Navegando por Palavras-chave "Sociedade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alberto Torres, Manoel Bomfim e a Questão Nacional Brasileira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-03-14) Bueno, Thiago Martins Barbosa [UNIFESP]; Fernandes, Maria Fernanda Lombardi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho pretendo, de um modo geral, esmiuçar uma relação que para mim, na maioria das vezes, é anunciada, mas não aprofundada, entre o fluminense Alberto Torres e o sergipano Manoel Bomfim. O objetivo principal, por meio do mapeamento, descrição e análise do pensamento desses autores, além de contribuir para a (re) afirmação do legado intelectual de Manoel Bomfim e Alberto Torres em suas interpretações originais sobre o Brasil, é demonstrar que há mais de comum entre Torres e Bomfim do que apenas a discussão "nacionalista antirracista", conforme nos sugere a literatura pertinente. Os dois autores/atores analisados parecem convergir também em outros temas que guardam relação com a problemática da formação da Nação e da nacionalidade brasileiras de maneira mais ampla. Meu propósito é delinear quais são as aproximações possíveis e os distanciamentos necessários entre Alberto Torres e Manoel Bomfim no que concerne às suas “interpretações do Brasil”, acerca da formação do Estado-Nação e da nacionalidade brasileira, a fim de problematizar com mais propriedade as seguintes questões: Como a nação brasileira é interpretada/imaginada por Torres e Bomfim? Qual é e como deveria/poderia ser esse Brasil e esse brasileiro interpretados/imaginados por Torres e Bomfim? O que há de comum (e de diferente) entre esses “Brasis” torreano e bomfiniano? Para Torres e Bomfim, quais seriam os nossos principais problemas, e quais soluções seriam as mais adequadas para solver o problema do Estado-Nação brasileiro?
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bolsonaro fechará nossas universidades(SoU_Ciência, 2022-10-07) Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6368730022418127; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040Os autores analisam o impacto dos novo corte orçamentário às Universidades na véspera da eleição e como isso pode inviabilizar o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bolsonaro no JN e a batalha nas redes sobre o MEC(SoU_Ciência, 2022-08-26) Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6368730022418127; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040O artigo trás os dados do acompanhamos de perfis do twitter durante entrevista do presidente Bolsonaro em jornal da televisão aberta e como reagiram quando o assunto da entrevista foi 'educação'.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Capitalismo predatório e a questão ambiental no Brasil: Uma discussão sobre o avanço neoliberal(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-12) Oliveira, Bruna de [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; https://lattes.cnpq.br/7188604263817052; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho busca refletir sobre a intensificação do capitalismo predatório extrativista em um governo neoliberal e seus impactos no meio ambiente e sociedade, levando em consideração as raízes sócio-históricas extrativistas brasileiras. Estruturamos, primeiramente, um apanhado histórico dos últimos governos brasileiros com intuito de detalhar uma trajetória de intensificação neoliberal de desmontes nas áreas sociais e ambientais, que tiveram início durante o governo Dilma, e se concretizaram durante o Golpe Parlamentar e o Governo Bolsonaro. Com o intuito de aprofundar e entender as raízes de uma cultura predatória, discutimos também o processo colonizador do Brasil e América Latina, como fator determinante no processo intensificação extrativista e exclusão étnica e racial. Entendemos também, o capital, em sua forma mais madura, como principal meio de materialização de tragédias e crimes ambientais, transformando ideias sustentáveis em meras ilusões. E organicamente, discutimos, por fim, as formas de combate de luta contra as desmontes ambientais e sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Civilização ou barbárie?(SoU_Ciência, 2022-10-28) Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6368730022418127; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040Os autores refletem sobre o cenário político das eleições brasileiras questionando o futuro da educação e da ciência brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Consórcio brasileiro 'neoplasia endócrina múltipla tipo 2': medicina translacional, bioética e sociedade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-03-31) Sousa, Maria Sharmila Alina de [UNIFESP]; Maciel, Rui Monteiro de Barros [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/3864261034300240; http://lattes.cnpq.br/2082920273989070; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao mesmo tempo em que as pesquisas em Medicina Translacional oferecem oportunidades únicas para novas abordagens em prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças, em especial àquelas com padrão de herança genético, tais estudos fomentam desafios e dilemas científicos e éticos, reforçando a necessidade de se explorar também as dimensões moral e sociocultural da prática médica e pesquisa biomédica. Deste modo, se de um lado os benefícios provenientes do conhecimento do genoma humano estimulam a busca contínua por novas tecnologias, é fundamental que estas não estejam desvinculadas da interferência das dimensões sociocultural, ética, econômica, política e humanística. Considerando, portanto a necessidade de que pacientes e familiares afetados por doenças geneticamente herdadas, cujo padrão de progressão da doença depende de testes genéticos preditivos, tomem decisões informadas quanto ao seu destino, nestas circunstâncias, a atuação do profissional de Saúde é fundamental. Dadas tais considerações, o objetivo desta tese foi o de observar, de maneira aprofundada, a percepção e atitude dos pacientes, familiares e profissionais da Saúde diretamente ligados à pesquisa, diagnóstico e tratamento da neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (MEN2), doença causada por mutações no gene RET, como o nosso objeto de estudo. Para tal, desenvolvemos metodologia qualitativa baseada na grounded theory para melhor compreender os efeitos do uso extensivo de testes genéticos preditivos para prevenção, diagnóstico e prognóstico sob os pontos de vista bioético, sociocultural, científico, regulatório, político, econômico e humanístico, chamando a atenção para alternativas à prática vigente, a partir da experiência desenvolvida no Reino Unido. Considerando os vários aspectos acima descritos e a oportunidade que tivemos de seguir estas famílias com diagnóstico de MEN2 e os profissionais da saúde nos contextos do consórcio brasileiro de MEN2 (BRASMEN) e das agências regulatórias nacionais em saúde, observamos a solução de base solidária - o "hidden innovation system" - desenvolvida por este consórcio de pesquisa para retificar a falta de acesso público a biotecnologias desenvolvidas nacionalmente, assim como assistência clínica adequada a todas as famílias afetadas por MEN2 no Brasil. Observamos o aumento da demanda clínica para os testes genéticos no Brasil, seja no SUS ou no setor privado, dado o incentivo a práticas de autocuidado aumentado em saúde fomentadas pela cultura da medicina preventiva - a incipiente " (bio)cidadania" analisada. Neste sentido, durante a análise política e regulatória sobre o desenvolvimento e implementação de novas biotecnologias no setor de dispositivos diagnósticos in vitro, observamos que o modelo de governança nacional para inovações biotecnológicas prioriza as "demandas e expertise nativas" para simultaneamente guiar desenvolvimento e implementação - "governation" - através da capacitação e implementação da avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Neste contexto, notamos o aumento da ênfase sobre a participação social nas decisões governamentais - o "controle social" - como forma de legitimar os gastos públicos em saúde e pesquisa biomédica - novamente, a incipiente "(bio)cidadania". Por fim, já cientes de casos de discriminação por parte de operadoras de plano de saúde privadas, além de estigmatização social a partir das narrativas das famílias MEN2 entrevistadas, observamos as demandas nacionais que sanem, sobretudo, a falta de regulamentação sobre a confidencialidade de informações genéticas individuais e as atividades de testagem e aconselhamento genéticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eleitor, leu antes de votar?(SoU_Ciência, 2022-09-30) Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6368730022418127; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040A leitura e comparação de Programas de Governo, ainda mais em campanhas presidenciais, deveria ser tarefa importante para todo cidadão interessado em um voto consciente e informado. E, depois de eleito, o novo governo deveria ser cobrado por toda a sociedade pelo que prometeu realizar. Mas, infelizmente, os programas são em geral cartas de intenções, sem mais detalhes ou metas mensuráveis – e o eleitor, por fim, nem mesmo lê ou quando o faz, não guia o seu voto pelo que está escrito.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um ensaio sobre as reformas na previdência social brasileira(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Bernardes, João Pedro Cruz [UNIFESP]; Siviero, Pamila Cristina Lima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2819945294368921A previdência social é um tema de extrema relevância e de impacto na vida dos cidadãos, uma vez que está relacionada à garantia de proteção social e bem-estar econômico. Em decorrência disso, as reformas tornaram-se pauta de debates e discussões, pois elas incidem de forma direta na previdência social, gerando consequências para a sociedade como um todo. Desta forma, tornam-se fundamentais estudos e análises que verifiquem os efeitos das reformas na previdência social, visto que ao analisar esses efeitos, será possível identificar quais foram as reais mudanças ocorridas no sistema previdenciário. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as principais reformas na previdência social brasileira, comparar com reformas realizadas em outros países e promover algumas reflexões sobre desafios e perspectivas futuras. Para isso, foi descrita a importância e contexto da previdência, a transição demográfica brasileira e uma breve análise sobre a relação entre o dito déficit previdenciário e o envelhecimento populacional, mostrando como o déficit não teve diminuição significativa mesmo após todas as reformas realizadas, além de as principais consequências serem voltadas para o trabalhador, prejudicando e deixando incertezas sobre o futuro da população idosa. Adotou-se a metodologia descritiva, na qual foram demonstradas as justificativas e resultados frente ao que está sendo analisado, além de também utilizar pesquisas bibliográficas, com livros, boletins estatísticos da previdência, noticiais, estudo acadêmicos, entre outros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre espelhos partidos: significações da Femme Fatale em três filmes estrelados por Rita Hayworth na década de 40(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-11-27) Delaplace, Alexandra Jovanovitch [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The femme fatale holds a vexed but significant position in the history of film, as well as in wider discourses about femininity. Such figures are difficult to define, occupy a complex position in relation to genre and cultural context, are highly ambivalent in terms of their validity as feminist icons, and yet offer some of the most potent images of female power and agency in mainstream cinema. In this way, the present work tries to map the different representation of femme fatale in the 40´s films decade, especially, focusing on the figure of Rita Hayworth, when we interrogate if it is really possible that the femmes fatales´s representation are similar between them, even when we are speaking about the same actress, as in Hayworth´s case in films like Blood and Sand (1941), Gilda (1946) and The Lady from Shanghai (1948).
- ItemSomente MetadadadosEstado e Sociedade no pensamento conservador brasileiro: Alberto Torres e Oliveira Vianna(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Bueno, Thiago Martins Barbosa [UNIFESP]; Fernandes, Maria Fernanda Lombardi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4507343254856723; http://lattes.cnpq.br/0358927773251993; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In this study, from the categories of “lines of thought” formulated by Gildo Brandão in his Linhagens do Pensamento Político Brasileiro (2007), we propose to examine how two authors, Alberto de Seixas Martins Torres and Francisco José de Oliveira Vianna, seen as emblematic of the “line conservative”, faced questions like: what are the ills of Brazilian society? What tools and solutions proposed to overcome these evils? More specifically, what role the state in this process, and what the state structure more suited to Brazil? In summary, our proposed research, mapping some of the characteristics of conservative thought expressed in the works of Brazilian to Torres and Vianna, it boils down to check: If you can set up an “identity of thought” between Alberto Torres and Oliveira Vianna, the from the "diagnoses" and proposed “prophylaxis” that both authors make Brazil - promoting approaches and distancing needed - which allows us to consider them part of the same lineage of Brazilian political thought, in this case, conservative which, following the arguments of Carvalho (1993) and Brandão (2007), largely dating from the Viscount of Uruguay ?
- ItemAcesso aberto (Open Access)Etiologia dos transtornos alimentares: aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2002-12-01) Morgan, Christina Marcondes [UNIFESP]; Vecchiatti, Ilka Ramalho [UNIFESP]; Negrão, André Brooking [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Eating disorders have a multifactorial etiology, composed by genetic predisposition, sociocultural factors, and biological and psychological vulnerabilities. Among the predisposing factors, emphasis is given to a history of eating and/or mood disorders, personality traits, patterns of family interaction, alterations in brain monoamines and sociocultural overvalued drive for thinness. Dieting is the most frequently event present at the onset of an eating disorder. Nevertheless, dieting itself is not sufficient to precipitate an eating disorder. An interaction among risk factors and other precipitating events is necessary. Finally, the chronic or transitory course of an eating disorder is related to the persistence of distorted cognitions, to the occurrence of significant vital events, and to starvation-induced psychobiological alterations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A extensão universitária no período da Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-14) Sousa, Daniel Gleidson Johanson de [UNIFESP]; Yamamoto, Marina Mitiyo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4573582253135801O ensino superior tem como tripé o ensino, pesquisa e extensão, sendo partes fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e social. Porém, como forma de perpetuar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, o Plano Nacional de Educação de 2014, por meio da sua meta 12.7, trouxe a curricularização das atividades de extensão, propondo 10% dos créditos da universidade no seu desenvolvimento. Neste contexto, a EPPEN Unifesp Osasco vem, desde 2020 com sua Unidade Curricular de projetos de extensão, realizando projetos com impacto direto na sociedade. No entanto, no início das atividades o mundo se deparou com o grande desafio do isolamento social causado pela crise pandêmica da Covid-19, com consequências em todas as áreas, incluindo a educação. Este estudo busca verificar se as atividades de extensão desenvolvidas atingiram os seus objetivos de compartilhamento de saber com a sociedade e contribuíram para a formação dos alunos. O projeto foi desenvolvido tendo como base a pesquisa bibliográfica dos relatórios dos projetos realizados de 2020 a 2022. A partir de abordagens quantitativas, pelas análises dos resultados de alcance e avaliações recebidas pelos projetos e utilizando análises qualitativas, por meio do método de análise de conteúdo de Bardin, foi possível o estudo aprofundado do contexto que a UC se desenvolveu durante a pandemia. Como resultados, identifica-se que os projetos apresentam aceitação satisfatória do público-alvo, bem como impacta positivamente no desenvolvimento e formação dos alunos, que participam de forma ativa no desenvolvimento de mudanças junto à sociedade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Instituto Saúde e Sociedade UNIFESP: Memórias e Narrativas(Observatório ISS / Observatórios Institucionais Unifesp, 2023-08) Goulart, Patricia Martins [UNIFESP]; Ramalho, Simone Aparecida [UNIFESP]; Kurka, Anita Burth [UNIFESP]; Baldo, Rafaela Camargo [UNIFESP]; Ramos, Fernanda Karoline Simões [UNIFESP]; Devincenzi, Macarena Urrestarazu [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2146182868402853; http://lattes.cnpq.br/5239312107899216; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/5996161435745713; http://lattes.cnpq.br/1125421294546275; http://lattes.cnpq.br/9369073345790021; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A obra, Instituto Saúde e Sociedade - Unifesp: Memórias e Narrativas Série 1 - 2003-2009, iniciativa de membros do Observatório Institucional-ISS-Unifesp, retrata memórias sobre as origens e propósitos do Instituto Saúde e Sociedade – ISS, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, no período de 2003 a 2009, em forma de narrativas, sob a perspectiva de dirigentes, docentes, discentes, técnicos e de um trabalhador da construção civil que contribuiu para a construção física da Unidade localizada na Rua Silva Jardim, na região central do município de Santos. Os narradores e narradoras são de diferentes eixos comuns e específicos que conformam o Projeto Político Pedagógico dos Cursos do ISS, os quais foram indicados por pares, de modo a formar uma pluralidade de vozes e paisagens textuais e imagéticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Literatura e Língua: perspectivas plurais(UAB|Unifesp Publicações, 2022-09-10) Borba, Lilian do Rocio; http://lattes.cnpq.br/3954680180982162O livro "Literatura e língua: perspectivas plurais" consiste no sétimo de um total de dez volumes da coleção intitulada Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares, publicação adaptada do material didático do curso de pós-graduação lato sensu homônimo, ofertado pela UAB/UNIFESP. O livro é composto por quatro capítulos, o primeiro trata das relações entre história, língua e sociedade, preparando a discussão a ser desenvolvida no segundo capítulo, em que são abordados os traços linguísticos e a construção dos sujeitos sociais. O terceiro capítulo busca construir uma reflexão acerca da questão de representação e dos objetos de discurso, investigando o presença de línguas africanas na formação do português no Brasil. O quarto e último capítulo apresenta uma discussão sobre as questões de identidades, territórios e deslocamentos sob a perspectiva linguística.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Margens da literatura, sociedade e direito à voz: o valor literário de Capão Pecado, de Ferréz(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-31) Silva, Wallace José; Sales, Alessandro Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8858290296572625; https://lattes.cnpq.br/0736074085325462Das diversas maneiras que se buscou compreender a literatura produzida desde as periferias, boa parte delas apontam — não sem algum ponto de vista mais ou menos enviesado — para uma expressão neo-documental da realidade das margens. Essas perspectivas, entretanto, são as mesmas que tendem a uma desvalorização, ou ainda, uma estigmatização dessas produções. Um dos autores inseridos nesse contexto de produção literária que floresceu nas periferias na virada do século é o paulistano Ferréz, morador da periferia do Capão Redondo, no extremo sul de São Paulo. Sua primeira obra, o livro Capão Pecado (2000) restou capturada por determinadas interpretações que reduziram-na a um retrato da violência, dos sofrimentos, da falta de recursos e de oportunidades das populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. Em nosso trabalho, buscamos tecer outros modos de compreender esse exercício de Ferréz, na tentativa de compor uma leitura em intensidade de sua estréia singular no romance.
- ItemSomente MetadadadosMasculinidades em desordem: as relações homossexuais no cinema alemão(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-28) Cori, Eveline Ivi [UNIFESP]; Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research problematizes and discusses the way in which the representation of masculinity and its subjectivations in homosexual characters in German cinema is built, using three films as a privileged material of analysis: Different from the Others (1919) by Richard Oswald and Magnus Hisrchfeld, Coming Out (1989) by Heiner Carow and Free Fall (2013) by Stephan Lacant. The idea is that, through the analysis of such films, we may put into perspectives issues that allow us to address concepts such as identity, gender and representation, in order to understand notions of masculinity and the forms that it assumes in distinct contexts. From this thematic fragment and the selected films, we intend to approach the discourse incorporated by the cinematographic device as well as issues related to certain debates in contemporary society such as gender and sexuality. The main methodological resource is the analysis of the films.
- ItemAcesso aberto (Open Access)MEC: o ministério que se tornou palco de escândalos(SoU_Ciência, 2022-06-24) Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6368730022418127; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040As reviravoltas e retrocessos das políticas para a educação têm sido registradas pelo SoU_Ciência e também motivado reflexões neste espaço. Recentemente escrevemos sobre a descoberta de um esquema informal de pastores e prefeitos para obtenção de verbas do Ministério da Educação (MEC).
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Metáfora Do Olhar Em Jean-Jacques Rousseau(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-23) Pereira, Bruna Andrade [UNIFESP]; Freitas, Jacira De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)L'objectif De Cette Dissertation Est De Démontrer L'existence De La Métaphore Du Regard Comme Possibilité De Compréhension Des Concepts Implicites Dans La Pensée De Rousseau. Le Terme "Regard" Est Utilisé Pour Le Philosophe Comme Une Métaphore Qui Exprime La Condition D'une Société Dégénérative Dans Laquelle Les Individus Se Plongent Dans Le Domaine Des Apparences. L"Objectif De Cette Thèse Est Donc De Vérifier, En Particulier Dans Le Deuxième Discours, Combien Et Quelles Sont Les Mentions Du Terme En Question, Ainsi Que De Comprendre Comment Ce "Regard" Est Lié Au Progrès Des Lumières De L"Individu Et À La Dégradation De La Société À Laquelle Il Appartient. L'intérêt Du Philosophe Pour Le Développement De L'homme Tient Au Fait Que Son Identité En Tant Qu'individu Se Reflétée Dans Le Corps Social, Étant Donné Que Les Caractéristiques Collectives Découlent De Phénomènes Particuliers. De Cette Manière, Nous Entendons Souligner L"Importance Du Thème Et La Nécessité D"Observer L"Apparition Du Terme "Regard", En C
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07) Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos processos educativos. Este módulo foi estruturado a partir de temas geradores, reconhecidos nos diálogos de educadores que apresentam o desafio de vivenciarem experiências pedagógicas que materializem o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNEHD III) - incorporação dos direitos humanos aos conteúdos, metodologias, formas de avaliação e nas relações entre os sujeitos do processo educativo. Temas Geradores: - Por que e para que formar em Direitos Humanos na sociedade brasileira. - Educação para o respeito à diversidade e combate às opressões. - Papel da escola na construção de uma cultura em Direitos Humanos. A partir dos temas geradores, o conteúdo foi organizado em dois blocos temáticos com unidades específicas, conforme segue: Bloco 1 - Direitos Humanos: sociedade e cultura • Unidade 1 – Cultura e Direitos Humanos: tomada de posição frente aos projetos societários em disputa • Unidade 2 – Mas afinal, para que e por que educar para a defesa de uma cultura de direitos humanos? • Unidade 3 – Educação em direitos humanos na sociedade brasileira Bloco 2 - Direitos Humanos: resistência e combate às opressões • Unidade 4 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - Raça e etnia • Unidade 5 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - o direito à igualdade de gênero e à diferença das mulheres/ respeito à orientação sexual e suas diversidades • Unidade 6 – Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis de serem trilhados Tanto a forma como os conteúdos foram desenvolvidos com o propósito de estabelecer um diálogo reflexivo com você educador, que é sujeito da práxis (movimento de ação-reflexão-ação) pedagógica. Portanto, partimos de expressões da nossa realidade cotidiana para problematizarmos concepções e posturas, como também reafirmarmos referenciais teóricos e buscarmos aprendizados que possam nos colocar mais próximos da experiência da cultura de direitos humanos na escola e na sociedade brasileira em geral.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Negacionismo no dia dos mortos(SoU_Ciência, 2022-11-04) Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6368730022418127; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040Realidade paralela da extrema direita está sendo criada em 'laboratório', os autores, neste artigo de opinião analisam os últimos acontecimentos políticos no país após as eleições presidenciais.