Navegando por Palavras-chave "Soft Power"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte, Censura e Soft Power na China Contemporânea(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-23) Chen, Cristina Choung [UNIFESP]; Ishiki, Michiko Okano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper discusses the relationship between Soft Power and governmental censorship in cultural management practices within mainland China, specifically in the field of visual arts. According to Joseph Nye Jr., creator of the term Soft Power, China emerges in the 21st century as a power to challenge American hegemony in economic and political terms, but the moral values presented by the Government, as well as the representation of Chinese culture in the global imagination, seem to precluding the public’s voluntary co-optation to a positive perception of the country. In this context, censorship is cited as the main obstacle to the creation of Soft Power. The research proposes to analyze the censor format within the artistic sphere, to reflect on the contemporary Chinese reality and to question the way such elements are articulated for the formation of individual expression within the global cultural scenario.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Cultura Coreana como instrumento de Soft Power da Coreia do Sul: Uma análise sobre a Hallyu(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Gavioli, Sara Maria da Silva [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O objetivo desse trabalho é explorar a vertente cultural da Coreia do Sul conhecida como Hallyu ou onda coreana como seu principal instrumento de soft power no sistema internacional. Nesse sentido, e a luz dos conceitos de soft power, diplomacia cultural e pública, a análise englobará o processo histórico pós Segunda Guerra Mundial e o papel do Estado em universalizar a cultura do país como principal aparato de desenvolvimento interno e externo, além das características e fomentadores que possibilitaram sua globalização. Para a composição do trabalho será utilizada a metodologia de análise literária de teóricos e estudiosos no geral sobre os conceitos e processos que envolvem a temática, incluindo artigos, relatórios governamentais e informações qualitativas oriundas de instituições públicas e privadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diferenças entre o discurso e prática da gestão Trump e o histórico de atuação da política externa dos EUA(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09) Gabriel, Lucas Duarte [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383; http://lattes.cnpq.br/0165240547137333O artigo redigido a seguir tem a principal finalidade de compreender o que foi a gestão de Donald Trump em relação a seu discurso e prática e como ela condiz com o histórico dos EUA como uma potência global. Para isso, primeiro é entendida a questão do poder e da hegemonia, depois, os temas que predominaram na política externa dos EUA ao longo dos anos. A partir daí, é feita uma busca por notícias e fontes primárias a respeito do discurso e da prática de Trump para tentar delimitar um padrão para comparações com outros períodos da história. Para concluir, buscamos compreender se Donald Trump representa algo em comum com a política externa dos EUA ou se possui diferenças para com seus antecessores em alguma esfera do poder (tanto em seu discurso quanto em sua prática).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guerra às drogas: ferramenta de expansão do hard e soft power estadunidense(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Xu Gao, Renata [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O principal objetivo deste artigo científico é estudar a política da Guerra às Drogas, ou "War on Drugs", como instrumento de expansão do soft e hard power estadunidense no Sistema Internacional através da óptica teórica de Joseph Nye. Este trabalho busca focar no contexto histórico do surgimento do controle às drogas, buscando elucidar os inúmeros esforços de expansão da mesma pelos governos estadunidenses a partir de Richard Nixon e conforme o contexto do pós guerra, na qual emprega-se instrumentos de expansão de influência hegemônica como a criminalização punitiva e a transnacionalização militar. Por meio da análise de discursos, e do estudo dos instrumentos utilizados para influenciar os países da América Latina, busca-se demonstrar como se deu a consolidação hegemônica estadunidense nos mesmos. Portanto, busca-se uma análise extensiva da política externa dos Estados Unidos através do método hipotético-dedutivo em uma pesquisa qualitativa das inúmeras maneiras, mas principalmente através da Guerra às Drogas, em que se fazem submeter essas populações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O investimento chinês em futebol como instrumento de Soft Power(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Cruz, Leonardo Adejandre Reis [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383Este trabalho de conclusão de curso pretende discutir a estratégia de investimento em futebol da República Popular da China, com foco na década de 2010. O objetivo da discussão é demonstrar a hipótese de que tal movimentação do Estado chinês, além de constituir interesse na diversificação de sua economia, representa, também, uma disposição para a amplificação e a consolidação de seu poder de atração nas Relações Internacionais, o Soft Power. Por meio da bibliografia elencada, o texto argumenta sobre a relação da criação de uma imagem atrativa dos chineses perante o meio internacional e o seu planejamento de iniciativas para o esporte mais popular do planeta, que é o futebol.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Sniper Americano: o papel do cinema dos Estados Unidos na legitimação da guerra ao terror no Oriente Médio(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Bonaldo, Henrique Ribeiro [UNIFESP]; Souza, Claudia Moraes De [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1106065968334840Este artigo tem o objetivo de evidenciar a disseminação do cinema de guerra como ferramenta de poder para projeção e controle do cenário internacional pelos Estados Unidos, tomando como fonte a análise da obra “American Sniper” de Clint Eastwood e seus impactos na guerra ao terror. Nesse cenário, trata-se o cinema como ferramenta cultural que dialoga e massifica as posições do entretenimento mundial ao uso militar e político, se aproveitando essencialmente das identidades patrióticas dos indivíduos para moldar a construção imaginativa de seu povo e, especialmente, de outros povos. O presente trabalho busca identificar a construção histórica do American Way of Life também nas artes e cultura como fator fundamental do Soft Power americano; mais além do consumismo excessivo, que é base fundamental dessa ideologia como forma de progresso, o texto evidencia como a dominância cultural e a propagação desse modo de vida é importante na construção de poder econômico e militar para os EUA, sobretudo na justificativa das guerras perpetradas ao longo do último século pelos americanos. Por meio de análise fílmica do longa American Sniper (história bibliográfica do maior atirador de elite da história do exército americano), o texto se debruça sobre a narrativa que compõe as ações do protagonista e o heroísmo representado por este em uma guerra traçada contra todo um povo, que passa a ser vilanizado e generalizado na ideia de um islamismo terrorista e sanguinário. Assim, por meio da bibliografia listada, argumenta-se que tal perspectiva construída sobre essa população médio-oriental é parte de uma narrativa ocidental que, desde o modo de vida americano até o cinema de guerra, passa pela indústria cultural como fonte de dominância e poder, subjugando sociedades e elencando como valores universais os valores americanos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Soft Power Sul-Coreano: o papel da indústria do entretenimento na projeção internacional da Coreia do Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08) Dal Piaz, Mariana Zucatelli [UNIFESP]; Pedroso, Carolina SIlva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2324338556302820O principal objetivo deste artigo é o de abordar o papel desempenhado pela indústria do entretenimento sul-coreana na projeção internacional da Coreia do Sul, a partir do conceito de soft power. Na medida em que a Coreia do Sul passou a ser conhecida pela sua cultura pop, englobando diversos produtos culturais, tais como música, cinema e televisão, levantou-se a questão sobre o papel da indústria do entretenimento sul-coreano na construção da imagem do país asiático como uma potência influente no cenário mundial. Assim, procura-se explicar a predileção que a cultura sul-coreana tem gerado em diferentes lugares do mundo, observando as consequências econômicas e diplomáticas desse processo. Além disso, analisa-se como as políticas públicas do governo sul-coreano para o setor cultural têm contribuído para esse sucesso e como o uso do soft power sul-coreano fortalece as relações internacionais do país. A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise de dados. Conclui-se que a indústria do entretenimento sul-coreana desempenha um papel fundamental na projeção internacional da Coreia do Sul e que o soft power é uma ferramenta importante para o país em sua atuação no cenário global.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Parasita: um estudo de caso do soft power sul-coreano e sua repercussão global(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-10) Chester, Fernanda de Oliveira [UNIFESP]; Pecequilo, Cristina Soreanu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5954827203430383O cinema sul-coreano ganhou reconhecimento global graças às estratégias de soft power adotadas pelo governo sul-coreano. Este artigo explora essa dinâmica, utilizando "Parasita", vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, como estudo de caso. Soft power, conceito introduzido por Joseph Nye, refere-se à capacidade de influenciar através da cultura e valores, sem recorrer à coerção. A Coreia do Sul promove sua cultura por meio da "Onda Coreana" (Hallyu), que abrange K-pop, dramas e cinema. Investir na indústria cultural, incluindo cinema, K-pop e dramas coreanos, é visto como uma forma de projetar uma imagem positiva da Coreia do Sul globalmente, moldando percepções e fortalecendo laços interculturais. O filme "Parasita", dirigido por Bong Joon-ho, exemplifica essa estratégia, demonstrando como o sucesso cultural pode se traduzir em influência internacional. Além de seu reconhecimento cinematográfico, "Parasita" contribuiu para a projeção da imagem sul-coreana em escala global, fortalecendo os laços interculturais. Embasado em revisão bibliográfica, o estudo busca compreender o impacto dos investimentos na indústria cultural sul-coreana em seu soft power, com destaque para o sucesso de "Parasita".
- ItemAcesso aberto (Open Access)Soft Power: A Política de Boa Vizinhança no governo Roosevelt e o cinema como meio propagador do pan-americanismo no Brasil.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25) Marton, Giulla Angelica [UNIFESP]; Carvalho, Daniel Campos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0250387190883006; http://lattes.cnpq.br/6991915700488339This research seeks to analyze the international policy of the United States during the period of the Second World War, as known as the Good Neighbor Policy. It is analyzed how the country abandoned the practice of hard power, characterized mainly by the “big stick” policy, and opted for the use of soft power. This period was marked by an intense North American cultural’s export to Latin American countries with the support of important companies in the film industry, such as the Walt Disney Company, which used animations to propagate messages from Pan Americanism. These foreign policy tactics were used to ward off totalitarian regimes in Latin American countries, mainly in Brazil, in order to prevent a fascist advance on the American continent. The period analyzed will be during the government of Franklin D. Roosevelt and Getúlio Vargas, between the years 1933 to 1945. The work will have as a case study the animation “Hello, Friends”, produced by the Walt Disney Company, with the purpose of illustrating the mechanisms of soft power.