidades que se encaixam nos pré-requisitos a partir de dados existentes, apresentando vantagens e desvantagens do uso além da qualidade dos subprodutos gerados e taxa de aproveitamento. Diante do exposto, foi comprovado que os biodigestores proporcionam às áreas remotas e de acesso complicado, onde a infraestrutura convencional de saneamento não é viável, uma opção praticável para o saneamento básico e de reaproveitamento de resíduos sólidos. A alternativa é de grande benefício para a sociedade empregada, a viabilidade é comprovada desde que considerem as particularidades econômicas, técnicas e sociais de cada localidade para um melhor resultado de acordo com suas adaptações.
- ItemEmbargoAvaliação do uso dos resíduos casca de coco (Cocos nucifera L.) e escama de tainha (Mugil liza) como adsorventes alternativos para remoção de cobre de solução aquosa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-25) Amancio, Luiza dos Santos [UNIFESP]; Alves, Magno José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7593445100543028; http://lattes.cnpq.br/7212940910036701; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que somente os rejeitos devem ser encaminhados aos aterros sanitários, indicação não atendida pela maioria dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, que encaminham grandes volumes de resíduos sólidos não triados para o aterro Sítio das Neves. A qualidade dos recursos hídricos da região é outra problemática, por estes serem receptores de efluentes industriais e domésticos contendo metais. Em uma tentativa de apresentar melhores formas de destinação e aproveitamento do lixo úmido, assim como propor uma tecnologia alternativa ao tratamento de águas contaminadas da região, este estudo se propôs a avaliar o uso de cascas de coco e escamas de peixe como adsorventes alternativos para remoção de cobre da água. Os adsorventes produzidos sem alteração química foram caracterizados por distribuição granulométrica, pH de ponto de carga zero e Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier. Nos testes em batelada de adsorção e dessorção em hidróxido de sódio, as alíquotas colhidas em tempos pré-determinados foram analisadas para quantificação de cobre pela técnica de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total. Modelos cinéticos e de isotermas tiveram seus parâmetros calculados e para melhoria do desempenho da adsorção aplicou-se ao estudo o Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). O modelo cinético de pseudo-segunda ordem mostrou-se o mais adequado aos dados de adsorção tanto em casca de coco quanto em escama de tainha. No estudo das isotermas, o modelo de Freundlich teve melhor ajuste a casca de coco 60 mesh, o modelo de Langmuir descreveu o de escama de tainha 14 mesh e a casca de coco 200 mesh foi bem caracterizada por ambos os modelos. O DCCR indicou que a massa é a variável que mais influencia o processo e a eficiência de remoção do cobre pelos adsorventes variou de 64 e 87%. A etapa de dessorção foi eficiente somente quando aplicada a escama de tainha, indicando-se o uso de outras metodologias para recuperação dos adsorventes oriundos da casca de coco. Os resultados são promissores e indicam que estes materiais, tratados como resíduos, tem grande potencial na remoção de cobre da água.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de produto com caráter esfoliante à base do mesocarpo do fruto de Cocos nucifera L. (Arecaceae), acessível à comunidade do Quilombo do Cambury, Ubatuba, São Paulo, Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-19) Leite, Larissa Alves (UNIFESP); Rodrigues, Eliana [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/2830288889321370; https://lattes.cnpq.br/0070242820040111Introdução: Todos os anos, milhões de toneladas de resíduos sólidos são descartados de maneira irregular. Entre esses resíduos encontram-se as cascas dos frutos de Cocos nucifera L. (Arecaceae), que quando descartados na natureza levam anos para se decompor, gerando poluição visual e servindo como meio para reprodução de vetores de doenças. Objetivo: Este projeto surgiu como uma alternativa ao descarte desse material, tendo como objetivo o desenvolvimento de um produto com caráter esfoliante seguro, utilizando o mesocarpo do fruto, de forma acessível à comunidade do Quilombo do Cambury, Ubatuba, São Paulo, Brasil; para que possam gerar produtos fitocosméticos a partir deste projeto. Métodos: Amostras dos frutos foram obtidas do comércio de Diadema, e divididas nos grupos A (abertas no dia do experimento) e B (cinco dias antes), utilizando os Métodos 1, 2 e 3. O Método 1 foi totalmente desenvolvido em laboratório, contando com equipamentos como estufa, moinho de facas e agitador de peneiras eletromagnético; enquanto os 2 e 3 sofreram modificações utilizando utensílios domésticos, a fim de torná-los acessíveis à comunidade em questão. Foram realizados o Teste de Limite Microbiano (TLM) e pesquisa qualitativa de microrganismos patogênicos para as amostras. Um teste clínico utilizando um gel produzido a partir das fibras para verificar a perda de água transepidérmica foi realizado com 12 participantes. Os dados obtidos para os participantes foram analisados através da análise de variância (ANOVA), por meio da linguagem R. Resultados: Observou-se que todas as amostras, com exceção à amostra 3B, apresentaram-se secas ao fim de seus respectivos métodos. As amostras 1A, 1B e 3A mostraram-se seguras do ponto de vista microbiológico. Observou-se que uma concentração de até 10% de partículas esfoliantes no gel não causa alterações significativas na perda de água transepidérmica. Conclusão: Verificou-se ao longo do estudo que é possível gerar um produto esfoliante a partir do mesocarpo do fruto de Cocos nucifera L, através do Método 1 e Método 3. Novos estudos deverão ser empregados, de modo a comparar a capacidade entre esfoliantes presentes no comércio e o obtido ao longo dos testes deste trabalho, garantindo assim dados mais aprimorados e contribuindo para a criação de um novo produto, acessível aos moradores do Quilombo do Cambury.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Distribuição espacial de resíduos sólidos no mesolitoral inferior de manguezais dos Sistema Estuarino de Santos - São Vicente(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-09) Cavalcante, Eduardo dos Reis [UNIFESP]; Alves, Magno José [UNIFESP]; Taddei, Renzo Romano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3956613911250399; http://lattes.cnpq.br/7593445100543028; http://lattes.cnpq.br/6470949470846664; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As intervenções antrópicas afetam as zonas costeiras, onde se concentra a maior parte da população mundial, que degrada, de forma contínua, os ecossistemas costeiros, dentre os quais se destacam os sistemas estuarinos. Esses são os biomas mais produtivos do mundo, abrigando manguezais e estuários. Um dos fatores de comprometimento dos sistemas estuarinos é a poluição gerada pelo descarte de lixo, causando efeitos deletérios na vida selvagem e na qualidade do habitat, impactando o bioma, a economia, a paisagem e, até mesmo, a saúde e a segurança humana. Nesse contexto, este estudo dedicou-se a analisar a distribuição espacial de resíduos sólidos encontrados na faixa de mesolitoral de 13 áreas de manguezal do Sistema Estuarino de Santos e São Vicente. Em cada área foram determinados três quadrantes de coleta para retirada das amostras, que foram analisadas e classificadas por tamanho e constituição. O estudo constatou que, dentre todos resíduos, o material predominante é o plástico (60,4%) e o maior acúmulo encontra-se nos manguezais que margeiam residências subnormais (71,05%), onde também foi constatada a maior concentração de macroresíduos (71,65%), enquanto a menor concentração de resíduos foi verificada nas áreas industriais-portuárias (1,68%), onde não foram encontrados macroresíduos. Verificou-se também que não há variação significativa na distribuição de mesoresíduos nas proximidades de regiões residenciais, industriais-portuárias e não ocupadas. Portanto, as regiões residenciais necessitam de prioridade na proposição de ações preventivas e corretivas de caráter fiscalizatórios, educativos, normativos e técnicos, que visem a minimização e contenção da geração de resíduos sólidos nos manguezais do Sistema Estuarino de Santos e São Vicente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito da adição de resíduos sólidos nas propriedades químicas e mineralógicas de geopolímeros(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-07) Umeda, Thaisa Natiele [UNIFESP]; Shinzato, Mirian Chieko [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3795345587829203Geopolímeros são materiais formados por aluminossilicatos e soluções alcalinas altamente concentradas, sintetizados à temperatura ambiente. Aluminossilicatos estão presentes em de diversos resíduos sólidos da indústria do alumínio e demais atividades mineradoras que podem ser reaproveitados como matéria-prima de geopolímeros. O presente projeto teve por objetivo analisar o efeito da adição de resíduos da indústria do alumínio, lama vermelha (LV) e resíduo de reciclagem de alumínio (R2) na confecção de geopolímeros com metacaulinita. Esses materiais foram aquecidos a 600 °C para promover a formação de compostos mais reativos (produtos de baixa cristalinidade) com o hidróxido de alumínio e produzir geopolímeros. Foram então caracterizados química e mineralogicamente. No geral, os espectros de FTIR indicaram grupos funcionais típicos de zeólitas, composição que caracteriza os geopolímeros como as bandas relacionadas às vibrações de estiramento das hidroxilas e bandas que indicam as ligações Si-O e Al-O. A análise mineralógica indicou presença de fase com menor cristalinidade, além dos minerais mais resistentes ao aquecimento e à solução alcalina utilizada no processo de geopolimerização. Compararam-se duas metodologias, uma tradicional e outra de fusão alcalina, onde se verificou nenhuma mudança quanto à formação de grupos funcionais. Novas análises mineralógicas em geopolímeros confeccionados pelo método 2 poderão revelar se houve formação de novas fases, como de zeólitas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Enfoques da educação ambiental voltados ao tema resíduos sólidos na Região do Grande ABC/SP: uma análise baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos(Universidade Federal de São Paulo, 2017-03-29) Alves, Patricia Martin [UNIFESP]; Moraes, Maria de Lourdes Leite de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Solid waste generation in Brazil grew by 4.1% from 2012 to 2013, while the urban population growth rate in the same period was 3.7%. More than half of this amount is generated in the southeast region, being the São Paulo state the largest generator. The Greater ABC region, which is integrated by seven counties, also observed a greater increase in its consumption indices and solid waste generation in recent years, which does not exceed the rate of population growth. Thus, it is extremely important to incorporate practices of conscious consumption and questioning the current productive model, either through education or through the establishment of public policies in the area of solid waste. The National Solid Waste Policy proposes to incorporate more sustainable practices with the objective of non-generation, reduction, reuse, recycling and treatment of solid wastes, as well as adequate disposal of tailings. This study aimed to analyze the approaches given by the Public Power to Environmental Education focused on solid waste in the Greater ABC / SP region. The research has a descriptive character using as methods document analysis, semi-structured interview and content analysis of municipal solid wastes management plans and statistical data relating to generation and destination of residues, the semi-structured interview with the managers of Environmental Education and Solid Wastes from Grande ABC counties and content analisys of the printed materials of environmental education and also of the speeches of managers interviewed.The results demonstrate that the focus of the printed materials analyzed and the environmental education practices exemplified by the interviewed has a pragmatic character. It was also observed that the selective collection is the main theme to be treated in the Environmental Education of the cities evaluated. Regarding solid waste management, it was verified that all the counties participating in the research contemplate in their town plan the mandatory items proposed by Law 12305/2010. Important gaps were observed from the interviews with the managers / heads of Environmental Education and Solid Waste of the counties: inefficient reverse logistics, the problem of construction waste, technical staff and structure not compatible with demand.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores que influenciam a gestão de resíduos sólidos em pequenas comunidades: estudo de caso na comunidade do Camburi, Ubatuba - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-23) Bernardes, Gabriel Augusto Marques [UNIFESP]; Simões, Eliane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4615824708641082; http://lattes.cnpq.br/5707026923619489A gestão de resíduos sólidos é um dos grandes problemas da atualidade, e não ocorre somente nos grandes centros urbanos, onde a geração é mais acentuada. Muitas comunidades tradicionais, rurais e isoladas dos centros urbanos também apresentam dificuldades em realizar a gestão de seus resíduos sólidos gerados, devido principalmente, às alterações ocorridas em seus padrões de geração, provenientes do consumo de produtos e serviços industrializados associado ao acelerado processo de urbanização. Dessa perspectiva, o presente estudo, buscou inferir os fatores de influência relacionados à gestão de resíduos sólidos em uma dessas comunidades tradicionais. Para isso, foram levantados dados qualitativos acerca da gestão de resíduos sólidos realizada na comunidade do Camburi – Ubatuba (SP), por meio de formulários aplicados aos atores de interesse e intervenções a comunidade, realizadas em abril e maio de 2019 com o auxílio do programa de extensão, Práticas Ambientais entre Comunidades Tradicionais do Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Picinguaba (Programa Picinguaba) da Unifesp Diadema. Esta pesquisa também buscou levantar informações sobre a gestão de resíduos sólidos realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e suas implicações para a comunidade do Camburi. Além disso, foram propostos recomendações e instrumentos de facilitação para melhorar o processo de gestão de resíduos sólidos realizado na comunidade. Por meio dos resultados obtidos com a aplicação de formulários e as intervenções realizadas na comunidade, foi possível inferir sete fatores de influência na gestão de resíduos sólidos: a organização social, a localização geográfica, o turismo, a educação ambiental, a infraestrutura, a atuação do poder público e a logística reversa. Estes fatores também foram observados em outros estudos acerca da gestão de resíduos em comunidades tradicionais e rurais, e afetam não apenas os moradores da comunidade, mas também a prefeitura local e outros atores envolvidos no processo de gestão de resíduos sólidos. Por meio das intervenções realizadas junto a comunidade, foi possível observar, que o papel da universidade em estudar problemáticas como esta, se mostra muito importante e necessário, não apenas no sentido de fazer valer a proposta da extensão universitária e a troca de saberes, mas também em divulgar de maneira sistemática problemas como este, a fim de orientar os tomadores de decisão na resolução destas questões, bem como, mostrar possíveis caminhos a serem seguidos para se alcançar tais objetivos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gerenciamento de resíduos sólidos, legislação e gestão no Porto de Santos, SP/BR (período de 2013 a 2020)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-10) Vieira, Renata de Moraes [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/2786033115557821; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Brasil possui uma costa de aproximadamente 8,5 mil quilômetros navegáveis e um setor portuário marítimo que se destaca na movimentação de carga, representando quase a totalidade do volume do comércio exterior do Brasil. Gerando uma quantidade de resíduos sólidos que acabam por ter grande impacto no meio ambiente, sendo portanto uma questão muito importante, tanto pela diversidade de tipos como pela quantidade de resíduos gerados, o que exige um complexo e integrado rol de práticas resultantes de normas definidas claramente e de iniciativas proativas. No Brasil há um conjunto de normas complexas em relação à gestão de resíduos sólidos portuários, controlado por normativas e leis de diversas instituições e órgãos que detêm influência direta e indireta sobre o setor. O presente trabalho analisa o conjunto de normas referentes à gestão de resíduos sólidos no porto de Santos na intenção de reconhecer possíveis obstáculos e pontos que possam ser melhorados; buscando analisar a gestão de resíduos sólidos no Porto de Santos, quanto ao panorama da geração de resíduos da maior autoridade portuária do país. Compreendendo o período desde 2013 até o presente momento, a partir da identificação dos resíduos gerados por essa autoridade portuária, suas arrendatárias e embarcações, referente a duas das principais preocupações: a quantidade de resíduos gerada dentro do Porto de Santos e a distância percorrida para destinação final. A pesquisa teve como base um levantamento bibliográfico, de diversas fontes, publicações de órgãos públicos, artigos científicos, documentos internos do porto, pesquisas junto à instituições de ensino e pesquisas especializadas no tema. Os resultados alcançados mostram que as atuais práticas de gerenciamento dos resíduos sólidos não contribuem para uma adequada gestão na sua totalidade. Como resultados apresentam-se os tipos de resíduos gerados, os procedimentos adotados na gestão destes resíduos, o destino desses resíduos, demonstrando as dificuldades e desafios encontrados no gerenciamento de resíduos sólidos do maior porto da América Latina. Mesmo o Brasil tendo um quadro regulatório para gerenciamento de resíduos sólidos ele não é específico para ambiente portuário, ficando clara a necessidade de alinhamento do quadro regulatório com o quadro institucional, necessitando assim de uma regulamentação única sobre o tema, que contemple os diversos aspectos dos resíduos sólidos portuários e os diferentes olhares das Instituições envolvidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Logística reversa de medicamentos: uma revisão bibliográfica sobre iniciativas no brasil e boas práticas internacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10) Santos, Giovana Maria dos [UNIFESP]; Duarte, Carla Grigoletto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016205399128245O descarte de medicamentos e suas embalagens pelos consumidores tornou-se uma problemática socioambiental, visto os riscos de contaminação causados por esta prática. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a realização da logística reversa de vários tipos de resíduos, e foi regulamentada em 2020 para medicamentos (Decreto Federal nº10.388). A logística reversa constitui um sistema integrado em que todos os agentes envolvidos na produção, distribuição e consumo possuem responsabilidade na destinação adequada para o resíduo gerado pós consumo, viabilizando a coleta e uma destinação ambiental adequada. O presente trabalho visa realizar uma revisão bibliográfica sobre logística reversa para medicamentos, visando (a) descrever iniciativas existentes no Brasil, e (b) também reunir boas práticas internacionais. Como principais pontos para comparação será estudada a farmácia como ponto fixo de recebimento na LRM e a incineração como destinação final para o resíduo de medicamentos. Como metodologia será utilizada a revisão bibliográfica de maneira interpretativa e crítica para mapear as práticas de países internacionais e comparar com o Brasil. Para organização das ideias será utilizada a técnica de ficha bibliográfica e ficha de resumo, visando organizar os pontos cruciais levantados por este estudo nos países selecionados. Como conclusões, espera-se discutir criticamente a implantação da Logística Reversa de Medicamentos no Brasil, e apontar boas práticas internacionais que poderiam ser adotadas no nosso país. Enfatizando a incineração como uma destinação utilizada em todos os países estudados, sendo uma solução que deva ser utilizada no Brasil, desde que haja o tratamento adequado dos gases emitidos e a reciclagem das embalagens de medicamentos que não obtiveram contato direto com o produto. Do mesmo modo, todos os países estudados utilizam as farmácias como ponto fixo de recebimento de medicamentos, com exceção do Canadá, que utiliza também depósitos. Assim, as farmácias e drogarias constituem em locais estratégicos para o recebimento dos medicamentos vencidos, em desuso e suas embalagens, considerando o papel do farmacêutico como fundamental para orientar e informar o consumidor sobre as práticas de logística reversa para medicamentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mapeamento do índice de contaminação por lixo nas praias da costa brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Faria, Carolina Freitas [UNIFESP]; Oliveira, Emiliano Castro de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2433172806859859; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A costa brasileira é extensa – possui mais de 8 mil km de extensão e é afetada por diversos contaminantes, como os resíduos sólidos, e entre eles se destacam a contaminação por plástico e bitucas de cigarro. Destarte, o lixo marinho é amplamente distribuído em diversos ecossistemas, como as praias arenosas, que sofrem com os impactos relacionados desta contaminação. A saúde ambiental do ecossistema é amplamente prejudicada em perdas, em biodiversidade e perdas de características essenciais para os ciclos ecológicos que participam. Desse modo, devido a urgência da preservação dos ecossistemas oceânicos e costeiros a década entre 2021 e 2030 foi escolhida para a década dos oceanos pela ONU, a partir disso ações devem ser planejadas e executadas. Entretanto, os estudos existentes sobre o lixo marinho são desconexos em razão da utilização de várias metodologias de quantificação. Este estudo reúne diversos artigos no tema e os padroniza utilizando o método do Clean-Coast Index (CCI), e a partir disso propõe uma metodologia de análise composta a partir da confecção de mapas que possibilitam a análise e inferência dos dados reunidos, consequentemente atuando como um banco de dados sobre a distribuição de lixo nas praias da costa brasileira. Contribuindo, assim, com o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar - (PNCLM). Esta pesquisa também insere a ciência cidadã, retornando para a sociedade uma forma de analisar a situação da sujidade das praias brasileiras e possibilitando um banco de dados com acessibilidade para mais contribuições de estudos futuros. Resultando em um produto de monitoramento de contaminantes referentes ao lixo nas praias costeiras.
- ItemEmbargoMicroplásticos em berbigão Tivela mactroides das praias de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-05) Moreira, Gustavo Rodrigues [UNIFESP]; Castro, Ítalo Braga de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0426330018731301; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Microplásticos (MPs) podem causar efeitos tóxicos sobre organismos marinhos com os quais ingerem sendo amplamente presentes em ambientes naturais e biodisponíveis para uma gama de espécies. Moluscos bivalves filtradores, são organismos filtradores e úteis para avaliar qualidade e a saúde do ambiente, visto que são capazes de refletir a contaminação por MPs. Estudos conduzidos realizados por nosso grupo de pesquisa demonstraram as maiores concentrações de MPs reportadas para mexilhões ao redor do mundo, no Sistema Estuarino de Santos. Apesar disso, pouco se sabe sobre o acúmulo de MPs em bivalves habitantes de praias arenosas da região. A cidade de Santos, localizada no Estado de São Paulo, é amplamente urbanizada e suas praias sofrem com a descarga de contaminantes e resíduos sólidos relacionados à ocupação humana associada, atividades portuárias, turísticas e industriais. Baseado nesse cenário, o presente projeto visa avaliar a contaminação por MPs em praias de Santos usando o berbigão Tivela mactroires, como sentinelas. Para tanto, organismos da espécie foram coletados ao longo de 5 pontos distribuídos na faixa de areia e processados quanto à concentração de microplásticos acumulados em seus tecidos moles. Aspectos qualitativos como forma, cor e tamanho também foram analisados nas amostras obtidas. Os resultados mostraram a presença de MPs em todas as amostras analisadas, além de uma ampla diversidade de tipos de microplásticos. Partículas do tipo fibras, seguidas de fragmentos, filmes e pellets foram as mãos frequentemente encontradas, enquanto MPs transparentes, brancos, pretos, azuis e vermelhas foram os mais encontrados. A análise das classes de tamanho revelou uma predominância de partículas pequenas, com maior concentração de MPs na faixa de 1.2 a 1000 µm, sugerindo uma potencial facilidade de penetração e acúmulo nos tecidos biológicos de T. mactroides. Esses resultados demonstram contaminação por MPs nas praias de Santos com origem ainda não esclarecida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um olhar sobre as organizações não-governamentais que realizam ações de educação ambiental focadas em lixo no mar no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-22) Menck, Elisa Van Sluys [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Turra, Alexander; http://lattes.cnpq.br/9028595280598723; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; http://lattes.cnpq.br/8106082889869908Parte dos resíduos sólidos gerados nas atividades humanas atinge o ambiente marinho por múltiplos caminhos, causando inúmeros prejuízos. Como parte da solução do problema, o tema passou a ser foco de atividades de Educação Ambiental (EA) e entre os atores que promovem esse tipo de atividade educativa destacam-se as Organizações Não-Governamentais (ONGs). Entretanto, para além de sua atuação com atividades de limpeza de ambientes costeiros, pouco se conhece a respeito de suas estratégias educativas ao abordar a temática de lixo no mar. Assim, este estudo pretendeu i) fazer um levantamento dessas ONGs que atuam no Brasil, compreender aspectos institucionais e de suas atividades sobre lixo no mar; ii) verificar de que maneira é abordada a temática, considerando as vertentes Conservacionista/Pragmática e Crítica da EA; e iii) identificar os potenciais e desafios para a atuação dessas ONGs considerando sua articulação de ações de lixo no mar. Para o levantamento das ONGs foram utilizadas estratégias complementares como um levantamento colaborativo com o uso de formulários online e os cadastros na Rede Mares Limpos. No total, foram levantadas 50 organizações atuantes com lixo nos mar no Brasil. Dessas, 12 ONGs foram selecionadas seguindo critérios como, por exemplo, ter organizado mais do que uma atividade de limpeza de ambiente costeiro nos anos de 2017 e 2018. Assim, essas instituições tiveram seus(as) coordenadores(as) de ações entrevistados(as) e para obter os resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas. Encontrou-se que, apesar do amplo cardápio de atividades e ferramentas pedagógicas utilizadas pelas instituições, há um predomínio de ações pontuais de sensibilização/mobilização, cuja finalidade pretendida é a mudança de comportamento individual. Contudo, verificou-se que o cenário sóciopolítico, em que as ONGs estão inseridas, não contribui para o fortalecimento institucional das mesmas e consequentemente de suas ações educativas. Visto a visibilidade que a temática do lixo no mar e dos oceanos vem recebendo, o diagnóstico e a análise poderão subsidiar a elaboração de novas estratégias de EA cujo tema gerador é o lixo no mar, de maneira que sejam mais estruturantes, continuadas, que tenham seus resultados acompanhados e que caminhem para ampliar a abordagem crítica da temática.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Proposta para a Logística reversa dos pneumáticos no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24) Silva, Felipe Voltarelli [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; http://lattes.cnpq.br/9182207318907441; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A utilização e comercialização de automóveis vêm crescendo ao longo dos anos e, consequentemente os descartes indevidos de pneus inservíveis se tornam um problema mundial. Nos países que praticam métodos sustentáveis são as leis que regulamentam o ciclo de vida dos produtos (fabricação, uso, coleta, transporte, descarte e destinação final) e incentivam sua implementação e desenvolvimento. No Brasil houve uma evolução entre os anos de 2000 e 2014 na legislação ambiental, onde em 2010 foi estabelecida a Lei Nº 12.305 - Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo obrigatório e de responsabilidade compartilhada aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus, agrotóxicos e seus resíduos e embalagens, pilhas e baterias, óleos lubrificantes e seus resíduos e embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio ou mercúrio e de luz mista, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, que passem a estruturar e implantar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. Os pneus fabricados e importados foram obrigados a possuir um sistema de logística reversa para coleta e disposição final adequada ambientalmente desde a implantação da Resolução Conama Nº 416/09, na proporção relativa ao total fabricados e importados, seguindo a proporção definida pela Resolução. Entretanto, o passivo ambiental pelos importadores que não cumpriram a meta estabelecida de 2010 a 2018, foi de aproximadamente 334 mil toneladas de pneus inservíveis. Nesse âmbito, este projeto consistiu na elaboração de uma proposta para o modelo de logística reversa destinado aos pneus inservíveis pelos importadores, baseando-se no modelo de logística reversa das embalagens de agrotóxicos comercializados no Brasil, considerando as particularidades de cada produto e seus ciclos de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resíduos sólidos e educação ambiental: análise de projetos desenvolvidos em Universidades Públicas do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-21) Araújo, Thiago Henrique Pinto de [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; Garcia, Everton Viesba; http://lattes.cnpq.br/0953319823203066; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/3988561849601037Vivemos em uma Sociedade de Consumo sistematizada justamente no consumo desenfreado e na enorme exploração dos bens e serviços. O consumo exacerbado é consequência de um modelo que preza por uma produção cada vez maior, sem precedentes, no qual a natureza tem a função limitada de apenas fornecimento de matérias primas. Entre tantos impactos causados pelos hábitos da Sociedade de Consumo, a geração de resíduos (o lixo) transita entre um dos maiores. No Brasil, após mais de 20 anos de debates no Congresso Nacional, a Lei Federal nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que solidifica os instrumentos necessários para o avanço da gestão e gerenciamento de resíduos no país. Considerando uma das premissas da Lei, a Responsabilidade Compartilhada, e a percepção de que as Universidades são lócus privilegiados para formação cidadã e profissional, desenvolveu-se este estudo na intenção de compreender como se dão os processos de Educação Ambiental em projetos de Resíduos Sólidos desenvolvidos em Universidades públicas no Estado de São Paulo. A pesquisa de caráter bibliográfico e documental traz à tona o crescimento da quantidade de projetos desenvolvidos nas instituições e que uma parte significativa apresenta pouca ou nenhuma atividade em Educação Ambiental, o que no entendimento deste autor afeta os resultados dos projetos e sua executabilidade a médio e longo prazo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resíduos sólidos no ambiente escolar no município de Diadema: gestão, conscientização e educação ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Balduino, Carolina Magalhães [UNIFESP]; Franchi, José Guilherme [UNIFESP]; Viesba, Letícia Moreira; http://lattes.cnpq.br/2784516411701522Com o crescimento populacional, o consumo excessivo e a ausência do gerenciamento adequado dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são um dos principais problemas ambientais enfrentados atualmente no Brasil e no mundo. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) dispõe os instrumentos necessários para o atingimento das metas relacionadas à gestão integrada dos resíduos sólidos; essa lei hierarquizou a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos em não geração, redução, reaproveitamento, reciclagem e disposição final ambientalmente adequada, e destacou como um de seus instrumentos a educação ambiental e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Para o alcance das metas estabelecidas pela PNRS e para que sejam efetivamente colocadas em prática, são necessárias ações de educação ambiental com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da temática, além de enfatizar a responsabilidade das pessoas sobre o resíduo gerado. Considerando os principais pilares da lei, o objetivo do presente estudo foi mensurar o nível de entendimento dos estudantes de uma escola estadual no município de Diadema sobre os problemas ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos. A abordagem deste estudo é mista, combinação de abordagens qualitativas e quantitativas, com a finalidade de maior compreensão e detalhamento das perguntas da pesquisa; a pesquisa totalizou 5 (cinco) palestras e oficinas aplicadas em diferentes turmas, e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas abertas, com retorno de 65 respostas. Os resultados constataram que as palestras e oficinas foram positivas e os estudantes compreenderam, em sua maioria, os principais conceitos relacionados a resíduos sólidos, cerca de 88% compreenderam o conceito de lixo (rejeito) e 96% sobre o que são recicláveis; essa diferenciação demonstra que o entendimento dos estudantes pode permitir o avanço para a construção de novos assuntos sobre a temática ambiental, proporcionando a sensibilização e conscientização sobre a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos dentro e fora do ambiente escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Subsídios para inclusão da Educação Ambiental em Planos Municipais de Resíduos Sólidos no Alto Tietê - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Trielli, Felipe de Abreu [UNIFESP]; Neiman, Zysman [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/5650201222196814Os estudos tiveram como objetivo analisar a importância da educação ambiental em Planos Municipais de resíduos sólidos na região do Alto Tietê. Para tanto foram analisados dados correspondentes ao tema, em diversas regiões e em destaque a região do Alto Tietê, no qual discute-se a importância do entendimento do descarte dos resíduos sólidos. Os resultados demonstraram que os municípios da região apresentam diversos problemas ao descarte dos resíduos, principalmente se tratando de uma região urbana e que apresenta uma grande ocupação populacional. A importância também da divulgação de informações para à população no que diz respeito a forma adequada de separação e organização dos resíduos sólidos para a coleta seletiva. Com isso se reduz danos ambientais, facilita-se a vida de catadores que dependem da reciclagem e para evitar danos à saúde da população com a presença de pragas e doenças. Conclui-se que a forma adequada de haver o descarte dos resíduos sólidos é com a inclusão de uma educação ambiental, com uma difusão de informações que contribui com objetivos determinados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos em nível local. E também apresentando um caráter informativo, com análise documental e utilizando uma Modelagem Tridimensional como agente de ensino ambiental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de resíduos na construção de tubos pelo poliqueta Diopatra cuprea é dependente do nível de urbanização da praia?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Novaes, Nicoly Sommerfeld [UNIFESP]; Yokoyama, Leonardo Querobim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8665461712861520; http://lattes.cnpq.br/3652952868857747; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ações antrópicas configuram uma situação de constante degradação do ambiente, evidenciada pela massiva presença de resíduos sólidos em alguns ecossistemas, especialmente em regiões costeiras. Em certas localidades, como por exemplo nas praias arenosas, há uma crescente interação da macrofauna bentônica com diferentes tipos de detritos, como plásticos e metais. Muitas destas interações têm sido descritas pela literatura, como por exemplo a ingestão de microfibras pela meiofauna e a redução do forrageamento por gastrópodes, porém ainda há uma grande defasagem de dados no que tange seu efeito sobre a macrofauna praial. Uma das principais consequências desta interação entre resíduos e macrofauna é a utilização de detritos plásticos como suporte para estruturas biológicas em praias, como por exemplo, tocas de crustáceos e tubos de poliquetas. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o uso de resíduos plásticos na construção de tubos do poliqueta Diopatra cuprea (Bosc, 1802). Também testamos a hipótese de que o nível de urbanização da praia interfere na proporção de plásticos nos tubos. A presença de plástico foi registrada em todas as cinco praias avaliadas, desde a menos até a mais urbanizada. Nas praias do Indaiá, Perequê e Santos, todas os tubos analisados continham algum tipo de resíduos plásticos, enquanto nas praias de Barequeçaba e Baía do Araçá, as proporções de amostras com resíduos foram de 71% e 28%, respectivamente. A comparação entre as proporções médias de plástico por tubo revelou uma relação negativa entre as concentrações e o gradiente de urbanização das praias, principalmente pela existência de uma diferença significativa entre as praias do Indaiá e Araçá. Sendo assim, é possível que o nível de urbanização não seja o único determinante da proporção de resíduos utilizados pelos poliquetas. É necessário avaliar tanto o efeito do hidrodinamismo praial promovendo retenção dos resíduos no local, quanto a quantidade de resíduos descartados e acumulado em cada praia.