Navegando por Palavras-chave "Short-term memory"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da expressão dos componentes colinérgicos, citocinas e estresse oxidativo no pulmão e no sistema nervoso central em camundongos com lesão pulmonar aguda induzida por LPS intratraqueal(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-19) Castro, Stephanie Nonato de [UNIFESP]; Prado, Carla Máximo [UNIFESP]; Ribeiro, Alessandra Mussi [UNIFESP]; Pinheiro, Nathalia Montouro; http://lattes.cnpq.br/7373640456805525; http://lattes.cnpq.br/8960401765088965; http://lattes.cnpq.br/1740478426977844; http://lattes.cnpq.br/3531484981122245; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A síndrome do desconforto respiratório agudo é caracterizada por uma lesão pulmonar aguda, na qual há o recrutamento de células do sistema imune, liberação de citocinas inflamatórias e de espécies reativas de oxigênio. Este processo inflamatório pode afetar o sistema nervoso central com repercussões cognitivas. Nossa hipótese é que a lesão pulmonar aguda de origem pulmonar possa induzir alterações funcionais no sistema nervoso central. Objetivo: Avaliar se a lesão pulmonar induzida por lipopolissacarídeo via intratraqueal induz alterações cognitivas e dos componentes colinérgicos, citocinas e estresse oxidativo no cérebro em modelo de camundongo. Material e Métodos: Camundongos machos BALB/C receberam instilação intratraqueal de salina (Controle) ou lipopolissacarídeo (LPS, 5mg/Kg) e foram avaliados após 24 ou 48 horas. Foi realizado teste de tarefa de reconhecimento de objeto novo, que avalia memória de curto prazo, e, após a eutanásia, pulmão e estruturas cerebrais foram coletadas para análise de estresse oxidativo e de citocinas e componentes do sistema colinérgico por ELISA e/ou RT-PCR. Foi considerado p<0,05 como significativo. Resultados: O lipopolissacarídeo induziu perda de massa corpórea, edema pulmonar com presença de neutrófilos, macrófagos e linfócitos no lavado broncoalveolar e neutrófilos no tecido, além do aumento da área alveolar com distensão e colapso. Associado a estas alterações, houve aumento nos níveis de IL-1β, de IL-6, CXCL1/KC, TNF-α no lavado broncoalveolar e da expressão gênica de IL-6, NF-kB e do receptor mAChR M3 no pulmão. No teste de comportamento, os animais que receberam lipopolissacarídeo permaneceram um mesmo percentual de tempo explorando o objeto novo e o familiar, diferentemente do observado no grupo controle. Não houve aumento de citocinas e do estresse oxidativo no cérebro, exceto a atividade da SOD que foi reduzida e da catalase aumentada no hipocampo. Houve redução da expressão gênica do subtipos α4 no hipocampo e córtex pré- frontal, α7 no hipocampo e de acetilcolinesterase no córtex pré frontal. Houve correlação entre o tempo de exploração do objetivo novo e as alterações pulmonares e de sistema nervoso central. Conclusão: A inflamação pulmonar, caracterizada por aumento de edema pulmonar, de áreas colapsadas e distendidas, de células inflamatórias e citocinas no pulmão induziu um prejuízo na memória de curto prazo e a redução de receptores nicotinicos no sistema nervoso central. Estes dados sugerem que a inflamação periférica é um estímulo para deterioração das funções cognitivas, associado à redução de componentes colinérgicos no cérebro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento da memória operacional em crianças de 3 a 5 anos: Retenção do item ou da ordem serial?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26) Ciciliano, Gabriela [UNIFESP]; Puglisi, Marina Leite [UNIFESP]; Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1758368777559433; http://lattes.cnpq.br/8567228391940194; http://lattes.cnpq.br/4987828373694392Introdução: De acordo com o modelo proposto por Baddeley & Hitch (1974) e revisado por Baddeley (2000), a Memória Operacional é subdividida em quatro subcomponentes: o executivo central, que atua como um sistema de controle de atenção, supervisionando os demais subcomponentes; o buffer episódico, que integra a atividade das alças fonológica e visuoespacial com a memória de longo prazo; a alça visuoespacial, está envolvida na geração, retenção e manipulação de estímulos visuais; e a alça fonológica, responsável por armazenar as informações verbais por um curto período de tempo, lidando tanto com a retenção do item em si, quanto com sua ordem serial. Embora muito se tenha pesquisado sobre este modelo, a relação entre o desenvolvimento das habilidades de retenção do item e da ordem serial ainda não foi muito estudado. Objetivo: Utilizando provas de repetição de pseudopalavras e de repetição de dígitos, o objetivo do presente trabalho foi caracterizar os erros de item e de ordem serial em cada tarefa de memória de curto prazo e identificar se eles diminuem em função da idade. Também é intuito do estudo analisar se existe correlação entre a retenção do item e da ordem serial. Método: Foram selecionadas aleatoriamente 200 crianças em desenvolvimento típico, com idades entre 3:06 a 5:09, a partir de uma amostra original de 582 crianças matriculadas em 27 escolas da Rede Pública de Ensino Infantil de São Caetano do Sul no ano de 2014. As respostas destas crianças nos testes de repetição de pseudopalavras (BCPR; Santos & Bueno, 2003)” e repetição de dígitos (Digit Span AWMA; Alloway, 2007) foram analisadas. Resultados: Na prova de repetição de pseudopalavras e na de repetição de dígitos os tipos de erros de item mais comuns foram os de omissão (ex. [rate] para /porate/) seguido dos erros de substituição (ex. [korate] para /porate/). Poucas crianças realizaram o erro de intrusão (ex. [porateR] para /porate/). Já os tipos de erros de ordem serial mais comuns foram a troca de um fonema em posição de onset por outro (O-O), seguida pela troca de um fonema em posição de rima por outro (R-R). Não foi vista troca de fonema em posição de onset por rima (O-R). Houve uma diminuição de erros de omissão na prova de repetição de pseudo palavras e de inserção na prova de repetição de dígitos com o aumento da idade das crianças. Na prova de repetição de dígitos em relação aos erros de ordem serial, foi observado uma maior quantidade de erros de antecipação e uma maior incidência de trocas seriais em posições próximas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da aplicação de neurotensina na amígdala centromedial sobre a memória de reconhecimento social de ratos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-31) Pereira, Fabio Pacheco Marques [UNIFESP]; Cavalheiro, Esper Abrão [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9867636928092492; http://lattes.cnpq.br/5603986308055323; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The neurotensin (NT), a neurotransmitter and neuromodulator widely distributed in the central nervous system has been a major subject of research in recent decades in areas such as schizophrenia, autism, and the mechanism and control of pain. In all mammalian species the recognition of different individuals is critical in differentiating what is familiar or unfamiliar in the elicitation of behavioral and emotional responses appropriate to each situation as for learning these situations from the first social contact. The objective of the study was to observe whether the exogenous administration of neurotensin in the centromedial amygdala of rats may interfere in the regulation of social recognition for short and long term memory. In this context, ten groups of rats were injected bilaterally with saline or one of three doses of NT (0.1, 0.23 or 1 ?g) or one of two doses of SR48692 (0.035 or 0.233 ?g) on the centromedial amygdala. The social discrimination protocol was used, using a interval of 30, 90 minutes or 24 hours between the learning and testing phase. The substances were injected after the learning phase, and it was observed if the administration of these doses can interfere with the regulatory mechanisms of social memory. After 30 minutes only animals injected with the dose of 1 ?g of NT failed to differentiate the familiar subject from the novel subject during the test. Within 90 minutes, the rats injected with the dose of 0.23 ?g of NT were able to differentiate the juvenile rat, while the control in this interval could not distinguish between animals. The administration of SR48692, a selective receptor 1 NT antagonist in a 30 minute interval could prevent the animals discriminating the familiar from the novel animal, while control animals could distinguish it. The results of this study suggest that the presence of neurotensin in the centromedial amygdala can assist in regulating the social recognition system of rats. Moreover, both agonism as the antagonism of the NTS1 receptor may indicate that this receptor is an important facilitator of the action of neurotransmitters and neuromodulators on the social recognition memory.
- ItemSomente MetadadadosMusicians' working memory for tones, words, and pseudowords(Psychology Press, 2012-01-01) Benassi-Werke, Mariana Elisa [UNIFESP]; Queiroz, Marcelo; Araujo, Ruben S.; Bueno, Orlando F. A. [UNIFESP]; Oliveira, Maria Gabriela Menezes de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP); São Paulo State Symphony Orchestra Choir OSESPStudies investigating factors that influence tone recognition generally use recognition tests, whereas the majority of the studies on verbal material use self-generated responses in the form of serial recall tests. in the present study we intended to investigate whether tonal and verbal materials share the same cognitive mechanisms, by presenting an experimental instrument that evaluates short-term and working memories for tones, using self-generated sung responses that may be compared to verbal tests. This paradigm was designed according to the same structure of the forward and backward digit span tests, but using digits, pseudowords, and tones as stimuli. the profile of amateur singers and professional singers in these tests was compared in forward and backward digit, pseudoword, tone, and contour spans. in addition, an absolute pitch experimental group was included, in order to observe the possible use of verbal labels in tone memorization tasks. in general, we observed that musical schooling has a slight positive influence on the recall of tones, as opposed to verbal material, which is not influenced by musical schooling. Furthermore, the ability to reproduce melodic contours (up and down patterns) is generally higher than the ability to reproduce exact tone sequences. However, backward spans were lower than forward spans for all stimuli (digits, pseudowords, tones, contour). Curiously, backward spans were disproportionately lower for tones than for verbal material-that is, the requirement to recall sequences in backward rather than forward order seems to differentially affect tonal stimuli. This difference does not vary according to musical expertise.
- ItemSomente MetadadadosVisuospatial support for verbal short-term memory in individuals with Down syndrome.(Elsevier B.V., 2011-09-01) Duarte, Cintia Perez; Covre, Priscila [UNIFESP]; Braga, Ana Claudia; Macedo, Elizeu Coutinho de; Univ Presbiteriana Mackenzie; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Individuals with Down syndrome (DS) tend to have impaired verbal short-term memory (STM), which persists even when visual support is provided for carrying out verbal tasks. Objective: the current study aims to investigate whether visuospatial support, rather than just visual, can compensate for verbal STM deficits in these individuals. the performance of 25 children and adolescents with DS (mean age = 12.5, SD = 3.8) on five word span tasks was compared with that of two groups of typically developing children, matched for mental age (N = 25; mean age = 6.0, SD = .2) and for receptive vocabulary (N = 25; mean age = 4.0, SD = .8). Four of the five tasks varied in terms of input and output - verbal and/or visual - and the fifth task included a spatial component in addition to visual input and output. DS individuals performed equally bad in the pure verbal task and in those with visual components; however, there was a significant improvement when the spatial component was included in the task. the mental age matched group outperformed DS individuals in all tasks except for that with the spatial component; the receptive vocabulary matched group, outperformed DS individuals only in the pure verbal task. We found that visuospatial support improves verbal STM in individuals With DS. This result may have implications for intervention purposes. (C) 2011 Elsevier B.V. All rights reserved.