Navegando por Palavras-chave "Sofrimento"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A luz do Yoga como um caminho de autoconhecimento e sua relação com uma parte da vida, chamada morte(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-09) Santos, Ana Guiomar dos [UNIFESP]; Rojo, Marcus Vinícius [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8364352829571027Introdução. Este percurso teve o propósito de conhecer o significado do Yoga e a compreensão da morte na visão desta filosofia. O Yoga nasceu na Índia, é uma tradição milenar, cuja origem se perde no tempo. Seus ensinamentos se iniciaram de forma oral por sábios, e foram sendo retransmitidos a cada geração. Yoga é um conjunto de profundos conhecimentos que envolvem saúde física, mental e espiritual; preceitos éticos e filosofia de vida. Nesta pesquisa será possível conhecer qual a relação dos conhecimentos do Yoga com uma parte da vida, chamada: morte. Parte esta que, por vezes, pode inspirar medo, ou rejeição. Segundo o Yoga, quem não está em sua plenitude com o viver, pode ter problemas ao deparar-se com esta parte da vida: a morte. Objetivo. Pesquisar os ensinamentos da filosofia do Yoga e como eles podem auxiliar a lidar com a passagem da morte física. Na filosofia do Yoga, a passagem da morte é considerada um processo evolutivo necessário, que pode ser vivido com equilíbrio, mesmo diante do sofrimento que possa apresentar. Todos os fatos da vida, na filosofia yogue, são vistos como experiências, que possibilitam uma compreensão e também um aprendizado. Uma vez que, no Yoga a essência de cada ser é eterna e vai além da morte física. Método. Estudo teórico da filosofia yogue, por meio de livros e estudos sobre a cultura indiana. Com ênfase na Katha Upanisad, nos Sutras de Patanjali e em pesquisas científicas acadêmicas. Resultados. O Yoga com suas práticas físicas de asanas e pranayamas, com suas técnicas meditativas e com sua filosofia, amplia a consciência do ser humano para uma maior percepção e compreensão de si mesmo e, consequentemente, para uma percepção mais ampla dos processos de vida e morte. Isto poderá trazer maior equilíbrio para o ser humano, perante os desafios das perdas enfrentadas ao longo da vida. Considerações finais. Este estudo representa um pouco do vasto universo do Yoga, e que ele possa proporcionar um senso de unidade e ajude as pessoas a se conectarem consigo mesmas e a trilharem um caminho que conduz o indivíduo a manter-se num estado de calma e presença, pois, os estímulos sensoriais direcionam uma saída para fora de si mesmo. Yoga conduz ao processo de descobrir esta essência que habita dentro de cada ser, e que estará com ele além da eternidade, e que a morte não é o fim, mas uma transição, de um nível de consciência material para um nível mais sutil.
- ItemSomente MetadadadosManipuladores De Alimentos Atuantes Em Um Abrigo Institucional: Discutindo O Processo De Educação Permanente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-04-26) Silva, Angela Lima da [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Children's feeding practices include various factors such as food consumption, availability, cultural and media influences, but are mainly influenced by the knowledge, experiences and experiences of the mother and / or caregiver. In the case of children received by the State, these depend on the care of several people, who bring their cultural and educational influences throughout their lives into their professional practice, which often does not comply with appropriate feeding practices, and may have a negative impact on the Children's health. Based on this scenario, The aim of this study was to discuss the demands and expectations of professionals involved with infant feeding from an institutional sheltering service that serves children from 0 to 3 years old, in order for the education process. In this research, we chose a qualitative research, in the case study modality, having as food manipulating participants and social protection agents (caregivers) acting in an institutional reception service. The data were produced through a semi-structured interview and participant observation, analyzed according to the content analysis technique, thematic type, allowing the construction of four thematic nucleo, which revealed the profile of the professionals involved in infant feeding, as well as the knowledge and the conceptions brought from their professional practice, the understanding of their role in the development and growth of the children, the facilities, difficulties and limitations of the professional performance, and finally, showed how the training process occurs for them to work with infant feeding. Thus, the food practices and care of the adopted children in the daily life of the professionals studied are guided by the knowledge and conceptions based on sociocultural influences and the personal experience lived with motherhood, going against the current nutritional and food recommendations. It can be observed that caregivers have difficulty distinguishing their professional role as their mother, unlike the food manipulators, who perceive themselves as educators, acting actively in the formation of the eating habits. It was revealed the difficulty that the professionals have to see the potentialities of their work, as well as to identify that some activities are part of the caregiver assignment. The presence of menu was considered as potentiality and the absence of work material and extensive workload as a hindrance to professional performance. The training process of these professionals is based on the perspective of traditional teaching, with occasional actions outside the work environment, focused on the transmission of information and technical procedures, using traditional teaching methodologies. Thus, it was identified the need of the training process of these professionals to be constructed according to the particularities of the service, considering their knowledge and perceptions, enabling the critical reflection on professional practice and the autonomy of the subject in the construction of their knowledge and citizenship.
- ItemAcesso aberto (Open Access)No Palácio de Lótus(Josilene Pinheiro-Mariz, 2022-07-24) Silva, Higor Lima da; http://lattes.cnpq.br/8850255868436208No cotidiano mundial, por conta das mortes pelo coronavírus, os afetos que coexistem com o luto ficaram mais presentes na memória coletiva. Com efeito, o presente poema parte de uma aisthesis a uma kátharsis para trazer ao leitor uma experiência estética do livramento do sofrimento de estar separado de quem se ama. E é considerando que neste ano se comemora os 800 anos de nascimento do Grande Mestre Nitiren Daibossatsu, que é muito importante ao Budismo, que o poema em homenagem a ele traz um léxico que reflete seus ensinamentos. Portanto, em suma, “Palácio de Lótus” significa “templo budista” (Nitiren ensinou o Sutra Lótus); “kalpas” é uma medida de tempo praticamente incalculável; “Gohonzon” é a Mandala Sagrada da prática do Sutra Lótus; “Saha” refere-se ao mundo dos humanos; “quatro mares” refere-se a um país, ao mundo ou aos mares entorno de Sumeru (nome de uma montanha tanto física quanto espiritual); “cisne” simboliza um ser que vive em partida e distanciamento de quem ama; “bossatsu” é o estado de pleno altruísmo onde se almeja mais a iluminação alheia do que a própria; “branco” representa a morte, luto e sofrimento; “sakura” é traduzida por cerejeira (os japoneses esperam anualmente a alegria de vê-la florescer, mas sua floração bela é curta e frágil, trazendo melancolia pela efemeridade); “lanternas” são as lanternas flutuantes; e a “lua” representa os ensinamentos budistas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A olaria da fidelidade: a recepção de Kierkegaard na antropologia da verdade de Heschel(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-01-24) Ribeiro, Andre Oswaldo Valenca [UNIFESP]; Macedo, Cecilia Cintra Cavaleiro De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThis research investigates the way in which Kierkegaard was received by Heschel’s thought. A surprisingly untapped field of research. Although concentrated on a single work, his last work, A Passion for truth, this reception reverberates on Heschel’s work as a whole. Beginning by the establishment of common concerns between Kierkegaard and the polish rabbi Kotzker, Heschel constructs a whole anthropological building composed of problems and emblems based on an experimental conception of truth and faith - the so-called “life of faith". Such a building, however, is covered by an essayistic nature of writing. From our analysis of Kierkegaard-Rezeption, we developed a conceptual platform for the prospection of what we have come to refer to as Heschel's “anthropology of truth”. An anthropology that, combining faith and truth from the perspective of an experiential knowledge of God, places simultaneously an extra-worldly framework ("celestification") and an emphasis on earthly tasks, a perspective we call "existential apocalyptic". The hybridity of this perspective marks the character of Heschel's anthropology of truth as a reflexive proposal that lies in the liminality of classifications. Such liminality is already visible in the pillar of the anthropological building, in which Heschel places a both a jew and a christic in a cooperative relationship.
- ItemSomente MetadadadosA Questão da Morte Bela nos Filmes: Mar Adentro e Você Não Conhece Jack(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Moura, Felipe Rolin de [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0720071392894569; http://lattes.cnpq.br/0628064969432180; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this study is analyzing the conception the “beautiful death”. This is a polemic topic that has created many controversies, and has involved, in this debate many philosophic and social concepts. The concepts about death have change with over time. For many people, it is a controversial phenomenon, because, at one side there are people that think it is the end of all; in the other side, is who see the end of material life, these admit continuity in spiritual plan. There are many men, even, see death like a biologic phenomenon, between the others phases of the life. In specific event of sociology, this is accepted and studded like social phenomenon. To study this death thematic like a social problem, we´ll consult main these authors: Philippe Ariès (2003), Norbert Elias (2001) and Rachel Aisengart Menezes (2004). The movies had analyzed were: Mar Adentro (2004) and Do You Know Jack (2010), these are two works show and develop the conception of ‘beautiful death’ in the cinema and were based on real facts adaptations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Refugiados congoleses na cidade de São Paulo: processo migratório e itinerários terapêuticos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-24) Haydu, Marcelo [UNIFESP]; Martin, Denise [UNIFESP]; Silveira, Cássio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3313702672070092; http://lattes.cnpq.br/5584662342646500; http://lattes.cnpq.br/2157573081115181; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In the context of migrants in search of refuge, the experiences reported in both the country of origin and destination involve elements with the potential of triggering suffering in those people seeking refuge. The displacement in search of refuge may compromise the health of those people. This research project aims to look into the therapeutic itineraries for the preservation and recovery of the health of the refugees who come from the Democratic Republic of the Congo, who are now residents of São Paulo. Fifteen in-depth interviews have been carried out with the Congolese people living here as refugees, as well as ethnographic observations. This research has shown that it is not possible to generalize about the health situation of the refugees. In spite of the fact that all the Congolese have reported cases of suffering, mainly due to the difficulties and adversities found in the places of refuge, the process of refuge has not been translated into cases of both physical and/or mental illnesses of great significance as a whole. Nonetheless, those people need a great deal of support in regard to their health situation as a result of the suffering they are invariably submitted to. The analysis of the itineraries has demonstrated that the paths taken by the Congolese in search of therapeutic care do not always coincide with predetermined schemes or influxes. Their choices express both individual and collective subjective constructions with regard to the process of falling ill and the methods of treatment, forged under the influences of various factors and contexts. As a whole, the paths taken by the Congolese encompass self-awareness, on a smaller scale, and the Brazilian Unified Health System (SUS), more significantly speaking, but above all, social networks (family and friends) and spirituality. It is worth pointing out that almost all of the interviewees do not have a full perception of their mental health in biomedical terms. The illness is not seen as a strictly biological/bodily process, but as a result of the cultural context and the subjective experience of feeling ill.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Saúde mental na Unifesp campus Guarulhos (2015-2019): dilemas e complexidades(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Fernandes, Miriã Galvão; Nemi, Ana Lúcia Lana; https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/17196/ana-lucia-lana-nemi/; http://lattes.cnpq.br/2147631182266546Esta pesquisa é resultado do Trabalho de conclusão de curso, do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências da UNIFESP. Nomeada de “Saúde mental na Unifesp campus Guarulhos (2015-2019): dilemas e complexidades”, tem por objetivo investigar o perfil do estudante ingressante e as políticas teóricas e práticas disponibilizadas pela instituição para garantir a permanência e melhor vivência dos alunos com sofrimentos psíquicos dentro do espaço acadêmico, em diálogo com as declarações desses mesmos alunos, para que possamos compreender melhor os dados apresentados, e as lacunas que demonstram complexidade no que diz ao assunto. Para tal, serão usados documentos disponibilizados pela PRAE, como “Considerações sobre o suicídio”, “Política de álcool e outras drogas”, “Política de alimentação”, “código de conduta dos estudantes”, e os relatórios sobre a apresentação de dados do perfil do(a) estudante ingressante da Universidade Federal de São Paulo relacionados à saúde de 2015 a 2019, elaborados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Pró-Reitoria de Graduação. Ademais, também utilizaremos como parte da documentação entrevistas feitas com os alunos em questão, professores da instituição, e o Coordenador de atenção à saúde do estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a partir dos códigos de ética da História Oral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Significados de Sofrimento e Dor: Visões de Profissionais e de Pessoas em Tratamento com Auriculopuntura e Toque Terapêutico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-19) Ignatti, Carmencita [UNIFESP]; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5029273945514325; http://lattes.cnpq.br/8728816440087687; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os fenômenos de dor e sofrimento são desafiadores para pessoas, profissionais e serviços de saúde. Na busca de entender significados da relação entre sofrimento e dor, foram destacadas as causas que transcendem as dimensões biológicas e psicossomáticas, envolvendo fatores culturais subjacentes. A pesquisa etnográfica teve como objetivo geral investigar os significados de sofrimento e dor, na visão de profissionais e pessoas em tratamento por dois tipos de Medicinas Alternativas e Complementares (MAC)/Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS): o Toque Terapêutico e a Auriculoterapia. Os objetivos específicos foram compreender as percepções das pessoas em tratamento com o Toque Terapêutico ou Auriculoterapia sobre dor e sofrimento e identificar a atuação dos profissionais nesse modo de cuidado. Ao privilegiar a abordagem etnográfica, a pesquisa baseou-se na perspectiva hermenêutica de Geertz, centrando-se na observação mais aproximada e aprofundada, que permitisse um mergulho no universo pesquisado, visando à compreensão da intensidade que o sofrimento representa, bem como seu alcance nos aspectos pessoal, familiar e social. A pesquisa ocorreu no Centro Thermal da Lama Negra de Peruibe ou Lamario, designado como unidade de referência para atendimento com as PICS, após a implantação da Política Municipal de Práticas Integrativas (Lei 3587/2018). Os usuários foram atendidos por voluntários do Movimento de Educação Popular em Saúde (MOPS). Os profissionais da Auriculoterapia observados foram um médico e uma terapeuta holística e do Toque Terapêutico uma terapeuta holística. Foram selecionados doze usuários assim distribuídos: para Auriculoterapia com a terapeuta holística, seis iniciaram e três completaram o ciclo de sessões; para Auriculoterapia com médico, cinco mulheres completaram todas as sessões e para o Toque Terapêutico com a terapeuta holística, duas mulheres completaram os ciclos, sendo que uma usuária foi atendida com as duas práticas. As narrativas referiram reclamações semelhantes de dores rebeldes, limitantes, caminhantes, causadoras de transtornos emocionais, relacionais e sociais; histórico de infância pobre, difícil, com dificuldades no relacionamento familiar, incluindo abandono, perdas, violência física e moral e ainda sofrimentos físicos e psíquicos ao lidar com as limitações impostas em sua rotina; desgastes com a sucessão de consultas e medicações sem obtenção da cura esperada; ônus financeiro e efeitos indesejáveis que resultaram em agravamento de sua condição. Os profissionais se mostraram sensibilizados, estabelecendo conexões com os usuários, ultrapassando o distanciamento profissional, relacionando-se em horizontalidade, afetividade, atenção e interesse em apresentar opções de alívio, para além da terapêutica. Os resultados decorreram de um conjunto de ações agregadas à prática em si e que compreenderam o modo como as pessoas foram recepcionadas, escutadas, tratadas, orientadas e consideradas em sua inteireza e humanidade. Evidenciou-se a importância do modo de cuidado que favoreceu a interação entre usuários e profissionais estabelecendo uma relação afetiva baseada no acolhimento e na escuta, proporcionado um vínculo de confiança fundamental ao sucesso do tratamento e abrindo a possibilidade de resgatar a identidade social perdida, reintegrando essas pessoas à malha social da qual estavam apartadas.
- ItemSomente MetadadadosOs significados do sofrimento no trabalho: um estudo qualitativo no âmbito de uma universidade federal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-09-01) Francisco, Janaina Baroni [UNIFESP]; Nakamura, Eunice [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5029273945514325; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The world of work has been marked by competitiveness and fierce competition and ha suffered from various effects arising from the so-called globalization. The conditions and demands of this environment lead individuals to immerse themselves in an exaggerated and exhaustive routine. Such changes are also visible in the educational segment, both in private educational institutions and in public schools and universities The presented scenario and its implications on social conditions and relationships at work raise important questions about the possible relation between work and suffering in different contexts. Understanding this possible relation and its meanings for a group of workers - technicians, managers and teachers - of a public institution of higher education is the main object of this research. The qualitative methodology was adopted in the study, inspired by the ethnographic approach, which allows the understanding o the ways in which social groups think and conduct their lives. In-depth interviews wer used as tools of the research, with a semi-structured script, together with participant observation as a way of approaching the field. Over a period of approximately one year we sought to enter the context of the university, approaching the reality lived by the interviewees in relation to the particular conditions of the environments and the labor relations. The relationships established in the environment in question, the emotions and feelings expressed by the interviewees and the way they deal with the suffering at work were questions that allowed to reflect on the relationship between these behaviors and the presentism and absenteeism phenomena. It was identified in the analysis that the suffering can arise from the opposition between the individual and collective expectations emanating from the workers, but when the subject is able to re-signify th suffering, transforming it into pleasure, the dichotomy between pleasure and suffering a work is revealed. Therefore, in order to understand the meanings of suffering in work contexts, it is fundamental to consider the complexity of organizational policies, so- called labor relations and social relations, in which the worker is inserted, as well as to understand workers' own view of these contexts.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Síndrome das pernas inquietas em pacientes brasileiros: uma análise qualitativa sobre o sofrimento psicossocial e a atenção interdisciplinar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-29) Varela, Maria Jose Vilela de [UNIFESP]; Carvalho, Luciane Bizari Coin de [UNIFESP]; Carvalho, João Eduardo Coin de [UNIFESP]; Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0873354243134229; http://lattes.cnpq.br/2617510083171521; http://lattes.cnpq.br/4508875707983155; http://lattes.cnpq.br/6751318718805176; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Resumo do Artigo 1 Objetivos: O objetivo deste estudo é investigar os fatores psicossociais relacionados ao diagnóstico e tratamento de pacientes com a síndrome das pernas inquietas. Métodos Quinze pacientes com diagnóstico de SPI foram entrevistados no Ambulatório Neuro-Sono da disciplina de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Resultados Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo qualitativo. Identificamos quatro categorias relevantes: Descrição da doença, História da doença, Experiência da doença e Relação com os outros. O descontrole sobre o corpo, aliado ao seu não reconhecimento pelo profissional, produz um estigma sobre os indivíduos e leva ao sofrimento dos pacientes. Conclusão A pesquisa ressalta a importância de fatores psicossociais para o diagnóstico e tratamento de pacientes com síndrome das pernas inquietas e a importância de ter equipes interdisciplinares para o atendimento de pacientes com síndrome das pernas inquietas. Resumo do Artigo 2 Introdução: A síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um distúrbio neurológico que afeta o sono e a qualidade de vida de seus portadores, sendo caracterizado por uma necessidade irresistível em mover as pernas, pelas sensações desagradáveis. Objetivos O objetivo deste estudo é investigar como o entendimento e os manejos desta enfermidade, tendo em vista suas dimensões socioculturais, especialmente as de gênero/sexualidade, são constituídos a partir do tratamento e cuidados de um grupo de pacientes em São Paulo, Brasil. Métodos Quinze pacientes foram entrevistados no Ambulatório de Neuro-Sono, da Universidade Federal de São Paulo. Resultados Os resultados encontrados foram submetidos à análise qualitativa e o estudo identificou na condução da temática da sexualidade destes pacientes duas categorias importantes: Corpo-Movimento e O olhar dos outros. Os participantes referem que a dimensão sexual surge como um organizador do olhar do outro sobre a doença: no caso da mulher, quando a doença aponta para a sexualidade há um desvio para o descuido e, portanto, sofrimento. Conclusão Concluímos que esta condição no tratamento e no cuidado exige, assim, uma retificação do olhar do profissional de saúde para atender integralmente às demandas trazidas pelos sujeitos, especialmente as mulheres, considerando os limites e as possibilidades de sua inserção cultural e social, com importantes consequências para a atenção e o tratamento.
- ItemRestritoTornar-se terapeuta ocupacional: construindo ferramentas de escuta ao sofrimento intenso de crianças e adolescentes(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Nascimento, Karina Mateus [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8786999221233177; http://lattes.cnpq.br/0110115164868703; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a discutir a utilização de recursos artísticos na construção de ferramentas para escuta do público infantojuvenil em situação de sofrimento intenso. A partir da metodologia das escrevivências de Conceição Evaristo (2017), a autora conta sua trajetória com o público infantojuvenil, narrando cenas significativas do período em que foi estagiária de um CAPSij III. Norteada pelo movimento de autorrecuperação de bell hooks, é feito um resgate de fragmentos que compõe a subjetividade, manifestando através da estética o elo entre o individual e o coletivo. Articulando com a literatura referente ao tema, são formadas amarrações que esboçam os contornos da identidade profissional que vai se formando a partir das experiências de estágio e de produção do próprio trabalho de conclusão de curso.