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- ItemEmbargoAnálise perceptivo-auditiva e acústica de vozes de pacientes com disfonia espasmódica gravadas em diferentes smartphones e condições de registro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Yokomizo, Bruna Yuri [UNIFESP]; Odagima, Rosiane Kimiko Yamasaki [UNIFESP]; De Biase, Noemi Grigoletto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3156326658988323; http://lattes.cnpq.br/7764073741184155; http://lattes.cnpq.br/4894151846656360Introdução: A disfonia espasmódica de adução (DEAd) caracteriza-se por voz tensa-estrangulada e quebras fonatórias. A aplicação da toxina botulínica no músculo tireoaritenoideo é o tratamento preconizado, causando paralisia temporária da prega vocal e melhora da qualidade vocal. A gravação de voz no smartphone pode ser uma ferramenta tecnológica importante no monitoramento clínico desses pacientes. Objetivo: Comparar os parâmetros vocais e acústicos da voz de pacientes com DEAd gravadas em smartphones e em diferentes condições de registro, tendo como referência a gravação realizada com microfone headset diretamente no computador em cabine acústica. Método: Participaram 10 mulheres com DEAd, de 38 a 78 anos. Cada participante foi submetida a três condições de gravação de voz: Condição-A: Gravação no computador com microfone headset e em cabine acústica; Condição-B: Gravação com smartphone pelo Whatsapp® em cabine acústica; e Condição-C: Gravação com smartphone pelo Whatsapp® fora da cabine. As tarefas de fala foram as vogais /a/ e “é”, contagem de 1 a 11 e frase “Olha lá o avião azul”. O julgamento perceptivo-auditivo (JPA) foi realizado por três fonoaudiólogas com a utilização da escala analógica-visual de 100mm. Parâmetros avaliados: grau geral de desvio (G), rugosidade, soprosidade, tensão, quebras fonatórias e qualidade de gravação. A análise acústica consistiu da extração do CPPS, proporção harmônico-ruído (PHR), shimmer e escore do AVQI pelo PRAAT®; e da extração do CPPS e CPP da vogal “é” e da frase, declínio espectral e escore do DAI pelo VoxMetria®. Resultados: No JPA, a rugosidade e qualidade da gravação diferiram entre as situações de registro, sendo a rugosidade maior e a qualidade da gravação menor na gravação fora da cabine acústica. Os demais parâmetros perceptivo-auditivos não diferiram entre as condições da gravação. Na extração das medidas pelo PRAAT, o CPPS foi significantemente menor na gravação com smartphone fora da cabine do que na gravação de referência; para a PHR, a gravação com smartphone na cabine apresentou maiores valores que a gravação fora da cabine. Já para o shimmer e AVQI, a gravação com smartphone fora da cabine apresentou valores maiores que a gravação de referência. Na extração pelo VoxMetria, o declínio espectral da gravação de referência foi significativamente menor do que o da gravação com smartphone dentro e fora da cabine; houve diferença significante para o parâmetro CPPS obtido da frase entre as três situações de gravação, sendo maior na gravação de referência do que nas duas gravações com smartphone. Na análise de correlação, a gravação de referência apresentou correlação positiva do G com shimmer, correlação negativa da soprosidade com CPP; correlação positiva de quebras fonatórias com shimmer e, correlação negativa de quebras fonatórias com o CPPS da vogal /e/ e o CPPS de frases. Conclusão: No JPA, os parâmetros G, soprosidade, tensão e quebras fonatórias não foram afetados pelas condições de gravação. Os parâmetros acústicos sofreram influência das condições de gravação. O parâmetro quebras fonatórias, comum nos pacientes com DEAd, apresentou correlação com o shimmer, CPPS extraído de vogal e CPPS extraído de frases, mostrando-se sensível para análise acústica desses pacientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo móvel para o treinamento de microcirurgia: Microsurgical Steps(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-26) Araújo, Rafael Silva de [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Pedroso, Juan Carlos Montano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6144921962327705; http://lattes.cnpq.br/1619822351741819; http://lattes.cnpq.br/3981672445826667Introdução: A técnica microcirúrgica abrange diversas especialidades cirúrgicas, sendo subsídio para reconstruções complexas com o auxílio do microscópio. Um desafio enfrentado por diversos serviços é a escassez de uma tecnologia que auxilie nos processos de ensino e aprendizagem contendo o passo a passo do treinamento em laboratório. Objetivo: Desenvolver um aplicativo móvel para auxiliar no treinamento em Microcirurgia. Métodos: O aplicativo foi elaborado com base no método de Design Thinking. Descobrir: realizadas pesquisas em MEDLINE, SciELO, LILACS e Cochrane, no período de 01/01/2000 a 01/07/2021 e busca da anterioridade na App Store, no Google Play, Google e Google Acadêmico. Foram incluídos artigos e aplicativos sobre o processo de ensino e aprendizagem na Cirurgia Plástica e Microcirurgia. Foram encontrados 552 artigos, sendo selecionados 13. Na busca de anterioridade foram encontrados quatro aplicativos, mas com características distintas. Questionários foram criados e aplicados para Microcirurgiões, fellows em Microcirurgia e desenvolvedores de software. Definir: realizado brainstorming entre os orientadores e orientando. Desenvolver: elaboração conjunta do aplicativo móvel com a empresa especialista. Entrega: registro e disponibilização da ferramenta para download. Resultados: O Microsurgical Steps é um aplicativo on-line, fluido, responsivo, com stream-video e idioma em português. Apresenta-se dividido em cinco itens de um carrossel digital: 1) Informações teórico-práticas; 2) Vídeos de dissecção; 3) Artigos; 4) Passo a passo; 5) FAQ. Conclusão: Foi desenvolvido o aplicativo móvel Microsurgical Steps.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo para o auxílio à padronização do registro fotográfico em cirurgia plástica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-27) Manente , Márcio Mendes [UNIFESP]; Garcia, Elvio Bueno [UNIFESP]; Pedroso, Juan Carlos Montano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6144921962327705; http://lattes.cnpq.br/5558512244477786; http://lattes.cnpq.br/0395946439775988Introdução: A fotografia clínica se tornou um importante instrumento de comunicação, sobretudo na era dos Smartphones. A padronização da fotografia em Cirurgia Plástica é desafiadora e deve ser realizada de forma sistematizada e padronizada, para alcançar a sua finalidade como documentação científica. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para smartphones que auxilie na padronização da fotografia em Cirurgia Plástica. Métodos: Estudo descritivo transversal, elaborado com base no método de Design Thinking (DT). Descobrir: revisão da literatura em bases de dados Pubmed, Cochrane, Medline, SciELO e LILACS, no período de 01 de janeiro de 2000 a 01 de março de 2023, e busca de anterioridade, de aplicativos semelhantes, na App Store, Play Store e Google. Foram encontrados 1098 artigos, sendo selecionados 23. Na busca de anterioridade foram encontrados 3 aplicativos, mas com características distintas às do aplicativo desenvolvido neste trabalho. Questionários foram criados e aplicados a cirurgiões plásticos e desenvolvedores de aplicativos. Definir: realizado brainstorming entre os orientadores e orientando. Desenvolver: elaboração conjunta do aplicativo móvel com desenvolvedores especialistas em aplicativos. Entregar: Foi feita a validação do produto com questionário para softwares já validado e traduzido. Resultados: O Body Picture é um aplicativo para smartphone, fluido, responsivo, em idioma português. Possui moldes fotográficos para cada região corporal e orientações para padronização da fotografia em Cirurgia Plástica. Suas principais funções são: 1) Catalogação; 2) Auxílio à padronização da posição dos pacientes, ângulos fotográficos e enquadramento; 3) Corte e montagem automáticos; 4) Função de cronofotometria. Conclusão: Foi desenvolvido o aplicativo móvel Body Picture.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicativo para o uso da escala de Braden QD na avaliação de risco de lesão por pressão em crianças(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-23) Insfran, Valéria Santos [UNIFESP]; Blanes, Leila [UNIFESP]; Nicodemo, Denise [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5221369826598914; http://lattes.cnpq.br/1898450330418640; http://lattes.cnpq.br/5958536339664864Introdução: Um dos tipos de lesão de pele prevalentes em crianças é a lesão por pressão. No intuito de contribuir com a prevenção de lesões por pressão na pediatria, torna-se necessário a elaboração de um aplicativo que facilite o uso da escala de Braden QD. Objetivo: Desenvolver aplicativo para o uso da escala de Braden QD na avaliação de risco de lesão por pressão em crianças. Método: Estudo descritivo para o desenvolvimento do aplicativo. Para a sua elaboração foi utilizado o método Design Thinking. Na fase descobrir, por meio da pesquisa Desk, foi realizado a busca de anterioridade e levantamento bibliográfico, não sendo encontrados aplicativos similares. Na fase definir, foi executado a elaboração, seleção e organização do conteúdo. Na fase desenvolver, estruturado o aplicativo, elaborado conteúdo, selecionado imagens e validado pelo método Delphi, com o uso de questionário para análise do Índice de Validade de Conteúdo. Na fase entregar, a disponibilização gratuita do aplicativo para download e divulgação. Resultados: O aplicativo foi validado na primeira rodada, com obtenção de IVC geral de 0,96. Foi denominado “DERMAPED” e fornece a escala de Braden QD ao profissional de saúde visando otimizar a avaliação de risco de desenvolvimento de lesão por pressão na população pediátrica. Conclusão: Foi desenvolvido o aplicativo “DERMAPED” para o uso da escala de Braden QD na avaliação de risco de lesão por pressão em crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprimoramento do grupo experimental (exercício físico) do protocolo Nadal-Lellis para o ensino de fisiologia do exercício auxiliado por smartphones(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-09) Inamori, Pamella Mayumi Dias [UNIFESP]; Lellis-Santos, Camilo de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/4202404792671754Atualmente, o uso de smartphones é usual e rotineiro para todos, principalmente para alunos que estão integrados ao constante uso da tecnologia portátil. Estrategicamente, o uso desse recurso pode ser aproveitado em práticas pedagógicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com a escassez de recursos didáticos que envolvam tais tecnologias móveis, assim como o alto custo dos aparelhos para análise de dados fisiológicos; sendo as escolas impossibilitadas de adquirirem tais recursos, pode se fazer o uso do celular como ferramenta didática para o ensino de fisiologia. O presente trabalho visou aprimorar um protocolo de aula prática auxiliado por aplicativos de smartphones para o ensino de fisiologia do exercício. Para tanto, revisamos o protocolo Nadal Lellis, bem como atualizamos os aplicativos utilizados para desenvolver um protocolo de melhor usabilidade e de fácil acesso. Identificamos cerca de 30 aplicativos substitutivos aos utilizados no protocolo original. Todos os aplicativos selecionados foram capazes de reproduzir os resultados obtidos no protocolo original, exceto para aquele que detecta tempo de reação. Os aplicativos selecionados para o protocolo “EXERClass” revisado estão no idioma português, de fácil usabilidade e gratuitos. Assim, demonstramos que os smartphones podem servir como um laboratório portátil e oferecer à comunidade científica uma ferramenta didática possível de proporcionar uma aula prática contemporânea, geradora de dados científicos e de menor custo financeiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Associação entre o uso de aplicativos de smartphone para corrida e a ocorrência de lesões musculoesqueléticas em corredores amadores não supervisionados(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-27) Souza, João Victor Hermógenes de [UNIFESP]; Dourado, Victor Zuniga [UNIFESP]; Simões, Maria do Socorro Morais Pereira [UNIFESP]; Barbosa, Alan Carlos Brisola [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8125224039019794; http://lattes.cnpq.br/2821727438413217; http://lattes.cnpq.br/1919368500743497; http://lattes.cnpq.br/4222370794782290; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A prática regular de atividades físicas está relacionada com menor mortalidade e diversos benefícios para a saúde. A corrida é um dos esportes mais praticados em todo o planeta. Apesar de seus benefícios, a corrida está relacionada com alta incidência de lesões, que podem causar desmotivação e parada temporária ou permanente da prática esportiva, além de ser um problema para a saúde e finanças. Com alta disseminação de smartphones na atualidade, tem se popularizado o uso de aplicativos de saúde e dentre eles os aplicativos de exercícios físicos, que estão relacionados a um maior nível de atividade física entre usuários. Ainda faltam estudos que avaliaram a relação entre o uso de tais aplicativos e a ocorrência de lesões musculoesqueléticas em corredores amadores. Objetivos: investigar a associação entre o uso de aplicativos de smartphone relacionados à corrida e a ocorrência de lesões musculoesqueléticas em praticantes de corrida não supervisionada. O objetivo secundário foi avaliar quais outras variáveis estudadas estavam associadas com a ocorrência de lesões musculoesqueléticas relacionadas à corrida. Métodos: Este é um estudo observacional transversal, analítico e descritivo, utilizando amostra obtida por meio de divulgação em redes sociais, que responderam a questionário disponibilizado pela plataforma REDCap. Foram recrutados adultos que relataram praticar um mínimo de 150 minutos de corrida não supervisionada por semana há pelo menos um ano. Foram incluídos no estudo 146 participantes, que responderam a questionários sobre suas informações pessoais, sobre risco cardiovascular, sobre a presença de doenças pulmonares, sobre a atividade física habitual, sobre o uso ou não de aplicativos relacionados à corrida e, por fim, a um questionário sobre a prática de corrida e a ocorrência de lesões relacionadas a ela. As variáveis estudadas com associações mais significativas com o histórico de lesões foram incluídas como covariáveis em modelo de regressão logística multivariada, considerando o uso de aplicativos como principal preditor e as lesões musculoesqueléticas como desfecho. Resultados: Em nossa amostra observamos na análise univariada tendência de maior proporção de sujeitos que relataram lesões prévias entre os usuários de aplicativos relacionados à corrida (17,8% vs 8,2%; p = 0,08). Embora sugestivo de associação, o odds ratio (OR) não atingiu significância estatística (OR, 2,4: Intervalo de Confiança de 95%, 0,822 - 7,007). Após análise multivariada, os principais preditores das lesões foram a frequência semanal de treinos (0,563: 0,358 - 0,887) e a dislipidemia (5,881: 1,255 - 27,557). Embora não tenha atingido significância estatística, o uso de aplicativos associou-se com aumento da chance de lesões musculoesqueléticas (3,232: 0,882 - 11,848; p = 0,077). Conclusões: Nossos resultados preliminares sugerem que o uso de aplicativos relacionados à corrida por corredores amadores está associado com maior chance de lesões, que é potencializada pela presença de dislipidemia. A maior frequência semanal de treinamentos pode proteger os corredores de lesões musculoesqueléticas. Os aplicativos relacionados à corrida devem, portanto, ser desenvolvidos com maior base científica e maior participação de especialistas em ciências do movimento humano e provavelmente não excluem a necessidade de acompanhamento presencial de profissionais capacitados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Auto seleção de exercícios físicos para a elaboração de um programa de treinamento físico para adultos por meio de aplicativo para smartphone: estudo qualitativo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18) Guedes, Krom Marsili [UNIFESP]; Dourado, Victor Zuniga [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1919368500743497; http://lattes.cnpq.br/4459998928037966; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nos últimos anos ocorreu aumento significativo dos aplicativos de smartphone que monitoram a atividade física. Além de não oferecerem programas alinhados às recomendações internacionais, frequentemente os exercícios propostos têm alto grau de complexidade para iniciantes e pessoas com maior risco cardiovascular, aumentando o risco de lesões. Portanto, desenvolvimento de novos aplicativos deveria considerar progressão pedagógica dos exercícios de acordo com a aptidão física do usuário, garantindo confiança para realizar a tarefa proposta. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi identificar os exercícios físicos preferidos por adultos potenciais usuários de um aplicativo de smartphone para atividade física. O objetivo secundário foi investigar a associação entre fatores de risco cardiovascular e a preferência pelos exercícios de força muscular. Métodos: Este é um estudo observacional transversal, para o qual a coleta de dados se deu por meio de questionário online. A amostra foi composta por 262 indivíduos de ambos os sexos com idade a partir de 20 anos, que utilizam smartphones e não apresentam contraindicações para a prática de atividade física sem supervisão. Dados demográficos e clínicos, nível de atividade física pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e estágio de mudança de comportamento para a atividade física foram coletados inicialmente. Após o preenchimento dos questionários, foram apresentados vídeos de exercícios físicos executados ao ar livre, gravados em espaços públicos. Os exercícios foram divididos em 3 categorias: (1) membros inferiores, (2) membros superiores e tronco, e (3) tronco (core). Ao final de cada sequência, os participantes deveriam relatar suas preferências de acordo com o grau de dificuldade percebida e a vontade em executá-los, além de poderem justificar suas escolhas em campos de perguntas abertas. Os dados foram analisados qualitativamente, por análise temática e núvem de palavras, e quantitativamente por meio de regressão logística multivariada. Resultados: De maneira geral os participantes apontaram como preferidos os exercícios de menor dificuldade. Similarmente, as palavras utilizadas com maior frequência nas perguntas abertas foram “fácil” e “facilidade”. Ao contrário do que esperávamos, o número de fatores de risco cardiovascular teve uma associação positiva com a preferência por exercícios considerados intermediários e difíceis (Odds Ratio, 1,82: Intervalo de Confiança de 95%, 1,22 – 2,72). A inatividade física também apresentou associação positiva (3,72: 1,34 – 9,78) para a escolha desse grupo de exercícios. Conclusões: A proporção de escolha por preferência pelos exercícios de mais fácil execução foi maior em todas as diferentes categorias de exercícios. Quando a escolha foi ajustada pelos fatores de risco cardiovascular, os exercícios de maior dificuldade foram os preferidos. Nossos resultados sugerem a participação imprescindível de especialistas em atividade e exercício físicos no desenvolvimento de aplicativos de smartphone nessa área, sobretudo os profissionais de educação física.
- ItemEmbargoConfiabilidade do aplicativo KnowFoot para a avaliação da postura dos pés(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020) Barros, Letícia Helena Laurentino Quintas de [UNIFESP]; Yi, Liu Chiao [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6106154677645509; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A avaliação da postura dos pés é importante para prevenção de lesões, orientações de atendimento e até para compra de calçados. Para que isso seja feito de forma acessível, o aplicativo KnowFoot foi desenvolvido para smartphone com o objetivo de tornar as avaliações rápidas e intuitivas. Objetivo: Verificar a confiabilidade inter e intra avaliador do aplicativo KnowFoot. Método: Cinco avaliadores, durante sete dias, analisaram a postura dos pés de 100 voluntários por meio de fotografias previamente capturadas, sendo 15 indivíduos por dia. Após uma pausa de cinco dias, as mesmas fotos foram avaliadas novamente por mais sete dias, porém em ordem aleatorizada. Todo esse processo foi feito a distância e nenhum dos avaliadores entraram em contato entre si, além de não possuírem acesso às avaliações anteriores por eles mesmos realizadas. A análise dos dados inter e intra avaliador foi feita por meio do Coeficiente Kappa. Resultados: Foi encontrada de baixa a moderada confiabilidade inter avaliador e moderada confiabilidade intra avaliadores. Conclusão: Foi demonstrado confiabilidade intra e inter avaliadores, entre os dois tempos do mesmo avaliador e entre todos os avaliadores, apesar de moderada a baixa. Este achado sugere que o treinamento ao longo do tempo pode levar a maior precisão da ferramenta na classificação da postura dos pés
- ItemSomente MetadadadosO desafio de implementar a metodologia Peer Instruction nas aulas de ciências em escola pública da periferia de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-14) Sa, Viviane Aparecida de [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloActive learning methodologies benefit students from vulnerable minority groups to overcome possible unsatisfactory academic performance, but it is not known why these methodologies are not common in primary and secondary education in Brazil. This study evaluates the challenge of implementing the peer instruction method (PI), using the apps Socrative and Plickers during science classes at a school in an area of great social inequality. The PI method was applied during science classes of students at 7th and 8th grades from the (EMEF) Municipal School of Elementary Education Padre Aldo da Tofori, located at the outskirts of São Paulo city. The PI method consisted of short content exposure classes, presentation of a multiple choices conceptual question, individual voting using the apps, peer discussions, second individual question voting, question resolution by the teacher and students’ performance presentation. To evaluate the effectiveness of the PI method students were exposed to different teaching methods, alternating traditional expository classes, classes based on video and classes with PI. The mixed method of educational research was used to analyze the characteristics and students’ performance, the school facilities and teachers' perceptions. Most students had smartphones (82.5%) but only half of them (45%) were authorized by their parents to take the devices to the school and 40% had an internet service. The PI implementation by the teacher using Socrative was counterproductive due to the insufficient infrastructure, the absence or instability of the Internet connection and the reduced number of computers. However, the use of Plickers was more suitable for the school due to the reduced time to perform the PI. The good students’ receptivity and engagement were expressive in relation to the use of PI with both apps. Despite the adversities, the students significantly improved their results in the second vote, improving their performances with the choices of correct answers using Socrative (pre 55.7 ± 21.6 vs post 73.4 ± 21.4; p = 0.032; N = 12) and o Plickers (pre 48.8 ± 23.2 vs post 81.3 ± 22.6; p = 0.0009; N = 12) in approximately 24% and 40%, respectively. Only the PI method using Plickers significantly increased student performance compared to others. Thus, the implementation of the PI method is fully applicable to students in schools with students who are economically disadvantaged. The app used to execute the PI method should consider reducing dependence on technological facilities at the school. The PI method proved to be effective in improving students' learning and engagement.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O desengajamento de estudantes na experimentação mediada por smartphones em aulas práticas de biologia do corpo humano(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Sousa, Maria Beatriz Fernandes de [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/3837267654651485Em um grupo de estudantes, há uma parcela que não adere às propostas pedagógicas de seus professores por estar em estado de desengajamento, caracterizado por atitudes negativas que impactam no desempenho dos estudantes em níveis comportamentais, psicológicos e/ou cognitivos. No entanto, com o advento das tecnologias educacionais, pouco é compreendido sobre o desengajamento dos estudantes em atividades de experimentação mediada por smartphone. O presente estudo investigou os fatores, por meio da construção de um questionário adaptado de desengajamento, que contribuem para o desengajamento dos estudantes durante uma aula de experimentação mediada por smartphone. A pesquisa tem caráter qualitativo devido ao baixo poder estatístico dos dados coletados, que foram analisados de acordo com os princípios de análise de conteúdo a fim de se identificar a presença de fatores de desengajamento intrínsecos e extrínsecos aos estudantes. O estudo observacional permitiu a identificação de 17 indivíduos manifestando indicativos de desengajamento, que corresponde a aproximadamente 23,5% do total de estudantes observados que apresentaram: abstenção da aula prática, indicativos de ansiedade, inquietação e/ou dispersão, utilização do smartphone para diferentes fins da aula prática e frustrações devido a falhas no aparelho celular. Após a identificação por observação de estudantes potencialmente desengajados durante uma aula prática de frequência cardíaca, foram realizadas entrevistas estruturadas online gravadas com participantes desengajados. O questionário adaptado final contém 53 itens com seis subescalas, que envolvem estados emocionais durante a mediação, a relação com o aparelho celular, tecnofobia e traços de ansiedade. A codificação do comportamento e estado dos estudantes gerou nove marcadores de desengajamento, sendo: frustração mediante falha do smartphone, indicativos de traços de ansiedade, dispersão e momentos de universo paralelo, falta de domínio tecnológico no manuseio do smartphone, demandas emocionais particulares, perturbação e fuga cognitiva geradas por notificações dos smartphones, incompreensão do protocolo experimental e desânimo por estar repetindo a experimentação já realizada em momentos anteriores. Dentre os estudantes desengajados, 37,5% apresentaram frustração mediante falha do smartphone ou perturbação e fuga cognitiva geradas por notificações do aparelho celular, 50% apresentaram indicativos de traços de ansiedade ou demandas emocionais particulares, 75% apresentaram dispersão e momentos de universo paralelo, 62,5% apresentaram falta de domínio tecnológico no manuseio do smartphone, 12,5% apresentaram desânimo por estar repetindo a experimentação já realizada em momentos anteriores e nenhum deles apresentou incompreensão do protocolo experimental. A análise do Manequim de Autoavaliação mostrou que 50% dos participantes estavam felizes durante a experimentação, 25% se encontravam neutros e 12,5% se encontravam tristes ou bravos. A análise da escala de Traço-Ansiedade mostrou que a média do estado e traço de ansiedade do grupo amostral foi de 38,6 pontos. A escala tecnofóbica apresentou média de 12,5 pontos para os indícios de tecnofobia. Portanto, a partir da criação da escala adaptada para medir o grau de desengajamento do estudante, constatou-se que a população de estudo apresentou baixo nível tecnofóbico e médio nível de ansiedade, além de que as dimensões emocionais de prazer, alerta e dominância sugerem diferentes estados emocionais para a situação de desengajamento durante a experimentação. O trabalho comprova que é possível mensurar quantitativamente o desengajamento dos estudantes em atividades práticas de experimentação mediada por smartphone. Entretanto, a análise qualitativa observacional é capaz de revelar processos e estados de desengajamento de forma mais esclarecedora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um aplicativo de smartphone para autoadministração do teste de caminhada de seis minutos em adultos da população em geral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018) Roqui, Gustavo Zappe Miranda [UNIFESP]; Dourado, Victor Zuniga [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1919368500743497; http://lattes.cnpq.br/6813004779110357; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Dispositivos móveis, como celulares e tablets, têm um grande potencial de aplicação em diversas áreas na saúde. Dentre elas o uso dos acelerômetros, um sensor de movimento que sinaliza a posição e velocidade de movimento do aparelho. É esse sensor que informa, depois de filtrados os dados, a contagem do número de passos que uma pessoa dá. No aplicativo foi elaborado um código que converte o número de passos em distância de forma a permitir a autoavaliação do teste de caminhada de seis minutos (TC6) utilizando um dispositivo móvel. A utilidade do aplicativo se dá por meio da forte correlação que há entre a aptidão cardiorrespiratória (ACR) e a distância percorrida pelo usuário. A ACR tem potencial preditivo de morbidade e mortalidade em populações de risco, uma vez que o sistema respiratório é o que mais sofre com o declínio funcional. O aplicativo por tanto poderá ser usado como uma ferramenta para avaliação da ACR. Objetivo: Esse trabalho objetiva descrever o desenvolvimento e as bases cientificas de um aplicativo móvel, chamado Walk Yourself, para auto aplicação do teste de caminhada de seis minutos na plataforma Android. Métodos: O aplicativo foi desenvolvido sob um planejamento em etapas, e construído utilizando uma IDE gratuita disponibilizada pela Apache Software Foundation voltada para dispositivos móveis Android que utiliza linguagem JavaScript. Resultados: O aplicativo foi construído com sucesso. Conclusão: Espera-se que esse trabalho contribua para o desenvolvimento de sistemas móveis, demonstrando a relevância do profissional da saúde no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a área da saúde e dê os primeiros passos na construção de uma versão mais robusta do mesmo
- ItemRestritoA experimentação em neurociências da aprendizagem mediada por smartphones: uma revisão de escopo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06) Marinho, Aline Carlos [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349Em neurociências da aprendizagem procura-se entender os processos fisiológicos relacionados aos processos pelos quais se adquirem conhecimento e memória, e, assim, fornecer evidências para promover adequações nos métodos educacionais. No entanto, o custo dos equipamentos necessários para a obtenção desses dados é alto, restringindo, assim, a capacidade de realização de determinados experimentos científicos ou educacionais em muitas instituições de ensino e pesquisa. Os smartphones têm sido utilizados como método alternativo, mais acessível e de menor custo, para experimentação na área. Então, este estudo compreende uma revisão de escopo, visando caracterizar o conhecimento científico disponível sobre métodos de coleta de dados científicos por meio de smartphones. Os artigos foram recuperados a partir dos repositórios: ERIC, PubMed e SCOPUS, e triados no software Rayyan. Foram identificados 1657 estudos, mas apenas 59 artigos científicos foram incluídos nesta revisão por abordarem métodos de coleta de variáveis por meio de smartphones capazes de serem utilizados na pesquisa ou ensino de neurociência da aprendizagem em contexto educacional. O método de experimentação mais realizado por meio de smartphone foi a eletrocardiografia, devido à sua aplicação na área da saúde. A categoria MobLeLabs (Mobile Learning Laboratories) de aplicativo mais presente foi plug-in e o sensor do smartphone mais utilizado foi a câmera. Os métodos de experimentação não foram aplicados em situações de aprendizagem, mas ampliam as possibilidades para que essa aplicação seja possível. Este estudo tem o potencial de facilitar a implementação de linhas de pesquisa em neurociências mediada por experimentação de baixo custo e ampliar o repertório de aulas práticas em cursos de ciências com conteúdo programático de neurofisiologia e cursos de licenciatura.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Laboratório virtual mediado por smartphone: Potencialidades didáticas de aprendizagem de conceitos e competências para experimentação em cultura celular(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Santos, Giovanna Tonzar dos [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/8455864518444112O ensino de biologia tem como parte inerente as atividades práticas e empíricas, de modo que o uso de laboratórios é essencial para atingir os objetivos educacionais. Entretanto, o uso de laboratório esbarra em diversos obstáculos de infraestrutura e pedagógicos, como o alto custo de implementação e restrições do ensino remoto e educação à distância. O presente estudo buscou compreender as potencialidades didáticas de um jogo para smartphone que simula um laboratório virtual como recurso para o ensino e aprendizagem de conceitos de diferenciação celular e aquisição de competências para experimentação em cultura celular. Foi realizada uma revisão de escopo a fim de se identificar a produção científica e lacunas no uso de laboratórios virtuais de aprendizagem. Por meio de método misto de pesquisa educacional,o estudo foi realizado em duas fases: exploratória e experimental. Foi utilizado o aplicativo para smartphone Dish Life, que é um jogo de vivência em laboratório, como material de intervenção educacional. No estudo exploratório, onde estudantes de licenciatura em ciências e matemática jogaram por 3 semanas de forma voluntária, o jogo promoveu ganho de aprendizagem, sobretudo de conhecimentos em técnica de cultura celular e dinâmica de laboratório de pesquisa. O segundo estudo foi um ensaio randomizado controlado, onde o grupo de intervenção (GAME) jogava por pelo menos 1 vez por semana por 30 minutos, e os estudantes aumentaram os conhecimentos de técnicas de cultura celular quando comparado com o grupo controle (CTRL). Os estudantes aprovaram o jogo como uma ferramenta que utilizariam em suas próprias práticas didáticas, se sentiram imersos dentro de um laboratório de pesquisa e concordaram que o jogo completa os ensinamentos das aulas teóricas. No entanto, os estudos correlacionais indicaram que jogar o jogo em mobilidade diminuiu os ganhos de aprendizagem. Assim, é possível adquirir conhecimentos de biologia celular apenas com um jogo de simulação de laboratório virtual. O laboratório virtual mediado por smartphone Dish Life é um recurso didático capaz de promover a aprendizagem de técnicas de cultura celular, sendo uma alternativa para situações de restrição de acesso aos laboratórios físicos ou inexistência de laboratórios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Perfil clínico, alterações no filme lacrimal e nova ferramenta prática para a avaliação de pacientes com blefaroespasmo essencial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-17) Yabumoto, Cristina [UNIFESP]; Osaki, Tammy Hentona [UNIFESP]; Osaki, Midori Hentona [UNIFESP]; Campos, Mauro Silveira de Queiroz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4131499801413237; http://lattes.cnpq.br/8668472375424523; http://lattes.cnpq.br/4548207381105604; http://lattes.cnpq.br/4474535002749279Objetivos: 1) Avaliar o perfil clínico dos pacientes com blefaroespasmo essencial (BE) em dois centros de referência; 2) Demonstrar de forma objetiva a melhora clínica dos pacientes com BE após o tratamento com toxina botulínica tipo A (BTX-A), por meio de uma nova ferramenta prática; 3) Avaliar o filme lacrimal de pacientes com BE antes e após o tratamento com BTX-A. Métodos: 1) Para avaliar o perfil clínico dos pacientes, foram analisadas as características clínicas dos pacientes com BE dos setores de Oculoplástica dos Departamentos de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP), totalizando 51 pacientes. 2) Para a demonstração objetiva da melhora dos espasmos palpebrais, foram avaliados 34 pacientes antes e 15 dias após o tratamento com aplicação de BTX-A. Os movimentos palpebrais dos pacientes foram registrados por meio de vídeos gravados com um smartphone e a frequência destes movimentos foi analisada com o auxílio de um software customizado. 3) Para a análise do filme lacrimal, foram avaliados 20 pacientes com BE antes e 15 dias após o tratamento com aplicação de BTX-A. Resultados: 1) 84,3% dos pacientes com BE eram do sexo feminino e a média de idade observada foi de 74,22 10,71. A duração média da doença relatada foi de 12,96 ± 8,33 anos. 2) Houve redução significativa nos movimentos palpebrais observados após o tratamento (21,55 ± 13,30 movimentos/min vs. 8,46 ± 6,32 movimentos/min; p< 0,001). 3) Aumentos significativos na área do menisco lacrimal (0,020 ± 0,015 mm2 vs. 0,057 ± 0,104 mm2; p=0,01) e tempo de ruptura do filme lacrimal (BUT): 4,2 ±1,2 s vs. 5,1±1,3 s; p=0,03 foram observados 15 dias após o tratamento. Foi observada redução significativa no questionário Ocular Surface Disease Index (OSDI): 59,05±19,04 vs. 21,2±19,5; p< 0,0001. Conclusão: 1) 84% dos pacientes com BE acompanhados em dois centros de referência em oftalmologia do Brasil são do sexo feminino; os pacientes têm média de idade elevada e apresentam doença de longa duração. 2) Redução da frequência dos movimentos palpebrais após tratamento com BTX-A pôde ser demonstrada usando um smartphone e software personalizado. 3) Aumento significativo na área do menisco lacrimal e BUT e redução nos valores do OSDI após o tratamento refletem o efeito da toxina botulínica no mecanismo de bomba lacrimal e consequente melhora dos sintomas de olho seco em pacientes com BE.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Sem pressão”: aplicativo com orientações para identificação, estadiamento e prevenção de lesões por pressão em adultos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-15) Campos, Rosana Siqueira [UNIFESP]; Blanes, Leila [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1898450330418640; http://lattes.cnpq.br/3861445301143294; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The Pressure injury (PI) is a major health problem. It is one of the main complications of hospitalized patients, extending hospital stay and increasing the overall costs of care. The correct and early identification of this damage provides appropriate treatment. There are resources for guidance of health professionals on this subject, such as websites, guidelines. Among these resources, the smartphone application stands out as it can provide a starting point for identifying at-risk individuals who need preventive interventions and also teach the correct staging of those injuries. Objective: To develop a smartphone application with guidelines on identification, staging and prevention of pressure injuries in adults. Method: This study was approval of the ethics committee of the Universidade Federal de São Paulo. The descriptive method started with the search for anteriority, on the platforms Google © and Apple ©, searching for the existence of applications in the area of PI. Afterwards was developed the content, mainly based on the Guideline of the National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP). The evaluation of form and content used Design Thinking as a method and was carried out in 2 stages, the first one being based on filling out a questionnaire by 6 health professionals. After the review and conformation to the suggestions followed the second stage, in wich 3 wound care nurses answered the same questionnaire. At this stage, all the evaluators agreed. Results: The application was developed on the page "fabricadeaplicativos" and called "Sem Pressão" with seven tabs (http://app.vc/sem_pressao). Conclusion: was created the application "SEM PRESSÃO", with guidelines on identification, staging and prevention of PI in adults and made available for free download.
- ItemAcesso aberto (Open Access)SOS BURNS: Aplicativo móvel para auxílio no atendimento das vítimas de queimaduras(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-16) Lazaro, Hudson Alex [UNIFESP]; Haddad, Alessandra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Burn injuries in Brazil are a public health problem. It is estimated that two million people each year suffer this injuries. A lot of these burn victims are treated by non especialists that need more information about burn treatment. The use of smartphones has represented a solution to spread specific information to healthcare professionals, by means of medical applications. The development of a mobile application to treat burns is expected to contribute to decrease the victims’ morbimortality, therefore causing a great social and economic impact to the public health. Aim: To develop a mobile application which will support the health care professionals in the treatment of burn victims. Methods For the application content, were used Design Thinking methodology and “Projeto Canvas” to definition of the app content, and also an Android Studio™ development tool was used for the application elaboration. Results: The content was based on the main topics which should be known by the healthcare professional who will handle the basic care to the burn patient. The application also was developed introducing a bidimensional tool where the calculation of the burned body surface and the volemic correction the patient needs at the first 24 hours of caring were carried out.. The application is already available at the Google Play ™ store. Conclusion: The SOS BURNS application was created as a support tool for the healthcare professionals who deal with the burning victims care.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tempo de tela influencia a postura de adolescentes?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-28) Ferreira, Amanda Louise [UNIFESP]; Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9259523998158401; https://lattes.cnpq.br/0045076476573556; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o surgimento de computadores pessoais, smarthphones, tablets e videogames, surge também novo comportamento da população mundial, caracterizado pelo uso excessivo dessas telas. Mundialmente, essas novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos adolescentes, e seu uso se tornou desregrado. Em 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um manual com orientações aos pais, estabelecendo que adolescentes com idades entre 11 e 18 anos fiquem, no máximo, 3 horas diárias diante de telas, inclusive videogames. Consequências a saúde física e mental têm sido observadas como: fatores de risco para doenças cardiovasculares, obesidade, sedentarismo, sono insatisfatório e depressão. Alterações posturais também têm sido evidenciadas: protrusão da cabeça e hipercifose torácica foram achados em grupos de universitários que faziam uso excessivo de telas. Objetivo: Esse estudo objetiva identificar as alterações posturais em adolescentes associado ao uso excessivo de telas. Método: O presente estudo caracteriza-se por uma abordagem descritiva transversal observacional de adolescente com idade entre 14 e 18 anos de ambos os sexos. Os questionários utilizados foram o Physical Activity Questionnaire for Adolescents- PAQ-A, Hábitos de uso de mídias interativas em adolescentes, Fatores Associados aos Sintomas Osteomusculares pelo uso do Smartphone em Jovens e a postura foi avaliada através de fotogrametria posteriormente analisadas por meio do aplicativo de celular PhysioCode Posture (Sistema para Avaliação da Postura e do Movimento), tendo como valores de referência para cervical na vista anterior: alinhado – 0 grau e desvio - 3,11 graus; vista lateral: alinhado – 52,42 graus e desvio – 5,40 graus . Resultados: A amostra coletada totalizou 89 jovens, sendo 45 do sexo feminino e 44 do sexo masculino. Verificou-se na análise postural em vista lateral direita da cabeça, que os valores angulares se encontram acima da média de referência, e na vista anterior, observa-se elevação de ombro em 34 participantes. Quando questionados sobre o tempo de uso do smartphone, 70 respondentes afirmaram usar diariamente 4 horas ou mais o aparelho, sendo a posição sentada a mais adotada durante o seu manuseio. Nota-se também quanto a postura, que a manutenção da cervical em flexão de 45º é a mais adotada durante o uso o smartphone; e que 45 participantes indicaram queixas como dor, formigamento ou dormência na cervical. Uso excessivo de telas resulta em alteração no alinhamento da coluna cervical e o aumento na angulação de flexão de cervical associado ao tempo maior de uso de telas resulta em regiões de desconforto no corpo. Conclusão: O uso excessivo de telas resulta em alterações posturais, principalmente em coluna cervical. Se tornando um problema de saúde pública, requerendo atenção para desenvolvimento de programas educativos e de prevenção.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Usabilidade de aplicativos gratuitos de smartphone como recurso de leitura em pacientes com baixa visão(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-05-30) Silva, Paula Baptista Eliseo Da [UNIFESP]; Ferraz, Nivea Nunes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0768359963029007; http://lattes.cnpq.br/6907025986447775; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: The difficulty in reading is one of the main complaints of individuals with low vision referred for visual rehabilitation, since reading is fundamental for full participation in modern society, permeating productive, intellectual and cultural activities, among others. The improvement in reading performance can be achieved with the use of magnification aids and/or optimization of text readability. The use of digital technologies in reading rehabilitation offers advantages in terms of cost, portability, accessibility and social acceptance. The purpose of this study was to investigate the usability of free smartphone apps with magnification tools as reading aid in low vision patients. Methods: Subjects aged 18 years or older referred to reading rehabilitation with best-corrected visual acuity from 0.6 to 1.3 logMAR in the better-vision eye and usage habit of touchscreen smartphone ≥12 months were included. Among the apps available for the Android operating system, the three with the highest popularity rating, latest update, and interface best suited to the needs of those with low vision were selected. Their usability was accessed using self-reported efficiency scores (from 0 to 10) by patients for accessibility, ease of use for focus adjustment and for text tracking. Binocular near visual acuity and reading performance accessed by acuity and reading speed were measured with the best optical correction and selected apps. The three apps selected (A1, A2, and A3) were compared for utility and efficiency. Statistical models included paired t-test, Wilcoxon and intraclass correlation coefficient (ICC). Statistical significance was considered as p≤0.05 with two-tailed rejection region. Results: 17 participants were included with ages ranging from 26 to 73 years (mean=45.2±13.1 years, median=46.0 years). The apps showed positive and comparable results of utility and efficiency. The three apps presented good results of utility (≥7.0), with A3 presenting the best average score (8.9±1.0, median=9.3). Comparing binocular near visual acuity values with and without the apps, there was a statistically significant difference, with increased visual efficiency for A1 (t=17.5670 and p<0.01), A2 (t=18.0689 and p<0.01) and A3 (t = 18,2006 and p<0.01). There was also a significant improvement in reading acuity with the use of the apps (A1, t=13.5700 and p<0.01; A2, t=21.4199 and p <0.01; A3, t = 20.6606 and p<0,01), but with no statistical difference for reading speed (A1, z=0.639 and p=0.5228; A2, z=0.876 and p=0.3812; A3, z=0.450 and p=0.6529). Conclusion: Tested apps achieved good utility ratios and proved to be efficient, confirming the usability of free smartphone applications with magnification tools and optimization of readability of printed texts as digital resources for visual reading rehabilitation in patients with low vision.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Use of a smartphone app combined with gamification to increase the level of physical activity of adults and older adults: protocol of a sequential multiple assignment randomized trial(BMC, 2019-12-27) Simões, Maria do Socorro Morais Pereira [UNIFESP]; Gonze, Bárbara de Barros [UNIFESP]; Proença, Neli Leite [UNIFESP]; Lauria, Vinicius Tonon [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Dourado, Victor Zuniga [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8125224039019794; http://lattes.cnpq.br/2303420787732563; http://lattes.cnpq.br/4496745414389068; http://lattes.cnpq.br/6810151312425072; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/1919368500743497
- ItemAcesso aberto (Open Access)Utilização de um aplicativo para smartphone combinado com técnicas de mudança de comportamento para aumentar o nível de atividade física de adultos e idosos: ensaio clínico randomizado com alocações sequenciais múltiplas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-13) Simões, Maria do Socorro Morais Pereira [UNIFESP]; Dourado, Victor Zuniga [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1919368500743497; http://lattes.cnpq.br/8125224039019794; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: O objetivo primário do presente estudo foi investigar os efeitos de um aplicativo (app) para smartphone combinado com técnicas de mudança de comportamento no aumento do nível de atividade física de adultos e idosos. Os objetivos secundários foram: investigar os efeitos da intervenção no tempo em comportamento sedentário e no tempo em atividades físicas de intensidades moderada a vigorosa, na aptidão cardiorrespiratória, no perfil metabólico e na composição corporal. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado piloto e simples cego com intervenções adaptativas do tipo SMART (Sequential Multiple Assingment Randomized Trial). O protocolo teve duração de 24 semanas. Inicialmente os participantes foram randomizados entre 3 grupos (G1 - app com mensagens personalizadas; G2 - app com mensagens personalizadas + gamificação I; GC - grupo controle com informações educativas). Na 6ª semana de intervenção os participantes foram classificados em respondentes e não respondentes de acordo com o desempenho no número médio de passos por dia; os participantes não respondentes foram novamente randomizados entre os demais grupos, exceto o GC, adicionando-se um segundo tipo de gamificação (G3 - app com mensagens personalizadas + gamificação II). Após mais 6 semanas, os participantes foram reavaliados e aconselhados a manter o monitoramento do número de passos com app, porém sem interferência dos pesquisadores. Os efeitos das intervenções foram analisados utilizando modelos lineares mistos considerando os grupos iniciais e número da avaliação como efeitos fixos e o sujeito como efeito aleatório. Resultados: Foram incluídos 53 participantes (17 no GC, 17 no G1 e 19 no G2). A média de idade foi de 44,0 ± 12,7 anos, a maioria do sexo feminino e com sobrepeso. Foram considerados como respondentes 62,5% dos participantes do G1 e 46,7% do G2 (p = 0,376). Em relação ao nível de atividade física, os participantes do G1 apresentaram aumento do número médio de passos por dia em todas as avaliações (p <0,001). Independentemente do grupo inicial e da alocação na segunda randomização, os participantes avaliados como respondentes na 6ª semana de intervenção apresentaram aumento constante do número médio de passos por dia (p <0,001). Todos os participantes apresentaram redução do tempo em comportamento sedentário na avaliação final em relação à inicial (p <0,001), sem diferença entre os grupos (p >0,05). Em relação ao tempo em atividades com intensidade moderada a vigorosa, consumo máximo de oxigênio, percentual de gordura e perfil lipídico, os participantes apresentaram variações ao longo do tempo. Especificamente em relação à redução dos níveis de colesterol total e lipoproteína de baixa densidade, observamos efeito do tempo para todos os participantes (p <0,001). Conclusões: O protocolo com intervenções adaptativas utilizando app para smartphone combinado com técnicas de mudança de comportamento foi capaz de promover aumento do nível de atividade física dos participantes. É possível que o escalonamento no oferecimento de técnicas de mudança de comportamento e o oferecimento progressivo de novos estímulos contribuam para a mudança de comportamento para atividade física.