Navegando por Palavras-chave "Schoolbooks"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do tema “Modelos atômicos” em livros didáticos do PNLD 2021 pelas lentes da história da ciência(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Sewaybricker, Henrique de Melo [UNIFESP]; Antunes-Souza, Thiago [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2333371957286724; http://lattes.cnpq.br/0189576514699413O presente trabalho teve como objetivo analisar os de livros didáticos do PNLD 2021, focalizando na abordagem do tema “modelos atômicos”, baseada nas concepções da História da Ciência. Embora seja um tema há muito estudado no campo da Educação Química, a revisão bibliográfica demonstrou que não há estudos sobre a edição mais recente do PNLD. A análise dos livros ocorreu por meio de quatro dimensões, sendo elas: Vida dos Personagens (VP), Abordagem das ideias (AI), Evolução da Ciência (EC) e Quem Faz a Ciência (QFC). As categorias foram elaboradas para possibilitar a análise de diferentes aspectos da História da Ciência. Os resultados apontam para uma semelhança na abordagem das categorias VP e QFC entre os livros analisados, sendo utilizados apenas dados bibliográficos simples na introdução dos cientistas. Em relação à EC percebe-se que prevalece uma visão linear e acumulativa da ciência, no qual a abordagem inicia-se a partir do pensamento grego sobre a matéria e vai até o modelo de Bohr. Por fim, a categoria AI é a que mais difere um livro do outro, no caso da editora SM e Moderna o assunto é tratado em um único capítulo, a editora Scipione apresenta os modelos em dois capítulos distintos, enquanto a editora FTD optou por apresentar o tema no formato de linha do tempo com os “principais marcos” do desenvolvimento atômico.