Navegando por Palavras-chave "Sociologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alice Júnior e Valentina. a construção da personagem transvestigênere no cinema brasileiro contemporâneo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Canevezzi, Valentin [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567Este trabalho pretende abordar a construção das personagens transvestigêneres no cinema brasileiro contemporâneo, utilizando-se de dois dos filmes mais recentes com essa temática. Sob metodologia destacada por Pierre Sorlin em seu livro Sociología del cine: la apertura para la historia de mañana, os filmes Alice Júnior (2019) e Valentina (2020) serão foco de investigação profunda para que se possa apreender a construção das personagens e das relações que elas estabelecem ao longo do filme, sendo estas relações com terceiros, com o ambiente ou com elas mesmas. Para além disso, o trabalho abordará questões básicas de gênero com base na bibliografia sobre o tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Amor, relacionamentos amorosos e cinema: uma análise sociológica do filme Last Night(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02) Robles Nascimento, Letícia [UNIFESP]; Rovai, Mauro; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567O objetivo central desta monografia é analisar o filme "Last Night" - filme franco-estadunidense de Massy Tadjedin de 2010, lançado no Brasil como "Apenas uma noite". A análise é feita a partir dos casais formados na trama, utilizando a tipologia de Anthony Giddens sobre relacionamentos, atentando-se à construção da obra e como, ao mesmo tempo que se aproxima dos filmes românticos, se afasta deles ao operar o elemento traição durante a trama. Propõe-se então reflexões acerca do amor e relacionamentos no cinema e como "Last Night" subverte algumas construções conhecidas de filmes românticos para construir os relacionamentos entre seus personagens. Como metodologia utiliza-se a análise interna da obra, dado que seu interesse reside na forma de construção dos relacionamentos no interior do filme.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Amores e relacionamentos: itinerários sociológicos em ela quer tudo e se a rua beale falasse(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Costa, Vitória Carlos [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567O principal objetivo deste trabalho é analisar como é construída a ideia de relacionamentos amorosos no filme Ela quer tudo (1986) de Spike Lee, observando a diferenciação no que diz respeito aos homens e mulheres. Num segundo momento, propõe-se a possível relação com o filme Se a rua Beale falasse (2018) de Barry Jenkins, que também traz questões acerca de relacionamentos e amor. Desse modo, teremos reflexões sobre amor e relacionamento no cinema, indo ao encontro do debate racial presente nas histórias. Como metodologia temos a análise interna da obra, e como suporte teórico temos a tipologia utilizada por Anthony Giddens sobre relacionamentos, além de reflexões de Bauman e Bell Hooks sobre o amor. A respeito da forma como trabalhamos as imagens, o autor referência é Pierre Sorlin.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A avaliação de programas e serviços de saúde no Brasil enquanto espaço de saberes e práticas(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2014-12-01) Furtado, Juarez Pereira [UNIFESP]; Vieira-da-silva, Ligia Maria; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde ColetivaThis social and historical study drew on Bourdieu's genetic sociology to analyze the establishment and development of a specialized space for the production of knowledge and practices in health evaluation in Brazil. The study analyzed the trajectories of 28 researchers and policymakers and the historical conditions that allowed establishing this space, using in-depth interviews, document analysis, and a literature review. The resulting material was analyzed according to Bourdieu's concepts of field, habitus, and capital. The results point to the constitution of a sub-space for evaluation within Public Health, resulting from interaction between actors from the administrative and scientific fields, respectively, represented by management institutions in the Brazilian Unified National Health System at its various levels and research groups affiliated with public universities. No common habitus was found between the interviewees and the inherent issues and disputes in this sub-space.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Boilesen, Hércules e Vlado: cinema e fragmentos de memória(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-06-14) Gonçalves, Gabriela Peters Cremasco [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado intitulada BOILESEN, HÉRCULES e VLADO: cinema e fragmentos de memória, que utiliza como material privilegiado de pesquisa os filmes Cidadão Boilesen (direção de Chaim Litewski, 2009); Hércules 56 (direção de Sílvio Da-Rin, 2007); e Vlado: 30 anos depois (direção de João Batista de Andrade, 2006), com o objetivo de investigar como a construção narrativa de cada uma das obras enfoca a elaboração da memória do período da ditadura militar no Brasil. Procuramos trabalhar os vários elementos narrativos e estéticos presentes nas produções – como, por exemplo, enquadramentos, ritmo da narrativa, movimentos de câmera e a articulação entre imagem e sons (inclusive diálogos) – buscando assim destacar os aspectos sociológicos trazidos à tona pelos três filmes. Nesse sentido, o centro das análises gira em torno das proposições que buscam pensar a memória em cada filme, pois, em grande medida, os filmes tratam não apenas de um passado vivido, mas de fragmentos de memória que ganham força quanto mais o passado é revisitado pelo presente.
- ItemSomente MetadadadosCirculação de ideias e justificação de projetos políticos nas Américas: Morse, Schwartzman e os embates políticos-ideológicos entre as décadas de 1980-90(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Santos, Gleig Almeida [UNIFESP]; Gonzalez, Rafael Ruiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6234108503733559; http://lattes.cnpq.br/4827910535198387; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This monograph has as object the intellectual debate around the work of Prospero's Mirror: culture and ideas in the Americas, between the decades of 1980-90, investigating their theoretical contributions to the dialogue between sociology and history in the period. Also sought to map how these discussions were related to the political and social concerns of coeval contexts that authors were involved in them.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Confissões do Exílio: Um lugar de interpretação entre Poesia, Sociologia e a Geografia na obra de João Cabral de Melo Neto(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-14) Pereira Junior, Almir Clarindo [UNIFESP]; Albuquerque, Jose Lindomar Coelho; Teixeira, Ana Lucia; http://lattes.cnpq.br/7293529482131431; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; http://lattes.cnpq.br/9478668654043950O intuito deste trabalho monográfico é tecer um diálogo entre a sociologia e a geografia através da poesia de João Cabral de Melo Neto. A transversalidade desses assuntos pode ganhar diferentes tons; se por um lado temos o campo da sociologia da literatura como fio norteador destas linhas, temos também a discussão espacial da geografia em sua presença cartográfica e arquitetônica na obra do poeta pernambucano. A temática da migração e do exílio, como expoentes da obra cabralina, mas também da própria biografia do autor, nos fornece os elementos para pensarmos não apenas o território pernambucano, mas também a própria construção de uma identidade que emerge entre lugares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da criança que nos olha uma análise da construção da imagem da criança no cinema italiano pós-guerra(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-09) Botelho, Thais Azevedo da Costa [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Through the analysis of two films, Germania, anno zero (Roberto Rossellini, 1947), Ladri di biciclette (Vittorio De Sica, 1948) and e Bellissima (Lucchino Visconti, 1952), the purpose of this research is to identify how is the construction of the child image in the film, considering two particular aspects of this type of character. First, their inclusion in a situation of social crisis, which, in the case of the films chosen for this investigation, is the end of the war and the immediate postwar period, what makes the selection count on films produced in Italy since 1945 . The focus of this paper will highlight how the senses are built inside the films, considering not only the images and the camera, but the music, the presence of diegetic sounds and silence, the play between light and shadow, etc., all this can give a determinate meaning, making them something more and different than they are in reality, all this might mean. Thus, we are led to the second aspect of this selection, namely the pronounced importance of the child in the plot of the movie. This presence of the child or children in the films this producers, Italian cinema or in the immediate postwar period is not marked by a single work. Moreover, one of the cares of this research is to try to maintain a distance from the association made by the common sense between childhood naivety, based in an idealized image of a child. From this reflection, one question in particular stands out: the reason for so many representations of the child in this period or, why bother at this stage of the film and to what extent this also implies a concern of the adult world through childhood?
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os diferentes currículos de Sociologia do estado de São Paulo: uma análise dos fatores sociais e políticos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-09) Camurça, Vitória Gomes [UNIFESP]; Pereira, Alexandre Barbosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9605611752948124; http://lattes.cnpq.br/5817603291560986Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar e discutir as transformações dos três currículos de Sociologia do estado de São Paulo, entre os anos de 1986 e 2010. O texto apresenta cada um dos documentos separadamente, explorando os fatores sociais e políticos que levaram à sua criação e aplicação. Partindo do caminho percorrido pela disciplina no Brasil e no estado, assim como as diversas políticas educacionais aplicadas durante esse intervalo, explorar cada um dos escritos com base em discussões bibliográficas e reconstruções históricas, e assim, compreender como o ambiente social e político em que estavam inseridos influenciava na elaboração de cada um deles.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Divisão Sexual do Trabalho em Call Centers: um estudo em duas empresas do setor de teleatendimento(Universidade Federal de São Paulo, 2020-06-30) Souza, Amanda Oliveira [UNIFESP]; Amorim, Henrique José Domiciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1702450858580199; http://lattes.cnpq.br/7462320272075175A proposta desta monografia, que tem por título Divisão Sexual do Trabalho em Call Centers: um estudo em duas empresas do setor de teleatendimento, consistiu em analisar as condições de trabalho das trabalhadoras teleatendentes em duas empresas do segmento de teleatendimento localizadas na cidade de São Paulo. A investigação se propôs a trabalhar a relação entre a divisão sexual do trabalho, da forma como ocorre nas sociedades capitalistas, e as condições de utilização e exploração do trabalho com ênfase nas formas de precarização e a aparente flexibilidade existentes no Call Center. Partimos das seguintes perguntas: em que medida as novas configurações de trabalho, estruturadas de acordo com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICS), requalificam as relações de exploração das mulheres trabalhadoras? As relações de trabalho no Call Center seriam expressão de uma nova forma de exploração do trabalho das mulheres? Para responder tais questionamentos que fundamentam nossa investigação, utilizamos técnicas de pesquisa empírica, com a realização de entrevistas semiestruturadas, de forma a coletar dados sobre as relações de trabalho das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor de teleatendimento, com abordagem qualitativa, bem como uma revisão bibliográfica dos temas relacionados à precarização e a flexibilização do trabalho e, sobretudo, à divisão sexual do trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Individualismo contemporâneo e suas manifestações no Cinema(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-22) Santos, Mariana Donati Valle dos; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Albuquerque, José Lindomar Coelho; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567A proposta desta pesquisa é discutir a noção de Individualismo no mundo contemporâneo tendo como pano de fundo dois filmes: O Labirinto do Fauno (2008) e o Menino do Pijama Listrado (2010). Tomando como base as concepções de Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky a respeito do tema, pretende-se apontar como o individualismo aparece construído em ambos os filmes, relacionando-o com a trama de fundo das obras, a saber, o olhar infantil acerca de dois momentos significativos da história do século XX, o fascismo (na Espanha de Franco) e o nazismo (na Alemanha de Hitler). O que nos interessa nos filmes é sua reorganização de fatos do passado sob a ótica do presente. O individualismo segundo estes dois autores é, assim, o tema central em torno do qual esta pesquisa foi desenvolvida, tendo os filmes, que foram analisados e relacionados ao tema à luz da Sociologia do Cinema de Pierre Sorlin, como forma de expressão deste fenômeno.
- ItemSomente MetadadadosIndivíduo e Sociedade no filme O Triunfo da Vontade: uma abordagem sociológica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-06-06) Menezes, Fabiana Luci de [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567; http://lattes.cnpq.br/3720460893965448; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The following text, monography of the final course, looks at certain sequences of the film Triumph of the Will, by Leni Riefenstahl, shot at the sixth Nazi Party Congress in 1934, and released in 1935, to discuss certain sociological aspects associated with Nazism, as the accession to power and identification with collective ness. The question posed to the film privileged the relationship between the isolated individual and the individual within the mass, giving prominence to those sequences in which people (whether adults or children, in uniform of the SA or SS) appear supportive, cheering, marching or demonstrating affection toward Hitler. The bibliography enabled discussion of the relationship individual and society, more precisely, the individual in contemporary societies. The aim of the research fund is to provide a first approximation to the theoretical issues raised by the sociology major changes in inter-war period, involving art, technology, politics and subjectivity. This research was funded by FAPESP, Foundation Research Support of São Paulo.
- ItemSomente MetadadadosMasculinidades em desordem: as relações homossexuais no cinema alemão(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-28) Cori, Eveline Ivi [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research problematizes and discusses the way in which the representation of masculinity and its subjectivations in homosexual characters in German cinema is built, using three films as a privileged material of analysis: Different from the Others (1919) by Richard Oswald and Magnus Hisrchfeld, Coming Out (1989) by Heiner Carow and Free Fall (2013) by Stephan Lacant. The idea is that, through the analysis of such films, we may put into perspectives issues that allow us to address concepts such as identity, gender and representation, in order to understand notions of masculinity and the forms that it assumes in distinct contexts. From this thematic fragment and the selected films, we intend to approach the discourse incorporated by the cinematographic device as well as issues related to certain debates in contemporary society such as gender and sexuality. The main methodological resource is the analysis of the films.
- ItemAcesso aberto (Open Access)No-do imagens do fascismo na Espanha(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-12) Beverari, Rafael Fermino [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This essay consists in the critical analysis of how it was built the relationship between Spain and the nations of Axis and Allies was built during the 2nd World War through the analyzis of Noticiarios y Documentales - No-Do - produced during the government of Francisco Franco in Spain . The newsreel had its first exhibition in january 1943 and the last in may 1981, being mandatory in all spanish cinemas until 1975. The necessary technical crew required for its production, as well as its frequency and mandatory characteristic indicate the estimated role it has played in Francoist ideas. The importance in understanding how they were built - by images - the strategies of dissemination of the fascist propaganda in the period of the war permeates a narrative economy guided by the production of a Spanish particular reality. The Party (Falange Española Traditionalista), the Army and the Church are the three elements analyzed in the newsreel, because besides their important influence in the course of conflicts, provided, in the field of the newsreel images, detached narrative effect.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de classes no cinema de horror brasileiro: uma leitura marxista do filme “À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)” de José Mojica Marins, o Zé do Caixão(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07) Silva, Herbert Henrique Pereira; Rovai, Mauro Luiz; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567A proposta deste trabalho é analisar o filme A Meia-Noite Levarei Sua Alma (Brasil, 1964, P&B, 84 minutos), dirigido por José Mojica Marins, utilizando como metodologia a análise interna da obra e como principal referência teórica o livro SOCIOLOGÍA DEL CINE: La Apertura para la Historia de Mañana, de Pierre Sorlin sobre a sociologia do cinema e o livro O Discurso Cinematográfico: a Opacidade e a Transparência de Ismail Xavier sobre a linguagem cinematográfica. A nossa hipótese é a de que seria possível identificar elementos sociológicos presentes na referida obra de José Mojica Marins, em particular, a noção de luta de classes, conforme proposta por Karl Marx e Friedrich Engels. Além disso, este trabalho pretende apontar o caráter formativo presente no cinema, especialmente na percepção dos recortes de classe, dando relevo a uma dupla consideração acerca do cinema, como produto cultural e como entretenimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ovo da serpente: as representações da família tradicional no cinema brasileiro recente(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-01) Ribeiro, Danilo Cei Dias; Rovai, Mauro Luiz; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567; http://lattes.cnpq.br/1644825060178347Considerando o crescimento das manifestações antidemocráticas no Brasil contemporâneo e colocando como possível hipótese para a compreensão desse fenômeno o recrudescimento de traços do que Adorno chamou de Personalidade autoritária, esta pesquisa analisará três filmes brasileiros: Os Inquilinos (Direção de Sérgio Bianchi, 2010), O lobo atrás da porta (Direção de Fernando Coimbra, 2014) e Canastra Suja (Direção de Caio Sóh, 2018), buscando compreender elementos sociológicos que permitam identificar tais características em ascensão na sociedade brasileira. A seleção das obras teve por norte não as manifestações autoritárias que tivessem por temas diretos a classe política, a política institucional ou as lutas de segmentos sociais no interior do sistema. Antes, privilegiou-se filmes que retratavam certos modelos de comportamento autoritário e que, de alguma maneira, tivesse a família, ou a ideia de família, no centro da trama. Do ponto de vista metodológico, a escolha incidiu sobre o estudo dos elementos expressivos dos filmes (iluminação, roteiro, enquadramento, figurino, movimento de câmeras, ângulos etc.), de modo a, partindo das obras, tentar chegar aos aspectos comuns nelas presentes.
- ItemSomente MetadadadosO olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567; http://lattes.cnpq.br/0372682453344135; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Through film analysis from the movies Gilda (1946), The Killers (1946) and Gun Crazy (or Deadly is the Female - 1950) the intention is to identify and discuss the way woman is constructed in the 1940-50‟s cinema. Such analysis will be articulated with the social context from this period. The hypothesis is that although film noir (genre on which the three movies above can be placed) seems to be libertarian to woman‟s representation, it also brings contradictions that lead to a conservative gaze, because female characters were seen inside a male order that set them more as object that as subject.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção dos Docentes de Sociologia sobre a Reforma do Ensino Médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Oliveira, Beatriz da Silva [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015; http://lattes.cnpq.br/6102476505688576Este estudo busca compreender como está sendo aplicada o Novo do Ensino Médio no Estado de São Paulo, a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores de Sociologia de escolas públicas do estado de São Paulo, primeiro estado a implementar a Reforma. O levantamento bibliográfico do projeto está dividido em três frentes: debate sobre o ensino de Sociologia no Brasil; debate sobre a reforma do Ensino Médio; c) debate teórico sobre currículo, com ênfase nas produções da área da sociologia da educação. A partir desses insumos, busca-se entender se, de fato, a reforma do Ensino Médio promoveu mais uma descontinuidade no ensino de Sociologia, e quais são os seus impactos na educação pública brasileira, de forma geral, e nesta disciplina, em particular.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pesquisas sobre raça e desigualdades raciais no Brasil: antigas questões, novas abordagens (1988-2001)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-02-22) Cruz, Alessandra Manoela da [UNIFESP]; Ferreira, Gabriela Nunes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to analyse in the sociological studies the relationship between racial discrimination and socioeconomic inequalities in Brazil between 1988 and 2001, based on research conducted in the same period. This time interval allows us to see intense discussions on a Brazil recently redemocratized, an ideal historical moment for many social sectors that yearned for participation and in that moment could bring to light their most important issues. This is the case of questions placed in favor of the black population. Having already the basis of both academic studies and in official statistics, it then move on to discuss what measures can be taken in partnership with the state, to get closer to the ideal equality - expressed even in our new Constituion and present culturally in the idea of racial democracy ? to equality in fact. The persistence of inequality and the measures designed in the period to address it are the theme of our research.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ritos, Cerimônias e dominação: Uma análise da série The Handmaid's Tale(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-24) Brito, Fernanda Busiquia [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567; Não possuiEsse trabalho objetiva investigar e discutir como está construída a relação de dominação entre gêneros no seriado “The Handmaid's Tale" (2017- 1ª temporada) dando particular destaque ao modo que essa dominação aparece articulada à questão de ritos e cerimônias, proeminentes em sequências importantes durante os episódios. A maneira que estão sistematizados os ritos e cerimônias é interessante em virtude do seriado abordar a ascensão de uma nova forma de poder a priori identificada como totalitária. Dado que, na trama, a função da reprodução está em primeiro plano em virtude da queda considerável do número de nascimentos por conta das taxas elevadas de radiação e de doenças sexualmente transmissíveis, o discurso sobre os corpos, em particular o feminino, é fortemente religioso. Em vista disso, a hierarquização entre os indivíduos e a dominação do sexo masculino são elementos fundamentais para a compreensão do papel da mulher nesta nova sociedade, bem como para apontar algumas correlações com o que estamos vivendo contemporaneamente. Do ponto de vista metodológico, a análise privilegiara o estudo das imagens, levando em conta como os sons, cores, silêncio etc. operam conjuntos significativos que, com as ferramentas da sociologia do audiovisual, nos permitem caracterizar o sistema de relações que envolvem a personagem principal.