Navegando por Palavras-chave "Smartphones"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Associação entre o uso de aplicativos de smartphone para corrida e a ocorrência de lesões musculoesqueléticas em corredores amadores não supervisionados(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-27) Souza, João Victor Hermógenes de [UNIFESP]; Dourado, Victor Zuniga [UNIFESP]; Simões, Maria do Socorro Morais Pereira [UNIFESP]; Barbosa, Alan Carlos Brisola [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8125224039019794; http://lattes.cnpq.br/2821727438413217; http://lattes.cnpq.br/1919368500743497; http://lattes.cnpq.br/4222370794782290; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A prática regular de atividades físicas está relacionada com menor mortalidade e diversos benefícios para a saúde. A corrida é um dos esportes mais praticados em todo o planeta. Apesar de seus benefícios, a corrida está relacionada com alta incidência de lesões, que podem causar desmotivação e parada temporária ou permanente da prática esportiva, além de ser um problema para a saúde e finanças. Com alta disseminação de smartphones na atualidade, tem se popularizado o uso de aplicativos de saúde e dentre eles os aplicativos de exercícios físicos, que estão relacionados a um maior nível de atividade física entre usuários. Ainda faltam estudos que avaliaram a relação entre o uso de tais aplicativos e a ocorrência de lesões musculoesqueléticas em corredores amadores. Objetivos: investigar a associação entre o uso de aplicativos de smartphone relacionados à corrida e a ocorrência de lesões musculoesqueléticas em praticantes de corrida não supervisionada. O objetivo secundário foi avaliar quais outras variáveis estudadas estavam associadas com a ocorrência de lesões musculoesqueléticas relacionadas à corrida. Métodos: Este é um estudo observacional transversal, analítico e descritivo, utilizando amostra obtida por meio de divulgação em redes sociais, que responderam a questionário disponibilizado pela plataforma REDCap. Foram recrutados adultos que relataram praticar um mínimo de 150 minutos de corrida não supervisionada por semana há pelo menos um ano. Foram incluídos no estudo 146 participantes, que responderam a questionários sobre suas informações pessoais, sobre risco cardiovascular, sobre a presença de doenças pulmonares, sobre a atividade física habitual, sobre o uso ou não de aplicativos relacionados à corrida e, por fim, a um questionário sobre a prática de corrida e a ocorrência de lesões relacionadas a ela. As variáveis estudadas com associações mais significativas com o histórico de lesões foram incluídas como covariáveis em modelo de regressão logística multivariada, considerando o uso de aplicativos como principal preditor e as lesões musculoesqueléticas como desfecho. Resultados: Em nossa amostra observamos na análise univariada tendência de maior proporção de sujeitos que relataram lesões prévias entre os usuários de aplicativos relacionados à corrida (17,8% vs 8,2%; p = 0,08). Embora sugestivo de associação, o odds ratio (OR) não atingiu significância estatística (OR, 2,4: Intervalo de Confiança de 95%, 0,822 - 7,007). Após análise multivariada, os principais preditores das lesões foram a frequência semanal de treinos (0,563: 0,358 - 0,887) e a dislipidemia (5,881: 1,255 - 27,557). Embora não tenha atingido significância estatística, o uso de aplicativos associou-se com aumento da chance de lesões musculoesqueléticas (3,232: 0,882 - 11,848; p = 0,077). Conclusões: Nossos resultados preliminares sugerem que o uso de aplicativos relacionados à corrida por corredores amadores está associado com maior chance de lesões, que é potencializada pela presença de dislipidemia. A maior frequência semanal de treinamentos pode proteger os corredores de lesões musculoesqueléticas. Os aplicativos relacionados à corrida devem, portanto, ser desenvolvidos com maior base científica e maior participação de especialistas em ciências do movimento humano e provavelmente não excluem a necessidade de acompanhamento presencial de profissionais capacitados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)DEFI-ACCESS - Aplicativo Com Informações E Serviços De Equipes Multidisciplinares Para Pessoas Com Deficiência E Seus Familiares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-17) Ribas, Cassio Roberto Urbani [UNIFESP]; Nicodemo, Denise [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: There are more smartphones in Brazil than number of inhabitants. Access to information is important, since any information can be obtained instantly, with immediate circulation, of news and services.. It is difficult to access much of the information presented on the INTERNET through analyzes, opinions are often mismatched and without any guarantee of provenance and truthfulness. Rather than grounding knowledge and assisting decision making, they eventually cause a dispersal of informational content, which can lead to conclusions and wrong decisions. Given the lack of APP for "smartphones" aimed at providing services, there is a need to create an APP, in which content, according to the professional area, inserted in the APP, which in an intuitive can access information and obtain guidance on a particular topic, problem or answers to doubts. Objective: To develop an application with information and services of multidisciplinary teams for people with disabilities and their families. Methods: An antecedent search of APP was performed in the databases: (Google and Google Scholar). For the development of APP, the Design Thinking methodology was used, which is divided in four phases: Discover / Empathy, Define, Develop / Prototype and Deliver. Test. The prototype of the APP, called DEFI-ACCESS, were produced. Results: The final APP presents all the defined functionality that was used by the Design Thinking method. Conclusion: The application was designed in WEB APP format, called DEFI-ACCESS - application for people with disabilities and their families.
- ItemSomente MetadadadosO desafio de implementar a metodologia Peer Instruction nas aulas de ciências em escola pública da periferia de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-14) Sa, Viviane Aparecida de [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloActive learning methodologies benefit students from vulnerable minority groups to overcome possible unsatisfactory academic performance, but it is not known why these methodologies are not common in primary and secondary education in Brazil. This study evaluates the challenge of implementing the peer instruction method (PI), using the apps Socrative and Plickers during science classes at a school in an area of great social inequality. The PI method was applied during science classes of students at 7th and 8th grades from the (EMEF) Municipal School of Elementary Education Padre Aldo da Tofori, located at the outskirts of São Paulo city. The PI method consisted of short content exposure classes, presentation of a multiple choices conceptual question, individual voting using the apps, peer discussions, second individual question voting, question resolution by the teacher and students’ performance presentation. To evaluate the effectiveness of the PI method students were exposed to different teaching methods, alternating traditional expository classes, classes based on video and classes with PI. The mixed method of educational research was used to analyze the characteristics and students’ performance, the school facilities and teachers' perceptions. Most students had smartphones (82.5%) but only half of them (45%) were authorized by their parents to take the devices to the school and 40% had an internet service. The PI implementation by the teacher using Socrative was counterproductive due to the insufficient infrastructure, the absence or instability of the Internet connection and the reduced number of computers. However, the use of Plickers was more suitable for the school due to the reduced time to perform the PI. The good students’ receptivity and engagement were expressive in relation to the use of PI with both apps. Despite the adversities, the students significantly improved their results in the second vote, improving their performances with the choices of correct answers using Socrative (pre 55.7 ± 21.6 vs post 73.4 ± 21.4; p = 0.032; N = 12) and o Plickers (pre 48.8 ± 23.2 vs post 81.3 ± 22.6; p = 0.0009; N = 12) in approximately 24% and 40%, respectively. Only the PI method using Plickers significantly increased student performance compared to others. Thus, the implementation of the PI method is fully applicable to students in schools with students who are economically disadvantaged. The app used to execute the PI method should consider reducing dependence on technological facilities at the school. The PI method proved to be effective in improving students' learning and engagement.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Investigando a Fisiologia Humana” como uma estratégia de ensino e experimentação mediada por smartphone: rubrica avaliativa e repertório de resultados(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-10) Campilongo, Giovanna Brita [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/4013423026969472As tecnologias educacionais evoluíram para proporcionar situações de aprendizagem coerentes com o mundo contemporâneo. No entanto, ainda existem diversos desafios para otimizar o ensino sobre o corpo humano, sobretudo a experimentação e aulas práticas, em cursos de ensino híbrido, educação à distância e ensino remoto online. A popularização dos smartphones favorece a aplicação de ferramentas educacionais como os laboratórios de aprendizagem móvel ou MobLeLabs, que são aplicativos para smartphones capazes de coletar variáveis com a finalidade de aprendizagem. No presente estudo, avaliamos os produtos acadêmicos gerados pela atividade “Investigando a Fisiologia Humana” (IFH), que é uma atividade de aprendizagem por investigação envolvendo MobLeLabs. Foram analisados os relatórios dos estudantes que realizaram a IFH como conteúdo programático da unidade curricular Corpo Humano: Estrutura e Função aplicada de 2016 a 2021 no curso de Ciências-Licenciatura da UNIFESP. Por meio de método misto de pesquisa educacional, classificamos os projetos dos alunos, criamos e validamos uma rubrica de avaliação da aprendizagem para o IFH e aplicamos o teste de Spearman (rs) para identificar correlações entre os subitens dos relatórios do IFH e o desempenho acadêmico dos alunos na UC. A maioria dos projetos envolveu os sistemas cardiovascular e nervoso, devido à acessibilidade de variáveis relacionadas a esses sistemas. De modo geral, os projetos apresentaram subitens classificados como bons e excelentes, porém resultados insatisfatórios foram mais frequentes para o subitem 3 (predição da hipótese) e subitem 7 (conclusão). Foram convidados 4 monitores dos respectivos anos de aplicação do IFH para validação da rubrica. Os testes de concordância exata e adjacente e quociente kappa ponderado entre pares revelou concordância razoável a substancial (= 0,328 a 0,760) entre os avaliadores, e concordância substancial a quase perfeita (= 0,623 a 0,906) no teste de ICC. O desempenho no IFH se correlacionou positivamente com o desempenho dos alunos em todas outras atividades avaliativas da UC, tais como notas nas atividades de aprendizagem baseada em projeto, provas e seminários. Portanto, o IFH é uma estratégia didática que gera resultados acadêmicos compatíveis com outras avaliações mais tradicionais, sendo capaz de proporcionar oportunidades de aprendizagem de conceitos da fisiologia humana e metodologia científica de forma interna ou externa aos laboratórios didáticos institucionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Saiba mais sobre desconforto ocular e visual causado por dispositivos eletrônicos(Universidade Federal de São Paulo, 2020) Escola Paulista de Enfermagem (EPE) [UNIFESP]; Gonçalves, Alexia Louisie Pontes [UNIFESP]; Santos, Bárbara Laurie dos [UNIFESP]; Joaquim, Guilherme Henrique Mariano [UNIFESP]; Tonus, Larissa [UNIFESP]; Silva, Marina Doreto [UNIFESP]; Lopes, Camila Takáo [UNIFESP]; Aprile, Daniele Cristina Bosco [UNIFESP]; Freitas, Denise de [UNIFESP]; Lopes, Juliana de Lima [UNIFESP]; Costa, Karina Aparecida Lopes da [UNIFESP]; Domingues, Tânia Arena Moreira [UNIFESP]; Santos, Vinícius Batista [UNIFESP]Aborda o tema desconforto ocular e visual causado por dispositivos eletrônicos e apresenta dicas para evitar o desconforto.