Navegando por Palavras-chave "Renascimento"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A Afrodite-Vênus na História da Arte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Nascimento, Giulia dos Santos [UNIFESP]; Grillo, José Geraldo Costa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7881569396286598This course completion work seeks to investigate, analyze, and compare the different approaches present in Art History manuals, about the mythological figure Aphrodite-Venus, the Greco-Roman goddess of beauty, who is recurrent in the imaginary of works of art in history, especially in paintings and sculptures. Here we focus on the many appearances within this theme, starting on the briefest approaches of the figure, which begins in Fritz Baumgart’s book “Brief Art History”, up until the conclusion which ends on the book collaboration organized by Martin Kemp, “The Oxford History of Western Art”. In this work, we approach the many narratives presented about the mythological figure of Aphrodite-Venus, the approach of her figure as an art object from classical Greek art up until the renaissance and the neoclassical movement.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte e cultura no Renascimento: “O Retábulo de Altar” de Jacob Burckhardt(Universidade Federal de São Paulo, 2024-03-11) Oliveira, Rodrigo Pacheco de; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; http://lattes.cnpq.br/9033774949826830A obra de Jacob Burckhardt possui diversos pontos de partida para compreensão de seus estudos de Arte e Cultura, todavia a presente dissertação utilizou como pano de fundo a sua obra póstuma O Retábulo de Altar para trafegar a princípio nas suas propostas relacionadas as três potências (Estado, Cultura e Religião) e a partir disto como a Cultura tem papel fundamental na Itália do Renascimento e que possibilitou a conformar uma sociedade que foi, em alguma medida, a ponte entre o passado medieval e o mundo moderno. O Renascimento é recordado sempre invenções técnicas, grandes feitos para a humanidade e artistas prodigiosos, mas não houve um isolamento no mundo do Renascimento e todas as relações humanas eram atravessadas em maior ou menor medida por grandes feitos do mundo do Renascimento. Neste sentido, estudar os retábulos de altar possibilita observar com imagens um pouco da intersecção do mundo secular com o religioso, além do contato do mundo dos pintores. Além disto, a presente dissertação procurou articular, alguns pontos de O Retábulo de Altar e denotar a importância deste texto dentro de alguns de seus textos precedentes que se articulam para possibilitar a construção de um diálogo da História da Cultura como meio de se compreender a História da Arte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A cosmologia de Judá Abravanel (Leão Hebreu)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-22) Martins, Daniel Rodrigues De Assis [UNIFESP]; Macedo, Cecilia Cintra Cavaleiro De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work is due to a reading of the Dialogues of Love of Judah Abravanel (Hebrew Lion) that seeks to interpret his philosophy by the cosmological bias. The work was written in Renaissance Italy of the sixteenth century and gained great popularity at the time. However, the author had his intellectual formation in the Iberian Peninsula, his birthplace. Knowing about the cultural wealth of the peninsula and its role in the transmission of Greek and medieval philosophy to Christian Europe, we are obliged to consider the philosopher’s roots as fundamental in the architecture of his work. This work aims at exposing the cosmic notion of Dialogues, seeking a perception about the great relevance of this notion to understanding the work. In addition, we also aspire to an interpretation of its cosmology as a direct inheritance of the Arab-Jewish world. This view is corroborated by Judah Abravanel's use of the emanationist system of Al-Farabi and Avicenna, one of the great gems developed by medieval philosophy written in Arabic.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dama de honore e maestra de pittura de la regina : a (anônima) leitura imagética de Sofonisba Anguissola sobre a corte espanhola de Felipe II(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-03) Achcar, Maria Cristina Loureiro [UNIFESP]; Brandão, Angela [UNIFESP]; Grillo, José Geraldo Costa; http://lattes.cnpq.br/7881569396286598; http://lattes.cnpq.br/6843594697945779; https://lattes.cnpq.br/1841542110440285Sofonisba Anguissola foi a primeira artista cuja fama transcendeu fronteiras. Suas obras e seu talento foram admirados em seu tempo e, em razão disso, ela pôde desfrutar de uma justificável fama ainda em vida. A intenção deste trabalho é estudar alguns retratos das mãos desta pintora cremonense, delineando sua trajetória artística até sua chegada à corte espanhola de Felipe II. Tais retratos são de Isabel de Valois, Ana de Áustria e do próprio Felipe II, os quais se encontram atualmente no Museu do Prado, em Madrid. Eles não só evidenciam o papel da pintora cremonense no cenário da corte espanhola, mas também expõem a existência de muitas mulheres artistas que foram sendo esquecidas nas narrativas da história da arte. O título deste trabalho se remete ao fato de Sofonisba estar na corte espanhola para cumprir dois papeis: o de dama de companhia e de professora de pintura de Isabel de Valois; entretanto, fazendo uma rápida análise, ela também desempenhou um terceiro papel – provavelmente não previsto – de retratista, já que recebeu várias encomendas. Nessa mesma linha, outro ponto a ser estudado é: como as obras não eram assinadas e Sofonisba não era a pintora (oficial) da corte, dado que este cargo pertencia a Alonso Sánchez Coello, as atribuições às suas obras são discutidas até hoje. Assim, ficamos durante séculos com a referência de “anônima” para os retratos da corte espanhola feitos pela artista cremonense.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O estatuto do artífice no Tratado da pintura de Leon Battista Alberti(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-01) Osera, Karen Mylena de Gouvea [UNIFESP]; Kickhöfel, Eduardo Henrique Peiruque [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O tema desta dissertação de mestrado concentra-se no estudo acerca do estatuto do artífice no tratado Da pintura de Leon Battista Alberti. Para atingir esse objetivo, mostrar-se-á como a Renascença italiana tinha por base a filosofia aristotélica, cujo entendimento pode ser buscado nas classificações dos saberes no Renascimento. Isto posto, interessa analisar o tratado de Alberti para pensar que as artes na época faziam parte do contexto da filosofia num sentido amplo e, assim, podem ser estudadas pela História da Filosofia a partir de um “olhar de época”, diverso do olhar da História da Arte, a fim de pensar a posição do artífice na Renascença italiana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Hans Holbein e o retrato do poeta Henry Howard: humanismo, ruptura e poder na corte de Henrique VIII(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-29) Pires, Carla Scheidecker [UNIFESP]; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; http://lattes.cnpq.br/8346348555576898De Augsburgo a Londres, e passando pela Basileia, Hans Holbein enfrentou um longo caminho até se estabelecer como pintor da corte de Henrique VIII, onde os retratos eram, simultaneamente, expressões de humildade e ostentação, mortalidade e imortalidade. O artista chegou à Inglaterra por intermédio de figuras humanistas importantes, em especial Erasmo de Roterdã e Thomas More: a influência desses eruditos sobre as obras de Holbein se revela mesmo na economia de elementos presentes nesses retratos. Um ano antes de sua morte, Holbein pintou Henry Howard, conde de Surrey e precursor da forma de soneto que Shakespeare tornaria célebre meio século mais tarde. Este estudo dedica-se a ampliar as possibilidades de compreensão de uma obra composta unicamente de uma figura a meio-corpo, sobre fundo abstrato. Hoje parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, O poeta Henry Howard, conde de Surrey, é tomado como ferramenta no processo de compreensão do papel do retrato nos altos círculos da sociedade inglesa do século XVI.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tradução Com Comentários Da Lição Della Maggioranza Delle Arti, De Benedetto Varchi(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-19) Carbonero, Iryna Dahmen [UNIFESP]; Nascimento, Cristiane Maria Rebello [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Due Lezzioni (Or Two Academic Lessons), Published In 1549, Translated And Commented On This Dissertation, Exemplify The Renewed Interest Of Italian Humanists In Themes Of Art And Philosophy. The Work Presents Novelty Because It Unites Philosophy And Poetry In The Analysis Of The Sonnet Of Michelangelo, As Well As It Deals Philosophically With The Arts Of The Drawing, Claiming For Them The Condition Of Liberal Arts And Dissolving The Dispute Between Painters And Sculptors, On The Subject Of The Greater Nobility Of The Painting Or Sculpture. Varchi Resolves This Dispute, Which Became Known As The Paragone Of The Arts, By Establishing A Unique And Intellectual Principle Under Which Paint And Sculpture Reside, That Is, The Disegno. Thus He Placed The Arts Of Drawing Alongside The Other Liberal Arts, For Which He Devoted As Many Prayers As Rhetoric, Poetry, History And Grammar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um fidalgo florentino: Allori E Piero De’Medici no MASP(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-19) Simões, Janaína Angélica; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; http://lattes.cnpq.br/4868307422495259Esta pesquisa analisa a pintura “Retrato de um fidalgo florentino”, pertencente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e atribuída ao pintor italiano Alessandro Allori e ateliê (sem data). O objetivo foi discutir sua origem, atribuição e quem seria o personagem retratado. Vinda da Itália e adquirida em 1948 como pintura de Agnolo Bronzino, a obra tem uma versão ampliada do mesmo cavalheiro, leiloada pela Sotheby’s e hoje em coleção privada europeia. Para a análise, partiu-se do exame dos documentos sobre a pintura existentes no Masp, e outros que estão disponíveis em bancos de dados internacionais, como testamentos e inventários. Também foram estudadas as biografias dos dois artistas indicados ao longo do tempo como possíveis autores, Bronzino e Allori, para entender o processo da compra pelo Masp e da posterior alteração da atribuição, assim como foram feitas comparações iconográficas que auxiliaram neste quesito. A retratística de corte, incluindo os manuais e tratados de moda, ajudaram a situar a pintura no período em que viveu Allori. O exame para análise dos materiais que compõem a obra, feito por meio de uma parceria com o Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (LACAPC-IFUSP), permitiu descartar que a pintura seja do século XIX ou do século XX e ajudou a comprovar a origem da obra como sendo o Palazzo Barberini. O conjunto de elementos reunidos pela pesquisa oferecem ao Masp informações úteis para a atualização dos dados e materiais de divulgação a respeito da pintura, sobre seu estado de conservação e permitem manter a atual atribuição da pintura a Allori e ateliê.