Navegando por Palavras-chave "Social Issue"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a aparência e a essência: conhecendo os determinantes do acolhimento institucional de crianças e adolescentes do Vale do Ribeira - SP(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-28) Pereira, Mariana Roque [UNIFESP]; Mustafa, Patrícia Soraya [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6890410241207927; http://lattes.cnpq.br/0696871800362114; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho se propõe a realizar uma análise de como a questão social se expressa na vida de famílias atendidas pelos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes na região do Vale do Ribeira – SP. Para tanto, os percursos metodológicos se deram fundamentados na teoria social crítica, utilizando como método o materialismo-histórico-dialético. Por meio de procedimentos analíticos, como pesquisa bibliográfica, documental e empírica, buscou-se realizar aproximações sucessivas à realidade das famílias, sujeitos desta pesquisa, no intuito de construir as mediações necessárias para o entendimento dos fenômenos que atravessam suas vidas. A pesquisa empírica foi realizada em treze municípios do Vale do Ribeira, através da aplicação de instrumental na modalidade questionário e coleta de informações secundárias. O estudo bibliográfico traz apreensões críticas de autores clássicos do serviço social, e de estudiosos contemporâneos, respalda-se de maneira preponderante em duas categorias de análises: “Questão Social” e “Proteção Social”, chaves-analíticas eleitas como essenciais na construção das mediações necessárias para compreender as dimensões em que se configura a realidade das famílias atendidas pelos SAICA do Vale do Ribeira, desvelando como a questão social se expressa nesses cotidianos, quem são essas famílias, suas condições de vida, e os acessos e não acessos às políticas públicas e sociais. Essas aproximações nos conduzem ao universo dos acolhimentos institucionais, ou seja, os fatores que determinaram esses afastamentos familiares. Nessa complexa relação entre proteção e desproteção, veremos, que esses espaços têm um público pré-definido, o estudo mostra que essas famílias têm classe, gênero, raça e cor, além de terem suas vidas carregadas por várias expressões que permeiam a estrutura capitalista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Multifaces da questão social: a atuação do/da Assistente Social na defesa dos direitos dos povos indígenas na aldeia de Paranapuã – São Vicente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-10) Teixeira, Idalina Costa [UNIFESP]; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7613304101759247; http://lattes.cnpq.br/7910734232638683; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho intitulado Multifaces da questão social: a atuação do/da assistente social na defesa dos direitos dos povos indígenas na Aldeia de Paranapuã – São Vicente teve por objetivo identificar e analisar as expressões da questão social e compreender o trabalho profissional da/do assistente social e sua incidência na garantia dos direitos da população indígena na aldeia de Paranapuã situada no município de São Vicente/SP. O problema de pesquisa pautou-se nas seguintes questões, como as desigualdades socioeconômicas afetam os povos indígenas? As desigualdades que afetam os povos indígenas são expressões da questão social? E como ocorre a atuação do serviço social na defesa dos direitos da população? Assim, a nossa hipótese se orientou na reflexão referente ao compromisso ético-político do/a assistente social para contribuir com o enfrentamento das violações de direitos vivenciadas pela população indígena, podendo ser este um elo entre as políticas sociais, os direitos e a população indígena, na luta contra as formas de discriminação e exploração sociais existentes. O processo metodológico se pautou pela teoria social, que parte da compreensão dos fenômenos sociais, das expressões da questão social para compor a totalidade do objeto. A metodologia da pesquisa se constituiu em processo qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica sobre a temática, grupo focal com duas lideranças indígenas e entrevista com questões semiestruturada com a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social, que atende os povos indígenas. Após a sistematização dos dados coletados identificamos que as expressões da questão social que afetam a vida dos indígenas são decorrentes da formação social, política, econômica e cultural do Brasil e que as lutas e resistências forjadas nesse processo pelos povos indígenas nos permitiram a compreensão dos modos de vida, a sua cultura e lutas travadas desde o processo de colonização até a atualidade. Neste movimento dinâmico e dialético se insere a Aldeia Paranapuã, como tantas outras no Brasil, enfrenta a luta pela terra, por meio da regularização fundiária, em disputas exaustivas para defender seu espaço e sua cultura de forma articulada com coletivos, profissionais e Universidades, em particular o/a assistente social que tem se apresentado como aliado na defesa intransigente dos direitos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradição e contradição: autoritarismo e democracia no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-11) Antonio Junior, Mario Miranda [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2899447703219719; http://lattes.cnpq.br/6149797305054530; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesquisa realizada articula tradição e contradições, no passado e no presente, da sociedade brasileira, para discutir a permanência do conservadorismo em um contexto de crise do capitalismo global – especialmente a partir de 2008 que há uma contraofensiva neoliberal e autoritária na América Latina desde uma década de ascensão de forças progressistas. Parte-se da hipótese de que a redemocratização no Brasil alcançou os procedimentos institucionais, mas não renovou as práticas políticas, pois há tensionamento na relação capital x trabalho, na perspectiva do capitalismo periférico e dependente, mobilizando setores reacionários históricos contra forças democráticas e populares. Assim, numa perspectiva dialética, histórica e estrutural o estudo em questão busca analisar a relação entre autoritarismo e democracia no Brasil, destacando as contradições entre capital x trabalho através da “questão social”, considerando a nossa “formação social” e o “modo de produção” típico que estrutura a sociedade. Para este fim, foram mobilizados autores do pensamento político e social brasileiro, considerando as suas distintas abordagens metodológicas e teóricas. Por fim, destacamos a “modernização conservadora”, a “tradição autoritária”, a “ordem senhorial”, a “autocracia burguesa” e o “capitalismo dependente” como elementos fundamentais que caracterizam o processo histórico e que repercutem no desenvolvimento econômico, social e da democracia no Brasil.