Navegando por Palavras-chave "Sentido"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Bear: o que acontece quando uma webcomic migra para o papel(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-10-23) Gambarini, Klaus Wagner Saglauskas [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of the present research is to verify what happens when a comic book migrates from the digital support to the print version. Just as we intend to understand how the reader forms the meanings of the text, what changes the author needs to make to fit the work in the support migration process, comparative analysis of a comic in both supports and evidence the importance for the language of the comics. To do this study, the corpus chosen was the comic “Bear”, by Brazilian author Bianca Pinheiro, who originaly created as "BEAR, webcomic por Bianca Pinheiro" in 2012 and migrated support for the print books “Bear”, Volumes 1, 2 and 3. The clipping will be the Prologue and Chapter 1 of webcomic and Volume 1, released in book. The papers presents as theoretical basis the definitions of support of Debray (1993), Marcuschi (2003, 2018), Maingueneau (2013), Bonini (2011) and Távora (2008, 2012). For the definition of webcomics and digital comics, it will be used as theoretical studies by Cirne (1972), Franco (2007, 2008, 2013), Mendo (2008), Ramos (2009), Santos (2010), Veronezi (2010). Eisner (2010), Luna (2013), Cagnin (2014), Groensten (2015) and Barbieri (2017). To analyze or process the webcomic process for printing, comparisons will be made between frames and corresponding pages in two different sports. We seek to understand how the reader forms or the meaning of the narrative by means of tracing in the text using as theories of the Textual Linguistics of Koch (2008, 2016, 2017), Marcuschi (2003, 2018), Cavalcanti (2012) and Koch and Elias (2016). ). One hypothesis is that when migrating from support, a comic book presents different tracks to the reader so that the senses of the text. With no technological capability for mass interaction or animation, paper requires manipulation in the original text.
- ItemRestritoCorpo e imagem na filosofia de Jean-Luc Nancy(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-17) Spiga, Deborah [UNIFESP]; Fornazari, Sandro Kobol [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7348071088831875; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=007DD75EBB559FF7133CFBE66834A10A#Com esta tese busca-se interpretar as relações entre o conceito de corpo e imagem e demonstrar como a superação do pensamento representativo da filosofia ocidental abre passagem de uma “ontologia dos corpos” a uma “ontoestética” em Jean-Luc Nancy. Para tanto, dividimos nosso percurso em quatro momentos: a desconstrução em Derrida e sua herança nanciana, a desconstrução do sentido e do sujeito, a desconstrução da comunidade, e a desconstrução do corpo e da imagem. No primeiro, lançamos as bases para a compreensão do termo “desconstrução”, mostrando que ela não é um movimento de destruição desestabilizador, mas uma “prática” impraticável que visa o desmantelamento das oposições filosóficas e das hierarquias através das quais elas foram estabelecidas. Interrogamo-nos sobre o futuro da desconstrução, e, usando uma abordagem desconstrucionista na leitura de alguns tropos filosóficos como “a” fronteira e “a” mulher, introduzimos Jean-Luc Nancy como interlocutor privilegiado de Derrida e “sujeito” desta tese. No segundo momento, observamos que não existe, em Nancy, um sentido por vir, teleológico ou escatológico que reenvia a alguma coisa fora do mundo que nos redime, mas o sentido está no mundo, em nosso ser afetado pelo outro e vice-versa. O sentido é a presença que se expõe entre e com as outras em cada golpe fortuito que a faz existir na sua transimanência. Nós existimos somente enquanto comparecemos uns ante os outros no limite que nos separa. Limite que não é nada de próprio nem possui qualquer teor ontológico, mas permite o diferenciar-se das bordas das singularidades. É a partir dessas bordas liminares que se tornará possível pensar outro conceito de identidade que não mais se feche em suas jaulas existenciais. Isso nos levou ao terceiro momento, onde mostramos como o movimento da desconstrução toma “corpo” em Nancy através do alvo da comunidade. A desconstrução desse termo com suas derivas totalitárias indicará a exigência, a paixão e a pulsão sempre viva que ele esconde, ou seja, nosso “ser com”. Veremos que é a partir da ultrapassagem da “imanência saturada” e fechada em si que se pode pensar nosso ser estático como “com”. No quarto momento, analisamos o conceito de Corpus como excrição que rompe com o corpo da fenomenologia tornando-se matéria espaçada e extensa que apela, convoca com suas bordas excêntricas e comparece como imagem que não representa, mas expõe. Dito isso, chegamos ao núcleo da tese onde se pretende demonstrar como o corpo e a imagem enquanto expostos, peles e superfícies podem desvelar novos cenários de partilha de sentido sem o reenvio a nenhuma interioridade ou transcendência, mostrando nosso ser-com e abrindo para uma “comunidade das peles”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Linguagem e verdade: uma análise da lógica de Frege(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-06) Cardoso, Luciano Carvalho [UNIFESP]; Carvalho, Marcelo Silva de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em “Sobre o Sentido e a Referência”, Frege anuncia uma ruptura com seus trabalhos anteriores, notadamente a Conceitografia, na qual ele havia assumido que a igualdade era referente aos nomes e sinais representativos dos objetos. Como consequência dessa negação, Frege apresenta a estrutura de Sentido e Referência, como alternativa às possibilidades anteriormente apresentadas. Em decorrência dessa ruptura, a dimensão da filosofia analítica desenvolvida por Frege se amplia, revelando um complexo sistema no qual o verdadeiro se torna o ponto fundamental. Mostramos que, no processo de reformulação do significado do verdadeiro, Frege diferencia, ainda nos Fundamentos da Aritmética, o domínio do campo objetivo efetivo do campo objetivo não-efetivo, espaço lógico no qual as leis do ser verdadeiro encontram lugar como referência para as proposições que expressam o pensamento analítico. Visamos demonstrar que, partindo dessa fundamentação inicial, o autor almeja estabelecer uma conexão ontológica entre o pensamento e as leis do ser verdadeiro, o que lhe permite distinguir, em “Sobre o Sentido e Referência”, o pensamento que expressa uma representação ou ideia, pertencente ao domínio subjetivo, do pensamento que expressa as leis do ser verdadeiro, e que podem ser transmitidas em gerações, por pertencerem ao domínio objetivo não-efetivo. Buscamos estabelecer uma conexão entre essas diretrizes e a concepção de pensamento fregiano, justificando a composição deste como sendo uma estrutura que atende ao princípio de saturação, que não se articula na forma sujeito/predicado e que, para poder atender à necessidade lógica de passar do sentido para a referência e ser nomeado como o verdadeiro, se articula com a lógica extensional e, em um sentido ainda mais intrínseco, com uma lógica da existência, que surge como a estrutura basilar na qual se fundamenta o juízo, e sem o qual não poderia haver a validação ontológica do pensamento analítico de Frege.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O menino com cabeça de urubu: processos de recategorização multimodal em Castanha do Pará, de Gidalti Jr.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-12) Alfonso Junior, Flavio [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The main objective of this work is to investigate and analyze the multimodal recategorization processes that occur in the comic book Castanha do Pará, by Brazilian author Gidalti Jr. We chose to focus on the introduction and the transformations – activated through verbal and nonverbal elements – through which, throughout the narrative, the main character of the book, the boy Castanha, goes through, as well as the ways in which such processes contribute to the construction of meanings in the work. Thus, we seek to develop this work through theoretical supports of Textual Linguistics (LT), socio-cognitive-interactional (more specifically, referencing and recategorization), among them Koch (2004), Koch and Marcuschi (1998), Koch and Elias (2016), Cavalcante (2003, 2005, 2011, 2012) and Mondada and Dubois (2003). From the assumptions of LT, we will be linked to the paths that integrate multimodality and referencing, outlined by Lima (2017), Capistrano Júnior (2012), Custódio Filho (2011) and Ramos (2007, 2012). To address issues of image and its relations of cohesion and meaning, and more specifically comics, we will seek the theoretical proposals of Barthes (1990) and Ramos (2011). As a result of the work, we verified that the character Castanha is recategorized and assumes different traits during the course of the book, marked by the variation between maintenance and transformation of the referent, both via verbal and nonverbal elements. In addition, it is clear that verbal and nonverbal elements act concomitantly for the construction of the character and its symbologies, as well as for the development of the narrative.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma perspectiva sobre Edith Stein e a Fenomenologia(Univ Federal Ceara, Programa Pos-Graduacao & Filosofia, 2017) Savian Filho, Juvenal [UNIFESP]This article aims to present a vision of the connection between Edith Stein and Phenomenology, based on the philosopher's own texts and on the understanding of her desire for truth as a desire for objectivity.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os sentidos atribuídos por um licenciando de matemática atribuídos por um licenciando de matemática à atividade de estágio(Universidade Federal de São Paulo, 2020-06-29) Rodrigues, Giane [UNIFESP]; Linardi, Patricia Rosana [UNIFESP]; Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; http://lattes.cnpq.br/0269784660322566; http://lattes.cnpq.br/6630215514448034A presente pesquisa aborda como temática central, a formação inicial de professores de Matemática e visa investigar sobre os sentidos atribuídos por um licenciando à atividade de estágio. Para tanto, acompanhamos um estagiário matriculado na disciplina de Estágio Supervisionado II em Matemática do curso de Ciências da UNIFESP. A partir de referenciais teóricos da perspectiva históricocultural, sentido é entendido como o modo que o sujeito se apropria de determinada significação; esta por sua vez, é a generalização do conceito, construído socialmente. Em uma abordagem qualitativa, discutimos os dados produzidos a partir do acompanhamento de um licenciando de Matemática durante suas atividades de estágio da disciplina supramencionada, e principalmente aquelas realizadas na escola-campo. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas na atividade de estágio provocaram uma reflexão e mudanças dos motivos e sentidos pelo estagiário, isto é, os motivos iniciais sofreram mudanças no decorrer da atividade e, consequentemente houve a mutabilidade dos sentidos. Assim, interpretamos que as ações propostas e desenvolvidas por essa disciplina promoveram mudanças de motivos e sentidos e uma aproximação com os objetivos e significados relacionados ao estágio. Com esse estudo, contribuímos com as pesquisas sobre o estágio supervisionado e com as reflexões sobre a formação de futuros professores de Matemática.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tiras cômicas: como podem ser lidas?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-30) Sousa, Gabriela Silva Viana [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546; http://lattes.cnpq.br/9107814322189030O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como pode ocorrer a leitura de tiras cômicas e se há diferentes graus de compreensão. Os livros teóricos sobre quadrinhos afirmam que há certas convenções para a leitura de uma tira, como os quadrinhos serem lidos de cima para baixo e, no Ocidente, da esquerda para a direita, mas com o gênero se tornando cada vez mais fluido, verificaremos se essa concepção ainda vale para todas as propostas de tiras cômicas. Acreditamos que uma pesquisa como essa seja importante para compreendermos como se realiza o processo para a construção de sentido durante a leitura. É possível que esse processo possa variar a cada pessoa ou formato do gênero. Assim, apesar de podermos chegar à mesma compreensão de um texto, podem-se fazer processos diferentes para chegarmos a ela. A pesquisa consistiu em um corpus com dez tiras cômicas selecionadas por suas características e especificidades. A reflexão foi ancorada na Linguística Textual e, para fundamentar a nossa discussão, valemo-nos de Cavalcante (2020), Koch (2010, 2015, 2015) e Marcuschi (2008), que abordam o processo de leitura dentro desse campo teórico. Da área dos Quadrinhos, trabalhamos com Ramos (2012) e Vergueiro (2012), estudiosos que propõem uma alfabetização nessa linguagem, e McCloud (2004) e Eisner (2010), quadrinistas que também teorizam sobre o processo de criação do gênero. É a partir desse arcabouço teórico que analisamos as tiras selecionadas e refletimos sobre os possíveis caminhos de leituras adotados para a compreensão delas.