Navegando por Palavras-chave "Sistema Financeiro Nacional"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da inovação em modelos de negócio derivada do open banking no aumento da concorrência entre instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-16) Marcantuono, Lucas [UNIFESP]; Santos Júnior, Durval Lucas dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276; http://lattes.cnpq.br/5965775988926064O Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem sido continuamente impactado por avanços tecnológicos, como o surgimento e a expansão de fintechs, tanto no Brasil quanto no exterior. Diante desse cenário, este trabalho busca compreender e analisar de que forma a inovação em modelos de negócios, decorrente da implementação do Open Banking no Brasil em 2021, tem potencial para aumentar a concorrência no SFN. A pesquisa foca em avaliar o ambiente competitivo do sistema financeiro nacional e como novos modelos de negócios podem estimular e intensificar essa concorrência, promovendo maior dinamismo e eficiência no setor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do Marco Regulatório das Fintechs de Crédito no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Al Shara, Melissa Mota [UNIFESP]; El Khatib, Ahmed Sameer [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4342154115808776O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar o marco regulatório das Fintechs de crédito no Brasil. A abordagem incluirá uma análise da história e composição do Sistema Financeiro Nacional, a constituição dessas sociedades, o panorama regulatório das instituições financeiras e sua integração no Sistema Financeiro Nacional. A relevância do tema está centrada no impacto significativo do desenvolvimento das Fintechs e suas implicações nos setores jurídico-regulatório e econômico-financeiro, impulsionando o mercado de crédito e gerando pressão sobre as instituições financeiras tradicionais. O marco regulatório das Fintechs de crédito no Brasil, abordado pelas Resoluções nº 4.656/2018 do Banco Central, ainda é considerado recente, tornando essencial a discussão sobre a eficácia das normas criadas com o intuito de democratizar o acesso aos serviços financeiros e promover a livre iniciativa e concorrência no mercado. A análise aprofundada abordará o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, o surgimento e conceito das Fintechs, em especial as voltadas para crédito, suas vantagens competitivas e as modalidades de financiamento permitidas pela regulamentação. Dentro desse contexto, considerando a evolução tecnológica e o surgimento das Fintechs como uma nova entidade no sistema financeiro, tornou-se essencial para os órgãos regulatórios o enfrentamento do desafio de promover a democratização do acesso ao crédito para a sociedade e o mercado de forma segura e ágil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos da crise econômica da Covid-19 sobre o Índice de Basileia dos principais bancos nacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Montaut, Raquel Reveilleau [UNIFESP]; Fernandes, Francisco Carlos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3472801221490632Esta pesquisa pretende investigar os impactos da crise econômica advinda do Covid-19 sobre o Índice de Basileia dos cinco principais bancos nacionais e buscar, por meio de uma análise comparativa das demonstrações financeiras consolidadas de seus conglomerados prudenciais (Documento 9060), assim como de outros documentos financeiros, as principais causas de possíveis variações no índice. Os documentos financeiros dos principais bancos nacionais do segundo semestre de 2019 e primeiro e segundo semestres de 2020 serviram como fonte primária de pesquisa. Foi observado um aumento no risco de crédito no primeiro semestre de 2020, que fez com que o índice de Basileia de 80% das empresas analisadas diminuísse. Infere-se que a crise econômica da Covid-19 foi a principal razão desse aumento no risco de crédito. Constatou-se que o índice de Basileia das instituições financeiras sofreu um impacto com a crise econômica, entretanto, as instituições analisadas mantiveram seus índices em patamares confortáveis, distantes do limite definido pelo Banco Central do Brasil.
- ItemRestritoImportância dos processos de fusão e aquisição no sistema financeiro nacional e seus impactos socioeconômicos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Silva, Jussara de Sousa [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870Neste trabalho são examinados os impactos dos processos de Fusão e Aquisição no meio bancário e financeiro do Brasil, havendo análise dos programas de reestruturação bancária ocorridos entre os anos de 1994 até meados do final da década de 1990, necessários após o lançamento do Plano Real e da regularização das políticas bancárias e do sistema de paga-mentos. Os programas de reestruturação bancária levaram a entrada de investimento estran-geiro e influenciou até meados de 2016, bancos privados a seguirem o mesmo movimento afim de diversificar os serviços oferecidos para seus respectivos clientes. Além da análise da operação de F&A, a mesma também foi analisada fora do âmbito bancário, especifica-mente no mercado financeiro brasileiro, onde ocorreram Fusões e Aquisições entre as extin-tas companhias que resultaram na companhia que hoje é conhecida como Brasil, Bolsa, Bal-cão S.A. Também foram trazidos à tona o significado de cada termo, além de benefícios e malefícios que este tipo de operação pode proporcionar as empresas que optam por uma destas. O trabalho também demonstra a notável relevância que os processos de Fusões e Aquisições apresentaram no âmbito bancário financeiro, a qual ainda se mostra uma consi-derável alternativa tanto para companhias públicas quanto privadas.