Navegando por Palavras-chave "Soft power"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A ascensão da China na segurança energética global: o impacto da estratégia de investimento em energia solar fotovoltaica no posicionamento internacional do país(2023-12-15) Sousa, Anarah Martins [UNIFESP]; Hage, José Alexandre Altahyde [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5620292368037924; N/AO investimento significativo da China na energia solar fotovoltaica a posicionou como uma potência global nesse setor. Além de fortalecer a segurança energética, essa estratégia impulsionou a inovação, gerou empregos e fortaleceu a economia do país. Esses resultados têm o potencial de aumentar o soft power chinês e redefinir seu papel no cenário internacional. Nesse sentido, o artigo científico tem como objetivo analisar a ascensão da China na segurança energética global por meio do investimento em energia solar fotovoltaica e seu impacto no cenário internacional. Pretende-se entender os fatores impulsionadores desse crescimento, avaliar os efeitos econômicos, políticos e ambientais dessa estratégia, bem como investigar seu impacto no soft power chinês. A pesquisa utilizará uma abordagem qualitativa, visando contribuir para o conhecimento sobre política energética global.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dimensão cultural na política externa do governo Lula (2003-2010)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-12) Silva, Tamires Benedita da [UNIFESP]; Souza, Ismara Izepe de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4699854517328043O principal objetivo deste artigo é entender como o Governo Lula desenvolveu a diplomacia cultural brasileira para alcançar uma maior projeção no sistema internacional, principalmente para alcançar interesses nacionais em áreas que não eram relacionadas com a cultura. Dadas a ascensão da globalização e as discussões sobre identidade nacional x identidade global, nos anos recentes observamos a ascensão de novos players, como o Brasil, que buscam utilizar a difusão da cultura para se aproximarem de parceiros considerados como estratégicos. Ao todo são trabalhadas duas hipóteses neste artigo: a de que a criação de um conceito de cultura permitiu abarcar diversas manifestações culturais e criar uma política para incentivá-las; e a segunda hipótese é de que a organização coordenada entre diversos ministérios ajudou a trazer o impacto da diplomacia cultural para diversos setores, e também para melhorar a imagem do Brasil no sistema internacional. A metodologia aplicada foi qualitativa, analisando diversas fontes de dados secundárias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A exploração de dados como instrumento de soft power à luz das novas leis de proteção de dados: um estudo do caso Facebook e Cambridge Analytica(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Araújo, Vinícius Pinto [UNIFESP]; Bastos, Ísis Boll de Araújo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8262552154662626A exploração de dados pessoais se tornou uma ameaça de amplitude global. Por isso faz-se importante apresentarmos seus desdobramentos para as Relações Internacionais. Através da revisão bibliográfica, entendemos os conceitos de soft power e apresentamos a modulação algorítmica como instrumento de poder de atores privados como as chamadas Big Techs. Apresentamos então uma revisão histórico/documental sobre leis de proteção de dados até as mais recentes GDPR e LGPD, com o objetivo de entender a capacidade dessas leis de lidarem com o crescente poder de atores privados. Comparamos a literatura com os documentos para analisar o caso de vazamento e exploração de dados envolvendo o Facebook e a empresa Cambridge Analytica. Através do método indutivo, utilizamos o caso apresentado para exemplificar, sob a ótica dos conceitos apresentados, como as violações de privacidade podem representar um risco à estabilidade dos Estados, além entender que as leis de proteção de dados, apesar de extremamente necessárias, precisam de maior amadurecimento para ter real capacidade de law enforcement frentes às Big Techs e sua capilaridade global.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O fenômeno Hallyu: a cultura sul-coreana como instrumento de soft power no século XXI(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Sernagiotto, Felipe Azevedo [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O tema de nosso trabalho é o uso da dimensão cultural por parte da Coreia do Sul para o desenvolvimento de seu soft power. Dessa forma, tratamos nesse artigo do processo de internacionalização da cultura sul-coreana observado nas últimas décadas, denominado também de onda coreana ou Hallyu, explicando alguns de seus motivadores e identificando qual o papel do Estado sul-coreano para o avanço desse processo, e por fim tratando de seus principais resultados para o incremento do soft power e da diplomacia cultural sul-coreana. Concluímos a partir de nossa pesquisa que o Estado sul-coreano teve função importante para alavancar o processo da Hallyu globalmente, o qual ao longo do século XXI contribuiu para a expansão do soft power sul-coreano, com o uso ativo da dimensão cultural pelos governos do país em termos diplomáticos e de economia criativa. Neste trabalho, utilizamos uma metodologia baseada em revisão de literatura que inclui pesquisas sobre o tema, mas também relatórios divulgados por agências sul-coreanas importantes no fomento da cultura do país doméstica e globalmente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O futebol americano e suas instituições como elementos de suplementação de soft power e propagação de valores norte-americanos(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Prianti, Victor Henrique [UNIFESP]; Santos, Fabio Luís Barbosa dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5107759022294795Este artigo tem como função elucidar o futebol americano e todas as suas instituições e acontecimentos no decorrer dos anos, como ferramentas para a projeção de poder do país e disseminação de valores, inerentes aos Estados Unidos. A partir disso, analisar como a união de negócios, cultura, entretenimento, militarismo e esporte estão ligados à identificação nacional de indivíduos tanto residentes como também de fora do país, gerando uma conexão e atração ainda maior. São três as hipóteses do trabalho, a primeira delas diz que o futebol americano é um componente fundamental do American Way of Life, pois além de incorporar o consumismo e de forma indissociável o militarismo e o patriotismo, encontrou uma maneira de se envolver, de uma maneira ou de outra, na vida de cada cidadão, na medida que representa de forma fiel a cultura, sociedade e mentalidade dos Estados Unidos. A segunda hipótese sugere que os esportes, estando presentes em todos os países do mundo, sendo uma atividade de cunho lúdico como também competitivo, praticados por todas as idades, em todas as condições possíveis são, na atualidade, um elemento fundamental do Soft Power, propaganda e de se fazer a política por outros meios. A terceira hipótese traz o entendimento de que a internacionalização do futebol americano tem gerado resultados prolíficos tanto para a popularização do esporte no mundo, mas também trazendo um retorno significativo em branding, audiência e para economia norte-americana como um todo, representando a amplificação e a consolidação de seu poder de atração nas relações internacionais, o Soft Power. Por meio da bibliografia elencada, portanto, argumenta-se sobre a relação da criação de uma imagem atrativa dos norte-americanos perante o meio internacional e o seu planejamento de iniciativas, principalmente em consonância com o setor privado, para um dos esportes que mais cresce no mundo, o futebol americano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hallyu: O K-pop como instrumento de diplomacia cultural e soft power(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Siqueira, Maíra Prado de [UNIFESP]; Costa, Karen Fernandez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0680877261356609O principal objetivo desta pesquisa é o de estudar o uso do produto cultural K-pop como forma da Coreia do Sul exercer Diplomacia Cultural e Soft Power nas Relações Internacionais. Por meio disto, busca-se compreender de que forma o K-pop foi originado a partir do hibridismo da cultura coreana e das influências culturais externas, quais atores estão envolvidos no seu desenvolvimento e de que forma este se constitui como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e Soft Power. A hipótese da pesquisa é que o desenvolvimento do K-pop foi utilizado como uma ferramenta de Diplomacia Cultural e de Soft Power, fazendo parte de estratégia impulsionada pelo governo coreano, como forma de atingir e consolidar o National Branding da Coreia, ou Hallyu, no exterior. Nesse aspecto, o passado não imperialista do país, bem como hibridização presente na Hallyu, foram fatores que favoreceram a projeção do K-pop inicialmente em países asiáticos e, com o avanço da internet e das redes sociais, no mercado ocidental. O trabalho fundamenta-se em ampla revisão bibliográfica e utiliza fontes primárias e secundárias, aplicando o método hipotético-dedutivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)HEGEMONIA, SOFT POWER E FUTEBOL: uma análise econômica nas atuações do Grupo City dos Emirados Árabes Unidos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Fernandes, Ian Lorenzo [UNIFESP]; Venturini, Fabio Cesar [UNIFESP]; https://www.escavador.com/sobre/927001/fabio-cesar-venturiniA hegemonia econômica e o soft power são fenômenos relevantes na atual ordem mundial, e os Emirados Árabes Unidos têm se destacado nesse contexto, especialmente por meio de investimentos internacionais e parcerias como o Grupo City. Este trabalho de monografia visa investigar a relação entre hegemonia econômica, soft power, sportswashing e os EAU, utilizando o Grupo City como estudo de caso. O objetivo é analisar as possíveis motivações econômicas e financeiras da nação árabe, além de examinar os impactos e desafios dessa estratégia no cenário internacional. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão do fenômeno da hegemonia econômica, do soft power e do sportswashing.