Navegando por Palavras-chave "Social Work"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A capoeira na formação sócio-histórica brasileira como símbolo de resistência e da luta antirracista(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Andrade, Giovana Freitas Gomes [UNIFESP]; Vieira, Laila Alves Cardoso [UNIFESP]; Nozabielli, Sônia Regina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3180236128206925; http://lattes.cnpq.br/0905764253504482; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente TCC tem como objetivo desvendar a origem e o desenvolvimento da capoeira na formação sócio-histórica brasileira, destacando-a como um símbolo de resistência e da luta antirracista. Buscou-se elucidar o papel da capoeira como uma herança sócio-histórica e cultural do povo afro-brasileiro, analisando sua trajetória até os dias atuais e destacando sua importância para a inserção da população negra na vida social, bem como para o fortalecimento da cultura afro-brasileira no país. Esse processo busca transformar as condições históricas impostas à população negra, com a capoeira representando um exemplo de resistência, luta e prática social que visa a construção de relações raciais mais justas e dignas na sociedade brasileira. Motivado pela experiência e observação crítica das pesquisadoras, aliadas ao percurso no curso de Serviço Social e aos debates sobre educação antirracista, este TCC visa situar a capoeira na formação sócio-histórica do Brasil, entendendo-a como um processo e produto dessa formação. Os objetivos específicos incluem: analisar a origem da capoeira no Brasil Colônia, explorando sua resistência ao escravismo e conexões com as resistências quilombolas; entender a descriminalização da capoeira durante o governo Vargas e sua transformação em prática esportiva; e examinar o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural da humanidade e sua relevância nas lutas da população negra. A pesquisa, de caráter qualitativo e fundamentada no materialismo histórico dialético, utiliza pesquisa documental e bibliográfica. A análise busca responder como a capoeira contribui para o não esquecimento da história negra no Brasil e em que medida ela representa a resistência negra e as lutas antirracistas. A conclusão revela que a capoeira, integrada ao movimento negro unificado, desempenha um papel crucial na luta contra o racismo e a exclusão social, sendo também uma expressão cultural imersa nas questões políticas e relações de poder. Ao promover a solidariedade e a resistência coletiva, a capoeira se estabelece como uma forma poderosa de manter viva a memória das lutas históricas e reafirmar a identidade negra, sendo também uma expressão cultural imersa nas questões políticas e relações de poder.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A dimensão pedagógica do trabalho de assistentes sociais: articulações com a educação popular e a decolonialidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-26) Andrade, Bianca Priuli de [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; http://lattes.cnpq.br/0761974391314050; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação buscou estudar a dimensão pedagógica do trabalho de assistentes sociais, entendendo que ela está presente desde o surgimento da profissão e transformou-se ao longo do tempo, alinhada aos diferentes projetos societários e profissionais. Inicialmente esteve atrelada aos interesses da classe dominante e, especialmente a partir do Movimento de Reconceituação do Serviço Social nos anos 1970, vinculou-se a uma perspectiva que dialoga com a teoria social crítica marxista. A educação popular freiriana é apontada como concepção metodológica para o trabalho pedagógico dos(as) assistentes sociais, uma vez que seus princípios estão em conformidade com o atual projeto ético-político da categoria e podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, fortalecimento da cidadania e transformação social. Além disso, buscou-se também articular o serviço social e a educação popular freiriana com o pensamento decolonial. Esta dissertação tem como objetivos identificar a compreensão dos(as) assistentes sociais sobre a dimensão pedagógica do trabalho profissional, investigar a interlocução dessa dimensão com a educação popular freiriana e a articulação do serviço social e da educação popular com o pensamento decolonial, entendendo que essa concepção pode fortalecer a perspectiva crítica da categoria. Propõe-se um trabalho investigativo embasado pela perspectiva qualitativa a partir da realização da pesquisa participante, tendo como referencial teórico a metodologia histórico-dialética. A inserção em campo deu-se através da realização de um Círculo de Cultura que contou com a participação de 10 assistentes sociais trabalhadoras das políticas sociais do município de Sorocaba - São Paulo. Foi realizada a gravação de áudio do encontro como instrumento de coleta de dados. A intervenção foi gravada, transcrita e, posteriormente, seguiu-se de organização, leitura, identificação dos temas gerados e análise dos dados coletados. Em decorrência da vinculação e entrelaçamento que os temas geradores possuem entre si foram trabalhados com a seguinte articulação: atribuições do(a) assistente social e o processo de formação acadêmica; políticas públicas e precarização do trabalho; educação popular freiriana e dimensão pedagógica do serviço social. Concluiu-se que é possível articular o serviço social com as concepções metodológicas da educação popular de Paulo Freire. Ainda, o pensamento decolonial pode enriquecer a perspectiva crítica da profissão e do trabalho pedagógico realizado pelos(as) assistentes sociais. Diante dos desafios como a influência neoliberal e a regressão de políticas públicas, a dimensão pedagógica emerge como uma estratégia fundamental para enfrentamento da questão social e para o fortalecimento da categoria e do projeto ético-político do serviço social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abolicionismo Penal e Serviço Social: análise crítica sobre o encarceramento em massa de mulheres(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-18) Cabral, Juliana Vargas [UNIFESP]; Duarte, Joana das Flores [UNIFESP]; Góes, Grace de; http://lattes.cnpq.br/4070355101813620; http://lattes.cnpq.br/7050328398578647; https://lattes.cnpq.br/8494531846089979; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão do curso de Serviço Social resulta das inquietações surgidasdurante as diversas aulas que abordaram o tema e expuseram a subsistência e a precariedadedo sistema penitenciário feminino no Brasil. A pesquisa qualitativa de método dedutivo, foirealizada utilizando os bancos de dados de dissertações da plataforma Fundação Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente comobancodedados dos Sistemas de Administração e de Informação Nacional Penal, entreelesoSENAPPEN e SISDEPEN. Foram analisados os conteúdos de onze trabalhos, selecionadosdentre os 27 encontrados pelo descritor na plataforma CAPES, estando emfoco as mulherescisgêneras. O objetivo central da pesquisa foi estudar e revelar as barbáries enfrentadasporessas mulheres em cárcere e compreender os desafios da profissão do assistente social aoquetange à garantia e exigibilidade dos direitos humanos dessas mulheres, abordando temascomoa distinção de gênero e o impacto disso na violência dentro e fora do cárcere. Aanálisedosdiscursos diversificados presentes nas bibliografias base deste trabalho permitiu desmascararas urgências negligenciadas das mulheres que vivem no sistema prisional estatal. Nestecontexto, foram utilizados conceitos de Michel Foucault sobre discurso e poder, conformediscutidos em suas obras "A Arqueologia do Saber", "Vigiar e Punir" entre outras usadasnesta pesquisa. Foucault destaca como os discursos produzem e reforçamrelações depoder, estruturando e limitando o que pode ser dito por determinados grupos sociais, nestecaso, asmulheres encarceradas. A partir das ideias de Foucault e outros autores relevantes paraotema, refletiu-se sobre a elaboração de ações que minimizem os impactos do encarceramentona vida humana, especialmente das mulheres, historicamente vistas como mercadoriaesubmetidas a situações traumáticas, sustentadas pelo patriarcado e pela supremacia masculina. Tais comportamentos refletem-se no cotidiano do sistema prisional e são determinantes paraamanutenção da seletividade penal estrutural e da invisibilidade de gênero. As discussõesacerca do perfil feminino encarcerado e suas relações com as vulnerabilidades sãocruciaispara entender a situação das mulheres privadas de liberdade em penitenciárias deregimefechado. Através da perspectiva foucaultiana, analisou-se como os discursos sobrecriminalidade e gênero influenciam a forma como essas mulheres são tratadas e percebidaspela sociedade e pelas instituições penais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Adoção tardia e serviço social: questões-étnicos raciais(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16) Costa, Lígia Lourenço da [UNIFESP]; Paula, Marcos Ferreira de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7612691179545980; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho de conclusão de curso debruçou-se sobre a questão da adoção tardia e as variáveis deste processo, tendo como horizonte a compreensão da atuação profissional do/a assistente social nos espaços sociojurídicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual as legislações sociais e a perspectiva da convivência familiar e comunitária foram estudadas a partir das contradições sociais e do método histórico dialético. Isto posto, o contexto da adoção foi abordado desde a concepção da roda dos expostos até a Constituição Federal de 1988, que institui a Doutrina da Proteção Integral e as novas garantias sociais previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Sendo assim, os resultados da pesquisa demonstraram uma contradição entre o número de crianças e adolescentes aptos para a adoção e os seus pretendentes habilitados. Apontando que os estigmas sociais ainda margeiam a questão da adoção tardia, sendo o fator da raça/etnia um dos motores da não adoção. Bem como acentuou que a posição do/a assistente social deve se basear em uma compreensão da totalidade no processo de adoção, indo ao encontro da perspectiva profissional da não discriminação e da superação das desigualdades sociais, uma vez que a culpabilização pela pobreza ainda é um dos fatores para o acolhimento de crianças e adolescentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aporofobia – pobrefobia: Problematizando o conceito frente à histórica e persistente desigualdade social no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-19) Cabral, Isabela Santos [UNIFESP]; Guanais, Juliana Biondi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3375921270633687; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo tem como objetivo apurar o conceito de aporofobia e debater sobre como ela é praticada na sociedade brasileira, para contribuir com os estudos sobre o tema, e por considerar a importância da apropriação desse conceito para os profissionais do Serviço Social, para que os mesmos não venham a reproduzir práticas aporofóbicas no exercício profissional. A partir disso, é feito uma breve retomada dos conceitos de pobreza, para definirmos quem sofre dessa fobia, uma vez que é o papel profissional trabalhar sobre as questões sociais, a qual as desigualdades são produtos, e buscouse a relação entre o aumento do pensamento conversador no brasil e do eleitorado da extrema-direita, com a grande quantidade de reportagens e notícias que denunciam a violência generalizada aos mais pobres. Dessa maneira, é possível compreender o papel dos não-pobres e das instituições na reprodução de aporofobia, que contribui para a manutenção da desigualdade social, dificultando a superação da pobreza pelas pessoas que vivem nessa situação. Através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental através de mídias, jornais e revistas online, para colher dados noticiados sobre a realidade da violência no Brasil atual, concluímos reconhecendo como a educação em todos os setores - escola, família, mídia, vida pública - é fundamental para o combate à discriminação que persiste no senso comum, na lógica neoliberal de produção e descarte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A atuação do assistente social no centro de atenção psicossocial(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-07) Silva, Mariane Helena da [UNIFESP]; Estevão, Ana Maria Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2205537046844581; http://lattes.cnpq.br/3250117782168713; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo resgata historicamente as relações e reprodução sociais acerca da pessoa com transtorno mental na sociedade. Através de levantamento bibliográfico e da observação em campo em um Centro de Apoio Psicossocial- CAPS, será analisado quais as perspectivas do trabalho do assistente social na saúde mental, os dilemas enfrentados para a plena inserção nesses espaços sócio ocupacionais, cujo qual apresentou avanço desde o processo da Reforma Sanitária com a criação do SUS, e no cenário atual, apresentam um avanço no processo de terapias e medicalização das pessoas com transtorno mental, que acaba por obscurecer as competências do profissional de Serviço Social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Colorindo o serviço social: LGBTI+ na agenda do conjunto CFESS/CRESS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-03) Costa, Guilherme Moraes da [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Considering the prerogative of the Entities formed by the Federal Council of Social Work and the 27 Regional Councils of Social Work and its Sections, called the CFESS / CRESS Assembly, of orientation and professional supervision of social workers in Brazil, this dissertation sought to understand how the Brazilian Social Work incorporated the agenda of sexual diversity and documentary research, through the National Meeting Resolutions of the CFESS / CRESS Group, from 1992 to 2017. We sought to demonstrate how this agenda gained density in the CFESS / CRESS Assembly, and these actions proved to be strategies for the implementation of the Professional Political Ethical Project.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As condições de trabalho dos/as assistentes sociais brasileiros/as: um estudo bibliográfico(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Oliveira, Fernanda Monteiro de [UNIFESP]; Guanais, Juliana Biondi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3375921270633687; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo se propõe a realizar uma análise sobre a conjuntura atual da profissão de Serviço Social, bem como investigar o perfil profissional do/as assistentes sociais na contemporaneidade. Buscou-se fazer uma retomada histórica da profissão e sua atuação a partir da década de 1990, com o objetivo de investigar as condições concretas em que se desempenha o exercício do Serviço Social no Brasil, uma vez considerado o/a assistente social como um profissional assalariado, ou seja, que depende da venda de sua força de trabalho. Também procurou-se entender quais são as formas de alienação e precarização impostas para a classe trabalhadora de Serviço Social e quais são os enfrentamentos que a categoria ainda tem a percorrer na consolidação de seus direitos. A importância do tema levantado reside em reunir elementos para propor à categoria uma reflexão sobre como está situada no ano de 2022 e se dará em um estudo bibliográfico, partindo de autores como Ricardo Antunes, Marilda Iamamoto e Raquel Raichelis, bem como da análise do Perfil de Assistentes Sociais realizado pelo CFESS/CRESS; referencial este que proporciona observar quais os recortes interseccionais que atravessam a categoria, como gênero, raça/cor, índices de empregabilidade etc. Além disso, ao atentar para a conjuntura atual de destruição de direitos do trabalho, convida os assistentes sociais a pensar estratégias de luta e resistência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A contribuição da Gestão Democrática e o trabalho do Assistente Social no âmbito da escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-11) Santos, Franciele de Jesus [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho teve a intenção de entender os aspectos da Gestão Democrática e a sua contribuição para a educação básica e como ela é importante para a autonomia na educação, além de abordar sobre a forma como o trabalho do Assistente Social é importante no âmbito escolar. O primeiro capítulo discorre sobre a educação nas políticas públicas, em uma análise a partir de autores que foram essenciais para a discussão sobre o assunto. Fazendo esse estudo do funcionamento das escolas públicas, eu pude partir no segundo capítulo para a educação pública em Santos obtendo informações da Secretaria de Educação de Ensino — SEDUC. E com os primórdios da educação em Santos, em meados de XIX, junto ao surgimento das primeiras escolas, pelo qual é citado de forma bem sucinta, com o intuito de trazer um contexto histórico mais preciso. Também no segundo capítulo, a Gestão Democrática nas escolas públicas de Santos são analisadas, levando a conclusões sobre como ela funciona. Levando em consideração a estrutura social das escolas públicas em Santos e as vastas demandas e evasão escolar, no terceiro capítulo o trabalho do Assistente Social é pautado, trazendo aspectos da profissão como um todo e como o Assistente Social é necessário para mediar e solucionar conflitos sustentados de forma teórica-metodológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições de Bell Hooks, Angela Davis e Lélia Gonzalez para o Serviço Social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Silva, Maíra Gabriel [UNIFESP]; Guanais, Juliana Biondi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3375921270633687; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste estudo bibliográfico pretendeu-se apresentar algumas contribuições do pensamento feminista negro para o Serviço Social brasileiro a partir de três obras centrais: “Por Um Feminismo Afro-Latino-Americano” de Lélia Gonzalez (2020), “O Feminismo é para Todos” (2016), de Bell Hooks e “Mulheres, Raça e Classe” (2018), de Angela Davis. Buscou-se apresentar os principais aspectos da conjuntura social, histórica e política dos movimentos sociais feministas e negros, bem como analisar os fatores de constituição dessas organizações e seus impactos na sociedade de classe. Em um segundo momento, foi feita uma breve contextualização da trajetória histórica da profissão do Serviço Social brasileiro, desde seu surgimento e longa caminhada firmada na matriz Conservadora, até o período de transição de perspectiva teórica na Fase de Intenção de Ruptura dentro do Movimento de Reconceituação, em um momento em que os anseios democráticos e a forte mobilização social aproximavam as pautas da classe trabalhadora da categoria de assistentes sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições do teatro para o serviço social: Uma análise da peça Mutirão em Novo Sol(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Silva, Gabriela Sugui Mota [UNIFESP]; Arruda, Daniel Péricles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2377455944784166; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho irá analisar a obra de Nelson Xavier e Augusto Boal, Mutirão em Novo Sol, partindo de um olhar artístico de uma peça teatral para compreender, no espectro do Serviço Social, um cotidiano real de trabalhadores do campo e o modo que se organizam. Dessa maneira, à medida que o/a assistente social trabalha com a realidade dos sujeitos, a pesquisa busca perceber como esta manifestação artística construída se relaciona e compõe com essa realidade. Para tanto, realizamos breve reflexão histórica sobre a Guerra do Arranca Capim, a conjuntura do teatro e a perspectiva política da época. Além da elaboração de uma cartografia através de diários de leitura da obra numa tentativa de mapear desejos, espaços, memórias, afetos, lutas e outros braços desse corpo vivo que é Mutirão em Novo Sol. Por fim, discorremos sobre como uma peça de teatro, pode promover espaços de contribuição para que o Serviço Social se revisite como profissão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições teóricas e políticas de intelectuais negras brasileiras para o Serviço Social: um encontro com Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-19) Lourenço, Ana Paula Pires [UNIFESP]; Gonçalves, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; https://lattes.cnpq.br/5743652458404256; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente dissertação tem como objetivo estudar o pensamento de duas intelectuais negras brasileiras, Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez, a partir de premissas constitutivas da relação social capitalista brasileira, como o racismo, as mulheres negras e a desigualdade social mediada pelos movimentos e lutas sociais, fundamentais para estabelecer nexos, interlocuções, um encontro com o Serviço Social. Para isso, realizou-se o esforço intelectual de apreensão do pensamento das autoras estabelecendo aproximações com os pressupostos do Serviço Social brasileiro no contexto das relações sociais capitalistas. Para utilizar como referencial teórico a crítica marxista, questionou-se as relações sociais racistas, patriarcais e de desigualdade social atribuídas aos processos societários durante a acumulação capitalista, trazendo à frente dos fatos históricos nacionais e internacionais o protagonismo de mulheres negras como bem mostram as autoras. Buscou-se, assim, apreender as relações de exploração e opressão vividas pelas mulheres negras em meio a traços do capitalismo, bem como a participação delas nos movimentos sociais e nas lutas anticapitalistas. Nesse sentido, adotamos como pergunta central, “qual é a importância e a contribuição do pensamento de Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez no encontro com o Serviço Social?”. Para responder a essa questão, em termos metodológicos, utilizamos nessa pesquisa um cunho qualitativo na abordagem bibliográfica, fazendo uso dos principais textos das autoras em consonância com o Serviço Social. Como resultado, os principais achados foram entender a importância do encontro, do diálogo e, sobretudo, da interlocução das autoras em questão com o Serviço Social, no que diz respeito a contribuir e aprofundar a compreensão da luta antirracista, antisexista e anticapitalista para mulheres negras da classe trabalhadora. Esses pontos nos permitem vislumbrar um Serviço Social enegrecido e afrotalinoamericano, parafraseando os pensamentos de Sueli Carneiro e de Lélia Gonzalez, respectivamente, como autoras que ocuparam um lugar central neste estudo em função dos debates impulsionados por elas em relação à condição das mulheres negras no país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crianças e adolescentes trans/dissidentes de gênero: Direito à Saúde e Serviço Social(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-25) Caetano, Liliane de Oliveira [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0214861191886771; http://lattes.cnpq.br/5775669008685613; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A violenta experiência colonial que marca a formação do Brasil impôs, no mesmo processo, o trabalho forçado, a racialização, o racismo e o cis-heteropatriarcado com impactos em todos os aspectos da sociedade, dentre os quais estão a diversidade sexual e a de gênero. As expressões e identidades de gênero não normativas, vivenciadas por crianças e adolescentes, têm gerado repercussões sociais, pois tanto se cruzam com as fronteiras do binarismo de gênero, como com as barreiras adultocêntricas que determinam, em diferentes medidas, a corpos e vidas infanto-juvenis, formas de subserviência. No contexto nacional, se inicia, em 2010, no Estado de São Paulo, a assistência em saúde específica a crianças e adolescentes, trans/dissidentes de gênero. O presente estudo apresenta, como objetivo, dar visibilidade a essa pauta enquanto uma demanda de saúde pública, desvelando desafios assistenciais que se colocam nesse âmbito. Ademais, destaca dentro desse campo, a área de Serviço Social. No percurso metodológico, considerando a abordagem qualitativa e referencial materialista e decolonial, desenvolvemos a pesquisa bibliográfica e documental para a construção do referencial teórico. A trajetória do Serviço Social no Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual – AMTIGOS do Hospital das Clínicas - HC de São Paulo, foi elaborada a partir de relato de experiência da pesquisadora enquanto assistente social desse serviço de 2010 a 2020. Na dimensão da pesquisa de campo, aplicamos um questionário, na modalidade online, para conhecer o trabalho de assistentes sociais com crianças e adolescentes trans/dissidentes de gênero no Brasil. Responderam 29 profissionais da área da saúde e de outras políticas sociais, como Educação, Assistência Social, Defensoria Pública, dentre outras, as quais consideramos relacionar-se com o direito à saúde em uma perspectiva ampliada. Como achados relevantes, verificou-se que assistentes sociais reconhecem as demandas de crianças e adolescentes trans/dissidentes de gênero e, em todo país, trabalham com essa população. O presente estudo é publicado quando o Ministério da Saúde recém pactuou o Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans - PAES Pop Trans, que após mais de uma década de negligência, irá contemplar os cuidados transespecíficos para o público infanto-juvenil. Consideramos que este trabalho corrobora com a produção de conhecimentos na área, em uma conjuntura em que o neoconservadorismo e a extrema direita buscam a manutenção dos mecanismos de exploração-opressão impostos pelo sistema cis-heteropatriarcado-racista-capitalista, o qual precisam ser enfrentado, como vem sendo nas lutas e perspectivas que tem no seu esperançar a emancipação humana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dependentes de amor e sexo: um estudo aproximativo(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-12) Oliveira, Paulo José [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; Estevão, Ana Maria Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2205537046844581; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; http://lattes.cnpq.br/9870050710486759; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Desenvolver um trabalho de monografia envolvendo um tema de inexplicável densidade como a dependência de amor e sexo, trazendo à luz do conhecimento a inquestionável relevância do tema e a emergência da promoção de sua discussão, reflexão e debates, não constituiu uma tarefa nada fácil, ficando a incerteza de qual o melhor caminho para construir esse chamamento. Portanto a metodologia aplicada foi a da busca de literatura que dialogasse e promovesse uma aproximação com o tema, num processo de construção de pensamento empírico e cognitivo sobre os textos de referência utilizados. Houve que extrair destes a indicação do melhor caminho a ser percorrido, num ambiente de total anonimato e sigilo, envolvido numa bruma espessa, sem referências específicas, o que indica na própria construção do saber, que os dependentes de amor e sexo, contam com eles próprios, ou em ação conjunta por entre iguais, pressupõe-se ser um número ínfimo de pessoas que cheguem aos grupos de apoio, até por se colocarem numa condição de total invisibilidade por motivos aparentemente evidentes, o silêncio imposto ao sexo e a sexualidade, e que é apontado neste trabalho. O agir dos dependentes de amor e sexo são uma expressão desta condição. Precisam juntar forças sós, seguir abatidos pelos desgastes emocionais intermináveis e também pelos ininterruptos enfrentamentos consigo mesmo e com sua “consciência”. Outro desafio permanente é sensível construção do convívio e das relações sociais que precisam estabelecer, frente a dependência que possuem; faz-se imprescindível estabelecer o controle de suas inquietações, impulsos e rompantes ao máximo. E nesta perspectiva ficarem isolados e sós buscarem meios de atenderem seus chamamentos, sua “autoajuda”, buscarem por si os meios de cuidados e assistências que requerem as suas demandas específicas, sem de modo algum deixar transparecer a natureza de tais. E alguns, contando com a sorte; num ato desesperado, por serem mais articulados e/ou impetuosos, busquem ajuda alheia, com a esperança de encontrarem pessoas sensíveis e abnegadas, que estejam dispostas a dar escuta, e mais, possam e queiram empaticamente estenderem suas mãos, para tentar próximos aos dependentes, encontrar meios para a atenção das situações-problema e demandas apresentadas, por que as soluções, estas até onde esta pesquisa pode alcançar, não as terão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Depoimento Especial e a tríplice violação de direitos: da vítima, do profissional e do réu(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-17) Panza, Juliana Christofoli [UNIFESP]; Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4134515951014036; http://lattes.cnpq.br/5196190259801068; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente dissertação tem como objetivo analisar o Depoimento Especial (previsto na Lei 13.431/2017) a partir do desvelamento das diferentes violações de direito presentes no procedimento. Para a realização do proposto, recorremos a uma pesquisa bibliográfica e estudo das legislações relativas. Assim, com base em um recorte acerca da constituição do Estado burguês e da construção e consolidação das leis no modo de produção capitalista, refletimos sobre a função do sistema penal (e do consequente encarceramento) enquanto uma das formas de controle social. Fundamentadas nisso, pontuamos a utilização dos crimes sexuais enquanto grandes propulsores do inflamento das práticas punitivas, exatamente pelo uso dos tabus relacionados a sexualidade e do consequente pânico social gerado na abordagem dessa temática. Nesse sentido, apresentamos o histórico de construção da Lei 13.431/2017 e especificamente do procedimento de Depoimento Especial analisando-o com apoio, principalmente, das três diferentes áreas de conhecimento concernentes: Serviço Social, Direito e Psicanálise, denotando teoricamente a existência de diferentes violações de direitos praticadas contra as crianças e adolescentes, os acusados, e as/os profissionais envolvidas/os, mais especificamente as/os assistentes sociais. Concluímos, a partir da explicitação dessas violações, que o procedimento está exclusivamente à serviço do sistema penal e do sentenciamento dos acusados, constituindo-se como uma tripla violação de direitos dos sujeitos envolvidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Direitos da mulher na saúde: raça, classe e gênero. qual é a cor da saúde?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-13) Silva, Juliana Florentino Carvalho [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; http://lattes.cnpq.br/4783254181495375; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este é o resultado de uma pesquisa e de atendimentos realizados durante dois anos na área da saúde, que busca retratar e relatar a vivência e realidade de mulheres negras na diáspora, que por si só não é o único enfrentamento na questão de garantia de direitos que deve ser observado, mas é uma das pontas que devem ser amarradas para que se entenda a relação dos equipamentos disponíveis executores de políticas públicas para as mulheres negras e periféricas, que conhecem de forma empírica a dinâmica os desafios de viver em um sistema opressivo e que trazem em forma de resistência sua militância a favor da classe trabalhadora e dos direitos sociais e de saúde das mulheres.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Drogas enquanto mercadorias nas relações sociais capitalistas: um debate no Serviço Social brasileiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-29) Santos, Aila Fernanda dos [UNIFESP]; Silva, José Fernando Siqueira da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1557941183604992; http://lattes.cnpq.br/3388450573918701; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo deste estudo foi apresentar as principais produções teóricas contemporâneas no debate sobre a “questão das drogas” no Serviço Social brasileiro, bem como analisar as respostas e direcionamentos ético-políticos do Conjunto CFESS-CRESS sobre essa temática, e investigar como isso se expressou para o conjunto da categoria profissional. Para isso, partiu-se da compreensão, por meio das categorias marxistas, das drogas enquanto mercadorias inseridas nas relações sociais capitalistas, considerando que gênero, raça-etnia e classe são estruturantes desse sistema e estão presentes na particularidade da formação social brasileira, cuja mediação com a “questão das drogas”, sobretudo as ilícitas, expressa-se na realidade por meio de políticas criminais que refletem o racismo e o controle e disciplinamento dos corpos da classe trabalhadora. Para atingir o objetivo desta pesquisa, a escolha metodológica foi a orientação pelo método dialético, guiado pela ontologia materialista do ser social, vinculado à teoria social de Marx. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa documental e bibliográfica sistemática com abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma contextualização histórica de como as assistentes sociais pioneiras compreendiam a “questão das drogas” e, para isso, foi utilizada como base bibliográfica a “Revista Serviço Social” da PUC São Paulo, analisada de seu número 01 ao 39, publicados entre 1939 e 1945. Em seguida, o trabalho abordou alguns marcos importantes para a profissão, como o processo de renovação do Serviço Social brasileiro, que ofereceu as bases do seu pensamento crítico. A partir desse legado, foram apresentados(as) alguns(as) autores(as) da área de Serviço Social e suas perspectivas teóricas no debate da “questão das drogas” na atualidade. Posteriormente, realizou-se um levantamento no site do CFESS sobre os posicionamentos e direcionamentos ético-políticos do Conjunto em relação à “questão das drogas” no período compreendido entre 2016 e o primeiro semestre de 2019. Foram encontrados relatórios, notas técnicas, notas de repúdio, CFESS Manifesta, notícias, cartilha de Bandeiras de Luta e publicações sobre o Seminário Nacional “O Trabalho do/da Assistente Social na Política sobre Drogas e Saúde Mental”. Posteriormente, foram analisados os relatórios dos Encontros Nacionais do Conjunto CFESS-CRESS, de 2016 ao primeiro semestre de 2019, abrangendo três encontros: o 45º, ocorrido no ano de 2016; o 46º, ocorrido no ano de 2017; e o 47º, ocorrido no ano de 2018. Por último, realizou-se levantamento e seleção de artigos de CD-ROM dos anais do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS, dos anos de 2010, 2013 e 2016, totalizando 37 artigos analisados. Como resultado, averiguou-se que, no último ano, ocorreu um adensamento de uma perspectiva crítica, ainda que diversa, pela categoria profissional. Entretanto, o debate ainda é muito incipiente e marcado pelo conservadorismo expresso na legitimação do estatuto médico-jurídico, sustentado pelo binômio doença-crime, que apresenta-se como uma das barreiras para a capilaridade das ações do Conjunto. Conclui-se que é necessária uma ruptura radical com o proibicionismo para além dos muros do consumo, situando suas expressões na realidade brasileira.
- ItemSomente MetadadadosElas, as feministas... Elas, as assistentes sociais... Contribuições, desafios, possibilidades(Universidade Federal de São Paulo, 2018-09-17) Abreu, Suellen [UNIFESP]; Santos, Renata Cristina Gonçalves dos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Research Examines The Relationship Between Social Work And Feminist Theoretical Production. To Do So, We Adopt As Methodological Path The Analysis Of The Academic Production Of The Area Expressed In The Magazines Temporalis And Serviço Social & Sociedade. Reestablishing The Points Of Theoretical Contact Between Feminism And Marxism, The Research Presents A Historical Trajectory Of The Development Of Feminist Struggles And Theories. Finally, An Overview Of The Main Tensions And Debates On The Challenges To The Area Of Social Work With Regard To Gender Relations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Barros, Diego Rodrigues de [UNIFESP]; Faustino, Deivison Mendes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1381425552378145; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa busca compreender as transformações do capitalismo na Era Digital e como isso afeta os usuários da Internet e a sociedade em geral. Utilizando a teoria social de Marx, a pesquisa analisa a relação de exploração proveniente dos dados dos usuários das Plataformas Sociodigitais por meio das grandes empresas de tecnologia do Norte Global. O estudo discute conceitos como a apropriação do intelecto geral, o colonialismo de dados e os algoritmos, e faz uma análise documental dos resultados financeiros das cinco maiores empresas de tecnologia estadunidenses. Isto tudo para por fim desvendar os desafios que essa conjuntura traz para o Serviço Social e a atualidade das táticas de enfrentamento à soberania das Big Techs no presente estágio do capitalismo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A escuta especializada dos/as assistentes sociais e o uso desse instrumental na lógica da proteção integral(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21) Almeida, Caroline Santos [UNIFESP]; Santos, Sonia Gomes dos [UNIFESP]; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7613304101759247; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como tema a Lei 13.431/2017 que versa sobre a Escuta Especializada, com ênfase dos/as Assistentes Sociais e o uso desse instrumental na lógica da proteção social. A Constituição Federal de 1988 em conjunto com a Lei 8069/1990- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelecem princípios e diretrizes importantes para garantir os direitos da criança e do adolescente, bem como as prerrogativas do compromisso do trabalho profissional dos/das assistentes no campo da defesa desses direitos. O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) formulou a Resolução nº 554/2009 afirmando que: não reconhece como atribuição ou competência de assistentes sociais a inquirição de crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência. Desse modo, a escuta especializada fica sob a responsabilidade da rede de serviços municipais (educação, saúde, assistência social e outros) e, os profissionais que escutam a vítima ou testemunha, devendo relatar a fala do/a narrador/a com o intuito de promover o acesso às informações que lhe são confiadas ao nível profissional. Esta pesquisa parte do método da Teoria Social, o qual buscará apreender as particularidades do objeto em estudo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Buscará responder o problema dessa pesquisa: quais os limites e desafios quanto à aplicabilidade da lei sobre Escuta Especializada e a eficácia desse procedimento realizado pelas instituições da rede de promoção e proteção? Assim, o objetivo será o de compreender a escuta especializada de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência nos serviços municipais de assistência social e seus tensionamentos para assegurar a proteção integral e os direitos do público infantojuvenil.
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