Navegando por Palavras-chave "Scientific Communication and Diffusion"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A língua inglesa e a formação de mestres e doutores na área da saúde(Associação Brasileira de Educação Médica, 2010-03-01) Iglesias, Sonia Regina Abdalla [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article analyzes English proficiency as a requirement for graduate studies at the Federal University in São Paulo, Brazil, analyzing students' performance on the proficiency test and their self-assessment and the importance they ascribe to the language during this phase of their training. An exploratory study was conducted with quantitative and qualitative approaches, document analysis, questionnaires, and interviews. Graduate students rated their own English reading skills as good. They considered a command of the language essential for their professional work and acknowledged that most research in the health field is published in English. One out of four students failed the proficiency test on the first attempt. Their speaking and writing skills were limited, and the majority needed another professional to prepare an abstract in English. They considered a command of English essential for professionals seeking to stand out in a competitive world, but viewed the formal English requirement for graduate studies as an overburden. English is not most researchers' first language, thus creating a dilemma for readers as well as authors who wish to attract attention to their work. Although English is acknowledged as the lingua franca of science and mediates the current scientific publication process, the issue has become increasingly controversial.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção da Comunidade Acadêmica do Instituo Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo sobre Ações de Divulgação Científica em Saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-27) Cruz, Gabriel Santos [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/6916149109061940; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia provocada pela disseminação da COVID-19 teve consequências que repercutiram sobre todos os setores da sociedade, potencializadas pela propagação de um grande volume de informações em pouco tempo através das redes e mídias sociais, gerando controvérsias quanto às medidas de prevenção da contaminação pelo novo vírus. Com os esforços empregados na divulgação de informações confiáveis no combate à pandemia, aumentaram as iniciativas de divulgação (DC) científica em saúde de alunos, técnicos e professores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No entanto, as ações ainda estão dispersas, e, muitas vezes, acontecem desvinculadas da instituição, que não tem um conceito de divulgação científica bem estabelecido, dificultando que mais iniciativas e uma política institucional para a prática sejam formuladas. Com um olhar voltado para o Instituto Saúde e Sociedade (ISS), este trabalho buscou caracterizar as ações de divulgação científica desenvolvidas pelos atores das atividades de pesquisa vinculados ao ISS do campus Baixada Santista da UNIFESP, bem como o modo com que a comunicação pública da ciência é encarada por estes, e traçar o seu perfil, a fim de reconhecer potenciais contribuidores para a construção e implementação de uma política de divulgação voltada para a saúde. Neste trabalho, do tipo transversal descritivo, utilizou-se da metodologia de pesquisa quali-quantitativa. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos de graduação do segundo ao último ano dos cursos de graduação do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP, os técnicos do campus envolvidos em assuntos acadêmicos e os professores dos cinco departamentos que compõem o instituto. Para a coleta de dados nesta pesquisa foi utilizado um questionário online, elaborado pelos pesquisadores, para que seja possível conhecer as compreensões e hábitos dos sujeitos relacionados a ações de divulgação científica. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Nossas conclusões apontaram para uma abertura em relação a produção de conteúdos destinados a divulgação científica concomitante às dificuldades de se fazer entender através de uma linguagem simples, e com isso as limitações que a ausência de uma política institucional trazem aos divulgadores do ISS. Muitos dos sujeitos já estiveram envolvidos em ações de divulgação, apresentando compreensão acerca de conceitos importantes relacionados a DC, embora pouco aprofundados, e são otimistas em relação ao papel a ser desempenhado pelas universidades públicas no intermédio da relação entre sociedade e ciência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A produção científica dos egressos de um Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-23) Silva, Dayane da [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/0326784391954207; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Brasil, cerca de 95% da produção científica tem origem em universidades públicas, pois estas prezam o “tripé” ensino, pesquisa e extensão. E apesar dos cortes orçamentários ocorridos nos últimos anos, têm conseguido manter regularidade em pesquisa e desenvolvimento, com aumento da produção científica. A produção científica, principalmente, sob a forma de artigos científicos, é de extrema importância para divulgação de novos estudos e pesquisas, disseminar o conhecimento científico, para integração de cientistas de diversas áreas, bem como sua avaliação é usada para monitorar a qualidade de instituições de ensino e programas de pós-graduação pela CAPES. Dentre os indicadores utilizados, a Cientometria, representada por alguns indicadores, dentre eles, os de produção, utilizados para analisar publicações e citações. O presente trabalho se deu por meio da análise da produção de artigos científicos dos egressos de mestrado do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde oferecido pela UNIFESP, do ano de sua titulação até 3 anos após, com intuito de identificar o perfil de publicação destes, onde foi realizada pesquisa exploratória, com coleta por meio de pesquisa documental e abordagem qualitativa. Sendo escolhido o referido programa por ser o mais antigo no campus, pioneiro e com perfil interdisciplinar. Observou-se que, apesar de uma parte destes egressos haver preferido outros tipos de produção científica, como publicação de livros e apresentação em congressos, ainda há uma preferência pela publicação de artigos, sendo que a produção destes egressos apresenta características de interdisciplinaridade, em coautoria intra e interinstitucional, em sua maioria são publicações em língua estrangeira, além da preferência por periódicos indexados em bases de dados internacionais.